Boas após 4 meses de condução com o meu a3 1.6 sport de 99 venho dizer que acho o motor pouco potente e que nem parece que tem lá os anunciados 102 cavalos . E certo que sou fã de turbinados mas acho que este atmosférico e um pouco molengão entao em subidas e bastante fraco , so lhe consigo achar piada em AE . De resto tirando claro os consumos o carro e muito bom . Partilham da mesma opinião ?
Mas não leste o que escrevi ou estás só a ser teimoso
Se for necessário coloco uma foto do dua
os pesos máximos admissíveis por eixo, peso bruto e tara que estão escritos são diferentes daquilo que o carro realmente pesa por eixo e tem de tara.
muitas vezes existem erros enormes entre aquilo que a chapa vin tem descrita e aquilo que está no dua.
Tira o banco de trás, o pneu suplente, tapetes, alcatifa, triângulo, colete, tampões das jantes, tralha do porta luvas, e vais ver que isso já fica mais rápido.
Agora a serio, não é o carro que é pastelão, apenas os tempos evoluíram e ficamos mais exigentes. E esse motor foi feito para durar e ser confortável, não foi feito para corridas.
os pesos máximos admissíveis por eixo, peso bruto e tara que estão escritos são diferentes daquilo que o carro realmente pesa por eixo e tem de tara.
muitas vezes existem erros enormes entre aquilo que a chapa vin tem descrita e aquilo que está no dua.
são raros os casos onde tudo bate certo.
Andaste a pesar os carros para chegar a essa conclusão?
Existe de facto diferença, mas nunca na ordem das 2 centenas de kg.
Em vários sites está escrito que este A3 está na casa dos mil cem e poucos quilogramas.
Claro que me tenho que basear em sites de internet, não tenho nenhum DUA de um 8L à minha frente.
Querias que me baseasse em quê?
Continuo a perguntar, andas a pesar os carros?
sim ando! e em balanças devidamente aferidas e calibradas pelo ipac e inst port de metrologia.....
A mim nunca me viste dizer que o carro pesava 1100 kg. 1090 kg pesa um Clio III 1.2.
Os 1220 kg andam perto do que eu pensava, que seria na casa dos 1180-1200.
Posto isto, é interessante haver alguém que pode contar-nos acerca destas diferenças para os valores oficiais, mas escusas de vir numa óptica de "escarrapachar na cara das pessoas".
sim ando! e em balanças devidamente aferidas e calibradas pelo ipac e inst port de metrologia.....
vocês são todos buéda espertos e todos donos da verdade absoluta
demorou até me passar pelas mãos o carro em questão mas aqui vai.....
8L 1.6
dua:
tara 1226
peso 1º eixo 875
peso 2ºeixo 925
real:
tara 1220
peso 1ºeixo 736
peso 2ºeixo 485
tudo isto mas dizer que os pesos na chapa vin do carro são completamente errados e o carro na realidade pesa valores muito diferentes!!!!
eu disse na casa dos 1300 e afinal pesa 1220!
vocês, donos da verdade absoluta disseram que viram na net que pesa 1100 e como está escrito na net, logo é verdade
tudo isto para dizer que 100cvs, que à roda são bem menos, em 1220 kgs de peso nunca pode resultar num carro rápido.
Ora nem mais, afinal pesa 1220kg quando se falou, com dados de alguns sites, nos 1100 e tal.
Um deles diz 1176kg.
Afinal de contas provaste o quê mesmo?
Não se trata de ser ou não dono da razão. Acho que se trata de bom senso somente.
Bom senso que um A3 nunca poderia estar na casa das 3 centenas e que um A3 de 100cv nunca poderia andar muito.
Editado pela última vez por MadDragon; 28 December 2013, 14:54.
Conheço o motor num golf, claro que quando se conduz até as 2500 rpms ele é lento, mas é tranquilo nao pede muitas passagens de caixa, para andar bem tem que se subir as rpms mas com isso os consumos disparam... é um tipo de motor que fo feito para gasolina a 80 centimos e não a 1,6 euros...
Conheço o motor num golf, claro que quando se conduz até as 2500 rpms ele é lento, mas é tranquilo nao pede muitas passagens de caixa, para andar bem tem que se subir as rpms mas com isso os consumos disparam... é um tipo de motor que fo feito para gasolina a 80 centimos e não a 1,6 euros...
É normal , quer andar bem ? puxa se pelas rpm . Tipico num atmosferico .
Num diesel tambem é +/- a mesma coisa , em vez de trocares as 2000 rpm trocas as 4000 rpm ou pouco menos
sim ando! e em balanças devidamente aferidas e calibradas pelo ipac e inst port de metrologia....
vocês são todos buéda espertos e todos donos da verdade absoluta
demorou até me passar pelas mãos o carro em questão mas aqui vai.....
8L 1.6
dua:
tara 1226
peso 1º eixo 875
peso 2ºeixo 925
real:
tara 1220
peso 1ºeixo 736
peso 2ºeixo 485
tudo isto mas dizer que os pesos na chapa vin do carro são completamente errados e o carro na realidade pesa valores muito diferentes!!!!
eu disse na casa dos 1300 e afinal pesa 1220!
vocês, donos da verdade absoluta disseram que viram na net que pesa 1100 e como está escrito na net, logo é verdade
tudo isto para dizer que 100cvs, que à roda são bem menos, em 1220 kgs de peso nunca pode resultar num carro rápido.
e porque é que essa unidade em particular é ilustrativa ? tem 2 ou 4 portas ? é a sport ? tem AC ? sabes quanto pesa o AC ? que equipamento tinha ?
O que há de mais fiável é mesmo o que declara a marca, não são as pesagens de um modelo especifico.
O que interessa aqui é que o 1.6 no A3 é lento pronto
Se nos compararmos com outros motores 1.6 de 8v, esta dentro da media, ate o 1.6 de 16v da Renault nao é tao mais rapido quanto isso. Temos é ter alguma sensatez, claro que um 1.6 PSA 120cv anda mais, um 1.6 VTEC nem se fala, mas falamos de motores consideravelmente mais potentes. Na casa dos 1.6 100cv, este motor esta bem dentro da media.
sim ando! e em balanças devidamente aferidas e calibradas pelo ipac e inst port de metrologia.....
vocês são todos buéda espertos e todos donos da verdade absoluta
demorou até me passar pelas mãos o carro em questão mas aqui vai.....
8L 1.6
dua:
tara 1226
peso 1º eixo 875
peso 2ºeixo 925
real:
tara 1220
peso 1ºeixo 736
peso 2ºeixo 485
tudo isto mas dizer que os pesos na chapa vin do carro são completamente errados e o carro na realidade pesa valores muito diferentes!!!!
eu disse na casa dos 1300 e afinal pesa 1220!
vocês, donos da verdade absoluta disseram que viram na net que pesa 1100 e como está escrito na net, logo é verdade
tudo isto para dizer que 100cvs, que à roda são bem menos, em 1220 kgs de peso nunca pode resultar num carro rápido.
Ainda não pensaste que os 736kg do 1º eixo e os 925kg do 2º eixo, são os pesos máximos autorizados por cada eixo?
Ou seja o carro tem uma capacidade de carga de 736+925-1220=441kg.
Marinho, o carro não é um foguete e se procuras condução "desportiva" tens que o colocar a rpms altas e isso tem as consequências que tem.
Conheço quem tenha feito uma repro para 130cv e está satisfeito com o desempenho, mas confesso que nunca experimentei após a alteração. Já o que tive (toledo com este motor) sempre chegou para o que queria e é bem mais agradável de conduzir que o 1.7 CDTI que tenho agora (gostos).
Fez repro em gasolina? sempre ouvi que não há grandes vantagens nisso.
De qq forma, a mim parece-me que o teu problema com o carro é precisamente não ser turbinado. Não sentes o kick do turbo, mesmo que não seja nenhum 2.0, e isso dá-te a sensação de ser menos despachado .
Dou-te um exemplo, já conduzi um 308 1.4 95cv, um cdti 1.3 90 cv e um 1.6 tdi 105 cv. nem preciso de dizer qual é que é mais despachado. além da cilindrada maior, a questão do turbo altera tudo, porque em termos de peso/cv são todos ela por ela. O 1.3 cdti então...é um pastelão até entrar o turbo, mas quando entra até se torna engraçado de conduzir.
É o que te disseram...não podes esperar um bicho desse carro. se for igual ao golf de 2001, também 1.6, é forte qb e até acho enérgico, mas está longe de ser igual ao 1.6 tdi.
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