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Originalmente Colocado por M101 Ver PostDeves ter o GPL por aí muito barato ou a gasolina muito cara ou... não fizeste bem as contas
É verdade que, neste momento o GPL está caro (o máximo que já vi foi a 0,84€, embora eu abasteça a 0,7€) mas também é tradicional a subida do seu preço no inverno e baixa no verão.
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Originalmente Colocado por ms84 Ver PostEle disse que "fez"... Ou seja, reporta-se a preços antigos do GPL.
É verdade que, neste momento o GPL está caro (o máximo que já vi foi a 0,84€, embora eu abasteça a 0,7€) mas também é tradicional a subida do seu preço no inverno e baixa no verão.
O problema é que aqui só há um abastecedor e neste momento o preço é de 0.85€/L. Quando faço contas, que tento serem o mais realistas possível, chego à conclusão que me iria demorar muitos anos a amortizar o investimento.
Tento não fazer contas do tipo: «O GPL custa metade da gasolina, por isso passo a gastar metade». As contas não são assim tão simples, por exemplo, não vejo ninguem a fazer conta à gasolina que os carros a GPL também gastam, com o argumento de ser pouca. Em viagens curtas (urbanas), esse gasto pode ser significativo. E o custo do flash lube, alguém contabiliza?
Há muita gente que faz contas, esquecendo uma parte dos custos.
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Tens toda a razão nas contas que fazes. É preciso ter todos os fatores em conta.
Claro que é difícil prever a evolução do preços dos combustíveis, mas estamos numa fase em que o custo do GPL está muito alto e o da gasolina relativamente baixo.
Lembor-me que tive o mesmo dilema numa fase em que a gasolina tinha baixado para cerca de 1€/litro. E então adiei a instalação do kit. Hoje arrependo-me de não ter feito logo nessa altura. Teria feito mais uns 60mil kms a gás a somar aos 70mil que já fiz desde a conversão.
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O uso do GPL têm os mesmos factores que um carro que use Gasolina, ambos se carregarem no pé direito, bebem em demasia!!!
Em questões de preços, mesmo que o GPL custe 0.89€ ou mais €€€, uma coisa é certa, continua na mesma mais barata que a gasolina que neste momento ronda os 1.60€.
O GPL, é bom para carros que tenham cilindrada superior a 1.6 gasolina e que façam por ano mais do que 100.000 km!!! Também varia o deposito que instalarmos no carro, em que alguns deles podem ser iguais ou superiores da quantidade em litros de um de gasolina!!!
O GPL tal como a gasolina tem vantagens e desvantagens... mas para mim o uso do GPL compensa no que disse atrás e nos outros posts!!!
E não interessa se seremos reembolsados mais depressa ou mais devagar, porque conheço casos de pessoas que instalaram GPL num carro de gama alta como por exemplo Mercedes e BMW, etc... e dizem que o GPL para eles fica lhes mais barato, e todos sabemos como são os motores dessas marcas, são bebedouros... e para eles o que interessa é a poupança de combustível!!!
Cabe a cada um verificar se por semana, mês ou ano se gasta muito combustível consoante os km e o dia a dia que fazem com o carro, e depois de fazerem o teste, fazerem uma simulação e verem quanto poupam com o GPL, nos mesmos percursos!!!
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Originalmente Colocado por marcolousada Ver PostO GPL, é bom para carros que tenham cilindrada superior a 1.6 gasolina e que façam por ano mais do que 100.000 km!!! Também varia o deposito que instalarmos no carro, em que alguns deles podem ser iguais ou superiores da quantidade em litros de um de gasolina!!!
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O GPL é bom para carros com cilindrada superior a 1.6, carros com este tipo de cilindrada não tem consumos abaixo dos 9 litros!!!
Carros que façam mais do que 100.000 km, se fizeres 10 km por dia, não te compensa teres GPL, mas agora se fizeres mais do que 30 km já é bom teres GPL!!!
O depósito de um carro a gasolina que tenha 70 litros, e um a GPL na mesma com 70 litros parecem ser iguais em questões de capacidade, mas na realidade um depósito de GPL, consegue levar muito mais combustível do que um a gasolina 70 litros, porque o GPL é um gás, e os gases são mais leves e por serem mais leves, consegues andar muito mais km, ou seja no final de contas vais dizer que realmente um depósito a GPL, leva muito mais combustível, até pode chegar quase ao dobro de km do que um a gasolina!!!
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Originalmente Colocado por marcolousada Ver PostO GPL é bom para carros com cilindrada superior a 1.6, carros com este tipo de cilindrada não tem consumos abaixo dos 9 litros!!!
Carros que façam mais do que 100.000 km, se fizeres 10 km por dia, não te compensa teres GPL, mas agora se fizeres mais do que 30 km já é bom teres GPL!!!
O depósito de um carro a gasolina que tenha 70 litros, e um a GPL na mesma com 70 litros parecem ser iguais em questões de capacidade, mas na realidade um depósito de GPL, consegue levar muito mais combustível do que um a gasolina 70 litros, porque o GPL é um gás, e os gases são mais leves e por serem mais leves, consegues andar muito mais km, ou seja no final de contas vais dizer que realmente um depósito a GPL, leva muito mais combustível, até pode chegar quase ao dobro de km do que um a gasolina!!!
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Originalmente Colocado por marcolousada Ver PostO GPL é bom para carros com cilindrada superior a 1.6, carros com este tipo de cilindrada não tem consumos abaixo dos 9 litros!!!
Carros que façam mais do que 100.000 km, se fizeres 10 km por dia, não te compensa teres GPL, mas agora se fizeres mais do que 30 km já é bom teres GPL!!!
O depósito de um carro a gasolina que tenha 70 litros, e um a GPL na mesma com 70 litros parecem ser iguais em questões de capacidade, mas na realidade um depósito de GPL, consegue levar muito mais combustível do que um a gasolina 70 litros, porque o GPL é um gás, e os gases são mais leves e por serem mais leves, consegues andar muito mais km, ou seja no final de contas vais dizer que realmente um depósito a GPL, leva muito mais combustível, até pode chegar quase ao dobro de km do que um a gasolina!!!
Não percebi esse raciocinio. Podes explicar melhor?
Se o depósito leva muito mais combustivel, é natural que faça mais kms. Isso não tem nada a ver com o custo/km que é o que realmente interessa.
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Originalmente Colocado por marcolousada Ver PostO GPL é bom para carros com cilindrada superior a 1.6, carros com este tipo de cilindrada não tem consumos abaixo dos 9 litros!!!
Carros que façam mais do que 100.000 km, se fizeres 10 km por dia, não te compensa teres GPL, mas agora se fizeres mais do que 30 km já é bom teres GPL!!!
O depósito de um carro a gasolina que tenha 70 litros, e um a GPL na mesma com 70 litros parecem ser iguais em questões de capacidade, mas na realidade um depósito de GPL, consegue levar muito mais combustível do que um a gasolina 70 litros, porque o GPL é um gás, e os gases são mais leves e por serem mais leves, consegues andar muito mais km, ou seja no final de contas vais dizer que realmente um depósito a GPL, leva muito mais combustível, até pode chegar quase ao dobro de km do que um a gasolina!!!
Para além disso, a tua primeira frase é completamente errada. Conheço um caso de um 0.9 que faz médias de ~7 litros, o que se traduz num consumo de 5.10€ aos 100.
Quanto a essa questão dos litros. 70 litros são 70 litros, seja de gás ou de gasolina. É como a história do peso: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão doce? Pesam o mesmo, obviamente.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostO que eu acho muito estranho nesse carro é o consumo de GPL e de gasolina serem quase idênticos. Toda a gente que conheço com GPL me diz que os seus carros têm um aumento de consumo a GPL de cerca de 2 litros a mais que a gasolina.
Originalmente Colocado por M101 Ver PostHá muita gente que faz contas, esquecendo uma parte dos custos.
Portanto eu gasto:
Cerca de 15eur/mês a gasolina (opção minha que tenho o carro a passar a GPL bem tarde)
20eur de flashlube a cada 10.000kms
20eur de 15 em 15.000kms para mudança de filtro e verificação do sistema (fugas).
Originalmente Colocado por marcolousada Ver PostO GPL é bom para carros (...) que façam por ano mais do que 100.000 km!!!
Originalmente Colocado por marcolousada Ver PostO depósito de um carro a gasolina que tenha 70 litros, e um a GPL na mesma com 70 litros parecem ser iguais em questões de capacidade, mas na realidade um depósito de GPL, consegue levar muito mais combustível do que um a gasolina 70 litros, porque o GPL é um gás, e os gases são mais leves e por serem mais leves, consegues andar muito mais km, ou seja no final de contas vais dizer que realmente um depósito a GPL, leva muito mais combustível, até pode chegar quase ao dobro de km do que um a gasolina!!!
Essa teoria está completamente errada, nunca na vida fazes os mesmos kms com 70l de gasolina e 70l de GPL.... fora que essa "e os gases são mais leves e por serem mais leves, consegues andar muito mais km" é completamente absurda, vê lá que o gás é tão leve tão leve que havendo uma fuga o GPL fica depositado no chão (é mais pesado que ar), por esta razão os extratores de fumo dos parques de estacionamento subterrâneos são inuteis em caso de fuga de GPL pois estes encontram-se no teto
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Originalmente Colocado por Dogzilla Ver PostDe todo este texto, só uma frase fez sentido. Aquela em que disseste que é bom para quem faz mais do que 30 km por dia. No entanto, 30 km por dia dá muito, muito longe dos 100,000 que referes. Para fazer 100,000 km num ano era necessário andar cerca de 300 km por dia. Grande diferença, não?
Para além disso, a tua primeira frase é completamente errada. Conheço um caso de um 0.9 que faz médias de ~7 litros, o que se traduz num consumo de 5.10€ aos 100.
Quanto a essa questão dos litros. 70 litros são 70 litros, seja de gás ou de gasolina. É como a história do peso: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão doce? Pesam o mesmo, obviamente.
Vejamos um percuso diário de 32km feito por 4 vezes. 4 arranques a frio.
No caso que referiste com GPL a 72 cts (eu só consigo a 85) e com um consumo de 7 L/100 dá um custo de 5.1 €/100.
Se ele fizesse o trajecto que eu referi acima teríamos estas contas:
1km de aquecimento-20cts de gasolina multiplicado por 4= 80 cts
7km a GPL 7*7*.72/100 =0.35€ de GPL multiplicado por 4=1.4 €
Custo total = 2.20 €
custo por km=2.20/32=7cts (há que acrescentar o custo do óleo de lubrificação das válvulas, se usar)
Repara que em pequenos trajetos o custo real é muito superior (neste caso quase 40% mais) ao que os utilizadores costumam calcular, em virtude de se esquecerem de incluir o gasto de gasolina. É por essas e por outras é que eu gosto de fazer bem as contas antes de me decidir. E ainda não me decidi.Editado pela última vez por M101; 22 January 2014, 16:31.
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Originalmente Colocado por 3pelos Ver PostAtenção que eu estou a falar em média geral, não média instantânea (penso que deu para perceber isso), portanto se a gasolina a média geral era 7,5l e a GPL a média geral anda nos 9l, tenho um consumo de mais 1,5l....
Alem dos que referiste ainda tens a revisão do GPL que são 20 a 25eur (dependendo do preço praticado pelo instalador).
Portanto eu gasto:
Cerca de 15eur/mês a gasolina (opção minha que tenho o carro a passar a GPL bem tarde)
20eur de flashlube a cada 10.000kms
20eur de 15 em 15.000kms para mudança de filtro e verificação do sistema (fugas).
Estes 15 euros são gastos em quantos kms? E em que tipo de trajecto?
Desculpa as perguntas mas há muito tempo que penso pôr um carro a GPL, mas... não me consigo decidir.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostPara fazer a média a gpl, descontaste os Km que fizeste a gasolina? Pode não parecer mas altera muito as contas.
Originalmente Colocado por M101 Ver PostEstes 15 euros são gastos em quantos kms? E em que tipo de trajecto?
Originalmente Colocado por M101 Ver PostDesculpa as perguntas mas há muito tempo que penso pôr um carro a GPL, mas... não me consigo decidir.Editado pela última vez por 3pelos; 22 January 2014, 16:57.
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M101, tens instalador perto de casa? Pensas manter o teu carro durante quanto tempo?
É que o 1º caso também se pode traduzir numa despesa e possível perda de tempo.
No 2º, se pensares em manter o carro durante bastante tempo, então pode compensar-te converter o quanto antes.
Já agora, nos teus trajetos habituais, não costumas passar por mais nenhum posto GPL com preço mais baixo? Seria útil...
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Originalmente Colocado por ms84 Ver PostM101, tens instalador perto de casa? Pensas manter o teu carro durante quanto tempo?
É que o 1º caso também se pode traduzir numa despesa e possível perda de tempo.
No 2º, se pensares em manter o carro durante bastante tempo, então pode compensar-te converter o quanto antes.
Já agora, nos teus trajetos habituais, não costumas passar por mais nenhum posto GPL com preço mais baixo? Seria útil...
Essa é uma das grandes incógnitas
Raramente. Aqui o GPL é caro
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Originalmente Colocado por 3pelos Ver PostSim, a média é feita pelo spritmonitor, os consumos a gpl são independente dos a gasolina, está aqui a listagem de consumos (não está atualizada, faltam os abastecimentos do mês passado e deste mês):
Faço entre os 1000 a 1200kms/mês, quase tudo em cidade, ligo e desligo o carro 4x por dia em que apenas 2x está frio. O normal é a passagem a GPL aos 35º, o meu tá a passar pelos 55º isto porque quero que ele ande um bocado mais a gasolina para os injetores trabalharem um bom bocado todos os dias.
Podes perguntar à vontade, não sou obcecado pelo GPL, tenho perfeita noção que em alguns casos compense mais um diesel e fazes muito bem em fazer as contas a fim de ter a certeza que compensa, para mim compensou a transformação e continua a compensar pois não precisei de trocar de carro.
O carro que tenho posto a hipotese de colocar a GPL só faz percurso urbano Leva os meninos à escola , vai às compras. Tem um consumo neste tipo de percurso 8*1.45=11.6cts/km.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostTem um consumo neste tipo de percurso 8*1.45=11.6cts/km.
No fundo, no que compensa no GPL em relação ao diesel não é propriamente nos consumos, é no facto de teres um carro no qual confias, sabes o que tens em mãos e em vez de dares um tiro no escuro na troca por um diesel usado, gastas 1600eur e ficas com consumos semelhantes ao diesel com o mesmo carro fiável.
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Originalmente Colocado por 3pelos Ver PostSC95 a 1.45 é muito bom e dá logo outras contas, eu só meto caviar no meu, não há cá bifanas
No fundo, no que compensa no GPL em relação ao diesel não é propriamente nos consumos, é no facto de teres um carro no qual confias, sabes o que tens em mãos e em vez de dares um tiro no escuro na troca por um diesel usado, gastas 1600eur e ficas com consumos semelhantes ao diesel com o mesmo carro fiável.
Se refizer as contas do 3pelos com GPL a 0.85, o custo/km passa para 9.5cts. Fica só 2cts/km em relação ao que gasto a gasolina.
Ou seja: só ao fim de 85.000km é que amortizava o investimento. No meu caso iria demorar 6 anos. Sei lá se vou ter o carro 6 anos.
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Originalmente Colocado por 3pelos Ver PostO meu caso é igual, basicamente no 1º ano com o carro fiz 10.000kms a gasolina, meti-o a GPL e o 2º ano levou logo com 20.000km. Portanto, gastei o mesmo valor em combustivel mas com o dobro da diversão, fiz mais passeios e maiores.
No meu caso, como o kit ficou em 1000eur, no 1º ano ficou logo pago e à 2 anos que ando a "ganhar" dinheiro.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostÉ que no meu caso funciona tudo contra o GPL, há por aqui gasolina a 1.45, mas GPL só a 0.85.
Se refizer as contas do 3pelos com GPL a 0.85, o custo/km passa para 9.5cts. Fica só 2cts/km em relação ao que gasto a gasolina.
Ou seja: só ao fim de 85.000km é que amortizava o investimento. No meu caso iria demorar 6 anos. Sei lá se vou ter o carro 6 anos.
Estando as tuas contas certas e o abatimento ser feito apenas aos 85.000 tambem pensaria bem no assunto, a não ser que realmente precisasse de um carro economico, investiria no GPL em vez de trocar por um diesel.
Originalmente Colocado por Charlitz Ver PostRealmente assim vale bem a pena, tiveste sorte de a instalação ser "apenas" 1000€ enquanto que para o meu é 1650€
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Originalmente Colocado por 3pelos Ver PostSim, a média é feita pelo spritmonitor, os consumos a gpl são independente dos a gasolina, está aqui a listagem de consumos (não está atualizada, faltam os abastecimentos do mês passado e deste mês):
Originalmente Colocado por 3pelos Ver PostMas quantos kms fazes por ano? Qual é o carro? Pode ou não precisar de flashlube.
Estando as tuas contas certas e o abatimento ser feito apenas aos 85.000 tambem pensaria bem no assunto, a não ser que realmente precisasse de um carro economico, investiria no GPL em vez de trocar por um diesel.
Foi 1000 pois foi um kit usado com 1 ano de garantia dado pelo instalador, se fosse novo era 1500 na altura.
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M101, não te esqueças também que um dia mais tarde podes reaproveitar o kit para outro carro, desde que o motor e sistema sejam compatíveis. Pagarás mais cerca de 500€ pelo serviço. Atualmente, os kits têm 5 anos de garantia.
Originalmente Colocado por M101 Ver PostDepois de observar melhor este quadro, há algo que não percebo. Está ali indicado um consumo de 0,76 L/100 a gasolina, o que é manifestamente impossível. Não há ali sobreposição entre kms a gasolina e kms a GPL?
No entanto, penso que havia aí uns kits para motores de injeção direta que obrigavam a consumir cerca de 1l/100km de gasolina.
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Boas:
Ando a Gpl salvo erro desde 1995.
O 1º carro a Gpl foi uma 4L. 220.000km
O 2º um 106xr 1.1 165.000km
E o actual punto 16v 155000km
Em todos eles valeu o investimento, abatido ao fim de 30.000km mais coisa menos coisa.
Se valeu, vale sempre.
Quanto mais cedo melhor.
Se se poupa? Claro que poupa. A titulo de exemplo tenho uma 306hdi sw que faz média de 6.89lt/100 cerca de 8.01€ por cada 100km. Tenho o punto que faz 8.98lt/100 cerca de 5.80€ por cada 100km. que dá uma diferença de 2.21€ por 100km para um CARRO A GASOLEO...
Podem verificar as médias (não são de meia dúzia de atestos) mas sim de anos...
Details: Fiat - Punto - Punto 16V MKII - Spritmonitor.de
Details: Peugeot - 306 - 306hdi sw eden park - Spritmonitor.de
jbarbosa
p.s. o unico "inconveniente" do gpl é que os carros têm que andar afinadinhos, qq problema a gasolina é triplicado a Gpl...
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Originalmente Colocado por joaobarbosajb Ver PostBoas:
Ando a Gpl salvo erro desde 1995.
O 1º carro a Gpl foi uma 4L. 220.000km
O 2º um 106xr 1.1 165.000km
E o actual punto 16v 155000km
Em todos eles valeu o investimento, abatido ao fim de 30.000km mais coisa menos coisa.
Se valeu, vale sempre.
Quanto mais cedo melhor.
Se se poupa? Claro que poupa. A titulo de exemplo tenho uma 306hdi sw que faz média de 6.89lt/100 cerca de 8.01€ por cada 100km. Tenho o punto que faz 8.98lt/100 cerca de 5.80€ por cada 100km. que dá uma diferença de 2.21€ por 100km para um CARRO A GASOLEO...
Podem verificar as médias (não são de meia dúzia de atestos) mas sim de anos...
Details: Fiat - Punto - Punto 16V MKII - Spritmonitor.de
Details: Peugeot - 306 - 306hdi sw eden park - Spritmonitor.de
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p.s. o unico "inconveniente" do gpl é que os carros têm que andar afinadinhos, qq problema a gasolina é triplicado a Gpl...
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O teu percurso deverá ser mais em estrada que em cidade. mesmo assim, tendo em conta que costumas abastecer em média com 25€, o custo por km passa para 6.4cts.
Somei também as despesas de manutenção e avarias atribuiveis ao gás (como aquela troca de velas e bobines cerca dos 120.000km). essas despesas elevam o custo por Km em 0.8cts, sendo assim o custo total de 7,2cts por km. Isto se não estou errado.
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