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    #91
    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    Se este motor tem efectivamente o bloco do 1.6, e se REALMENTE bastar trocar as bielas para ficar um 1.6, esta será a modificação mais realista.

    Continua a necessitar de uma reprogramação, mas é aqui que os ganhos poderão ser maiores com menos trabalho.
    Eh pah tens que me explicar isso...

    Trocas as bielas e ficas com mais curso, é isso?

    Comentário


      #92
      Mexer em internos sem ser para mudar a performance de forma radical eu não faria. Muito sinceramente.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
        Eh pah tens que me explicar isso...

        Trocas as bielas e ficas com mais curso, é isso?
        Exacto...

        O nosso colega adenilson707 disse que este bloco é o mesmo do 1.6 e que a única diferença está nas bielas (portanto, no curso).

        Se for realmente assim é uma modificação relativamente simples e pode trazer bons ganhos.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
          Mexer em internos sem ser para mudar a performance de forma radical eu não faria. Muito sinceramente.
          É melhor mexer nos internos para que o motor suporte a maior potência que lhe impomos que aumentar a potência à custa de periféricos e o que está lá dentro fica stock...

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            É melhor mexer nos internos para que o motor suporte a maior potência que lhe impomos que aumentar a potência à custa de periféricos e o que está lá dentro fica stock...
            Certissimo mas estamos a falar de um pequeno aumento das performances, não estamos a pensar em 30cv a mais!

            Eu não entraria por ai porque pelo investimento mais valia encontrar um igual com motor mais potente.

            Que valor comercial tem um Ibiza de 2005 1.4 com internos do 1.6? Pouco mesmo.

            Já agora o 1.6 que potencia tem nos Seat? 110cv ou estou errado?

            A melhoria pela alteracao que sugeres seria o maior binario mais que a potencia.
            Editado pela última vez por Twingo32v; 20 April 2014, 17:51.

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              #96
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post

              Se é para aconselhar turbo, também não quero que digas nada, que adaptar Turbo neste é que não faz sentido havendo o 1.8T.

              Mas se eu desinformo, porque não informas com sugestões como o user quer? Não deixas de ter razão no que dizes, mas não passando do "bom senso" estas a deixar o user na mesma.
              Não, não é.
              Viste-me dizer isso onde?

              O meu conselho sempre foi o de se deixar estar quieto porque nada do que possa fazer e que fique em conta trará algum beneficio.

              Se é para gastar, então só a troca por outro motor ou então, turbo.

              Como isto não é a republica das bananas e como um turbo daria logo fé de si na IPO, continuo que é deixar estar-se quieto.

              Que coloque velas e filtros XPTO para melhorar num cagagésimo a resposta, mas os 10cv ficam longe, muito longe.

              E a parte da desinformação não é um ataque pessoal nem ati nem a ninguém, é apenas a realidade.
              Queres que aconselhe o user a fazer o quê?
              Ainda não te percebi quando o meu conselho foi dado há muito.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Exacto...

                O nosso colega adenilson707 disse que este bloco é o mesmo do 1.6 e que a única diferença está nas bielas (portanto, no curso).

                Se for realmente assim é uma modificação relativamente simples e pode trazer bons ganhos.
                E tu acreditas mesmo nisso?

                Que, sendo verdade e assumindo como tal que o bloco é o mesmo, que basta mudar as bielas e está a andar?
                E nem estou a falar de reprogramar a gestão do motor.
                Achas mesmo isso?

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                  Não te estou a perceber.

                  Dizes que uma "linha menos restritiva" são palavras mágicas, mas depois falas em "linha em condições". Quais são as diferenças? É que ainda por cima dizes que uma "linha em condições" dá logo mais "meia dúzia de cavalos"! Já só faltam mais 4.
                  Ironia...

                  Porque muita gente fala na linha menos restritiva como se significasse tirar elementos ao escape, mas tal é mentira.

                  Uma boa linah de escape é uma linha trabalhada e pensada para o efeito de dar mais potência não se restringindo à simples supressão dum elemento.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    E tu acreditas mesmo nisso?

                    Que, sendo verdade e assumindo como tal que o bloco é o mesmo, que basta mudar as bielas e está a andar?
                    E nem estou a falar de reprogramar a gestão do motor.
                    Achas mesmo isso?
                    Se a taxa de compressão ficar em valores razoáveis, não estou a ver porque não. Mas certamente tu saberás explicar-nos melhor

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Exacto...

                      O nosso colega adenilson707 disse que este bloco é o mesmo do 1.6 e que a única diferença está nas bielas (portanto, no curso).

                      Se for realmente assim é uma modificação relativamente simples e pode trazer bons ganhos.
                      Comprar as 4 bielas e fazer a transformação deve ficar tão ou mais caro que comprar um motor 1.6 e metê-lo lá. E ainda ficas com o teu motor antigo para peças ou para vender. A meu ver não se justifica.

                      A questão aqui não é o dar mais 10 cavalos do que os tinha novo, é dar mais 10 cavalos do que provavelmente tem agora daí que faça sentido mudar velas, cabos, filtro, escape, colocar um bom óleo etc etc.
                      Se o motor estiver como novo pouca diferença fará, caso contrário nota-se sempre qualquer coisa.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Se a taxa de compressão ficar em valores razoáveis, não estou a ver porque não. Mas certamente tu saberás explicar-nos melhor
                        Vou deixar esta para ti, pode ser?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                          Ironia...

                          Porque muita gente fala na linha menos restritiva como se significasse tirar elementos ao escape, mas tal é mentira.

                          Uma boa linah de escape é uma linha trabalhada e pensada para o efeito de dar mais potência não se restringindo à simples supressão dum elemento.
                          Qual é a parte da ironia?

                          A das palavras mágicas? Ou dos 6 cavalos a mais pela linha em condições? Serão ambas? Em que ficamos? Só falas de modo irónico? Estás a ser irónico agora também?

                          Comentário


                            Gente não são as bielas que dão o curso ao motor, isso é erro de principiante

                            Aumentar o curso só com cambota nova.

                            Também pouca gente sabe (porque não quer, que não é segredo nenhum) que o rendimento volumétrico não é uma simples questão de restrição na admissão/escape. Há situações em que se quer mesmo restrição (na dose certa), porque o que importa mais é de longe ter as ondas de pressão no momento certo de abertura/fecho de válvulas. Por isto é que o pessoal mete linha directa e muitas vezes as baixas vão-se logo à vida, ao diminuir a restrição altera-se a afinação de todo o sistema que deixa de estar em sincronia com a cabeça do motor. Em altas se calhar consegue-se ganhar qualquer coisa quando isto é compensado pela diminuição de contrapressão (ou quando simplesmente calha de ficar em sintonia na mesma, que é mesmo uma questão de sorte porque só um preparador a sério é que estuda isto).
                            Editado pela última vez por SRLA; 20 April 2014, 18:48.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                              Gente não são as bielas que dão o curso ao motor, isso é erro de principiante

                              Aumentar o curso só com cambota nova.

                              Também pouca gente sabe (porque não quer, que não é segredo nenhum) que o rendimento volumétrico não é uma simples questão de restrição na admissão/escape. Há situações em que se quer mesmo restrição (na dose certa), porque o que importa mais é de longe ter as ondas de pressão no momento certo de abertura/fecho de válvulas. Por isto é que o pessoal mete linha directa e muitas vezes as baixas vão-se logo à vida, ao diminuir a restrição altera-se a afinação de todo o sistema que deixa de estar em sincronia com a cabeça do motor. Em altas se calhar consegue-se ganhar qualquer coisa quando isto é compensado pela diminuição de contrapressão (ou quando simplesmente calha de ficar em sintonia na mesma, que é mesmo uma questão de sorte porque só um preparador a sério é que estuda isto).
                              Oh estragaste a festa toda!

                              Eu ainda queria que me dissessem que com o aumento do "curso" de 1.4 para 1.6, quanto é que sobrava para a câmara de combustão...

                              É que dava um valor tão engraçado!

                              O mais engraçado (e sinceramente o mais grave) é acreditarem cegamente em qualquer coisa que é dita.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                Oh estragaste a festa toda!

                                Eu ainda queria que me dissessem que com o aumento do "curso" de 1.4 para 1.6, quanto é que sobrava para a câmara de combustão...

                                É que dava um valor tão engraçado!

                                O mais engraçado (e sinceramente o mais grave) é acreditarem cegamente em qualquer coisa que é dita.
                                Mas terá que trocar as bielas também, bielas mais curtas, cambota maior.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                  Mas terá que trocar as bielas também, bielas mais curtas, cambota maior.
                                  Por acaso só agora li o post do user que referiu isso. E ele diz que as bielas têm que ser maiores.

                                  O comprimento das bielas é perfeitamente indiferente para o caso.

                                  Entre os motores 1.4 e o 1.6 as bielas até podem ser as mesmas. Digo até podem, porque não sei, estou a falar de uma forma perfeitamente académica. Poder, podem, mas não sei se são. Mas se calhar até são!

                                  Comentário


                                    O curso só depende do raio da cambota, mas deixando as bielas originais é provável que com o curso maior a relação de compressão seja alta demais e até que o pistão bata nas válvulas, por isso uma alteração de curso também leva normalmente bielas novas.

                                    E bronzes novos, e pode ser necessário retirar material no próprio bloco para dar espaço para a cambota maior, e num motor já rodado os cilindros/camisas já estão acamados e convém rectificar porque os segmentos vão funcionar noutra zona, e claro segmentos novos a condizer...e claro motor totalmente aberto, juntas, óleo, convém também mudar correias e filtros já que se está com a mão na massa...

                                    Não fica barato.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                      Qual é a parte da ironia?

                                      A das palavras mágicas? Ou dos 6 cavalos a mais pela linha em condições? Serão ambas? Em que ficamos? Só falas de modo irónico? Estás a ser irónico agora também?

                                      Se calhar para ti só falo em modo ironico, ou talvez não.
                                      Certo certo é que foste o único que não percebeu.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post

                                        Eu ainda queria que me dissessem que com o aumento do "curso" de 1.4 para 1.6, quanto é que sobrava para a câmara de combustão...

                                        É que dava um valor tão engraçado!
                                        Hein?

                                        Comentário


                                          Está-se a falar neste 1.4 como se facilmente pudesse ser transformado num 1.6...
                                          Só faltava alguém agora dar-se ao trabalho de pesquisar e chegar à conclusão que o aumento de cilindrada é feito por aumento do diãmetro do cilindro.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                            Hein?
                                            Desculpa mas eu tenho muita dificuldade em lidar com a ironia.
                                            O problema é meu, não és tu, sou mesmo eu. Incomoda-me bastante nunca consegui desenvolver esse recurso.
                                            Como tal não consigo entender o teu "Hein?". Mas é que não consigo mesmo. E depois fico naquela, "mas ele agora está a ser irónico, ou não?"
                                            Mas como disse, não compreendo os meandros da ironia. Transcende-me, não vou mesmo lá.
                                            Se tens alguma questão, tens que a colocar objetiva e concretamente.
                                            Tipo: "olha a minha questão é esta: ________________ ?"
                                            Depois mais os smileys... A sério, é mesmo muito complicado para mim!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                              Desculpa mas eu tenho muita dificuldade em lidar com a ironia.
                                              O problema é meu, não és tu, sou mesmo eu. Incomoda-me bastante nunca consegui desenvolver esse recurso.
                                              Como tal não consigo entender o teu "Hein?". Mas é que não consigo mesmo. E depois fico naquela, "mas ele agora está a ser irónico, ou não?"
                                              Mas como disse, não compreendo os meandros da ironia. Transcende-me, não vou mesmo lá.
                                              Se tens alguma questão, tens que a colocar objetiva e concretamente.
                                              Tipo: "olha a minha questão é esta: ________________ ?"
                                              Depois mais os smileys... A sério, é mesmo muito complicado para mim!
                                              Tudo está bem então.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                Gente não são as bielas que dão o curso ao motor, isso é erro de principiante

                                                Aumentar o curso só com cambota nova.

                                                Também pouca gente sabe (porque não quer, que não é segredo nenhum) que o rendimento volumétrico não é uma simples questão de restrição na admissão/escape. Há situações em que se quer mesmo restrição (na dose certa), porque o que importa mais é de longe ter as ondas de pressão no momento certo de abertura/fecho de válvulas. Por isto é que o pessoal mete linha directa e muitas vezes as baixas vão-se logo à vida, ao diminuir a restrição altera-se a afinação de todo o sistema que deixa de estar em sincronia com a cabeça do motor. Em altas se calhar consegue-se ganhar qualquer coisa quando isto é compensado pela diminuição de contrapressão (ou quando simplesmente calha de ficar em sintonia na mesma, que é mesmo uma questão de sorte porque só um preparador a sério é que estuda isto).
                                                Tens razão. Já há uns tempos tinha decidido para mim não dar muito crédito à pessoa que disse isso. Mas desta vez deixei passar e dei-me mal.

                                                Obviamente que o curso é dado pelo raio do apoio da cambota à biela falha minha.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                  Oh estragaste a festa toda!

                                                  Eu ainda queria que me dissessem que com o aumento do "curso" de 1.4 para 1.6, quanto é que sobrava para a câmara de combustão...

                                                  É que dava um valor tão engraçado!

                                                  O mais engraçado (e sinceramente o mais grave) é acreditarem cegamente em qualquer coisa que é dita.
                                                  É campeão! Isso é que é, sabes tudo

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Se a taxa de compressão ficar em valores razoáveis, não estou a ver porque não. Mas certamente tu saberás explicar-nos melhor

                                                    Esta foi a tua resposta! Afinal quem é o campeão?

                                                    Depois ainda vens dizer que já tinhas decidido não dar crédito a uma pessoa. O que é certo é que acreditaste sem colocar em causa.

                                                    E ainda vais pelas taxas de compressão... Fizeste contas? Não, estava dito, era uma sentença, está certo!

                                                    Comentário


                                                      Uma coisa é certa: ficamos a saber que é necessário ter cuidado com o aumento do curso, não vá não deixar espaço para a câmara de combustão.

                                                      Ajuda de leitura: estou a ser irónico.

                                                      Comentário


                                                        E uma coisa, os 1.4 não são os 1.6!

                                                        Blocos diferente!

                                                        O 1.4 de 8v, tem 76.5mm de diametro e 75.6mm de curso.
                                                        O 1.4 de 16v, os mesmos valores

                                                        O 1.6 de 8v, tem 81mm de diametro e 77.4mm de curso.
                                                        O 1.6 de 16v, tem 76.5mm de diametro e 86.9mm de curso.

                                                        Isto são dados que estão no wikipédia!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                                                          E uma coisa, os 1.4 não são os 1.6!

                                                          Blocos diferente!

                                                          O 1.4 de 8v, tem 76.5mm de diametro e 75.6mm de curso.
                                                          O 1.4 de 16v, os mesmos valores

                                                          O 1.6 de 8v, tem 81mm de diametro e 77.4mm de curso.
                                                          O 1.6 de 16v, tem 76.5mm de diametro e 86.9mm de curso.

                                                          Isto são dados que estão no wikipédia!
                                                          Fiando no Wikipédia, serão mesmo.
                                                          Do 1.4 para o 1.6 altera o curso.

                                                          O 1.6 de 8v também pode ser o mesmo bloco. Não seira primeira vez q

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                            Sim, porque cozinhar uma piza está ao mesmo nível que ter conhecimentos para preparar um motor.
                                                            Claro que não está ao mesmo nível. Não sabes sequer o que é uma analogia?

                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Isso já estamos fartos de dizer, se é para trabalhar num projecto, ele que compre uma boa base, e não um Ibiza 1.4...

                                                            E depois há outra questão, é que mudar filtrozinhos e panelas não é um projecto, é azeitice.

                                                            Projectos de modificação costumam, como já disseram, ficar carotes.
                                                            E porque tem de ser uma outra base? Tal como eu disse, há pessoas que têm gosto em trabalhar num underdog, e torná-lo mais ao seu gosto. Não é um opção válida como qualquer outra? Um bom exemplo é um 206 em particular, português diga-se, com uma das alterações mais extensas que já vi, incluindo um chassis largamente melhorado e mesmo um 1.6 turbo. Ele começou por ser um mero 1.1. Sim, ficou caro, so what? Algumas pessoas querem ver um projeto a começar por baixo e a crescer.

                                                            E já agora, porquê azeitice? Não é por aí que se começa a aprender?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                              Fiando no Wikipédia, serão mesmo.
                                                              Do 1.4 para o 1.6 altera o curso.

                                                              O 1.6 de 8v também pode ser o mesmo bloco. Não seira primeira vez q
                                                              Sim, o conceito de "mesmo bloco" tem as costas bastante largas!

                                                              Comentário

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