Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Multa por excesso de velocidade na Suiça

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por bravosp Ver Post
    Passados 3 meses (hoje) recebi um envelope em casa com a carta lá dentro, SÓ a carta nem uma folha a explicar as coisas daqui para a frente nada de nada. Acho no mínimo estranho.
    Agarra na carta e vai aos serviços automoveis ou a policia e tenta saber qual é o veredicto final. Assim ficas esclarecido.

    O RK7 tambem teve problemas com a carta e acho que na altura recebeu uma carta junto com o veredicto e as consequencias de novos incumprimentos.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por rodrigol Ver Post
      Claro que sim, mas apenas quando há limite obrigatório!
      Por acaso já passei por um carro da policia em marcha de emergência na AE lol

      Nesse campo aqui é o paraíso, quando ha limites basta ir a mais 10% que ninguém chateia...

      A minha namorada ia a 64 no velocímetro quando foi flaxada, deram lhe 58kmh e 15€... A 55 kmh não lhe acontecia nada!

      Comentário


        #63
        Hoje fui eu, nunca tinha levado com tamanho flash na vida. Eu que pensava que a luz era azul e afinal é meia amarela laranja

        Era uma zona de 80km/h fora de uma localidade eu devia ir no máximo a 85km/h (acho) atrás de uma fila (com alguns metros de distancia do ultimo e pelo que vi fui o único a levar com a fotografia.

        Agora é esperar.

        Comentário


          #64
          Se fores a 85 no ponteiro e o limite era 80 de certeza que nao e pela velocidade ou nao foste tu.

          De certeza que era 80? Podes ir a 90 de ponteiro em zonas de 80.

          Comentário


            #65
            eheheh, tens razão.

            é laranja mas muito forte.

            há uns anos ia a 40km/h numa zona de 30 , até fiquei a ver mal


            Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
            Hoje fui eu, nunca tinha levado com tamanho flash na vida. Eu que pensava que a luz era azul e afinal é meia amarela laranja

            Era uma zona de 80km/h fora de uma localidade eu devia ir no máximo a 85km/h (acho) atrás de uma fila (com alguns metros de distancia do ultimo e pelo que vi fui o único a levar com a fotografia.

            Agora é esperar.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
              Se fores a 85 no ponteiro e o limite era 80 de certeza que nao e pela velocidade ou nao foste tu.

              De certeza que era 80? Podes ir a 90 de ponteiro em zonas de 80.
              Não vinha ninguém atrás de mim, só posso ter sido eu. A mais de 90 não ia, mas agora é uma duvida. Será que não ?

              Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
              eheheh, tens razão.

              é laranja mas muito forte.

              há uns anos ia a 40km/h numa zona de 30 , até fiquei a ver mal
              Quando passei no sentido contrario vi o aparato de câmaras que lá colocaram na ponte, duas viradas para cada lado! Aqui é uma praga.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                São uns incivilizados, esses Suíços. Têm a mania de fazer leis e depois obrigam toda a gente a cumpri-las. Este mundo está perdido.
                Portugal não tem leis também? e não são obrigados a respeita-la?
                Alias a lei suíça no seu geral pouco diferente è da portuguesa ou outro país qualquer da EU a unica diferença que existe è que na suíça è escrupulosamente obedecida e se não obedeces então pagas as sequencias ou que direito tens tu de desobedecer a lei que traz ordem e segurança aos demais? quem não obedece que page as consequências de seus actos antes assim que no hospital com mais vitimas inocentes!



                respondendo ao topico, Maioritariamente se è a primeira vez que cometeste um contra-ordenação grave vais ficar com multa inibição de conduzir e pena suspensa durante 5 anos um advogado pode te ajudar a não ficares inibido de conduzir.

                se è a segunda vez dentro de 5 anos, ficas sem carta + multa e com possível pena de prisão recomendo arranjares um advogado para te safares da prisão.

                podes pedir uma segunda via e conduzires na EU sem problema contudo se usares a segunda via na suíça e fores outra vez controlado então ficas sem carta definitivamente.


                a 120 com limite de 80 na suíça! homem que te deu?

                edit: lamento responder tao tarde

                Originalmente Colocado por bravosp Ver Post
                Passados 3 meses (hoje) recebi um envelope em casa com a carta lá dentro, SÓ a carta nem uma folha a explicar as coisas daqui para a frente nada de nada. Acho no mínimo estranho.
                o que queres que te digam mais? ainda não aprendes-te a lição? eu na tua situação me certificaria se estas de pena suspensa ou não...
                Editado pela última vez por singularidade; 05 September 2016, 19:05.

                Comentário


                  #68
                  Agora a questão é, sabes quanto custa um bom advogado por hora aqui ? Eu numa situação dessas não tinha dinheiro para pagar 1 semana de trabalho de um! São sensivelmente 450CHF/H!

                  Tal como dizem a lei aqui é muito similar a portuguesa, com mais umas quantas regras e leis adicionais a diferença é que se não cumpres e descobrem acabas por ficar tão escaldado que nunca mais pensas em não cumprir. Isto quando te preocupas em ter uma vida solida e estável, quando se é gandim está tudo bem.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                    Hoje fui eu, nunca tinha levado com tamanho flash na vida. Eu que pensava que a luz era azul e afinal é meia amarela laranja

                    Era uma zona de 80km/h fora de uma localidade eu devia ir no máximo a 85km/h (acho) atrás de uma fila (com alguns metros de distancia do ultimo e pelo que vi fui o único a levar com a fotografia.

                    Agora é esperar.

                    vão descontar-te os 5 km/h de tolerância, e depois pagas segunda a tabela
                    https://www.ch.ch/fr/depassement-vitesse/

                    Comentário


                      #70
                      Nos radares de 80 ha sempre 5 km/h de tolerancia e depois ha a velocidade real vs o que o veiculo indica.

                      Mesmo que fosses a 90 muito dificilmente daria multa porque a velocidade real nunca seria acima de 85. De certeza que era limite de 80 e nao 60?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                        Agora a questão é, sabes quanto custa um bom advogado por hora aqui ? Eu numa situação dessas não tinha dinheiro para pagar 1 semana de trabalho de um! São sensivelmente 450CHF/H!

                        Tal como dizem a lei aqui é muito similar a portuguesa, com mais umas quantas regras e leis adicionais a diferença é que se não cumpres e descobrem acabas por ficar tão escaldado que nunca mais pensas em não cumprir. Isto quando te preocupas em ter uma vida solida e estável, quando se é gandim está tudo bem.
                        Adquire legal insurance (seguro legal em Portugues???). Vale a pena. Para rendas, etc. Vale bem a pena.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                          Adquire legal insurance (seguro legal em Portugues???). Vale a pena. Para rendas, etc. Vale bem a pena.
                          estava mesmo para dizer isso è comum na suíça ter seguro jurídico e da mesmo jeito em esse país

                          Comentário


                            #73
                            Então não era na Suiça que são todos cumpridores... AHHH espera se fossem cumpridores não precisavam de radares

                            Comentário


                              #74
                              em regra geral quando se diz cumpridores se refere um maior cumprimento geral e respeito pelas regras e o facto de não ser normal serem praticadas velocidades altas se es apanhado a 200klmH muito provável a foto-radar vai parar ao jornal blick com o titulo ''mais um streetracer atrás das grades'' noticia de primeira pagina
                              não dizem o nome mas a nacionalidade e idade essa não escapa

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                Então não era na Suiça que são todos cumpridores... AHHH espera se fossem cumpridores não precisavam de radares
                                Este e o problema deste forum: So existe todos ou nenhum.

                                A Suica tem 25% de emigrantes e todos os anos saem e entra muita gente. Pela minha experiencia os radares e para o novos. Um Pais que tem tanto turista e novo emigrante tem de ser fortemente fiscalizado.

                                O nao existir pedintes, lavadores de carros nos semaforo, nao haver carros mal estacionados, e tentar que tudo cumpra as leis em geral so com forte fiscalizacao.

                                E 1 anedota ouvir e aqui sim, toda a gente, contar os seus primeiros 6 meses:


                                A multa a 51, o pagar impostos, o nao haver entregas gratuitas (tipo IKEA,sofas etc). O pagar-se orcamentos mesmo que nao se queira a execucao. Suicos a fazer revisoes de 3000/4000 para vender o carro a seguir por 5000.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                  vão descontar-te os 5 km/h de tolerância, e depois pagas segunda a tabela
                                  https://www.ch.ch/fr/depassement-vitesse/
                                  Se assim for não é mau.

                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                  Nos radares de 80 ha sempre 5 km/h de tolerancia e depois ha a velocidade real vs o que o veiculo indica.

                                  Mesmo que fosses a 90 muito dificilmente daria multa porque a velocidade real nunca seria acima de 85. De certeza que era limite de 80 e nao 60?
                                  Naquele troço é a 80km/h... Mas quando chegar a multa já fico a saber...

                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                  Adquire legal insurance (seguro legal em Portugues???). Vale a pena. Para rendas, etc. Vale bem a pena.
                                  Agora que falas nisso acho que desconto qualquer coisa para ter direito a um advogado gratuito aqui, mas sem certezas.

                                  Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                  estava mesmo para dizer isso è comum na suíça ter seguro jurídico e da mesmo jeito em esse país
                                  Acho que tenho isso.

                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                  Então não era na Suiça que são todos cumpridores... AHHH espera se fossem cumpridores não precisavam de radares
                                  Aqui os radares são como cogumelos, até mete medo.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Apagar.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                      Este e o problema deste forum: So existe todos ou nenhum.

                                      A Suica tem 25% de emigrantes e todos os anos saem e entra muita gente. Pela minha experiencia os radares e para o novos. Um Pais que tem tanto turista e novo emigrante tem de ser fortemente fiscalizado.

                                      O nao existir pedintes, lavadores de carros nos semaforo, nao haver carros mal estacionados, e tentar que tudo cumpra as leis em geral so com forte fiscalizacao.

                                      E 1 anedota ouvir e aqui sim, toda a gente, contar os seus primeiros 6 meses:


                                      A multa a 51, o pagar impostos, o nao haver entregas gratuitas (tipo IKEA,sofas etc). O pagar-se orcamentos mesmo que nao se queira a execucao. Suicos a fazer revisoes de 3000/4000 para vender o carro a seguir por 5000.
                                      Tanto quanto consigo perceber, a maioria dos habitantes da Suiça são estrangeiros; suiços são apenas uma mão-cheia comparados com os emigrantes. De tal forma que me faz lembrar as ex-colónias, mas ao contrário. Têm lá os emigrantes a trabalhar para os suiços a ganhar a décima parte deles, quando não é menos, apesar de serem salários acima da média a que estamos habituados.

                                      Quanto a mim, trata-se da exploração do branco pelo branco e levada a cabo por uma ínfima minoria de "milionários" que vivem da especulação.

                                      As leis locais e o seu rigor não deixam de reflectir esta mesma situação.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Justinotino Ver Post
                                        Tanto quanto consigo perceber, a maioria dos habitantes da Suiça são estrangeiros; suiços são apenas uma mão-cheia comparados com os emigrantes. De tal forma que me faz lembrar as ex-colónias, mas ao contrário. Têm lá os emigrantes a trabalhar para os suiços a ganhar a décima parte deles, quando não é menos, apesar de serem salários acima da média a que estamos habituados.

                                        Quanto a mim, trata-se da exploração do branco pelo branco e levada a cabo por uma ínfima minoria de "milionários" que vivem da especulação.

                                        As leis locais e o seu rigor não deixam de reflectir esta mesma situação.
                                        Não podias estar mais errado! A maioria dos habitantes são suíços e não emigrantes!
                                        E voltas a estar errado quando dizes que um emigrante ganha menos que um suíço numa função igual. O que não faltam são suíços a trabalhar como jardineiros e carpinteiros, assim como a limpar ruas e a lavar pratos em hotéis! Curioso que as minhas folgas de inverno eram feitas por um suíço. Assim como trabalho lado a lado com o meu patrão... que tem um Toyota Corolla de 93... coisas de milionários.

                                        Uma coisa eu sei, para a realidade Suíça posso ainda ganhar mais algum dinheiro.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                          Não podias estar mais errado! A maioria dos habitantes são suíços e não emigrantes!
                                          E voltas a estar errado quando dizes que um emigrante ganha menos que um suíço numa função igual. O que não faltam são suíços a trabalhar como jardineiros e carpinteiros, assim como a limpar ruas e a lavar pratos em hotéis! Curioso que as minhas folgas de inverno eram feitas por um suíço. Assim como trabalho lado a lado com o meu patrão... que tem um Toyota Corolla de 93... coisas de milionários.

                                          Uma coisa eu sei, para a realidade Suíça posso ainda ganhar mais algum dinheiro.
                                          É curioso que não é, de todo, essa a imagem que vários emigrantes na Suiça me fizeram passar, apesar de saber que há, excepcionalmente, vários patrões a trabalhar ao lado dos empregados. Quando se fala em "maioria" não se está a dizer "todos", mas como estou a comentar o que terceiros me transmitiram, deixo a dúvida no ar...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Justinotino Ver Post
                                            É curioso que não é, de todo, essa a imagem que vários emigrantes na Suiça me fizeram passar, apesar de saber que há, excepcionalmente, vários patrões a trabalhar ao lado dos empregados. Quando se fala em "maioria" não se está a dizer "todos", mas como estou a comentar o que terceiros me transmitiram, deixo a dúvida no ar...
                                            Deve haver casos menos felizes aqui, como em todo o lado mas por norma reina o bom senso e a lei para todos, rico ou pobre.
                                            Os ordenados também são tabelados, nenhum patrão te pode contratar a 100% e depois pagar-te 2 mil CHF mês por exemplo.

                                            Eu não sinto essa discriminação, mas sei que posso ganhar mais como já o referi, mas também sei de suíços na mesma função a ganhar menos que eu uns bons 500 CHF mês...

                                            Também é comum ver pessoal nos tópicos cafés portugueses que é chapa ganha chapa gasta ... ainda aqui a dias ia com a namorada e ouvi um indivíduo português aqui a dizer "eu preciso desse dinheiro para comer" ... dá que pensar! Verdade é que não o vejo a trabalhar.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                              estava mesmo para dizer isso è comum na suíça ter seguro jurídico e da mesmo jeito em esse país


                                              a protecção juridica serve patra salvaguardar os direitos do utilizador, nada mais !!! tens essa opção nos seguros, face a uma situação que requer alguns tramites legais, o etu seguro encarrega-se de salvaguardar os teus interesses sem que sejas rtu a pedir um advogado.

                                              a assistência juridica não está lá para safar multas ou contornar a lei !!!

                                              (Socrates, sai desse corpo)

                                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                              Então não era na Suiça que são todos cumpridores... AHHH espera se fossem cumpridores não precisavam de radares
                                              na suiça toda a gente pia fino, não há justiça para pobres e para ricos, a repressão é assombrosa e sobretudo dolorosa.


                                              Originalmente Colocado por Justinotino Ver Post
                                              Tanto quanto consigo perceber, a maioria dos habitantes da Suiça são estrangeiros; suiços são apenas uma mão-cheia comparados com os emigrantes. De tal forma que me faz lembrar as ex-colónias, mas ao contrário. Têm lá os emigrantes a trabalhar para os suiços a ganhar a décima parte deles, quando não é menos, apesar de serem salários acima da média a que estamos habituados.

                                              Quanto a mim, trata-se da exploração do branco pelo branco e levada a cabo por uma ínfima minoria de "milionários" que vivem da especulação.

                                              As leis locais e o seu rigor não deixam de reflectir esta mesma situação
                                              .
                                              não sei que livros andas a ler, mas o que acabas de escrever é tipicamente a visão redutora do emigrante frustrado.

                                              por acaso, suiços, suiços mesmo suiços são mesmo poucos, agora dizer que os suiços exploram a espretalhada é demonstrar e auto-atestar uma total ignorância sobre o país e a sua forma de estar.

                                              no entanto existem uns tantos emigrantes portugueses que vêm com as manias do xicoespertismo tuga, acham que podem armar-se em finos por cá, montar esquemas, e depois, olha, são apanhados na curva e dão-se mal,
                                              deparam-se com um sistema que lhes vai lembrando que não estão na tugolândia e claro, depois os suiços são racistas e oportunistas.

                                              veiculam-se muitos mitos sobre a suiça, mas a realidade é que é um país que causa algum desconforto a malandragem, pode-se ter uma qualidade de vida excepcional, mas tens que trabalhar para tal .... e muita gente não está habituada a isso.
                                              Editado pela última vez por rsk; 08 September 2016, 22:29.

                                              Comentário


                                                #83
                                                agora quanto as questões das multas,

                                                multas de estacionamento,
                                                já levei umas tantas, 40, 60 e 120 chf, porque passei o tempo de estacionamento, porque estacionei torto ou porque não dei os 5 metros para o cruzamento ..... doem e não pensem que vão falar com o primo para safar a multa, pagam e calam,
                                                se calhar é por isso que aqui não estacionam em lugares de deficientes, e os ferraris cabem nos mesmos lugares que os Fiats 500,
                                                hoje choca-me que em portugal, ver mercedes estacionados a ocupar dois lugares, lugares de deficientes ou em cima de passeios,
                                                na suiça, quem tem dinheiro dá o exemplo e não se arma em gente estratosferica que está acima da lei.

                                                multas de velocidade,
                                                há dois meses levei com duas na mesma tarde, doem e muito, a partir de uns certos excessos, não só fico sem o carro, como arrisco-me à cadeia, como a multa é proporcional ao salário. por ano, são retirados à volta de 80.000 cartas de conducção na Suiça, 80.000 .....
                                                ao fim de um tempo acabas por te habituar, e toda a gente respeita, mesmo os estrangeiros que estão de passagem, esses recebem a multa em casa, podem até nem pagar, mas no dia em que voltarem à suiça, pagam a doer, e como sempre na suiça nunca é pouco.

                                                http://www.astra.admin.ch/dokumentat...r&msg-id=56279

                                                há um exemplo que ainda hoje não consigo encaixar, uma colega tinha comprado um bmw serie 3, novinho em folha, tinha seguro contra todos os riscos,
                                                um dia vinha pela estrada, e lá teve um acidente, ia sozinha, só bateu na berma da estrada, declarou ao seguro o acidente.
                                                o seguro meteu-se de fora porque o carro estava com os pneus de verão mas estavam na epoca de inverno e naquele dia houve geada, ficou sem o carro.
                                                passado 6 meses é chamada à tribunal porque não declarou o acidente, pagou as custas de tribunal, uns 400 chf, levou uma multa por não declarar o acidente e custos de limpeza da via, ainda outra por "défaut de maitrise" que lhe custou a carta por 6 meses.
                                                em suma, no final ficou sem carro, pagou uns 3.000 chf de multas, 6 meses sem carta, e nos seis meses seguintes nem podia pestenejar ao volante.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                                  agora quanto as questões das multas,

                                                  multas de estacionamento,
                                                  já levei umas tantas, 40, 60 e 120 chf, porque passei o tempo de estacionamento, porque estacionei torto ou porque não dei os 5 metros para o cruzamento ..... doem e não pensem que vão falar com o primo para safar a multa, pagam e calam,
                                                  se calhar é por isso que aqui não estacionam em lugares de deficientes, e os ferraris cabem nos mesmos lugares que os Fiats 500,
                                                  hoje choca-me que em portugal, ver mercedes estacionados a ocupar dois lugares, lugares de deficientes ou em cima de passeios,
                                                  na suiça, quem tem dinheiro dá o exemplo e não se arma em gente estratosferica que está acima da lei.

                                                  multas de velocidade,
                                                  há dois meses levei com duas na mesma tarde, doem e muito, a partir de uns certos excessos, não só fico sem o carro, como arrisco-me à cadeia, como a multa é proporcional ao salário. por ano, são retirados à volta de 80.000 cartas de conducção na Suiça, 80.000 .....
                                                  ao fim de um tempo acabas por te habituar, e toda a gente respeita, mesmo os estrangeiros que estão de passagem, esses recebem a multa em casa, podem até nem pagar, mas no dia em que voltarem à suiça, pagam a doer, e como sempre na suiça nunca é pouco.

                                                  http://www.astra.admin.ch/dokumentat...r&msg-id=56279

                                                  há um exemplo que ainda hoje não consigo encaixar, uma colega tinha comprado um bmw serie 3, novinho em folha, tinha seguro contra todos os riscos,
                                                  um dia vinha pela estrada, e lá teve um acidente, ia sozinha, só bateu na berma da estrada, declarou ao seguro o acidente.
                                                  o seguro meteu-se de fora porque o carro estava com os pneus de verão mas estavam na epoca de inverno e naquele dia houve geada, ficou sem o carro.
                                                  passado 6 meses é chamada à tribunal porque não declarou o acidente, pagou as custas de tribunal, uns 400 chf, levou uma multa por não declarar o acidente e custos de limpeza da via, ainda outra por "défaut de maitrise" que lhe custou a carta por 6 meses.
                                                  em suma, no final ficou sem carro, pagou uns 3.000 chf de multas, 6 meses sem carta, e nos seis meses seguintes nem podia pestenejar ao volante.


                                                  Pois.... apesar dos pneus de inverno não serem obrigatórios (mas aconselhados), numa situação dessas é totalmente enquadrável na "perte de maîtrise" e é esse o fio condutor da atribuição de responsabilidade.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    Pois.... apesar dos pneus de inverno não serem obrigatórios (mas aconselhados), numa situação dessas é totalmente enquadrável na "perte de maîtrise" e é esse o fio condutor da atribuição de responsabilidade.
                                                    onde a coisa se torna "surreal",
                                                    é o facto de ela ter sido chamada a comparecer em tribunal 6 meses depois do acidente, lá as autoridades conseguiram encontra-la e confronta-la com os factos, até nos custos apresentaram o meco reflector que ela deitou ao chão. como se já não bastava ter ficado sem o carro ....

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Ha casos ridiculos com tanta fiscalizacao. Nao e so o paraiso. Como em Portugal a falta de fiscalizacao faz que com que o pessoal estacione em todo o lado aqui ha casos negativos.

                                                      Agora eu sou daquelas pessoas, provavelmente por viver aqui ha 5 anos, aluguei um cooper S que é 1 desportivo de 192 cavalos e o maximo que dei foi 143 km/h em 500 kms inclusive na ITalia.

                                                      No Topico ao lado disse que fiz alqueva porto com uma bmw 320d e nao achei seguro ultrapassar e o ppl todo caiu-me em cima porque eu nao sei conduzir. Sao formas de encarar a conducao.

                                                      Mas nao e so Portugal. Basta ir a milao com 1 carro de 200..300 cavalos que comeca os picancos nos semaforos, nas rotundas etc

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Na Suiça tmb há picanços nos semáforos. mas é só aí até aos 60/70 km/h!

                                                        Em dois anos e pouco, tive duas multas.

                                                        40.- por ter o "distico de estacionamento" fora do prazo
                                                        20.- 129 km/h numa zona de 120 km/h

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Justinotino Ver Post
                                                          É curioso que não é, de todo, essa a imagem que vários emigrantes na Suiça me fizeram passar, apesar de saber que há, excepcionalmente, vários patrões a trabalhar ao lado dos empregados. Quando se fala em "maioria" não se está a dizer "todos", mas como estou a comentar o que terceiros me transmitiram, deixo a dúvida no ar...

                                                          A maior parte da minha família está na Suíça e eu mesmo já lá fui várias vezes. Do que me contam e do que vi, os patrões trabalham lado a lado e nem sequer têm uma vida muito mais faustosa do que os empregados.
                                                          É claro que se estivermos a falar da Nestlé ou da Swatch, imagino que os CEO e os gestores de topo não metam as mãos no leite nem nas engrenagens dos relógios

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            É complicado generalizar.

                                                            A vantagem da Suiça e que os salarios sao bastantes aproximados em qq profissao. Nao existe muita (existe sempre alguma) entre um mecanico, um doutor.

                                                            Agora tambem e possivel progredir na carreira facilmente (o esforço e reconhecido).

                                                            E sao 25% de nao suiços (ou seja que nao tem nacionalidade Suiça).

                                                            Agora os maus casos:
                                                            Ha muito emigrante que vem de paises como o nosso e vem Suiços que ja vivem aqui ha decadas com ferraris, casa no lago, viagens de 2 a 3 meses ao estrangeiro.

                                                            Isso nao e conseguido ao fim de 1..2 anos mas ao fim de 10...20 anos. Esses sao os que dizem que os Suicos sao malandros porque tem 3 meses de ferias/ano.

                                                            Eu estou a trabalhar para isso: Aos 40 trabalhar 4 dias/ano :D mas vai demorar mais 5 (10 anos total aqui)

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                              É complicado generalizar.

                                                              (...)
                                                              convenhamos que existem padrões de comportamento que são bem proprios à nossa cultura.

                                                              daí sim, existe margem para generalizações ! e o que há são excepções !

                                                              o tuga bravo é de natureza malandro, porque devemos desculpar esse comportamento ou esconder este facto ?
                                                              o português é xico-esperto, sempre a tentar escapar as obrigações, fugir aos impostos, meter baixa para fazer uns biscaites, arranjar esquemas para tudo e mais alguma coisa, lobbies e compadrios, onde a malandragem compensa e o crime saí impune ..... ou será que portugal é um exemplo de idoneidade?

                                                              agora claro, que o tuga bravo, gajo vaidoso e acomodado vê a Suiça como uma oportunidade,
                                                              mal chega tenta logo contornar o esquema, e dá-se mal porque afinal para alimentar as vaidades tem que trabalhar para as mesmas !
                                                              a suiça não é portugal, e quando a tugalhada depara-se com um sistema que lhe corta os voos, dá-se mal, e vem com as historias que o suiço é racista, explorador e é rico porque andou a roubar aos judeus durante a segunda guerra mundial, e ainda diz-se vitima de um complot global para lhe dar cabo da vida.

                                                              não tenho qualquer problema em dizer que na generalidade o português é malandro e oportunista, depois cabe a cada um ser a excepção.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X