Originalmente Colocado por HugoMJet
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Enganada na compra de um no stand!!!!! Socorro
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostOs 30 dias não são para devolução, são o prazo máximo para reparação do bem móvel.
Por acaso o que em tempos analisei não era o diploma com as alterações de 2008. Todavia:
Lê o art. 4º n.º1, bem como o art. 5º-A n.º 2.
Se o carro está com problemas, sem que a nova proprietária o soubesse, comunica (também) por carta registada dentro de 2 meses e tem direito à reparação nos tais 30 dias. Até pode resolver (cessar) o contrato pelo valor ligeiramente inferior ao da aquisição!
A venda implica garantia legal. A garantia voluntária é outra coisa...
É o que me parece.
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Isso deve aplicar-se a compras de novos, em usados a história ser diferente...
Não pode um carro ser vendido avariado e por ser avariado mais barato?
Como funciona a lei nestes casos? Imaginem que vendem por menos 500€ por ter uma avaria e depois a pessoa rompe com o que foi combinado e vai queixar-se que está avariado?
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Originalmente Colocado por HugoMJet Ver PostNegativo.
Por acaso o que em tempos analisei não era o diploma com as alterações de 2008. Todavia:
Lê o art. 4º n.º1, bem como o art. 5º-A n.º 2.
Se o carro está com problemas, sem que a nova proprietária o soubesse, comunica (também) por carta registada dentro de 2 meses e tem direito à reparação nos tais 30 dias. Até pode resolver (cessar) o contrato pelo valor ligeiramente inferior ao da aquisição!
A venda implica garantia legal. A garantia voluntária é outra coisa...
É o que me parece.
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Originalmente Colocado por lusero Ver PostBoa tarde, finalmente comprei o meu primeiro carro.
Ora é um fiat punto 1.2
Fui ver o carro levei um amigo que percebia de mecanica, fizemos test drive e tud ok. O carro não deitou fumo nada que aponta-se que o carro teria algum problema cronico.
Fui busca-lo ontem, tratei do seguro, mudança de nome e tudo estava ok Finalmente ia deixar os autocarros e poder trabalhar com o carro.
Ora qual é a minha surpresa quando ao trazer o carro para casa vejo que tenho o pedar da embeagem fica preso e não sobe, que o carro tava a "engasgar-se" e a deitar um fumo branco.
Pensei que seria algo que ia resolver com o tempo pois por tar parado algum tempo o carro poderia estar um pouco "preso"
Fui leva-lo para o mecanico hoje, até porque queria mudar oleos e filtros para estar tudo ok e não me chatiar mais, qual é a minha surpresa quando o mecanico liga-me para ir falar com ele.
Ora o cenario não é dos melhores:
- o problema esta no motor, de duas uma, ou compramos motor na sucata , trocamos e rezamos que esteja em condições, ou fazemos a reparação deste. Ambos os cenarios têm um orçamente de +/- 600€.
Caiu-me tudo!
Liguei para o stand que me disse para levar la o carro para arranjar, ou ver a melhor forma de resolver a situação.
Eu pergunto caso o stand peça que eu pague a reparação, ou se negue a faze-la, onde posso dirigir-me para reclamar? O que fariam na minha situação?
Porfavor dêm-me umas luzes, estou mesmo desesperada
Obrigada
Entrei no teu tópico por acaso e consegui ler todas as mensagens dele numa viagem de autocarro. Não sei porquê, mas cheira-me muito que houve troca de peças entre o carro que experimentaste e o carro que levaste.
Antes de mais, deves verificar se o nr. do Chassis (em português: quadro) bate certo o do carro com o daquele Documento único que agora concentra os dois antigos Livrete (características técnicas) e Registo de Propriedade (a prova de quem é o dono do carro).
Ainda pensei que se for o nr. do motor estivesse nesse documento mas não está. Talvez devesses escrever uma carta ao importador da Fiat sobre o assunto, referindo o nr. do chassis e pedindo-lhes o nr. do motor e da embraiagem correspondentes.
É pena eu só ter visto agora, podia ter-te dito o que disse a tempo. Nunca mais deste notícias. Como é que isso ficou?
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostA mim o que me parece é que o carro estava no stand à consignação, logo a garantia deve cair por terra.
Em suma:
1 - Nenhum stand pode vender sem garantia nem que assines sobre a campa da tua mãe que abdicas dela
2 - O stand tem obrigação de reparar, devolver o valor ou um bem equivalente
3 - Caso o stand não queira assumir esta obrigação, a entidade a consultar é o centro de arbitragem automóvel que saberá dar o andamento legal
4 - Para lição de futuro há que pensar 30.000 vezes em sequer aceitar quem vende carros "sem garantia" e obriga a assinar papéis desse facto. Parece-me no mínimo suspeito e incompetente de um profissional da área que não conhece a legislação e no limite má fé e burla deliberada.
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