Originalmente Colocado por Bj40
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Sportscars/Protótipos/Endurance
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por TILT Ver PostPenso que o Loeb já fez Le Mans uma ou duas vezes
Por outro lado, o Sarrazin por vezes dá um saltinho aos rallys..
Comentário
-
No WRC tem o Sebastien Loeb e o Sebastien Ogier, ambos franceses.
Este ano a Peugeot estava mais fiável, mais poupada mas um pouco mais lenta que a Audi... e isso no final significou 15 segundos de diferença.
Não foi uma vitória épica da Audi... foi uma corrida épica na medida que até à passagem pela meta estava tudo em aberto.
O Quesnel até pode ser muito bom... mas a Audi e o Team Jost em Le Mans também não são amadores... muito longe disso.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Strider Ver PostSe bem percebi o que ele quis dizer foi que as regulamentações para os diesel este ano com a redução de potência visava combater os tempos canhão por volta mas veio-se a comprovar que estes carros conseguem a performance dos do ano passado, mesmo passando de um V12 para um V6...
Comentário
-
Vi apenas as primeiras 2 horas e os 30 minutos finais.
Pelos comentários que li por aqui LM 2011 deve ter sido fantástico.
Parabéns à Audi por ter ganho e também à Peugeot por nunca ter baixado os braços.Assim a vitória torna-se mais saborosa .
A AUDI para se consolidar como marca, ao contrário da Peugeot que já a tem, precisa de "história" e esta faz-se com vitórias.
A marca dos aneis vai chegar lá...é apenas uma questão de tempo.
Comentário
-
E se algum dia os eléctricos chegarem (for god's sake!) vai ser a mesma história. Cortam os voos ao Diesel e Otto, o contrário para os aspiradores e depois vai tudo dizer que são os melhores, etc, etc.
Há que ressalvar um aspecto, apesar de terem regulamentos favoráveis, os diesel são verdadeiros motores de corrida em todos os aspectos (menos barulho), trabalho absolutamente fantástico desenvolvido pelas marcas.
Durante a transmissão o jornalista disse que o Audi estava a gastar cerca de 30l/100km. Eu duvido desse número mas se assim for, só para se ter uma base de comparação, o Armindo Araújo disse que o Evo X de Grp N dele gastava 70l/100km.
Quem manda são as marcas, enquanto diesel for moda, é diesel que temos. Quando deixar de ser moda teremos o que eles acharem que é o melhor para promoverem os seus produtos.
Comentário
-
Grande vitória dos Corvette. Estava a tirar pelos Ferrai, pois sou fã da marca, mas os Corvette mereceram. Além de que alegraram esta corrida com o som fantástico do seu motor a gasolina. Sempre abafava os tractores da Audi e da Peugeot que têm que voltar urgentemente para os campos agrícolas.
Esperemos que algum dia os responsáveis pelo regulamento acordem para a vida e percebam que Le Mans faz muito mais sentido sem esta discriminação maluca de cilindradas. Metam as mesmas condições para ambos os combustíveis e se em condições de igualdade os carros a diesel forem mais rápidos que os carros a gasolina sou o primeiro a dar o braço a torcer. Se bem que a minha esperança que nivelem as regras é pouca. Malucos como são os regulamentos quando calarem os tractores diesel será para dar lugar de destaque aos eléctricos. Ainda é pior. M*rda por m*rda ainda prefiro ouvir os diesel que os barulhos tipo carro de golfe.
Agora Le Mans é dos diesel, daqui a uns anos é dos eléctricos. Está perdido. Se não fosse a mística que têm dos tempos passados queria ver quantas pessoas se davam ao trabalho de acompanhar esta corrida.
Comentário
-
Mais uma vez a "treta" dos diesel serem favorecidos... Não gostam, é fácil.. Não vejam.
O resto é muito simples: 10 vitorias nas últimas 12 edições. 5 vitórias a gasolina, e 5 vitórias a Diesel.Editado pela última vez por JRodrigues; 12 June 2011, 15:34.
Comentário
-
O acidente do Corvette #74 do Jan Magnussen ao amanhecer (a partir do minuto 2:00):
YouTube - ‪2011 Le Mans 24 Hours Race Jan Magnussen Horst Felbermayr Big Crash‬‏
Comentário
-
Vejo que ainda há gente que acha mal que os carros a gasóleo estejam a ser beneficiados. Tenham em conta que os carros a gasóleo (R18 e 908) tiveram de usar novos motores (3,7 litros em vez dos 5,5 litros). Houve um corte enorme na vantagem dos carros a gasóleo. O R18 tem um V6 com um turbo, o 908 tem um V8 biturbo. Antes, era tudo V12... Mesmo assim, conseguem ser cada vez mais rápidos.
Há mais energia num litro de gasóleo do que num litro de gasolina. O problema disto, é que faz com que se dissipe e se produza mais energia num motor a gasóleo, o que implica um material muito mais robusto, o que adiciona peso a todo o conjunto (motor, embraiagem, etc.). No entanto, a cada ano que passa isso está a ser resolvido. Se se continuasse esta tendência (desenvolvimento dos motores a gasóleo), estes motores ultrapassariam muito facilmente os motores a gasolina em desempenho. O problema é que não há dinheiro nem material suficientes para construír um motor a gasóleo, num material super-ultra-leve e resistente. Se houvesse, não tenho dúvidas nenhumas de que os motores a gasóleo seriam reis e senhores do desempenho de motores de combustão interna.
Deixem-se de preconceitos... Até porque agora com os eléctricos, parece que nunca se irá construír um motor a gasóleo como se devia.
Comentário
-
Originalmente Colocado por JRodrigues Ver PostMais uma vez a "treta" dos diesel serem favorecidos... Não gostam, é fácil.. Não vejam.
Achas que ia perder 24h da minha vida a ver algo que não gosto?
Volto a acompanhar a corrida ao minuto quando libertarem os verdadeiros motores de competição. Até lá divirtam-se com os tractores mas não contem comigo nem com muitos fãs dos tempos áureos de Le Mans.
Originalmente Colocado por z0rg Ver PostO problema é que não há dinheiro nem material suficientes para construír um motor a gasóleo, num material super-ultra-leve e resistente. Se houvesse, não tenho dúvidas nenhumas de que os motores a gasóleo seriam reis e senhores do desempenho de motores de combustão interna.
Já não ria tanto desde que disseram que um 35d chegava facilmente aos 550 cv.
Diz-me lá então porque é que a VW não fez o Veyron a gasóleo? Eles têm carradas de dinheiro e acesso a ligas super leves e resistentes.Editado pela última vez por TripleT; 12 June 2011, 15:40.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Strider Ver PostSe bem percebi o que ele quis dizer foi que as regulamentações para os diesel este ano com a redução de potência visava combater os tempos canhão por volta mas veio-se a comprovar que estes carros conseguem a performance dos do ano passado, mesmo passando de um V12 para um V6...Editado pela última vez por nto; 12 June 2011, 15:46.
Comentário
-
Originalmente Colocado por z0rg Ver PostVejo que ainda há gente que acha mal que os carros a gasóleo estejam a ser beneficiados. Tenham em conta que os carros a gasóleo (R18 e 908) tiveram de usar novos motores (3,7 litros em vez dos 5,5 litros). Houve um corte enorme na vantagem dos carros a gasóleo. O R18 tem um V6 com um turbo, o 908 tem um V8 biturbo. Antes, era tudo V12... Mesmo assim, conseguem ser cada vez mais rápidos.
Há mais energia num litro de gasóleo do que num litro de gasolina. O problema disto, é que faz com que se dissipe e se produza mais energia num motor a gasóleo, o que implica um material muito mais robusto, o que adiciona peso a todo o conjunto (motor, embraiagem, etc.). No entanto, a cada ano que passa isso está a ser resolvido. Se se continuasse esta tendência (desenvolvimento dos motores a gasóleo), estes motores ultrapassariam muito facilmente os motores a gasolina em desempenho. O problema é que não há dinheiro nem material suficientes para construír um motor a gasóleo, num material super-ultra-leve e resistente. Se houvesse, não tenho dúvidas nenhumas de que os motores a gasóleo seriam reis e senhores do desempenho de motores de combustão interna.
Deixem-se de preconceitos... Até porque agora com os eléctricos, parece que nunca se irá construír um motor a gasóleo como se devia.
Com os regulamentos actuais, os Diesel vão sempre dominar por duas razões:
- os regulamentos são feitos de modo a permitir ter Diesel a disputar as vitórias porque os construtores envolvidos têm interesse comercial nisso;
- como já disseram, e bem, o investimento muito superior feito pelas equipas nos Diesel "condena" à partida estes motores a ganhar porque sem dinheiro não milagres e o investimento é feito nos motores do Demo.
Guerras à parte, não deixa de ser espectacular a evolução dos Diesel, há uns anos atrás era simplesmente impensável que um motor destes pudesse ser pensado sequer para este nível de competição. Mérito também aos construtores que fizeram dois protótipos espectaculares, que independentemente do que eles queimam nos deram uma corrida muito boa e que valeu cada minuto que passei acordado a vê-la Além disso, há mais Le Mans para além dos LMP1.
Comentário
-
Originalmente Colocado por TILT Ver PostHmm... não. Estamos sempre a comparar motores turbinados com atmosféricos, se puséssemos motores Otto e Diesel turbinados com cilindradas iguais não havia Diesel que valesse. Mas dou o desconto de serem Turbo-Diesel contra Ottos atmosféricos, apenas pedia que tivessem cilindradas iguais, o que não acontece.
Com os regulamentos actuais, os Diesel vão sempre dominar por duas razões:
- os regulamentos são feitos de modo a permitir ter Diesel a disputar as vitórias porque os construtores envolvidos têm interesse comercial nisso;
- como já disseram, e bem, o investimento muito superior feito pelas equipas nos Diesel "condena" à partida estes motores a ganhar porque sem dinheiro não milagres e o investimento é feito nos motores do Demo.
Guerras à parte, não deixa de ser espectacular a evolução dos Diesel, há uns anos atrás era simplesmente impensável que um motor destes pudesse ser pensado sequer para este nível de competição. Mérito também aos construtores que fizeram dois protótipos espectaculares, que independentemente do que eles queimam nos deram uma corrida muito boa e que valeu cada minuto que passei acordado a vê-la Além disso, há mais Le Mans para além dos LMP1.
P.S.: O motor do R8 era um V6 Turbo.
Comentário
-
Carro do Rockenfeller após o acidente:
1913164-6150-atm14.jpg
24lemans_dumas_bernhard_rockenfeller_afp_.jpg
Comentário
-
Originalmente Colocado por JRodrigues Ver PostMais uma vez.. wrong. Os motores a gasolina são turbinados! Aqueles que cumprirem com os regulamentos. Os Aston Martin AMR-One tinham um motor 2.0L Turbo de 6 cilindros em linha. O orçamento da Audi chega aos 100 milhões (seguindo o que os comentadores disseram), enquanto que as equipas privadas nem a 1/5 disso deve chegar. Não podem esperar que o Belenenses lute de igual para igual com o Real Madrid ou com o Barcelona!! O nível orçamental é incomparável. Quer a Audi ou a Peugeot com o orçamento que têm, se entrassem com um motor a gasolina, seria para ganhar! A única razão para escolherem gasóleo é MARKETING!!
P.S.: O motor do R8 era um V6 Turbo.
Podemos por a questão por outro lado, que construtor tem interesse em estar a investir milhões num motor (gasolina) que com estes regulamentos poucas hipóteses teria de ganhar? Claro que a maior dos construtores neste momento tem interesse em promover os Diesel e a hipótese gasolina quase nem se põe.
Comentário
-
Originalmente Colocado por JRodrigues Ver PostMais uma vez.. wrong. Os motores a gasolina são turbinados! Aqueles que cumprirem com os regulamentos. Os Aston Martin AMR-One tinham um motor 2.0L Turbo de 6 cilindros em linha. O orçamento da Audi chega aos 100 milhões (seguindo o que os comentadores disseram), enquanto que as equipas privadas nem a 1/5 disso deve chegar. Não podem esperar que o Belenenses lute de igual para igual com o Real Madrid ou com o Barcelona!! O nível orçamental é incomparável. Quer a Audi ou a Peugeot com o orçamento que têm, se entrassem com um motor a gasolina, seria para ganhar! A única razão para escolherem gasóleo é MARKETING!!
P.S.: O motor do R8 era um V6 Turbo.
Aliás, sabes bem (por outras modalidades), que se fazem motores 1600cc Otto com 300cv+, faziam-se motores 2000cc com 400cv que iam fazer o Rally Safari e acabavam inteiros. Ou no WTCC que andavam 2000cc NA a lutar com 2000cc Turbo, se fosse tudo tão equilibrado não seriam precisos regulamentos tão diferentes.
O facto dos Diesel serem melhores ou piores, não tem nada a ver com não poderem resultar em motores de competição de topo, como se tem visto nos últimos anos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por VTEC Ver PostEste ano a Peugeot estava mais fiável, mais poupada mas um pouco mais lenta que a Audi... e isso no final significou 15 segundos de diferença.
Não foi uma vitória épica da Audi... foi uma corrida épica na medida que até à passagem pela meta estava tudo em aberto.
Um carro contra três da Peugeot, puxando ao máximo, arriscando muitas ultrapassagens (principalmente aos próprios 908), eu diria que foi uma vitória que se pode chamar épica. Nenhum dos pilotos fez asneiras em momentos de alta pressão, e era inclusivé a equipa menos experiente das três da Audi.
Não que a Peugeot tenha feito uma má corrida, nada disso, o carro do Lamy esteve especialmente bem, mas acho que foi mais mérito da Audi por ter aguentado tanto mecânciamente como em termos de pilotos, à elevada pressão, não tendo alternativa senão puxar e arriscar com o único carro que tinha. Repare-se que a Peugeot tinha dois carros extra (nº8 e nº7) que podia ter usado como cobaias para ajustar estratégias do nº9... e acabou por fazê-lo, com o nº7 ao meter pneus recortados num altura em que a chuva era apenas ligeira. A Audi tinha de apostar tudo num só carro desde muito cedo na corrida.
Foi uma vitória com todo o mérito deles contra uma Peugeot em boa forma, contrariamente ao ano passado.
Só tenho pena pelo Pedro Lamy, que merecia bem mais do que recebeu este ano por parte da equipa. Se ganhasse o nº9 seria uma vitória com um "sabor" esquisito. Mesmo assim, conta como mais um pódio em Le Mans... e isso é sempre de grande valor. Esperemos que para o ano tenha outra sorte e que alcance a vitória tão desejada.
Comentário
-
Originalmente Colocado por TILT Ver PostNão me expliquei bem, o que eu queria dizer é que para considerar que os motores estavam minimamente em igualdade de circunstâncias teriam que ser da mesma com Otto atmosférico e Turbo Diesel (como era no WTCC, por exemplo, embora depois metessem os restritores ao barulho). Neste caso, embora fossem ambos turbinados mas com a mesma cilindrada não acredito que os Diesel tivessem grandes hipóteses mesmo que investissem milhões. Actualmente os gasolina tem quase metade da cilindrada dos carros a gasóleo (os AM corriam com 2.0T e os oficiais eram 3.7 ou 3.8, salvo erro).
Podemos por a questão por outro lado, que construtor tem interesse em estar a investir milhões num motor (gasolina) que com estes regulamentos poucas hipóteses teria de ganhar? Claro que a maior dos construtores neste momento tem interesse em promover os Diesel e a hipótese gasolina quase nem se põe.
Comentário
-
Acho que já foi dito, mas aqui fica.
Os LMP1 tem 3 níveis de potência permitida:
- Diesel biturbo de 3.7 litros de 8 cilindros
- Otto atmosférico de 3.4 litros de 8 cilindros
- Otto turbo de 2.0 litros de 6 cilndros
L'ACO a révélé le réglement 2011
Comentário
-
Originalmente Colocado por JRodrigues Ver PostOk.. mas a "culpa" aí é das características do combustível. Claro que nunca poderemos ter um 2.0T Gasóleo com a mesma performance de um 2.0T Gasolina se não existirem restrictores. Mas é para isso que eles estão lá.
Mas seja como for, embora a minha preferência seja por motores a gasolina, a fórmula não me choca e entende a razão do investimento dos construtores. Não é por isso que deixo de ver Le Mans.
Comentário
-
Originalmente Colocado por nto Ver PostAcho que já foi dito, mas aqui fica.
Os LMP1 tem 3 níveis de potência permitida:
- Diesel biturbo de 3.7 litros de 8 cilindros
- Otto atmosférico de 3.4 litros de 8 cilindros
- Otto turbo de 2.0 litros de 6 cilndros
L'ACO a révélé le réglement 2011
Comentário
-
Foi uma boa edição. Só tenho pena do Audi não ter ficado atrás do Peugeot #9 após a última paragem. Aí é que ia ser um duelo directo até ao final, pois apesar do Audi ser mais rápido no geral, não conseguia passar o Peugeot nas rectas. Tinham bastado 7s para isso acontecer.
Não sei se alguém falou nisso, mas no acidente do McNish só não houve mortes porque não calhou. Uma das rodas não caiu muito longe de umas cabeças e o próprio carro mais um pouco, tinha saltado a barreira de pneus. A segurança daquela zona tem de ser revista.
Comentário
-
Originalmente Colocado por JRodrigues Ver PostOk.. mas a "culpa" aí é das características do combustível. Claro que nunca poderemos ter um 2.0T Gasóleo com a mesma performance de um 2.0T Gasolina se não existirem restrictores. Mas é para isso que eles estão lá.
A supremacia dos motores a gasolina é o natural e está espelhada no mercado automóvel. Não existe um único diesel que seja superior a um motor a gasolina em igualdade de circunstâncias.
O herói dos tractores, o V12 Diesel da Audi, com 6 litros e dois turbinado produz 500 cvs e 1000 Nm. Um motor a gasolina equivalentes, como o V12 da AMG de 6 litros biturbo produz 700 cv e 1000Nm.
Em motores mais banais a história repete-se: O 20d (4 cilindros turbo de 2 litros) produz 184 cv e 380 Nm. O Evo X com um motor a gasolina equivalente (4 cilindros turbo de 2 litros) produz 400 cv e 542 Nm.
E isto no ramos dos motores turbo. Se formos a falar de motores atmosféricos..É que sem turbos à mistura os diesel nem cheiram.
Se me disserem que os diesel são muito bons na relação andamento/consumo aí estamos de acordo. Mas em andamento puro nada chega perto da gasolina.
E a banda sonora também não se compara.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Zell Ver PostFoi uma boa edição. Só tenho pena do Audi não ter ficado atrás do Peugeot #9 após a última paragem. Aí é que ia ser um duelo directo até ao final, pois apesar do Audi ser mais rápido no geral, não conseguia passar o Peugeot nas rectas. Tinham bastado 7s para isso acontecer.
Não sei se alguém falou nisso, mas no acidente do McNish só não houve mortes porque não calhou. Uma das rodas não caiu muito longe de umas cabeças e o próprio carro mais um pouco, tinha saltado a barreira de pneus. A segurança daquela zona tem de ser revista.
Isso é uma verdade. Inclusive dá para ver um fotógrafo a correr com o seu tripé e a roda a vir atrás do mesmo.
Ainda bem que o carro não saiu fora da protecção dos pneus, porque se tivesse voado um pouco mais, iria para cima do público que estava naquela zona.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário