Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaria na oficina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por VSilva Ver Post
    Se uma avaria acontece dentro do parque de estacionamento de um centro comercial, o centro comercial tem de pagar a reparação?
    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
    Desculpa lá, ele foi á oficina porque TEVE um problema, a oficina descobriu que é a centralina (vulgo ECU) que está avariada e agora QUER meter as culpas na oficina??????????????????

    E o rabinho lavado com agua de colonia tailandesa, não?

    Se fosse comigo pagava 2 centralinas e parecia um doutor

    Estas respostas são priceless . Mas ao menos acho que já perceberam que se calhar o caso não é assim tão simples e que por vezes é melhor estar calado.

    Quanto ao caso em si, só sugeria a mudança de oficina, se bem que eles provavelmente irão apresentar uma conta caríssima. Se assim for, advogado neles...

    Comentário


      #32
      Caso bicudo...

      O teu amigo que vá acompanhado de alguém que tenha conhecimentos suficientes para os questionar.

      Para já não convém tirar o carro da oficina até perceber o que está efetivamente avariado e como chegaram a essa conclusão.

      Se quiseres dizer qual o modelo poderá ser mais fácil ajudar à distância.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
        É a oficina da marca, o meu conhecido já levou à marca para evitar habilidosos e mal sabia ele o que ia acontecer.
        Caso seja provado que foi uma avaria provada por eles, sempre tens a quem recorrer.

        Comentário


          #34
          Eu volta e meia ia à oficina ver o que andavam a fazer. Pedia para comprarem uma centralina usada para fazer o teste. Se ficasse bom, tudo bem, senão tirava o carro na hora.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
            Desculpa lá, ele foi á oficina porque TEVE um problema, a oficina descobriu que é a centralina (vulgo ECU) que está avariada e agora QUER meter as culpas na oficina??????????????????

            E o rabinho lavado com agua de colonia tailandesa, não?

            Se fosse comigo pagava 2 centralinas e parecia um doutor
            O problema julgo que será mesmo esse. Ir à oficina, pagar as 2 centralinas, pagar o canudo do doutor e trazer uma sucata a reboque para casa.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por marelo Ver Post
              Estas respostas são priceless . Mas ao menos acho que já perceberam que se calhar o caso não é assim tão simples e que por vezes é melhor estar calado.

              Quanto ao caso em si, só sugeria a mudança de oficina, se bem que eles provavelmente irão apresentar uma conta caríssima. Se assim for, advogado neles...
              Neste momento o meu conhecido após falar com o responsável, decidiu dar um voo de confiança e esperar mais algum tempo para ver se a situação se resolve.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                Caso bicudo...

                O teu amigo que vá acompanhado de alguém que tenha conhecimentos suficientes para os questionar.

                Para já não convém tirar o carro da oficina até perceber o que está efetivamente avariado e como chegaram a essa conclusão.

                Se quiseres dizer qual o modelo poderá ser mais fácil ajudar à distância.
                Pois como disse acima o meu conhecido decidiu aguardar mais um tempo e confiar/acreditar que tudo estão a fazer para resolver esta situação.

                O carro é um citroen Xsara.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                  Caso seja provado que foi uma avaria provada por eles, sempre tens a quem recorrer.
                  Nem sei o que lhe diga...nunca tinha sabido de tal coisa.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                    Eu volta e meia ia à oficina ver o que andavam a fazer. Pedia para comprarem uma centralina usada para fazer o teste. Se ficasse bom, tudo bem, senão tirava o carro na hora.
                    O que eles disseram em relação a isso é que era muito difícil, ou estava a ser muito difícil arranjar um centralina usada compatível com o modelo em questão, que já tinham visto até na base de dados e já não havia nenhum cliente com o modelo em causa...mas comprar uma nova para fazer o teste e correr o risco de não ser...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
                      O que eles disseram em relação a isso é que era muito difícil, ou estava a ser muito difícil arranjar um centralina usada compatível com o modelo em questão, que já tinham visto até na base de dados e já não havia nenhum cliente com o modelo em causa...mas comprar uma nova para fazer o teste e correr o risco de não ser...
                      Que carro é?
                      Não existem centros de desmantelamento na zona?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                        Que carro é?
                        Não existem centros de desmantelamento na zona?
                        Já referi no post 37.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
                          Já referi no post 37.
                          Pois foi. Que mecânica tem? Isso deve ser facil de arranjar.

                          Comentário


                            #43
                            Isso até é um carro bastante banal , que supostamente qualquer mecânico o arranja .

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
                              O que eles disseram em relação a isso é que era muito difícil, ou estava a ser muito difícil arranjar um centralina usada compatível com o modelo em questão, que já tinham visto até na base de dados e já não havia nenhum cliente com o modelo em causa...mas comprar uma nova para fazer o teste e correr o risco de não ser...
                              Centralina usada para um Xsara dificil de arranjar? Vais ao OLX e é escolher. Se a oficina nao arranja, simples: dao toda a informaçao da centralina, e vai o dono à procura.


                              Quanto à situaçao, se conseguires provar que o problema foi causado pela oficina... mas nao me parece. 3 meses com um carro numa oficina é uma coisa completamente sem noçao, tanto da parte do proprietario como da parte da oficina.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
                                Apenas estou a colocar a questão, partindo do pressuposto que o carro quando lá entrou não tinha a centralina avariada, pois se a tivesse ele tinha ido de reboque.

                                Será assim tão absurdo, colocar a hipótese de ele ter avariado por andarem a fazer experiências com a centralina?

                                Afinal se o carro está lá há 3 meses, é porque também eles não souberam logo o que era, caso contrário tinham feito o teste e no final do dia tinham ligado ao dono do carro a dizer qual a avaria.

                                Até porque o facto de ele ter acelerado sozinho não significa que tivesse necessariamente uma avaria na centralina, poderia ter sido um bug momentâneo e nunca mais se repetir, como acontece tantas vezes com outros equipamentos.

                                Não estou a dizer que foi, estou a colocar a hipótese de ter sido...
                                Eu, só por o carro ter lá ficado 3 meses não voltava lá mais. Pagava o diagnóstico e arranjava noutro sítio. Não porque a tenham avariado (Até podem ter feito, quem sabe), mas pelo incómodo e desconsideração. Basicamente deixaram lá o carro encostado tempos e tempos até algum um dia não ter nada para fazer e se lembrar de ir lá mexer. Ou isso, ou era algo realmente complicado em que contactaram a marca (O que, sinceramente, dúvido), que eles podem comprovar com documentação, caso tenha sido este o caso.

                                O que descrevi, é algo bastante mais comum do que se pensa, até mesmo dentro das marcas premium.

                                Ah e, dependendo do carro, seria algo que tentaria arranjar em 2ª mão, se fosse eu. Normalmente é algo extremamente avultado.
                                Editado pela última vez por DeathWish; 24 January 2015, 16:27.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                  Ligar um veiculo à maquina não avaria nada, só deteta o que lá se passa.
                                  Pois não, ler a memória de falhas não avaria nada. Já codificações e programações (Atenção, não estou a falar de repros nem nada parecido) mal feitas avariam. E mesmo que sejam bem feitas, podem avariar, especialmente em carros mais antigos. É sempre um risco, mesmo que se siga o procedimento à risca, podes brickar uma unidade ou, na melhor das hipóteses, falhar a actualização/codificação de firmware consecutivamente e ter de contactar engenheiros da marca. Que, em carros mais recentes, pode significar ficar sem rádio, sem painel de instrumentos, sem ligação mãos livres, sensores vários... É o que quiseres.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
                                    Pois não, ler a memória de falhas não avaria nada. Já codificações e programações (Atenção, não estou a falar de repros nem nada parecido) mal feitas avariam. E mesmo que sejam bem feitas, podem avariar, especialmente em carros mais antigos. É sempre um risco, mesmo que se siga o procedimento à risca, podes brickar uma unidade ou, na melhor das hipóteses, falhar a actualização/codificação de firmware consecutivamente e ter de contactar engenheiros da marca. Que, em carros mais recentes, pode significar ficar sem rádio, sem painel de instrumentos, sem ligação mãos livres, sensores vários... É o que quiseres.
                                    Neste caso, nao vejo a necessidade de actualizaçoes ou programaçoes de centralina, e mesmo ai, o risco de lixar uma centralina, nao é assim tao alto.

                                    Se o carro manifestou problemas antes de entrar para a oficina, é porque algo ja estava mal. Nada como a verificaçao nao tenha morto de vez a centralina, mas isso nao faz com que a oficina tenha culpa.

                                    Os 3 meses, é tao culpa da oficina, como do proprietario. Alguem com pouco de noçao, nem 2 semanas deixava la o carro

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por BRM Ver Post
                                      Pois foi. Que mecânica tem? Isso deve ser facil de arranjar.
                                      É a gasóleo, HDI.

                                      Segundo o que disseram ao meu conhecido, não é fácil, porque acho que para passarem os dados (??), a centralina tem de ser ligada antes de ser desligada para ser retirada.

                                      Não sei se é bem isto (??), o que sei é que na oficina disseram ao meu conhecido que não é nada fácil arranjar uma centralina para este modelo.

                                      Acredito que numa oficina de marca não ponderem a hipótese de algo em 2ª mão proveniente do OLX ou de sucatas.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Boas. Se é um HDI o que não falta é carros com esses motores, sejam 1.6 ou 2.0 (no Xsara deve ser 2.0), além disso nem havia muitas variantes desse motor na altura do Xsara. Essa situação de ficar acelerado já me aconteceu, até entre passagens de caixa, com um Fiesta 1.25 de 1997. A solução de um mecânico meu amigo foi fazer um reset à centralina. Marquei com a Ford deixei o carro de manhã e à hora de almoço fui busca-lo, ficou impecável. para mim esse devia ser uma das primeiras coisas a fazer na oficina, e bem combinado faz-se no próprio dia. Para mim houve algum desleixo do proprietário, pois se só passadas 2 semanas é que vai saber do carro.... Há gato escondido pela oficina, só comunicar com o cliente passado tanto tempo...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
                                          É a gasóleo, HDI.

                                          Segundo o que disseram ao meu conhecido, não é fácil, porque acho que para passarem os dados (??), a centralina tem de ser ligada antes de ser desligada para ser retirada.

                                          Não sei se é bem isto (??), o que sei é que na oficina disseram ao meu conhecido que não é nada fácil arranjar uma centralina para este modelo.

                                          Acredito que numa oficina de marca não ponderem a hipótese de algo em 2ª mão proveniente do OLX ou de sucatas.
                                          Nao pondera a marca, pondera o proprietario, ou fica com o carro pendurado para sempre se a marca nao resolver o problema?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Neste caso, nao vejo a necessidade de actualizaçoes ou programaçoes de centralina, e mesmo ai, o risco de lixar uma centralina, nao é assim tao alto.

                                            Se o carro manifestou problemas antes de entrar para a oficina, é porque algo ja estava mal. Nada como a verificaçao nao tenha morto de vez a centralina, mas isso nao faz com que a oficina tenha culpa.

                                            Os 3 meses, é tao culpa da oficina, como do proprietario. Alguem com pouco de noçao, nem 2 semanas deixava la o carro
                                            Pode ser necessário, sim, se tiver ocorrido alguma falha de comunicação em algum ponto ou até para fazer "reset" a todos os sensores e verificar a situação. Mais que não seja por descargo de consciência. É que imputar uma factura de mais de 1000€, especialmente numa marca generalista, nunca é coisa fácil...

                                            EU não culpei a oficina de ter avariado o carro, agora, que não são lá muito competentes, não podem ser, 3 meses é absurdo (Embora já tenha conhecido situações até 7 meses!). Mas concordo contigo que sim, a culpa é de ambas as partes nesse aspecto. A não ser que a pessoa não perceba patavina de carros e que lhe tenham dado uma grande história.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Antes de mais, obrigado pelos vossos contributos!

                                              Hoje após falar com o meu conhecido, já tenho mais informações.

                                              Diagnóstico - centralina, com outra centralina para despiste o carro foi colocado a trabalhar, aceleraram, etc.

                                              Valor da reparação - 1800€ (1700 e qualquer coisa), sendo que 1400 (+/-) são da centralina.

                                              Agora a questão que se coloca é que como o carro já possui alguns anos e muitos kms, não justifica esse valor para o arranjo, no entanto, a questão que se coloca é como se pode arranjar uma centralina usada?

                                              Há a venda?

                                              Onde?

                                              De facto esta situação não é nada comum, porque na oficina como já referi disseram que não era fácil arranjar centralinas usadas para este carro/modelo, o meu conhecido que de mecânica percebe 0, está sem saber como resolver esta situação.
                                              Eu de carros mais recentes também não conheço muitas pessoas mas já estou a tentar ver se é possível algo.

                                              Agradeço desde já qualquer ajuda em nome dele.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
                                                Antes de mais, obrigado pelos vossos contributos!

                                                Hoje após falar com o meu conhecido, já tenho mais informações.

                                                Diagnóstico - centralina, com outra centralina para despiste o carro foi colocado a trabalhar, aceleraram, etc.

                                                Valor da reparação - 1800€ (1700 e qualquer coisa), sendo que 1400 (+/-) são da centralina.

                                                Agora a questão que se coloca é que como o carro já possui alguns anos e muitos kms, não justifica esse valor para o arranjo, no entanto, a questão que se coloca é como se pode arranjar uma centralina usada?

                                                Há a venda?

                                                Onde?

                                                De facto esta situação não é nada comum, porque na oficina como já referi disseram que não era fácil arranjar centralinas usadas para este carro/modelo, o meu conhecido que de mecânica percebe 0, está sem saber como resolver esta situação.
                                                Eu de carros mais recentes também não conheço muitas pessoas mas já estou a tentar ver se é possível algo.

                                                Agradeço desde já qualquer ajuda em nome dele.
                                                Eu na numa astra G que tive meti duas centralinas reparadas.... Por acaso ja nao tenho o contato mas era da zona do barreiro

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
                                                  Antes de mais, obrigado pelos vossos contributos!

                                                  Hoje após falar com o meu conhecido, já tenho mais informações.

                                                  Diagnóstico - centralina, com outra centralina para despiste o carro foi colocado a trabalhar, aceleraram, etc.

                                                  Valor da reparação - 1800€ (1700 e qualquer coisa), sendo que 1400 (+/-) são da centralina.

                                                  Agora a questão que se coloca é que como o carro já possui alguns anos e muitos kms, não justifica esse valor para o arranjo, no entanto, a questão que se coloca é como se pode arranjar uma centralina usada?

                                                  Há a venda?

                                                  Onde?

                                                  De facto esta situação não é nada comum, porque na oficina como já referi disseram que não era fácil arranjar centralinas usadas para este carro/modelo, o meu conhecido que de mecânica percebe 0, está sem saber como resolver esta situação.
                                                  Eu de carros mais recentes também não conheço muitas pessoas mas já estou a tentar ver se é possível algo.

                                                  Agradeço desde já qualquer ajuda em nome dele.
                                                  Arranjas facilmente no OLX ou ebay (neste ultimo, procura por ECU) o motor é qual? 1.4 HDI?

                                                  Nao é dificil arranjar centralinas usadas para um Xsara, tirando motores mais raros e esses... é basicamente o 2.0 de 167cv que monta os VTS.

                                                  Agora, pedir as referencias da centralina do carro, eles que vos dêem essa informaçao, porque é crucial para comprar a peça usada.
                                                  Editado pela última vez por Drifter; 28 January 2015, 19:25.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    O que acho muito estranho é terem demorado tanto tempo para dar a 1ª informação ao cliente. Quem sabe se não foram os da oficina que, mesmo sem querer, deram cabo da centralina e andaram a adiar para desta forma conseguirem pôr as culpas no dono do carro? Como já disse antes o dono do carro também falhou pois deveria ter estado em cima do acontecimento, e ter deixado passar algumas semanas até se informar de como estava o carro só lhe trouxe desvantagens, 1800 delas...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Atualização.

                                                      O Xsara já está a rolar.

                                                      Valor do arranjo - 550 euros a centralina, nova com garantia de 2 anos, comprada fora da Citroen.

                                                      450 euros - mudar óleo, filtros, liquido dos travões, óleo da caixa de velocidades e mão de obra quer em relação à revisão, quer em relação à mudança da centralina, penso que foi isto.

                                                      Na oficina da citroen disseram que a causa do problema tinha sido o alarme ser mal montado, entretanto, acrescentaram que o alarme não era compatível com o carro.

                                                      O dono solicitou que o colocassem por escrito e o dono da oficina recusou-se, dizendo que para o fazer teria de cobrar.

                                                      Como o alarme foi comprado numa oficina em que o meu conhecido lá vai com alguma frequência, após colocar a questão, e referir que pretendia devolver o alarme por lhe ter sido dito que não era compatível, disseram para devolver o alarme que devolviam o dinheiro.

                                                      De salientar que o alarme tinha cerca de 13 meses.

                                                      Na oficina da citroen não desmontaram o alarme, para o fazer teriam de levar determinado valor.

                                                      O meu conhecido como não estava nada satisfeito, levou a outra citroen e pediu para lhe retirarem o alarme, e quando lá foi ainda foi informado que o anterior trabalho não tinha sido feito da melhor maneira pela oficina anterior.

                                                      Para concluir que o post já vai longo, quando levantou o carro, o velocímetro não funcionava, torna a dar meia volta e entrar novamente na oficina, desligaram algo, voltaram a ligar e o velocímetro já funcionava.

                                                      Segundo me disse, após essa situação tornou a acontecer mais 2 ou 3 vezes , mas depois deixou de acontecer.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        A minha situação é a seguinte! comprei recentemente um Mazda 3 1.6 a diesel, no entanto verifiquei que o filtro de partículas estava a dar problemas pelo que fui a uma oficina que propuseram a retirada do filtro e que não teria mais problemas. O que se passou foi que durante esta reparação o mecanico da oficina deslocou-se com a viatura para outro local para terminar a reparação, altura em que a correia de distribuição partiu-se e agora a oficina não se quer responsabilizar-se pela reparação, afirmando que a correia já deveria sido mudada à muito tempo. Entretanto informei-me e aquelas correias só se mudam aos 10 anos ou aos 200.000 Km, ora o carro tem 157.000 KM e 8 anos. Nesta situação a oficina tem de responsabilizar-se na totalidade certo?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por manuel80 Ver Post
                                                          A minha situação é a seguinte! comprei recentemente um Mazda 3 1.6 a diesel, no entanto verifiquei que o filtro de partículas estava a dar problemas pelo que fui a uma oficina que propuseram a retirada do filtro e que não teria mais problemas. O que se passou foi que durante esta reparação o mecanico da oficina deslocou-se com a viatura para outro local para terminar a reparação, altura em que a correia de distribuição partiu-se e agora a oficina não se quer responsabilizar-se pela reparação, afirmando que a correia já deveria sido mudada à muito tempo. Entretanto informei-me e aquelas correias só se mudam aos 10 anos ou aos 200.000 Km, ora o carro tem 157.000 KM e 8 anos. Nesta situação a oficina tem de responsabilizar-se na totalidade certo?
                                                          Estás completamente seguro dos kms do carro? A compra foi a um particular ou a um stand?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Não acredito que consigas imputar a alguem a culpa da quebra de uma correia de distribuição de origem com 8 anos.

                                                            edit:

                                                            Aliás, se compraste o carro recentemente, não sabes o historial dele, logo, pior ainda.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Se os Kms forem verdadeiros, contactar advogado para saber possibilidades de a marca ser responsabilizada, embora isto só seja válido provavelmente se o carro tiver manutenção na marca, caso contrário será difícil.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X