Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Parque automóvel em Portugal (anos 90)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
    Quando apareceram foi um espanto... eram mesmo bonitos especialmente com este interior e estes bancos:
    Agora que referiste a questão dos bancos, recordo-me desse pormenor sim. De trazer uns bancos com apoio lateral maior que o normal no segmento.

    Tinha uma mala enorme também.

    Na altura, estas carrinhas viam-se aos pontapés. Mas 90% deviam de ser a 1.4. Hoje em dia, 90% devem ser as versões Diesel. Como muda tanto em tão pouco tempo.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
      Agora que referiste a questão dos bancos, recordo-me desse pormenor sim. De trazer uns bancos com apoio lateral maior que o normal no segmento.

      Tinha uma mala enorme também.

      Na altura, estas carrinhas viam-se aos pontapés. Mas 90% deviam de ser a 1.4. Hoje em dia, 90% devem ser as versões Diesel. Como muda tanto em tão pouco tempo.
      Sem dúvida foi um carro que deixou a sua marca um pouco por toda a Europa. Foi um sucesso de vendas e com bons argumentos para tal.

      Tenho uma 1.7 TD (Isuzu 82cv) e acho que ainda é um carro quase actual no que toca ao andamento e consumos, equipamento e segurança.
      Vejo muitas pelas estradas e a grande maioria são as 1.4 e uma meia duzia de 1.6. As diesel vêem-se muitas mas ainda assim parecem-me ser em menor número que as gasolina. Muitas das diesel que eu vejo são importadas (a minha é uma delas) e já têm um porradão de kms em cima e ainda continuam a andar sem grandes problemas por essas estradas fora.

      Aqui fica uma foto da minha "burra"




      E as manas maiores que apareceram em 96 também eram bem engraçadas, venderam-se algumas por cá principalmente as DTI

      Editado pela última vez por rfsbaptista; 04 June 2014, 23:19.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Pl0x Ver Post
        Um carro que grande parte da população não sabe que chegou a ser comercializado neste país

        o meu ainda pensou neste modelo em vez do zx. já lhe disse mais que 2 ou 3 vezes que fez a melhor escolha possível. imaginem se ele tinha comprado um lada. ao fim de 12 anos estava todo podre... UFA!


        Originalmente Colocado por Pl0x Ver Post
        E mais umas quantas publicidades relacionadas com automóveis



        curioso. na 5ª passada vi um em sintra, assim cinza e branco, mas nem cheguei a tirar foto. pensei que fosse raro, mas que tivesse pouco interesse para o HOJE EU VI.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Tenho as revistas e estive a fazer scan.
          Sim sr. isso é dedicação, só por isso mereces um like

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
            Igual, por aqui

            Outro aqui.
            E até que enfim alguém fala no E36 e no 33 (Imola)


            Lembro-me de um conhecido "cota" lá de Famalicão que comprou um 33 Imola (ninguém sabia se havia de dizer Ímola ou Imóla ) em cor vermelha e com estas jantes cromadas. Parece-me que hoje em dia os 33 gozam de um certo "culto" pelo facto de serem dos últimos Alfa com motor de cilindros opostos e, nos dias que correm, baratos de comprar permitindo performances interessantes, são youngtimers perfeitos sobretudo em versões especiais ou mais arrojadas como o Boxer 16V ou Q4.



            Em 1991 andava à boleia de Braga para Famalicão quando para um conhecido vendedor da Alfa Romeo nos leva num 33 1.4 novinho em folha (ainda tinha os plásticos nos bancos e carpetes e o cheiro a carro novo). Foi uma viagem rápida de volta a casa...


            A meio da década o meu pai finalmente entendia que havia chegado a hora de trocar a sua relíquia "retornada", o Fiat 128 Sport Coupe de 1973 que foi usado para além da sua vida útil e ainda ponderei (era eu que escolhia os carros e fazia "N" de arranjos no Fiat) um Alfa 33 mas quando li na Turbo o teste e constatei os brutais consumos ficou logo de fora... O interior em comparação com os concorrentes começava a parecer antiquado apesar de trazer um bom equipamento de série.

            Em 1992 o pai de um amigo comprou um 75 Trofeo 1.6, um dos últimos a ser vendido antes de descontinuarem o modelo. Trazia uma carrada de equipamento incluindo a DA, EE, AC e TA mas o melhor mesmo era ter tracção traseira...

            Tinha o comandos dos vidros eléctricos dianteiros logo abaixo do espelho retrovisor o que era algo estranho tal como o travão de mão com um desenho invulgar.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              o meu ainda pensou neste modelo em vez do zx. já lhe disse mais que 2 ou 3 vezes que fez a melhor escolha possível. imaginem se ele tinha comprado um lada. ao fim de 12 anos estava todo podre... UFA!




              curioso. na 5ª passada vi um em sintra, assim cinza e branco, mas nem cheguei a tirar foto. pensei que fosse raro, mas que tivesse pouco interesse para o HOJE EU VI.

              Depois do "Outono das Nações" quando em 1989 o comunismo acabou na Europa Central e de Leste os russos e os checos entraram em força no mercado da Europa do Sul, já haviam tentado com pouco sucesso o Reino Unido e a Escandinávia mas em Portugal ainda venderam os Lada Samara e o "127 4x4", o Niva.




              Os checos entravam com um carro feio mas muito barato que andava nos rallies a fazer estragos, o Skoda Favorit...



              Que tinha este horripilante interior e volante...



              E alguém (não faço ideia quem) ainda tentou vender estes verdadeiros emplastros da RDA em Portugal (recordo-me de ver um novo em Vila do Conde) cuja grande inovação era terem motor de... VW Polo.




              Da fábrica da FSO/Daewoo na Polónia vinham estes Opel Kadett disfarçados de carro moderno os Daewoo Nexia carregados de equipamento...



              E o Fiat Cinquecento que já não tinha a "graça" do seu antecessor, o Panda... Eram fabricados na gigantesca fábrica de Tychy que havia produzido por mais de duas décadas os Fiat "Polski" como os 126P e os 125P.

              Comentário


                #67
                Por estes lados

                (s/ airbag)

                em bordeaux

                Comentário


                  #68
                  Olha um Wartburg!

                  Lembro-me de os ver nas listagens de preços do Guia do Automóvel.

                  Wartburg e Wartburg Tourist (carrinha).

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post

                    Os checos entravam com um carro feio mas muito barato que andava nos rallies a fazer estragos, o Skoda Favorit...
                    Sabias que essa lata de chapa quinada tem a assinatura Bertone?

                    Provavelmente um design onde a facilidade de fabrico, facilidade de manutenção, custo e utilidade se sobrepuseram à beleza.

                    Comentário


                      #70
                      Dois dos meus carros favoritos desta decada.

                      Editado pela última vez por Pneucareca; 05 June 2014, 12:57.

                      Comentário


                        #71
                        Foi preciso ver este tópico para ficar a saber que a Ssangyong, nos anos 90, teve à venda uma chamada Kalista que era basicamente isto:

                        Comentário


                          #72
                          Acho que o pessoal está a desviar o assunto pois há ai carros que nunca vi em Portugal.
                          Em todo o caso esqueci-me de colocar este avião.

                          Comentário


                            #73
                            post #73, fica o carro que eu tive em 1999, logo após tirar a carta: um de... 1973. esperem, não é da década de 90, não é também da de 80. então porque raio é que veio aqui parar? porque ainda tirei a carta nesta década e porque não queria nenhum carro "normal" (ou velho, se preferirem) como um r5, clio ou ax, muito menos um uno ou corsa... sim, eu sei, sou elitista. então acabei por escolher um clássico. ainda vi um de 1940 e troca o passo, abandonado, mas desisti da ideia e fiquei-me por um de cor verde, muito idêntico ao da foto, comprado em 7ª mão, com volante de corredor, jantes enormes de 15', com um sapo a assapar uma sapa colado no tablier, rádio de cds que lhe pus, etc e tal. era um carocha que contava já 25 anos e feito burro ainda lhe comprei o selo nesse ano.

                            durou-me 5 anos, com peças a saltarem, com o carro a andar uns kms, 5min depois já não pegava, outra vez fiquei sem um dos escapes, outra ainda com a mola do acelerador a desaparecer e a parecer uma harley-davidson, estacionava-o qual pick up nos montes de terra da faculdade - e sim, ao lado das pick ups a meter inveja - e dava coça nas vias rápidas a unos e r5s... chegava aos 133, só que no seu vacuómetro, por alguém instalado, consumia sempre muito. mas foi o meu primeiro carro, que ficou por 450 contos (de um orçamento de 500) e vendi-o, já com um chão novo e mais umas quantas peças, por 340 contos em 2004. no primeiro ano fiz-lhe quase 5 mil kms, penso eu, no último nem 1000. e durante esse tempo ainda consegui meter a mala dentro a um clio com meia dúzia de meses, ficando a minha parte da frente virada com o capot para dentro. isso e mais uns 2 toques e as tais peças arranjadas e mudadas. e o motor? era um 1300cc de 44cv, mas pelos vistos quase no último ano descobriu-se que andava com um 1600cc sabe-se lá desde quando e na inspeção nunca disseram nada!

                            muito idêntico a este, mas com faróis de nevoeiro e sem aquela barra preta. o verde era mais garrafa. as jantes eram iguais.



                            ainda hoje anda por aí e penso eu que com o mesmo dono...

                            Comentário


                              #74
                              citroen-xantia-the-luxe-small-74737.jpg
                              o meu actual carro
                              Editado pela última vez por futurodonodaUMM; 05 June 2014, 14:47.

                              Comentário


                                #75
                                Por acaso ninguém consegue arranjar a tabela de preços de Abril de 97? Só por curiosidade para ver quanto é que o meu Ibiza custou em novo.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Sabias que essa lata de chapa quinada tem a assinatura Bertone?

                                  Provavelmente um design onde a facilidade de fabrico, facilidade de manutenção, custo e utilidade se sobrepuseram à beleza.
                                  Não, desconhecia totalmente.

                                  Esses designers e casas de design sempre deixavam os "emplastros" para construtores pouco abonados ou países do bloco soviético.

                                  O FSO Polonez que foi um dos mais vendidos de sempre na Polónia e exportado para a "comunagem" por esse mundo fora (felizmente não veio parar a Portugal!) tinha a autoria do renomado Giorgetto Giugiario. Foi fabricado até 2002.

                                  Em 1994 o Favorit passa a Felicia e vem mais civilizado, claramente com um aspecto "Volkswagenizado" e com imensas peças em comum com o VW Polo deixando para trás - cada vez mais - o legado do período comunista.




                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                                    Por acaso ninguém consegue arranjar a tabela de preços de Abril de 97? Só por curiosidade para ver quanto é que o meu Ibiza custou em novo.
                                    Atenção que são preços tabelados e não correspondem exactamente à realidade.

                                    Digo isto porque o meu carro já apareceu na lista de carros de 1995 e o meu pai deu menos por ele (novo também, claro) do que o preço que aparece na lista.

                                    Dá no entanto para ter uma bela noção, visto que não falhou por muito.

                                    Comentário


                                      #78


                                      Eu tive um igual a este... grande máquina em fiabilidade... e não só

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                        Em 1994 o Favorit passa a Felicia e vem mais civilizado, claramente com um aspecto "Volkswagenizado" e com imensas peças em comum com o VW Polo deixando para trás - cada vez mais - o legado do período comunista.

                                        Dá-me, e sempre me deu mais ares de Golf. Mas posso estar errado.
                                        A carroçaria faz-me lembrar o Golf II que também começou a ser nesta década o que é hoje

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          o meu ainda pensou neste modelo em vez do zx. já lhe disse mais que 2 ou 3 vezes que fez a melhor escolha possível. imaginem se ele tinha comprado um lada. ao fim de 12 anos estava todo podre... UFA!
                                          O carro traz o manual de reparação e ferramenta necessária para o reparares, qual é o estigma mesmo ?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                            Em 1994 o Favorit passa a Felicia e vem mais civilizado, claramente com um aspecto "Volkswagenizado" e com imensas peças em comum com o VW Polo deixando para trás - cada vez mais - o legado do período comunista.




                                            Mas mostras a versão de 1997...

                                            Porque a de 1994 ainda era assim:



                                            e assim:

                                            Editado pela última vez por DeCeIi; 05 June 2014, 16:52.

                                            Comentário


                                              #82
                                              @ DeCeIi: ainda há muitos desses Felicia pre-restyling aqui na Polónia, acho que estou fartinho de os ver enferrujados por ruas sombrias e a deitarem fumo azul pelo escape...

                                              Por isso passei logo para os mais recentes...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Eu "perdi" um porreiro por 450 €...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por JMSPT Ver Post
                                                  Sim sr. isso é dedicação, só por isso mereces um like


                                                  Andamos cá todos, para isso mesmo... para a partilha.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                                    Atenção que são preços tabelados e não correspondem exactamente à realidade.

                                                    Digo isto porque o meu carro já apareceu na lista de carros de 1995 e o meu pai deu menos por ele (novo também, claro) do que o preço que aparece na lista.

                                                    Dá no entanto para ter uma bela noção, visto que não falhou por muito.



                                                    Mas isso dos preços, acontece hoje na mesma.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      O carro traz o manual de reparação e ferramenta necessária para o reparares, qual é o estigma mesmo ?
                                                      mas eu e o meu pai não percebemos nada de mecânica!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post

                                                        A meio da década o meu pai finalmente entendia que havia chegado a hora de trocar a sua relíquia "retornada", o Fiat 128 Sport Coupe de 1973 que foi usado para além da sua vida útil e ainda ponderei (era eu que escolhia os carros e fazia "N" de arranjos no Fiat) um Alfa 33 mas quando li na Turbo o teste e constatei os brutais consumos ficou logo de fora... O interior em comparação com os concorrentes começava a parecer antiquado apesar de trazer um bom equipamento de série.

                                                        Em 1992 o pai de um amigo comprou um 75 Trofeo 1.6, um dos últimos a ser vendido antes de descontinuarem o modelo. Trazia uma carrada de equipamento incluindo a DA, EE, AC e TA mas o melhor mesmo era ter tracção traseira...

                                                        Tinha o comandos dos vidros eléctricos dianteiros logo abaixo do espelho retrovisor o que era algo estranho tal como o travão de mão com um desenho invulgar.
                                                        em guimas anda um de 89, já o vi várias vezes, a última no sábado de tarde numa zona de ruazinhas, tipo bairro.


                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                        Eu "perdi" um porreiro por 450 €...
                                                        é o que dá chegares atrasado...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          Mas isso dos preços, acontece hoje na mesma.
                                                          Claro que sim, e agora se calhar ainda mais com a quantidade de campanhas e promoções que todos os dias aparecem.

                                                          É de qualquer das formas uma excelente partilha, tanto que até guardei a listagem onde surge o meu carro para "mais tarde recordar".

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Depois de vender o Renault 5 TD, que postei no tópico dos anos 80, decidi que chegava de carros mais velhos que eu e vai daí comprei um...
                                                            - Fiat Punto TD 70 Van de 1996 (em 2006) com 97k km (yeah right)


                                                            Fiz coisas imagináveis com este carro e continuo a considerá-lo o motor mais resistente que tive até hoje. Vendido num momento de insanidade em 2011 , altura em que foi trocado por...

                                                            - Renault Clio II 1.9D (12/2000) com AC, JLL, VE e comandos do rádio no volante


                                                            Durou 8k km nas minhas mãos... Gostei tanto dele que fiz um acordo com o meu irmão. Ele andava com o meu (a diesel) e eu andava com o nosso...
                                                            - BMW 520i (1995) comprado em 2007 e vendido em 2012


                                                            Em 2012 e depois de o meu irmão ter comprado um Clio II Storia para ele, foi vendido por falta de utilização.

                                                            Entretanto o Clio II 1.9D continuava a ser o melhor amigo dos reboques e dos mecânicos, até que após gripar o motor (sem o ponteiro ter subido) decido que é altura de voltar à gasolina e comprar algo racional (feio mas fiável). Um Corolla e11 restyling de 2001, logo já não entra aqui .

                                                            Entretanto há cerca de um mês, veio mais um veículo da década de 90...



                                                            Na década de 90 passaram ainda cá por casa:
                                                            - Uno 60S Top Line (1992);
                                                            - Fiat Marea 1.4 12v (1997), talvez o carro menos fiável, sendo apenas batido pelo Clio II.
                                                            - Punto TD 70 ELX de 1996.
                                                            - W202 200 Diesel, que desde 2005 é o carro da casa e assim se deverá manter ainda por muitos anos.
                                                            Editado pela última vez por Ruie34; 05 June 2014, 23:50.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Apagar

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X