Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Punto GT vs Audi A3 1.8T

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Pmuja Ver Post
    O do lado è um 1.2 16v e o outro azul é um sport que está por cá no forum.


    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
      warmthboy, acho que antes de ontem vi o teu carro no olx, estou certo? Ficaste farto?

      O dono aqui do tasco já à muito que tinha decidido, só que ainda não sabia. Mas acho que era melhor um HGT. Secalhar não é tão bruto ( não faço ideia nunca andei em nenhum ), mas é mais recente ainda que ambos sejam "velhos".
      Antigamente diziam que os Puntos GT´s eram carros de "niggas", isto em contraponto aos panhonhas. Eu estou a falar mas o meu é à zé do boné. Há classificações para todos.
      Farto? Não. Mas estou a pender para outro tipo de carro. Quero continuar com algo a gasolina, ou carrinha ou Jeep. Mas se vier um comercial...lá terei de levar com diesel...

      Comentário


        #93
        Ah ok. Eu até costumo acompanhar o teu tópico mas não o vi na primeira página dos D.B.s e depois já não procurei.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
          Esta comparação não é justa para o punto!

          Ao lado do audi A3 é um charuto!
          não é preciso falar em williams. comparando o punto GT com os seus rivais da época - saxo cup, 106 xsi/rallye/gti, ax gti, clio 1.8 16v - o punto GT é sempre um charuto. porque ainda que desse bom divertimento e resposta explosiva de motor, a baixo custo de aquisição e manutenção, todos os citados apresentam comportamento em curva mais apurado.

          prazer de condução não resulta directamente da velocidade que se consegue imprimir em curva, mas do feeling que é transmitido do chassis, da direção, resposta de motor ao condutor e o gozo que ele consegue tirar daí....

          dito isto, na comparação directa indicada, o A3 será melhor carro em tudo (menos na resposta explosiva do motor), mas também mais filtrado e distante. Se fosse eu, ia espreitar os tais 106 xsi/rallye/gti consoante o orçamento e estado de conservação dos carros encontrados.

          se o sonho é o Punto GT, procura um punto GT. Senão ficas a lamentar não ter comprado de cada vez que vires um a passar... mas não é um desportivo excepcional. tem que ser tratado com cautela e algum cuidado, sobretudo em curva. coloques os pneus que colocares ou a suspensão que colocares...

          Comentário


            #95
            Contra mim falo, mas nós andamos sempre a falar da capacidade de curvar etc etc. Mas qual a percentagem de nós que tiramos realmente proveito da capacidade de curvar de cada carro? O utilizador normal está sempre a milhas de distância dos limites do carro. Está é sempre perto dos seus limites.
            Não sei nada sobre o Punto a curvar.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
              Por acaso, hoje num passeio por Belém, vi um exemplar castiço:

              Este GT tá TOP...
              Era algo deste genero que queria fazer no "meu" a nivel de alteracoes...
              Editado pela última vez por Marco95Silva; 11 January 2015, 18:50.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                Sao escolhas, agora, parece que é tu estas com uma atitude de ''virgem ofendida'' por se falar melhor do A3 que do PGT, se nao... nao percebo as tuas criticas aqui
                Eu até aposto que sei o motivo de tal comportamento: tem um Punto mk1 em casa, e nunca teve um A3 em casa ou nunca conduziu um de forma regular. Porque se alguma vez tivesse tido um carro desses, percebia logo porque é que o pessoal ainda os compra nos dias de hoje.

                Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                Contra mim falo, mas nós andamos sempre a falar da capacidade de curvar etc etc. Mas qual a percentagem de nós que tiramos realmente proveito da capacidade de curvar de cada carro? O utilizador normal está sempre a milhas de distância dos limites do carro. Está é sempre perto dos seus limites.
                Não sei nada sobre o Punto a curvar.
                O Punto mk1 é um carro muito fraquinho a curvar. E a partir dos 130-140 parece que se vai desfazer todo, nota-se e à légua que aquele carro não está pensado para esse tipo de velocidades. Isto seja que versão do Punto for.
                Editado pela última vez por ravager; 11 January 2015, 18:55.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                  Conheço quem tenha unos turbo ie, tanto a primeira como segunda geração e tambem um com punto gt.
                  E para quem se aplica, aquilo curva como qualquer outro, até se conseguem fazer algumas brincadeiras fora do alcance de alguns rivais mais diretos.
                  Depois quem não se entende com esses carros pode sempre alterar as suspensões e mais umas tralhas, que vão melhorar um pouco o comportamento.



                  É a tua opinião.. com a qual não concordo.
                  Agora isso de insulto, não insultei ninguem, se o(s) dono(s) de audis levam a mal, paciência, todos já ouvimos algo que não caiu bem e temos de aguentar.
                  Para mim um audi a3 é carro de panhonha ou ainda pior...
                  São veiculos sem qualquer exclusividade, muita gente que os compra nem sabe o que compra, ouve um amigo ou algum familiar que aquilo é que é bom e mais nada, para mim pessoal desses são panhonhas.
                  ...
                  nada como deixar o Jeremy Clarkson explicar.... (tomara ao Punto GT fazer metade do que o 106 GTI ou o Saxo Cup conseguem fazer em curva... seja o condutor um piloto ou não...)

                  https://www.youtube.com/watch?v=hw2-2AEbOFY

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                    não é preciso falar em williams. comparando o punto GT com os seus rivais da época - saxo cup, 106 xsi/rallye/gti, ax gti, clio 1.8 16v - o punto GT é sempre um charuto. porque ainda que desse bom divertimento e resposta explosiva de motor, a baixo custo de aquisição e manutenção, todos os citados apresentam comportamento em curva mais apurado.

                    prazer de condução não resulta directamente da velocidade que se consegue imprimir em curva, mas do feeling que é transmitido do chassis, da direção, resposta de motor ao condutor e o gozo que ele consegue tirar daí....

                    dito isto, na comparação directa indicada, o A3 será melhor carro em tudo (menos na resposta explosiva do motor), mas também mais filtrado e distante. Se fosse eu, ia espreitar os tais 106 xsi/rallye/gti consoante o orçamento e estado de conservação dos carros encontrados.

                    se o sonho é o Punto GT, procura um punto GT. Senão ficas a lamentar não ter comprado de cada vez que vires um a passar... mas não é um desportivo excepcional. tem que ser tratado com cautela e algum cuidado, sobretudo em curva. coloques os pneus que colocares ou a suspensão que colocares...
                    Pois, esse é o meu medo... Nao o comprar e depois massacrar-me a mim mesmo o resto da vida por nao o ter feito...
                    De qualquer das maneira mesmo que nao chegue a compra-lo agora tenciono compra-lo para segundo carro daqui a uns tempos... Nao vou morrer sem ter um GT

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                      Contra mim falo, mas nós andamos sempre a falar da capacidade de curvar etc etc. Mas qual a percentagem de nós que tiramos realmente proveito da capacidade de curvar de cada carro? O utilizador normal está sempre a milhas de distância dos limites do carro. Está é sempre perto dos seus limites.
                      Não sei nada sobre o Punto a curvar.
                      verdade para a maioria dos condutores. mas o user em questão e que fez a pergunta por aqui, parece muito interessante em aproveitar verdadeiramente o carro que comprar. nesse sentido, também se aconselhou pelos modelos concorrentes com melhor feeling de condução/comportamento em curva...

                      PS: no punto GT, mesmo a andar devagar e ao curvar nunca se está verdadeiramente a "milhas de distância dos limites do carro". eles estão lá sempre muito perto a serem cruzados e a morder o condutor...quanto mais quando se anda depressa...
                      Editado pela última vez por dtv; 11 January 2015, 19:12.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                        nada como deixar o Jeremy Clarkson explicar.... (tomara ao Punto GT fazer metade do que o 106 GTI ou o Saxo Cup conseguem fazer em curva... seja o condutor um piloto ou não...)

                        https://www.youtube.com/watch?v=hw2-2AEbOFY

                        O JK é bom a fazer comédia, já de carros percebe pouco, ou mesmo nada. E fixe ver o top gear para darmos umas boas risadas, como programa de automóveis não serve.

                        O punto GT com pequenas alterações fica a curvar tao bem ou melhor que a concorrência e o motor, na minha opinião, é só o melhor da sua epoca.

                        O a3 1.8T a curvar está longe de ser referencia, com o seu eixo rigido traseiro é bom para andar a direito, é pena o motor ser pastelão. Mas lá está é um audi, e isso no nosso país para muita gente parece ser o suficiente...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                          O JK é bom a fazer comédia, já de carros percebe pouco, ou mesmo nada. E fixe ver o top gear para darmos umas boas risadas, como programa de automóveis não serve.

                          O punto GT com pequenas alterações fica a curvar tao bem ou melhor que a concorrência e o motor, na minha opinião, é só o melhor da sua epoca.

                          O a3 1.8T a curvar está longe de ser referencia, com o seu eixo rigido traseiro é bom para andar a direito, é pena o motor ser pastelão. Mas lá está é um audi, e isso no nosso país para muita gente parece ser o suficiente...
                          Se o tens de alterar para curvar... so vem reforçar o que se vem dizendo sobre a dinâmica do PGT. Se pegares na concorrencia, os mexer tambem, mesmo modificado o PGT continua a nao ser melhor.

                          Se o motor é pastelao, mas com a diferença de pesos, tem a mesma performance do PGT basicamente, o motor do PGT tambem é pastelao.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                            O JK é bom a fazer comédia, já de carros percebe pouco, ou mesmo nada. E fixe ver o top gear para darmos umas boas risadas, como programa de automóveis não serve.

                            O punto GT com pequenas alterações fica a curvar tao bem ou melhor que a concorrência e o motor, na minha opinião, é só o melhor da sua epoca.

                            O a3 1.8T a curvar está longe de ser referencia, com o seu eixo rigido traseiro é bom para andar a direito, é pena o motor ser pastelão. Mas lá está é um audi, e isso no nosso país para muita gente parece ser o suficiente...
                            Aqui quem perece perceber de comédia és tu. Com que então o punto fica melhor que a concorrência... é por isso que o vemos em rally e circuitos mas sem mais comentários.....

                            O motor do punto é tão ou mais pastelão que o audi. Simplesmente "parece" que anda mais

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                              O punto GT com pequenas alterações fica a curvar tao bem ou melhor que a concorrência.
                              Estamos a falar em carros stock ou em carros alterados?

                              Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                              O a3 1.8T a curvar está longe de ser referencia, com o seu eixo rigido traseiro é bom para andar a direito, é pena o motor ser pastelão. Mas lá está é um audi, e isso no nosso país para muita gente parece ser o suficiente...
                              Tens noção que o objectivo do A3, Leon, Golf etc, para mencionar os carros mais comuns que usam aquela plataforma, não é nem nunca foi ser um carro desportivo, ao contrário do Punto, correcto?

                              Porque se é para entrar nos desportivos com essa plataforma, terei de puxar do Leon Cupra R, S3 ou do R32 e aí o punto vai chutado para um canto muito escurinho.. tanto na qualidade geral dos carros como na capacidade para lhes meter "aço" em cima.
                              Editado pela última vez por ravager; 11 January 2015, 20:35.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por dtv Ver Post

                                PS: no punto GT, mesmo a andar devagar e ao curvar nunca se está verdadeiramente a "milhas de distância dos limites do carro". eles estão lá sempre muito perto a serem cruzados e a morder o condutor...quanto mais quando se anda depressa...
                                Isso é tudo experiência própria, com conhecimento de causa a falar?!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Limbus4theboys Ver Post
                                  Não vás por ele. Diesel nunca. Isto é conversa do demónio!

                                  Não há paixão como a italiana. Tive um carro italiano e até as minhas bolas enrugadas sorriam. Compra o Punto mas compra bem, porque de facto deve ser difícil arranjar um em condições e depois trata de arranjar uns coilovers. Ficam-te à volta de 300 euros, mais uns pneus em condições e tens carro.

                                  Obviamente o Audi A3 é globalmente muito superior, mas isso não interessa aos apaixonados! No entanto pode interessar a quem cobiça o carro do vizinho.

                                  Se comprares o Punto não te aconselho a mexer no motor sem conhecimento de causa. São mecânicas frágeis. Se mexeres não estiques para além dos 150 cv e se puderes reduz um pouco o peso do carro e uma barra estabilizadora não será também má ideia.

                                  Jantes porreiras;



                                  Com poucos acertos ficas com uma máquina capaz de fazer frente a hot hatches modernos.
                                  150 Cv (e alguns mais), acusam quase eles no banco, de origem. Basta ver os inúmeros testes das revistas Auto da época.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                    Ao se comprar um punto gt já traz um boné incorporado?
                                    Não, pois normalmente à frente não há fumo.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
                                      Isso é tudo experiência própria, com conhecimento de causa a falar?!
                                      é experiência de "co-piloto" a apanhar muitos sustos no lugar do passageiro dentro de um punto GT 100% stock....

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                        O JK é bom a fazer comédia, já de carros percebe pouco, ou mesmo nada. E fixe ver o top gear para darmos umas boas risadas, como programa de automóveis não serve.

                                        O punto GT com pequenas alterações fica a curvar tao bem ou melhor que a concorrência e o motor, na minha opinião, é só o melhor da sua epoca.

                                        O a3 1.8T a curvar está longe de ser referencia, com o seu eixo rigido traseiro é bom para andar a direito, é pena o motor ser pastelão. Mas lá está é um audi, e isso no nosso país para muita gente parece ser o suficiente...
                                        se desmontares o carro todo, reforçares chassis, mudares suspensão toda, alargares carroçaria, aumentares distância entre eixos e conseguires quem te faça isso tudo ou fazes tu mesmo, bem, talvez fique um carro melhor que a concorrência "de série" da época, mas vai daí deixas de ter um carro stock (ou de estrada) e passas a ter um carro de competição.. mas assim também qualquer carro era bom não era? assim já não vale... lol

                                        a concorrência directa mais forte, sem nenhuma alteração, curva sempre melhor que o punto GT de série. punto GT é um carro interessante para a época pela performance do motor e presença do turbo. mas o chassis e a capacidade de curvar nunca estiveram entre os pontos fortes.

                                        Comentário


                                          Posso confirmar com conhecimento de causa, pois já tive 2 Gt's, que com umas jantes 15, umas Eibach e uns amortecedores mais firmes, fica a curvar tão bem ou melhor que os rivais. A nível de motor e recuperações, é fenomenal. Ainda hoje deixam saudades.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                                            150 Cv (e alguns mais), acusam quase eles no banco, de origem. Basta ver os inúmeros testes das revistas Auto da época.
                                            Não sabia. Então assim ainda pode esticar para uns 170cv sem prejudicar muito a fiabilidade. Mas 170 naquele chassi só com umas vias alargadas, suspensão, barras estabilizadoras e excelentes pneus. (Digo eu que nunca andei em nenhum.)
                                            Editado pela última vez por Limbus4theboys; 12 January 2015, 01:27.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                              O Punto mk1 é um carro muito fraquinho a curvar. E a partir dos 130-140 parece que se vai desfazer todo, nota-se e à légua que aquele carro não está pensado para esse tipo de velocidades. Isto seja que versão do Punto for.
                                              Não é verdade. Tive um GT entre 1995 e 1997. Era o meu segundo carro, para usar nas voltinhas durante a semana... Muitas vezes quando o dia de trabalho não corria bem em vez de ir para casa ia espairecer viajando por exemplo até ao Algarve, muitas curvas, muitas acelerações e travagens e nunca senti que o carro se fosse desfazer, muito pelo contrário.

                                              O único problema desse Punto era o número de vezes que tinha de ir à oficina. Ao longo daqueles dois ou três anos avariou ar-condicionado, teto de abrir, injeção eletrónica, turbo, etc... Passava metade do tempo na oficina.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                                                Posso confirmar com conhecimento de causa, pois já tive 2 Gt's, que com umas jantes 15, umas Eibach e uns amortecedores mais firmes, fica a curvar tão bem ou melhor que os rivais. A nível de motor e recuperações, é fenomenal. Ainda hoje deixam saudades.

                                                E quanto se gasta para fazer essas alteracoes +/-?
                                                A nivel de consumos faz media de quanto em media? a andar bem sem preocupacoes...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Marco95Silva Ver Post

                                                  E quanto se gasta para fazer essas alteracoes +/-?
                                                  A nivel de consumos faz media de quanto em media? a andar bem sem preocupacoes...
                                                  Na altura, uns amortecedores Bilstein B4, Umas molas Eibach, e umas jantes 15 Abarth, cerca de €600. Atualmente não sei para que valores andarão estes componentes. De salientar que "apenas" com uma Dump-valve do Fiat Coupe 20V Turbo, e um pequeno alargamento na caixa de admissão do filtro de ar, facilmente se conseguiam 1.5 bar de pressão no turbo.

                                                  Comentário


                                                    Quando andava na faculdade tinha um colega com um Punto GT, podem falar mal dele por ser fiat, nao presta e que avaria e tal. Mas uma coisa é certa aquilo tem um motor que é qualquer coisa, com o carro cheio colava o pessoal ao banco quando ele calcava a fundo e deixava muito carro tido como melhor para trás. Fiquei com aquele carro sempre na memoria.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                      Eu até aposto que sei o motivo de tal comportamento: tem um Punto mk1 em casa, e nunca teve um A3 em casa ou nunca conduziu um de forma regular. Porque se alguma vez tivesse tido um carro desses, percebia logo porque é que o pessoal ainda os compra nos dias de hoje.



                                                      O Punto mk1 é um carro muito fraquinho a curvar. E a partir dos 130-140 parece que se vai desfazer todo, nota-se e à légua que aquele carro não está pensado para esse tipo de velocidades. Isto seja que versão do Punto for.
                                                      WTF?! Eu andei no mais foleiro de todos umas centenas de kms - um 55S comercial - e nunca deu a impressão de que se fosse "desfazer".

                                                      Ou deves ter experimentado um carro bem martelado ou estás habituado a uns segmentos acima...

                                                      Comentário


                                                        Convenhamos que a partir de determinada velocidade em AE, quase que se ouvia o vento a tentar entrar pelas borrachas laterais das portas (e eram ambas novas). Mas aquele motor... conseguia fazer esquecer isso tudo.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                                                          Convenhamos que a partir de determinada velocidade em AE, quase que se ouvia o vento a tentar entrar pelas borrachas laterais das portas (e eram ambas novas). Mas aquele motor... conseguia fazer esquecer isso tudo.
                                                          O meu não e fiz muitas viagens com longos períodos a fundo, há 20 anos havia menos policia.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            O meu não e fiz muitas viagens com longos períodos a fundo, há 20 anos havia menos policia.
                                                            Lembro-me que o carro pedia 6ª, mas não a tinha...
                                                            Chegou a fazer-se um comparativo em recuperações, a partir de determinada velocidade, que igualava mesmo um 911.

                                                            Comentário


                                                              Tendo lido atentamente o que está escrito tenho uma opinião a dar...o desempenho do Punto GT apesar de não igualar muitos concorrentes da época não era mau, nem um aplidado "caixão sobre rodas".. Para quem sabe, ou não, todos os punto dessa época tinha somente o esquema de suspensão mais evoluido do segmento, suspensão independente ás 4 rodas... o que por si só se podia advinhar um desempenho em curva saudável e preciso mas tal não acontece de forma linear e porquê...conjunto mola/amortecedor de origem "fraco" para um carro uma entrega de potência bruta como GT...
                                                              Por isso, não tenho a minima dúvida que um bom conjunto mola/ amortecedor nada tem haver com o original e chega bem e de sobra para o Saxo Cup/ 106 GTI da epóca...

                                                              E deixo um off tópic para quem diz que um um carro mau dinamicamente de origem mesmo mexendo no conjunto mola/ amortecedor nunca ficará bom, tenho um amigo que tem uma Fiesta de 92 comercial, de origem o comportamento daqueles carros para quem sabe não era propriamente o melhor...ele rebaixou-o e reforçou o chassi com batentes, colocou-lhe uma barra e só posso dizer fenomenal parece um Kart e já vi a dar grandes abadas em curva perante carros bem mais modernos e bem mais potentes....claro é preciso Kit de unhas e ele tem. E também andei num Punto rebaixado efectivamente quem me que o meu na época fosse assim, nada haver mas nada mesmo...
                                                              Editado pela última vez por addt; 12 January 2015, 18:00.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X