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Será possível comprar um carro a gasóleo interessante sem ficar pobre?

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    #91
    A questão da escolha do carro com este tipo de características tem a ver, principalmente, com o tipo de uso que lhe vai ser dado. Se queres um carro para fazeres muitos quilómetros e de preferência com a família atrás, mas não abdicas de um nível de potência a rondar os 200cvs, eu iria para um Opel Insignia Biturbo ou Peugeot 508 GT, pois sou daqueles que o factor mais importante de um carro não é a marca, e prefiro um carro de marca "não-premium" bem equipado do que um "premium" despido de equipamento, e sem ter de endividar-me por uns largos anos para poder optar pelo premium.

    No que toca a fazer muitos quilómetros com menos custos de utilização, os diesel são imbatíveis, por isso é que o mercado está atolado deles, especialmente com os motores com cilindradas entre os 1.500 e os 1.600cc, tudo porque são os motores que garantem uma boa relação peso/potência/consumos/custos de utilização.

    Agora, se queres um carro para o prazer de condução e não ligas os custos de utilização, iria claramente para um carro a gasolina.

    Se fosse eu a ter esse orçamento e se fosse dar primazia a um carro com as primeiras características que indiquei, iria para um Opel Insignia Biturbo claramente, pois com 40000€ e com uma boa negociação no preço, és capaz de comprar uma viatura nova ou eventualmente de serviço. E ainda tens a possibilidade de, por 300/400€ fazeres uma reprogramação da centralina e ganhar uns bons 30/40cvs a mais.

    Se fosse dar primazia a um carro pelo prazer de condução e optasse por um a gasolina, juntava mais uns euros e ou esperava uns meses e comprava um Ford Mustang (com o novo motor 2.3, 314cvs, a versão base custa cerca de 46.000€), sem qualquer margem para dúvida.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      Eu falei no insígnia, porque estava a falar de usados. Isto pq ninguém no seu perfeito juízo dá 40.000€ por um GTC.

      Dos outros exemplos que falas, o Delta 1.9 twin de facto é raro e poucos se lembram dele, esse Thema anda ai ao pontapé há mais de 1 ano e ninguém lhe pega.
      Curioso que no meu trabalho há um GTC BITURBO comprado por uma mulher solteira de 50 anos.
      São esses e os dos series 1 , dos Golf...
      Lá está, ninguém lhe pega porque não há argolas, estrelas...é um Lancia.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Foi num E93 auto
        logo vi.

        o defeito aí não foi certamente do n54, mas sim do conjunto carroçaria/ caixa.

        quando der experimenta um E92 manual ou DKG e vais ver que mudas de ideias.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          Como eu dizia, era o N54 montado no carro mais pesado da gama e com uma caixa auto já ultrapassada.

          O novo série 4 normal pesa menos 200Kg.
          O que dizes é verdade, mas o que eu não adorei não foi nem o peso/agilidade nem a cx foi a "falta de alma" do motor em altas, ou se quiseres o facto de ser demasiado redondo, ou tipo eléctrico apesar do ronco ser porreiro.

          Quando nos primeiros contactos vês a resposta do carro ao acelerador e em baixas crias uma expectativa muito alta sobre o seu potencial total e na prática não acontece mais nada em altas.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            O que dizes é verdade, mas o que eu não adorei não foi nem o peso/agilidade nem a cx foi a "falta de alma" do motor em altas, ou se quiseres o facto de ser demasiado redondo, ou tipo eléctrico apesar do ronco ser porreiro.

            Quando nos primeiros contactos vês a resposta do carro ao acelerador e em baixas crias uma expectativa muito alta sobre o seu potencial total e na prática não acontece mais nada em altas.
            Isso também poderá ser um reflexo do excesso de peso e da caixa.
            Pelo menos tudo oq eu tenho lido sobre o novo N55 é que não falta é respiro em altas, até ás 7.200rpm que é "um exagero" para um turbinado.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
              Isso também poderá ser um reflexo do excesso de peso e da caixa.
              Pelo menos tudo oq eu tenho lido sobre o novo N55 é que não falta é respiro em altas, até ás 7.200rpm que é "um exagero" para um turbinado.
              O peso é uma falsa questão, aquilo são 300 cv muito redondos, não têm problema nenhum com 1.800 kg.

              Aquele motor em baixas é como um V8 de 5 litros atmosférico, só que em altas não é !

              Não é um problema de respiração, a questão é que é "demasiado linear"

              Comentário


                #97
                É verdade que o 35i stock perde fulgor a partir das 6300/6400. Foi das maiores diferenças que notei com a repro.

                mas não sendo explosivo a partir de um certo ponto, a entrega de potência desde as 1300 até as 6300 é muito gratificante.
                Editado pela última vez por fjp335i; 29 January 2015, 17:14.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  O peso é uma falsa questão, aquilo são 300 cv muito redondos, não têm problema nenhum com 1.800 kg.

                  Aquele motor em baixas é como um V8 de 5 litros atmosférico, só que em altas não é !

                  Não é um problema de respiração, a questão é que é "demasiado linear"
                  Quando tems 300cv num carro com 1550kg ou 1800kg, hás de notar diferença.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por fjp335i Ver Post
                    É verdade que o 35i stock perde fulgor a partir das 6300/6400.
                    Bem.. mesmo num gasolina, é assim tão frequente andar a 6000+ rpms? Eu acho que nunca lá cheguei..

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                      Bem.. mesmo num gasolina, é assim tão frequente andar a 6000+ rpms? Eu acho que nunca lá cheguei..
                      Surpreendente

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                        Quando tems 300cv num carro com 1550kg ou 1800kg, hás de notar diferença.
                        Claro que sim, mas mesmo com 1800 kg tem uma excelente relação peso/ potência.

                        Estou com dificuldade em fazer-me entender, vou fazer uma comparação directa com um M3 E92.

                        Numa condução normal, tipo cidade, etc. tirando o momento preciso em que pões o pé no acelerador em que talvez o M3 seja mais reactivo, na generalidade das situações a 1500, 2000, 2500, 3000 rpms o 335i se calhar até tem mais capacidade de resposta, impressiona bastante e práticamente não há lag e há logo muito potência disponível.

                        Por isso é que quando fazes uma incursão pelas altas rpms (leia-se das 4000 em diante) vais com uma expectativa elevada, só que nada de especial acontece, às 5000, 6000 tem o mesmo género de resposta que tinha às 4000 e pouco mais do que tinha às 3000 ou mesmo às 2000.

                        Já o M3 que em baixas é "apenas" um V8 de 4 litros, ou seja responde bastante bem, mas há melhor, guarda-nos o melhor, para as altas rpms, quando se vai às altas, nomeadamente acima das 6000 o carro é épico, transporta-nos para uma dimensão de aceleração e sonoridade, que esmaga completamente o 335i

                        Quando conduzi o M3, puxei uma 3ª até aos 180 km/h (+/- 8.000 rpm) e esse momento ficou-me gravado como uma coisa especial, faz lembrar um S2000 só que muito mais rápido, cheio e poderoso.

                        Comentário


                          Lembrei-me deste tópico quando ontem pela 1ª vez vi o anúncio ao Cayenne nos canais generalistas em horário nobre no intervalo da novela.

                          ...Em suaves prestações... Faço ideia os comentários naquele momento nos lares portugueses...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                            Lembrei-me deste tópico quando ontem pela 1ª vez vi o anúncio ao Cayenne nos canais generalistas em horário nobre no intervalo da novela.

                            ...Em suaves prestações... Faço ideia os comentários naquele momento nos lares portugueses...
                            Desculpem o off topic, mas a Porsche está mesmo a abusar na democratização. Aumentaram a produção, fizeram mais do um SUV, introduziram motores a gasóleo e a cereja no topo do bolo é oferecerem-nos em "suaves prestações" no intervalo de novelas e de casas dos segredos enquanto as pessoas em casa estão a dar umas garfadas de sopa. Isto está a tornar-se ridículo no meu entender, mas eles lá devem saber...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Claro que sim, mas mesmo com 1800 kg tem uma excelente relação peso/ potência.

                              Estou com dificuldade em fazer-me entender, vou fazer uma comparação directa com um M3 E92.

                              Numa condução normal, tipo cidade, etc. tirando o momento preciso em que pões o pé no acelerador em que talvez o M3 seja mais reactivo, na generalidade das situações a 1500, 2000, 2500, 3000 rpms o 335i se calhar até tem mais capacidade de resposta, impressiona bastante e práticamente não há lag e há logo muito potência disponível.

                              Por isso é que quando fazes uma incursão pelas altas rpms (leia-se das 4000 em diante) vais com uma expectativa elevada, só que nada de especial acontece, às 5000, 6000 tem o mesmo género de resposta que tinha às 4000 e pouco mais do que tinha às 3000 ou mesmo às 2000.

                              Já o M3 que em baixas é "apenas" um V8 de 4 litros, ou seja responde bastante bem, mas há melhor, guarda-nos o melhor, para as altas rpms, quando se vai às altas, nomeadamente acima das 6000 o carro é épico, transporta-nos para uma dimensão de aceleração e sonoridade, que esmaga completamente o 335i

                              Quando conduzi o M3, puxei uma 3ª até aos 180 km/h (+/- 8.000 rpm) e esse momento ficou-me gravado como uma coisa especial, faz lembrar um S2000 só que muito mais rápido, cheio e poderoso.
                              Sim eu compreendo um pouco o que dizes, mas estes motores turbo da bmw são muito lineares.

                              Mas quando comparas um 35i com um 40d e dizes que nunca comprarias o 35i, o 40d ainda é pior no cenário que descreves. E é por isso que não entendo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Surpreendente
                                porquê..? nem toda a gente tem a sorte de poder fazer uns kms num carro de alta performance

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Estou com dificuldade em fazer-me entender, vou fazer uma comparação directa com um M3 E92.

                                  Numa condução normal, tipo cidade, etc. tirando o momento preciso em que pões o pé no acelerador em que talvez o M3 seja mais reactivo, na generalidade das situações a 1500, 2000, 2500, 3000 rpms o 335i se calhar até tem mais capacidade de resposta, impressiona bastante e práticamente não há lag e há logo muito potência disponível.

                                  Por isso é que quando fazes uma incursão pelas altas rpms (leia-se das 4000 em diante) vais com uma expectativa elevada, só que nada de especial acontece, às 5000, 6000 tem o mesmo género de resposta que tinha às 4000 e pouco mais do que tinha às 3000 ou mesmo às 2000.


                                  Já o M3 que em baixas é "apenas" um V8 de 4 litros, ou seja responde bastante bem, mas há melhor, guarda-nos o melhor, para as altas rpms, quando se vai às altas, nomeadamente acima das 6000 o carro é épico, transporta-nos para uma dimensão de aceleração e sonoridade, que esmaga completamente o 335i

                                  Quando conduzi o M3, puxei uma 3ª até aos 180 km/h (+/- 8.000 rpm) e esse momento ficou-me gravado como uma coisa especial, faz lembrar um S2000 só que muito mais rápido, cheio e poderoso.
                                  Não posso opinar sobre esses motores, mas a descrição que fizeste da resposta do 335i faz-me lembrar o que um bom motor diesel (grande) faz, mas com mais umas rpm em cima (e eventualmente em baixo, embora não saiba se a caixa deixa aproveitar o início do conta rotações).

                                  Interpreto isso como um motor globalmente cheio, mas sem "drama" nas altas rpm (algo que concordo que deverá ser a diferença num motor a gasolina potente).

                                  Mas posso estar a interpretar mal.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                    porquê..? nem toda a gente tem a sorte de poder fazer uns kms num carro de alta performance
                                    Mesmo sendo o dono do carro em questão?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      Sim eu compreendo um pouco o que dizes, mas estes motores turbo da bmw são muito lineares.

                                      Mas quando comparas um 35i com um 40d e dizes que nunca comprarias o 35i, o 40d ainda é pior no cenário que descreves. E é por isso que não entendo.
                                      O motor 35/40 d faz o mesmo em performances e é mais económico, adapta-se melhor ao tipo de carro que gosto, como o X5.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Mesmo sendo o dono do carro em questão?
                                        bem.. mesmo o dono não deve tocar nas 8000 com muita frequência. Digo eu... mas se calhar digo mal

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                          porquê..? nem toda a gente tem a sorte de poder fazer uns kms num carro de alta performance
                                          Não tem a ver com alta ou baixa performance, o meu primeiro carro foi um 106 xn com 50 cv e andou muitas vezes às 6.000 rpm.

                                          Aliás para andar bem tinha que ser expremido.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                            bem.. mesmo o dono não deve tocar nas 8000 com muita frequência. Digo eu... mas se calhar digo mal
                                            Nos meus carros exploro regularmente toda a faixa de rpms

                                            Se tal não acontecesse até acharia um desperdicio.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Nos meus carros exploro regularmente toda a faixa de rpms

                                              Se tal não acontecesse até acharia um desperdicio.
                                              E é fundamental fazer a descarbonização de estrada de vez em quando.
                                              Só há uma forma de saber se os motores ainda fazem a rotação toda original sem hesitações, se os turbos e injectores continuam sem sujidade ou prisões, etc.

                                              Acho que é mesmo uma questão de cuidar do carro.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Nos meus carros exploro regularmente toda a faixa de rpms

                                                Se tal não acontecesse até acharia um desperdicio.
                                                Lá isso é verdade... lol.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Não tem a ver com alta ou baixa performance, o meu primeiro carro foi um 106 xn com 50 cv e andou muitas vezes às 6.000 rpm.

                                                  Aliás para andar bem tinha que ser expremido.
                                                  De vez em quando acho que até é bom para soltar o motor.
                                                  Explorar o meu TS até às 7200rpm é um regalo Aquela 3ª até aos 150 e poucos...
                                                  Já num diesel ir até ao red line é só barulho e um esforço bruto...

                                                  Comentário


                                                    Já agora uma pergunta para o autor do tópico, já consideraste atestar na bilha ?

                                                    Eu é coisa que não me desperta vontade nem interesse nenhum, mas uma vez que neste caso especifico há uma grande diferença entre a oferta a diesel e a oferta a gasolina, GPL para ti nåo seria opção ?

                                                    A avaliar pelo que vejo aqui, quem experimenta gosta !

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Já agora uma pergunta para o autor do tópico, já consideraste atestar na bilha ?

                                                      Eu é coisa que não me desperta vontade nem interesse nenhum, mas uma vez que neste caso especifico há uma grande diferença entre a oferta a diesel e a oferta a gasolina, GPL para ti nåo seria opção ?

                                                      A avaliar pelo que vejo aqui, quem experimenta gosta !
                                                      Oh lá...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                        Bem.. mesmo num gasolina, é assim tão frequente andar a 6000+ rpms? Eu acho que nunca lá cheguei..
                                                        A sério? Eu chego muitas vezes as 8000rpm.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                          Oh lá...
                                                          Temos revelações?

                                                          Comentário


                                                            Eu adoro ir ate as 7200rpm a progressao de aceleraçao é muito boa 😊

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                              Já agora uma pergunta para o autor do tópico, já consideraste atestar na bilha ?

                                                              Eu é coisa que não me desperta vontade nem interesse nenhum, mas uma vez que neste caso especifico há uma grande diferença entre a oferta a diesel e a oferta a gasolina, GPL para ti nåo seria opção ?

                                                              A avaliar pelo que vejo aqui, quem experimenta gosta !
                                                              Por acaso até gosto de atestar na bilha (atenção para o facto do feminino da palavra!) , nunca experimentei foi na minha bilha, mas quem sabe!

                                                              Quanto a GPL para mim não é solução, tanto pela falta de postos nas proximidades com o facto de estacionar regularmente em parques sem ventilação e o facto de ser marginalmente contra o sistema, que pessoalmente penso que não compensa a 100% dado estas limitações (muito menores agora).

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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