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Segmento C - A Busca pelo automóvel "quase" ideal
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Originalmente Colocado por Stockinger Ver PostConsidero o Giulieta um dos mais bonitos do segmento.
Porém, perde em habitalidade, em ser prático, em conforto.
Notar que esta é uma análise teórica, na prática pode sofrer alterações. Apenas quero é levar a lição bem estudada para quando visitar os stands.
Mas o carro é lindo, então em preto Mas aí é mais a emoção que a razão a falar.
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Originalmente Colocado por cybman Ver Postquase 0? e achas que o TDI vai valer dinheiro só por causa da sigla
eu penso totalmente o contrario, se é para ficar com ele muito tempo o valor da desvalorização é diluida pelos anos.
E a fap neste tipo de percursos é para esquecer nem que ele ficasse com o carro 1 ano.
Golf 2.0TDI comprado em 2004 com imensa tralha (DSG, etc...) por 35.000€, atualmente com 120.000kms dão-me 12.000€.
O anterior 1.6 a gasolina com 6 anos quase tive de pagar para que ficassem com ele.
Em relação ao filtro de partículas aí estou contigo, não acredito que dê bem com trajetos curtos embora as marcas me garantam que esse problema não existe.
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para 10000 km anuais, a pensar uma coisa! o Diesel é mais caro, as peças também, as revisões, o iuc, e ainda tens a pensar na distribuição, que nos a gasolina já são corrente! ou seja dura a vida do motor! Para além que podes sempre colocar um carro a gasolina a gás! e daqui a 10 anos tanto vale o gasolina como o gasóleo! Os motores sejam a gasolina ou gasoleo no mundo atual, são bastante parecidos em tempo de vida util, desde que cuidados de forma igual!
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Estás a falar de um carro 2.0 de 2004 e de um 1.6 de que ano? com quantos quilometros? marca? tudo isso tem interesse!
Também podia aqui dizer, tinha um golf tdi 2.0 de 2004 e dão 10000 mil euros e tenho um corsa 1.0 a gasolina de 94 e tenho de pagar para ficarem por ele....
Para se comparar algo, tem de ser tudo no mesmo patamar, se não não existe comparação possível. é como teres uma balança que de um lado tem 10kg e do outro 5kg, pende sempre para um lado.
Depende também do gosto de cada um! Eu nunca ia comprar um carro porque daqui a 10 anos me dão X por ele, mas sim porque gosto dele. daqui a 10 anos logo se vê, ou vendo ou troco por outro, ou dou piões. Pode até nem durar 5 anos! imagina que tens algum problema!
Mas isto sou eu...
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Originalmente Colocado por Stockinger Ver PostOlá a todos,
A troca de carro ainda está a meio ano (ou mais) de distância, mas dada a minha paixão por automóveis, a análise começa agora. Por esse motivo, abro este tópico para que se possa fomentar alguma discussão de ideias.
Pressupostos:
- Segmento C Novo
- Veículo para manter durante 12 a 14 anos
- Distância Média Percorrida Anualmente: 10 000 km
- Trajectos diários: 2 a 3 percursos, inferiores a 5 km
- 4 a 5 viagens longas anualmente (distâncias entre os 300 e os 1000 km)
Pontos a ter em conta:
A distância percorrida é com base no meu estilo de vida actual (casal jovem, sem filhos, ainda). 12 a 14 anos é muito tempo, e muito pode mudar, inclusive a vida profissional. Isto significa que tanto se pode aumentar a kilometragem anual como diminui-la.
O veículo é suposto ser:
- Prático e espaçoso (quer para bagagens, quer para pessoas, porém não tem que ser forçosamente uma carrinha). Os bancos traseiros rebaterem na totalidade é algo que considero importante também.
- Fiável
- Económico: melhor relação consumos / impostos possível
- A melhor performance possível vs os consumos
- Insonorizado para as viagens de longo curso
- Confortável
O que está fora do âmbito desta discussão:
- Monovolumes
- Veículos usados e/ou veículos de outros segmentos que não o C (mais à frente até posso considerar, mas para já, não entram na equação).
- Níveis de equipamento
Perante isto que questões me ocorrem:
- O perfil actual aponta para gasolina, mas para um período de 12 a 14 anos, o gasóleo também pode ser uma boa aposta, principalmente face à oferta de mercado.
Que veículos mais me atraem perante estas condições:
Na gasolina, motor 1.4 TSI do grupo VW (aplicado ao Golf, Leon). Porquê o 1.4 TSI? Porque me pareceGolf 1.4 TSI 140cv ACT 5P Confortline a melhor relação performance vs consumos vs impostos.
1.2 TSI, 1.0 Ecoboost da Ford, 1.2 TCE da Renault… tudo hipóteses interessantes, mas não sei se serão boas apostas.
No diesel, 1.6 i-Dtec do Civic, 1.6 TDi do grupo VW, 1.6 DCi da Renault. Mas aqui a oferta é muita, e todos parecem relativamente interessantes.
Agradeço desde já as vossas ideias, sugestões, opiniões que possam contribuir para a busca do veículo quase ideal :-)
Com isto mataste tudo: "Veículo para manter durante 12 a 14 anos"
Escolhe um dos 3:
Golf 1.2 TSI 105cv 5P Confortline
Golf 1.4 TSI 140cv ACT 5P Confortline
Golf 1.6 TDI 110cv BlueMotion 5P Confortline
Escusado será dizer que tenho um Golf 4 com 14 anos sem um pingo de ferrugem e até vivo num ambiente propício à corrosão. O motor não é grande coisa (1.4 75cv) a borracha da consola descascou um bocado, mas fora isso está 5*. Pessoalmente iria para o Tdi, muito por causa da desvalorização ser menor e também porque nunca se sabe o que nos reserva a nível de Km's anuais
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Originalmente Colocado por JFLF Ver PostEstás a falar de um carro 2.0 de 2004 e de um 1.6 de que ano? com quantos quilometros? marca? tudo isso tem interesse!
Também podia aqui dizer, tinha um golf tdi 2.0 de 2004 e dão 10000 mil euros e tenho um corsa 1.0 a gasolina de 94 e tenho de pagar para ficarem por ele....
Para se comparar algo, tem de ser tudo no mesmo patamar, se não não existe comparação possível. é como teres uma balança que de um lado tem 10kg e do outro 5kg, pende sempre para um lado.
Depende também do gosto de cada um! Eu nunca ia comprar um carro porque daqui a 10 anos me dão X por ele, mas sim porque gosto dele. daqui a 10 anos logo se vê, ou vendo ou troco por outro, ou dou piões. Pode até nem durar 5 anos! imagina que tens algum problema!
Mas isto sou eu...
O resto também dá para depreender, em 1998 era o IV (a versão realmente não disse mas era a highline carregada de tralha). Portanto eram carros que se equivaliam em tudo menos no motor e na caixa, gasolina 110cv num, diesel 140cv automático noutro. Até a cor era a mesma!
edit: Pronto, tá bem, não escrevi no outro post que se tratava de um Golf, mas porque haveria eu de ir comparar alhos com bugalhos? Ah! E a quilometragem era idêntica nos dois, pouco mais de 10.000 kms ano em ambos.Editado pela última vez por Jbranco; 25 June 2014, 16:19.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostEntão, não leste o meu post com atenção. Está lá "O anterior 1.6 a gasolina com 6 anos...", ora 2004-6=1998
O resto também dá para depreender, em 1998 era o IV (a versão realmente não disse mas era a highline carregada de tralha). Portanto eram carros que se equivaliam em tudo menos no motor e na caixa, gasolina 110cv num, diesel 140cv automático noutro. Até a cor era a mesma!
edit: Pronto, tá bem, não escrevi no outro post que se tratava de um Golf, mas porque haveria eu de ir comparar alhos com bugalhos? Ah! E a quilometragem era idêntica nos dois, pouco mais de 10.000 kms ano em ambos.
escapou-me o ano!
Sabes bem que o golf 2.0 é sempre muito valorizado em tudo. Já para não falar que o golf IV, à a pontapés, mesmo sendo a versão melhor, existe sempre a desvalorização por ser a gasolina, atmosferico, bebe bastante bem! E ficou um pouco "queimado" pelo 1.4 por causa do bloco. Mas não podes comparar o de 98 com de 2004. Se comparasses com o 2.0 a gasolina de 2004, ai já poderia haver comparação!
Lá está são opiniões!
Mas são boas máquinas!
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Originalmente Colocado por vso Ver PostEntão o carro é para manter 14 anos e vai comprar um carro a gasolina?
Só no forum autohoje..
Pensei que fosse o numero de quilómetros anuais que pode-se pesar no tipo de liquido a meter no carro.
Espera vou já formatar esta minha ideia parva
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Desculpem-me o off-topic mas não resisto... Agora que penso nisso acho que a VW fez macumba com o meu pai e com o seu filho (eu). Ele comprou um carocha quando tinha 37 anos e quando morreu com mais de 80 ainda o tinha, eu comprei um Golf com 39 anos e... Nem me passa pela cabeça vende-lo...
O que é que se passa??? Estou assustado!!!
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Ainda que seja um pouco offtopic este tópico tem sido pautado pelo seguinte:
- Guerra ferverosa entre Gasolina vs Gasóleo
- Considerar ter um carro por um período superior a 10 anos faz imensa confusão ás pessoas. Óbvio que se existirem condições financeiras pode-se encurtar o periodo e dar-se a esse luxo, mas os tempos não vão famosos, portanto vale mais ter expectativas reais.
- O factor psicológico do posto de combustível é muito forte (preço por litro) cegando tudo o resto.
Nota: Não sou contra os veículos gasóleo, longe disso. Bons motores, muito económicos. Mas têm-se complicado, e começam a ser desadequados para certo tipo de utilizações.
Discute-se muito pouco os prós e contras de cada modelo.
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Momento de Reflexão:
Se tiver o carro 10 anos, a circular 10 000 km/ano, o que melhor custos apresenta é o Seat Leon 1.2 TSI 105 cv. Porém, no mesmo cenário, o Seat Leon 1.6 TDi 105 cv apresenta-se como a melhor alternativa a gasóleo. Porém, custa mais 45 €/ano que o seu irmão a gasolina.
Neste cenário, o Toyota Auris Hibrido custa mais 100 €/ano que o Leon a gasolina.
Se tiver o carro 10 anos, a circular 15 000 km/ano, o que melhor custos apresenta é o Seat Leon 1.6 TDI 105 cv. Porém, no mesmo cenário, o Seat Leon 1.2 TSI 105 cv custa mais 130 €/ano que o seu irmão a gasóleo.
Nesta situação, o Toyota Auris Hibrido custa mais 72 €/ano que o Leon a gasóleo.
Questão:
Dado o espaço temporal previsto, poderá acontecer fazer mais quilómetros anualmente. Nessa situação, o veículo a gasóleo é sempre melhor aposta.
A questão é se vale a pena arriscar os problemas de FAP e regenerações interrompidas, para as situações de menos quilómetros. Sabendo que se andar mais quilómetros a poupança ronda os 130 € /anuais face ao modelo a gasolina.
Notar que os cálculos estão com os custos actuais de combustível, têm em conta manutenções, pneus, seguros, e diferenças (poupar ou a gastar mais) no acto de comprar.
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Os custos de um carro a gasóleo são sempre superiores e o FAP com percursos curtos é uma chatice
Não sei quais os custos que estás a fazer para o Auris Híbrido, em termos de manutenção, mas olha que são dos mais baixos que existem, especialmente porque não correia de transmissão para mudar, não há embraiagem para mudar e os calços duram uma "eternidade", dado que grande parte da travagem é regenerativa
Com 10 anos a circular quer 10 000 km/ano, quer 15 000 km/ano, o mais provável é nunca mudares os calços ao Auris
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Originalmente Colocado por cybman Ver PostDistância Média Percorrida Anualmente: 10 000 km
Trajectos diários: 2 a 3 percursos, inferiores a 5 km
Eu diria antes que o forum autohoje é frequentado por quem perceba de automoveis, diesel não é a solução para todos os casos.
E se hoje faz 5km por dia, amanhã já pode fazer 100km diários.
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Não conhecendo a fundo todos os carros do segmento C, considero que o que tem melhor relação preço/qualidade/espaço/consumos é o novo Nissan QQ II.
O anterior cheguei a conduzir. O motor era insuficiente (1.5dci) para o peso (este pelos vistos o novo desceu na balança + de 100kg).. E o espaço do anterior, bem como a consola central desiludia. Problemas que parecem resolvidos neste novo modelo...
Para mim, os melhores são:
1) Nissa QQ II 1.6dci 130cv, 30.000€
2) Opel Astra 1.7 136cv, 28.000€ com flex ride
3) Honda civic 1.6 120cv, 27.000€
4) Seat Leon 1.6 105, 27.000€
5) Vw Golf 1.6 105, 29.000€
A - O V40 usa a plataforma do antigo Foces e é muito caro apesar de belo.
B - O 308 a nível estético não me fascina e não gosto da consola interior, apesar de ser um bom produto e com motor renovado.
C - Giulietta acusa o peso dos anos e a Alfa Romeo não é muito fiável pelo que li nalguns topics.
D - Auris é um bom produto, mas sem sal e com qualidade dos materiais inferiores.
E - Mini oferece pouco espaço e preço alto.
F - Megane final de vida.
G - Série 1, classe A e A3 para se destacarem da concorrência, teriam de ser com motores 2.0l a nesse caso já ficariam nos 35.000€ e fora do Orçamento.
A Maria tem um A1 1.2TSI e é um belo motor, acho que se deve ponderar um carro a gasolina para kilometragem inferior a 12.000/ano.
Daqui a 1 anito vou ter o mesmo problema que o criador do topic quando trocar o carro dela.Editado pela última vez por zzcreative; 26 June 2014, 10:56.
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Ainda hoje fui deixar o Prius na revisão. Para voltar para casa, deram-me boleia com um Yaris Diesel que precisava de uma volta de teste por causa de problemas com o FAP. Pelo caminho, ligaram a quem me trazia a casa, por causa de um Auris Diesel com problemas semelhantes. Ambos fora da garantia
Problemas como estes nas oficinas são aos montes!
Quem ainda acha que gasóleo é a melhor escolha, especialmente quando os percursos são curtos, é melhor pensar 2 vezes
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Originalmente Colocado por zzcreative Ver PostF - Megane final de vida.
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Stock, pensa bem se queres ter o carro APENAS 10 anos.
Eu tenho o meu há 11 anos e tá "novo", vou manter o carro pelo menos mais 10 anos.
Corsa 1.7DTI
10 anos a fazer 10.000kms por ano não é nada. Ao fim de 10 anos é que tens a rodagem feita. lol
Responde a isto:
Porque não comprar um carro para 20 anos? Com aposta principal na fiabilidade e manutenção barata.
Auris seria a tua opção neste cenário?
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