Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aumentar a cavalagem em Ibiza 1.4 16V

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
    O curso só depende do raio da cambota, mas deixando as bielas originais é provável que com o curso maior a relação de compressão seja alta demais e até que o pistão bata nas válvulas, por isso uma alteração de curso também leva normalmente bielas novas.

    E bronzes novos, e pode ser necessário retirar material no próprio bloco para dar espaço para a cambota maior, e num motor já rodado os cilindros/camisas já estão acamados e convém rectificar porque os segmentos vão funcionar noutra zona, e claro segmentos novos a condizer...e claro motor totalmente aberto, juntas, óleo, convém também mudar correias e filtros já que se está com a mão na massa...

    Não fica barato.
    Não é bem assim, independentemente das bielas se a cambota tiver mais
    curso precisa de um bloco maior para esse curso (camisas mais compridas).
    A unica forma de alterar cilindrada num bloco é alargar as camisas e pistãos
    maiores.

    Comentário


      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
      Uma coisa é certa: ficamos a saber que é necessário ter cuidado com o aumento do curso, não vá não deixar espaço para a câmara de combustão.

      Ajuda de leitura: estou a ser irónico.
      Ainda bem que estás, porque senão é daquelas bacoradas evidentes.

      No âmbito do que se discute neste tópico a este propósito, a questão passa (ou passava) apenas pela aplicação de bielas maiores (de 130 e tal mm para 150 e tal mm). Nunca se falou em mais nada, apenas e só nisso. Aliás até houve quem dissesse que a transformação passava apenas pela troca das bielas. Se não entendeste isso devias estar a ser irónico.

      Entretanto até fui pesquisar e ver os números. O 1.4 tem uma câmara de de combustão com 7.2 mm de altura.

      Ora para passares de 1.4 para 1.6 sem mexeres no diâmetro e quantidade de cilindros (pois essas foram as premissas da questão) tem que aumentar o curso em mais de 10 mm.

      Portanto deste modo não te sobra espaço para as válvulas, nem para cabeça do motor e para mais nada. Aliás basta pensar um pouco para ver isso mesmo. Aumentar o curso sem isso ter um impacto brutal na taxa de compressão?

      NOTA: não fui irónico em nada do que disse. Responde dos modos que quiseres, irónico, não irónico.... Se quiseres não respondas, ninguém te obriga. Não faças é a cena habitual de quem fala muito ironicamente, de depois vir dizer que afinal estava a falar sem ser irónico e que noutra altura já estava a ser irónico... Ou então faz, porque no fundo é o que tens feito!

      Comentário


        Tenho aqui outro exemplo dispare na questao de bielas e afins ...

        Fiesta mk3 :

        1.0 e o 1.1 o bloco é exactamente igual ( no proprio bloco tem a inscriçao 1.0 e 1.1 ) poderá ser um componente interno a alterar-se entao

        Comentário


          Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
          Certissimo mas estamos a falar de um pequeno aumento das performances, não estamos a pensar em 30cv a mais!

          Eu não entraria por ai porque pelo investimento mais valia encontrar um igual com motor mais potente.

          Que valor comercial tem um Ibiza de 2005 1.4 com internos do 1.6? Pouco mesmo.

          Já agora o 1.6 que potencia tem nos Seat? 110cv ou estou errado?

          A melhoria pela alteracao que sugeres seria o maior binario mais que a potencia.



          Houve dois 1.6, sendo que um era 8V e outro 16V... sendo que potência era:

          - 1.6 8V = 101cv

          - 1.6 16V = 105cv

          Comentário


            Não fica barato ir buscar uns cavalitos extra nesse motor. Há muita coisa que se pode fazer, como alterar árvore de cames, admissão, reprogramação, etc, mas os ganhos poderão não ser significativos. Para além disso o carro vai ficar a gastar mais, e ao aumentares a taxa de compressão a fiabilidade é posta em causa.

            Mas podes experimentar o filtro, é uma mod barata. Possívelmente não terás grandes resultados, mas pelo menos já ronca de outra forma.

            Turbo acaba por ser a forma mais barata de retirar uns cavalos extra, mas mais uma vez vais submeter o motor a um esforço muito maior.

            Eu no teu lugar não gastava muito dinheiro nesse carro. Aguentava assim até poder arranjar um mais potente.

            Comentário


              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              Fiando no Wikipédia, serão mesmo.
              Do 1.4 para o 1.6 altera o curso.

              O 1.6 de 8v também pode ser o mesmo bloco. Não seira primeira vez q
              Ena que post estranho.

              Queria dizer:

              "O 1.6 de 8v também pode ser o mesmo bloco. Não seria a primeira vez que o aument ode cilindrada é feito por alteração do curso e do diâmetro do cilindro."

              Comentário


                Originalmente Colocado por king25 Ver Post
                A unica forma de alterar cilindrada num bloco é alargar as camisas e pistãos
                maiores.
                Isso não é verdade. Pode ser apenas com a variação do curso dos mesmos pistãos.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                  Sim, o conceito de "mesmo bloco" tem as costas bastante largas!
                  Se não sabes o que significa o mesmo bloco temos pena.

                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                  Ainda bem que estás, porque senão é daquelas bacoradas evidentes.

                  No âmbito do que se discute neste tópico a este propósito, a questão passa (ou passava) apenas pela aplicação de bielas maiores (de 130 e tal mm para 150 e tal mm). Nunca se falou em mais nada, apenas e só nisso. Aliás até houve quem dissesse que a transformação passava apenas pela troca das bielas. Se não entendeste isso devias estar a ser irónico.

                  Entretanto até fui pesquisar e ver os números. O 1.4 tem uma câmara de de combustão com 7.2 mm de altura.

                  Ora para passares de 1.4 para 1.6 sem mexeres no diâmetro e quantidade de cilindros (pois essas foram as premissas da questão) tem que aumentar o curso em mais de 10 mm.

                  Portanto deste modo não te sobra espaço para as válvulas, nem para cabeça do motor e para mais nada. Aliás basta pensar um pouco para ver isso mesmo. Aumentar o curso sem isso ter um impacto brutal na taxa de compressão?

                  NOTA: não fui irónico em nada do que disse. Responde dos modos que quiseres, irónico, não irónico.... Se quiseres não respondas, ninguém te obriga. Não faças é a cena habitual de quem fala muito ironicamente, de depois vir dizer que afinal estava a falar sem ser irónico e que noutra altura já estava a ser irónico... Ou então faz, porque no fundo é o que tens feito!
                  Não respondo porque não me vens dar absolutamente novidade nenhuma.
                  Básico dos básicos já eu sei há imensos anos.
                  A questão sobre se o aumento de cilindrada era feito por recurso ao aumento de curso ou ao aumento do diâmetro dos cilindros (ou até os 2!) era uma questão trivial.
                  Aliás, até fui eu que a colocou.
                  Se não entendeste problema teu, tal como a questão da linha de escape.

                  PS - e se percebesses do assunto chegarias à conclusão que o aumento de curso poderia ser feito no caso que citas. Basta que as bielas sejam mais curtas. Aliás, as bielas dum 1.4 para um 1.6 podem e devem ser diferentes.
                  Esses teus 7,2mm de camara e mais de 10mm de alteração de curso são tudo calculos para inglês ver.
                  Editado pela última vez por MadDragon; 21 April 2014, 09:51.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                    Tenho aqui outro exemplo dispare na questao de bielas e afins ...

                    Fiesta mk3 :

                    1.0 e o 1.1 o bloco é exactamente igual ( no proprio bloco tem a inscriçao 1.0 e 1.1 ) poderá ser um componente interno a alterar-se entao
                    Obviamente que sim.

                    Existem imensas variáveis num motor.
                    A alteração do curso é perfeitamente possivel per si, sem qualquer aumento do diâmetro.
                    Tudo depende de que margem para alteração se está a falar e muito depende da própria concepção original do motor.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                      Talvez um quinto cilindro ou outro motor na mala.
                      fds, até cuspi de rir qd li esta merd4. lol

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                        Se não sabes o que significa o mesmo bloco temos pena.



                        Não respondo porque não me vens dar absolutamente novidade nenhuma.
                        Básico dos básicos já eu sei há imensos anos.
                        A questão sobre se o aumento de cilindrada era feito por recurso ao aumento de curso ou ao aumento do diâmetro dos cilindros (ou até os 2!) era uma questão trivial.
                        Aliás, até fui eu que a colocou.
                        Se não entendeste problema teu, tal como a questão da linha de escape.

                        PS - e se percebesses do assunto chegarias à conclusão que o aumento de curso poderia ser feito no caso que citas. Basta que as bielas sejam mais curtas. Aliás, as bielas dum 1.4 para um 1.6 podem e devem ser diferentes.
                        Esses teus 7,2mm de camara e mais de 10mm de alteração de curso são tudo calculos para inglês ver.
                        Afinal o teu problema é mesmo não aceitares o que os outros te transmitiram.

                        Continuas a insistir, que no caso apresentado, para se aumentar a cilindrada basta que as bielas sejam mais curtas. Foi o que disseste. Já te provaram que o tamanho das bielas é perfeitamente indiferente para a determinação da cilindrada.

                        Os cálculos que apresentei estão corretos. Quem quiser ver, vê! Seja inglês, francês ou norueguês. Mas deves estar a ser irónico. Já no caso anterior não podes admitir que estavas a ser irónico, porque, pela primeira vez, foste bastante objetivo naquilo que disseste. Foi um erro, mas foste bastante objetivo!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                          Tenho aqui outro exemplo dispare na questao de bielas e afins ...

                          Fiesta mk3 :

                          1.0 e o 1.1 o bloco é exactamente igual ( no proprio bloco tem a inscriçao 1.0 e 1.1 ) poderá ser um componente interno a alterar-se entao
                          Esses motores partilham o mesmo bloco. No caso, porque do mais pequeno para o maior, ocorreu um aumento do curso dos êmbolos.

                          Comentário


                            Uma biela mais curta só vai fazer com que o PMS e PMI diminuam na mesma proporção, mas a distancia entre eles vai manter-se inalterada. O que defini o curso do pistão é a cambota.

                            EDIT: já foi explicado mais acima..
                            Editado pela última vez por Crysis; 21 April 2014, 19:18.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                              Afinal o teu problema é mesmo não aceitares o que os outros te transmitiram.

                              Continuas a insistir, que no caso apresentado, para se aumentar a cilindrada basta que as bielas sejam mais curtas. Foi o que disseste. Já te provaram que o tamanho das bielas é perfeitamente indiferente para a determinação da cilindrada.
                              Vais ter que me mostrar isso, é que eu nunca falei no aumento ou encurtamento de bielas para aumento de cilindrada. Falei sim no curso do êmbolo.
                              Tens que passar a ler melhor.


                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                              Os cálculos que apresentei estão corretos. Quem quiser ver, vê! Seja inglês, francês ou norueguês. Mas deves estar a ser irónico. Já no caso anterior não podes admitir que estavas a ser irónico, porque, pela primeira vez, foste bastante objetivo naquilo que disseste. Foi um erro, mas foste bastante objetivo!
                              É...convém que leias melhor mesmo.
                              Os teus cálculos, certos ou errados (já não tenho paciencia para os fazer já que andei anos com isso atrás das costas) não invalidam a estupidez da tua conclusão: não se pode aumentar o curso porque se ia ficar sem camara de combustão.
                              Isso é tão pouco razoável - e falso na maior parte das vezes já que as bielas não costumam ser iguais para cilindradas diferentes já que um componente mecânico interno deverá ser dimensionado para o seu trabalho especifico, neste caso, aguentar com todos os esforços relativos ao movimento do motor - que pela tua teoria qualquer motor se não tivesse espaço na camara nunca poderia ver a sua cilindrada ser aumentada.
                              O que até..é verdade ams quando já se está a atingir o limite fisico do motor, o useja, "não dá para mais" como era o caso do motor 2.2DTi da Renault cuja cilindrada estava já fisicamente ao máximo possível.

                              Conclusão: quiseste dar uma de sabichão quando foi a questão da linha de escape - tu até entendeste, mas querias dar uma de espertalhão - e continuas na tua senda dizendo bacoradas de que aumentando o curso não há espaço para a camara.
                              Mãe do céu!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                Esses motores partilham o mesmo bloco. No caso, porque do mais pequeno para o maior, ocorreu um aumento do curso dos êmbolos.
                                Não pode!!!

                                De certeza que a ignição ocorre fora da camara de combustão!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                  Uma biela mais curta só vai fazer com que o PMS e PMI diminuam na mesma proporção, mas a distancia entre eles vai manter-se inalterada. O que defini o curso do pistão é a cambota.

                                  EDIT: já foi explicado mais acima..
                                  Sempre foi e continuará a ser e quem não sabe disto tem que rever conceitos básicos.

                                  No entanto o PMI e o PMS podem manter-se inalterados, é só jogar com o tamanho das bielas, daí que é possivel ter um curso superior em X mesmo quando a camara a alterar tem X-y.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                    Vais ter que me mostrar isso, é que eu nunca falei no aumento ou encurtamento de bielas para aumento de cilindrada. Falei sim no curso do êmbolo.
                                    Tens que passar a ler melhor.




                                    É...convém que leias melhor mesmo.
                                    Os teus cálculos, certos ou errados (já não tenho paciencia para os fazer já que andei anos com isso atrás das costas) não invalidam a estupidez da tua conclusão: não se pode aumentar o curso porque se ia ficar sem camara de combustão.
                                    Isso é tão pouco razoável - e falso na maior parte das vezes já que as bielas não costumam ser iguais para cilindradas diferentes já que um componente mecânico interno deverá ser dimensionado para o seu trabalho especifico, neste caso, aguentar com todos os esforços relativos ao movimento do motor - que pela tua teoria qualquer motor se não tivesse espaço na camara nunca poderia ver a sua cilindrada ser aumentada.
                                    O que até..é verdade ams quando já se está a atingir o limite fisico do motor, o useja, "não dá para mais" como era o caso do motor 2.2DTi da Renault cuja cilindrada estava já fisicamente ao máximo possível.

                                    Conclusão: quiseste dar uma de sabichão quando foi a questão da linha de escape - tu até entendeste, mas querias dar uma de espertalhão - e continuas na tua senda dizendo bacoradas de que aumentando o curso não há espaço para a camara.
                                    Mãe do céu!
                                    O que tu disseste foi, e passo a citar:

                                    à conclusão que o aumento de curso poderia ser feito no caso que citas. Basta que as bielas sejam mais curtas. - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera....MVHqdB2R.dpuf
                                    Ora, no caso citado, se há aumento do curso, há aumento da cilindrada. Aliás era esse mesmo o objetivo, passar de um 1.4 para um 1.6.

                                    Portanto tu afirmaste que para o "aumento do curso" basta que "as bielas sejam mais curtas". Isto foi o que disseste. Está lá bem escrito e por ti. Eu apenas extrapolei, para o aumento da cilindrada. Pois era disso que este caso se tratava!

                                    Volto a dizer, no caso apresentado, não se pode aumentar o curso nos valores pretendidos, pois ficar-se-ia sem espaço para a câmara de combustão. Já disse isso e volto a dizer. Tu acredita no que quiseres. Mas o caso é tão óbvio...

                                    Mais uma vez, não sei se já foi contigo, mas quando começam a chamar-me "sabichão", e termos como "estupidez", "campeão", "espertalhão"... É quando eu adoro mais. Quer dizer que estás a ficar sem argumentos.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                      Não pode!!!

                                      De certeza que a ignição ocorre fora da camara de combustão!
                                      No caso dos motores da Ford, tal não acontece.

                                      Na situação que nos foi apresentada aqui neste tópico e nas condições descritas, era logo óbvio que isso iria acontecer. Tão, mas tão óbvio que nem era preciso fazer as contas...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                        Sempre foi e continuará a ser e quem não sabe disto tem que rever conceitos básicos.

                                        No entanto o PMI e o PMS podem manter-se inalterados, é só jogar com o tamanho das bielas, daí que é possivel ter um curso superior em X mesmo quando a camara a alterar tem X-y.
                                        Os PMS e PMI mantêm-se inalterados, mas o volume da câmara é de x-y? Explica lá isso, sff!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                                          E uma coisa, os 1.4 não são os 1.6!

                                          Blocos diferente!

                                          O 1.4 de 8v, tem 76.5mm de diametro e 75.6mm de curso.
                                          O 1.4 de 16v, os mesmos valores

                                          O 1.6 de 8v, tem 81mm de diametro e 77.4mm de curso.
                                          O 1.6 de 16v, tem 76.5mm de diametro e 86.9mm de curso.

                                          Isto são dados que estão no wikipédia!
                                          E o 1.6 OITO VÁLVULAS? Já ouviu falar?

                                          EXISTE NO BRASIL, o motor EA-111 1.6, que usa o MESMO bloco do Ibiza 1.4. A DIFERENÇA é que ele é com cabeçote de duas válvulas por cilindro, ou seja, oito válvulas.

                                          Tanto que o motor da Kombi(Pão de Forma)que deixou de ser produzida no fim do ano passado era 1.4, porém 8v.

                                          NÃO É o 16v o 1.6 que me refiro.


                                          Conheçam um pouco o motor

                                          VolksPage.Net - Artigos - VW Polo Hatch 1.6 e 2.0 (9N)


                                          O motor em questão







                                          Vocês estão confundindo com o 1.6 SR, que tem 81 mm de diâmetro. Já o 1.6 16v é o mesmo bloco da Kombi, Audi A1 e Seat Ibiza, ambos 1.4, apenas o pão de forma ter o cabeçote com oito válvulas e os demais, 16 válvulas. Basta observar as medidas do diâmetro dos pistões e curso de ambos os carros. São IGUAIS.


                                          Porém o bloco do 1.6 16v daí é o mesmo do 1.6 8v daqui. Pistões e curso são os mesmos de ambos os motores. Só muda o cabeçote. A diferença do 1.4 e do 1.6 é o curso do pistão. Observe as medidas.

                                          Aqui mais dados

                                          Volkswagen Golf 1.6 Mi Total Flex 8V 4p 2011 - Ficha técnica

                                          Vocês conhecem o motor pelo código, como BAH, AST, etc. Aqui ele é conhecido como EA-111.

                                          Ficha técnica da Kombi, Audi A1, ambos 1.4

                                          Kombi

                                          Olhem o diâmetro dos pistões e curso dos mesmos

                                          Volkswagen Kombi Standard 1.4 Mi Total Flex 8V 2011 - Ficha técnica


                                          Audi A1

                                          Testes: Audi A1 | QUATRO RODAS


                                          As medidas batem. Há uma anedota aqui, que a Kombi, depois que recebeu o motor 1.4, criou asas, pois como ela é leve e o motor tinha 82 cv, era um peso-pena.

                                          Aqui com o motor similar, mas com cilindrada 1.6

                                          Volkswagen Polo Sedan 1.6 Mi Total Flex 8V 4p 2011 - Ficha técnica

                                          Pistões iguais do 1.4 o diâmetro, mas curso do mesmo maior.

                                          Uma correção. A biela do EA-111 1.4 e do 1.0 do Lupo tem 144 mm de comprimento. Já a do 1.6 tem 138 mm. O que tem biela de 152 mm é o EA-111 1.0 8v que vende atualmente aqui(o motor do meu carro). O motor tinha 68 cv em 2008, com a colocação de bielas mais longas, saltou para 72 cv na gasolina e 76 cv no álcool, fora outras alterações, como aumentar a taxa de compressão(foi pra 13:1). Com essa mudança, o torque subiu para 9,7 kgf/m na gasolina e 10,4 no etanol.


                                          A Volkswagen conseguiu extrair 72 cavalos num motor 1.0 8v sem quaisquer intervenções, como turbo, injeção direta ou supercharger.

                                          Aqui

                                          http://movidosagasolina.blogspot.com...or-vht-10.html


                                          "O que mudou para elevar o torque do motor 1.0?

                                          Para alcançar esses resultados, a engenharia da Volkswagen do Brasil trabalhou em diversos pontos. O primeiro deles foi o redesenho do filtro de ar, que agora melhora o enchimento volumétrico do motor ou, em outras palavras, ajuda a elevar sua força. Outra modificação foi feita no coletor de admissão. “Alteramos o comprimento dos dutos e o volume e a geometria das câmaras internas, o que deu uniformidade à curva de torque”, explica João Alvarez.


                                          A próxima alteração veio na seqüência do coletor de admissão: o novo comando de válvulas mantém as válvulas de admissão abertas por mais tempo e adianta a abertura das válvulas de escape, uma operação que, além de reduzir o cruzamento das válvulas, proporciona o aumento do torque (principalmente em baixas rotações) e deixa a marcha lenta mais estável.


                                          O motor VHT 1.0 ganhou novos pistões mais leves e compactos, que aumentam sua eficiência mecânica e reduzem os níveis de emissões de poluentes gasosos. Além da geometria dos pistões, entraram também neste “pacote de mudanças” os anéis com menores perfis, bem como bielas mais compridas(as mesmas tem 152 mm), que juntas proporcionam menor atrito com os cilindros.No geral, essas alterações deixaram o motor com funcionamento mais suave, ampliando a força além de colaborar para o menor consumo de combustível.



                                          Já o coletor de escape passa a ser feito em chapa de aço no lugar de ferro fundido, solução que, além de aumentar a eficiência do catalisador na fase fria (momentos nos quais o motor ainda não atingiu sua temperatura ideal de funcionamento), também contribuiu para a redução de cerca de 50% do peso deste componente.


                                          O novo propulsor traz uma nova correia elástica do sistema periférico (compressor do ar condicionado, direção hidráulica e alternador), que possibilitou a eliminação do tensionador – e, por isso, colabora também para significativa redução do peso total do motor.
                                          Por fim, a ECU (unidade de controle eletrônica) mais moderna completa a lista de modificações feitas pela engenharia da Volkswagen do Brasil para criar o novo motor VHT 1,0L. "


                                          É comum fazerem isso aqui em termos de preparação. Pra ter poucas mudanças no motor com pouco dinheiro, basta aumentar a cilindrada, uma das receitas é mudar as bielas.
                                          Editado pela última vez por adenilson707; 21 April 2014, 21:17.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                            O que tu disseste foi, e passo a citar:



                                            Ora, no caso citado, se há aumento do curso, há aumento da cilindrada. Aliás era esse mesmo o objetivo, passar de um 1.4 para um 1.6.

                                            Portanto tu afirmaste que para o "aumento do curso" basta que "as bielas sejam mais curtas". Isto foi o que disseste. Está lá bem escrito e por ti. Eu apenas extrapolei, para o aumento da cilindrada. Pois era disso que este caso se tratava!

                                            Volto a dizer, no caso apresentado, não se pode aumentar o curso nos valores pretendidos, pois ficar-se-ia sem espaço para a câmara de combustão. Já disse isso e volto a dizer. Tu acredita no que quiseres. Mas o caso é tão óbvio...

                                            Mais uma vez, não sei se já foi contigo, mas quando começam a chamar-me "sabichão", e termos como "estupidez", "campeão", "espertalhão"... É quando eu adoro mais. Quer dizer que estás a ficar sem argumentos.
                                            Homem, aquela minha observação foi relativamente a isto dito por ti:

                                            Continuas a insistir, que no caso apresentado, para se aumentar a cilindrada basta que as bielas sejam mais curtas
                                            Não só não disse isto neste contexto como falei na teoria geral.
                                            Vê lá tu que até fui humilde o suficiente para dizer que, neste motor, não sabia de que forma o aumento de cilindrada era feito.
                                            Repara até que dei 3 formas possíveis de o fazer (e podes ler mais atrás):

                                            - aumento do curso;
                                            - aumento do diâmetro da camara;
                                            - ambos

                                            Tu é que vieste com o gás todo desconversar dizendo que eu disse que o aumento de cilindrada era feito por...encurtamento das bielas.

                                            E volto-te a dizer: no caso concreto se fisicamente fosse possível podias aumentar o curso, bastava que encurtasses as bielas.

                                            Também tens conhecimentos sobre se dá para encurtar bielas?
                                            Sabes se ao encurtar a biela esta não vai bater na manivela?
                                            Este é um dos aspectos fisicos de que falei em cima que não permite que o encurtamento da biela possa ser feito, mas para isso é preciso saber muito (demasiado) sobre este motor.
                                            Já abriste um? Já fizeste medições?
                                            Presumo que não.
                                            Presumo que o que saibas em numeros seja apenas os tais 7,2mm, isto a ser verdadeiro, não contexto.

                                            Ps - se fui eu que chamei espertalhão ou não não sei, mas acho que nem te fica mal de todo.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                              No caso dos motores da Ford, tal não acontece.

                                              Na situação que nos foi apresentada aqui neste tópico e nas condições descritas, era logo óbvio que isso iria acontecer. Tão, mas tão óbvio que nem era preciso fazer as contas...
                                              Era óbvio porquê?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                Os PMS e PMI mantêm-se inalterados, mas o volume da câmara é de x-y? Explica lá isso, sff!

                                                Homem...a sério que leste que o volume da camara era x-y?
                                                Volta a ler e lembra-te do que disseste sobre os 7,2 e os 10mm.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post


                                                  Vocês estão confundindo com o 1.6 SR, que tem 81 mm de diâmetro. Já o 1.6 16v é o mesmo bloco da Kombi, Audi A1 e Seat Ibiza, ambos 1.4, apenas o pão de forma ter o cabeçote com oito válvulas e os demais, 16 válvulas. Basta observar as medidas do diâmetro dos pistões e curso de ambos os carros. São IGUAIS.
                                                  Eh pah..não pode.
                                                  Dei precisamente esta suposição lá atrás, mas:


                                                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                  Sim, o conceito de "mesmo bloco" tem as costas bastante largas!
                                                  Portanto se o nebuchadnezzar o diz é porque não é verdade.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    Houve dois 1.6, sendo que um era 8V e outro 16V... sendo que potência era:

                                                    - 1.6 8V = 101cv

                                                    - 1.6 16V = 105cv
                                                    Na verdade houve TRÊS

                                                    1.6 8V, SR, de 101 cv(Do Golf 4)

                                                    1.6 8V EA-111, de 100 cv(Do Polo 5 BR)

                                                    1.6 16v EA-111, da Europa, de 105 cv

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post








                                                      Uma correção. A biela do EA-111 1.4 e do 1.0 do Lupo tem 144 mm de comprimento. Já a do 1.6 tem 138 mm. O que tem biela de 152 mm é o EA-111 1.0 8v que vende atualmente aqui(o motor do meu carro). O motor tinha 68 cv em 2008, com a colocação de bielas mais longas, saltou para 72 cv na gasolina e 76 cv no álcool, fora outras alterações, como aumentar a taxa de compressão(foi pra 13:1). Com essa mudança, o torque subiu para 9,7 kgf/m na gasolina e 10,4 no etanol.
                                                      Eh pah Adenilson, não mintas.
                                                      Toda a gente sabe que encurtar velas não faz parte do aumento da cilindrada.

                                                      Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                      O motor VHT 1.0 ganhou novos pistões mais leves e compactos, que aumentam sua eficiência mecânica e reduzem os níveis de emissões de poluentes gasosos. Além da geometria dos pistões, entraram também neste “pacote de mudanças” os anéis com menores perfis, bem como bielas mais compridas(as mesmas tem 152 mm), que juntas proporcionam menor atrito com os cilindros.No geral, essas alterações deixaram o motor com funcionamento mais suave, ampliando a força além de colaborar para o menor consumo de combustível.
                                                      Também não pode ser...se não se encurta também não se aumenta.

                                                      Vá, é para todos levarem na brincadeira.

                                                      PS - Adenilson, como ficou o curso na conversão do 1.4 para o 1.6 no caso em cima?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                        Eh pah..não pode.
                                                        Dei precisamente esta suposição lá atrás, mas:




                                                        Portanto se o nebuchadnezzar o diz é porque não é verdade.

                                                        Porquê não pode? Se as peças de ambos são iguais? Bloco, pistões, bielas, eixo virabrequim, bomba de óleo são comuns aos três carros. Tenho dois VAG com esse tipo de motor, um é 1.0 e outro 1.6, ambos 8v.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                          Porquê não pode? Se as peças de ambos são iguais? Bloco, pistões, bielas, eixo virabrequim, bomba de óleo são comuns aos três carros. Tenho dois VAG com esse tipo de motor, um é 1.0 e outro 1.6, ambos 8v.
                                                          Pode homem, pode.
                                                          Dass, que a malta precisa de lições de ironia.

                                                          Tudo o que disseste eu concordo. Até coloquei a citação do nechbular para corroborar aquilo que eu tinha dito e que acabaste por confirmar com esse post.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                            Na verdade houve TRÊS

                                                            1.6 8V, SR, de 101 cv(Do Golf 4)

                                                            1.6 8V EA-111, de 100 cv(Do Polo 5 BR)

                                                            1.6 16v EA-111, da Europa, de 105 cv


                                                            No caso, limitei-me a enumerar a potência presente no Ibiza daquela geração.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                              Eh pah Adenilson, não mintas.
                                                              Toda a gente sabe que encurtar velas não faz parte do aumento da cilindrada.



                                                              Também não pode ser...se não se encurta também não se aumenta.

                                                              Vá, é para todos levarem na brincadeira.

                                                              PS - Adenilson, como ficou o curso na conversão do 1.4 para o 1.6 no caso em cima?
                                                              O curso do 1.4 é de 75 mm. O do 1.6 é de 86 mm. Basta ler as especificações nos sítios que postei

                                                              Eu corrigi o erro.

                                                              Se a Volkswagen BR conseguiu aumentar potência e torque sem aumentar a cilindrada, apenas mudando as bielas e outras alterações, ai não é do meu mérito

                                                              Aqui um exemplo

                                                              Gol mk4 1.0, com o mesmo motor do Lupo 1.0, porém flex-fuel. Diâmetro de 67,11 mm e curso de 70,6 mm

                                                              Volkswagen Gol City 1.0 Mi Total Flex 8V 4p 2006 - Ficha técnica

                                                              Gol mk5 1.0. Motor igual, diâmetro x curso idem, mas como conseguiu mais potência?

                                                              Volkswagen Gol SELEÇÃO 1.0 Mi Total Flex 8V 4p 2011 - Ficha técnica

                                                              O link que te passei, de fundo preto, tem lá dizendo o que fizeram

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X