Originalmente Colocado por Jbranco
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Afinal quem tem prioridade?
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Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Posteu não sei se estou a compreender mas tem que se entender que a linha tracejada è sinalização mas não estou com 100% de certeza, e obrigado a parar caso venha alguém onde vais entrar.Editado pela última vez por Jbranco; 23 June 2014, 15:23.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostOriginalmente Colocado por Jbranco Ver PostQuem vem da direita tem prioridade, é tão simples quanto isto. Para quê complicar? É claro que quem muda de faixa é diferente mas não é esse o caso que aqui refiro, o que eu refiro é quem cruza ou entra pela direita, isto é, a malta que vem do lado do carro preto tem prioridade vá para onde for, em frente ou para a direita.
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É verdade que a câmara criou ainda mais confusão ao entreter-se a fazer aqueles tracejados sem sentido, ainda assim é um cruzamento, de formato estranho é certo, mas um cruzamento e quem vem deste lado e segue em frente tem prioridade porque vem da direita.
https://www.google.pt/maps/@38.72667...DYzbc2Ss0w!2e0
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Originalmente Colocado por oruisilva Ver PostAlguém que me queira ajudar com a minha própria questão?
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Originalmente Colocado por topspeedPT Ver PostErrado.
O vermelho é que tem prioridade porque já está a circular na estrada principal.
O azul está a sair de um parque de estacionamento e estrada "secundária", tem de dar prioridade.
E o caso que o OP apresentou o A é que tem prioridade(porque já está a circular na estrada).
Num cruzamento de 4 estradas é que se iria aplicar a regra do à direita.
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Originalmente Colocado por VolkswagenPedro Ver PostSim, mas no caso que meteste, o sinal de cedencia de passagem está um pouco mais à frente da sinalização luminosa... Acho que é por aí.
Isso é a perspectiva da imagem. Está ao lado, mas os sinais verticais estão lá, para o caso do semáforo não funcionar, digo eu. Para isso, de nada serve a hierarquia dos sinais.Editado pela última vez por oruisilva; 24 June 2014, 06:56.
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Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver PostSinalização a mais ...
não sei se estou errado mas esse sinal è valido sim caso o semáforo estiver intermitente? estando verde para haver choque tem que haver alguém que passou o vermelho no outro lado.
agora complicado è devido a aldrabice e falta de honestidade em assumir a culpa de um acidente sem testemunhas .
Não precisam de passar no vermelho do outro lado...
Quando está verde desse lado, exactamente do outro lado, também está verde.
Mas como é claro, o Volvo terá prioridade sobre quem vier do outro semáforo e virar para o sentido de Lisboa.
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Originalmente Colocado por oruisilva Ver PostAlguém que me queira ajudar com a minha própria questão?
Sim, hierarquicamente está acima.
O caso do sinal de cedência de passagem, servirá se sinal estiver intermitente.
Basta ver que ao lado (quem segue em frente ou vira para o Porto), tens um sinal STOP, que também terá de ser tido em conta, quando semáforos estão no pisca pisca (intermitente).
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Originalmente Colocado por ADoinel Ver PostAqui na zona existe um cruzamento que a estrada "secundaria" que atravessa a estrada "principal" tem STOP dos dois lados e o pessoal que sai do stop e vai virar a esquerda esquece frequentemente que tem que ceder a passagem a quem está no Stop do outro lado.
Mais uma das situações básicas, que as pessoas se esquecem das prioridades...
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Sim, na prática tem que dar prioridade á direita, mas na teoria poderia não ter que dar.
Olhando para a foto, imagina que o carro da direita está parado no STOP e arranca para virar á esquerda no momento em que o carro da esquerda está a 2m do STOP (ainda a rolar). Teoricamente, o carro da esquerda vai ser obrigado a parar no STOP, o que confere prioridade ao da direita, que já está em movimento (após ter parado).
Na prática, face á extrema dificuldade, ou mesmo impossibilidade, em provar estas coisas, o melhor mesmo é dar sempre prioridade ao da direita.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostSim, na prática tem que dar prioridade á direita, mas na teoria poderia não ter que dar.
Olhando para a foto, imagina que o carro da direita está parado no STOP e arranca para virar á esquerda no momento em que o carro da esquerda está a 2m do STOP (ainda a rolar). Teoricamente, o carro da esquerda vai ser obrigado a parar no STOP, o que confere prioridade ao da direita, que já está em movimento (após ter parado).
Na prática, face á extrema dificuldade, ou mesmo impossibilidade, em provar estas coisas, o melhor mesmo é dar sempre prioridade ao da direita.
Sim, é claro que assim, já assim não será.
Estava-me a referir, à situação de ambas as viaturas, terem chegado ao "mesmo momento" ao stop.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostSim, hierarquicamente está acima.
O caso do sinal de cedência de passagem, servirá se sinal estiver intermitente.
Basta ver que ao lado (quem segue em frente ou vira para o Porto), tens um sinal STOP, que também terá de ser tido em conta, quando semáforos estão no pisca pisca (intermitente).
Afinal não estou a sonhar, quando digo que no local que assinalei, o Volvo V70 tem prioridade, no sinal verde...
é que 99% dos condutores param/abrandam à entrada na N1, se vier algum carro da esquerda... não devem ter aprendido o mesmo que eu, só pode...
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Originalmente Colocado por oruisilva Ver PostAfinal não estou a sonhar, quando digo que no local que assinalei, o Volvo V70 tem prioridade, no sinal verde...
é que 99% dos condutores param/abrandam à entrada na N1, se vier algum carro da esquerda... não devem ter aprendido o mesmo que eu, só pode...
Sim, já reparei que os que vem do lado do Volvo, param na mesma... quando vêem os que arrancaram do lado de Argoncilhe... quando quem deveria parar, seriam os que vem de Argoncilhe, para dar prioridade aos que saem de onde sai o Volvo.
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Creio que estou correcto se afirmar:
Um agente de trânsito sobrepõe-se a toda a sinalização e prioridades;
Um sinal temporário sobrepõe-se a toda a sinalização permanente e prioridades;
Um sinal luminoso sobrepõe-se a toda a outra sinalização permanente e prioridades;
Um sinal vertical sobrepõe-se a toda a sinalização horizontal e prioridades;
Um sinal horizontal sobrepõe-se a todas as prioridades;
Sem qualquer sinalização presente, respeita-se a regra da prioridade a quem se apresenta pela direita.
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[QUOTE=To;1067994205]Creio que estou correcto se afirmar:
Um agente de trânsito sobrepõe-se a toda a sinalização e prioridades;
Um sinal temporário sobrepõe-se a toda a sinalização permanente e prioridades;
Um sinal luminoso sobrepõe-se a toda a outra sinalização permanente e prioridades;
Um sinal vertical sobrepõe-se a toda a sinalização horizontal e prioridades;
Um sinal horizontal sobrepõe-se a todas as prioridades;
Sem qualquer sinalização presente, respeita-se a regra da prioridade a quem se apresenta pela direita.[/QUOTE]
Artigo 7.º
Hierarquia entre prescrições
1 - As prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito.
2 - A hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização é a seguinte:
1.º Prescrições resultantes de sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da via;
2.º Prescrições resultantes dos sinais inscritos em sinalização de mensagem variável;
3.º Prescrições resultantes dos sinais luminosos;
4.º Prescrições resultantes dos sinais verticais;
5.º Prescrições resultantes das marcas rodoviárias.
3 - As ordens dos agentes reguladores do trânsito prevalecem sobre as prescrições resultantes dos sinais e sobre as regras de trânsito.
Nem sempre .
Exemplo :
Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
Artigo 30.º
Regra geral
1 - Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder a passagem aos veículos que se lhe apresentem pela direita.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 120 a € 600.
Artigo 31.º
Cedência de passagem em certas vias ou troços
1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
b) Que entre numa autoestrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, pelos respetivos ramais de acesso;
c) Que entre numa rotunda.
2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de uma passagem de nível.
3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600, salvo se se tratar do disposto na alínea b), caso em que a coima é de € 250 a € 1250.
4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de € 250 a € 1250.
Artigo 32.º
Cedência de passagem a certos veículos
1 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1 do artigo anterior, os condutores devem ceder a passagem às colunas militares ou militarizadas, bem como às escoltas policiais.
2 - Nos cruzamentos e entroncamentos os condutores devem ceder passagem aos
veículos que se desloquem sobre carris.
3 - Os condutores devem ceder passagem aos velocípedes que atravessem as faixas
de rodagem nas passagens assinaladas.
4 - As colunas e as escoltas a que se refere o n.º 1, bem como os condutores de veículos que se desloquem sobre carris, devem tomar as precauções necessárias para não embaraçar o trânsito e para evitar acidentes.
5 - Os condutores de velocípedes a que se refere o n.º 3 não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.
6 - O condutor de um veículo de tração animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.
7 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima d
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Originalmente Colocado por oruisilva Ver PostEstou a ver que conheces a zona...
Outro dia avancei, e fui brindado, por uma senhora, por um excelente: FDP... bem perceptível nos lábios... até fiquei parvo
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Originalmente Colocado por nto Ver PostNão precisam de passar no vermelho do outro lado...
Quando está verde desse lado, exactamente do outro lado, também está verde.
Mas como é claro, o Volvo terá prioridade sobre quem vier do outro semáforo e virar para o sentido de Lisboa.Editado pela última vez por paulo3ooo; 25 June 2014, 00:21.
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Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post? Verde nos 2 lados como é isso possível? Então está aí uma salada russa muito mal feita nunca vi um coisa igual na minha vida falando a sério. Está a me escapar algo? É uma boa michordia .
Nesse cruzamento, durante a noite, os sinais ficam intermitentes... logo aí valerá os sinais.
Durante o dia, essas duas estradas que vem "desaguar" à N1, ficam com o sinal verde ao mesmo tempo.
Como já referido, os que estarão do lado oposto do Volvo, mas que virem para o mesmo lado que vai o Volvo, terão de dar prioridade ao Volvo (porque mudaram de direcção).
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Originalmente Colocado por nto Ver PostNesse cruzamento, durante a noite, os sinais ficam intermitentes... logo aí valerá os sinais.
Durante o dia, essas duas estradas que vem "desaguar" à N1, ficam com o sinal verde ao mesmo tempo.
Como já referido, os que estarão do lado oposto do Volvo, mas que virem para o mesmo lado que vai o Volvo, terão de dar prioridade ao Volvo (porque mudaram de direcção).
Ok compreendido.
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Originalmente Colocado por OFFICER Ver PostMas já sabes como é em Portugal...tem que se poupar nos gastos, meter sinalização custa dinheiro!
Por aqui não falta sinalização; praticamente, todas a urbanizações, etc, tem sinalização, e até nas saídas de caminhos agrícolas tem sinais STOP!!
Até há sítios onde há sinalização a mais...
Em relação à questão do tópico, já foi tudo dito: nas vias publicas, à falta de sinalização, quem se apresenta pela direita, tem prioridade!!Editado pela última vez por ASAS; 25 June 2014, 04:35.
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Se alguém quiser reparar o carro, é só ir para alguma perpendicular à estrada que liga o Rato ao Principe Real e à rua do Alecrim. (Rua da Escola Politécnica)
Os taxis (e outros tantos) passam a abrir na "estrada principal", quando quem vem da direita em muitas das ruas, senão todas, tem prioridade.
Tipo a Rua de São Mamede.
https://www.google.pt/maps/@38.71853...oXfiaamr-w!2e0
Ou a Calçada Patriacal
https://www.google.pt/maps/@38.71683...EoHsaiIXKw!2e0
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Originalmente Colocado por nto Ver PostNesse cruzamento, durante a noite, os sinais ficam intermitentes... logo aí valerá os sinais.
Durante o dia, essas duas estradas que vem "desaguar" à N1, ficam com o sinal verde ao mesmo tempo.
Como já referido, os que estarão do lado oposto do Volvo, mas que virem para o mesmo lado que vai o Volvo, terão de dar prioridade ao Volvo (porque mudaram de direcção).
Durante a noite o semáforo funciona normalmente. Tem é muitas alturas em que avaria, e passa a intermitente. By the way, quem vem de Argoncilhe tem luz laranja intermitente e não verde...
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