Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Não acham que o design dos automóveis pouco evoluiu nos últimos 20 anos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Uma coisa que tenho aprendido com a experiência é que o design de um carro tem que amadurecer.

    Nos primeiros tempos pode gerar uma reacção, mas só uns anos após o seu aparecimento é que ganha um lugar definitivo.

    As berlinas continuam a ter uma classe e elegância muito especial, embora seja um formato que na europa está menos na "moda"

    Comentário


      #62
      Pensava que era um tópico para falar da Volkswagen...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Por falar neste carro, deixo aqui uma informação curiosa que só há muito pouco tempo soube, ao ler um livro de carros. O Mégane I em versão coupé (que se chamava "Coach") é que tinha a designação correcta já que, em rigor falando, um coupé não tem vidro lateral traseiro, sendo a designação correcta para quem o tem, precisamente, "coach".
        Sempre a aprender.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por LIC Ver Post
          Esse é mesmo um Hyundai, algures entre o i30 e i40 (nas versões carrinha) ou é mesmo um Mercedes GLA a quem alteraram o logo?
          É que pelos farolins parece realente coreano.
          Me photoshop master...

          Comentário


            #65
            Para mim, a marca Europeia que regrediu mais no design foi Peugeot que entrou forte na década de 80 com alguns dos carros mais elegantes de sempre e entrou numa espiral medonha de desinspiração a partir de 2000

            O que me chateia mais, é a forma como a Peugeot renegou violentamente os traço elegantes que tinha nessa época por exemplo a geometria do farolim do 505 ou a harmonia de linhas dos 205, 405 e até 106 ( fase 1)...


            Eu percebo pouco de design mas acho que o que faz uma marca é tb a coerência de design entre gerações.
            Nisso a VW é rainha pela negativa, ainda que os últimos modelos tenham linhas que me agradam devido aos ângulos.

            Outra marca que anda a fazer estragos é a Mercedes com as suas linhas cansativas e exuberantes que não me parecem muito apropriadas ao tipo de cliente alvo.
            Eu por exemplo gosto de segmentos superiores com discrição e classe. Não gosto cá de linhas espampanantes tipo "tubarão com crista" cheias de rócócos, ornamentos bufadeiras prateadas com barbatanas

            Comentário


              #66
              Penso que podemos dividir esses 20 anos em duas / três épocas distintas. 95 a 2002, em que se muda um pouco o paradigma dos anos 80 e inicio dos anos 90, com as jantes maiores, pintural total do automóvel, ópticas claras ou escurecidas mas em que os laranjas desaparecem quase por completo, linhas de cintura mais elevadas.. . como já muitos aqui o referiram.
              Mas depois acho que há uma tentativa de mudança global entre 2003 e 2004 com a Renault com o Megane, Espace, Avantime. A BMW com serie 5 e serie 1. Citroen com o C6. Peugeot 307 CC. Lancia com o Thesis. Opel com o Astra. A própria Ferrari com 612...
              Mas o apetite que todos diziam ter por automóveis parecidos aos protótipos era na realidade mais bluff do que a verdade... (não quer dizer que alguns dos referidos não tenha sido sucessos comerciais - devido a diferentes factores, que podem passar por preço e ir até ao status da Marca em questão)
              As marcas foram para casa e começaram a retroceder em termos estéticos. E começou aquilo que alguns também já descreveram que é a homogenização do design automóvel, porque cada vez mais se fala em modelos globais - e é o que acontece hoje em dia - quando se tenta agradar a todos o que obtemos é algo muito isipido.

              Comentário


                #67
                Para dizer a verdade o design automóvel evoluiu até isto, e daqui já não passa...

                Comentário


                  #68
                  Para mim a maior revolucao foi em 2006 quando a audi lançou o Q7 a grande grelha hexagonal imponente da audi aliado ao movo conceito de suv.
                  acho que isso foi tao importante que nao so a audi continua a usar essa grelha, como foi copiada por outras marcas como a hyundai, ford entre outras

                  Comentário


                    #69
                    Na minha opiniao o design do serie 5 regredio da antiga geraçao para a nova, gostava mais do antigo

                    Comentário


                      #70
                      Novo conceito de SUV ?

                      SUV já datam dos anos 40 ou talvez mais atrás.

                      Comentário


                        #71
                        Estão mais gordos e altos

                        Comentário


                          #72
                          É obvio que os suv nao sao novos mas o que quis dizer foi que antes do Q7 os suv eram baseados em jeep's velhos qudrados e feios e depois do Q 7 ficram todos com desgin mais armoneoso e bonito, nao deve ser por nada acaso que o nissan qashqai foi e é o susseso que é, que eu saiba nao houve nenhum suv antes do Q7 que vendesse tanto e tao rapido como o qashqai fez e faz

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post

                            Outra marca que anda a fazer estragos é a Mercedes com as suas linhas cansativas e exuberantes que não me parecem muito apropriadas ao tipo de cliente alvo.
                            Revejo-me bastante no teu post.

                            Sobre a Mercedes, tenho ideia que as linhas mais "orgânicas" ao invés de clássicas sejam um piscar de olho ao mercado oriental. Muito ao gosto deles.

                            Hás de reparar que nas apresentações dos modelos tem aparecido sempre uma viatura vermelha. Por vezes até nos anúncios. Isso há uns anos seria impensável mas o facto é que essa cor tem uma conotação boa na China. Tudo o que é positivo é representado de vermelho por lá.

                            Comentário


                              #74
                              A começar pelo partido comunista xD

                              Comentário


                                #75
                                Ena, os chineses são benfiquistas! Só podia ser no país mais populoso do mundo. Não bastavam já os 6 milhões por cá!

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                  Revejo-me bastante no teu post.

                                  Sobre a Mercedes, tenho ideia que as linhas mais "orgânicas" ao invés de clássicas sejam um piscar de olho ao mercado oriental. Muito ao gosto deles.

                                  Hás de reparar que nas apresentações dos modelos tem aparecido sempre uma viatura vermelha. Por vezes até nos anúncios. Isso há uns anos seria impensável mas o facto é que essa cor tem uma conotação boa na China. Tudo o que é positivo é representado de vermelho por lá.
                                  Isso é o mercado a funcionar, e a evoloçao a acontecer, gostava de ver se a bmw tambem piscava o olho aos chineses para ver se lançavam algum modelo que nao tivesse o mesmo design de á 30 anos, iria ser intersante

                                  Comentário


                                    #77
                                    É como as gajas. A Mercedes actual faz lembrar uma boazona pirosa atraente para um basofe, jogador de bola ou novo rico.
                                    Tem aquele efeito wow mas depois cansa e dá muita bandeira por todo o lado onde passa.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por f458 Ver Post
                                      É obvio que os suv nao sao novos mas o que quis dizer foi que antes do Q7 os suv eram baseados em jeep's velhos qudrados e feios e depois do Q 7 ficram todos com desgin mais armoneoso e bonito, nao deve ser por nada acaso que o nissan qashqai foi e é o susseso que é, que eu saiba nao houve nenhum suv antes do Q7 que vendesse tanto e tao rapido como o qashqai fez e faz
                                      Tas a falar a sério?
                                      Repara quantos SUV's, e na minha opinião, até mais bonitos saíram antes!
                                      E o mercado não é só Portugal, por esse mundo fora rav4, xtrail, freelancer, Mercedes ml, BMW x5, santa fé, Sportage, xc90, etc e nem vou chegar à usa, venderam como se não houvesse amanhã. Tens que pesquisar mais um pouco, quem iniciou um conceito de SUV foi a jeep e land rover, e a jeep claramente fez o q fizeram com o audi que foi meter um carrinha num chassis alto com 44.
                                      Editado pela última vez por ESPRIT; 30 April 2015, 07:12.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Mais um tópico de treinadores de bancada a vangloriar as sucatas do passado
                                        Editado pela última vez por TerranoII; 30 April 2015, 08:33.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                                          Também tenho esta ideia.

                                          Por outro lado, há modelos que exageraram na "germanização" das linhas. As pessoas foram-se habituando à percepção de robustez que as linhas de cintura mais altas proporcionam, e que eram comuns nos carros alemães.

                                          Hoje quase todos enveredaram por esse caminho. Um bom exemplo é o 308. Está de facto muito bom, mas paradoxalmente, com pontos de mais em comum com os germânicos.

                                          Hoje em dia creio que seria impensável a Peugeot lançar um coupé como o 407 Pininfarina, que é um carro com um elegância soberba.

                                          Outro exemplo: o Mégane. Mesmo sendo uma "adaptação" da berlina, o Coupé de 2000 parece o que é, um coupé.


                                          Já o novo, parece um ovo.
                                          O mais engraçado, ou não, é que nenhum é um coupé.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Para mim a única grande evolução que houve nas ultimas décadas a nível de design foi quando saiu o 206!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                              Por vezes dou por mim a observar carros que já têm 15 ou mais anos e a pensar: com uns retoques, até parecia um carro lançado há muito menos tempo.

                                              Por exemplo, um carro dos anos 70 parecia perfeitamente obsoleto ao lado de um lançado nos anos 80:





                                              No entanto, após meados da década de 90, com faróis translúcidos, linhas de cintura um pouco mais elevadas, pelo menos jante 15 ou 16 com cavas de rodas maiores e pára-choques sempre pintados à cor da carroçaria, parece-me que sinceramente o design automóvel tem evoluído pouco. A grande evolução dos últimos anos, sinceramente, são DRL e LEDs...




                                              Por exemplo, há li um salto para o E39, e depois parecem todo mais ou menos "actuais".

                                              É só impressão minha ou também pensam assim?
                                              se não tivesse evoluído tinhas lá esta coisa à porta de casa

                                              Comentário


                                                #83
                                                Eu divido a evolução dos desenhos tendo em conta os pára-choques, existem pelo menos 3 etapas distintas no desenho automóvel caracterizado pela alteração do conceito de pára-choques exterior ao desenho para a sua total integração no desenho e consequente 'desaparecimento'.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                  Eu divido a evolução dos desenhos tendo em conta os pára-choques, existem pelo menos 3 etapas distintas no desenho automóvel caracterizado pela alteração do conceito de pára-choques exterior ao desenho para a sua total integração no desenho e consequente 'desaparecimento'.
                                                  concordo
                                                  Isso nos jipes é facilmente perceptível

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Se tomarmos o design no seu sentido global, isto é, englobando não apenas as linhas exteriores e interiores dos automóveis, mas sim tudo o que tem a ver com a concepção então é claro que o design evoluiu bastante nos últimos 20 anos, sobretudo com a integração de muito mais electrónica, sistemas de segurança passiva e activa, sistemas de gestão de consumos de combustível, sistemas de entretenimento a bordo, etc, etc.

                                                    Agora, tomando o design apenas pelo lado das linhas dos automóveis ou seja numa apreciação da estética, como me parece ter sido a intenção do autor do tópico, então realmente concordo que a evolução não tem sido muito pronunciada. Basta pensar que há hoje em dia muitos automóveis com 20 anos de idade que andam pelas ruas sem dar um aspecto de antiguidade, coisa que antes da década de 90 era difícil de acontecer. No fundo a passagem dos anos era mais marcada do que agora.

                                                    Isto a meu ver deve-se a vários factores. Desde logo o amadurecimento do mercado automóvel. É normal que a partir de uma certa altura em que "está tudo inventado" o desenho dos automóveis sofra evoluções, mas não revoluções. Só quando houver uma mudança de paradigma é que haverá espaço para novas revoluções. Por exemplo, quando os automóveis de condução autónoma começarem a aparecer vai de certeza haver uma revolução do desenho dos mesmos, numa primeira fase sobretudo a nível do layout interior, e mais tarde também no exterior.
                                                    Depois vem um factor que eu acho absolutamente central nesta questão, que é a globalização. A globalização do mercado automóvel, quer a nível industrial, quer a nível do mercado, faz tender naturalmente para uma maior igualização das marcas entre si. Um fabricante asiático que queira vingar no mundo é obrigado a desenhar carros que agradem em média ao mundo todo e não apenas ao seu mercado doméstico, logo o espaço para grandes experimentalismos é muito menor. Ligado a tudo isto está obviamente o aumento da concorrência e a redução das margens dos fabricantes automóveis, o que naturalmente desaconselha grandes experimentalismos estéticos.
                                                    Depois vem a preservação da imagem de marca. Há marcas que têm há muitos anos este tipo de preocupação, sobretudo as ditas premium, com a Mercedes à cabeça, mas também a BMW, Volvo até certo ponto, para já não falar da desportiva Porsche que leva este lema ao limite. São marcas que tentam manter um traço identitário que perdura ao longo de décadas, e portanto estão naturalmente limitadas na liberdade do design que podem aplicar aos seus modelos. Ora esta questão da imagem de marca, cujo ponto mais evidente é a grelha frontal, acaba sempre por ter implicações a nível do resto do desenho dos carros, para manter a harmonia das linhas e da volumetria dos carros. O que tem acontecido é que, com algumas excepções, as marcas mais generalistas também começaram a enveredar por este caminho. Claro que há excepções. Há marcas que têm ziguezagueado na sua estratégia, como é o caso da Peugeot, por exemplo. E há marcas que continuam a arriscar muito no design e nem se consegue perceber qual é a sua estratégia neste campo, como é caso da Citroen.
                                                    Por fim vem um factor que não se aplica especificamente a automóveis mas também a eles, que é o facto de haver um movimento estético retro/vintage que recupera para os nossos dias muita da estética do passado. Ao contrário do que acontecia nos anos 80 e início dos 90, em que todos idealizávamos o design do futuro ao estilo totalitário à la Caminho das Estrelas, actualmente verifica-se muito a integração de elementos estéticos retro com os necessários toques de modernidade. O traço de Valter da Silva com os Alfa Romeo 156 e 147 com as suas linhas orgânicas é um exemplo claríssimo disto, mas a tendência perdura nalgumas marcas, às vezes até de forma assumidamente revivalista como é o caso do Mini, do Fiat 500, do Mercedes SL, que são sucessos de venda retumbantes nos respectivos nichos.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                      Eu divido a evolução dos desenhos tendo em conta os pára-choques, existem pelo menos 3 etapas distintas no desenho automóvel caracterizado pela alteração do conceito de pára-choques exterior ao desenho para a sua total integração no desenho e consequente 'desaparecimento'.
                                                      Exacto.
                                                      Penso que a grande mudança na questão dos pára choques se deu quando saiu o audi a6 c5 em 1997.

                                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                      concordo
                                                      Isso nos jipes é facilmente perceptível
                                                      Mais ou menos.
                                                      Em 1991 o Pajero já tinha uns párachoques um tanto ao quanto diferente das restantes propostas do mercado:

                                                      Editado pela última vez por Whisperdancer; 30 April 2015, 13:13.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                        Exacto.

                                                        Mais ou menos.
                                                        Em 1991 o Pajero já tinha uns párachoques um tanto ao quanto diferente das restantes propostas do mercado:

                                                        Não é mais ou menos é mesmo assim.
                                                        Eu disse que era muito perceptível esta integração dos para-choques no resto do desenho da carroçaria nos jipes porque estes por norma sofrem menos remodelações que os automóveis convencionais.
                                                        Sendo que é muito fácil ver a evolução da integração dos parachoques.
                                                        desde os desenhos iniciais quadradões até aos mais arredondados e já com este elemento mais integrado até ao atual completamente dissimulado no restante design do jipe

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Sim, quis dizer que já em 1991 a tendência estava a seguir esse caminho, se bem que actualmente a diferença ainda é maior.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                            Sim, quis dizer que já em 1991 a tendência estava a seguir esse caminho, se bem que actualmente a diferença ainda é maior.
                                                            No caso dos jipes a Mitsubishi foi mesmo a pioneira e sempre inovou na imagem dos seus carros.
                                                            Os frutos colhidos de competições como o Dakar marcaram um modelo que sempre teve em conta a estética mais conseguida a nível aerodinâmico.


                                                            Um Pajero de 1991


                                                            Versus um Patrol GR de 1995

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Vocês falam no E60 como uma pequena revolução, mas o carro destacava-se apenas e só por aquelas pestanas disparatadas à frente.
                                                              Sem elas, seria um carro perfeitamente banal.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X