Encontram-se disponíveis as fotos do 1º dia de prova do Circuito da Boavista (Sexta Feira), no site Direita3 - Desportos Motorizados. O endereço é Direita3 - Desportos Motorizados
Cumprimentos
Tiago Costa
Direita3 - Desportos Motorizados
Editado pela última vez por Force; 07 July 2009, 22:47.
Gostei bastante, especialmente da condução do José Pedro Fontes no BMW, relativamente ao PTCC, quanto ao WTCC o Farfus também deu cartas.
Só deves ter visto a corrida 2 de ambas; pois na Corrida 1 o piso estava ligeiramente molhado o que condenou os carros RWD, no caso os BMW de que falas, que são atirados cá para trás nessas condições de piso pouco molhado.
Gostei bastante, especialmente da condução do José Pedro Fontes no BMW, relativamente ao PTCC, quanto ao WTCC o Farfus também deu cartas.
O Zé Pedro conduz muito bem mas também trata-se bem ao nível do carro. Não nos podemos esquecer que guia um BMW ex-oficial, pelo menos é o que ouço. Pena não haver neste momento e em Portugal equipas com capacidade para trazer mais e melhores carros, como este.
Ainda ontem falava com um colega meu sobre os bons troféus que tivemos com muita adesão e espectacularidade.... O que é que resta hoje em dia?
Alguém daqui viu a primeira corrida de PTCC? Era só impressão minha ou Alfa 156 ia a fazer um barulho muito estranho??
O Zé Pedro conduz muito bem mas também trata-se bem ao nível do carro. Não nos podemos esquecer que guia um BMW ex-oficial, pelo menos é o que ouço. Pena não haver neste momento e em Portugal equipas com capacidade para trazer mais e melhores carros, como este.
Ainda ontem falava com um colega meu sobre os bons troféus que tivemos com muita adesão e espectacularidade.... O que é que resta hoje em dia?
Alguém daqui viu a primeira corrida de PTCC? Era só impressão minha ou Alfa 156 ia a fazer um barulho muito estranho??
O 156 estava com problemas mecânicos; ainda assim é o carro com um barulho mais bonito de todos os participantes do PTCC.
O 147 ficou reduzido a nada
Esta prova no circuito da Boavista produz sempre umas fotos espectaculares mas de facto, em minha opinião, é uma desgraça em termos de competição propriamente dita. Zonas de ultrapassagem quase inexistentes e um percurso muito fechado, com curvas de 90 graus, enfim, nada bom para os carros que acabam quase sempre destruídos. É bom lembrar que aquilo não é uma prova de "Wreck Cars".
Eventualmente vão-me "cascar" forte e feio, mas é a minha opinião em relação a este circuito que, apesar de bonito, não é nada funcional em termos de competição.
Esta prova no circuito da Boavista produz sempre umas fotos espectaculares mas de facto, em minha opinião, é uma desgraça em termos de competição propriamente dita. Zonas de ultrapassagem quase inexistentes e um percurso muito fechado, com curvas de 90 graus, enfim, nada bom para os carros que acabam quase sempre destruídos. É bom lembrar que aquilo não é uma prova de "Wreck Cars".
Eventualmente vão-me "cascar" forte e feio, mas é a minha opinião em relação a este circuito que, apesar de bonito, não é nada funcional em termos de competição.
Abraço,
McDriver
Tem tantas ou melhores condições que tem o Mónaco para a F1, por exemplo.
E não te vou cascar forte e feio, é a tua opinião. Mas se as corridas se fizessem só de condições de pista não se faziam quase nenhumas corridas na Europa, ia tudo para os novos Autódromos do golfo pérsico, China, Turquia e etc, onde também se inclui o AIA obviamente e felizmente.
Mas a verdade é que nunca se escolheram pistas/localizações pelas condições das mesmas, senão não teríamos perdido a F1 no ano em que perdemos, não estaríamos a mendigar o Rali de Portugal todos os anos, etc. Aliás, não é por acaso que o AIA está no Algarve e que o TAP Rally, ups, o Vodafone Rally de Portugal também foi para lá.
Não sei se me fiz entender neste post mas acho que não é difícil e este ano ainda não sei, mas nas duas edições anteriores o Circuito da Boavista foi largamente elogiado por equipas, pilotos e público.
Tem tantas ou melhores condições que tem o Mónaco para a F1, por exemplo.
E não te vou cascar forte e feio, é a tua opinião. Mas se as corridas se fizessem só de condições de pista não se faziam quase nenhumas corridas na Europa, ia tudo para os novos Autódromos do golfo pérsico, China, Turquia e etc, onde também se inclui o AIA obviamente e felizmente.
Mas a verdade é que nunca se escolheram pistas/localizações pelas condições das mesmas, senão não teríamos perdido a F1 no ano em que perdemos, não estaríamos a mendigar o Rali de Portugal todos os anos, etc. Aliás, não é por acaso que o AIA está no Algarve e que o TAP Rally, ups, o Vodafone Rally de Portugal também foi para lá.
Não sei se me fiz entender neste post mas acho que não é difícil e este ano ainda não sei, mas nas duas edições anteriores o Circuito da Boavista foi largamente elogiado por equipas, pilotos e público.
O exemplo que dás, o Mónaco, é um circuito muito bonito de facto, mas ultrapassagens é mentira. É um circuito sem emoção nesse aspecto.
O circuito da Boavista também é bonito mas para a quantidade de carros em prova e para o tipo de carros que são torna-se "apertado". Basta veres a quantidade de espetas em fica tudo colado e ninguém passa.
Eu gosto do circuito em si mas acho que não se adequa a uma prova de WTCC.
Esta prova no circuito da Boavista produz sempre umas fotos espectaculares mas de facto, em minha opinião, é uma desgraça em termos de competição propriamente dita. Zonas de ultrapassagem quase inexistentes e um percurso muito fechado, com curvas de 90 graus, enfim, nada bom para os carros que acabam quase sempre destruídos. É bom lembrar que aquilo não é uma prova de "Wreck Cars".
Eventualmente vão-me "cascar" forte e feio, mas é a minha opinião em relação a este circuito que, apesar de bonito, não é nada funcional em termos de competição.
Abraço,
McDriver
Podiamos sempre voltar ao ring dos anos 30 feito na Avenida da Boavista:
Subida em recta pelo lado sul, curva a 180º, Descida em recta pelo lado Norte, curva 180º
O circuíto é excelente e tem 2 coisas quase impossíveis no mundo:
- Mar e Bosque.
Pode perfeitamente servir para F1, apenas alargando algumas curvas (a entrada na Rua da Vilarinha foi alargada por exemplo) e instalando mais gruas.
Para além disso é na Terra Portuguesa desde sempre mais virada para as coisas dos automóveis.
Podiamos sempre voltar ao ring dos anos 30 feito na Avenida da Boavista:
Subida em recta pelo lado sul, curva a 180º, Descida em recta pelo lado Norte, curva 180º
O circuíto é excelente e tem 2 coisas quase impossíveis no mundo:
- Mar e Bosque.
Pode perfeitamente servir para F1, apenas alargando algumas curvas (a entrada na Rua da Vilarinha foi alargada por exemplo) e instalando mais gruas.
Para além disso é na Terra Portuguesa desde sempre mais virada para as coisas dos automóveis.
Não vale a pena tentares meter o assunto da guerra "norte vs sul" ao barulho pois o meu post não é por aí nem é por aí que vou discutir. Já dei para esse peditório .
Não vale a pena tentares meter o assunto da guerra "norte vs sul" ao barulho pois o meu post não é por aí nem é por aí que vou discutir. Já dei para esse peditório .
Abraço,
McDriver
Norte vs. Sul? Desconheço esse peditório
O que sei é que a maior parte da malta da competição foi e é daqui.
Os melhores mecânicos sempre foram aqui.
Os poucos projectos de carros Portugueses foram quase todos aqui.
As grandes máquinas sempre estiveram aqui... e em Lisboa as que existem, se descontares as dos políticos e tachistas que sugam o resto do país ficam reduzidas quase a zéro.
Não vale a pena tentares meter o assunto da guerra "norte vs sul" ao barulho pois o meu post não é por aí nem é por aí que vou discutir. Já dei para esse peditório .
O que sei é que a maior parte da malta da competição foi e é daqui.
Os melhores mecânicos sempre foram aqui.
Os poucos projectos de carros Portugueses foram quase todos aqui.
As grandes máquinas sempre estiveram aqui... e em Lisboa as que existem, se descontares as dos políticos e tachistas que sugam o resto do país ficam reduzidas quase a zéro.
Desconheces? É que estás a dar para ele ...
Editado pela última vez por McDriver; 06 July 2009, 18:57.
O que sei é que a maior parte da malta da competição foi e é daqui.
Os melhores mecânicos sempre foram aqui.
Os poucos projectos de carros Portugueses foram quase todos aqui.
As grandes máquinas sempre estiveram aqui... e em Lisboa as que existem, se descontares as dos políticos e tachistas que sugam o resto do país ficam reduzidas quase a zéro.
Realmente não me parece que seja motivo para tanto gtabarth e muito menos uma questão Norte vs Sul. Tudo o que disseste é verdade e até podias ter acrescentado que não há público como o Nortenho nem uma escola de pilotos tão rica e diversificada, mas para o caso não interessa, na minha opinião.
A questão é que temos de concordar que este circuito é espectacular por muitos motivos, é diferente dos restantes e para melhor dependendo do ponto de vista, é desafiante e acima de tudo não foi feito para meninos.. Se lá correram pilotos que guiavam carros quase sem elementos de segurança e com um piso muito pior, estes de hoje em dia nem se podem queixar. Isso não invalida que seja também dos circuitos menos entusiasmantes no que à competição diz respeito. É fácil perceber porquê.
Não vale a pena insistir na eterna questão do Norte vs Sul. O Estoril sempre foi "a Princesa" no que toca a pistas nacionais e não era por isso que os Nortenhos deixavam de lá ir ver F1 e MotoGp com o mesmo entusiasmo que viam o Rali Vinho do Porto em Fafe ou em Arganil ou em Sintra. Por isso é que para o ano temos WTCC no AIA e em rotatividade com o Porto, porque são dois excelentes locais para este evento. O mesmo se deveria passar com o Rally de Portugal, experimentar fazer-se um ano outra vez no Norte do País e com os novos regulamentos para as provas de WRC, poderíamos organizar uma prova ao nível dos bons velhos anos 80 e 90.
Uma coisa é certa... Qualquer uma destas provas só será possível com todos a puxar para o mesmo lado, isso do Norte e do Sul é uma questão pertinente mas perfeitamente secundária.
Ehehe Não estava empenado como disseram e também não ia em drift! Foi uma chicotada de traseira que por acaso ficou na foto mas foi logo entre carris de novo! (na volta de aquecimento dos 500 Abarth e naquele preciso local um piloto Português quase que fez um 360º e não foi ao betão por acaso)
Encontram-se disponíveis as fotos do 2º dia de prova do Circuito da Boavista (Sábado), no site Direita3 - Desportos Motorizados. O endereço é Direita3 - Desportos Motorizados
Cumprimentos
Tiago Costa
Direita3 - Desportos Motorizados
Eu acho não tem nada a ver com clubes. Tem a ver com a licença de cada um (individuo), ora te garanto que comissários técnicos não faltam, licenças de directores de prova também não bem como licenças para todo o tipo de funções. Como eu referi, o Rali de Portugal conta para o WRC e não é por isso que deixam participam imensos clubes que ninguém conhece.
E não, o CAM não é o único clube habilitado para seja lá o que for, mas claro que é preciso ir a outras provas que não em Braga para se saber isso.... Por outro lado para o ano há WTCC no AIA, acho muito bem que sejam eles a tratar disso e se quiserem sozinhos, se conseguirem tudo bem. Mas também não continuo com o off topic pois já disse o que tinha a dizer e não critiquei a organização pois não detectei falha alguma estava tudo impecável, apenas critico "politicas pré-organização".
isto não tem nada a ver com ver só provas em Braga
comissariar ralis e pista são coisas diferentes.
tanto o targa como o fcp não fazem provas de circuito.
os clubes são agregadores de comissários, mesmo que tenhas licensa tens de estar apenso a um clube
no norte em pista tens o EVS, o CAM e o CAVR (que tem feito formação na boavista)
nada mais
e acrescento outra coisa, a Boavista exige tantos comissários que nenhum clube é capaz de a fazer sozinho (experimenta ir ao hotel onde ficam os comissários e vê....)
cumprimentos
Editado pela última vez por bg2; 06 July 2009, 20:32.
Podiamos sempre voltar ao ring dos anos 30 feito na Avenida da Boavista:
Subida em recta pelo lado sul, curva a 180º, Descida em recta pelo lado Norte, curva 180º
O circuíto é excelente e tem 2 coisas quase impossíveis no mundo:
- Mar e Bosque.
Pode perfeitamente servir para F1, apenas alargando algumas curvas (a entrada na Rua da Vilarinha foi alargada por exemplo) e instalando mais gruas.
Para além disso é na Terra Portuguesa desde sempre mais virada para as coisas dos automóveis.
não te esqueças da entrada da av. da Boavista...
aquele separador a 90º no interior da curva é uma faca para os monolugares.....
Editado pela última vez por bg2; 06 July 2009, 20:31.
Esta prova no circuito da Boavista produz sempre umas fotos espectaculares mas de facto, em minha opinião, é uma desgraça em termos de competição propriamente dita. Zonas de ultrapassagem quase inexistentes e um percurso muito fechado, com curvas de 90 graus, enfim, nada bom para os carros que acabam quase sempre destruídos. É bom lembrar que aquilo não é uma prova de "Wreck Cars".
Eventualmente vão-me "cascar" forte e feio, mas é a minha opinião em relação a este circuito que, apesar de bonito, não é nada funcional em termos de competição.
Abraço,
McDriver
concordo
mas o problema e de todos os circuitos citadinos
o WTCC já tem propensão para corridas chatas... em circuitos citadinos é uma seca
(excepto para quem gosta de ver acidentes)
pau foi péssimo (o melhor momento da corrida foi o estouro com o SC...)
marrocos parecia que andavam a volta toda a contornar chicanes....
isto não tem nada a ver com ver só provas em Braga
comissariar ralis e pista são coisas diferentes.
tanto o targa como o fcp não fazem provas de circuito.
no norte em estrada tens o EVS e o CAM.
nada mais
e acrescento outra coisa, a Boavista exige tantos comissários que nenhum clube é capaz de a fazer sozinho (experimenta ir ao hotel onde ficam os comissários e vê....)
cumprimentos
Tudo bem, não vale a pena continuar. Vê lá quem é que organiza a Rampa da Penha e este ano mais outra no calendário e depois falamos sobre o Porto não ter provas de estrada. Quanto ao Vigorosa só te digo que estás um pouco desactualizado.... Esse clube já quase não tem provas em seu nome (só não digo nenhuma porque não sei se tem alguma de velocidade) e as ultimas que teve só o director é que era do Estrela, tudo o resto vinha de fora, principalmente FC Porto. Acho que a ultima até foi mesmo o Rali de Gondomar, onde o Vigorosa só deu mesmo o nome. Mas fico-me por aqui pois também não vou explicar o porquê dessa situação........
Quanto aos comissários também digo mais, tanto tem a ver que alguns dos comissários técnicos do Rali de Portugal, são os mesmos da Boavista, os mesmos da Penha, da Serra da Estrela e por aí fora. E também não falo mais sobre isto porque sei o que estou a dizer, aliás, que eu saiba a licença só não permite verificações de todo-terreno ou de Kart (esqueço-me sempre mas também não interessa porque nunca fui a nenhuma). Se tiveres dúvidas convido-te a ires à Penha este ano, à super especial e ao rali em Gondomar e quem sabe ao Rali de Portugal para o ano. Se vires as mesmas pessoas em alguns "postos" não te admires.
Edit: E no ultimo paragrafo acabas por me dar razão quando dizes que estas provas não se organizam a solo(contrariando o que disseste que muitos clubes seria uma enorme confusão (desculpa, não foste tu que disseste isto ;) )), logo podes concluir também que há muito "capital humano" no Norte e o pessoal do ACDME seria muito útil mas apenas para algumas funções onde decididamente têm mais Know-how para este tipo de provas e não para tudo o que é "tacho".
E este off topic para mim acaba mesmo aqui, não vale a pena chover no molhado.
Cumprimentos
Editado pela última vez por Bj40; 06 July 2009, 20:53.
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