É quase ridículo, mas tenho dois carros em casa, que pela tabela de preços de 1991 que foi colocada acima pelo Nto, os dois somam a quantia de 100.000 euros.
Audi 80 B4. Fui à procura de fotografia para pôr aqui, e descobri que o design foi da Italdesign Giugiaro. Penso que aguenta notávelmente bem o peso dos anos.
Antena motorizada, sai da toca (atrás do pilar C) quando se liga o rádio no botão rotativo de volume. Nada de andar a espetar o dedo repetidamente em botõezinhos de mais e menos. São as pequenas coisas ...
Os Ferraris eram caros como tudo, talvuz nao assim tao distantes dos preços actuais, quando comparados com esse Land Rover Defender
Foi a década em que os 4x4 ainda pagavam menos (metade?) do imposto dos outros veículos, por serem veículos de trabalho rural, e começaram a aparecer modelos urbanos. A carrinha Audi Allroad foi um sucesso - A6 com desconto ...
Ora, como isto não é só de mandar a acha para a fogueira... aqui fica os preços constantes na revista TURBO de fevereiro de 1991:
Ja nao é a primeira vez que vejo listas destas no forum (penso que colocadas por ti) Tens as revistas guardadas ou vais a algum site recolher esta informacao??
Ainda hoje só rodam cá por casa carros dos anos 90.
Um Fiat Tipo 1.4 ie S de 1993, comprado usado faltavam dois dias para fazer um ano, tinha 8000km. Ainda hoje rola todos os dias com 21 anos e 118 000km. Um autêntico tanque de guerra que não deu nenhum problema de maior até aos dias de hoje apesar da manutenção se prender com o mínimo indispensável. Nos dias de hoje já pouco se vêem mas ainda circulam alguns.
A minha Astra Caravan 1.7 TD de 95 e importada em 2001 da Bélgica, marca 201 000km mas deve ter o triplo no mínimo. Tenho-a desde finais do passado ano e apesar de já ter dado alguns problemas gosto imenso da carrinha, uma proposta boa na sua época, com boa qualidade geral e um motor resistente e relativamente económico. Pela tabela de preços que colocaram atrás, um carro destes custava por cá cerca de 4800 contos (24 000€). Esse preço é "obra" até nos dias de hoje. No entanto é um carro que se via e ainda se vê muito nos dias de hoje pelas estradas do nosso país, foi um modelo com sucesso em especial as carrinhas.
Existe também um Golf III 1.4 de 92 com 256 000km, é o meu pai que anda com ele. É um bocado arrastão (60cv num peso monstro), mas é bem construído, tem um motor durador e é bem jeitosinho de se conduzir. A direcção a "bifes" é que estraga um bocado mas enfim, nada que não se resolva com força bruta. Ainda hoje se vêm bastantes exemplares destes (na maioria diesel), mas aos poucos lá vão desaparecendo, a idade não perdoa.
E pronto, aqui ficou a minha experiência automobilistica envolvendo carros dos anos 90.
Ja nao é a primeira vez que vejo listas destas no forum (penso que colocadas por ti) Tens as revistas guardadas ou vais a algum site recolher esta informacao??
Em 1991 (ou 92) quando li a apresentação do Civic MKV ou "EG" na revista Turbo fiquei fã do carro e se pudesse tinha comprado um 1.5 LSI. Eram lindos, quer em 2 portas quer nos 4 portas especialmente em versão Vti.
Cheguei a conduzir um 1.5 LSI de 1992 algumas vezes (de uma namorada) e impressionava pelo arranque rápido, caixa de manuseamento preciso e materiais agradáveis ao toque e de boa qualidade se bem que com umas cores algo discutíveis. A entrada e saída dele é que era algo incomoda por ser tão... rasteiro.
Não sei como está ai em Portugal mas aqui na Polónia tornou-se um verdadeiro carro de azeiteiro e "xunings" e muito raramente se vê um stock.
O interior era igual a este e recordo-me que o AC era muito bom.
Então nasci em 1988, assim o carro mais antigo que me lembro que tenha passado lá em casa foi um Fiat 128 vermelho e com alguns podres a dar contraste xD. Isto ainda vivia em Leiria. Para aí em 93 o meu pai muda-se para Palmela por ter entrado para a Autoeuropa. Por ter de fazer todos os fins de semana Leiria-> Palmela e vice-versa, adquiriu um Opel 1204SL. Foi totalmente restaurado por ele incluindo o motor. É um carro que ainda hoje me deixa algumas saudades e que também fica na memória. No entanto em 1996 vendeu-se o Opel e comprou-se o carro que me marcou mesmo e que gostava de voltar a ter um para preservar. Em Agosto de 1996 o meu pai chega a casa num Fiesta Techno 1.25 novinho em folha. Como puto que era fiquei de queixo caído, e principalmente por ser um carro tão... silencioso. Em 2009 passou para as minhas mão com 160.000 km. Com muita pena minha em 2012 foi para abate com 210.000 km e ainda com a embraiagem de origem. Espero um dia voltar a ter um, e só de pensar na bipolaridade daquele motor pós-4000 rpm ainda me deixa com mais saudades.
Resta dizer que agora lá por casa para além do meu Corsa Flexfuel, rola também um Aveo Bi-fuel.
Ah e se alguém tiver alguma coisa do Fiesta mk4, seja catálogo ou publicidade agradecia imenso se pudesse por aqui.
Tenho ideia que foi com esta ou pelo menos nesta altura que marcou o nascimento do "status" das station:
Curiosamente a maior parte das que se viam de 5 lugares, eram 1.4 e salvo erro a versão Club.
Recordo-me de terem a caixa longa (davam mais em 4ª que em 5ª).
Os pais de um amigo meu tiveram uma e por acaso eu gostava muito da carrinha. Lembro-me de nós os 2 não pararmos de mexer no autorádio, pois tinha um som muito bom para a época (em que o som nos carros não era nada de especial). Tinha RDS e acho que já tinha leitor de cd´s.
Tópico espetacular! Tendo nascido nos finais dos anos 80, os anos 90 em termos automobílisticos foram marcantes, desde puto comecei a "decorar" e a associar os modelos às marcas. Tinha especial pancada pelo Alfa Romeo 33, pelo BMW 3 E36 e pelo Fiat Uno mkII
Eu fiquei cego quando em 1995 um vizinho meu comprou um Alfa Romeo Spider 916, aquilo em 95 parecia um carro do futuro... babava literalmente cada vez que o via! Rosso Alfa com interior beje
Foi para mim a melhor década no que toca aos automoveis.
Desde o meu primeiro, um super 5 1.2 gtr na sua série triana, comprado usado (e bem!) por 290 contos, bebia muito e andava pouco, até aos nipónicos da honda nas suas variantes coupé e 4 portas com motorizações desde 1.5 e 1.6 (o sohc e o dohc), passando pelos compressorizados g40, acabando nos fumarentos com um arcaico fiesta 1.8 turbo boss, acho tive em mãos um bom pedacito da epóca.
Esta é mais para o outro tópico, mas recordo de um amigo da familia chegar no seu alfa sprint, creio que o 1.3, cinza que não lhe fazia jus às linhas
Um gajo começa a ver o que ficou para trás, com saudade...
Tenho ideia que foi com esta ou pelo menos nesta altura que marcou o nascimento do "status" das station:
Curiosamente a maior parte das que se viam de 5 lugares, eram 1.4 e salvo erro a versão Club.
Recordo-me de terem a caixa longa (davam mais em 4ª que em 5ª).
Os pais de um amigo meu tiveram uma e por acaso eu gostava muito da carrinha. Lembro-me de nós os 2 não pararmos de mexer no autorádio, pois tinha um som muito bom para a época (em que o som nos carros não era nada de especial). Tinha RDS e acho que já tinha leitor de cd´s.
Quando apareceram foi um espanto... eram mesmo bonitos especialmente com este interior e estes bancos:
Foram também dos primeiros, nessa década, a trazerem airbag para o condutor e mais tarde para o passageiro, barras nas portas e cintos pirotécnicos.
Num famoso crash-test da época teve bons resultados junto com o VW Golf III. O Fiat Tipo, Honda Civic, Renault 19, Ford Escort (incendiou-se) e Citroen ZX foram menos bons sendo o italiano e o japonês um verdadeiro desastre...
Para mim foi, a partir daqui, que se perdeu aquela "inocência" de entrar num carro sem se ter consciência da possibilidade de termos um acidente com consequências graves ou funestas. Os carros também tinham de ser seguros a bater e não apenas a travar e em curva.
Um dos mais vendidos de finais da época anterior e da nova revelava-se muito fraco em segurança passiva. A Fiat reforçaria a carroçaria e instalaria airbags, pré-tensores e válvula de inércia de combustível pouco depois tal como a Ford faria com o Escort.
Estas novas alterações reduziram a instrusão da coluna de direcção, lesões na cabeça e coluna vertebral e risco de incêndio. Nada seria como dantes...
Tópico espetacular! Tendo nascido nos finais dos anos 80, os anos 90 em termos automobílisticos foram marcantes, desde puto comecei a "decorar" e a associar os modelos às marcas. Tinha especial pancada pelo Alfa Romeo 33, pelo BMW 3 E36 e pelo Fiat Uno mkII
Outro aqui.
E até que enfim alguém fala no E36 e no 33 (Imola)
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