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Porque se crítica a FIAT?

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    #91
    O Stilo tinha tudo para vingar!
    Foi um dos melhores carros de sempre da Fiat.

    Porque não vingou? Porque a concorrẽncia na altura era fortíssima talvez...não sei...

    Nunca percebi o seu insucesso!

    Comentário


      #92
      O insucesso talvez fosse devido ao design das traseiras, quer do 3p quer do de 5 que apesar de melhor que o 3p na minha opinião, ficava um pouco sem sal

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        Não sei em que tempo a FIAT anda desde os anos 90, porque para ter conseguido que dois emblemas mais marcantes estejam à beira da extinção (um deles já tem o caixão aberto...).
        É caso para dizer "Fiat na virgem e não corras!"

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          #94
          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
          Nao fazia?

          Tens de experimentar a concorrencia da altura, o Bravo/Brava, mais pareciam carros do segmento B que C. Megane I, Xsara... ja nem falo no Golf IV, tudo carros da mesma geraçao do Bravo e Brava, e o que estes ultimos tinham de melhor? Somente vejo os motores, e principalmente a Diesel.

          Ja o Stilo, sim, esse nao ficava de facto a dever nada à concorrencia, apesar do look... questionavel no seu lançamento, foi um excelente carro sem qualquer duvida.
          O xsara deve ter o pior interior de um carro do segmento c. O megane 1 alinhava com o bravo a nível de interiores, mas era mais confortável e mais dinâmico.

          Comentário


            #95
            Sim porque os interiores do Golf 4 com aquele rubber touch todo a descascar são mesmo bons ...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
              E só deste como exemplo o pior Golf de sempre em qualidade real e em fiabilidade. Delicioso! Porque o Golf IV acaba por ser aquilo que tanto criticaste aos FIAT e restantes Italianos da década de 80/90. Muita parra e pouca uva.
              Nada a ver, o Golf IV era de longe o carro que melhor qualidade percebida transmitia, a sensação de bem estar a bordo e a condução no geral estava a milhas de um Bravo daí a ser, ainda hoje, uma das gerações Golf favoritas embora esteja longe de perfeito. Neste aspecto um Golf IV metia um Marea num chinelo.
              Mesmo com defeitos o Golf IV acabou por ditar standards em várias áreas para os modelos que se lhe seguiram, inclusivé para o Stilo, carro que parece ter-se inspirado muito nele.

              Para mim o problema da Fiat é uma questão de imagem como toda a gente sabe e deve-se à falta de leitura do mercado, há vários problemas simples de identificar.

              Enquanto muitos generalistas apressaram-se em apostar e promover a sua imagem à custa da segurança passiva a Fiat deixou-se dormir. Marcas generalistas como a Renault ou a VW já com excelentes resultados e alguns carros do grupo Fiat ainda com problemas graves de segurança.

              A Fiat preocupou-se pouco com o feedback dos clientes, sucessivas gerações de modelos a apresentar problemas idênticos. Outras marcas tiveram os mesmos problemas mas tentaram corrigir, fizeram-no e gabaram-se disso a Fiat não. A correcção feita num Fiat geralmente era a custo de outras áreas.
              Penso que existiu também uma falta de promoção da marca. A Fiat nem publicidade nem no deporto automóvel, é curioso que "pouca" gente sabe que a é dona da Ferrari por exemplo.
              A renovação dos modelos é tardia, carros ultrapassados à venda tem um custo a nível de imagem.
              A estética nos modelos maiores é pouco apelativa, transmitem pouca qualidade percebida e apelo emocional face à concorrência.
              É dificil identificar algo onde um Fiat se destaque que não o preço e com esta estratégia apareceram concorrentes muito fortes como a Hyundai por exemplo.

              Falaram aí da IVECO que tem tido sucesso.
              Os alemães tem feito grandes charutadas e os motores da IVECO são superiores em fiabilidade e durabilidade! No entanto é incrível, mostram a sua "italianice" em coisas estúpidas.
              Pegar numa Iveco de 93 e noutra de 2003 e é possivel ver que em muitas coisas como os plásticos ou manuseio da caixa estão piores! É claro que isso não é o mais importante num comercial mas se uma Iveco tivesse a apresentação interior de uma Sprinter ou Crafter os alemães não enganavam um cliente que fosse.
              Editado pela última vez por FernandoAc; 05 April 2015, 22:57.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                E as marcas que acompanham a fiat nos ultimos lugares? Ja ninguem tem medo delas?

                O que quero dizer é que boa parte das pessoas que diz mal da fiat, nem sequer conhece esses estudos.

                Depois há ainda o facto dos motores da fiat estarem presentes noutras marcas como opel por exemplo.
                Podes abrir um para a Renault e outro para a Peugeot, se achares bem.
                De uma forma ou de outra, factos são factos e é só disso que estou a falar..

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                  Diga-se que o típico comprador de Golf 4, pelo menos o português, não está interessado em motorizações a gasolina.

                  Quem vai para Golf é porque quer um TDI.. especialmente se estivermos a falar no 150.

                  Refiro-me, acima de tudo, ao atraso de vida que era o 1.4 75cv.

                  Comentário


                    #99
                    Eu gosto e muito! E uma coisa afectiva;

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                      Refiro-me, acima de tudo, ao atraso de vida que era o 1.4 75cv.
                      Esse motor nesse carro foi uma combinação muito infeliz. E o próprio motor era mau a nível de fiabilidade.

                      Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                      O Stilo tinha tudo para vingar!
                      Foi um dos melhores carros de sempre da Fiat.

                      Porque não vingou? Porque a concorrẽncia na altura era fortíssima talvez...não sei...

                      Nunca percebi o seu insucesso!
                      Porque é que o Stilo não vingou?

                      Porque não era melhor que a concorrência da altura (só na VW, tinhas Golf e Bora, depois no resto das marcas do grupo Audi A3, Seat Leon, Seat Toledo, Skoda Octavia), os motores a gasolina eram fracos tendo em conta o peso do carro, principalmente o 1.2 com aquela caixa super-longa e houve bastantes queixas ao nível da fiabilidade, sobretudo nos modelos pré-facelift.
                      Editado pela última vez por ravager; 06 April 2015, 08:22.

                      Comentário


                        Têm consciência que a Fiat está apenas apostada nos EUA, China e manter a sua superioridade na América do Sul? Mais uma vez é uma estratégia sem estratégia mas é o que temos.

                        Drifter, quanto ao Vectra vs Croma nos interiores, até ao restyling o vectra tinha um interior "japuna" com boa qualidade de construção e plásticos semelhantes a um kia contemporâneo. O croma alinha pela logica inversa. Isto sente-se e não se vê, qualquer PSA à época presenteava os nossos dedos com melhores texturas, rodar um botão da ventilação ou tocar numa manete de um pisca num D deve dar uma sensação diferente.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                          Eu critico a fiat pela qualidade de construção e matérias de fraca qualidade, mas com motores fiáveis, não posso falar muito pois a minha Peugeot ainda é pior.
                          Fraca qualidade de materiais a marca que me lembro logo é a Renault, mesmo o Megane III ... Muito fraquinho.

                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                          Se há coisa que a fiat fez foi não evoluir.
                          Continua nos carros pequenos, com o 500 que como já disseram é carro da moda, o punto que na generalidade safa-se pelo preço, o panda que até é engraçado mas... Não entra no gosto de qualquer um e tem acabamentos e uma experiência de condução a nível de refinamento mais pobre dos que os rivais, o croma que considero um flop, e o still, este para mim o melhor produto actualmentente da fiat.
                          Basta olhar para a hyundai e por exemplo para o I40. A fiat não tem nada para concorrer. A lancia foi por água abaixo, a alfa romeo é das únicas que se vai safando.

                          Cá por casa passou um fiat uno 70sx, o pior carro que tivemos. Todo o tipo de problemas eléctricos e de motor.
                          Passou um thema turbo 16v. Um carro que andava muito, confortável e honesto, mas que nem o ralenti constante aguentava, tendo sido mimado até à ultima com revisões caríssimas, para logo depois de ser vendido partir a correia de distribuição. Raramente foi puxado e não fez mais de 100mKm em 12 anos.

                          Mas neste momento é a própria fiat que se posiciona desta forma no mercado.
                          Longe vão os tempos do barchetta ou do coupe, em que davam alguma alma à marca.
                          A Fiat evoluiu, pode é não ter evoluído tanto como se esperava.
                          Também não vejo qualquer coerência na estratégia da marca, algo que acredito que mude em breve. Para mim o âmago da questão é a Fiat actual, a Fiat dos anos 80/90 já todos sabem como era, a actual nem tanto.

                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Não eram os motores FIRE da fiat que duravam uma vida ? E que se a correia de distribuição rebentasse n havia grande problema para o motor ?
                          Alguns duas vidas até.

                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Não sei em que tempo a FIAT anda desde os anos 90, porque para ter conseguido que dois emblemas mais marcantes estejam à beira da extinção (um deles já tem o caixão aberto...).
                          A Lancia infelizmente está anémica, o Alfa levou a lufada de ar chamada 4C, só espero que seja o inicio de uma mudança!

                          Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                          O 500 é um carro da moda e faz-se pagar por isso. É um produto homogéneo mas não se destaca em nada a não ser na estética.
                          É apertado, é caro, não é confortável nem é especialmente eficaz. É bonito e personalizável, o que o fez cair no goto do pessoal.
                          O mesmo se pode dizer do Mini, mas espera esse é alemão já se destaca em algo. O 500 é o melhor exemplo do que a Fiat pode fazer, não há como contestar o sucesso do 500.

                          Infelizmente há muita gente presa ao passado e que se esqueceu de analisar a Fiat actual, para piorar andam completamente a nora com o que fazer e como se posicionar em alguns segmentos chave. Se bem que as derivações do 500 estão a vender relativamente bem.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                            O xsara deve ter o pior interior de um carro do segmento c. O megane 1 alinhava com o bravo a nível de interiores, mas era mais confortável e mais dinâmico.
                            Pois tinha, e o Bravo/Brava nao eram de todo melhores

                            Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                            Sim porque os interiores do Golf 4 com aquele rubber touch todo a descascar são mesmo bons ...
                            Mas depois é ve-los descascados e a manter a solidez e robustez, e os restantos, muito bonitos... ate se andar com eles.

                            O Golf IV tinha o problema do Rubber Touch, mas os materiais eram bom e bem montados, conseguindo manter a solidez do conjunto bem melhor que a concorrencia.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                              O xsara deve ter o pior interior de um carro do segmento c. O megane 1 alinhava com o bravo a nível de interiores, mas era mais confortável e mais dinâmico.
                              O Xsara tinha o interior uns furos acima desses. O Megane I depois de 3 anos já tinha o tablier completamente obsoleto. Já o Brava, se não se destacava pela qualidade percebida, ao menos era bonito e se manteve atual até a chegada do Stilo.
                              O pior era o 306 (para não citar as coreanas), mas porque era o mais antigo do segmento.

                              Comentário


                                Para mim existe nos últimos tempos 3 fases na fiat anos 80/90 (uno/punto) todos compravam fiat, grande volume de vendas/pós 2000 até iniciarem a comercialização do 500 (declínio/pre falência)/ é fase 500/crysler grupo aumento de qualidade e diversidade de produtos, para mim a fiat devia criar a sub marca 500/premium como o DS na citroen e a fiat apenas generalista, por um 500 citadino classe A é muito mais caro q um punto classe B, mais barato e outro tipo de clientela!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                  Pois tinha, e o Bravo/Brava nao eram de todo melhores



                                  Mas depois é ve-los descascados e a manter a solidez e robustez, e os restantos, muito bonitos... ate se andar com eles.

                                  O Golf IV tinha o problema do Rubber Touch, mas os materiais eram bom e bem montados, conseguindo manter a solidez do conjunto bem melhor que a concorrencia.
                                  O xsara, tanto em materiais, como em montagem, era inferior ao bravo.
                                  nem a suspensão macia conseguia camuflar a má montagem do interior.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
                                    O Xsara tinha o interior uns furos acima desses. O Megane I depois de 3 anos já tinha o tablier completamente obsoleto. Já o Brava, se não se destacava pela qualidade percebida, ao menos era bonito e se manteve atual até a chegada do Stilo.
                                    O pior era o 306 (para não citar as coreanas), mas porque era o mais antigo do segmento.
                                    Só se o xsara e bravo no Brasil eram diferentes dos europeus!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post

                                      Mas depois é ve-los descascados e a manter a solidez e robustez, e os restantos, muito bonitos... ate se andar com eles.

                                      O Golf IV tinha o problema do Rubber Touch, mas os materiais eram bom e bem montados, conseguindo manter a solidez do conjunto bem melhor que a concorrencia.
                                      O Golf 4 teve (tem) vários problemas à conta de invenções menos bem sucedidas.. desde rubber touch a fechaduras que faziam o carro ganhar vida própria a elevadores dos vidros e por aí fora.

                                      Mas apesar dos seus defeitos tem o mérito de ter sido um carro que definiu a bitola para o que devia ser um segmento C moderno.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                        Sim, porque qualquer 1000 ou 1100 a gasolina de outra marca qualquer será um verdadeiro foguete............
                                        depende, tens um 1000cc da daihatsu que te pode suprender, e é da decada de 80

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                          Neste forum, e alguns users, vejo engraçado que quando as coisas nao conveêm, os materiais e construçao, ja nao é valida, noutros casos, ja é

                                          O Vectra C, isto para quem ja la meteu o traseiro, é um carro que tem um cuidado de construção, superior ao Croma mas sem qualquer tipo de discussão, alias, ate para o restante segmento D passava mal para igualar o Vectra, dos ultimos Opel que realmente teve uma boa preocupação na sua construção e robustez. Bastava entrar nos 2 e perceber que o Vectra tinha um nivel de refinamento e solidez bem superior ao Croma, e se formos a ver... por uma diferença de preços que nao era assustadoramente grande.

                                          E nao é reduzir o carro aos materias, é reduzir o carro a uma superior sensação de qualidade e robustez, num melhor bem estar a bordo e num carro digno do segmento D. Algo que... sinceramente, nao se tinha no Croma.

                                          E digo isto tento mais km no Croma que no Vectra, ja que quando tirei a carta, a par de um amigo meu, esse meu amigo foi disponibilizado um Croma 1.9 Multijet para andar, e conheço bem o carro, e se ha algo que nunca teve, foi uma qualdiade geral a par de um bom segmento D.

                                          Ja nem entro no campo da dinamica, ja que o Croma claramente era virado para o conforto, algo que tinha de melhor que no Vectra, mas era praticamente somente isso, o resto ficava bastante a dever.
                                          Tu deves ter um fetiche com o Vectra C, eu tive um que era o mais equipado de todos o GTS e era um bom carro sem duvida, bem equipado e com uma plataformo muito solida, mas a nivel de materiais e qualidade geral era muito abaixo dos concorrentes Serie 3, Audi a4, Mercedes C, Alfa 159, mas muito mesmo!
                                          Para dizer isso, das duas uma, ou entraste nele 1 minuto e saiste ou entraste nele no Gran Turismo! lol
                                          Eu fiz cerca de 12.000km num, e posso dizer-te que era estupidamente solido a nivel de carroceria, mas tinha acabamentos mal feitos, plasticos fracos por toda a parte, não tinha um unico friso ou peça de decoração em aluminio (era tudo plastico pintado (e do fraquinho) as esponjas do tablier e forras de porta tinham um acabamento feio e barato, os varios botoes existentes pelo carro todo eram tão bons no Vectra C como no Corsa C pois eram partilhados.
                                          Quem conhece realmente o Vectra C, sabe que este está uns bons furos abaixo da concorrencia no segmento D.
                                          Agora sem duvida que era um carro bonito e agradavel de conduzir.
                                          Agora nem de perto é igual a um A4 de 2001 para a frente (B6), ou um E46, um C de 2001 para a frente, um 159 etc
                                          Não esquecer que este carro saiu em 2002 até 2008 ou 2009.
                                          Editado pela última vez por JEDI; 06 April 2015, 08:38.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por templario Ver Post
                                            depende, tens um 1000cc da daihatsu que te pode suprender, e é da decada de 80
                                            Falamos de carros recentes, com restrições a nível de emissões e montados em carroçarias pesadas.
                                            Nos anos 80 a fiat também tinha motor 1.0 turbinado com 70cv, montada numa caixa de fósforos.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                              Nao existe nenhum Punto abaixo de 1.2
                                              Claro que existe e vendeu massivamente, o 1,1 de 55 cv

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                Falamos de carros recentes, com restrições a nível de emissões e montados em carroçarias pesadas.
                                                Nos anos 80 a fiat também tinha motor 1.0 turbinado com 70cv, montada numa caixa de fósforos.
                                                o do charade gtti tinha 100cvs

                                                Comentário


                                                  A fiat tem a reputação que construiu ao longo do seu percurso, aliás como os outros.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Claro que existe e vendeu massivamente, o 1,1 de 55 cv
                                                    Se ele estiver a falar do GP e penso que era o caso então não existiu.

                                                    Há o 0.9 mas tem mais potência.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                      Se ele estiver a falar do GP e penso que era o caso então não existiu.

                                                      Há o 0.9 mas tem mais potência.
                                                      Ele nunca referiu GP.

                                                      Referiu Punto. É que as pessoas gostam muito de falar mesmo quando não têm nada para dizer.

                                                      Comentário


                                                        De qualquer forma em desempenho mecânico os Fiat sempre foram no minimo razoáveis.

                                                        O Punto 1,1 andava razoavelmente, pior era o 1,2 de 60 cv FL da 2ª geração.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                          O Stilo tinha tudo para vingar!
                                                          Foi um dos melhores carros de sempre da Fiat.

                                                          Porque não vingou? Porque a concorrẽncia na altura era fortíssima talvez...não sei...

                                                          Nunca percebi o seu insucesso!
                                                          Tanto quanto sei o stilo não era assim tão bom e o novo bravo era superior.

                                                          Fala-se da FIAT ser fraca em materiais e construção (o que de certa forma é verdade) mas confesso que os ultimos em que andei têm-me surpreendido.

                                                          O 500x ainda é muito recente, mas o 500, panda e GP/punto evo com que tenho andado têm sido uma agradável surpresa.

                                                          O meu GP tem 65.000 e o interior não apresenta grande desgaste ou ruídos. E os ruídos é que é curioso dada a aparente má qualidade de construção.

                                                          Comentário


                                                            Pela mesma razão que se critica a Ford, a Mercedes, a Renault, a Toyota, etc. :

                                                            Uma combinação de insatisfações - muitas vezes causado por expectativas demasiado elevadas - por algum aspecto particular de um determinado modelo.

                                                            Não confundir esta opinião com algo que se assemelhe a dizer que a Fiat, Mercedes, VW e BMW é tudo a mesma coisa. Pelo menos os Fiat não entram em combustão espontânea, nem sorvem óleo como sorvem gasolina, nem têm problemas com as correntes... simplesmente porque se desfazem em ferrugem antes disso acontecer!
                                                            Editado pela última vez por To; 06 April 2015, 10:20.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por BrunoBrito Ver Post
                                                              Aluguei um Fiat Punto 1000 ou 1100 a gasolina dos novos.... minha nossa! Havia subidas que em primeira parecia que não chegava a cima. Disse para mim mesmo que Fiat nunca, nem alugado.
                                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                              Ele nunca referiu GP.

                                                              Referiu Punto. É que as pessoas gostam muito de falar mesmo quando não têm nada para dizer.
                                                              Ele refere Punto dos novos e o atual punto tem o nome de punto. A denominação Grande Punto e o punto evo acabou.
                                                              Mas realmente tens razão, o comentário dele é de quem nada tem para dizer.

                                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                              De qualquer forma em desempenho mecânico os Fiat sempre foram no minimo razoáveis.

                                                              O Punto 1,1 andava razoavelmente, pior era o 1,2 de 60 cv FL da 2ª geração.
                                                              Os atuais 1.2 são lentos e sofrem com a caixa longa, apesar de no 500 me ter parecido melhor que no GP, no evo ou no novo Y.

                                                              No entanto o desempenho de motores deste tamanho e com potencias de 60/70cv costuma ser fraco nestes carros do segmento B. Sobretudo em AE e com caixas longas.

                                                              Comentário

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