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Carro para percursos muito curtos, mitos ou verdades?

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    #31
    Também nunca percebi bem o contra de diesel versus deslocações curtas.

    Um diesel com FAP é claramente motivo para preocupação, agora um diesel sem FAP qual é o problema?

    Eu tenho um diesel sem FAP (e espero manter-me longe desse componente mais algum tempo ) e usava-o constantemente em longas distâncias, a rotina alterou-se, agora uso-o praticamente em percursos citadinos e não vejo problema nenhum.

    A única coisa que noto é que o carro não tem o "desembaraço" que tinha quando fazia estrada várias vezes por semana, está mais molengão e também noto um acréscimo de fumo em carga, fora isso está impecável... Sem FAP's sem chatices nenhumas.
    Agora com FAP acredito que os problemas surjam com mais frequência.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por PauloAgra88 Ver Post
      Concordo plenamente!

      Por exemplo estou precisamente na mesma situação que o user bilo isto para ir trabalhar obviamente que depois do trabalho faço mais uns quantos kms tanto posso fazer 4 km por dia como 100 km dependendo dos dias e das voltas.
      Ora tenho um carro a diesel com fap acham que por causa de o motor não atingir certas temperaturas tenho de me deslocar a pé/bicicleta? Isso só pode ser brincadeira, então se o carro suponhamos necessitar de 10km para atingir a temperatura/condições ideais tudo que for distâncias inferiores a 10km é melhor pensar ir a pé/bicicleta ou comprar outro veiculo? Eu gosto muito do meu carrito mas ele tem de servir tanto para 1000km como para 1km na vossa ordem de ideias devia ter 10 veiculos, um para cada kilometragem diferente?

      Bahh por estas e por outras é que vou tratar de desligar a FAP e está resolvido na minha opinião é só dores de cabeça e despesas, os carros actualmente andam muito sensiveis

      cumpz.
      Que confusão de conceitos que para aqui vai...todos estão a tentar mostrar que:

      1. para quilometragens anuais baixas não faz muito sentido comprar diesel
      2. para percursos curtos não faz sentido carros com fap
      3. para percursos muito curtos (1km) há alternativas melhores que um carro ou veiculo

      Onde é que isto é errado, e onde é que isto "choca" com o teu post? Aliás tu próprio dizes que no teu caso o fap vai ser desligado porque é só dores de cabeça e despesas, quando só o é, nos casos em que é mal aplicado ao dia-a-dia. Dizes que tem que te servir e dizes que o vais desligar. Isto é um contraditório. Atenção, não confundas com estar a mandar bitaites ao carro que deves ter, não é isso que se trata.

      Comentário


        #33
        Eu estou convencido de que se algum dia tivesse que trabalhar nalgum sitio onde fizesse mais de 6kms e de que não fosse preciso carro, de certeza absoluta ia de moto ou bicicleta. è que qualquer um destes 2 meios de transporte , só trazem benefícios tanto na saúde como no bolso.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por PauloAgra88 Ver Post
          Concordo plenamente!

          Por exemplo estou precisamente na mesma situação que o user bilo isto para ir trabalhar obviamente que depois do trabalho faço mais uns quantos kms tanto posso fazer 4 km por dia como 100 km dependendo dos dias e das voltas.
          Ora tenho um carro a diesel com fap acham que por causa de o motor não atingir certas temperaturas tenho de me deslocar a pé/bicicleta? Isso só pode ser brincadeira, então se o carro suponhamos necessitar de 10km para atingir a temperatura/condições ideais tudo que for distâncias inferiores a 10km é melhor pensar ir a pé/bicicleta ou comprar outro veiculo? Eu gosto muito do meu carrito mas ele tem de servir tanto para 1000km como para 1km na vossa ordem de ideias devia ter 10 veiculos, um para cada kilometragem diferente?

          Bahh por estas e por outras é que vou tratar de desligar a FAP e está resolvido na minha opinião é só dores de cabeça e despesas, os carros actualmente andam muito sensiveis

          cumpz.

          Os carros a gasoleo andam muito sensiveis queres tu dizer !

          Eles estao todos minados de sensores muito sensiveis , injeçoes idem aspas e agora com faps EGR's etc etc

          Por isso quem compra um veiculo a diesel actual é apenas para fazer muitos kilometros e sempre a andar , caso contrario é um erro !

          Isso de retirar o fap é costume actualmente , porem se as coisas apertarem nos centros de inspeçao como parece que vai acontecer ( saiu noticias com listas negras de centros que passavam "por baixo " ) vai ser mais complicado passar .

          Por isso a ideia "ele tem de servir tanto para 1000km como para 1km " era verdade até entao pois com esta tecnologia toda sao carros que teem de fazer muitos kilometros e dai a unica razao de diesel que é fazer kilometros devido aos seus consumos !

          Nao faz sentido e é um erro comprar diesel para fazer 5 kms ou pouco mais !

          Comentário


            #35
            Só esses kms diários e ainda há dúvidas?!?!?!?!?!?!
            Havendo dinheiro, há a hipótese de eléctrico.

            Comentário


              #36
              A melhor solução para ti:


              Chegas lá num instante amigo.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por PauloAgra88 Ver Post
                Concordo plenamente!

                Por exemplo estou precisamente na mesma situação que o user bilo isto para ir trabalhar obviamente que depois do trabalho faço mais uns quantos kms tanto posso fazer 4 km por dia como 100 km dependendo dos dias e das voltas.
                Ora tenho um carro a diesel com fap acham que por causa de o motor não atingir certas temperaturas tenho de me deslocar a pé/bicicleta? Isso só pode ser brincadeira, então se o carro suponhamos necessitar de 10km para atingir a temperatura/condições ideais tudo que for distâncias inferiores a 10km é melhor pensar ir a pé/bicicleta ou comprar outro veiculo? Eu gosto muito do meu carrito mas ele tem de servir tanto para 1000km como para 1km na vossa ordem de ideias devia ter 10 veiculos, um para cada kilometragem diferente?

                Bahh por estas e por outras é que vou tratar de desligar a FAP e está resolvido na minha opinião é só dores de cabeça e despesas, os carros actualmente andam muito sensiveis

                cumpz.
                É como tudo, ninguem obriga a usares o carro para fazeres no minimo 100km. Agora, nao te queixes depois é de futuros problemas que possas a vir ter, e podem ser varios, desde oleo em papa passado 1 ano a um tubo calcinado, e uma pessoa vai a ver e tens um motor com 40.000km e 10 anos e outro ao lado com 140.000km e os mesmos 10 anos, e o ultimo tem bem mais saude e os problemas podem ser bem menores.


                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                Também nunca percebi bem o contra de diesel versus deslocações curtas.

                Um diesel com FAP é claramente motivo para preocupação, agora um diesel sem FAP qual é o problema?

                Eu tenho um diesel sem FAP (e espero manter-me longe desse componente mais algum tempo ) e usava-o constantemente em longas distâncias, a rotina alterou-se, agora uso-o praticamente em percursos citadinos e não vejo problema nenhum.

                A única coisa que noto é que o carro não tem o "desembaraço" que tinha quando fazia estrada várias vezes por semana, está mais molengão e também noto um acréscimo de fumo em carga, fora isso está impecável... Sem FAP's sem chatices nenhumas.
                Agora com FAP acredito que os problemas surjam com mais frequência.
                No caso dos Diesel tens os injectores mais sensiveis que nao gostam do ligar e desligar constante, tens o problema do oleo que parado consegue-se degradar mais que se tiver em maior circulaçao o que afecta o turbo, e isto agora é para todos os motores CI, se o motor nao atingir a temperatura ideal anda com uma queima ineficiente e pode resultar a acumulaçao de carvao e da-se ''ter o carro preso''.

                Agora com os otto turbos e com injecçao directa... vai dar tudo ao mesmo no fundo. O ideal é ter um carro com manutençao barata para fazer poucos km.
                Editado pela última vez por Drifter; 15 November 2013, 16:52.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Que confusão de conceitos que para aqui vai...todos estão a tentar mostrar que:

                  1. para quilometragens anuais baixas não faz muito sentido comprar diesel
                  2. para percursos curtos não faz sentido carros com fap
                  3. para percursos muito curtos (1km) há alternativas melhores que um carro ou veiculo

                  Onde é que isto é errado, e onde é que isto "choca" com o teu post? Aliás tu próprio dizes que no teu caso o fap vai ser desligado porque é só dores de cabeça e despesas, quando só o é, nos casos em que é mal aplicado ao dia-a-dia. Dizes que tem que te servir e dizes que o vais desligar. Isto é um contraditório. Atenção, não confundas com estar a mandar bitaites ao carro que deves ter, não é isso que se trata.
                  1. Isso também não é bem assim posso fazer poucos kms actualmente mas quem me diz que amanhã não possa começar a fazer muitos kms? Desta maneira comprei um carro para me durar pelo menos 10 anos independentemente de muitos ou poucos kms que eu faça se amanhã começar a fazer muitos kms vai compensar de outra maneira será na pior das hipoteses igual à um a gasolina.

                  2. Não faz sentido mas também não há alternativas a não ser que compres carros de 2006 para trás, isto no diesel claro.

                  3. Existe? Podes me dizer algum?

                  Quanto à FAP o meu carro tem 5 anos 104000km e a FAP ainda é a de origem ainda não acusou problemas mas pelo que oiço por ai é melhor desligar pondero desligar só para não vir a ter chatices mais tarde. Mesmo que o desligue ou não vai continuar a fazer 100m ou 1000km conforme eu precise dele não o vou deixar na garagem porque se fizer só 1km é mau isso nem pensar.

                  Agora se disseres que eu sou muito preguiçoso que nem 1 km consigo andar a pé ai já estamos de acordo

                  Não te preocupes que eu não confundi as coisas se calhar expressei-me mal peço desculpa

                  cumpz.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                    Os carros a gasoleo andam muito sensiveis queres tu dizer !

                    Eles estao todos minados de sensores muito sensiveis , injeçoes idem aspas e agora com faps EGR's etc etc

                    Por isso quem compra um veiculo a diesel actual é apenas para fazer muitos kilometros e sempre a andar , caso contrario é um erro !

                    Isso de retirar o fap é costume actualmente , porem se as coisas apertarem nos centros de inspeçao como parece que vai acontecer ( saiu noticias com listas negras de centros que passavam "por baixo " ) vai ser mais complicado passar .

                    Por isso a ideia "ele tem de servir tanto para 1000km como para 1km " era verdade até entao pois com esta tecnologia toda sao carros que teem de fazer muitos kilometros e dai a unica razao de diesel que é fazer kilometros devido aos seus consumos !

                    Nao faz sentido e é um erro comprar diesel para fazer 5 kms ou pouco mais !
                    Mais os a diesel mas mesmo os a gasolina andam sensiveis também.

                    Eu faço mais de 5km por dia fácil mas pode haver dias que faça só mesmo essa viagem de 4 viagens de 1km e não me tira o sono.

                    Eu não disse "retirar" disse desligar não confundir é muito diferente ele continua lá só não trabalha, quando vier a inspecção liga-se novamente.

                    Essa dos kms é um pouco relativo porque tenho um colega meu com outro carro faz muita auto estrada faz muitos kms e já teve 3x problemas na FAP com custos elevados esse meu colega vai já tratar de desligar isso é certinho.

                    cumpz.

                    Comentário


                      #40
                      Concordo, e já vim trabalhar de bicicleta não por causa da FAP claro ainda nem carro próprio tinha na altura vou já dizer as desvantagens da minha experiência.
                      No verão chegava suado ao escritório às 08H30, depois chegava suado a casa às 12H00, depois chegava novamente suado ao escritório às 14H00 para terminar chegava outra vez suado a casa as 20H00 resultado 2 banhos por dia e andava desconfortável por causa do suor.
                      No inverno só havia duas hipoteses ou chegava completamente gelado do frio com suor à mistura ou chegava completamente encharcado da chuva com suor à mistura resultado 2 banhos por dia e a maior parte do inverno gripado com forte probablidade de apanhar pneumonia.

                      Para mim a bicicleta não é definitivamente opção não é que eu não tivesse tentado mas simplesmente é incompativel com o meu trabalho, depois ao fim de semana lá ia eu para os montes andar com a bicla e ai sim o carro ficava na garagem.

                      cumpz.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PauloAgra88 Ver Post
                        Eu não disse "retirar" disse desligar não confundir é muito diferente ele continua lá só não trabalha, quando vier a inspecção liga-se novamente.
                        Acho que não estás mesmo a perceber o que é o filtro de partículas.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Acho que não estás mesmo a perceber o que é o filtro de partículas.
                          Disseram-me que dava para deixar o filtro no sitio simplesmente desligava-se electronicamente dessa maneira o filtro de particulas nunca arrancava será que fui enganado?

                          cumpz.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por PauloAgra88 Ver Post
                            Concordo, e já vim trabalhar de bicicleta não por causa da FAP claro ainda nem carro próprio tinha na altura vou já dizer as desvantagens da minha experiência.
                            No verão chegava suado ao escritório às 08H30, depois chegava suado a casa às 12H00, depois chegava novamente suado ao escritório às 14H00 para terminar chegava outra vez suado a casa as 20H00 resultado 2 banhos por dia e andava desconfortável por causa do suor.
                            No inverno só havia duas hipoteses ou chegava completamente gelado do frio com suor à mistura ou chegava completamente encharcado da chuva com suor à mistura resultado 2 banhos por dia e a maior parte do inverno gripado com forte probablidade de apanhar pneumonia.

                            Para mim a bicicleta não é definitivamente opção não é que eu não tivesse tentado mas simplesmente é incompativel com o meu trabalho, depois ao fim de semana lá ia eu para os montes andar com a bicla e ai sim o carro ficava na garagem.

                            cumpz.
                            uma motita honda cb 250cc , gasta 3L , com 1000 euros já compras uma usadita. Sao motas bastante fiaveis, de manutenção barata, e ja podem andar em autoestrada.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por PauloAgra88 Ver Post
                              Disseram-me que dava para deixar o filtro no sitio simplesmente desligava-se electronicamente dessa maneira o filtro de particulas nunca arrancava será que fui enganado?

                              cumpz.
                              O filtro não liga nem desliga. Ele está lá metido no escape e...filtra. Não deixa passar partículas acima de uma certa dimensão.

                              De vez em quando (quando necessário) o sistema de gestão do motor é que liga a regeneração para limpar o filtro. Basicamente isto consiste em injectar gasóleo no tempo de escape, para ele ir queimar no filtro (alguns sistemas têm um injector mesmo à beira do filtro, já fora do motor). Teoricamente isto pode ser desligado...mas aí a única coisa que vai acontecer é que quando o filtro começar a entupir, não regenera e é mesmo até entupir completamente.

                              Não te livras do problema sem o retirar fisicamente do escape.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                Os carros a gasoleo andam muito sensiveis queres tu dizer !

                                Eles estao todos minados de sensores muito sensiveis , injeçoes idem aspas e agora com faps EGR's etc etc

                                Por isso quem compra um veiculo a diesel actual é apenas para fazer muitos kilometros e sempre a andar , caso contrario é um erro !

                                Isso de retirar o fap é costume actualmente , porem se as coisas apertarem nos centros de inspeçao como parece que vai acontecer ( saiu noticias com listas negras de centros que passavam "por baixo " ) vai ser mais complicado passar .

                                Por isso a ideia "ele tem de servir tanto para 1000km como para 1km " era verdade até entao pois com esta tecnologia toda sao carros que teem de fazer muitos kilometros e dai a unica razao de diesel que é fazer kilometros devido aos seus consumos !

                                Nao faz sentido e é um erro comprar diesel para fazer 5 kms ou pouco mais !

                                entao os taxistas estao feitos ao bife ! tanto fazem uma corrida de 3Km como outra de 20. sera que vamos ver taxis a gasolina ? pouco provavel!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por PauloAgra88 Ver Post
                                  Concordo, e já vim trabalhar de bicicleta não por causa da FAP claro ainda nem carro próprio tinha na altura vou já dizer as desvantagens da minha experiência.
                                  No verão chegava suado ao escritório às 08H30, depois chegava suado a casa às 12H00, depois chegava novamente suado ao escritório às 14H00 para terminar chegava outra vez suado a casa as 20H00 resultado 2 banhos por dia e andava desconfortável por causa do suor.
                                  No inverno só havia duas hipoteses ou chegava completamente gelado do frio com suor à mistura ou chegava completamente encharcado da chuva com suor à mistura resultado 2 banhos por dia e a maior parte do inverno gripado com forte probablidade de apanhar pneumonia.

                                  Para mim a bicicleta não é definitivamente opção não é que eu não tivesse tentado mas simplesmente é incompativel com o meu trabalho, depois ao fim de semana lá ia eu para os montes andar com a bicla e ai sim o carro ficava na garagem.

                                  cumpz.

                                  a malta fala das bicicletas mas nao estou a ve los desconfortaveis no escritorio a cheirar a suor .

                                  a menos que no escritorio tenham duche , caso contrario ao fim de uma ou duas horas começam a emanar um cheiro que ninguem pode estar ao pe deles.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                    O filtro não liga nem desliga. Ele está lá metido no escape e...filtra. Não deixa passar partículas acima de uma certa dimensão.

                                    De vez em quando (quando necessário) o sistema de gestão do motor é que liga a regeneração para limpar o filtro. Basicamente isto consiste em injectar gasóleo no tempo de escape, para ele ir queimar no filtro (alguns sistemas têm um injector mesmo à beira do filtro, já fora do motor). Teoricamente isto pode ser desligado...mas aí a única coisa que vai acontecer é que quando o filtro começar a entupir, não regenera e é mesmo até entupir completamente.

                                    Não te livras do problema sem o retirar fisicamente do escape.
                                    Faz todo o sentido, muito obrigado pela explicação
                                    Existe alguma maneira de saber quando ele está a fazer a tal regeneração?

                                    Andavam-me a dizer que era só desligar e pronto, não era preciso tirar nada fora, afinal

                                    cumpz.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por PauloAgra88 Ver Post
                                      Faz todo o sentido, muito obrigado pela explicação
                                      Existe alguma maneira de saber quando ele está a fazer a tal regeneração?

                                      Andavam-me a dizer que era só desligar e pronto, não era preciso tirar nada fora, afinal

                                      cumpz.
                                      Sabes que ele está a regenerar quando o consumo subir dois ou três litros sem mais nem menos

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por lmsc Ver Post
                                        entao os taxistas estao feitos ao bife ! tanto fazem uma corrida de 3Km como outra de 20. sera que vamos ver taxis a gasolina ? pouco provavel!


                                        Já tens taxis a GPL...

                                        Sendo que tem por base, carros a gasolina... como também, com sistema diesel.

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                                          #50
                                          Originalmente Colocado por PauloAgra88 Ver Post
                                          Faz todo o sentido, muito obrigado pela explicação
                                          Existe alguma maneira de saber quando ele está a fazer a tal regeneração?

                                          Andavam-me a dizer que era só desligar e pronto, não era preciso tirar nada fora, afinal

                                          cumpz.
                                          ve o que coloquei no meu mitsubishi para saber quando regenera
                                          http://forum.autohoje.com/diario-de-...d-intense.html

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                                            #51
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Também me questiono...

                                            É que a fazer essa quilometragem, o investimento em outro carro, dá para muito combustível mesmo.
                                            Se faz 4 km por dia - e atenção, não tenho nada a haver o que user faz com o dinheiro -, mas se não der problemas, para quê trocar de carro.

                                            Eu tenho um mais velho, que faz em média 150 km por dia, e enquanto não der chatices de maior, não vejo razão para o trocar.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Já tens taxis a GPL...

                                              Sendo que tem por base, carros a gasolina... como também, com sistema diesel.
                                              os taxistas a GPL sao uma minoria

                                              Comentário


                                                #53
                                                Fazer 1 Km de bicicleta nunca fez ninguém suar, a não ser que seja a subir.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                  Fonix tambem nao desajava tao mal , se é para andar pouquissimo que se compre algo bem confortavel com interiores interessantes e motorizaçao a condizer e nao um saxo 1.5 D cruzes
                                                  Eu prefiro fazer 150 km por dia num Saxo 1.5D, do que 10 km, num Corsa dos novos.

                                                  Pelo menos, não me doem as costas, de cada vez que passo numa lomba.

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                                    uma motita honda cb 250cc , gasta 3L , com 1000 euros já compras uma usadita. Sao motas bastante fiaveis, de manutenção barata, e ja podem andar em autoestrada.
                                                    Offspring sabes qual é o motivo de não ter uma mota? Eu adoro motas de pista ia começar com uma coisa humilde sabendo como sou enquanto não tivesse uma mota "a sério" não ia descançar lá se ia a economia e a probablidade de morrer ia aumentar substancionalmente, por isso mantenho-me afastado delas mas simplesmente adoro ouvi-las a roncar

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por lmsc Ver Post
                                                      entao os taxistas estao feitos ao bife ! tanto fazem uma corrida de 3Km como outra de 20. sera que vamos ver taxis a gasolina ? pouco provavel!
                                                      Não compares.

                                                      Um taxista faz uma corrida de 3Km...e passados 10 minutos começa outra, e depois outra, e depois faz uma de 50...O táxi passa horas a rolar, os pequenos intervalos entre as corridas não dão para o motor arrefecer.

                                                      Não é a mesma coisa que arrancar de manhã a frio, fazer 3Km e voltar 4 horas mais tarde para fazer outros tantos.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por lmsc Ver Post
                                                        a malta fala das bicicletas mas nao estou a ve los desconfortaveis no escritorio a cheirar a suor .

                                                        a menos que no escritorio tenham duche , caso contrario ao fim de uma ou duas horas começam a emanar um cheiro que ninguem pode estar ao pe deles.
                                                        Ha que saber controlar o esforço também. Nem tudo é uma corrida

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por lmsc Ver Post
                                                          a malta fala das bicicletas mas nao estou a ve los desconfortaveis no escritorio a cheirar a suor .

                                                          a menos que no escritorio tenham duche , caso contrario ao fim de uma ou duas horas começam a emanar um cheiro que ninguem pode estar ao pe deles.
                                                          1Km mal dá para aquecer, só se for em sprint.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                            Sabes que ele está a regenerar quando o consumo subir dois ou três litros sem mais nem menos
                                                            A sério? Nunca me aconteceu tens a certeza? O meu consumo está sempre acima dos 8 mas também porque gosto de soltar os cavalos de vez em quando Não há outra alternativa?

                                                            cumpz.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                              Se faz 4 km por dia - e atenção, não tenho nada a haver o que user faz com o dinheiro -, mas se não der problemas, para quê trocar de carro.

                                                              Eu tenho um mais velho, que faz em média 150 km por dia, e enquanto não der chatices de maior, não vejo razão para o trocar.


                                                              É claro, que cada um faz o que quer do seu dinheiro e se calhar, até quer ter outro carro.

                                                              Mas sem sombra de dúvidas, que para as deslocações que faz, do meu ponto de vista, não justifica o investimento.

                                                              Comentário

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