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Fiat Punto GT vs Audi A3 1.8T
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Originalmente Colocado por Speedy Ver Postwarmthboy, acho que antes de ontem vi o teu carro no olx, estou certo? Ficaste farto?
O dono aqui do tasco já à muito que tinha decidido, só que ainda não sabia. Mas acho que era melhor um HGT. Secalhar não é tão bruto ( não faço ideia nunca andei em nenhum ), mas é mais recente ainda que ambos sejam "velhos".
Antigamente diziam que os Puntos GT´s eram carros de "niggas", isto em contraponto aos panhonhas. Eu estou a falar mas o meu é à zé do boné. Há classificações para todos.
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Speedy
Ah ok. Eu até costumo acompanhar o teu tópico mas não o vi na primeira página dos D.B.s e depois já não procurei.
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Originalmente Colocado por ManymilesR Ver PostEsta comparação não é justa para o punto!
Ao lado do audi A3 é um charuto!
prazer de condução não resulta directamente da velocidade que se consegue imprimir em curva, mas do feeling que é transmitido do chassis, da direção, resposta de motor ao condutor e o gozo que ele consegue tirar daí....
dito isto, na comparação directa indicada, o A3 será melhor carro em tudo (menos na resposta explosiva do motor), mas também mais filtrado e distante. Se fosse eu, ia espreitar os tais 106 xsi/rallye/gti consoante o orçamento e estado de conservação dos carros encontrados.
se o sonho é o Punto GT, procura um punto GT. Senão ficas a lamentar não ter comprado de cada vez que vires um a passar... mas não é um desportivo excepcional. tem que ser tratado com cautela e algum cuidado, sobretudo em curva. coloques os pneus que colocares ou a suspensão que colocares...
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Speedy
Contra mim falo, mas nós andamos sempre a falar da capacidade de curvar etc etc. Mas qual a percentagem de nós que tiramos realmente proveito da capacidade de curvar de cada carro? O utilizador normal está sempre a milhas de distância dos limites do carro. Está é sempre perto dos seus limites.
Não sei nada sobre o Punto a curvar.
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Originalmente Colocado por Levezinho Ver PostPor acaso, hoje num passeio por Belém, vi um exemplar castiço:
Era algo deste genero que queria fazer no "meu" a nivel de alteracoes...Editado pela última vez por Marco95Silva; 11 January 2015, 18:50.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostSao escolhas, agora, parece que é tu estas com uma atitude de ''virgem ofendida'' por se falar melhor do A3 que do PGT, se nao... nao percebo as tuas criticas aqui
Originalmente Colocado por Speedy Ver PostContra mim falo, mas nós andamos sempre a falar da capacidade de curvar etc etc. Mas qual a percentagem de nós que tiramos realmente proveito da capacidade de curvar de cada carro? O utilizador normal está sempre a milhas de distância dos limites do carro. Está é sempre perto dos seus limites.
Não sei nada sobre o Punto a curvar.Editado pela última vez por ravager; 11 January 2015, 18:55.
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Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver PostConheço quem tenha unos turbo ie, tanto a primeira como segunda geração e tambem um com punto gt.
E para quem se aplica, aquilo curva como qualquer outro, até se conseguem fazer algumas brincadeiras fora do alcance de alguns rivais mais diretos.
Depois quem não se entende com esses carros pode sempre alterar as suspensões e mais umas tralhas, que vão melhorar um pouco o comportamento.
É a tua opinião.. com a qual não concordo.
Agora isso de insulto, não insultei ninguem, se o(s) dono(s) de audis levam a mal, paciência, todos já ouvimos algo que não caiu bem e temos de aguentar.
Para mim um audi a3 é carro de panhonha ou ainda pior...
São veiculos sem qualquer exclusividade, muita gente que os compra nem sabe o que compra, ouve um amigo ou algum familiar que aquilo é que é bom e mais nada, para mim pessoal desses são panhonhas.
...
https://www.youtube.com/watch?v=hw2-2AEbOFY
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Originalmente Colocado por dtv Ver Postnão é preciso falar em williams. comparando o punto GT com os seus rivais da época - saxo cup, 106 xsi/rallye/gti, ax gti, clio 1.8 16v - o punto GT é sempre um charuto. porque ainda que desse bom divertimento e resposta explosiva de motor, a baixo custo de aquisição e manutenção, todos os citados apresentam comportamento em curva mais apurado.
prazer de condução não resulta directamente da velocidade que se consegue imprimir em curva, mas do feeling que é transmitido do chassis, da direção, resposta de motor ao condutor e o gozo que ele consegue tirar daí....
dito isto, na comparação directa indicada, o A3 será melhor carro em tudo (menos na resposta explosiva do motor), mas também mais filtrado e distante. Se fosse eu, ia espreitar os tais 106 xsi/rallye/gti consoante o orçamento e estado de conservação dos carros encontrados.
se o sonho é o Punto GT, procura um punto GT. Senão ficas a lamentar não ter comprado de cada vez que vires um a passar... mas não é um desportivo excepcional. tem que ser tratado com cautela e algum cuidado, sobretudo em curva. coloques os pneus que colocares ou a suspensão que colocares...
De qualquer das maneira mesmo que nao chegue a compra-lo agora tenciono compra-lo para segundo carro daqui a uns tempos... Nao vou morrer sem ter um GT
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Originalmente Colocado por Speedy Ver PostContra mim falo, mas nós andamos sempre a falar da capacidade de curvar etc etc. Mas qual a percentagem de nós que tiramos realmente proveito da capacidade de curvar de cada carro? O utilizador normal está sempre a milhas de distância dos limites do carro. Está é sempre perto dos seus limites.
Não sei nada sobre o Punto a curvar.
PS: no punto GT, mesmo a andar devagar e ao curvar nunca se está verdadeiramente a "milhas de distância dos limites do carro". eles estão lá sempre muito perto a serem cruzados e a morder o condutor...quanto mais quando se anda depressa...Editado pela última vez por dtv; 11 January 2015, 19:12.
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Originalmente Colocado por dtv Ver Postnada como deixar o Jeremy Clarkson explicar.... (tomara ao Punto GT fazer metade do que o 106 GTI ou o Saxo Cup conseguem fazer em curva... seja o condutor um piloto ou não...)
https://www.youtube.com/watch?v=hw2-2AEbOFY
O JK é bom a fazer comédia, já de carros percebe pouco, ou mesmo nada. E fixe ver o top gear para darmos umas boas risadas, como programa de automóveis não serve.
O punto GT com pequenas alterações fica a curvar tao bem ou melhor que a concorrência e o motor, na minha opinião, é só o melhor da sua epoca.
O a3 1.8T a curvar está longe de ser referencia, com o seu eixo rigido traseiro é bom para andar a direito, é pena o motor ser pastelão. Mas lá está é um audi, e isso no nosso país para muita gente parece ser o suficiente...
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Originalmente Colocado por BillieJean Ver PostO JK é bom a fazer comédia, já de carros percebe pouco, ou mesmo nada. E fixe ver o top gear para darmos umas boas risadas, como programa de automóveis não serve.
O punto GT com pequenas alterações fica a curvar tao bem ou melhor que a concorrência e o motor, na minha opinião, é só o melhor da sua epoca.
O a3 1.8T a curvar está longe de ser referencia, com o seu eixo rigido traseiro é bom para andar a direito, é pena o motor ser pastelão. Mas lá está é um audi, e isso no nosso país para muita gente parece ser o suficiente...
Se o motor é pastelao, mas com a diferença de pesos, tem a mesma performance do PGT basicamente, o motor do PGT tambem é pastelao.
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Originalmente Colocado por BillieJean Ver PostO JK é bom a fazer comédia, já de carros percebe pouco, ou mesmo nada. E fixe ver o top gear para darmos umas boas risadas, como programa de automóveis não serve.
O punto GT com pequenas alterações fica a curvar tao bem ou melhor que a concorrência e o motor, na minha opinião, é só o melhor da sua epoca.
O a3 1.8T a curvar está longe de ser referencia, com o seu eixo rigido traseiro é bom para andar a direito, é pena o motor ser pastelão. Mas lá está é um audi, e isso no nosso país para muita gente parece ser o suficiente...
O motor do punto é tão ou mais pastelão que o audi. Simplesmente "parece" que anda mais
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Originalmente Colocado por BillieJean Ver PostO punto GT com pequenas alterações fica a curvar tao bem ou melhor que a concorrência.
Originalmente Colocado por BillieJean Ver PostO a3 1.8T a curvar está longe de ser referencia, com o seu eixo rigido traseiro é bom para andar a direito, é pena o motor ser pastelão. Mas lá está é um audi, e isso no nosso país para muita gente parece ser o suficiente...
Porque se é para entrar nos desportivos com essa plataforma, terei de puxar do Leon Cupra R, S3 ou do R32 e aí o punto vai chutado para um canto muito escurinho.. tanto na qualidade geral dos carros como na capacidade para lhes meter "aço" em cima.Editado pela última vez por ravager; 11 January 2015, 20:35.
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Originalmente Colocado por dtv Ver Post
PS: no punto GT, mesmo a andar devagar e ao curvar nunca se está verdadeiramente a "milhas de distância dos limites do carro". eles estão lá sempre muito perto a serem cruzados e a morder o condutor...quanto mais quando se anda depressa...
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Originalmente Colocado por Limbus4theboys Ver PostNão vás por ele. Diesel nunca. Isto é conversa do demónio!
Não há paixão como a italiana. Tive um carro italiano e até as minhas bolas enrugadas sorriam. Compra o Punto mas compra bem, porque de facto deve ser difícil arranjar um em condições e depois trata de arranjar uns coilovers. Ficam-te à volta de 300 euros, mais uns pneus em condições e tens carro.
Obviamente o Audi A3 é globalmente muito superior, mas isso não interessa aos apaixonados! No entanto pode interessar a quem cobiça o carro do vizinho.
Se comprares o Punto não te aconselho a mexer no motor sem conhecimento de causa. São mecânicas frágeis. Se mexeres não estiques para além dos 150 cv e se puderes reduz um pouco o peso do carro e uma barra estabilizadora não será também má ideia.
Jantes porreiras;
Com poucos acertos ficas com uma máquina capaz de fazer frente a hot hatches modernos.
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Originalmente Colocado por BillieJean Ver PostO JK é bom a fazer comédia, já de carros percebe pouco, ou mesmo nada. E fixe ver o top gear para darmos umas boas risadas, como programa de automóveis não serve.
O punto GT com pequenas alterações fica a curvar tao bem ou melhor que a concorrência e o motor, na minha opinião, é só o melhor da sua epoca.
O a3 1.8T a curvar está longe de ser referencia, com o seu eixo rigido traseiro é bom para andar a direito, é pena o motor ser pastelão. Mas lá está é um audi, e isso no nosso país para muita gente parece ser o suficiente...
a concorrência directa mais forte, sem nenhuma alteração, curva sempre melhor que o punto GT de série. punto GT é um carro interessante para a época pela performance do motor e presença do turbo. mas o chassis e a capacidade de curvar nunca estiveram entre os pontos fortes.
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Originalmente Colocado por Automovel Ver Post150 Cv (e alguns mais), acusam quase eles no banco, de origem. Basta ver os inúmeros testes das revistas Auto da época.Editado pela última vez por Limbus4theboys; 12 January 2015, 01:27.
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Originalmente Colocado por ravager Ver PostO Punto mk1 é um carro muito fraquinho a curvar. E a partir dos 130-140 parece que se vai desfazer todo, nota-se e à légua que aquele carro não está pensado para esse tipo de velocidades. Isto seja que versão do Punto for.
O único problema desse Punto era o número de vezes que tinha de ir à oficina. Ao longo daqueles dois ou três anos avariou ar-condicionado, teto de abrir, injeção eletrónica, turbo, etc... Passava metade do tempo na oficina.
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Originalmente Colocado por Automovel Ver PostPosso confirmar com conhecimento de causa, pois já tive 2 Gt's, que com umas jantes 15, umas Eibach e uns amortecedores mais firmes, fica a curvar tão bem ou melhor que os rivais. A nível de motor e recuperações, é fenomenal. Ainda hoje deixam saudades.
E quanto se gasta para fazer essas alteracoes +/-?
A nivel de consumos faz media de quanto em media? a andar bem sem preocupacoes...
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Originalmente Colocado por Marco95Silva Ver Post
E quanto se gasta para fazer essas alteracoes +/-?
A nivel de consumos faz media de quanto em media? a andar bem sem preocupacoes...
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Quando andava na faculdade tinha um colega com um Punto GT, podem falar mal dele por ser fiat, nao presta e que avaria e tal. Mas uma coisa é certa aquilo tem um motor que é qualquer coisa, com o carro cheio colava o pessoal ao banco quando ele calcava a fundo e deixava muito carro tido como melhor para trás. Fiquei com aquele carro sempre na memoria.
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Originalmente Colocado por ravager Ver PostEu até aposto que sei o motivo de tal comportamento: tem um Punto mk1 em casa, e nunca teve um A3 em casa ou nunca conduziu um de forma regular. Porque se alguma vez tivesse tido um carro desses, percebia logo porque é que o pessoal ainda os compra nos dias de hoje.
O Punto mk1 é um carro muito fraquinho a curvar. E a partir dos 130-140 parece que se vai desfazer todo, nota-se e à légua que aquele carro não está pensado para esse tipo de velocidades. Isto seja que versão do Punto for.
Ou deves ter experimentado um carro bem martelado ou estás habituado a uns segmentos acima...
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Originalmente Colocado por Automovel Ver PostConvenhamos que a partir de determinada velocidade em AE, quase que se ouvia o vento a tentar entrar pelas borrachas laterais das portas (e eram ambas novas). Mas aquele motor... conseguia fazer esquecer isso tudo.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostO meu não e fiz muitas viagens com longos períodos a fundo, há 20 anos havia menos policia.
Chegou a fazer-se um comparativo em recuperações, a partir de determinada velocidade, que igualava mesmo um 911.
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Tendo lido atentamente o que está escrito tenho uma opinião a dar...o desempenho do Punto GT apesar de não igualar muitos concorrentes da época não era mau, nem um aplidado "caixão sobre rodas".. Para quem sabe, ou não, todos os punto dessa época tinha somente o esquema de suspensão mais evoluido do segmento, suspensão independente ás 4 rodas... o que por si só se podia advinhar um desempenho em curva saudável e preciso mas tal não acontece de forma linear e porquê...conjunto mola/amortecedor de origem "fraco" para um carro uma entrega de potência bruta como GT...
Por isso, não tenho a minima dúvida que um bom conjunto mola/ amortecedor nada tem haver com o original e chega bem e de sobra para o Saxo Cup/ 106 GTI da epóca...
E deixo um off tópic para quem diz que um um carro mau dinamicamente de origem mesmo mexendo no conjunto mola/ amortecedor nunca ficará bom, tenho um amigo que tem uma Fiesta de 92 comercial, de origem o comportamento daqueles carros para quem sabe não era propriamente o melhor...ele rebaixou-o e reforçou o chassi com batentes, colocou-lhe uma barra e só posso dizer fenomenal parece um Kart e já vi a dar grandes abadas em curva perante carros bem mais modernos e bem mais potentes....claro é preciso Kit de unhas e ele tem. E também andei num Punto rebaixado efectivamente quem me que o meu na época fosse assim, nada haver mas nada mesmo...Editado pela última vez por addt; 12 January 2015, 18:00.
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