Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Punto GT vs Audi A3 1.8T

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O A3 já é um carro decente. Quando era novo era caro e com melhor qualidade que os concorrentes generalistas.
    O punto já era uma chocolateira quando saiu do stand. Se em novo não era bom nem seguro, imagino agora depois de passar pelas mãos de 27 "zés-do-boné".
    A menos que estejas disposto a trocar tudo o que seja ciclística e travões, vai ser uma roleta russa de cada vez que usares o melhor "disparo" do motor.

    E sim, já andei nos dois. O punto até era novo em folha (foi há muitos anos).

    Comentário


      Um video engraçado, apesar de estar em Italiano:



      La esta, por quem sabe, seja o A3 seja o Punto, com uns toques, ficam bem agradaveis à vista.

      Comentário


        Eu acabei por resumir lá mais para trás o porquê do comportamento não ser tão bom... não é porque o chassi é mau/suspensões são péssimos, é simplesmente porque é complicado acelerar a meio de uma curva ou à saída de uma curva lenta, dado que o carro tem mais de 200Nm às 3000rpm e naturalmente foge de frente. Com o setup de origem (mola e amortecedor), como o addt explicou e bem, o carro é algo macio para lidar com tanta potência e a altura generosa do Punto também não ajuda. Com uns amortecedores, molas e jante 15" o carro não fica tão "leve" e fica consideravelmente melhor para ser explorado de maneira mais aguerrida.
        Agora o que se tem lido aqui é o típico "é pior que um carro, já é péssimo"... na altura era melhor que uns e pior que outros.

        Comentário


          Originalmente Colocado por addt Ver Post
          Tendo lido atentamente o que está escrito tenho uma opinião a dar...o desempenho do Punto GT apesar de não igualar muitos concorrentes da época não era mau, nem um aplidado "caixão sobre rodas".. Para quem sabe, ou não, todos os punto dessa época tinha somente o esquema de suspensão mais evoluido do segmento, suspensão independente ás 4 rodas... o que por si só se podia advinhar um desempenho em curva saudável e preciso mas tal não acontece de forma linear e porquê...conjunto mola/amortecedor de origem "fraco" para um carro uma entrega de potência bruta como GT...
          Por isso, não tenho a minima dúvida que um bom conjunto mola/ amortecedor nada tem haver com o original e chega bem e de sobra para o Saxo Cup/ 106 GTI da epóca...

          E deixo um off tópic para quem diz que um um carro mau dinamicamente de origem mesmo mexendo no conjunto mola/ amortecedor nunca ficará bom, tenho um amigo que tem uma Fiesta de 92 comercial, de origem o comportamento daqueles carros para quem sabe não era propriamente o melhor...ele rebaixou-o e reforçou o chassi com batentes, colocou-lhe uma barra e só posso dizer fenomenal parece um Kart e já vi a dar grandes abadas em curva perante carros bem mais modernos e bem mais potentes....claro é preciso Kit de unhas e ele tem. E também andei num Punto rebaixado efectivamente quem me que o meu na época fosse assim, nada haver mas nada mesmo...
          Esquema mais evoluído do segmento... E o meu suzuki swift tem desde 89...

          Comentário


            Já agora, o sistema mola/amortecedor mais duro e baixo pode fazer tudo, menos fazer com que o carro entregue melhor a potência ao chão. O punto tem uma distribuição de peso muito má, e é por isso que não é um carro nem seguro nem consegue acelerar e curvar ao mesmo tempo

            Comentário


              depois de ler e reler alguns comentarios aqui, faço o meu segundo post a mostrar o que é ter um carro que é o nosso sonho
              dou o meu exemplo, tenho um carro com 25 anos, que o valor nem é muito puxado, desfizme de um diesel para ter este carro, 130 cvs num 1.6 dohc hatchback, nao tem cat pois é de 1990. se podia ter um carro mais recente? podia, mas ter aquele felling de quem realmente manda no carro es tu, nao tens ajudas nenhumas, es tu e mais ninguem, mas aquela sensacao quando se mete o carro na garagem depois de fazeres uma dezena de kms durante a noite numa estrada nacional com curvas deixa-te aquela sensacao de que afinal existem coisas que nao tem preco!
              Segue o teu sonho vai para o punto gt, e esquece tudo o que outros dizeram!

              Comentário


                Originalmente Colocado por templario Ver Post
                depois de ler e reler alguns comentarios aqui, faço o meu segundo post a mostrar o que é ter um carro que é o nosso sonho
                dou o meu exemplo, tenho um carro com 25 anos, que o valor nem é muito puxado, desfizme de um diesel para ter este carro, 130 cvs num 1.6 dohc hatchback, nao tem cat pois é de 1990. se podia ter um carro mais recente? podia, mas ter aquele felling de quem realmente manda no carro es tu, nao tens ajudas nenhumas, es tu e mais ninguem, mas aquela sensacao quando se mete o carro na garagem depois de fazeres uma dezena de kms durante a noite numa estrada nacional com curvas deixa-te aquela sensacao de que afinal existem coisas que nao tem preco!
                Segue o teu sonho vai para o punto gt, e esquece tudo o que outros dizeram!
                [emoji2] sem dúvida um post que deixa a pensar, e chega a ser inspirador xD

                Comentário


                  podes ainda juntar ainda mais coisas, num punto gt com alguma vontade es tu que vais mexer no carro, num a3, a coisa fica mais dificil, se aliares o prazer de conducao ao facto de seres tu a fazer alguma manutencao ao carro tens o ouro sobre azul e um sorriso que poucos irao comprender!

                  Comentário


                    A comparação entre um Audi A3 1.8T e um Punto GT não faz grande sentido, sendo o A3 um veículo de segmento acima, com alguns luxos já. Um veículo melhor.
                    Não um brinquedo claro.

                    Mas muita coisa errada, muita asneira, muita "verdade suposta", muito preconceito e muito lugar comum já se escreveu neste tópico

                    Por exemplo, o interior do Punto é mais prático e espaçoso. Algo que as suposições de "entendidos" levam a julgar o contrário.
                    E por exemplo também, os plásticos do interior do Punto são bem melhores do que a porcaria do rubber touch, que um dia mais tarde a FIAT decidiu também usar.
                    Mas pronto

                    Sobre o carro em si, em geral, não vale a pena repetir muito o que está farto de ser conhecido no fórum, até porque se ia sempre dizer pouco.
                    Uma vez que existem tantos testes digitalizados por cá, basta ler alguns para de imediato cair por terra esses preconceitos do Punto ser uma chocolateira já quando saiu.
                    Incrível! Apareceu em 1993, é carro do ano, mais uma vez a ser referência do segmento em imensos parâmetros, mas é chocolateira

                    Aqui fica link de teste, sendo que depois há mais testes. É ir lendo o tópico:
                    http://forum.autohoje.com/diario-de-...post1063786367

                    Não sei se a toda a gente o link vai lá ter, por isso vou dar o nº do post:
                    #591

                    Até ao post #602 são vários testes.

                    Quem ler os testes, fica sempre com ideias mais claras sobre o carro e não com uma série de suposições e especulações.

                    (E basta ler um teste Francês, terra deste tipo de veículos por excelência e "caseiros" como são, a dizer que é uma alternativa credível ao Clio 16v)
                    Editado pela última vez por gtabarth; 13 January 2015, 12:19.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                      Já agora, o sistema mola/amortecedor mais duro e baixo pode fazer tudo, menos fazer com que o carro entregue melhor a potência ao chão.
                      Então experimenta acelerar a meio de uma curva com o carro em apoio (por ex) e rapidamente vais perceber que uma suspensão macia (mais confortável), devido à transferência de massas e à altura ao solo superior, faz com que muito mais facilmente a roda interior perca motrocidade, provocando as tais perdas de potência.
                      Podes é não sentir isso em qualquer carro... habitualmente nos que têm mais chassi que motor (sub-motorizados).

                      Comentário


                        Punto sempre.

                        O A3 é sempre aquela coisa do guna que tem mais uns trocos e em vez de um ibiza fumarolas compra um A3 .. mas a gasolina.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por templario Ver Post

                          [...]
                          Segue o teu sonho vai para o punto gt, e esquece tudo o que outros dizeram!
                          Atenção, o user é que perguntou os prós e contras destas duas opções.


                          Bem, de qualquer forma, Marco95Silva, já tens o Punto? Abre mas é ali um D.B. para vermos isso.

                          Comentário


                            Sim, é verdade que lá atrás não referi uma coisa muito importante: se andas com panca do Punto e é "Aquele", força nisso.

                            No meu caso, sempre fui "maluco" pelos Franceses dessas épocas (GTI, Cup, Rallye...). Disseram que era carro de azeiteiro, que era um carro falso, que era uma lata de sardinhas. Ouvi de tudo. O que é certo é que hoje tenho um Cup na garagem e, sempre que o posso conduzir, deixa-me com um grande sorriso nos lábios.
                            Acima de tudo é preciso juízo com estes carros, pois as ajudas são poucas (o kit de unhas impera) e a chapa é fraca.

                            No outro post comparei os dois modelos que colocaste "em cima da mesa". Sem dúvida alguma que o A3 é mais carro em todos os aspectos e, se for carro de dia-a-dia, é a melhor aposta. Agora, se for para comprares o A3 mas continuares com aquela ideia de que o PGT é que era... Não vale a pena demoveres essa ideia. Venha o PGT.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
                              Punto sempre.

                              O A3 é sempre aquela coisa do guna que tem mais uns trocos e em vez de um ibiza fumarolas compra um A3 .. mas a gasolina.
                              Eheh o a3 é carro de guna e punto gt não

                              São carros distintos e com alguma idade. Ou há uma clara preferência por um deles, ou então vale mais procurar o que estiver em melhor estado/melhor negócio.


                              Cump.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post

                                [...]Agora, se for para comprares o A3 mas continuares com aquela ideia de que o PGT é que era... Não vale a pena demoveres essa ideia. Venha o PGT.
                                Confirmo e reafirmo!
                                Eu vendi um carro e arrependi-me. Só parei quando encontrei um igual. Ainda assim não estou totalmente satisfeito...oh wait...here i go again.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                  Confirmo e reafirmo!
                                  Eu vendi um carro e arrependi-me. Só parei quando encontrei um igual. Ainda assim não estou totalmente satisfeito...oh wait...here i go again.
                                  Como diz o outro: "É a paixão a falar mais alto". Eheh

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                                    Já agora, o sistema mola/amortecedor mais duro e baixo pode fazer tudo, menos fazer com que o carro entregue melhor a potência ao chão. O punto tem uma distribuição de peso muito má, e é por isso que não é um carro nem seguro nem consegue acelerar e curvar ao mesmo tempo
                                    Já andei em carros rebaixados e um exemplo que dei foi que andei ao pendura num punto Td70 e posso garantir enquanto aquele carro conseguia fazer curvas que o meu original não fazia... Claro que um carro rebaixado faz toda a diferença face a um carro standard quer na entrega de potência quer na velocidade atingida a cada passagem em curva e atenção ter uns bons pneus também conta!! Distribuição de pesos mã?! mas algum concorrente na época era melhor...motor á frente e tracção a frente era o que existia...

                                    Comentário


                                      O Gt em rotundas era um mimo, de volante rodado para o interior, dar carga e sair com as rodas de lado a apontar para dentro e sair para fora...
                                      É claro que é uma brincadeira que não é para todos.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                        A comparação entre um Audi A3 1.8T e um Punto GT não faz grande sentido, sendo o A3 um veículo de segmento acima, com alguns luxos já. Um veículo melhor.
                                        Não um brinquedo claro.

                                        Mas muita coisa errada, muita asneira, muita "verdade suposta", muito preconceito e muito lugar comum já se escreveu neste tópico

                                        Por exemplo, o interior do Punto é mais prático e espaçoso. Algo que as suposições de "entendidos" levam a julgar o contrário.
                                        E por exemplo também, os plásticos do interior do Punto são bem melhores do que a porcaria do rubber touch, que um dia mais tarde a FIAT decidiu também usar.
                                        Mas pronto

                                        Sobre o carro em si, em geral, não vale a pena repetir muito o que está farto de ser conhecido no fórum, até porque se ia sempre dizer pouco.
                                        Uma vez que existem tantos testes digitalizados por cá, basta ler alguns para de imediato cair por terra esses preconceitos do Punto ser uma chocolateira já quando saiu.
                                        Incrível! Apareceu em 1993, é carro do ano, mais uma vez a ser referência do segmento em imensos parâmetros, mas é chocolateira

                                        Aqui fica link de teste, sendo que depois há mais testes. É ir lendo o tópico:
                                        http://forum.autohoje.com/diario-de-...post1063786367

                                        Não sei se a toda a gente o link vai lá ter, por isso vou dar o nº do post:
                                        #591

                                        Até ao post #602 são vários testes.

                                        Quem ler os testes, fica sempre com ideias mais claras sobre o carro e não com uma série de suposições e especulações.

                                        (E basta ler um teste Francês, terra deste tipo de veículos por excelência e "caseiros" como são, a dizer que é uma alternativa credível ao Clio 16v)

                                        Os plasticos podem ser mais duraveis ao uso. Mas nao sao melhores nem o carro tem melhor construçao que o A3, como é logico

                                        Comentário


                                          Os plásticos do punto não eram nada de jeito. Tenho tupperwares em casa, decerto com maior qualidade. Também a montagem de materiais, deixava muito a desejar. Tinham no entanto (GT2 e GT3) um volante muito porreiro. Posição de condução algo elevada para um desportivo

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                            Já andei em carros rebaixados e um exemplo que dei foi que andei ao pendura num punto Td70 e posso garantir enquanto aquele carro conseguia fazer curvas que o meu original não fazia... Claro que um carro rebaixado faz toda a diferença face a um carro standard quer na entrega de potência quer na velocidade atingida a cada passagem em curva e atenção ter uns bons pneus também conta!! Distribuição de pesos mã?! mas algum concorrente na época era melhor...motor á frente e tracção a frente era o que existia...
                                            Quanto à distribuição de peso era dos piores se não o pior. Muito alto, pequena distancia entre eixos e eixos pouco largos, e isso não preciso ser eu a dizer, está implícito em vários testes que face aos rivais era muito fraco.
                                            E até acredito que o carro que andas-te vira-se melhor mas decerto com uns pneus maiores e melhores que os teus. A suspensão pode melhorar o comportamento do carro, isso é verdade, mas é garantido que sem uns bons pneus ou umas vias mais largas, que a entrega da potência ao chão vai ser igual ou mesmo muito semelhante melhorando em certos carros e noutros ao contrário. Nas curvas o que acontece é que como o carro não baloiça, parece mais fixo, dá a impressão que está mais "preso" ou chão. O que não é totalmente verdade.
                                            A minha única experiência foi num sx no lugar do pendura, mesmo muito rebaixado. A 40km hora no fundo da minha rua ao virar à esquerda fomos direitinhos em frente, é que nem senti o carro a querer curvar

                                            Comentário


                                              Recordo-me de um dos testes que li na altura, referirem um "esquema antiquado" de suspensões, no entanto, penso que eram mcpherson como todos os rivais.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                Os plasticos podem ser mais duraveis ao uso. Mas nao sao melhores nem o carro tem melhor construçao que o A3, como é logico
                                                A minha primeira frase é clara e até a citas, mas parece que custa a ler
                                                Ora repetindo:

                                                "A comparação entre um Audi A3 1.8T e um Punto GT não faz grande sentido, sendo o A3 um veículo de segmento acima, com alguns luxos já. Um veículo melhor."

                                                Mas já agora, recomendo a leitura dos diversos testes dos quais deixei link, onde se pode ler algumas coisas como: "Punto GT ter melhores materias, acabamentos e montagem do que rivais". A maior parte Franceses.


                                                Por isso, não é por ai, para o tipo de carro.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                                                  Quanto à distribuição de peso era dos piores se não o pior. Muito alto, pequena distancia entre eixos e eixos pouco largos, e isso não preciso ser eu a dizer, está implícito em vários testes que face aos rivais era muito fraco.
                                                  E até acredito que o carro que andas-te vira-se melhor mas decerto com uns pneus maiores e melhores que os teus. A suspensão pode melhorar o comportamento do carro, isso é verdade, mas é garantido que sem uns bons pneus ou umas vias mais largas, que a entrega da potência ao chão vai ser igual ou mesmo muito semelhante melhorando em certos carros e noutros ao contrário. Nas curvas o que acontece é que como o carro não baloiça, parece mais fixo, dá a impressão que está mais "preso" ou chão. O que não é totalmente verdade.
                                                  A minha única experiência foi num sx no lugar do pendura, mesmo muito rebaixado. A 40km hora no fundo da minha rua ao virar à esquerda fomos direitinhos em frente, é que nem senti o carro a querer curvar
                                                  Um carro que não baloiça não adorna logo é mais estável em curva, não? Falo de vi, não conduzi mas efectivamente já vi grandes resultados com carros rebaixados face á origem...mas as tantas se fosse eu a conduzir não conseguia fazer aquilo...o meu colega tem mesmo Kit de unhas
                                                  Quanto é distribuição de pesos não tenho noção das percentagens mas a titulo de exemplo o motor de um saxo cup era maior que o de um GT, logo mais pesado na frente e não deixava de ser referência( e havia até em versão comercial)...Quanto á distancia entre eixos, não é necessariamente mau ser curta, aliás quanto mais curta for mais ágil e rápida é a frente do carro em curva o que só favorece a condução desportiva. O que se retira em alguma estabilidade favorece em prazer de condução.

                                                  Tenho uma revista que diz que a melhor forma de tirar partido de um GT em curva é usar sempre uma relação de caixa acima do normal de forma a não haver perdas tracção e efeitos de sub-viragem indesejados.
                                                  Editado pela última vez por addt; 13 January 2015, 18:06.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                    A minha primeira frase é clara e até a citas, mas parece que custa a ler
                                                    Ora repetindo:

                                                    "A comparação entre um Audi A3 1.8T e um Punto GT não faz grande sentido, sendo o A3 um veículo de segmento acima, com alguns luxos já. Um veículo melhor."

                                                    Mas já agora, recomendo a leitura dos diversos testes dos quais deixei link, onde se pode ler algumas coisas como: "Punto GT ter melhores materias, acabamentos e montagem do que rivais". A maior parte Franceses.


                                                    Por isso, não é por ai, para o tipo de carro.
                                                    A coisa é que o Rubber Touch nao implica em nada, so no aspecto.

                                                    Melhor que os rivais... o 106 e Saxo? Convenhamos... nao é preciso muito

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                                                      Recordo-me de um dos testes que li na altura, referirem um "esquema antiquado" de suspensões, no entanto, penso que eram mcpherson como todos os rivais.
                                                      Onde leste isso? a suspensão traseira do punto era independente e das mais elaboradas enquanto que os outros concorrentes eram quase todos de eixo torção...logo mais simples!! tenho comparativos de algumas revistas da época que referem isso mesmo e inclusivé tirando as versões GT as outras
                                                      versões não ficavam nada atrás em termos de comportamento face á concorrência.
                                                      O Problema do GT era exclusivamente, pelo facto de ter um motor demasiado "agressivo" para uma suspensão que apesar de não ser mã, não estava suficientemente reforçada para colocar os 136 cv no chão...

                                                      Os plásticos interiores não de factos os melhores muitos ruidos...mas os clios e citroens não eram melhores

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                        A coisa é que o Rubber Touch nao implica em nada, so no aspecto.
                                                        Implica porque quem passa a vida a meter o nariz em carros e logo carros que conheço bem, hoje estás a falar de carros alguns já com 20 anos e não em estado novo.
                                                        É bom não esquecer.
                                                        E os malfadados rubber touch hoje estão miseráveis, ou então tiveram que ser eliminados / modificados.

                                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                        Melhor que os rivais... o 106 e Saxo? Convenhamos... nao é preciso muito
                                                        Não eram só esses os rivais, Clio, Fiesta, Corsa, etc... é ler os comparativos.
                                                        O que me interessa neste campo é fazer notar que o Punto não era "o pior" ou sequer mau nesses aspectos quando apareceu, ao contrário do que parece ser fácil dizer porque sim.

                                                        E mesmo hoje com "15-20" anos, os rivais do Punto GT no mercado passam por ser também carros desses. Por preços semelhantes.

                                                        Comentário


                                                          A questão aqui é: muito provavelmente o chassi do PGT não distribui tão bem a potência porque tem... Um turbo.

                                                          Muito sinceramente, acredito que se um XSI, Rallye, GTI ou Cup fossem turbinados não teriam a mesma reacções de comportamentos (dinâmicos). Seriam mais bruscos, mais "ON/OFF" e, consequentemente, não tão bons dinamicamente como o são.

                                                          Acho que é mais por aqui do que por outra coisa pois, como disseram anteriormente, até o esquema de suspensão do PGT era dos mais evoluídos da época.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                                            Tendo lido atentamente o que está escrito tenho uma opinião a dar...o desempenho do Punto GT apesar de não igualar muitos concorrentes da época não era mau, nem um aplidado "caixão sobre rodas".. Para quem sabe, ou não, todos os punto dessa época tinha somente o esquema de suspensão mais evoluido do segmento, suspensão independente ás 4 rodas... o que por si só se podia advinhar um desempenho em curva saudável e preciso mas tal não acontece de forma linear e porquê...conjunto mola/amortecedor de origem "fraco" para um carro uma entrega de potência bruta como GT...
                                                            Por isso, não tenho a minima dúvida que um bom conjunto mola/ amortecedor nada tem haver com o original e chega bem e de sobra para o Saxo Cup/ 106 GTI da epóca...

                                                            E deixo um off tópic para quem diz que um um carro mau dinamicamente de origem mesmo mexendo no conjunto mola/ amortecedor nunca ficará bom, tenho um amigo que tem uma Fiesta de 92 comercial, de origem o comportamento daqueles carros para quem sabe não era propriamente o melhor...ele rebaixou-o e reforçou o chassi com batentes, colocou-lhe uma barra e só posso dizer fenomenal parece um Kart e já vi a dar grandes abadas em curva perante carros bem mais modernos e bem mais potentes....claro é preciso Kit de unhas e ele tem. E também andei num Punto rebaixado efectivamente quem me que o meu na época fosse assim, nada haver mas nada mesmo...
                                                            O esquema de suspensão mais evoluido do segmento? Não percebo porquê, é que o dos PSA também funciona de forma independente.

                                                            Com um bom conjunto mola/amortecedor chega para um Cup ou GTI. Só vendo.
                                                            É que os PSAs também possuem a suspensão razoávelmente macia de origem e não é por isso que sacrificam a dinâmica, bem pelo contrário.

                                                            O Fiesta mk3 nessa versão comercial foi possivelmente um dos carros com pior dinâmica que já conduzi, assustador mesmo. Queres conduzir um com mola/amortecedor diferente e alguns reforços conduz um mk4, boa dinâmica para o género.

                                                            Quanto aos Punto e plásticos devo ter tido pouca sorte porque os exemplares em que andei eram muito mauzinhos. Num deles até as portas mexiam nos buracos, as duas!

                                                            Em interiores o Punto não chega para o 106 GTI com as seus estofos em pele com centros do banco em alcântara assim como a forra das portas.

                                                            Comentário


                                                              Há Puntos com estofos em couro e couro perfurado. Opcionais.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X