Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A grande aventura do Dakar - Mitsubishi (JMB Stradale Off Road Team) vs VW

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
    olha para o Carlos Sousa.
    se não fossem as restrições terias-lo mais acima a lutar de igual para igual com os outros VW
    se isto não é marketing a funcionar...
    Tenho muitas duvidas disso. O Sainz e o Nasser andaram a um ritmo aparte, o 3º (Miller) VW deu quase 2 horas ao 4 lugar, que era nem mais nem menos que o Senhor Deserto, montado num BMW "oficial".

    É muito difícil andar ao ritmo dos VW, dá uma volta no site do Dakar e olha para os tempos das etapas. São esmagadoras as diferenças. E via-se nas imagens do Eurosporto. Os pilotos VW atacavam as zonas todas com muita agressividade, fruto da confiança que tinham no carro, e na sua resistência.

    O Sousa acabou a 4 horas e não foi por causa do restritor, não duvides.

    Sinceramente continuo a achar muito redutor que o marketing fez a VW ganhar.

    Comentário


      O que eu vejo é o seguinte:

      Dos carros da frente os mais maduros e mais consistentes, são os VW.

      A BMW ainda está a desenvolver o seu produto, não está mau, mas ainda não está ao mesmo nivel.

      Os Mitsubishi, são privados, no entanto são uma equipa que retoma tudo o que havia da equipa oficial, mais aí também, pega num produto que ainda não está maduro o suficiente.

      Como exemplo, o problema que o Sousa teve dos travões, em que ficou somente com o sistema anterior a funcionar e o posterior, ficou somente com a roda esquerda, mas para isso teve de estar para lá a inventar e fixar um alicate para ter pelo menos essa dita roda de trás operacional.

      Portanto e em questão de maturação, os VW estão mais maduros (quanto mais não fosse até é o produto com mais idade) e depois têm dos melhores pilotos.

      Na VW diria que tem no minimo 2 pilotos (senão mesmo 3) que poderiam ganhar, na BMW 2 (mas verdadeiramente acho que só 1) e na Mitubishi 1.
      Editado pela última vez por nto; 20 January 2010, 12:14.

      Comentário


        Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
        olha para o Carlos Sousa.
        se não fossem as restrições terias-lo mais acima a lutar de igual para igual com os outros VW
        se isto não é marketing a funcionar...
        Se nem como piloto oficial VW chegou para eles, quanto mais com um carro sub-desenvolvido..

        Comentário


          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
          Se nem como piloto oficial VW chegou para eles, quanto mais com um carro sub-desenvolvido..
          se fosse verdadeiramente um piloto oficial não tinha um carro cheio de logos da Galp, TMN, Lagos Sport e afins, mas sim um carro com os logos da RedBull

          Comentário


            Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
            se fosse verdadeiramente um piloto oficial não tinha um carro cheio de logos da Galp, TMN, Lagos Sport e afins, mas sim um carro com os logos da RedBull
            É verdade, mas mesmo assim o Carlos Sousa não deixava de ser um piloto oficial da VW (não tinha sido contratado directamente pela VW, mas sim pela Lagos Sport, mas era oficial)

            Inclusive e à custa disso é que ele consta da lista de pilotos que em 2007 eram pilotos oficiais e como tal, este ano tiveram de correr com restritor.

            Comentário


              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
              Se nem como piloto oficial VW chegou para eles, quanto mais com um carro sub-desenvolvido..
              Por acaso concordo.

              Acho o Carlos Sousa um excelente piloto mas não creio que tenha vida (argumentos) para o Carlos Sainz, Peterhansel, Al-Attiyah, pelo menos.

              Comentário


                Resta saber se o carro dele (Sousa) era em tudo semelhante ou não aos oficiais VW.
                Para além depois dos problemas que aparecem a todos, e que fazem perder mais ou menos tempo, problemas na navegação, etc.

                A fim ao cabo, ninguém dúvida do GRANDE piloto que o Sainz é e só este ano conseguiu vencer e neste caso sem a concorrência dos temíveis Mitsubishi oficiais - parecendo que não, também não é a mesma coisa.

                Acho que não se pode retirar mérito ao Sousa atendendo às classificações foi obtendo ao longo dos anos.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                  Resta saber se o carro dele (Sousa) era em tudo semelhante ou não aos oficiais VW.
                  Para além depois dos problemas que aparecem a todos, e que fazem perder mais ou menos tempo, problemas na navegação, etc.

                  A fim ao cabo, ninguém dúvida do GRANDE piloto que o Sainz é e só este ano conseguiu vencer e neste caso sem a concorrência dos temíveis Mitsubishi oficiais - parecendo que não, também não é a mesma coisa.

                  Acho que não se pode retirar mérito ao Sousa atendendo às classificações foi obtendo ao longo dos anos.
                  Sim, para mim e atendendo aí está às classificações que o Sousa tem feito ao longo dos anos, de momento ele faz parte de uns dos 10 melhores pilotos do Dakar.

                  Agora claro está, não tem melhor carro pela questão também dos patrocinios.

                  Ainda há uns anos, ele não pode fazer parte da equipa oficial da Mitsubushi por causa do patrocínio da Galp, em que a Repsol não autorizou que o carro do Sousa entrasse na competição com o logotipo de outra petrolifera (além de que a Repsol também queria era o Nani Roma)

                  Dessa feita, não chegaram a acordo para ele correr e acabou por correr pela Nissan.
                  Editado pela última vez por nto; 20 January 2010, 17:47.

                  Comentário


                    Eu acho que o Carlos SOusa não chega lá a não ser com azares alheios. E alguns.

                    Já o Helder Rodrigues, desde a 1ª vez que lá foi, não engana ninguém!

                    Comentário


                      As condições do Sousa não se comparam à VW! A VW levou uma frota de veículos de assistência ao Dakar que até metia impressão. Tinham camiões a seguir por estrada, camiões em prova, uma frota de Amarok e uma população a trabalhar em prol da equipa. Equipa de fábrica nunca se compara a privados.

                      Depois, o VW é um projecto bom que tem vindo a ser limado ao longo dos anos e que já tem milhares de quilómetros de testes. O Mitsubishi é um projecto abandonado pela marca no seu inicio de gestação ao qual adaptaram um motor que nem é dali. E mais, o Sousa levou uma caixa de cinco velocidade e um restrictor que lhe tirava umas dezenas de cavalos. Nas rectas, os outros carros despenteavam o Sousa.

                      Por isso, só temos que dar mérito a este excelente resultado do Sousa e que este ano esteja presente no Nacional de TT a mostrar o que vale.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                        olha para o Carlos Sousa.
                        se não fossem as restrições terias-lo mais acima a lutar de igual para igual com os outros VW
                        se isto não é marketing a funcionar...
                        Para mim para ganhares uma prova destas, precisas de 3 factores.

                        1. Rapidez
                        2. Regularidade
                        3. Sorte

                        Os 2 primeiros, vem do piloto, enquanto que o outro, ou se tem ou não.

                        Para mim o Carlos, é um piloto bastante regular, mas nem de perto nem de longe é rápido. Mesmo numa equipa oficial, para mim ele lutaria pelo 3º lugar, ou o 2º caso houvesse alguma desistencia, por que ele não tem aquela rapidez que permite ganhar provas deste genero.

                        Comentário


                          Dakar Regressa a....Dakar em 2011

                          Pelos vistos o Dakar vai voltar a África já em 2011.

                          De acordo com o que a AutoSport apurou, a decisão de fazer regressar o Dakar a Àfrica está tomada! Está confirmada a passagem da prova da ASO pela Tunísia e Líbia, sendo que o terceiro país deverá ser o Egipto, o que ainda carece de confirmação.
                          O anúncio oficial deverá ser realizado a 15 de Fevereiro, sendo que existem cinco possibilidades para o 'arranque' da prova: Duas espanholas, Valência e Barcelona, a francesa, Nice, o principado do Mónaco e a italiana Génova. Como se pode perceber, uma eventual partida de Lisboa está absolutamente descartada.

                          Fonte:Dakar regressa a África em 2011 - Autosport.pt

                          Comentário


                            Isso é uma excelente novidade

                            Eu sou daqueles que fui seguindo o Dakar das pampas mas acho que não é a mesma coisa

                            Comentário


                              É uma óptima noticia, pode ser que seja desta que eu vá à Libia!

                              Dakar é em Africa!

                              Mas o que eu gostava mesmo mesmo era ver o Dakar de volta a países como Niger, Chade, Argelia, como antigamente. Mas a Líbia já um um bom indicio de muitas dunas.

                              Comentário


                                "Sousa foi 'vetado' pela BMW e VW porque era o único que os podia vencer..."

                                Histórias do Dakar 2010

                                Francisco Pita: "Sousa foi 'vetado' pela BMW e VW porque era o único que os podia vencer..." -

                                Na revista AutoSport de terça-feira poderá ler o rescaldo do Dakar 2010. Numa altura em que terminou há cerca de uma semana a grande maratona africa, para trás ficam histórias deliciosas que merecem ser contadas. Até mesmo as que tiveram lugar antes do começo do Dakar...

                                Muito se falou da questão do restritor aplicado ao Mitsubishi Racing Lancer de Carlos Sousa, que lhe retirou muitas das hipóteses de ficar melhor classificado na prova desta ano, pois como o próprio piloto admitiu: "Melhor era impossível. Poucos acreditavam que conseguisse terminar nos dez primeiros pois a questão do restritor foi fundamental. Não só não tinha velocidade de ponta, e são muitas as zonas onde se anda muito depressa, como não tinha seis velocidades, tinha lá um parafuso no selector para não 'meter' a sexta.", referiu.

                                Mas foi Francisco Pita, o Presidente da Federação Portuguesa de Jet Ski e grande amigo de Carlos Sousa que nos falou acerca de uma célebre reunião em França, onde estiveram presentes elementos da ASO, BMW e VW: "A BMW tinha um carro disponível para o Carlos, e a questão era simples. Com eles tinha um carro 'top', sem eles tinha...restritor. O nome do Carlos nessa célebre lista - ndr, os nomes eram Luc alphand, Jean Louis Schlesser e Carlos Sousa - que era inegociável era o do Carlos Sousa. Os homens da ASO perceberam o logro em que caíram, ao perceberem o alcance dessa 'regra' proposta pelas grandes marcas do Dakar, mas com acordos assinados era tarde. Enfim, tudo isto é muito desagradável, mas eu tenho orgulho em saber que temos um piloto em Portugal que incomodava as equipas oficiais a este ponto. E incomodava porque eles sabiam que o Carlos Sousa era o único que os podia vencer. Com as condições que teve fez uma prova brilhante...", referiu.

                                Comentário


                                  Pedro Bianchi Prata: O típico 'desenrascado' português

                                  Histórias do Dakar 2010
                                  Pedro Bianchi Prata: O típico 'desenrascado' português
                                  Entre as muitas história que 'sobram' de uma prova como o Dakar, está por exemplo a de Pedro Bianchi Prata que ao ficar sem gasolina na sua BMW numa zona ainda longe do reabastecimento, depressa resolveu o 'problema', para espanto de uns simpáticos chilenos, que antes de terem dado por isso, já tinham o capot do seu jipe aberto, um tubo da gasolina de fora e o Pedro Bianchi Prata de garrafa na mão a fazer a transfega. Muitas histórias só podem ser testemunhadas por quem as viveu, mas esta, por acaso, fica para a posteridade no youtube.

                                  YouTube - bianchi prata dakar 644.mpg

                                  Comentário


                                    Paulo Gonçalves: "Confundi uma nota que 'dizia' 85 metros, por 850 metros..."

                                    Recuperação das mazelas resultantes da queda prossegue
                                    Paulo Gonçalves: "Confundi uma nota que 'dizia' 85 metros, por 850 metros..."
                                    Paulo Gonçalves prossegue a sua recuperação na sequência da queda no Dakar, onde fracturou uma mão e a clavícula, e nesta altura, já com duas semanas de 'convalescença', o piloto de Esposende tem ainda pelo menos mais três até estar 'pronto para outra'. Mas agora o tempo é de fazer o rescaldo do Dakar, e para Paulo Gonçalves, fica o lamento de um acidente que se dá por um detalhe:

                                    "Confundi uma nota que 'dizia' 85 metros, por 850 metros. Pensei que tinha ainda uma longa recta pela frente, e quando me apercebi que tinha ali uma curva, soube logo que ia cair, e não ia ser 'soft'. Foi uma grande queda, a moto ficou completamente destruída, e podia ter ficado em pior estado. Quando se acumula tanto cansaço, a diferença entre ver 850 e 85 pode ser decisiva. Agora resta recuperar, e para o ano estar lá novamente para vencer. Apesar do problema inicial, depois passei a andar na frente, mas o azar bateu à porta.", referiu.

                                    Mas o Dakar também se faz de humor e surpresas. Na edição de 2009, Paulo Gonçalves apanhou um valente susto, quando pensou que lhe tinham roubado a moto: "Parei um pouco na berma para descansar, e adormecia na hora. Entretanto chegou o Pedro (Bianchi Prata) e o Zé Hélio (motard brasileiro), e eu a dormir. Eles levaram a moto para trás de uns arbustos e esconderam-se do lado de lá da estrada, e eu a dormir sem dar por nada. Pouco depois passou uma Pick-up de caixa fechada, que parou, quando me viram deitado no chão sem nada ao lado. Só que o Pedro mandou-os seguir a dizer que eu estava a dormir, e eles arrancaram. Com o barulho, acordei e só vi a carrinha e não vi a moto. Pense que me tinham roubado. Desatei a correr aos berros. Foi aí que apareceram o Pedro e o Zé Hélio. Imaginem como fiquei..."

                                    "A outra história teve a ver com familiares que tinha na Argentina e nem sabia. Passei numa zona rápida de ligação e vi uma tarja a dizer 'Força Paulo Gonçalves'. Ia depressa e passei, mas quando 'reagi', parei e voltei para trás. Afinal tinha ali uma dúzia de familiares a 'puxar' por mim. Era uma prima da minha sogra, que levou a família toda para ali. Claro que fiquei ali um bocado e tive de conhecer a família toda..."

                                    YouTube - 7ªetapa declarações

                                    Comentário


                                      Curiosidades dos portugueses no Dakar 2010

                                      Curiosidades dos portugueses no Dakar 2010

                                      Há sempre mais qualquer coisa para contar sobre uma prova como o Dakar, e tudo ajuda a perceber a dificuldade da prova. Entre os dez pilotos portugueses presentes, o que se passa naqueles quinze dias vai muito para além do que os tempos e as classificações nos 'dizem':

                                      - Carlos Sousa e Miguel Barbosa estiveram frente a frente, em rota de colisão numa duna em que um subia e outro descia?

                                      - Para fugir a uma enorme duna, Carlos Sousa decidiu rumar ao 'vale' entre dunas e só uma pedra maior que o Racing Lancer o travou?

                                      - Hélder Rodrigues 'perdia' 4 horas diárias a 'marcar o road Book e por isso só conseguiu dormir em média 4 ou 5 horas?

                                      - Os pilotos utilizam cores para marcar diferenciadamente os road book?

                                      - Os pilotos das motos, por vezes, chegam a dar murros no capacete para não adormecer?

                                      - O público argentino e chileno são absolutamente fanáticos pelo Dakar

                                      - Robby Gordon chegava a descarregar o stress ao fazer piões em plena ligação

                                      - Carlos Sousa tinha um parafuso no selector da sexta velocidade do seu Racing Lancer

                                      - Em 12 participações foi o primeiro Dakar de Carlos Sousa com ar condicionado...

                                      - O ar condicionado no carro e o facto de só uma vez ter jantado no bivouac levaram a que este fosse o único Dakar em 12 participações em que Carlos Sousa não emagreceu

                                      - O TDI da Volkswagen consome 25 litros aos 100 km, e o Racing Lancer consome 68 litros. Só a diferença de peso com que os pilotos partem para as etapas é abismal...

                                      - Em pisos de areia o VW TDI consome cerca de 40 litros/100 km e o Racing Lancer chega aos 100...aos 100.

                                      - Em 14 etapas Carlos Sousa mudou 11 vezes de set-up de suspensão

                                      - Carlos Sousa confessou que o mau piso por vezes é tão acentuado que uma vez chegou a bater capacete com capacete no navegador

                                      Fonte:autosport

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X