Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pode um carro ser económico (combustivel) e verdadeiramente interessante ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Eu da minha experiência ainda não apanhei nenhum.

    Um que se aproximava era o 123d, só que já não é muito económico e é interessante, mas não INTERESSANTE.

    Comentário


      #32
      Carro INTERESSANTE e carro ECONÓMICO são conceitos que nunca andam de mão dada. É quase como: Comida saudável vs comida "interessante".

      Mas importa definir para este caso o que entendes por económico porque para dizeres um 123d já não o é muito, então estás a ser muito exigente.

      Comentário


        #33
        "Isto" serve ?

        Tesla Model S

        Comentário


          #34
          O conceito de interessante é algo muito subjectivo. Farto-me de ver pessoas a dizer que o automóvel "X" é muito "fixe", quando eu, na verdade, não lhe reconheço qualquer interesse. Isto acontece porque todos nós valorizamos coisas diferentes.

          Aliás, eu próprio dou importância a coisas diferentes consoante o momento e mesmo o tipo de automóvel.

          Se me perguntarem se há algum automóvel que me divirta numa condução a sério, terei de responder que não existe. O mais parecido que conheço com isso é o GT86, mas chamar-lhe econômico é um pouco forçado.

          Há um outro Diesel que gosto de conduzir, mas também já não são propriamente poupados.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Eu da minha experiência ainda não apanhei nenhum.

            Um que se aproximava era o 123d, só que já não é muito económico e é interessante, mas não INTERESSANTE.
            Qual é o tecto relativamente ao consumo dito aceitável?, 8l, 10l, 12l/km em estrada aberta?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Eu da minha experiência ainda não apanhei nenhum.

              Um que se aproximava era o 123d, só que já não é muito económico e é interessante, mas não INTERESSANTE.
              O 123d gastava-me numa condução normal (como todo o tipo de percursos e utilizações) 8,5L/100.
              Por isso está longe de ser económico.

              Era interessante, mas como dizes não o era em maiúsculas.
              E só aquele matraquear do motor diesel... arghh

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                O 123d gastava-me numa condução normal (como todo o tipo de percursos e utilizações) 8,5L/100. Por isso está longe de ser económico. Era interessante, mas como dizes não o era em maiúsculas. E só aquele matraquear do motor diesel... arghh

                Também depende do conceito de económico para cada um de nós. O 123d que vejo com frequência faz média de 7,5L/100km com andamentos bem vivos, provavelmente também terás o pé algo pesado... Este carro em questão que falo, em termos de consumos é sem dúvida um espectáculo, para os arranques e velocidades proibitivas que o vejo fazer tem um consumo bastante em conta.


                Neste momento (embora ainda não tenha gostado a 100% do design, também ainda nao o vimos ao vivo) eu escolheria um mazda mx5 2016 1.5L de 140cv como resposta ao tópico. Em teoria, será barato, custos de utilização em conta e condução divertida e interessante. Além disso, como conseguimos tirar prazer de condução a velocidades mais baixas, a probabilidade de sermos multados por excesso de velocidade diminui também :D. Era provavelmente o carro que eu escolheria actualmente para o meu dia-a-dia.

                Comentário


                  #38
                  V7, creio que temos que definir o que para nós é "condução interessante".

                  Eu e tu estamos numa geração que agarra com um braço os carros analógicos e agarra com o outro os carros digitais, digamos assim.
                  A nossa visão de condução interessante terá sempre mais de old school à mistura do que a de quem tenha menos 10, 15, 20 anos...

                  O consumo aceitável como diz o TURBO, se calhar teremos que lhe colocar um tecto...! e talvez não seja descabido equacionar o preço do automóvel...ora bem, um i8 não bebe muito à partida mas custa muito...

                  Para mim, talvez o novo MX-5, dependendo dos motores, possa entrar numa pequena lista de carros bons para conduzir e sem consumos elevados e que por outro lado também não são caros (compra e manutenção). Acrescentaria também o Toyota GT86. Isto falando de carros novos.
                  No mundo dos usados, como não consigo dissociar o preço do carro, já conseguia enquadrar mais carros (e no limite, considerar GPL - não me choca).
                  Editado pela última vez por DonJuanZ; 05 September 2014, 11:30. Razão: GT86

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                    Pensava que o tópico era sobre carros.
                    O SandroTrigo já te respondeu.

                    Originalmente Colocado por rpoeiras Ver Post
                    E a que nivel consideram verdadeiramente interessantes?
                    É que se falarmos em gamas baixas ou "médias" onde o comprador alvo pode ter a respectiva dificuldade de poder "alimentar" o seu veiculo e quer ter o melhor de dois mundos é uma coisa, agora estão a dar um exemplo de um BMW I8 onde o preço começa nos 138 000€! Por amor da santa, quem consegue dar 138 000€ por um veiculo não está com certeza com dificuldades de o "alimentar" se ele fizer 10L, ou 15 ou mesmo 20L/100km!!!
                    O que eu leio no tópico é "Pode um carro ser económico (combustível) e verdadeiramente interessante?"
                    Se o BMW i8 fosse barato, todos tínhamos um.

                    Conheço casos de Cayennes Turbo e Panameras Turbo a GPL. Lá por terem muito dinheiro não quer dizer que esbanjem.

                    O único caso plausível que vejo para um carro ser barato, económico e interessante (na vertente desportiva) é como o EduardoRamos disse, o Caterham Seven 160.
                    Editado pela última vez por Fraga; 05 September 2014, 12:33.

                    Comentário


                      #40
                      Há também os hot hatch, embora a maioria considere que estes consumos já sejam proibitivos...
                      O Peogeot 208 gti, julgo que seja o mais económico no mundo real da sua classe, segundo o sprintmotor:
                      Overview: Peugeot - 208 - Spritmonitor.de

                      7.32L/100km de consumo no mundo real por parte de um pequeno desportivo de 4 verdadeiros lugares e 200cv é um valor muito interessante, pelo menos para mim.

                      Comentário


                        #41
                        Um consumo de 12l/Km em circuito numa moderna injecção directa é aceitável, e a mecânica possibilita a drástica diminuição de consumo do valor apontado em estrada.

                        O diesel acabou na óptica do consumo, é que a questão é artificial na colocação do preço final ao consumidor via imposto.

                        Comentário


                          #42
                          O que tenho notado é que o conceito de interessante e INTERESSANTE tem mudado muito nos ultimos anos.

                          Noto bastante que quem nasceu para o mundo automovel depois do advento dos "turbo-diesel-de-inj-directa" tem um conceito de condução diferente, e muito pouco abrangente.

                          Quem se habitua por exemplo à condução soluçante de um simples 1.5 dci pode não perceber como funciona um tradicional otto 2.0 16v de 140 cv. Pode inclusivamente dizer que o segundo não anda, como já me aconteceu...

                          São paradigmas modernos.
                          Editado pela última vez por Vocsa; 05 September 2014, 14:42.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                            Carro INTERESSANTE e carro ECONÓMICO são conceitos que nunca andam de mão dada. É quase como: Comida saudável vs comida "interessante".

                            [...]
                            Em minha opinião concordo e é verdade.
                            Mas é uma verdade que está datada. Com as mais recentes novidades no mundo dos eléctricos/híbridos penso que são conceitos que vão começar a andar de mãos dadas num futuro próximo (secalhar nem serão precisos 10 anos).

                            Comentário


                              #44
                              Isto é quase como sexo dos anjos!

                              O que é verdadeiramente interessante? E económico? A tua fasquia e a minha são certamente diferentes!

                              10 litros aos 100 de gasóleo é muito? E 15 de gasolina?

                              Para ser interessante tem que ter o quê? 200 cv? 300? Tração traseira? Integral? Uma boa relação peso/potência? Qual?
                              E estamos a falar de que valores? até 20.000 euros? 100.000? 150.000?

                              Ou seja, é tudo relativo e se é verdade que os consumos, em média têm descido em flecha, também os carros são cada vez mais filtrados e os anjo da guarda mais omnipresentes de tal forma que em muitos carros nem sequer dão para desligar, nem mesmo num track-day ou num dia inspirado.

                              Para acabar, não conheço nenhum carro, mesmo pouco potente e sem interesse , que se andar na escáfia (tipo mudanças até ao corte e sobreregimes, reduções assassinas...) não consuma imenso até porque toda a gente sabe que os cv's têm sede, ainda que uns mais que outros e quanto mais apertarmos com eles... mais sedentos se tornam!

                              Comentário


                                #45
                                Desculpem! Saiu duplicado e sem interesse nenhum!!!

                                Comentário


                                  #46
                                  Eu acho que cada vez os carros são menos interessantes, isto do ponto de vista do prazer de condução. São os travões que mal se pode tocar no pedal, é a direcção que praticamente não transmite feedback para o condutor e até a resposta de muitos motores ficam aquém da resposta que tinham antes.

                                  Em contrapartida são (aparentemente) mais seguros, mais confortáveis, mais fiáveis e menos consumidores de combustível. Baterias é que coiso...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Eu da minha experiência ainda não apanhei nenhum.

                                    Um que se aproximava era o 123d, só que já não é muito económico e é interessante, mas não INTERESSANTE.
                                    Não é interessante para ti... Neste caso são mesmo conceitos relativos, um tipo que costume andar numa pickup V8 vai achar um 330i económico e "interessante".

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                      Em minha opinião concordo e é verdade.
                                      Mas é uma verdade que está datada. Com as mais recentes novidades no mundo dos eléctricos/híbridos penso que são conceitos que vão começar a andar de mãos dadas num futuro próximo (secalhar nem serão precisos 10 anos).
                                      Tenho a impressão que para já os eléctricos/hibridos são um embuste.

                                      Quando se conduz sem preocupações gastam como os outros.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Tenho a impressão que para já os eléctricos/hibridos são um embuste.

                                        Quando se conduz sem preocupações gastam como os outros.
                                        É natural! A sua fonte de energia continua a ser aquilo que se mete dentro do depósito. O que acontece é que eles estão otimizados para uma condução económica. Quem praticar este tipo de condução consegue "milagres".

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                          É natural! A sua fonte de energia continua a ser aquilo que se mete dentro do depósito. O que acontece é que eles estão otimizados para uma condução económica. Quem praticar este tipo de condução consegue "milagres".
                                          Sim ! creio que tens razão.

                                          o último carro que me desiludiu muito na pequena experiência que tive com ele foi o 420d. Tudo muito certinho, um pequeno rumor a a lembrar que tem motor, mas muito morno. - Económico

                                          O último carro que me deliciou foi o A45 AMG, anda, curva, trava, como o caraças, fantástica banda sonora. - Gastador

                                          Comentário


                                            #51
                                            Sem definir um teto máximo de consumo e teto mínimo de andamento, é complicado responder ao tópico.

                                            Como a esmagadora maioria das pessoas tive de fazer concessões na escolha da carrito. No dia a dia ando com algo que é relativamente económico (média geral real de 5,8l em mais de 50k km) e que me permite prestações razoáveis, e em PT, acima da média (8,2s 0-100km/h, ~115cv/ton, 210 de top speed).


                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                            O 123d gastava-me numa condução normal (como todo o tipo de percursos e utilizações) 8,5L/100.
                                            Por isso está longe de ser económico.

                                            Era interessante, mas como dizes não o era em maiúsculas.
                                            E só aquele matraquear do motor diesel... arghh
                                            Tu próprio disseste que depois de arranjares o motor o consumo desceu 1l, no entanto, ainda assim, está, obviamente, longe de ser segmento C diesel económico.

                                            Aliás no spritmonitor apresenta um consumo médio quase 1l superior ao 120d, sem que o andamento extra, na minha opinião, o justifique.

                                            O matraquear do motor, bem, aí podes culpar a BMW pois o N47 está longe de ser o quatro cilindros diesel mais silencioso (onde se incluí o matraquear ao relanti).

                                            Agora claro que a banda sonora de um i6 NA da BMW não tem nada a ver com um corriqueiro i4 diesel...
                                            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 06 September 2014, 15:25.

                                            Comentário


                                              #52
                                              O já referido 208 gti não deixa de ser um compromisso interessante.

                                              Mas de facto não é um campeão de consumo nem um carro vibrante de guiar.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                O já referido 208 gti não deixa de ser um compromisso interessante.

                                                Mas de facto não é um campeão de consumo nem um carro vibrante de guiar.
                                                O 208 GTI é, para mim, um exemplo do quão diferente pode ser o conceito de "interessante de conduzir". Ou seja, se o compararmos com alguns concorrentes, nunca poderá dizer-se que é muito interessante de conduzir. O que gosto no 208 GTI é ser um automóvel muito equilibrado.

                                                Quanto ao consumo, até o acho bastante contido, tendo em conta a potência.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Acho que os Ecoboost...obviamente mais potente melhor...são um bom compromisso entre economia e factor interessante. O novo Focus com a versão mais musculada do Ecoboost deverá ser uma opção interessante...claro estou a falar de automóveis reais...e medianamente ao alcance da carteira...se querem falar de carros eléctricos de milhares de euros.........

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Possível era fazê-lo, mas toda a gente diria que era inseguro, do estilo do já referido Caterham 160 com pneumáticos estreitos! Voltando à mecânica mais básica e comunicativa como a direcção hidráulica, reduzir peso, e um "micro motor"! Mas quem seria o público alvo? A maioria diria que tinha falta de segurança e depois vem o pior...
                                                    para um automóvel ser verdadeiramente interessante tem de ser não só comunicativo mas também tem de ser exclusivo pois senão é apenas banal! Penso que será o que acontecerá com o futuro Twingo, tem alguns dos atributos para ser divertido e relativamente económico, mas será banal e possivelmente não terá a qualidade de construção superior! Mas a exclusividade vem com um preço e aí remete-nos para o protótipo/automóvel VW XL1 (também já referido) - super económico, eventualmente divertido de conduzir se tivermos em conta os seus atributos técnicos e exclusivo com um preço perto do i8! Mas este tipo de automóvel serve a quem? Apenas a algum fanático de automóveis com muito dinheiro - eu seria um deles só me falta o dinheiro porque a estética dos anos 30 adoro!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Sei que não é o tipo de carro alvo deste tópico, mas acho que um Fiesta 1.0 T de 125 cavalos pode ser um carro interessante de andar por aí a "esganar" sem rebentar o orçamento
                                                      Editado pela última vez por REDLINER; 07 September 2014, 09:40.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
                                                        Acho que os Ecoboost...obviamente mais potente melhor...são um bom compromisso entre economia e factor interessante. O novo Focus com a versão mais musculada do Ecoboost deverá ser uma opção interessante...claro estou a falar de automóveis reais...e medianamente ao alcance da carteira...se querem falar de carros eléctricos de milhares de euros.........
                                                        Falas do Focus ST ? 2,0 ?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Falas do Focus ST ? 2,0 ?
                                                          Não. Falo da versão de 180 cv ou até mesmo a versão que virá no novo Focus...de 150 cv.
                                                          Acho que a ideia do tópico era um carro equilibrado e não desportivos de raiz..por isso falei dos Ecoboost...que nos Focus...que têm ima dinamica interessante podem ser relativamente económicos e engraçados.
                                                          Sim...os TSI tb são interessantes...mas acho que a Ford com os Ecoboost fez maravilhas...aquele 1.0 de 100...125 e agora o de 140cv....fantástico.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
                                                            Não. Falo da versão de 180 cv ou até mesmo a versão que virá no novo Focus...de 150 cv.
                                                            Acho que a ideia do tópico era um carro equilibrado e não desportivos de raiz..por isso falei dos Ecoboost...que nos Focus...que têm ima dinamica interessante podem ser relativamente económicos e engraçados.
                                                            Sim...os TSI tb são interessantes...mas acho que a Ford com os Ecoboost fez maravilhas...aquele 1.0 de 100...125 e agora o de 140cv....fantástico.
                                                            100, 125, 140 cv nos carros actuais ? Em que até um segmento B fácilmente pesa 1.200 kg ? isso já não dá grande pica.

                                                            Isso era bom no tempo dos 205 e dos renault 5, de qualquer forma quanto gastam esses motores a andar bem ? Isso para se mexer tem que andar pelo menos sempre em médias rpms 2.500, 3.000, 3.500, 4.000 não deve ser fácil gastar menos de 8 ou 9 e depois para andar bem ..... tem que ser esse dos 180 cv

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                              100, 125, 140 cv nos carros actuais ? Em que até um segmento B fácilmente pesa 1.200 kg ? isso já não dá grande pica.

                                                              Isso era bom no tempo dos 205 e dos renault 5, de qualquer forma quanto gastam esses motores a andar bem ? Isso para se mexer tem que andar pelo menos sempre em médias rpms 2.500, 3.000, 3.500, 4.000 não deve ser fácil gastar menos de 8 ou 9 e depois para andar bem ..... tem que ser esse dos 180 cv
                                                              Sim claro...concordo mas tens de admitir que esse Fiesta de 140 cv por pouco mais de 20.000 euros é interessante.....o Focus de 180 cv é quase uns 10.000 mais caro...mas com esse motor iria para o Fiesta ST :p

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X