Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nissan Leaf sim ou não ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Demasiado redutor e conspirador.
    Os carros elétricos, que chegaram a ser o tipo de carro mais vendido no início do séc.XX apresentavam as mesmas limitações que os actuais apresentam. Armazenamento de energia, ou seja, as incontornáveis baterias e autonomia total. E também performance no frio não era grande coisa.
    Os motores de combustão interna revelavam maior potencial para os diversos tipos de uso, sem as limitações do carro elétrico e da outra tecnologia que concorria com estes, o carro a vapor.
    Por isso, toca a investir no motor de combustão interna.




    Na realidade a perca de peso deve-se mais aos ganhos efectuados a um nível estrutural e material do que do motor em si.
    Não acredito que o 1.6 seja assim tão mais leve que o 2.0, até porque mantém um bloco em ferro fundido. E mesmo com um bloco em alumínio, daria para 15-20kg de redução. Mas que são atenuados pelo acrescentar de sistemas de controlo de emissões, como filtro de partículas e o infame SCR para as emissões de NOx.
    E claro, a tecnologia evolui. Os motores são mais eficientes hoje em dia, as relações de caixa no geral alongaram, e os pneus usados são de baixo atrito, o que ajuda nos testes de homologação.

    Como curiosidade, o pequeno 1.3 M-Jet com o seu bloco em ferro pesa 140kg ou perto disso!
    O 1.9 JTD, mais antigo com apenas 2 válvulas por cilindro, e também bloco em ferro, pesava 125kg!
    E o V8 de 4.5 litros que equipava o TVR Cerbera pesava 121kg!
    É preciso perceber que a cilindrada não é propriamente o factor determinante para o peso do motor.
    Já aqui apresentei valores de pesos de motores com o mesmo número de cilindros em que o mais pequeno, turbocomprimido, pesava menos do que o atmosférico maior. Ou seja, exemplos há para todos os gostos. Acho que é factual que quando o downsize implica a redução de cilindros, a redução de peso é perfeitamente evidente. É comum encontrarem-se motores com menos um ou dois cilindros face aos que substituíram. E deve haver de V12 para V8 mas não tenho noção.

    Esse V8 que falas é atípico. É injusto estares a compara-lo com motores de produção corrente. Só um incauto, mas há muitos por aí, é que pode acreditar que por esse exemplo o tamanho e número de cilindros são irrelevantes para o factor peso.

    A cilindrada não é como dizes, o principal factor para aferir o peso de um motor, mas estas duas situações são reais e concretas.

    1 - a eliminação de cilindros, num mesmo motor, reduz o seu peso. Por exemplo, 1.4 tdi face ao 1.9.

    2 - o aumento de cilindrada num mesmo motor, seja pelo curso, seja pelo diâmetro, obriga a mais material. Exemplos destes não são fáceis, é mais fácil compreender o conceito, mas lembro-me do 1.3 VW quando passou a 1.4. Acho que na Renault também tem destes exemplos, não sei se do 1.9 dci face ao 2.2.

    Comentário


      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
      Quando a potencia disponível deixa de ser suficiente para acelerar o carro.

      Não necesariamente.

      No regime de potencia maxima a potencia pode ser suficiente para o carro continuar a acelerar;

      ou a potencia pode deixar de ser suficiente para acelerar mesmo antes de atingir o regime de potencia maxima;

      como parece ser o caso do Focus em 6.ª.
      Quando a potencia disponível deixa de ser suficiente para acelerar o carro.
      Isto é o que agora dizes.

      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
      No entanto se o Focus tem potencia maxima de 125 hp a 6000 rpm e velocidade de ponta de 190 km/h acho estranho atingir essa mesma velocidade a 4500 rpm onde apenas consegue atingir uma potencia de 107 hp. Alguém me explica?
      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
      Segundo o utilizador o carro consegue atingir a sua velocidade maxima de 190 km/h quando o motor apenas está a gerar 107 hp de potencia, sendo que o motor tem uma potencia maxima de 125 hp.

      Acho estranho.
      Mas antes dizias que achavas "estranho".
      Ainda não percebi nada da linha do teu pensamento.

      Comentário


        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
        Isto é o que agora dizes.

        Mas antes dizias que achavas "estranho".
        Ainda não percebi nada da linha do teu pensamento.
        Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
        Nunca tinha pensado no assunto. Deduzi que fizessem as relações de forma a aproveitar a potencia maxima do motor para a velocidade maxima.

        Basicamente significa que poderiam conseguir uma velocidade de ponta superior a partir desse motor, mas afinal suponho que essa não seja a prioridade.
        ......

        Comentário


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Já aqui apresentei valores de pesos de motores com o mesmo número de cilindros em que o mais pequeno, turbocomprimido, pesava menos do que o atmosférico maior. Ou seja, exemplos há para todos os gostos. Acho que é factual que quando o downsize implica a redução de cilindros, a redução de peso é perfeitamente evidente. É comum encontrarem-se motores com menos um ou dois cilindros face aos que substituíram. E deve haver de V12 para V8 mas não tenho noção.

          Esse V8 que falas é atípico. É injusto estares a compara-lo com motores de produção corrente. Só um incauto, mas há muitos por aí, é que pode acreditar que por esse exemplo o tamanho e número de cilindros são irrelevantes para o factor peso.

          A cilindrada não é como dizes, o principal factor para aferir o peso de um motor, mas estas duas situações são reais e concretas.

          1 - a eliminação de cilindros, num mesmo motor, reduz o seu peso. Por exemplo, 1.4 tdi face ao 1.9.

          2 - o aumento de cilindrada num mesmo motor, seja pelo curso, seja pelo diâmetro, obriga a mais material. Exemplos destes não são fáceis, é mais fácil compreender o conceito, mas lembro-me do 1.3 VW quando passou a 1.4. Acho que na Renault também tem destes exemplos, não sei se do 1.9 dci face ao 2.2.
          Sim, para dois motores construidos exactamente da mesma forma e com os mesmos materiais, se amputares 1 ou 2 cilindros perdes peso. Da mesma forma que se aumentares a capacidade, e mais nada mudar, obrigatoriamente o peso aumenta pelo redimensionamento de componentes.
          Só referi que as coisas não são assim tão lineares. Mais nada.
          Porque com o downsizing estás efectivamente a reduzir o tamanho do motor, e teoricamente o peso, mas ao necessitares de sobrealimentação, acabas por atenuar ou até perder esses ganhos. E isto só no motor, porque sobrealimentação obriga a toda uma panóplia de modificações no carro.
          Sobretudo devido ao aumento de binário, que no geral obriga a reforços na transmissão e chassis para lidar com as forças extra.

          Comentário


            Hoje de manhã ia um Leaf muito devagar na A2. Provavelmente alguém que abusou da economia e ia com medo que não chegasse à próxima área de serviço.

            Comentário


              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
              Pode rir-te, mas o obtuso estava a duvidar da relação quadratica entre o consumo e a velocidade, duvidando de que a baixas velocidades um electrico consegue muito maiores autonomias.

              Mas já vimos que pelos valores daquele teste esta relação é bastante precisa.

              Ainda bem que a relação entre velocidade autonomia e consumo é evidente, assim não há confusões.

              Quando alguém diz isto só dá mesmo para rir, escreves tanto sobre fisica (ou copias) e depois numa noção tão básica...

              BTW, eu há bocado esqueci-me de contabilizar o facto de a maior velocidade a distancia percorrida por unidade de tempo é também maior (duh).
              Portanto com o dobro da velocidade, o consumo é 4 vezes maior e a autonomia desce para metade.

              Comentário


                Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                Quando alguém diz isto só dá mesmo para rir, escreves tanto sobre fisica (ou copias) e depois numa noção tão basica...
                Há consumo por unidade de tempo e consumo por unidade de distancia percorrida.

                Na citação trata-se do primeiro (1 kW = 1 kJ por segundo).
                Editado pela última vez por rrrfff; 02 September 2016, 01:36.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                  Há consumo por unidade de tempo e consumo por unidade de distancia percorrida.

                  Na citação trata-se do primeiro (1 kW = 1 kJ por segundo).
                  Ok copiaste (1 kW = 1 kJ por segundo)

                  Mas não percebes a diferença entre potencia e consumo

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                    Ok copiaste (1 kW = 1 kJ por segundo)

                    Mas não percebes a diferença entre potencia e consumo
                    A potencia é a quantidade de energia consumida por unidade de tempo.

                    O consumo é um termo mais coloquial e depende do contexto, mas geralmente refere-se a um gasto, que tanto pode ser um gasto absoluto como uma taxa de gasto.


                    Mas eu vou parar de tentar adivinhar o que tu estás a tentar dar a entender que está mal.

                    Se eu disse alguma coisa mal aponta directamente o que está mal e explica porquê, isto se queres contribuir alguma coisa para a discussão em vez de apenas mandar bitaites para o ar para dar uma de sabichão.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                      A potencia é a quantidade de energia consumida por unidade de tempo.

                      O consumo é um termo mais coloquial e depende do contexto, mas geralmente refere-se a um gasto, que tanto pode ser um gasto absoluto como uma taxa de gasto.


                      Mas eu vou parar de tentar adivinhar o que tu estás a tentar dar a entender que está mal.

                      Se eu disse alguma coisa mal aponta directamente o que está mal e explica porquê, isto se queres contribuir alguma coisa para a discussão em vez de apenas mandar bitaites para o ar para dar uma de sabichão.
                      Tu é que estas a dar uma de sabichão quando não entendes coisas básicas.. e continuas a inventar...

                      Queres que te diga que quando o consumo aumenta para o dobro a autonomia diminui para metade, se aumentar 4 vezes diminui quatro etc?

                      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                      ...
                      Já agora, o Tesla Model S 85D pesa 2188 kg e consome 211 Wh/km e o Leaf pesa 1500 kg e consome 187 Wh/km.

                      ...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                        Tu é que estas a dar uma de sabichão quando não entendes coisas basicas.. e continuas a inventar...

                        Queres que te diga que quando o consumo aumenta para o dobro a autonomia diminui para metade, se aumentar 4 vezes diminui quatro etc?
                        O que é que eu disse de errado?
                        Editado pela última vez por rrrfff; 02 September 2016, 03:17.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                          O que é que eu disse de errado?
                          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                          BTW, eu há bocado esqueci-me de contabilizar o facto de a maior velocidade a distancia percorrida por unidade de tempo é também maior (duh).
                          Portanto com o dobro da velocidade, o consumo é 4 vezes maior e a autonomia desce para metade.

                          .,,,,,,,,.

                          Comentário


                            Qual é a forma correcta?

                            Tem em atenção que nessa afirmação o consumo refere-se à energia consumida por unidade de tempo.
                            Editado pela última vez por rrrfff; 02 September 2016, 04:17.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                              Qual é a forma correcta?

                              Tem em atenção que nessa afirmação o consumo refere-se à energia consumida por unidade de tempo.
                              Já respondi a isso, mas estás tão compenetrado a inventar... se o consumo aumenta 4 vezes a autonomia desce 4 vezes é óbvio, e é basico...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                Já respondi a isso, mas estás tão compenetrado a inventar... se o consumo aumenta 4 vezes a autonomia desce 4 vezes é obvio, e é basico...
                                Estás-te a esquecer que a apesar de o consumo ser 4 vezes superior a velocidade também é 2 vezes superior.

                                O consumo por unidade de tempo é 4 vezes superior, mas o consumo por distancia percorrida é apenas 2 vezes superior visto que ao dobro da velocidade estamos a percorrer o dobro da distancia por unidade de tempo.

                                Se gastas 16 kW a 100 km/h, então uma bateria de 32 kWh dura 2 horas. Duas horas a 100 km/h dá 200 km.
                                Por outro lado se hipoteticamente ao dobro da velocidade: 200 km/h o consumo é 4 vezes superior: 64 kW, então a mesmissima bateria dura meia hora. Meia hora a 200 km/h dá 100 km.

                                Percebeste? Para uma bateria de 32 kWh úteis:
                                16 kW @ 100 km/h = 200 km
                                64 kW @ 200 km/h = 100 km

                                Basicamente cometeste o mesmo erro que eu, só que demoraste um bocadinho mais a perceber.

                                Para a proxima em vez de vires com essa arrogancia toda experimenta dizer logo o que achas que está errado. Assim não farias a figura de urso que fizeste.
                                Editado pela última vez por rrrfff; 02 September 2016, 16:57.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                  Estás-te a esquecer que a apesar de o consumo ser 4 vezes superior a velocidade também é 2 vezes superior.

                                  O consumo por unidade de tempo é 4 vezes superior, mas o consumo por distancia percorrida é apenas 2 vezes superior visto que ao dobro da velocidade estamos a percorrer o dobro da distancia por unidade de tempo.

                                  Se gastas 16 kW a 100 km/h, então uma bateria de 32 kWh dura 2 horas. Duas horas a 100 km/h dá 200 km.
                                  Por outro lado se hipoteticamente ao dobro da velocidade: 200 km/h o consumo é 4 vezes superior: 64 kW, então a mesmissima bateria dura meia hora. Meia hora a 200 km/h dá 100 km.

                                  Percebeste? Para uma bateria de 32 kWh úteis:
                                  16 kW @ 100 km/h = 200 km
                                  64 kW @ 200 km/h = 100 km

                                  Basicamente cometeste o mesmo erro que eu, só que demoraste um bocadinho mais a perceber.

                                  Para a proxima em vez de vires com essa arrogancia toda experimenta dizer logo o que achas que está errado. Assim não farias a figura de urso que fizeste.
                                  Para quem está a confundir potência com energia as contas não estão más.
                                  Deixa-me lá ver isso...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                    Estás-te a esquecer que a apesar de o consumo ser 4 vezes superior a velocidade também é 2 vezes superior.

                                    O consumo por unidade de tempo é 4 vezes superior, mas o consumo por distancia percorrida é apenas 2 vezes superior visto que ao dobro da velocidade estamos a percorrer o dobro da distancia por unidade de tempo.

                                    Se gastas 16 kW a 100 km/h, então uma bateria de 32 kWh dura 2 horas. Duas horas a 100 km/h dá 200 km.
                                    Por outro lado se hipoteticamente ao dobro da velocidade: 200 km/h o consumo é 4 vezes superior: 64 kW, então a mesmissima bateria dura meia hora. Meia hora a 200 km/h dá 100 km.

                                    Percebeste? Para uma bateria de 32 kWh úteis:
                                    16 kW @ 100 km/h = 200 km
                                    64 kW @ 200 km/h = 100 km

                                    Basicamente cometeste o mesmo erro que eu, só que demoraste um bocadinho mais a perceber.

                                    Para a proxima em vez de vires com essa arrogancia toda experimenta dizer logo o que achas que está errado. Assim não farias a figura de urso que fizeste.
                                    Onde é que foste buscar esses valores de potência para essas velocidades?
                                    Nota: estás a falar de potência e não de energia consumida.
                                    Eu estou a apanhar a vossa conversa a meio e não sei de onde vieram esses valores de potência (e não energia consumida, conforme tu referes). Aliás estás a falar em kW e não em kWh.
                                    Só não estou a entender essa relação / proporção...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                      ....
                                      Basicamente cometeste o mesmo erro que eu, só que demoraste um bocadinho mais a perceber.

                                      Para a proxima em vez de vires com essa arrogancia toda experimenta dizer logo o que achas que está errado. Assim não farias a figura de urso que fizeste.
                                      Não percebes o conceito de energia nem de potencia nem tão pouco de autonomia... Só assim é possível acreditares no disparate que escreveste e continuar a insistir....

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                        Não percebes o conceito de energia nem de potencia nem tão pouco de autonomia... Só assim é possível acreditares no disparate que escreveste e continuar a insistir....
                                        Qual foi o disparate que escrevi?

                                        Eu acho que ainda não percebeste como isto funciona.

                                        Eu demonstrei as contas que comprovam aquilo que eu afirmei, portanto tu estás errado.

                                        Se achas que eu estou errado tens de demonstrar contas feitas por ti que contrariem os meus resultados, e explicar porque é que as tuas contas estão correctas e as minhas não.

                                        Limitares-te a dizer que eu estou errado vale zero e é uma atitude de quem apenas quer chamar a atenção.

                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                        Para quem está a confundir potencia com energia as contas não estão más.
                                        Deixa-me lá ver isso...
                                        Porque dizes que confundi energia com potencia?

                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                        Onde é que foste buscar esses valores de potencia para essas velocidades?
                                        Nota: estás a falar de potencia e não de energia consumida.
                                        Eu estou a apanhar a vossa conversa a meio e não sei de onde vieram esses valores de potencia (e não energia consumida, conforme tu referes). Aliás estás a falar em kW e não em kWh.
                                        Só não estou a entender essa relação / proporção...
                                        Estes valores são os de um cenario hipotetico para demonstrar que se o consumo quadruplicar com o dobro da velocidade, então a autonomia será metade.

                                        A potencia é energia consumida por unidade de tempo. Se consome 16 kW então a energia consumida em 2 horas são 32 kWh.

                                        Alguma coisa de errado nas minhas contas?
                                        Editado pela última vez por rrrfff; 02 September 2016, 20:03.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                          Qual foi o disparate que escrevi?

                                          Eu acho que ainda não percebeste como isto funciona.

                                          Eu demonstrei as contas que comprovam aquilo que eu afirmei, portanto tu estás errado.

                                          Se achas que eu estou errado tens de demonstrar contas feitas por ti que contrariem os meus resultados, e explicar porque é que as tuas contas estão correctas e as minhas não.

                                          Limitares-te a dizer que eu estou errado vale zero e é uma atitude de quem apenas quer chamar a atenção.
                                          E tambem achas que um carro com um motor térmico quando consome 4 vezes tem uma autonomia 2 vezes inferior? só para saber depois faço as contas.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                            E tambem achas que um carro com um motor termico quando consome 4 vezes tem uma autonomia 2 vezes inferior? só para saber depois faço as contas.
                                            E que tal apresentares contas feitas por ti que contrariem os meus resultados?

                                            Afinal não devo ser assim tão ignorante como dizes, pelo menos sei fazer contas, tu está visto que não.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                              Porque dizes que confundi energia com potencia?



                                              Estes valores são os de um cenario hipotetico para demonstrar que se o consumo quadruplicar com o dobro da velocidade, então a autonomia será metade.

                                              A potencia é energia consumida por unidade de tempo. Se consome 16 kW então a energia consumida em 2 horas são 32 kWh.

                                              Alguma coisa de errado nas minhas contas?
                                              1 - não podes dizer que consome potência. Tu consomes energia e não potência.
                                              2 - se numa hora consumires 16 kWh então em duas consomes 32 kWh. E não 16 kW, conforme referes.
                                              3 - aliás tu próprio contradizes-te quanto dizes consome 16 kW, mas em duas horas consome 32 kWh.
                                              4 - continuo sem perceber de onde veio essa proporcionalidade entre a potência, ou consumo, aos 100 Km/H e aos 200 Km/H.
                                              5 - enquanto não esclareceres isso, não consigo entender nada das tuas contas, para sequer dizer o que é que está certo e/ou errado.

                                              Aparentemente, até conseguires esclarecer, penso que estar a querer provar que o aumento de 4x do consumo apenas implica a diminuição para metade da autonomia. Mas o que é facto, é que estás a falar de potência e não de consumo de energia. Estás a partir do principio que 4x o consumo dá-te 2x a velocidade, tens que demonstrar isso. Porque o que estás a tentar demonstrar é que 4x a potência, dá-te 2x a velocidade e não era isso que querias demonstrar.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                E que tal apresentares contas feitas por ti que contrariem os meus resultados?

                                                Afinal não devo ser assim tão ignorante como dizes, pelo menos sei fazer contas, tu está visto que não.
                                                errado
                                                Editado pela última vez por nebuchadnezzar; 02 September 2016, 21:31.

                                                Comentário


                                                  O que estás a fazer crer é o seguinte:

                                                  - se a 100 Km/H preciso de 25 CV, então a 200 Km/H vou precisar de 4x mais, ou seja, 100 CV (4x a potência).

                                                  É nesta fase que confundes energia com potência e dá-se o erro das tuas contas, repara:

                                                  - então a 100 Km/H vou gastar 25 L/100 Km e a 200 Km/H vou gastar 100 L/100 Km.
                                                  - então na situação 1 faço 400 Km, ao passo que na segunda faço, 200 Km.

                                                  Isto está errado, já demonstro mais adiante.

                                                  A realidade do que estás a dizes, extrapolando para os térmico é esta:

                                                  - se a 100 Km/H preciso de 25 kW, então a 200 Km/H vou precisar de 4x mais, ou seja, 100 kW (4x a potência).
                                                  - então a 100 Km/H vou precisar de 25 kW e a 200 Km/H vou precisar de 100 kW (é nesta fase que confundes potência com energia consumida).
                                                  isto está errado, a realidade é esta:
                                                  - então a 100 Km/H vou gastar 25 L/H e a 200 Km/H vou gastar 100 L/H.

                                                  Mas então não estás a aumentar o consumo em 4x mais, ora repara:
                                                  Numa hora gastas:

                                                  25 L e andaste 100 Km, no segundo caso, 100 L mas andaste 200 Km.
                                                  Ora o consumo em L/100 Km é:
                                                  Situação 1, 25 L/100 Km ao passo que na segunda situação é de 50 L/100 Km.
                                                  Ou seja, apenas aumentaste 2x o consumo.
                                                  Porquê? Porque confundiste as unidades, potência com energia.

                                                  Em autonomias dá:
                                                  Situação 1 - 400 Km e na situação 2 - 200 Km

                                                  Ou seja, lapalisseando um pouco:

                                                  Aumentas o consumo 2x a autonomia reduz-se para metade.

                                                  Assim é que é, peço desculpa pela edição, mas estavam errados os cálculos.
                                                  Editado pela última vez por nebuchadnezzar; 02 September 2016, 22:06.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    1 - não podes dizer que consome potencia. Tu consomes energia e não potencia.
                                                    2 - se numa hora consumires 16 kWh então em duas consomes 32 kWh. E não 16 kW, conforme referes.
                                                    3 - aliás tu proprio contradizes-te quanto dizes consome 16 kW, mas em duas horas consome 32 kWh.
                                                    4 - continuo sem perceber de onde veio essa proporcionalidade entre a potencia, ou consumo, aos 100 Km/H e aos 200 Km/H.
                                                    5 - enquanto não esclareceres isso, não consigo entender nada das tuas contas, para sequer dizer o que é que está certo e/ou errado.

                                                    Aparentemente, até conseguires esclarecer, penso que estar a querer provar que o aumento de 4x do consumo apenas implica a diminuição para metade da autonomia. Mas o que é facto, é que estás a falar de potencia e não de consumo de energia. Estás a partir do principio que 4x o consumo dá-te 2x a velocidade, tens que demonstrar isso. Porque o que estás a tentar demonstrar é que 4x a potencia, dá-te 2x a velocidade e não era isso que querias demonstrar.
                                                    1 - Potencia é a energia consumida por unidade de tempo. Quando digo que consome 16 kW estou a dizer o consumo de energia por unidade de tempo.
                                                    2 - Precisamente. Se a bateria tem uma capacidade de 32 kWh, então a 16 kW esgotas a bateria em duas horas. Até agora está tudo correcto nas minhas contas.
                                                    3 - Eu nunca disse que consumia 16 kW em duas horas como tu referes no ponto 2, isso nem faria sentido nenhum. Portanto não há contradição.
                                                    4 - É a premissa: estando a gastar o quadruplo dos kW ao dobro da velocidade a autonomia desce para metade, e não para um quarto como tu pensas. Os valores são exemplificativos para fazer a demonstração através das contas.
                                                    5 - O que é que não entendes das contas?

                                                    a) Entendes que com um consumo de 16 kW, ao fim de 2 horas a energia consumida é de 32 kWh, certo?
                                                    b) Entendes que se se consome 32 kWh em duas horas, uma bateria com capacidade útil de 32 kWh dura duas horas, certo?
                                                    c) Entendes que se viajamos a 100 km/h durante duas horas percorremos 200 km, certo?
                                                    d) Entendes que isto significa que se o consumo é de 16 kW a 100 km/h então a autonomia numa bateria de 32 kWh úteis é de 200 km, certo?

                                                    e) Entendes que com um consumo de 64 kW, ao fim de meia hora a energia consumida é de 32 kWh, certo?
                                                    f) Entendes que se se consome 32 kWh em meia hora, uma bateria com capacidade útil de 32 kWh dura meia hora, certo?
                                                    g) Entendes que se viajamos a 200 km/h durante meia hora percorremos 100 km, certo?
                                                    h) Entendes que isto significa que se o consumo é de 64 kW a 200 km/h então a autonomia numa bateria de 32 kWh úteis é de 100 km, certo?

                                                    i) Entendes que 64 kW é o quadruplo de 16 kW, que 200 km/h é o dobro de 100 km/h e que 100 km é metade de 200 km, certo?

                                                    h) Conclui-se então que com o quadruplo do consumo ao dobro da velocidade a autonomia é metade, certo?

                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    O que estás a fazer crer é o seguinte:

                                                    - se a 100 Km/H preciso de 25 CV, então a 200 Km/H vou precisar de 4x mais, ou seja, 100 CV (4x a potencia).
                                                    Sim, e podemos relembrar também que 25 hp é equivalente a 19 kW e 100 hp é equivalente a 75 kW.


                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post

                                                    É nesta fase que confundes energia com potencia e dá-se o erro das tuas contas, repara:

                                                    - então a 100 Km/H vou gastar 25 L/100 Km e a 200 Km/H vou gastar 100 L/100 Km.
                                                    - então na situação 1 faço 400 Km, ao passo que na segunda faço, 200 Km.

                                                    Isto está errado, já demonstro mais adiante.
                                                    Não há duvidas de que está errado.

                                                    Estás a falar de consumos por distancia percorrida; o que quadruplica (na hipotese) é o consumo por unidade de tempo.

                                                    Eu chamei-te logo a atenção para o facto de serem coisas distintas.

                                                    Falando em litros:

                                                    Na hipotese a 200 km/h está-se a gastar o quadruplo dos litros POR SEGUNDO; em litros POR 100 KM estás a gastar apenas o dobro porque apesar de estares a gastar o quadruplo dos litros por segundo, estás a percorrer o dobro da distancia nesse mesmo espaço de tempo; é isto que te está a fazer confusão desde o inicio.


                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    isto está errado, a realidade é esta:
                                                    - então a 100 Km/H vou gastar 25 L/H e a 200 Km/H vou gastar 100 L/H.

                                                    Mas então não estás a aumentar o consumo em 4x mais, ora repara:

                                                    Numa hora gastas:

                                                    25 L e andaste 100 Km, no segundo caso, 100 L mas andaste 200 Km.
                                                    Ora o consumo em L/100 Km é:
                                                    Situação 1, 25 L/100 Km ao passo que na segunda situação é de 50 L/100 Km.
                                                    Ou seja, apenas aumentaste 2x o consumo.
                                                    Repara nas frases a negrito.

                                                    Eu disse explicitamente que o consumo a que eu me referia era ao consumo por unidade de tempo, aquele que referes na primeira frase.

                                                    O consumo que tu falas na segunda frase é o consumo por distancia percorrida.

                                                    Portanto acabaste de chegar à conclusão que apesar de o consumo por unidade de tempo ser o quadruplo, o consumo por distancia percorrida é apenas o dobro e é por isso que a autonomia desce para metade, e não para um quarto, como tu pensavas.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                      1 - Potencia é a energia consumida por unidade de tempo. Quando digo que consome 16 kW estou a dizer o consumo de energia por unidade de tempo.
                                                      2 - Precisamente. Se a bateria tem uma capacidade de 32 kWh, então a 16 kW esgotas a bateria em duas horas. Até agora está tudo correcto nas minhas contas.
                                                      3 - Eu nunca disse que consumia 16 kW em duas horas como tu referes no ponto 2, isso nem faria sentido nenhum. Portanto não há contradição.
                                                      4 - É a premissa: estando a gastar o quadruplo dos kW ao dobro da velocidade a autonomia desce para metade, e não para um quarto como tu pensas. Os valores são exemplificativos para fazer a demonstração através das contas.
                                                      5 - O que é que não entendes das contas?

                                                      a) Entendes que com um consumo de 16 kW, ao fim de 2 horas a energia consumida é de 32 kWh, certo?
                                                      b) Entendes que se se consome 32 kWh em duas horas, uma bateria com capacidade útil de 32 kWh dura duas horas, certo?
                                                      c) Entendes que se viajamos a 100 km/h durante duas horas percorremos 200 km, certo?
                                                      d) Entendes que isto significa que se o consumo é de 16 kW a 100 km/h então a autonomia numa bateria de 32 kWh úteis é de 200 km, certo?

                                                      e) Entendes que com um consumo de 64 kW, ao fim de meia hora a energia consumida é de 32 kWh, certo?
                                                      f) Entendes que se se consome 32 kWh em meia hora, uma bateria com capacidade útil de 32 kWh dura meia hora, certo?
                                                      g) Entendes que se viajamos a 200 km/h durante meia hora percorremos 100 km, certo?
                                                      h) Entendes que isto significa que se o consumo é de 64 kW a 200 km/h então a autonomia numa bateria de 32 kWh úteis é de 100 km, certo?

                                                      i) Entendes que 64 kW é o quadruplo de 16 kW, que 200 km/h é o dobro de 100 km/h e que 100 km é metade de 200 km, certo?

                                                      h) Conclui-se então que com o quadruplo do consumo ao dobro da velocidade a autonomia é metade, certo?



                                                      Sim, e podemos relembrar também que 25 hp é equivalente a 19 kW e 100 hp é equivalente a 75 kW.



                                                      Não há duvidas de que está errado.

                                                      Estás a falar de consumos por distancia percorrida; o que quadruplica (na hipotese) é o consumo por unidade de tempo.

                                                      Eu chamei-te logo a atenção para o facto de serem coisas distintas.

                                                      Falando em litros:

                                                      Na hipotese a 200 km/h está-se a gastar o quadruplo dos litros POR SEGUNDO; em litros POR 100 KM estás a gastar apenas o dobro porque apesar de estares a gastar o quadruplo dos litros por segundo, estás a percorrer o dobro da distancia nesse mesmo espaço de tempo; é isto que te está a fazer confusão desde o inicio.




                                                      Repara nas frases a negrito.

                                                      Eu disse explicitamente que o consumo a que eu me referia era ao consumo por unidade de tempo, aquele que referes na primeira frase.

                                                      O consumo que tu falas na segunda frase é o consumo por distancia percorrida.

                                                      Portanto acabaste de chegar à conclusão que apesar de o consumo por unidade de tempo ser o quadruplo, o consumo por distancia percorrida é apenas o dobro e é por isso que a autonomia desce para metade, e não para um quarto, como tu pensavas.
                                                      1 - já te provei que as unidades kW referem-se a potência e não a consumo. E que kWh se refere a energia (consumo). Insistes nessa analogia, isso é errado.
                                                      2 - provei-te que essa proporção que referes está errada, ou então estás a deturpar os factos para levares a tua a avante. Estás a multiplicar 4x a potência, assumindo erradamente que é energia (consumo), mas demonstrei-te que esse aumento de 4x, se reflete efetivamente em 2x.
                                                      3 - como tal, 2x o consumo, 1/2 a autonomia.
                                                      4 - em qualquer geringonça se aumentares o consumo 2x, diminuis a autonomia para metade.
                                                      5 - se achas que medir o consumo em L/H é uma nova unidade de medida e mais prática e objetiva, pede a todos os construtores de automóveis para alterarem os seus CB para essa unidade bastante prática. É que por enquanto só o fazem quando os carros estão parados e é por questões matemáticas. Mas se preferes agora andar a dizer que o teu carro gasta 10 L/H... Fazes bem!
                                                      6 - continuas sem dizer como é que determinaste essa proporção de 4x. Ainda tenho curiosidade em saber de onde isso vem... E esta foi logo a primeira questão que te coloquei. Não é que vá alterar nada, mas queria ver lá uma coisa. Não altera nada, porque 4x o consumo 1/4 a autonomia, 10x o consumo 1/10 a autonomia e por aí fora.
                                                      7 - peço desculpa pelos sucessivos edits, mas agora que vi a resposta reparei melhor noutra pérola tua:

                                                      Referes:
                                                      apesar de o consumo por unidade de tempo ser o quadruplo, o consumo por distancia percorrida é apenas o dobro e é por isso que a autonomia desce para metade
                                                      Ou seja, estás a roçar a má fé física.
                                                      Estás a querer comparar e relacionar uma unidade por unidade de tempo com uma unidade de espaço (autonomia).
                                                      Mais um erro que comestes. Mas como até pareces convicto dele, então o caso ainda é pior, porque estás a agir de má fé, desculpa que te diga. Isso é... Não tenho mesmo adjetivos. É deliberado, é intencional é má fé. Estás a misturar tudo para tentares levar o teu ponto avante.
                                                      Editado pela última vez por nebuchadnezzar; 03 September 2016, 00:11.

                                                      Comentário


                                                        Tens que comparar uma unidade de consumo por unidade de espaço com a autonomia (espaço também).
                                                        É como se faz nos térmicos, L/100 Km, donde L = litros (consumo) e por 100 Km, por unidade de espaço, no caso 100 Km.
                                                        Depois relacionas com a autonomia, unidade de espaço.

                                                        O resto, ou é ignorância, ou é má fé.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                          1 - já te provei que as unidades kW referem-se a potencia e não a consumo. E que kWh se refere a energia (consumo). Insistes nessa analogia, isso é errado.
                                                          2 - provei-te que essa proporção que referes está errada, ou então estás a deturpar os factos para levares a tua a avante. Estás a multiplicar 4x a potencia, assumindo erradamente que é energia (consumo), mas demonstrei-te que esse aumento de 4x, se reflete efetivamente em 2x.
                                                          3 - como tal, 2x o consumo, 1/2 a autonomia.
                                                          4 - em qualquer geringonça se aumentares o consumo 2x, diminuis a autonomia para metade.
                                                          5 - se achas que medir o consumo em L/H é uma nova unidade de medida e mais pratica e objetiva, pede a todos os construtores de automóveis para alterarem os seus CB para essa unidade bastante pratica. É que por enquanto só o fazem quando os carros estão parados e é por questões matematicas. Mas se preferes agora andar a dizer que o teu carro gasta 10 L/H... Fazes bem!
                                                          6 - continuas sem dizer como é que determinaste essa proporção de 4x. Ainda tenho curiosidade em saber de onde isso vem... E esta foi logo a primeira questão que te coloquei. Não é que vá alterar nada, mas queria ver lá uma coisa. Não altera nada, porque 4x o consumo 1/4 a autonomia, 10x o consumo 1/10 a autonomia e por aí fora.
                                                          7 - peço desculpa pelos sucessivos edits, mas agora que vi a resposta reparei melhor noutra perola tua:

                                                          Referes:


                                                          Ou seja, estás a roçar a má fé fisica.
                                                          Estás a querer comparar e relacionar uma unidade por unidade de tempo com uma unidade de espaço (autonomia).
                                                          Mais um erro que comestes. Mas como até pareces convicto dele, então o caso ainda é pior, porque estás a agir de má fé, desculpa que te diga. Isso é... Não tenho mesmo adjetivos. É deliberado, é intencional é má fé. Estás a misturar tudo para tentares levar o teu ponto avante.
                                                          Vamos lá ler o meu comentario original que deu origem à discussão:


                                                          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                          Tens aqui este teste: https://avt.inl.gov/sites/default/fi...nissanleaf.pdf

                                                          Consumos instantaneos de: 9,2 kW a 45 mph, 16 kW a 60 mph e 22,7 kW a 70 mph.

                                                          Repara:
                                                          60 mph / 45 mph = 1.33

                                                          60 mph corresponde a 33% mais rapido;
                                                          se o consumo aumentar de forma quadratica então é expectável que o consumo aumente 1,33^2 = 1,77

                                                          Ora, 9,2 kW vezes 1,77 dá 16,3 kW, o que é praticamente o consumo medido de 16 kW.

                                                          Para os 70 mph corresponde a 1,55 em relação a 45 mph, que ao quadrado dá 2,42;
                                                          multiplicando então o consumo de 9,2 kW a 45 mph por 2,42 dá um consumo de 22,3 kW;
                                                          mais uma vez muito proximo dos 22,7 kW medidos a essa velocidade.

                                                          Tens aqui a confirmação real do consumo a aumentar de forma quadratica em relação ao aumento da velocidade.


                                                          BTW, eu há bocado esqueci-me de contabilizar o facto de a maior velocidade a distancia percorrida por unidade de tempo é também maior (duh).
                                                          Portanto com o dobro da velocidade, o consumo é 4 vezes maior e a autonomia desce para metade.
                                                          Toda a discussão começou contigo a implicar com a conclusão deste comentario, onde é bem explicito que me refiro ao consumo de energia por unidade de tempo, que é dado pela potencia, em kW.

                                                          Mesmo depois já explicitei varias vezes:

                                                          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                          Há consumo por unidade de tempo e consumo por unidade de distancia percorrida.

                                                          Na citação trata-se do primeiro (1 kW = 1 kJ por segundo).
                                                          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                          A potencia é a quantidade de energia consumida por unidade de tempo.

                                                          O consumo é um termo mais coloquial e depende do contexto, mas geralmente refere-se a um gasto, que tanto pode ser um gasto absoluto como uma taxa de gasto.
                                                          Portanto não há duvidas de que a minha afirmação está correcta:

                                                          Com o dobro da velocidade, o consumo é 4 vezes maior e a autonomia desce para metade.


                                                          Nem sequer podes dar a desculpa de que interpretaste consumo de outra forma, em todo o comentario eu referi-me à energia gasta por unidade de tempo como consumo e foi essa grandeza que se chegou à conclusão que era 4 vezes maior e daí aquela conclusão; além disso expliquei varias vezes durante a discussão ao que eu me referia por consumo.

                                                          O que provavelmente aconteceu foi teres lido aquela frase fora de contexto, interpretaste consumo de outra forma, precipitaste-te a fazer ataques pessoais a dizer que eu era ignorante por dizer aquilo, e pronto, tarde de mais, depois disso é impossível o teu orgulho permitir que admitas que afinal te precipitaste.

                                                          O que vais fazer agora é implicar por eu ter usado a palavra consumo, como se eu não tivesse dito varias ao que eu me referia por consumo. Mas só agora é que vais começar a implicar com isso porque finalmente percebeste que eu estava correcto, e então é a unica de ainda pareceres ter alguma razão. O orgulho é uma coisa tramada.

                                                          Para a proxima sê mais humilde e não partas logo para ataques pessoais. Dessa forma corres menos riscos de sair com o orgulho ferido.
                                                          Editado pela última vez por rrrfff; 03 September 2016, 01:23.

                                                          Comentário


                                                            Na gíria chama-se "consumo" a quantidade de energia que o nosso carro gasta para percorrer 100km. Kwh/100km bem como L/100km é na realidade uma relação entre uma determinada quantidade de energia e trabalho efectuado.

                                                            Para manter 200kmh um Model S necessita de uma potência de 70kw, que ao fim de 1 hora representa um consumo de 70kwh e um trabalho de 200km percorridos, o que dá um consumo médio de 35kwh por 100km percorridos. A autonomia seria pouco mais de 250km para o pack de 90kwh. A 100kmh o consumo desce para os 18kwh por cada 100km percorridos. A 200kmh ao fim de 1h gastamos 70kwh de energia, a 100kmh ao fim de 1h gastamos 4x menos, ou seja 18kwh. Se relacionarmos estes valores com o trabalho efectuado, chegamos a conclusão que a 100kmh gastamos 4x menos energia mas fizemos apenas metade do trabalho, motivo pelo qual a nossa autonomia duplica e não quadruplica!

                                                            Para saber de onde vem o aumento quadrático do consumo em função da velocidade, pesquisem por resistência aerodinâmica no google.

                                                            Comentário


                                                              @ rrrfff

                                                              Estás a confundir o nebuchadnezzarcomigo, e isso acontece porque nós combinamos por MP dizer o mesmo, ou então dizemos o mesmo porque isto é física básica e senso comum...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X