Alguém pode confirmar se li correctamente? Portanto pergunta-se porque é que se vendem mais carros a gasóleo em Portugal se no fórum do Autohoje se recomendam mais carros a gasolina? É isso? Este tópico consegue ser ainda mais inútil que os outros 5 onde se discute o mesmo tema...
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(Falta de) Coerência diesel/gasolina
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostAlguem que já tenha experimentado estes 2 ou similares, esquecendo a questão monetária, diga-me o seguinte:
Numa subida muito inclinada e prolongada tipo subida da A5 à saída de Lisboa - Viaduto Duarte Pacheco , se formos por exemplo a 60 km/h e tipo nas 2000 / 2500 RPM e pisarmos a fundo, qual deles vai ser mais rápido ?
O que me interessa é isto, não é andar a ter que reduzir.
Entre o 1.0 e o 1.6, o 1.0 nesse campo, iria ter uma melhor e mais serena recuperaçao, sem recorrer à caixa. É a tal diferença que falo entre mais binario por menos rotaçao, ou menos binario, por mais rotaçao. O 1.6 se começares a puxar as 2000, teras ate as 3500rpm sem perca de folgo, o 1.0 EB nota-se que começa a perder folgo ja para cima das 5500rpm, e so ja quase dentro dos redline (6700rpm) é que começas a ver que é mais barulho que andamento. Sao quase 3000-3500rpm usaveis, contra as 1500-2000 do Diesel, que como é habitual neste bloco, acima das 4000rpm é gastar e fazer barulho.
Depois tens o gasto. O 1.6 TDCI vai consumir sempre menos a fundo, o 1.0 consome pouco fazendo uma conduçao tipo Diesel com pé leve, abusando dele... nao ha milagres, e as medias saltao por ai fora. Geralmente, falamos de 1.5L no maximo a mais para o EB para as mesmas situaçoes/percursos que o Diesel.
Depois tens coisas com o 1.6 TDCI deixar cair o ponteiro abaixo das 1200rpm ja se foi, vais ter de recorrer à caixa, em subidas, nao convem o ponteiro cair abaixo das 1500rpm. Ja o EB, ate com o ponteiro em cima das 1000rpm ou 1100rpm, as recuperaçoes, sao melhores e chega a impressionar. EB mais silencioso, menos vibraçoes (as vibraçoes do EB para um 3 cilindros, sao simplesmente fantasticas, impressionante mesmo), e quando puxas... parece um 911
Originalmente Colocado por phirestarter Ver PostAlguém pode confirmar se li correctamente? Portanto pergunta-se porque é que se vendem mais carros a gasóleo em Portugal se no fórum do Autohoje se recomendam mais carros a gasolina? É isso? Este tópico consegue ser ainda mais inútil que os outros 5 onde se discute o mesmo tema...
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Conduzindo carros tanto a gasoleo e a diesel, para mim o melhor é a gasolina, consegue sempre por um sorriso quando o conduzo. Existem milhentas razões para as pessoas escolherem diesel, gasolina e até outros combustiveis, seja por gosto, economia, etc..
Não deixa de ser ridicula a observação do aalito, passo a explicar;
Inscreveram se mais pessoas na casa dos degredos do que na faculdade, quer isto dizer que ir para casa dos degredos é melhor do que seguir uma formação universitária? Pois...
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Originalmente Colocado por Drifter Ver Post2500rpm, num motor que faz 6500rpm, nao me parece muito. E 1500rpm que num motor que faz 4500rpm, tambem nao. 2500rpm, equivale a umas 1500rpm num Diesel, sao baixas rotações.
Quando digo, faz, falo do redline (sendo caixa auto, nao sei se mesmo em modo manual, a mesma deixa passar para dentro do redline).
O que devias de perguntar: qual o motor que mantém o binário máximo, disponível por mais tempo
Para mim, prefiro menos binario mas disponivel durante mais rotaçao, permite-me explorar melhor toda a faixa de rotaçao, para todas as situaçoes. Nos Diesel, geralmente temos uma janela de 1500rpm com o binario maximo, quando as vezes, nao é menos, e isso, dependendo do motor, pode criar situaçoes mais desgradaveis, que é precisar de binario, e ele nao estar la. Comum em Diesel de baixa cilindrada, mas atençao, tambem em Otto tambem de baixa cilindrada, lembro-me agora do 0.9 Twinair.
Audi A6 Allroad 3.0 TFSI 310cv quattro S tronic
PVP 90.052,00eur
2995cc; V6; Gasolina; 310CV (5500rpm); binário 440nm (2900rpm)
Audi A6 Allroad 3.0 V6 BiTDI 313cv quattro Tiptronic
PVP 91.202,00eur
2967cc; V6; DIESEL; 313CV (3900rpm); binário 650nm (1450rpm)
preços iguais, cilindradas iguais, cavalos iguais, binário muito diferente
o DIESEL tem mais 50% de binário que o a gasolina e esse binário é a metade das rotações do a gasolina.
quase ao relantim tem-se uma força brutal enquanto o a gasolina é "mais fraquinho" e tem que se andar a esticar mudanças para obter resultados.
e é fácil entender que ao andar a esticar mudanças os consumos disparam. o a gasolina vai ter consumos bastante mais elevados e como o preço da gasolina é superior ao gasoleo é só fazer as contas.
e tb é fácil entender que o diesel será mais agradável/fácil de conduzir pois tem a força toda disponivel quase ao relantim enquanto no a gasolina vai ter que se fazer reduções ou esperar que as rotações subam.
eu pessoalmente tenho preferência por diesel
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Originalmente Colocado por aalito Ver PostÉ indesmentível que atualmente há uma opinião mais ou menos geral que os carros a gasolina são melhores que os carros a Diesel. São melhores em praticamente tudo, nos consumos que estão quase equiparados com aos diesel (mas como custam menos compensa essa parte) agradabilidade de condução, performances, mas acima de tudo em fiabilidade. Então neste fórum a opinião chega muitas vezes a ser exacerbada na troca de argumentos com o pró-diesel.
O que é estranho, como diz o título do tópico, é a coerência entre este tipo de opiniões e posições e os carros que na realidade as pessoas acabam por comprar.
Os carros continuam a ser comprados na sua grande maioria com motorizações diesel e muitos dos que defendem acerrimamente os carros a gasolina, conhecemos-lhes possuidores de carros a diesel.
Isto deve-se a quê? Porque não se compram então carros a gasolina maioritariamente se eles são melhores? Começo a achar que é uma questão de moda e que “parece” bem qualificar um carro a gasolina como melhor que um carro a diesel, mas na hora do vamos ver, lá vem um diesel.
Cá em portugal hoje em dia se fossemos mais racionais (e não ir tanto na moda dos outros) continuaríamos com um parque Automóvel, maioritariamente Otto. Se calhar os edifícios dos centros das nossas cidades não estavam tão "negros" (oxidados) como ficaram nestes últimos 10 anos.
Para os defensores dos motores a gasóleos como Ecológicos, deixo em anexo uma estatística de 1996-2006 que dá que pensar...
Se os fumadores diminuíram em 10 anos o porquê nesse mesmo período a partir de 2000 o cancro de pulmão ter aumentado... Se não fumadores, o que tem respirado nestes últimos 10 anos?Ficheiros anexados
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Originalmente Colocado por RickyP Ver PostFui ver as caracteristicas destes dois audis A6:
Audi A6 Allroad 3.0 TFSI 310cv quattro S tronic
PVP 90.052,00eur
2995cc; V6; Gasolina; 310CV (5500rpm); binário 440nm (2900rpm)
Audi A6 Allroad 3.0 V6 BiTDI 313cv quattro Tiptronic
PVP 91.202,00eur
2967cc; V6; DIESEL; 313CV (3900rpm); binário 650nm (1450rpm)
preços iguais, cilindradas iguais, cavalos iguais, binário muito diferente
o DIESEL tem mais 50% de binário que o a gasolina e esse binário é a metade das rotações do a gasolina.
quase ao relantim tem-se uma força brutal enquanto o a gasolina é "mais fraquinho" e tem que se andar a esticar mudanças para obter resultados.
e é fácil entender que ao andar a esticar mudanças os consumos disparam. o a gasolina vai ter consumos bastante mais elevados e como o preço da gasolina é superior ao gasoleo é só fazer as contas.
e tb é fácil entender que o diesel será mais agradável/fácil de conduzir pois tem a força toda disponivel quase ao relantim enquanto no a gasolina vai ter que se fazer reduções ou esperar que as rotações subam.
eu pessoalmente tenho preferência por diesel
AUDI A6 3.0 allroad TFSI Tiptronic quattro
AUDI A6 3.0 allroad TDI Tiptronic quattro
Compara coisas realistas...
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Originalmente Colocado por RickyP Ver PostFui ver as caracteristicas destes dois audis A6:
Audi A6 Allroad 3.0 TFSI 310cv quattro S tronic
PVP 90.052,00eur
2995cc; V6; Gasolina; 310CV (5500rpm); binário 440nm (2900rpm)
Audi A6 Allroad 3.0 V6 BiTDI 313cv quattro Tiptronic
PVP 91.202,00eur
2967cc; V6; DIESEL; 313CV (3900rpm); binário 650nm (1450rpm)
preços iguais, cilindradas iguais, cavalos iguais, binário muito diferente
o DIESEL tem mais 50% de binário que o a gasolina e esse binário é a metade das rotações do a gasolina.
quase ao relantim tem-se uma força brutal enquanto o a gasolina é "mais fraquinho" e tem que se andar a esticar mudanças para obter resultados.
e é fácil entender que ao andar a esticar mudanças os consumos disparam. o a gasolina vai ter consumos bastante mais elevados e como o preço da gasolina é superior ao gasoleo é só fazer as contas.
e tb é fácil entender que o diesel será mais agradável/fácil de conduzir pois tem a força toda disponivel quase ao relantim enquanto no a gasolina vai ter que se fazer reduções ou esperar que as rotações subam.
eu pessoalmente tenho preferência por diesel
http://www.zeperfs.com/duel5395-4303.htm
Cuidado com os números, o carro a gasolina tem um binário de 440nm as 2900rpm, quem já conduzi um carro a gasolina sabe bem que não são uma faixa de rotaçao alta, para além disso, repito, o Diesel tem uma faixa de rotação mais curta onde o binario está disponível, tens mais binário mas numa faixa de rotação menor. Eu pessoal, pela minha experiência, prefiro mais menos binário mas durante mais rotaçao. Não gosto de um motor que comece e morre cedo.
Mas cuidado, já conduzi um 5.0 V10 a fazer 8500rpm, e tinha mais força as 2000rpm que muitos Diesel com bem mais binário. Não tenho dúvidas nenhumas, que aqui, as reduções do 3.0 TFSI sejam iguais ao motor a gasoleo, o pessoal esquecesse que os motores a gasolina tem uma resposta mais pronta e imediata e turbos mais pequenos e com menos inércia, o que dá uma resposta mais pronta que Diesel.Editado pela última vez por Drifter; 01 November 2014, 01:21.
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Originalmente Colocado por peras777 Ver PostA sério... vais fazer a comparação de um motor otto com apenas um Turbo com um Bi-Turbo Diesel???
AUDI A6 3.0 allroad TFSI Tiptronic quattro
AUDI A6 3.0 allroad TDI Tiptronic quattro
Compara coisas realistas...
Audi A6 Allroad 3.0 V6 TDI 245cv quattro S tronic: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL
Assim só tem 245CV (4000rpm) mas continua a dar baile ao a gasolina em termos de binário e rotações: 580NM (1750rpm)
Tem menos cavalos mas sempre se poupa 5 mil euros nesse comparando com o a gasolina
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Originalmente Colocado por peras777 Ver PostDrifter não sei se reparaste ele compara um TFSI (Turbo fuel stratified injection) contra um BiTDI (Bi-Turbocharged Direct Injection)...
que comparação injusta, imagina se o TFSI fosse BiTFSI, se eles assim estão equiparados...
Tou a comparar gasolina VS diesel com preços iguais, cilindradas iguais e cavalos iguais.
Na minha opinião, com 91 mil euros, fica-se melhor servido com o BiTDI em vez do TFSI
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Mas... o binario geralmente é bom, quando nos da vantagens, como recuperaçoes.
Mas quando temos muito binario, mas um motor a gasolina, com menos binario, consegue melhores recuperaçoes, aceleraçao... o que adiante ter mais 100-200nm, se eles depois, na realidade, nao tem vantagem sobre um motor com menos binario?
Esta fé no binario, como o pessoal muitas vezes lhe chama, começou quando o pessoal começou a passar de motores atmosfericos a gasolina, para Turbo Diesel, como o 1.9 TDI. Ai sim, percebo a conversa do binario, porque realmente, nessa altura, os Diesel tinham turbo mas tambem tinham recuperaçoes que os atmosfericos nao conseguiam ter.
Originalmente Colocado por peras777 Ver PostDrifter não sei se reparaste ele compara um TFSI (Turbo fuel stratified injection) contra um BiTDI (Bi-Turbocharged Direct Injection)...
que comparação injusta, imagina se o TFSI fosse BiTFSI, se eles assim estão equiparados...
O mesmo acontece nos modelos da BMW. Actualmente, como as marcas nao se podem dar ao luxo se criarem Diesel com enormes cilindradas e mais de 8 cilindros... é meter quantos turbos couberem no cofre do motor.Editado pela última vez por Drifter; 01 November 2014, 01:59.
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Blá blá blá blá gasolina anda mais 2km/h blá blá blá, tem mais rotações, blá blá blá.
Ate ao mmomento há 1 pessoa que não tem pudor em dizer que prefere diesel, isto pode não ser reprerepresentativo da população portuguesa mas continua a ser estranho
...
Gostava que alguém me mostrasse com números que é mais vantajoso comprar um carro (dos mais vendidos) na versão gasolina do que na versão diesel para fazer apenas 10000km ano.
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Este tópico faz me lembrar o outro dos Bemes,Mercedes e audis , cada um compra o que quer e precisa, se vêm pedir sem saber avaliar o que realmente precisam os users ajudam. A pessoa é livre de escolher e se muitas vezes compram diesel é porque o mercado as empurra para lá.
Recentemente encomendei um gasosas e vou estar no mínimo 2 meses à espera, se quisesse diesel mandava um pontapé e apareciam mil. Se calhar as pessoas que querem um carro não têm vontade de esperar tanto tempo por um a gasolina e vão pro diesel
Comentário
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Originalmente Colocado por Militaogtc Ver PostEste tópico faz me lembrar o outro dos Bemes,Mercedes e audis , cada um compra o que quer e precisa, se vêm pedir sem saber avaliar o que realmente precisam os users ajudam. A pessoa é livre de escolher e se muitas vezes compram diesel é porque o mercado as empurra para lá.
Recentemente encomendei um gasosas e vou estar no mínimo 2 meses à espera, se quisesse diesel mandava um pontapé e apareciam mil. Se calhar as pessoas que querem um carro não têm vontade de esperar tanto tempo por um a gasolina e vão pro diesel
Se o mercado tivesse procura de carros a gasolina podes ter a certeza que tinha carros a gasolina para vender.
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Originalmente Colocado por aalito Ver PostBlá blá blá blá gasolina anda mais 2km/h blá blá blá, tem mais rotações, blá blá blá.
Ate ao mmomento há 1 pessoa que não tem pudor em dizer que prefere diesel, isto pode não ser reprerepresentativo da população portuguesa mas continua a ser estranho
...
Gostava que alguém me mostrasse com números que é mais vantajoso comprar um carro (dos mais vendidos) na versão gasolina do que na versão diesel para fazer apenas 10000km ano.
Qual a dúvida afinal?
Eu tb queria um V6 NA otto com mais de 3000 de cilindrada e a bater nos 300cv mas não tenho dinheiro para andar com ele no dia a dia, por isso ando com um 4 cilindros atmosférico que não chega aos 2 litros e tem pouco mais de metade dos 300cv
É assim a vida, nem sempre temos o que gostamos mais, mas o que podemosEditado pela última vez por Italiaspeed; 01 November 2014, 08:57.
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Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver PostEstá dificil perceber que as pessoas não preferem diesel, têm que comprar o que na maior parte dos casos fica mais poupado?
Qual a dúvida afinal?
Eu tb queria um V6 NA otto com mais de 3000 de cilindrada e a bater nos 300cv mas não tenho dinheiro para andar com ele no dia a dia, por isso ando com um 4 cilindros atmosférico que não chega aos 2 litros e tem pouco mais de metade dos 300cv
É assim a vida, nem sempre temos o que gostamos mais, mas o que podemos
Na página atrás disseste, "quem preferir um 335d a um M3 não é amantes de carros". A lógica disso é zero.
Se me disseres assim "quem prefere como brinquedo de fim de semana um 335d a um M3 não é amante de carros" ainda consigo compreender. No entanto aí entra o gosto pessoal de cada um. Não é por tu gostares muito de carros a gasolina que passa a ser obrigatório o melhor brinquedo ser um carro a gasolina. Já experimentaste o m550d? Vai lá dar uma voltinha naquilo e diz-me se não é um brinquedo porreiro.
Eu preferia sempre um motor a gasolina para brincar, mas não é isso que faz de mim um verdadeiro amante de carros. E quem gosta mas de diesel não gosta obrigatoriamente menos de carros, simplesmente tem gostos diferentes e ainda bem que assim é.
Voltando ao exemplo do 335d e M3, se dissesses "quem prefere um 335d a um M3 para o dia-a-dia não é amante de carros", aí chama-te doido, porque para essa situação não tinha dúvidas que o melhor seria o 335d.
Não vejo porque há-de ser o diesel melhor que a gasolina, ou a gasolina melhor que o diesel. São diferentes e devem ser encarados de forma diferente. Agora ninguém é menos "gente" por gostar mais de um ou de outro...
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Originalmente Colocado por aalito Ver Post
Isto deve-se a quê? Porque não se compram então carros a gasolina maioritariamente se eles são melhores? Começo a achar que é uma questão de moda e que “parece” bem qualificar um carro a gasolina como melhor que um carro a diesel, mas na hora do vamos ver, lá vem um diesel.
Grande parte dos ligeiros de passageiros que vemos a passear por aí, principalmente do segmento D para cima (a alastrar agora ao segmento C) são carros associados a empresas e frotas (mesmo que não sejam usados ao serviço da empresa..).
Enquanto não houver igualdade na forma como se podem deduzir os encargos com combustível, isso nunca vai mudar. Nem que gastem o mesmo.
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Originalmente Colocado por tassilgo Ver PostA malta às vezes confunde o seu gosto pessoal, com a realidade e acima de tudo com a realidade de cada um.
Na página atrás disseste, "quem preferir um 335d a um M3 não é amantes de carros". A lógica disso é zero.
Se me disseres assim "quem prefere como brinquedo de fim de semana um 335d a um M3 não é amante de carros" ainda consigo compreender. No entanto aí entra o gosto pessoal de cada um. Não é por tu gostares muito de carros a gasolina que passa a ser obrigatório o melhor brinquedo ser um carro a gasolina. Já experimentaste o m550d? Vai lá dar uma voltinha naquilo e diz-me se não é um brinquedo porreiro.
Eu preferia sempre um motor a gasolina para brincar, mas não é isso que faz de mim um verdadeiro amante de carros. E quem gosta mas de diesel não gosta obrigatoriamente menos de carros, simplesmente tem gostos diferentes e ainda bem que assim é.
Voltando ao exemplo do 335d e M3, se dissesses "quem prefere um 335d a um M3 para o dia-a-dia não é amante de carros", aí chama-te doido, porque para essa situação não tinha dúvidas que o melhor seria o 335d.
Não vejo porque há-de ser o diesel melhor que a gasolina, ou a gasolina melhor que o diesel. São diferentes e devem ser encarados de forma diferente. Agora ninguém é menos "gente" por gostar mais de um ou de outro...
Ora vamos cá a um reality check, muito sucintamente onde é que actualmente a enorme vantagem de um motor a gasolina recai sobre um diesel? A meu ver é na maior faixa de utilização do motor e na performance pura e isto não é uma questão de gostos meu caro, é a verdade factual!
Um M3 é mais divertido e anda mais que um 335d, não vejo onde está a falta de lógica de dizer que quem tem paixão por carros vai gostar mais do M3, seja em que condições, uma coisa é a praticabilidade de utilização de um automóvel, outra é aquilo que nos faz despertar paixão, e acredita que não será a praticabilidade que o faz
E quem escolhe praticabilidade sobre paixão não é apaixonado é simplesmente razoável.
Qual a dúvida?
A maior parte das pessoas tem que ser ser por motivos económicos dieseldepende.
Nada contra, eu gosto de outras coisas, por isso é que escolho andar com um a gasolina como daily car do que um a diesel e olha que o meu diesel tem provalvemente o melhor motor do mundo e gasta quase metade do que o a gasolinaEditado pela última vez por Italiaspeed; 01 November 2014, 10:02.
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Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver PostEstá dificil perceber que as pessoas não preferem diesel, têm que comprar o que na maior parte dos casos fica mais poupado?
Qual a dúvida afinal?
Eu tb queria um V6 NA otto com mais de 3000 de cilindrada e a bater nos 300cv mas não tenho dinheiro para andar com ele no dia a dia, por isso ando com um 4 cilindros atmosférico que não chega aos 2 litros e tem pouco mais de metade dos 300cv
É assim a vida, nem sempre temos o que gostamos mais, mas o que podemosEditado pela última vez por aalito; 01 November 2014, 10:41.
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Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver PostEstá dificil perceber que as pessoas não preferem diesel, têm que comprar o que na maior parte dos casos fica mais poupado?
Qual a dúvida afinal?
Eu tb queria um V6 NA otto com mais de 3000 de cilindrada e a bater nos 300cv mas não tenho dinheiro para andar com ele no dia a dia, por isso ando com um 4 cilindros atmosférico que não chega aos 2 litros e tem pouco mais de metade dos 300cv
É assim a vida, nem sempre temos o que gostamos mais, mas o que podemosEditado pela última vez por aalito; 01 November 2014, 10:37.
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