Há pouco tempo atrás, andando em autoestrada, quase que me rebentou um pneu. Era um pneu Continental 245/45/17 e, como poderão ver nas fotos que deixo em baixo, saltou mesmo uma tira do pneu. Apenas apresentava um pequeno desgaste na parte interior, não visível olhando normalmente para o pneu. Será isto normal que num pneu destes possa acontecer uma coisa destas? Um pneu caríssimo... Este pneu tinha 5/6 anos, mas quantas pessoas não terão nos seus carros pneus com mais de 5 anos??? O carro onde tinha estes pneus não é o carro de andar todos os dias, por isso o pneu tinha já essa idade, mas faço cerca de 10 a 15 mil km/ano, não se podendo dizer assim que os pneus ficavam muito tempo sem andar. Os pneus foram comprados novinhos, carro com revisões na marca, por isso nada fazia prever que o pneu estivesse quase a estoirar. Olhava muitas vezes para o rasto do pneu, estava dentro dos limites, e sempre tinha o máximo cuidado com a pressão. A Continental disse que não se responsabilizava por nada porque o pneu tinha mais de 5 anos e que não apresentava defeitos de fabrico..... Agora mudei para a Michelin e acho estes pneus muito melhores, ou seja, mais macios, pois um pneu 245/45/17 é um pneu bem duro e por isso faz-se sentir bem nos buracos. Sempre usei Continental, mas agora esquece!!!!
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Já agora umas questões para se perceber melhor:
Marca da viatura:
Modelo da viatura:
Modelo do pneu:
Medida do pneu com indice de carga e velocidade:
Roda em que estava montado o pneu:
Quantos kms percorridos:
Frequência da verificação de pneus:
Frequência dos alinhamentos:
Frequência da rotação de pneus:
PS: Esse lado que abriu, estava do lado interior do eixo correcto?
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O carro é um mercedes E 270 cdi de 2002 (w211). O pneu é um Continental sportcontact2 245/45/17 95W, mesma marca que os de origem. Este pneu deveria ter uns 50/60 mil kms e o carro, embora não andando todos os dias, andava todas as semanas. O alinhamento anterior, embora feito há mais de 30 mil kms, foi feito na mercedes e a direcção não apresentava qualquer sinal de desalinhamento. O lado que abriu foi o interior. A última revisão tinha sido feita na mercedes há menos de 15 mil kms.
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5 anos? Está dentro do limite razoável (60 mil KM´s).... Ou seja, a probabilidade de algo acontecer já é alta (não significando que deve acontecer)...
Os consumidores têm de perceber, por mais que custe, que "teoricamente", tudo acima de +/- 30 mil KM´s num pneu já é "bónus", e que o mesmo ja perdeu bastantes propriedades (já para não falar nos buracos, passeios, travagens fortes, temperaturas escaldantes, etc... )Editado pela última vez por REDLINER; 07 January 2014, 18:34.
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Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Postpneu velho e gasto, provavelmente teve um furo lento e rodou meio vazio, há desgraças muito maiores, o que querias que a marca te desse um novo? também eu...
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Originalmente Colocado por CES Ver PostVelho e gasto??? O rasto estava dentro dos limites e um pneu de mais de 200 euros não é para se estragar assim...
Compreendo tua indignação, mas como já te explicaram, com essa idade/KM´s não se pode pedir muito... Até poderiam ser de 500 euros cada um...
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostIas em ae e saltou uma tira? É essa nas fotos? Deste-te ao trabalho de ir apanha-la?
O pneu esvaziou ou foi só a tira que saltou?
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostComo se vê bem nas fotos:
Há uma diferença absurda de desgaste do lado exterior para o interior.
Isso só pode significar que o carro estava desalinhado.
A culpa não foi do pneu, foi de falta de manutenção adequada.
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Pela opinião de alguns parece que um pneu de mais de 5 anos e 60 mil kms é normal que isto aconteça.... não digo que não seja velho, mas normal?????
Tenho um outro carro com uns Michelin bem mais baratuchos que já têm 8 anos e quase 100 mil/kms e ainda estão para as curvas....
Trocar de pneus só quando o rasto atingir os limites .... isso é que é o normal.
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Pelas imagens dá a entender que andaste com a direcção desalinhada/ pouca pressão a que levou a um aquecimento nessa zona do pneus e consequente desgaste prematuro nessa zona. Podes ter também cortado o pneu nalgum lado.
Penso que não seja por mudar de marca que isso não possa acontecer novamente. E só uma ressalva: se deste mais de 200€/ pneu foste roubado. Meti faz 2 anos os novos ContisportContact5 nessa medida e paguei 130€/pneu e penso que agora ainda andem mais baratos.
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Como expliquei, a direcção não apresentava qualquer tendência em fugir, a última vez que tinha sido alinhado foi na mercedes (embora há cerca de 30 mil/kms, mas cada alinhamento lá são cerca de 160/180 euros, por isso não fiz de 20 em 20 mil)) ) e a última revisão também na marca há menos de 15.000 kms. Falta de manutenção é que não era....
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Originalmente Colocado por joaorif Ver PostPelas imagens dá a entender que andaste com a direcção desalinhada/ pouca pressão a que levou a um aquecimento nessa zona do pneus e consequente desgaste prematuro nessa zona. Podes ter também cortado o pneu nalgum lado.
Penso que não seja por mudar de marca que isso não possa acontecer novamente. E só uma ressalva: se deste mais de 200€/ pneu foste roubado. Meti faz 2 anos os novos ContisportContact5 nessa medida e paguei 130€/pneu e penso que agora ainda andem mais baratos.
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Originalmente Colocado por joaorif Ver PostPelas imagens dá a entender que andaste com a direcção desalinhada/ pouca pressão a que levou a um aquecimento nessa zona do pneus e consequente desgaste prematuro nessa zona. Podes ter também cortado o pneu nalgum lado.
Penso que não seja por mudar de marca que isso não possa acontecer novamente. E só uma ressalva: se deste mais de 200€/ pneu foste roubado. Meti faz 2 anos os novos ContisportContact5 nessa medida e paguei 130€/pneu e penso que agora ainda andem mais baratos.
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Originalmente Colocado por CES Ver PostComo expliquei, a direcção não apresentava qualquer tendência em fugir, a última vez que tinha sido alinhado foi na mercedes (embora há cerca de 30 mil/kms, mas cada alinhamento lá são cerca de 160/180 euros, por isso não fiz de 20 em 20 mil)) ) e a última revisão também na marca há menos de 15.000 kms. Falta de manutenção é que não era....
Originalmente Colocado por CES Ver PostTodos os meses vejo a pressão.... e às vezes em mais de um lugar, pois muitas vezes esses locais onde se mete ar estão descalibrados.... mas falta de verificação do ar não foi e nunca me apercebi de nada que pudesse ter cortado o pneu...
Logo, na minha óptica, existem aqui algumas bases para se poder afirmar, que existiu (no minimo) alguma negligência na mannutenção...
PS: Fazer Alinhamentos, calibrações, etc na marca, é desperdicio de dinheiro.Editado pela última vez por REDLINER; 07 January 2014, 19:32.
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Originalmente Colocado por CES Ver PostPela opinião de alguns parece que um pneu de mais de 5 anos e 60 mil kms é normal que isto aconteça.... não digo que não seja velho, mas normal?????
Tenho um outro carro com uns Michelin bem mais baratuchos que já têm 8 anos e quase 100 mil/kms e ainda estão para as curvas....
Trocar de pneus só quando o rasto atingir os limites .... isso é que é o normal.
Não, não é... os pneus devem ser trocados a cada 5 anos, sensivelmente ... independentemente do rasto que possuem.
Simplesmente porque a borracha degrada-se com o tempo e com as condições a que estão sujeitos. Não te adianta ter muito rasto, se a borracha já não 'agarra'.
Até anda prai há anos uma proposta de lei para que tenham validade de 4 anos, desde a data de fabrico.. mas ainda não foi aprovada (nem deve vir a ser)
Sinceramente, é uma irresponsabilidade andar na estrada com pneus em mau estado, e esse pneu, como já disseram, estava em mau estado. A diferença no nivel entre os dois lados, indicia que o pneu tem andado em esforço há já vários km. Acabou por ceder, o que é normal. Felizmente, cedeu desse modo. Se tivesse rebentado, seria muito mais grave.Editado pela última vez por point; 07 January 2014, 19:42.
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PS: Fazer Alinhamentos, calibrações, etc na marca, é desperdicio de dinheiro.[/QUOTE]
Bom eu fui fazer à marca porque antes tinha feito na casa onde tinha mudado de pneus e aí sim foi uma desgraça.... foram à vida num instante. Depois, tal como recomendado em vários foruns, fui na marca... eu não sou masoquista para querer gastar mais dinheiro....
E mesmo assim verificou-se um desgaste maior na parte interior.... mas nunca é razão para saltar uma tira de pneu.
Os de origem fizeram 75 mil kms sem qualquer problema e só foram trocados porque antes fiz uma alinhamento numa casa normal que os fizeram gastar também mais por dentro. Mas foram mudados por desgaste, nada de saltar tiras....
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Originalmente Colocado por CES Ver PostPS: Fazer Alinhamentos, calibrações, etc na marca, é desperdicio de dinheiro.
Bom eu fui fazer à marca porque antes tinha feito na casa onde tinha mudado de pneus e aí sim foi uma desgraça.... foram à vida num instante. Depois, tal como recomendado em vários foruns, fui na marca... eu não sou masoquista para querer gastar mais dinheiro....
E mesmo assim verificou-se um desgaste maior na parte interior.... mas nunca é razão para saltar uma tira de pneu.
Os de origem fizeram 75 mil kms sem qualquer problema e só foram trocados porque antes fiz uma alinhamento numa casa normal que os fizeram gastar também mais por dentro. Mas foram mudados por desgaste, nada de saltar tiras....
As situações que referes não são normais! E já agora, aconselho a cada 20 mil KM´s trocar os pneus de posição e calibrar, sempre.
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostComo se vê bem nas fotos:
Há uma diferença absurda de desgaste do lado exterior para o interior.
Isso só pode significar que o carro estava desalinhado.
A culpa não foi do pneu, foi de falta de manutenção adequada.
E as marcas de desgaste estão ao mesmo nível aprox.
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostOra aqui estão alguns erros... A pressão deve ser vista a cada depósito/semanalmente e a direcção deve ser alinhada no máximo a cada 30 mil KM´s e independentemente do carro estar a "fugir ou não"!
A tua teoria é boa para perder tempo inutilmente.
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Isto tudo para dizer que não percebo como pode isto acontecer a um pneu que nem sequer está muito desgastado, e ao ter apenas 5 anos está muito longe de ter a borracha em condições de degradação que permita isto acontecer...
No mínimo, fico de pé atrás da próxima vez que me sugerirem Continental...
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostTenho um carro com sensor de ar nos pneus...em seis meses não perdeu ar.
A tua teoria é boa para perder tempo inutilmente.
Confesso que ver a pressão dos pneus a cada abastecimento é um pouco exagerado, eh eh. Mas pelo menos de 2 em 2 meses devia ser vista... são 5 minutos que se perde, que nos podem salvar a vida...Editado pela última vez por point; 07 January 2014, 19:59.
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