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A grande aventura do Dakar - Mitsubishi (JMB Stradale Off Road Team) vs VW

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    #91
    Há algum sitio onde se possa ver os resumos?

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      #92
      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
      Há algum sitio onde se possa ver os resumos?
      site do dakar.com e no youtube

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        #93
        Mark Miller vence etapa; Carlos Sainz é líder e Sousa já é quinto

        Mark Miller vence etapa; Carlos Sainz é líder e Sousa já é quinto - Autosport.pt

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          #94
          Ainda não há tempos finais.
          O Carlos Sousa já se previa que andasse ali perto dos primeiros. Realçar a boa prestação do Miguel Barbosa e Leal dos Santos.

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            #95
            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
            Ainda não há tempos finais.
            O Carlos Sousa já se previa que andasse ali perto dos primeiros. Realçar a boa prestação do Miguel Barbosa e Leal dos Santos.
            Estão todos (motas incluído) a fazer um grande trabalho. O importante mesmo é chegar ao descanso com o carro inteiro.

            Se estiverem bem classificados muito melhor ainda, e isso significa que podem sonhar com voos mais altos.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Aconduzir Ver Post
              site do dakar.com e no youtube
              Obrigado. Não fazia a mínima que estava online...

              Comentário


                #97
                Carlos Sousa: "A táctica agora é dar o tudo por tudo quando os outros se retraem ou começam a quebrar fisicamente"
                Da frustração da véspera à determinação e garra na etapa de hoje... Longe de se resignar às limitações óbvias do seu Mitsubishi Racing Lancer, Carlos Sousa enfrentou hoje com notável sentido táctico a segunda maior especial do figurino desta 32ª edição. Naquela que era considerada a primeira "verdadeira" prova de resistência deste Dakar, o piloto português limitou os prejuízos na rápida fase inicial do percurso, para atacar forte na parte mais técnica e demolidora. Quando muitos já se rendiam ao cansaço, Carlos Sousa encontrou força para ultrapassar dois dos seus adversários directos e subir, pela primeira vez, ao top-5 da geral absoluta...
                Carlos Sousa: "A táctica agora é dar o tudo por tudo quando os outros se retraem ou começam a quebrar fisicamente" -

                Seis etapas disputadas, seis vencedores diferentes e uma dupla que mesmo limitada nos seus meios, nas suas aspirações e até mesmo na potência e velocidade do seu carro, vai teimando em não passar despercebida, parecendo mesmo ganhar força e determinação a cada adversidade. E ontem foram muitas...

                Ultrapassado que está já o primeiro terço de corrida, Carlos Sousa não só cumpre o objectivo estipulado à partida, como já o supera largamente, entrando pela primeira vez no chamado grupo dos "cinco magníficos". Um feito tanto mais de assinalar, se recordarmos que à sua frente apenas estão classificados três Volkswagen oficiais e o Hummer do norte-americano Robby Gordon, "apenas" terceiro classificado na última edição.

                Único dos pilotos estreantes no actual figurino sul-americano do rali a ousar subir ao top-5 da geral absoluta, Carlos Sousa cumpriu hoje, de forma notável, aquela que a Organização considerou a primeira "verdadeira" prova de resistência deste Dakar, num total de quase 500 quilómetros cronometrados e quase 5 horas e meia de condução. Fazendo uma vez mais uso da sua enorme regularidade e experiência, e pese embora ter sido apenas o 16º carro a sair para a estrada, o português voltou a protagonizar um "início de etapa verdadeiramente inglório, sendo outra vez superado por todos em velocidade pura, nomeadamente por alguns dos meus colegas de equipa. Porém, logo que o percurso se tornou mais técnico e o piso mais duro, tudo se inverteu e comecei a recuperar posições e a ultrapassar vários carros em pista. Não há outra
                alternativa e precisei novamente de arriscar muito para compensar o prejuízo acumulado nos primeiros quilómetros", resumiu o piloto à chegada a Antofagasta.

                "A táctica agora só pode ser esta: dar o tudo por tudo quando os outros se retraem ou começam a quebrar fisicamente. Felizmente, sinto-me optimamente sob o ponto de vista físico e o carro está a revelar-se bastante fiável. Só que para as coisas correrem bem também é preciso que nada falhe. Ao contrário de outras etapas, hoje tudo correu bem e pudemos subir duas posições, chegando ao top-5. É certo que falta ainda muito rali pela frente, mas é claro que tudo farei para conseguir manter-me neste grupo da frente. Não podemos, repito, é falhar nada. Não há mesmo outra alternativa", reforça
                Carlos Sousa, consciente que "quanto mais duro for o rali, maiores serão as minhas hipóteses de sucesso".

                GERAL APÓS ETAPA 5
                1º Sainz VW 16h10m51s
                2º Al-Attiyah VW + 4m37s
                3º Miller VW + 9m39s
                4º Gordon Hummer + 59m55s
                5º SOUSA Mitsubishi + 1h13m22s

                Fonte: sitio do costume.......

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                  Estão todos (motas incluído) a fazer um grande trabalho. O importante mesmo é chegar ao descanso com o carro inteiro.

                  Se estiverem bem classificados muito melhor ainda, e isso significa que podem sonhar com voos mais altos.
                  Das motos ainda não tinha visto resultados.

                  Comentário


                    #99
                    Os Kamaz é que não dão hipótese. GINAZ, IVECO, MAN não têm hipótese.

                    Eles parecem mais altos que os restantes (distância ao solo) e teoricamente mais básicos (o GINAF acho que tem suspensão independente à frente e os KAMAZ têm "um ferro com uma roda em cada ponta") Por outro lado, essa solução mais básica parece dar-lhes uma resistência incrível e maior altura ao solo.
                    Editado pela última vez por VTEC; 06 January 2010, 23:46.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Aconduzir Ver Post
                      site do dakar.com e no youtube
                      Obrigado.

                      Comentário


                        eu só tenho podido acompanhar os resumos às 23h40 na Eurosport em diferido (que é exactamente igual ao directo das 22h)

                        Comentário


                          Mas afinal, quão inferior é o Mitsubishi do Carlos Sousa em relação ao Touareg?

                          Comentário


                            Helder Rodrigues é qq coisa. Se tivesse nascido com jeito prós carros de certeza chegava À F1 sem tantas ajudas como os outros precisam.

                            O Carlos Sousa vai tentar fazer o trabalho do costume. Andar nos 6 primeiros e esperar pelos azares alheios.

                            Ahhhh...a Joana Lemos! OMG. Ficar "aborrecida" por a TV francesa ter feito uma reportagem sobre o Dakar usando uma música da Amália!! E acabar, ela, a sua bela intervenção com: Amália ainda é nossa!!
                            Editado pela última vez por Zix; 07 January 2010, 13:21.

                            Comentário


                              Essa senhora sempre foi um cromo...

                              O Hélder realmente está a dar-lhe muito bem.

                              Do Ruben é que eu esperava algo mais, vamos ver como segue.

                              O Paulo também está a um bom nível.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                Por acaso, NÃO. E isto porque os pilotos das marcas oficiais também têm essas restrições.

                                Os tuaregs só tem caixa de 5 também?!
                                É que o sousa nem a caixa de 6 pode levar!

                                Comentário


                                  Infelizmente parece que acabou para o PAulo Gonçalves com a clavicula partida.

                                  Comentário


                                    Boas

                                    No site do Dakar, Helder Rodrigues em 3.º da etapa e mantem o 3.º da geral!

                                    Abraços

                                    Comentário


                                      Péssima notica para o Paulo e para todos nós. Estava a fazer uma optima prova e de certeza que ainda ia fazer mais uns brilharetes.

                                      O Sousa já chegou e está em 7º (etapa). Subindo assim a 4 da geral!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por rum Ver Post
                                        Infelizmente parece que acabou para o PAulo Gonçalves com a clavicula partida.
                                        É com muita pena que vi essa noticia, espero que esteja bem.
                                        Estava a fazer uma excelente prova.
                                        Com toda a certeza todos os amantes do Dakar lhe darão os parabéns, em particular o povo de Esposende, sua terra natal.

                                        Excelente Dakar estão a fazer o Sousa e o Rodrigues, força aí.

                                        Comentário


                                          Só soube aqui no fórum que o Paulo Gonçalves desistiu

                                          Mas fez um excelente trabalho e tenho a certeza que para o ano vai lá voltar e animar-nos

                                          Paulo Goncalves abandonou, Luca Manca em estado grave - Autosport.pt

                                          Infelizmente, o gentleman que ontem teve a atitude de ceder o pneu a Coma e dizia que teria muitos mais Dakars para ganhar etapas e depois também receber apoio quando precisasse... parece que está a precisar da maior ajuda possível já!

                                          Esperemos que seja um susto "dentro dos possíveis"
                                          Editado pela última vez por VTEC; 07 January 2010, 20:08.

                                          Comentário


                                            Afinal desisitiram hoje 2 portugueses:

                                            Dakar 2010

                                            Comentário


                                              Bem continua-se a falar das "restrições óbvias" do carro do Carlos Sousa.

                                              Sinceramente, o Autosport e as congéres, em vez de cairem no ridículo de estarem constantemente a utilizar a técnica do coitadinho, podiam informar em vez de desinformar.

                                              O carro de Carlos Sousa é bom. Provavelmente é o melhor chassis. O motor é a gasolina, e embora tenha um restritor de ar mais pequeno que o dos gasóleo (32 vs 34 mm), isso pode trazer vantagens a nível de fiabilidade.

                                              Tem caixa de 5 velocidades...mas os Touareg também têm. O motor a gasolina é tradicionalmente mais lento em velocidade máxima, portanto, nada novo.

                                              Aquilo que tem de ser dito é que o Carlos Sousa está a fazer uma grande prova, e tem finalmente, um carro ao nível dos melhores. Tem uma equipa que o vê como o seu melhor piloto, ao contrário de quando tinha um Touareg, que parecia o patinho feio da equipa.

                                              Os Touareg estão longe, na tabela de tempos. Mas na realidade, estão muito perto. Porque no deserto uma hora passa rapidamente a ser dois segundos.

                                              Desejo muito boa sorte ao nosso Carlos Sousa. Ele tem o que é preciso. Agora é ter a sorte do lado dele.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                Bem continua-se a falar das "restrições óbvias" do carro do Carlos Sousa.

                                                Sinceramente, o Autosport e as congéres, em vez de cairem no ridículo de estarem constantemente a utilizar a técnica do coitadinho, podiam informar em vez de desinformar.

                                                O carro de Carlos Sousa é bom. Provavelmente é o melhor chassis. O motor é a gasolina, e embora tenha um restritor de ar mais pequeno que o dos gasóleo (32 vs 34 mm), isso pode trazer vantagens a nível de fiabilidade.

                                                Tem caixa de 5 velocidades...mas os Touareg também têm. O motor a gasolina é tradicionalmente mais lento em velocidade máxima, portanto, nada novo.

                                                Aquilo que tem de ser dito é que o Carlos Sousa está a fazer uma grande prova, e tem finalmente, um carro ao nível dos melhores. Tem uma equipa que o vê como o seu melhor piloto, ao contrário de quando tinha um Touareg, que parecia o patinho feio da equipa.

                                                Os Touareg estão longe, na tabela de tempos. Mas na realidade, estão muito perto. Porque no deserto uma hora passa rapidamente a ser dois segundos.

                                                Desejo muito boa sorte ao nosso Carlos Sousa. Ele tem o que é preciso. Agora é ter a sorte do lado dele.
                                                É verdade que os oficiais tem essas restrições para, teoricamente, aproximar o andamento dos privados... só que o C. Sousa é privado! Aliás, é o único privado que tem essas restrições.

                                                Por um lado, é uma prova enorme do estatuto que o Carlos Sousa tem no mundo do TT mas por outro não deixa de haver uma certa sensação de injustiça por ser um privado com as limitações dos oficiais. Mas só vem trazer mais mérito ainda há enorme prova que ele vem a fazer


                                                O resultado do Hélder Rodrigues não me deixa completamente surpreendido porque há já uns anos que venho acompanhado a carreira e é o meu motard português favorito, tinha esperança num brilharete destes

                                                Agora é esperar que a sorte dê uma ajudinha e que continuem assim até ao Lago Ro... até Buenos Aires, digo

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                  É verdade que os oficiais tem essas restrições para, teoricamente, aproximar o andamento dos privados... só que o C. Sousa é privado! Aliás, é o único privado que tem essas restrições.

                                                  Por um lado, é uma prova enorme do estatuto que o Carlos Sousa tem no mundo do TT mas por outro não deixa de haver uma certa sensação de injustiça por ser um privado com as limitações dos oficiais. Mas só vem trazer mais mérito ainda há enorme prova que ele vem a fazer
                                                  Sim é um privado mas não é um privado qualquer Esta equipa é como uma Brawn GP do Dakar...ficou com o melhor carro de uma equipa oficial que abandonou a competição.

                                                  E é como dizes, isso só prova o enorme estatuto do Carlos Sousa! As razões que levaram à saída do Carlos da equipa VW eu não sei, mas não deixa de ser algo irónico que eles tenham pedido limitações para uma equipa privada, e para um piloto que foi deles e que eles não mantiveram.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Sim é um privado mas não é um privado qualquer Esta equipa é como uma Brawn GP do Dakar...ficou com o melhor carro de uma equipa oficial que abandonou a competição.

                                                    E é como dizes, isso só prova o enorme estatuto do Carlos Sousa! As razões que levaram à saída do Carlos da equipa VW eu não sei, mas não deixa de ser algo irónico que eles tenham pedido limitações para uma equipa privada, e para um piloto que foi deles e que eles não mantiveram.
                                                    Sim, tens uma certa razão no que dizes mas sendo assim o que era justo era toda a equipa ter as mesmas limitações.

                                                    Eu não tenho a certeza mas penso que a saída dele da VW estará ligado a muitos galos para o mesmo poleiro: pilotos rápidos e mediáticos como o Sainz ou com mercados muito fortes por trás ou ainda com um cheque simpático a acompanhar. O Sousa só lá estava (e meio encostado) porque era mesmo bom!

                                                    Comentário


                                                      Um dos problemas, como ja alguem disse, foi o Sousa nao conseguir para equipa patrocinios de calibre dos outros pilotos que la estao.

                                                      Parece um mal de todos os nossos pilotos, o mesmo esta a acontecer com o Araujo no mundial de rallys, campeão em titulo e arrisca-se a ficar de fora por falta de patrocinios.

                                                      Comentário


                                                        O problema é o mercado português ser pouco expressivo.
                                                        Já na Mitsubishi tinha acontecido a mesma coisa (e Sousa tinha resultados ainda melhores)

                                                        Sainz -> Espanha (mas o lugar dele nem se coloca em causa)
                                                        Miller-> EUA
                                                        Al-Athia (ou como se chama) -> médio oriente (e curiosamente é rápido)
                                                        De Villiers (África e último campeão).


                                                        BMW
                                                        Peterhansel -> francês e sem dúvida
                                                        Roma -> Espanhol (para rivalizar em termos de popularidade com Sainz (costuma ser um cheque móvel)
                                                        o Chicherit é que não percebo

                                                        Curiosamente, a X-RAID tem no site a Team Portugal... que não tem piloto. Alguém sabe quem é?

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                                                          Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                          O problema é o mercado português ser pouco expressivo.
                                                          Já na Mitsubishi tinha acontecido a mesma coisa (e Sousa tinha resultados ainda melhores)

                                                          Sainz -> Espanha (mas o lugar dele nem se coloca em causa)
                                                          Miller-> EUA
                                                          Al-Athia (ou como se chama) -> médio oriente (e curiosamente é rápido)
                                                          De Villiers (África e último campeão).


                                                          BMW
                                                          Peterhansel -> francês e sem dúvida
                                                          Roma -> Espanhol (para rivalizar em termos de popularidade com Sainz (costuma ser um cheque móvel)
                                                          o Chicherit é que não percebo

                                                          Curiosamente, a X-RAID tem no site a Team Portugal... que não tem piloto. Alguém sabe quem é?
                                                          Presumo que seja o Filipe Campos e o Bernardo Moniz da Maia. Não tenho a certeza se o X3 do Miguel B. também é da X Raid.

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                                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                              Presumo que seja o Filipe Campos e o Bernardo Moniz da Maia. Não tenho a certeza se o X3 do Miguel B. também é da X Raid.
                                                              O Miguel Barbosa corre no Dakar, como o Sousa, com um Racing Lancer da JMB Stradale, embora sem as famosas restriçoes e com caixa de 6.

                                                              Ele andou uns tempos a fazer competições com um X3 da X-raid.

                                                              O Sousa hoje deve lhe ter acontecido alguma coisa, vai com 50 e tal minutos de atraso.
                                                              Editado pela última vez por ragazzito; 08 January 2010, 15:24.

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