Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque não se vende mais carros - toyota prius

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
    Mas isso muitas vezes chama-se ter carro a mais para o tipo de utilização que tem.

    Eu também gostava e felizmente até podia ter um carro melhor do que tenho (Ex: Um segmento D ). Mas depois pesando bem as coisas, ia andar a estourar o carro todo numa utilização que não é boa para um carro desses e nao pratica nao ia ter nenhum benéfico.
    Carros a partir do segmento D com motores diesel minimamente grandes, tal como esse 320d, já começam a ser a pensar em quem faz muita AE.. pelo menos eu penso assim.

    Para utilização mais citadina que AE, lá está.. se calhar o Prius era uma opção bem melhor.

    Comentário


      Originalmente Colocado por cjr Ver Post
      Ontem fiquei a saber o estado do meu carro. Como eu suspeitava, o motor está bastante bom, mas os "periféricos" começam a dar de si. O FAP vai-se tentar fazer uma limpeza. Caso já não dê, vai ter de levar outro novo. A embraiagem aponto para mais 6 ou 7 meses. Depois, é pôr um kit + volante bimassa. E aos 180 000 km tenho de mudar a correia de distribuição. Ou seja, assim por alto, e no espaço de um ano, tenho pelo menos 3000€ para gastar. E isto se entretanto não aparecer nenhuma maleita a nível de egr´s, turbos, ou injectores, ou tiver de trocar de amortecedores ou algo do género... e nem estou a contar com pastilhas, pneus, e revisões...

      Se tudo isto é culpa do diesel? Nada disso, não sejamos radicais. Mas do FAP não há maneira de negá-lo, e do volante bimassa poucas dúvidas restarão que a grande maioria dos casos se dá nos carros a diesel. Pelo menos é o que leio. Em relação a egr´s e injectores a mesma coisa. Obviamente que qualquer carro está sujeito a uma avaria dessas, mas pelo que vou lendo, existem muitos mais relatos desses em carros a diesel do que a gasolina.

      Infelizmente neste momento, e porque eu, a minha mulher, e filhos temos bastantes despesas mensais a nível de educação, não vou poder comprar outro carro. E tendo carros e casas pagas, não me está a apetecer meter em créditos. Prefiro andar mais folgado.

      Mas uma coisa aprendi, carros a diesel, nunca mais. Pelo menos enquanto as coisas continuarem assim. As marcas empurram os consumidores para o diesel com promessas milagrosas a nível de consumos, mas cada vez mais, e mais cedo, acabamos com a bomba na mão e contas astronómicas para pagar. Ou então passamo-la a outros. E como eu não quero fazer isso, vou-me manter assim.

      Vou-me mantendo informado e aberto a novas propostas com a certeza de - diesel não, obrigado. Estarei atento ao Prius que aí vem e principalmente ao Lexus Ct 200h, que seria o carro que escolheria neste momento. Não me falem é em "ah, mas a tua experiência não é universal e tal". Pois, mas a carteira é minha e eu é que sei os trajectos que faço. Eu não estaria a dizer isto se fosse um alemão que todos os faz 150 ou 200 km de AE; nesse caso existe uma unanimidade em torno do diesel. Mas a minha realidade é uma média anual de cerca de 63 km por dia, com alguns trajectos em AE/VR, mas também cidade, trânsito, e algumas nacionais.

      Diria eu, que esta é a realidade da grande maioria dos portugueses. Mas cada um faz as suas contas. Eu já fiz as minhas.
      Já agora, muito importante é sabermos qual é o carro, ano, kms, etc. Isto se quiseres revelar.

      Por exemplo o FAP tanto é muito problemático (os primeiros Mazdas por exemplo) como nem chateia muito como em muitos carros mais recentes.

      Bimassa é algo relativamente caro de substituir e é transversal a qualquer diesel minimamente recente. Os que têm FAP têm certamente bimassa.

      Mas também importante perceber que nem todos vão ceder aos 100k km, alguns aguentam mais de 200k km.

      O mesmo para os turbos. Há turbos que rebentam antes dos 100k km, mas isso ou é de muita escáfia ou então é um problema crónico como nos 320d E90 ali entre 2005 e 2006. Um turbo de um motor com boa manutenção e algum cuidado é suposto durar uns 250k km ou algo do género.

      Eu acho que há aqui muito pessimismo, ou então tenho tido sorte nos carros que me passam pelas mãos. Digamos que deve ajudar serem dois motores de fiabilidade comprovada, e um deles até tem FAP.


      Para mim um dos maiores defeitos destes plug-in é a condução em si que é muito desinteressante, mas isto sou eu. Não duvido que para quem faça muito pára-arranca estes conjuntos, como aliás qualquer carro automático minimamente bom, tenham um muito melhor conforto de utilização que basicamente qualquer carro manual, mas pelo menos para mim e para muita gente pára-arranca representa 5% dos kms totais, se tanto.

      Tal como não duvido do custo por km interessante em cidade e/ou vias rápidos e EN. Já em AE esqueçam, a 150 estes carros passam a só contar com o motor térmico e a somar a isso a estas velocidades já vão em grande esforço. A estas velocidades menos de 8/9l deve ser mentira.

      Claro que me vão dizer que estou louco, mas a verdade é que o dono deste tipo de carro não faz dezenas e centenas de kms em AE a ritmos verdadeiramente acima da média, até porque ficaria logo doente com os valores no CB.


      Aconselho este canal do youtube a quem se interessa por consumos no geral, nomeadamente em estrada aberta a diferentes velocidades.

      https://www.youtube.com/user/guitigefilmpjes/videos

      Comentário


        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
        Tal como não duvido do custo por km interessante em cidade e/ou vias rápidos e EN. Já em AE esqueçam, a 150 estes carros passam a só contar com o motor térmico e a somar a isso a estas velocidades já vão em grande esforço. A estas velocidades menos de 8/9l deve ser mentira.

        Claro que me vão dizer que estou louco, mas a verdade é que o dono deste tipo de carro não faz dezenas e centenas de kms em AE a ritmos verdadeiramente acima da média, até porque ficaria logo doente com os valores no CB.
        Em autoestrada não são nenhuns bichos papões. Em viagens curtas ando devagar, 120/40. Em viagens medias (acima de 20 km de autoestrada é cc para 140/150 e siga) viagens longas é o que calhar).

        À volta de 140 ainda se faz umas medias jeitosas, se nao houverem subidas ingremes e se nao andarmos a fazer ultrapassagens mais bruscas fica-se facilmente nos 5.0.

        O oposto é vir com o cc para 160 e ainda fazer ultrapassagens com ganho rapido de velocidade em subidas (É onde da mais gosto ultrapassar, porque a descer todos andam) e media final de 6,9.

        Assusta assim tanto? No meu disel 1.4 D4D nao conseguia conduzir da mesma forma, porque perdia velocidade em algumas das subidas e nao conseguia fazer as mesmas ultrapassagens mas a conduzir o mais perto possivel disso faz medias semelhante, claro que o gasoleo é mais barato, mas é so por ai que podem pegar...

        No meu antigo 2.0 Mazda, conseguia fazer o mesmo tipo de condução, só que a media já subia para valores à volta dos 10L.

        Um disel tentencialmente ganha em autoestrada porque o gasoleo é mais barato, nada mais...

        Comentário


          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post


          Tal como não duvido do custo por km interessante em cidade e/ou vias rápidos e EN. Já em AE esqueçam, a 150 estes carros passam a só contar com o motor térmico e a somar a isso a estas velocidades já vão em grande esforço. A estas velocidades menos de 8/9l deve ser mentira.

          Errado, muito errado...Para já podia começar a mencionar que a velocidade máxima em AE é 120..mas esqueçamos esse pequeno pormenor e passemos aos mais importantes:

          1º - Completamente mentira e errado quando dizes que os carros contam só com o motor térmico a essas velocidades. Como já foi aqui dito por alguém que quis aprender e percebeu, a rotação do motor térmico e a velocidade que se vai não tem nenhuma relação. A única relação que existe é entre o MG2 (Motor Gerador 2) e as rodas, que são proporcionais, já que o MG2 é o único responsável pelo locomoção.

          2º - Completamente errado quando dizes que vai em grande esforço. O prius está limitado a 180km/h apenas por questões de protecção do MG2, que tem uma rotação máxima possível e nunca por falta de potência. Já fiz a A24 (Vila Real - Viseu) onde apanhas umas valentes subidas e deixei muito carro para trás, sendo que o Prius fez as subidas a 150km/h e era como nada se passasse.

          3º - Completamente errado quando falas dos 8/9l...Já uma vez fiz do Algarve (zona de S. Bartolomeu de Messines) até à zona de Alcácer do Sal, sempre entre os 140, 150 e a média final máxima que vi foi 5.8l.

          Tu e muita gente, como não sabe como é o sistema PSD do Prius, esquecem-se de muitos pormenores, como por exemplo o facto de que não se trata de um motor Otto, mas sim um motor de ciclo Atkinson e que quem é o principal responsável pela locomoção é um dos 2 motores eléctricos que o Prius tem.

          Comentário


            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
            Já agora, muito importante é sabermos qual é o carro, ano, kms, etc. Isto se quiseres revelar.

            Por exemplo o FAP tanto é muito problemático (os primeiros Mazdas por exemplo) como nem chateia muito como em muitos carros mais recentes.

            Bimassa é algo relativamente caro de substituir e é transversal a qualquer diesel minimamente recente. Os que têm FAP têm certamente bimassa.

            Mas também importante perceber que nem todos vão ceder aos 100k km, alguns aguentam mais de 200k km.

            O mesmo para os turbos. Há turbos que rebentam antes dos 100k km, mas isso ou é de muita escáfia ou então é um problema crónico como nos 320d E90 ali entre 2005 e 2006. Um turbo de um motor com boa manutenção e algum cuidado é suposto durar uns 250k km ou algo do género.

            Eu acho que há aqui muito pessimismo, ou então tenho tido sorte nos carros que me passam pelas mãos. Digamos que deve ajudar serem dois motores de fiabilidade comprovada, e um deles até tem FAP.


            Para mim um dos maiores defeitos destes plug-in é a condução em si que é muito desinteressante, mas isto sou eu. Não duvido que para quem faça muito pára-arranca estes conjuntos, como aliás qualquer carro automático minimamente bom, tenham um muito melhor conforto de utilização que basicamente qualquer carro manual, mas pelo menos para mim e para muita gente pára-arranca representa 5% dos kms totais, se tanto.

            Tal como não duvido do custo por km interessante em cidade e/ou vias rápidos e EN. Já em AE esqueçam, a 150 estes carros passam a só contar com o motor térmico e a somar a isso a estas velocidades já vão em grande esforço. A estas velocidades menos de 8/9l deve ser mentira.

            Claro que me vão dizer que estou louco, mas a verdade é que o dono deste tipo de carro não faz dezenas e centenas de kms em AE a ritmos verdadeiramente acima da média, até porque ficaria logo doente com os valores no CB.


            Aconselho este canal do youtube a quem se interessa por consumos no geral, nomeadamente em estrada aberta a diferentes velocidades.

            https://www.youtube.com/user/guitigefilmpjes/videos
            É uma carrinha Octavia de finais de 2009 e tem neste momento 153 000km. Eu sei que é normal os fap rebentarem e os egr´s e por aí fora, e as pessoas já verem isso como "normal", e acharem que eu até tenho "sorte" (e perante o cenário também já eu começo a achar isso), mas eu acho que essa é uma maneira errada de ver as coisas. Para mim não tem lógica pagar menos a nível de combustível e ter de usar filtros e filtrinhos para cumprir normas europeias que as marcas não conseguem cumprir "legalmente" e depois cravam-nos estas contas. Peças como estas, que têm como principal objectivo preservar a saúde de todos, não deveriam ser utilizadas de uma forma tão escandalosa para as marcas fazerem milhões todos os dias. Afinal de contas, estamos a falar da saúde de todos nós e das gerações vindouras.

            A mim nem me chateiam muito avarias de motores ou revisões, acho que são relativamente comuns. Este tipo de coisas deixam-me lixado porque por aqui se percebe bem o grande negócio que o diesel é... para as marcas.

            Não acredito que um carro a diesel que ande muito ou regularmente em cidade não acabe prematuramente sem fap, egr e sem volante bimassa, coisas se calhar até evitáveis se as marcas investissem em investigação a sério e fizessem realmente motores menos poluentes, que vibrassem menos, etc. Assim limitam-se a pôr filtros que eles sabem ter um prazo de vida curto, principalmente para quem faz cidade, e siga para bingo.

            Acredita quando eu digo que pessoalmente nem me chateiam muito aqueles problemas normais dos carros. Agora este tipo de coisas considero-as extremamente "desleais". E tenho a certeza que a grande maioria das pessoas que faz 50 kms por dia e tem carros a diesel, basta ter uma destas contas para pagar e lá se vai a economia do diesel.

            Como eu digo, cada caso é um caso. O outro dia estava a fazer contas e basta uma pessoa fazer menos uns míseros 15 km por dia (que é algo que algumas vezes podemos aprender a gerir) para chegarmos ao final do ano com menos 5000 km feitos, e por exemplo passarmos de 20 000 para 15 000 km anuais. É uma diferença muito grande.

            Compreendo que o diesel pode compensar a quem anda muitos kms por ano, principalmente em AE a velocidades altas, e que a condução até seja mais excitante que um híbrido. Mas arriscando, creio que essa não é a situação da esmagadora maioria da população portuguesa. Somos um país pequeno, com velocidade máxima limitada, e culturalmente pouco receptivos a ter um trabalho muito longe de casa. É comum na Alemanha um tipo entrar no AE de manhã, meter-se a 150 km/h e fazer 100 km em 45 minutos. E à tarde a mesma coisa. Depois chega-se ao final do ano e claro, fazem 40 ou 50 000 km. Talvez não seja coincidência o facto das marcas alemãs apostarem tanto no diesel...

            Em Portugal, quando eu digo que faço 20 e poucos mil km por ano as pessoas dizem-me "fogo, tanto?". E isto é real, pessoas com carros a diesel. E eu encolho os ombros.

            Por aqui se vê logo muita coisa...

            Comentário


              Deduzo que seja uma carrinha Octavia 1.6 TDi e a tenhas comprado nova. Já agora quanto te custou?
              Só para termos termo de comparação com o preço do Prius em novo tb?

              Comentário


                Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                Em autoestrada não são nenhuns bichos papões. Em viagens curtas ando devagar, 120/40. Em viagens medias (acima de 20 km de autoestrada é cc para 140/150 e siga) viagens longas é o que calhar).

                À volta de 140 ainda se faz umas medias jeitosas, se nao houverem subidas ingremes e se nao andarmos a fazer ultrapassagens mais bruscas fica-se facilmente nos 5.0.

                O oposto é vir com o cc para 160 e ainda fazer ultrapassagens com ganho rapido de velocidade em subidas (É onde da mais gosto ultrapassar, porque a descer todos andam) e media final de 6,9.

                Assusta assim tanto? No meu disel 1.4 D4D nao conseguia conduzir da mesma forma, porque perdia velocidade em algumas das subidas e nao conseguia fazer as mesmas ultrapassagens mas a conduzir o mais perto possivel disso faz medias semelhante, claro que o gasoleo é mais barato, mas é so por ai que podem pegar...

                No meu antigo 2.0 Mazda, conseguia fazer o mesmo tipo de condução, só que a media já subia para valores à volta dos 10L.

                Um disel tentencialmente ganha em autoestrada porque o gasoleo é mais barato, nada mais...
                Estás a falar de que Prius ? É que um 2G é bem diferente de um 3G que é bem melhor em tudo, no que se incluí consumos, nomeadamente em AE.

                Eu não gosto de estar a duvidar de vocês, mas esses 5.0 a 140 parece-me muito otimista. Se me disseres algo mais concreto como entre a entrada de AE A e a B meti CB a zeros fiz uma v. média de x e média de consumo de y ok, agora assim fica muito complicado discutir estas questões.

                Sempre que leio reviews, mesmo deste Prius 3G, toda a gente diz sempre que em AE a andar bem o carro começa a sair da zona de conforto e muitos diesel batem esse consumo.

                Ora fazer melhor que 5.0 a 140 parece-me impossível, portanto algo bate mal.

                O mesmo para 6.9 a 160 com acelerações em subidas, não conheço nenhum diesel que faça isso assim do pé para mão, quanto mais melhor.

                Mais uma vez, algo bate mal...

                Mas isto neste fórum eu fico sempre de pé atrás com os consumos que a malta fala porque o consumo feito raramente bate certo com a descrição feita...



                Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                Errado, muito errado...Para já podia começar a mencionar que a velocidade máxima em AE é 120..mas esqueçamos esse pequeno pormenor e passemos aos mais importantes:

                1º - Completamente mentira e errado quando dizes que os carros contam só com o motor térmico a essas velocidades. Como já foi aqui dito por alguém que quis aprender e percebeu, a rotação do motor térmico e a velocidade que se vai não tem nenhuma relação. A única relação que existe é entre o MG2 (Motor Gerador 2) e as rodas, que são proporcionais, já que o MG2 é o único responsável pelo locomoção.

                2º - Completamente errado quando dizes que vai em grande esforço. O prius está limitado a 180km/h apenas por questões de protecção do MG2, que tem uma rotação máxima possível e nunca por falta de potência. Já fiz a A24 (Vila Real - Viseu) onde apanhas umas valentes subidas e deixei muito carro para trás, sendo que o Prius fez as subidas a 150km/h e era como nada se passasse.

                3º - Completamente errado quando falas dos 8/9l...Já uma vez fiz do Algarve (zona de S. Bartolomeu de Messines) até à zona de Alcácer do Sal, sempre entre os 140, 150 e a média final máxima que vi foi 5.8l.

                Tu e muita gente, como não sabe como é o sistema PSD do Prius, esquecem-se de muitos pormenores, como por exemplo o facto de que não se trata de um motor Otto, mas sim um motor de ciclo Atkinson e que quem é o principal responsável pela locomoção é um dos 2 motores eléctricos que o Prius tem.
                Primeiro muito do que para aí dizes eu já sabia, mas ok. Em lado nenhum eu falei em motor otto, até porque sei muito bem que é o ciclo Atkison, eu falei em motor térmico.

                Também sei perfeitmaente que os 180 são de um limitador, no entanto caso esgotes as baterias, o que é mais que possível em AE a puxar um bocado, ficas com um motor térmico de 98cv, portanto mesmo sem limitador não ias muito além de 180 reais em plano. Talvez 185 mas nem 190 reais em plano faria.

                5.8 de média, e que v. média fizeste ? Para mim andar minimamente bem em AE é equivalente a ter v. médias no CB acima de 130, que é equivalente a andar quase sempre entre 140 e 150 com um ou outro abrandamento. E já nem digo fazer ritmos de 180/200 que isso é uma ofensa por aqui.

                Acredito que deixes alguns carros para trás quando tens a potência total combinada, mas e depois, eu não disse que o Prius é lento. Aliás em PT em que 90% dos carros são charutos é fácil o Prius não ser dos mais lentos, depois vais aos states e apesar de haver muitos Prius é do mais lento que por lá se vende.

                Por fim o argumento da velocidade máxima ser 120 só serve mesmo para a malta dos Prius poder dizer que ninguém os bate em consumos porque sabem que a velocidades decentes em AE lá se vai esses valores tal como lá se vai alguma tranquilidade porque o motor vai em modo aspirador, mais outra coisa que a malta dos Prius se esquece.

                Se o carro cumpre tudo o que querem fixe, aliás é um carro muito bem pensado e que no habitat certo é imbatível, mas não façam dele um bom carro para toda a gente porque para muitos, como eu, não convence.


                Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                É uma carrinha Octavia de finais de 2009 e tem neste momento 153 000km. Eu sei que é normal os fap rebentarem e os egr´s e por aí fora, e as pessoas já verem isso como "normal", e acharem que eu até tenho "sorte" (e perante o cenário também já eu começo a achar isso), mas eu acho que essa é uma maneira errada de ver as coisas. Para mim não tem lógica pagar menos a nível de combustível e ter de usar filtros e filtrinhos para cumprir normas europeias que as marcas não conseguem cumprir "legalmente" e depois cravam-nos estas contas. Peças como estas, que têm como principal objectivo preservar a saúde de todos, não deveriam ser utilizadas de uma forma tão escandalosa para as marcas fazerem milhões todos os dias. Afinal de contas, estamos a falar da saúde de todos nós e das gerações vindouras.

                A mim nem me chateiam muito avarias de motores ou revisões, acho que são relativamente comuns. Este tipo de coisas deixam-me lixado porque por aqui se percebe bem o grande negócio que o diesel é... para as marcas.

                Não acredito que um carro a diesel que ande muito ou regularmente em cidade não acabe prematuramente sem fap, egr e sem volante bimassa, coisas se calhar até evitáveis se as marcas investissem em investigação a sério e fizessem realmente motores menos poluentes, que vibrassem menos, etc. Assim limitam-se a pôr filtros que eles sabem ter um prazo de vida curto, principalmente para quem faz cidade, e siga para bingo.

                Acredita quando eu digo que pessoalmente nem me chateiam muito aqueles problemas normais dos carros. Agora este tipo de coisas considero-as extremamente "desleais". E tenho a certeza que a grande maioria das pessoas que faz 50 kms por dia e tem carros a diesel, basta ter uma destas contas para pagar e lá se vai a economia do diesel.

                Como eu digo, cada caso é um caso. O outro dia estava a fazer contas e basta uma pessoa fazer menos uns míseros 15 km por dia (que é algo que algumas vezes podemos aprender a gerir) para chegarmos ao final do ano com menos 5000 km feitos, e por exemplo passarmos de 20 000 para 15 000 km anuais. É uma diferença muito grande.

                Compreendo que o diesel pode compensar a quem anda muitos kms por ano, principalmente em AE a velocidades altas, e que a condução até seja mais excitante que um híbrido. Mas arriscando, creio que essa não é a situação da esmagadora maioria da população portuguesa. Somos um país pequeno, com velocidade máxima limitada, e culturalmente pouco receptivos a ter um trabalho muito longe de casa. É comum na Alemanha um tipo entrar no AE de manhã, meter-se a 150 km/h e fazer 100 km em 45 minutos. E à tarde a mesma coisa. Depois chega-se ao final do ano e claro, fazem 40 ou 50 000 km. Talvez não seja coincidência o facto das marcas alemãs apostarem tanto no diesel...

                Em Portugal, quando eu digo que faço 20 e poucos mil km por ano as pessoas dizem-me "fogo, tanto?". E isto é real, pessoas com carros a diesel. E eu encolho os ombros.

                Por aqui se vê logo muita coisa...
                É certamente uma Octavia 1.6 TDi, e logo dos primeiros 1.6 TDi. Comprar um carro com um motor acabado de estrear é sempre um grande tiro no escuro e algo que eu não faria.

                Eu tenho quase 110k km com um Ibiza 2.0 TDi 143cv CR de 2010 e o único stress que deu foi um sensor do FAP. €100 na marca já com a MO.

                De resto até ver FAP, bimassa, turbo etc. tudo tranquilo. Bater na madeira não vá amanhã dar raia, mas até ver é isto.

                Este motor teve uma altura em que fazia bastante cidade e percursos curtos, sim é estúpido um carro destes com FAP fazer isto, mas não foi opção minha até porque na altura eu andava com outro carro. De resto a maioria dos kms, nomeadaemnte a partir dos 30k km foram com muita EN, AE, vias rápidas "IC" à volta de grandes centros urbanos e alguma cidade, mas sempre pouca verdadeira cidade e sempre muito pouco pára-arranca. Ah e muito raramente faço menos de 6km seguidos. Aliás normalmente nem menos de ~16km seguidos o carro faz.

                Percebo o que dizes, e percebo que a nossa experiência pessoal é o que mais conta, mas a minha experiência, até ver, não é tão dramática.

                Se tivesses comprado, supondo, uma Audi A4 Avant 2.0 TDi na mesma altura aposto que não terias tido nem metade dos stresses. Não discuto sequer a diferença de preços das duas, que é enorme, falo apenas das mecânicas em si.

                No entanto se tiver os stresses todos que enumeras sou o primeiro a dar o braço a torcer e a dizer que "lá se vai a poupança toda", mas mesmo isso é preciso ser quantificado pois mesmo que um otto equivalente não dê raia no FAP (porque nem sequer tem) nem no bimassa ainda há muita coisa que pode ser problemas. Nem é preciso ir mais longe, no grupo VAG os 1.4 TSi tem sido uma dor de cabeça, mesmo sem terem FAP...

                Conclusão, eu não olho para isto como diesel vs otto vs híbrido, cada caso é um caso, cada carro é um carro e nada como saber muito bem a fiabilidade do que vamos comprar.

                Não faz milagres, mas fazer o trabalho de casa é sempre essencial para reduzir as probabilidades de ter problemas.

                Queres um exemplo de um motor que infelizmente, em termos de fiabilidade digo, já não se faz ? 1.9 TDi 130cv.

                Audi A4 Avant PD130 de 2004, salvo erro tem quase 220k km, nunca levou EGR, nem bimassa, nem turbo nem nada de motor. FAP nem sequer tem.

                Portanto isto cada caso é um caso é há exemplos bons e maus de vários lados.

                Tal como nos híbridos já houve gente com stresses com baterias a berrar prematuramente. É como tudo, é preciso investigar bem o que as pessoas vão dizendo porque a maioria das pessoas nunca quer dar parte fraca do que comprou deu raia, ainda para mais em algo da dim€nsão de um automóvel.



                Tenho um tio que viveu 20 anos na Alemanha (agora por acaso até voltou para lá, mas não é definitivo) e ele trabalhava precisamente a cerca de 100km do trabalho. Mas claro que depois era AutoBahn a andar bem para um lado e para outro.

                Tanto que ele em PT mete-se a andar sempre a fundo com alguma frequência
                Editado pela última vez por ClioIIIRS; 26 June 2015, 16:24.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                  Deduzo que seja uma carrinha Octavia 1.6 TDi e a tenhas comprado nova. Já agora quanto te custou?
                  Só para termos termo de comparação com o preço do Prius em novo tb?
                  Essa comparação nunca é justa nem para um lado nem para o outro, visto ter imensas variantes por onde podemos "pegar". Eu na altura creio que dei 25 300€ pela minha carrinha. Mas... e se tivesse comprado um segmento c diesel a 35 000€? Já viste o barrete ainda maior que tinha levado? Ou se pelo contrário, tivesse comprado um Dacia Logan por menos de 20 000€? Aí o diesel seguramente saíria mais barato.

                  Depois temos coisas como a desvalorização... só a título de exemplo, uma Octavia Elegance 1.6 tdi de 2011/2012 anda no Stand Virtual a vender entre os 12 e 14 mil euros. Um Lexus CT 200 h dos mesmos anos vende-se entre os 18 e 21 000€, o mesmo de um Audi A3 1.6 tdi dos mesmos anos...

                  Aliás, se formos também analisar o mercado dos novos, um Golf 1.6 Tdi novo Highline custa por exemplo mais do que um Lexus Ct 200h, e um Octavia "só" mil euros a menos.

                  Ou seja, um carro generalista a diesel do segmento C custar 29 000€ é algo relativamente normal nos dias de hoje.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                    É certamente uma Octavia 1.6 TDi, e logo dos primeiros 1.6 TDi. Comprar um carro com um motor acabado de estrear é sempre um grande tiro no escuro e algo que eu não faria.

                    Eu tenho quase 110k km com um Ibiza 2.0 TDi 143cv CR de 2010 e o único stress que deu foi um sensor do FAP. €100 na marca já com a MO.

                    De resto até ver FAP, bimassa, turbo etc. tudo tranquilo. Bater na madeira não vá amanhã dar raia, mas até ver é isto.

                    Este motor teve uma altura em que fazia bastante cidade e percursos curtos, sim é estúpido um carro destes com FAP fazer isto, mas não foi opção minha até porque na altura eu andava com outro carro. De resto a maioria dos kms, nomeadaemnte a partir dos 30k km foram com muita EN, AE, vias rápidas "IC" à volta de grandes centros urbanos e alguma cidade, mas sempre pouca verdadeira cidade e sempre muito pouco pára-arranca. Ah e muito raramente faço menos de 6km seguidos. Aliás normalmente nem menos de ~16km seguidos o carro faz.

                    Percebo o que dizes, e percebo que a nossa experiência pessoal é o que mais conta, mas a minha experiência, até ver, não é tão dramática.

                    Se tivesses comprado, supondo, uma Audi A4 Avant 2.0 TDi na mesma altura aposto que não terias tido nem metade dos stresses. Não discuto sequer a diferença de preços das duas, que é enorme, falo apenas das mecânicas em si.

                    No entanto se tiver os stresses todos que enumeras sou o primeiro a dar o braço a torcer e a dizer que "lá se vai a poupança toda", mas mesmo isso é preciso ser quantificado pois mesmo que um otto equivalente não dê raia no FAP (porque nem sequer tem) nem no bimassa ainda há muita coisa que pode ser problemas. Nem é preciso ir mais longe, no grupo VAG os 1.4 TSi tem sido uma dor de cabeça, mesmo sem terem FAP...

                    Conclusão, eu não olho para isto como diesel vs otto vs híbrido, cada caso é um caso, cada carro é um carro e nada como saber muito bem a fiabilidade do que vamos comprar.

                    Não faz milagres, mas fazer o trabalho de casa é sempre essencial para reduzir as probabilidades de ter problemas.

                    Queres um exemplo de um motor que infelizmente, em termos de fiabilidade digo, já não se faz ? 1.9 TDi 130cv.

                    Audi A4 Avant PD130 de 2004, salvo erro tem quase 220k km, nunca levou EGR, nem bimassa, nem turbo nem nada de motor. FAP nem sequer tem.

                    Portanto isto cada caso é um caso é há exemplos bons e maus de vários lados.

                    Tal como nos híbridos já houve gente com stresses com baterias a berrar prematuramente. É como tudo, é preciso investigar bem o que as pessoas vão dizendo porque a maioria das pessoas nunca quer dar parte fraca do que comprou deu raia, ainda para mais em algo da dim€nsão de um automóvel.
                    Caro amigo, eu até "hoje" também não tinha tido stresses nenhuns, e vou com quase 155 000 kms. Aliás, o mecânico andou com o carro durante um dia e disse que de motor está impecável, agora que é normal os "periféricos" começarem a berrar entre os 150/200 000, independentemente da marca. Principalmente em carros que costumam andar no pára-arranca e em cidade.

                    Se fosse um Audi 4 não tinha estes stresses? Não sei, mas aqui não posso falar com nenhumas certezas. Até porque o problema não é do motor em si (muito pelo contrário) e aqui até temos um exemplo de um Audi (neste caso de 3) que já estoirou 3 volantes bimassa em 100 000 km. E depois, e como tu bem referes, o preço não tem nada a ver. É para cima de 10 000€ de diferença.

                    Eu também não tenho nenhum interesse em fazer lutas de diesel vs não sei mais o quê. Falo apenas da minha experiência como consumidor. A mim essencialmente o que me interessa é algo fiável e de baixos custos a nível de manutenção. E a sensação com que estou é que o diesel acaba por ser um grande engodo. Não sempre, claro. O resto passa-me um bocadinho ao lado.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                      Eu na altura creio que dei 25 300€ pela minha carrinha.
                      O que interessa para ser justa a comparação foi o que tu compraste e pagaste pela Octavia em fins de 2009 e quanto custava um Prius na Altura
                      Não me admirava nada que a diferença para um Prius nessa altura fosse na casa de pelo menos 7000€.

                      O titulo desde tópico é " porque não se vende mais carros - Toyota Prius.

                      Eu tenho duas abordagens em relação a este tema.
                      Nem vou abordar a questão estética....

                      1º Quem vê estas coisas do ponto de vista económico e equaciona ou equacionava à data da tua compra um carrito novo do segmento C (de boas dimensões e boa bagageira) ao qual poderia chegar, apontava quase sempre como budget em redor dos 25K euros.
                      Ora à partida o Prius custando os tais pelo menos 7000€ a mais ficava logo fora da equação.

                      2º Quem vê isto dos carros mais do ponto de vista da emoção e performance, envolvência de condução, handling, etc, mesmo que vá gastar mais ainda do que custa um Prius, nunca sequer este se lhe afigura como uma mera hipótese no seu horizonte.
                      Editado pela última vez por Gavela; 26 June 2015, 16:51.

                      Comentário


                        Já agora a Toyota com o Auris veio combater um bocadinho esse mal do Prius (ser caro) e tem a mesma tecnologia a um preço mais acessível e mais comparável com os rivais a diesel de outras marcas.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                          Estás a falar de que Prius ? É que um 2G é bem diferente de um 3G que é bem melhor em tudo, no que se incluí consumos, nomeadamente em AE.
                          Estou a falar de um Auris Touring Sports com pneus 225 45 R17. 5.0 entre 120/140 dou-te exemplos de braga -> porto. Normalmente não faco reset ao CB, mas se entro na autoestrada com 5,2 e saio com 5,0 ou até 4,8 não vou ser picuinhas a fazer contas.

                          Se meter nacionais ao barulho entao é que desce, por exemplo Porto-Amares, sendo que de braga até amares foram nacionais fiz 4,0.

                          O caso que dei dos CC a 160, foi atestar na bomba a 200mts da A3, entrar na autoestrada, porto -> lisboa ; Lisboa -> Porto na saida das portagens estava nos referidos 6,9.

                          Sobre o prius, quando nao percebia nada desta tecnologia fiz lisboa porto porto lisboa a experimentar o carro, ritmos mais lentos mais mal conduzido fez 6,0. Isto quando conduzi pela primeira vez um hibrido...

                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                          Eu não gosto de estar a duvidar de vocês, mas esses 5.0 a 140 parece-me muito otimista. Se me disseres algo mais concreto como entre a entrada de AE A e a B meti CB a zeros fiz uma v. média de x e média de consumo de y ok, agora assim fica muito complicado discutir estas questões.
                          É sempre complicado referir medias, pois eu posso fazer a viagem a mesma media de velocidade, com consumo mais baixo ou mais alto. O exemplo que dei dos 6,9 foi sem me preocupar com consumos.


                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                          Sempre que leio reviews, mesmo deste Prius 3G, toda a gente diz sempre que em AE a andar bem o carro começa a sair da zona de conforto e muitos diesel batem esse consumo.
                          É fora da zona de conforto, e muitos disel batem o custo, não propriamente o consumo.. O nao saber conduzir o hibrido provoca medias mais altas que o esperado.

                          Comentário


                            Boas,

                            Não li o tópico todo, mas venho por aqui falar do que me foi dito
                            pela Toyota, a quando da possível compra de um Prius em 2010.

                            Acontece o seguinte, a minha empresa da-me uma lista de carros
                            para escolher, todos da Classe Familiar pequeno, dos que me lembro agora
                            eram Golf, Astra, Focus, Megane, e o Prius. Os carros em comprados a
                            Leasing pela empresa, e eu so pagava o combustível, dai que a maioria eram
                            Diesel, ja que era a escolha de todos na empresa. Não conhecia o Prius, alias,
                            dos que conhecia era o Golf, já que tive um Golf III TDI quando era mais novo.

                            Fiquei desconfiado do Prius, por ser a gasolina, não queria ser sócio da Galp.

                            Mente aberta e foi-me informar de todos, li muito pela net, e ia sempre chatear
                            os stands com perguntas que me lembrava.

                            Infelizmente, na Toyota, pouco me sabiam dizer do carro, puxavam um bocado
                            para o Auris 1.4 Diesel, mas os 90cv em comparação com os 100cv de todos os
                            outros deixavam-me de pé atrás, e não fazia parte das escolhas da empresa, logo
                            tinha de pedir autorização para tal carro o que não queria, afinal era so um carro
                            de empresa, nao era para mim, era para usar durante 2 anos e entregar, desde
                            que fosse poupado, fiável já que fazia quase 70.000km por ano, tivesse AC, Cruise Control,
                            e Bluetooh, estava bom para mim.

                            O vendedor da Toyota, não me soube responder a nada, só pedia desculpas mas não sabia
                            muito sobre o Prius, o que estranhei, ainda mais o carro era recente, tinha saído à pouco tempo.

                            Marcaram-me reunião com o departamento comercial da Salvador Caetano, importador da Toyta,
                            para me esclarecerem as duvidas que tinha, que era praticamente sobre o sistema híbrido,
                            perguntas para mim simples de alguém que trabalha num stand responder, como:

                            - Duração das baterias.
                            - Custos de reparação e tempo de imobilização.
                            - Fiabilidade do sistema.
                            - Gastos no mundo real.
                            - Como colocava o carro em funcionamento sem motor de arranque como tinha lido na net.

                            Bom, na reunião explicaram-me tudo, e foi isto mais ou menos dito:

                            A duração das baterias tem 10 anos de garantia, e conseguem fazer 300.000km, a própria
                            Toyota provou isso nos seus testes. Há vários carros com essa km e ate mais, sem qualquer
                            intervenção nas baterias. Não há registo, em Portugal, de algum Prius que tenha tido
                            intervenção no sistema híbrido, portanto o índice de falhas em Portugal, pelo que me foi dito,
                            é de 0%. O custo, não há nada garantido, mas pelas baterias foi me dado o valor de 3500€,
                            disseram que as baterias funcionam por células, e há 38 salvo erro no sistema de baterias do Prius
                            e apesar de ser possível e haver noutros países quem só mude as células desgastadas, a Toyota
                            nao aconselha e prefere mudar tudo. Tem autorização também, para, em caso de revisões
                            sempre na marca, comparticiparem a mudança de baterias.

                            Foi me cedido depois um Prius, Sport salvo erro, preto com jantes de 17, fiz-lhe 2000km numa semana,
                            media de 3.7L sempre em nacionais dentro dos limites, ja que multas de excesso de velocidade em carros
                            de empresa, podem levar ao despedimento, logo temos imenso cuidado com isso, os nosso ja sao outros 20.

                            Quando me decidi pelo carro, afinal a empresa queria Familiares Médios, e nas escolhas como havia
                            uma Avensis 2.0 Diesel, foi a escolha logo. De 2010 fiquei ate final de 2014, fiz-lhe 302.000km, zero problemas,
                            revisões de 15 em 15.000km sempre na marca. Apesar de tudo, ja notava um grande consumo de óleo,
                            nao conseguia fazer 15.000km sem meter mais 1L, isto a partir dos 260.000km e 3 anos.
                            E ainda bem que fui para a Toyota, porque um colega escolheu uma Passat de 2010,
                            ficou sem turbo. Um outro foi uma Insignia que aos 130.000km teve
                            mesmo de levar um motor novo, era uma 2.0 também. O mais grave, foi uma Peugeot 508 2.0 Diesel, de
                            2012, a carrinha nao consegui fazer mais de 120.000km, foi Filtro de Partículas, Turbo, uma válvula
                            de circulação de gases (acho que se chama assim), injectores todos novos, e estava constantemente a entrar
                            em modo segurança. A solução para a Peugeot, ja era motor novo também, decidiu-se mudar para uma
                            Mazda 6 de 2014, 2.2 Diesel, ate agora... esta a ser fiável, tem a ultima vez que vi, 38.000km.

                            Comentamos muito um caso que tivemos, de uma Passat 1.9 Diesel, que fez 700.000km sem muitos problemas,
                            so grande consumo de óleo para o final, duvidamos que algum carro moderno, consiga fazer tais km sem problemas.
                            É pena.

                            A minha mulher tem neste momento o meu ex-carro, que é um 206 GTI 1.6, ja com 220.000km, e ja acusa a idade,
                            a caixa ja tem grande folga e penso em meter uma nova, tenho de lhe mudar amortecedores, distribuição, pneus,
                            discos e pastilhas, estofar o banco do condutor e volante, o ecra do radio já não tem quase letras, e o conta-rotações
                            trabalha quando quer. Estou seriamente a pensar num Auris Hibrido, mas dos primeiros, não é dos mais recentes. Vamos
                            ver...


                            Desculpem o testamento, so queria contar a minha historia e ajudar nalguma coisa.

                            Cumps a todos

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                              E

                              Primeiro muito do que para aí dizes eu já sabia, mas ok. Em lado nenhum eu falei em motor otto, até porque sei muito bem que é o ciclo Atkison, eu falei em motor térmico.

                              Também sei perfeitmaente que os 180 são de um limitador, no entanto caso esgotes as baterias, o que é mais que possível em AE a puxar um bocado, ficas com um motor térmico de 98cv, portanto mesmo sem limitador não ias muito além de 180 reais em plano. Talvez 185 mas nem 190 reais em plano faria.

                              5.8 de média, e que v. média fizeste ? Para mim andar minimamente bem em AE é equivalente a ter v. médias no CB acima de 130, que é equivalente a andar quase sempre entre 140 e 150 com um ou outro abrandamento. E já nem digo fazer ritmos de 180/200 que isso é uma ofensa por aqui.

                              Acredito que deixes alguns carros para trás quando tens a potência total combinada, mas e depois, eu não disse que o Prius é lento. Aliás em PT em que 90% dos carros são charutos é fácil o Prius não ser dos mais lentos, depois vais aos states e apesar de haver muitos Prius é do mais lento que por lá se vende.

                              Por fim o argumento da velocidade máxima ser 120 só serve mesmo para a malta dos Prius poder dizer que ninguém os bate em consumos porque sabem que a velocidades decentes em AE lá se vai esses valores tal como lá se vai alguma tranquilidade porque o motor vai em modo aspirador, mais outra coisa que a malta dos Prius se esquece.
                              Mais uma vez as tuas afirmações demonstram algum desconhecimento do sistema. Primeiro, o Prius raramente deixa esgotar a bateria. Para a esgotares, terias de ir sempre à velocidade máxima e sempre em subida.

                              Depois, essa de achares que vai em modo aspirador por ir a mais de 120, mais uma vez mostra desconhecimento do sistema. Ao contrário de outros carros, onde tens de esperar que ele suba lentamente de rotação até atingir a potência necessária, o Prius dá logo toda a potência. Tendo atingido a velocidade desejada, não é mais preciso manter essa potência, logo a rotação desce. Portanto, a rotação elevada apenas existe durante os instantes de necessidade de potência elevada imediata.

                              Comentário


                                @HighTorque mereces um like só pelo testamento ;)

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                  Caro amigo, eu até "hoje" também não tinha tido stresses nenhuns, e vou com quase 155 000 kms. Aliás, o mecânico andou com o carro durante um dia e disse que de motor está impecável, agora que é normal os "periféricos" começarem a berrar entre os 150/200 000, independentemente da marca. Principalmente em carros que costumam andar no pára-arranca e em cidade.

                                  Se fosse um Audi 4 não tinha estes stresses? Não sei, mas aqui não posso falar com nenhumas certezas. Até porque o problema não é do motor em si (muito pelo contrário) e aqui até temos um exemplo de um Audi (neste caso de 3) que já estoirou 3 volantes bimassa em 100 000 km. E depois, e como tu bem referes, o preço não tem nada a ver. É para cima de 10 000€ de diferença.

                                  Eu também não tenho nenhum interesse em fazer lutas de diesel vs não sei mais o quê. Falo apenas da minha experiência como consumidor. A mim essencialmente o que me interessa é algo fiável e de baixos custos a nível de manutenção. E a sensação com que estou é que o diesel acaba por ser um grande engodo. Não sempre, claro. O resto passa-me um bocadinho ao lado. 
                                  Tens razão, confundi problemas com indícios de vir a dar problemas 

                                  Se entre os 150 e 200k km cederem FAP, bimassa etc. já é bem chato. Apesar do FAP, pelo menos no manual do Ibiza 2.0 TDi CR, mencionar que deve ser verificado e possivelmente trocado aos 150k km. Espero que dure mais, ou então espero nessa altura já ter trocado de carro. Mas não por razões de falta de fiabilidade, razões pessoas nada a ver com este tópico.

                                  Essa do ser normal estes periféricos darem berro entre os 150k km e 200k km, qualquer que seja a marca/modelo, não creio. Talvez se fizerem mesmo muita cidade, mas nesse caso são carros que fazem poucos kms anuais e portanto demoram mais de 10 anos a chegar a esse ponto.

                                  Em teoria os carros modernos estão feitos para fazerem 10 anos ou 250k km sem problemas ditos graves. A mudança do FAP à partida é antes dos 250k km, mas um turbo, bimassa etc. é suposto chegar aos tais 250k km.

                                  Certezas destas coisas é impossível, mas para quem segue estas coisas o 2.0 TDi CR é de longe mais fiável que o 1.6 TDi, que além do que falas também dá problemas de injetores, e o teu sendo dos primeiros se ainda não deu há uma forte probabilidade de vir a dar raia.

                                  Agora claro que por mais fiável que um motor seja, sendo um turbo diesel moderno, nomeadamente se fizer muita cidade, é bem capaz de começar a ceder FAP, bimassa e afins, mas isso não há nada a fazer. Por mim nem teria um carro tão moderno, quem tem carros "pré-FAP" e pré IUC pós 06/2007 é que está bem na minha opinião.

                                  Uma A4 Avant dessas ficava por uns €15k a mais que a tua carrinha, não tem nada a ver claro, mas é um motor que há em carros mais baratos e foi só um exemplo mais pelo motor que pelo carro em si.

                                  Não diria que diesel é engodo, diria que diesel recente por si só já não é para qualquer tipo de condução/percurso, muito menos se for um motor que por si só já não é dos mais fiáveis.

                                  Se achas que a mudança a médio prazo para um híbrido te compensa quem sou eu para dizer que não, apenas acho que é preciso saber de que motor se fala.

                                  Infelizmente cada vez é mais complicado arranjar algo realmente fiável novo, isso é que me parece inegável.



                                  Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                  Estou a falar de um Auris Touring Sports com pneus 225 45 R17. 5.0 entre 120/140 dou-te exemplos de braga -> porto. Normalmente não faco reset ao CB, mas se entro na autoestrada com 5,2 e saio com 5,0 ou até 4,8 não vou ser picuinhas a fazer contas.

                                  Se meter nacionais ao barulho entao é que desce, por exemplo Porto-Amares, sendo que de braga até amares foram nacionais fiz 4,0.

                                  O caso que dei dos CC a 160, foi atestar na bomba a 200mts da A3, entrar na autoestrada, porto -> lisboa ; Lisboa -> Porto na saida das portagens estava nos referidos 6,9.

                                  Sobre o prius, quando nao percebia nada desta tecnologia fiz lisboa porto porto lisboa a experimentar o carro, ritmos mais lentos mais mal conduzido fez 6,0. Isto quando conduzi pela primeira vez um hibrido...

                                  É sempre complicado referir medias, pois eu posso fazer a viagem a mesma media de velocidade, com consumo mais baixo ou mais alto. O exemplo que dei dos 6,9 foi sem me preocupar com consumos.

                                  É fora da zona de conforto, e muitos disel batem o custo, não propriamente o consumo.. O nao saber conduzir o hibrido provoca medias mais altas que o esperado.
                                  Braga-Porto salvo erro desce  mas sim com pé leve a saber conduzir para consumos acredito que dê 5l baixos, mas a andar mais pelos 120 que pelos 140 certamente 

                                  Eu sinceramente os 4l em determinadas situações a trabalhar para os consumos parece-me mais "normal" que os 5l em AE a 120-140, mas isto dos 120-140 é relativamente vago. Por isso é que eu gosto de falar de médias com vel. médias a acompanhar.

                                  A 160 6.9l é muito bom para quem tem experiências destas coisas.

                                  Não duvido também que seja preciso saber conduzir um híbrido e que uma certa curva de aprendizagem.



                                  Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                  Mais uma vez as tuas afirmações demonstram algum desconhecimento do sistema. Primeiro, o Prius raramente deixa esgotar a bateria. Para a esgotares, terias de ir sempre à velocidade máxima e sempre em subida.

                                  Depois, essa de achares que vai em modo aspirador por ir a mais de 120, mais uma vez mostra desconhecimento do sistema. Ao contrário de outros carros, onde tens de esperar que ele suba lentamente de rotação até atingir a potência necessária, o Prius dá logo toda a potência. Tendo atingido a velocidade desejada, não é mais preciso manter essa potência, logo a rotação desce. Portanto, a rotação elevada apenas existe durante os instantes de necessidade de potência elevada imediata.
                                  Sim, não tenho conhecimento em primeira mão do Prius, mas de qualquer forma não respondes às minhas questões.

                                  Confundi com o HCH, esse vai mesmo em modo aspirador em demasiadas situações.

                                  De resto que vel. média fizeste nos tais 5,8 ? Isso é que são dados para analisar.
                                  Editado pela última vez por ClioIIIRS; 26 June 2015, 20:53.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post

                                    Sim, não tenho conhecimento em primeira mão do Prius, mas de qualquer forma não respondes às minhas questões.

                                    Confundi com o HCH, esse vai mesmo em modo aspirador em demasiadas situações.

                                    De resto que vel. média fizeste nos tais 5,8 ? Isso é que são dados para analisar.
                                    Não te respondi, porque o 2G (que é o meu modelo) não mostra a velocidade média, por isso a única coisa que posso dizer é que durante todo esse percurso fiz sempre entre os 140 e 150. Já foi no verão do ano passado, mas lembro-me perfeitamente que foi num dia que tive de ir ao Algarve e voltar no mesmo dia a partir de Linda-a-Velha. Lembro-me que para baixo fui pela A5, 25 de Abril, A2 até à Marrateca e depois fui para baixo pela N10 e IC1, sempre na casa dos 100/110 e cheguei a Portimão com 4.5

                                    Para cima, vinha com mais pressa e ainda quis dar um pulo à Comporta, de modo que no final da saída na A2 estava com esses 5.8.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                      O que interessa para ser justa a comparação foi o que tu compraste e pagaste pela Octavia em fins de 2009 e quanto custava um Prius na Altura
                                      Não me admirava nada que a diferença para um Prius nessa altura fosse na casa de pelo menos 7000€.

                                      O titulo desde tópico é " porque não se vende mais carros - Toyota Prius.

                                      Eu tenho duas abordagens em relação a este tema.
                                      Nem vou abordar a questão estética....

                                      1º Quem vê estas coisas do ponto de vista económico e equaciona ou equacionava à data da tua compra um carrito novo do segmento C (de boas dimensões e boa bagageira) ao qual poderia chegar, apontava quase sempre como budget em redor dos 25K euros.
                                      Ora à partida o Prius custando os tais pelo menos 7000€ a mais ficava logo fora da equação.

                                      2º Quem vê isto dos carros mais do ponto de vista da emoção e performance, envolvência de condução, handling, etc, mesmo que vá gastar mais ainda do que custa um Prius, nunca sequer este se lhe afigura como uma mera hipótese no seu horizonte.
                                      Compreendo o que dizes, e concordo, e muita gente terá pensado assim. E se a diferença em 2009 entre uma Octavia e um Prius era de 7000€, então este não era assim tão bom negócio e seguramente que não compensaria face a alguma despesa extra do diesel.

                                      Atenção que aqui tanto falo de híbridos como carros a gasolina. Acredito que se conseguem bons negócios a gasolina e que muito possivelmente darão menos chatices no futuro. Obviamente que também depende do tipo de condução. Mas falando por mim, 90% das vezes ando abaixo dos 120 km/h.

                                      E também concordo com o valor psicológico dos 25 000€. Aliás, neste segmento acho que existem dois valores: os 25 000€ e os 30 000€. Eu quando comprei a Octavia, 2 dias antes estive com os 2 pés dentro de um Qashqai +2, que custava precisamente 30 000€. O negócio só não foi para frente porque o vendedor insistiu em não me oferecer nem sequer os sensores de estacionamento. E eu enchi o saco e acabei por abortar o negócio. Já andava de olho na Octavia e acabei por poupar quase 5000€. Isto para te dar o meu exemplo, que se tivesse comprado o Qashqai teria na altura custado o mesmo de um Prius hoje em dia.


                                      Mas voltando aos híbridos, hoje em dia nem o Prius é o único híbrido nem os preços são os mesmos. Hoje uma carrinha Octavia 1.6 tdi bem equipada já custa quase 28 500€, enquanto um Prius não chega aos 30 000€. Um Golf 1.6 tdi highline custa mais do que um Lexus CT200h, que por sua vez é mais barato do que o Prius, e o Auris Híbrido é um carro bastante acessível e abaixo dos 25 000€.


                                      E da mesma maneira que os 7000€ a mais do Prius eram uma realidade há uns anos, continuo a dizer, de uma maneira ou outra, quem tem um diesel recente dificilmente chegar aos 200 000 km sem mudar o fap, volante bimassa, e correia de distribuição. No caso de um híbrido, isso nem existe. Além do motor de arranque, alternador, etc.


                                      Arrematando, eu até nem acho que me calhou o limão. Afinal de contas toda a gente parece achar normal. O que eu acho é que estes problemas do bimassa, fap, etc, no diesel estão tão banalizados que toda a gente acha isto absolutamente normal e nem faz contas. Só pensa nos 20 cêntimos quando vai encher o depósito.


                                      E mais, tenho um pressentimento que se calhar 70 ou 80% dos diesel usados que estão à venda com mais de 100 000km devem estar como o meu. Até pode não ser algo urgente (tal como o meu caso), mas é esperar uns meses ou eventualmente um ano e o próximo dono leva ali uma bela prenda.

                                      Comentário


                                        Fui ali espreitar os preços, e vejo uma Skoda Octavia Elegance (penso ser a versão mais alta da gama) a 25682€ preço chave na mão com pintura metalizada e despesas já incluidas:
                                        http://www.skoda-auto.pt/campanhas/campanhas/

                                        O Prius, mesmo indo para a versão intermédia a 3ª de 5, fica em 33315€ com pintura metalizada. (não sei se as despesa já estão incluidas).

                                        http://www.toyota.pt/new-cars/prius/...7-7dc4d50491d6

                                        7633€ de diferença.

                                        Comentário


                                          HighTorque: agora que falas na 508, tenho a impressão que a minha Octavia também levou uma válvula de circulação de gases aos 50 000 km, mas nem o mencionei como gasto porque foi na garantia (foi a 3 dias da garantia acabar). E também acabei por nem saber o que foi visto o carro estar com a mulher na altura e foi ela que o foi buscar e nem soube bem o que era. Mas disse que na Skoda lhe disseram na altura que era uma válvula qualquer do escape ou que fazia a circulação de gases.

                                          Comentário


                                            Existem muitas opções neste segmento e a pessoa terá de ver o que melhor se adequa a si, à sua utilização, percursos, kms anuais etc.
                                            Hoje em dia a malta não liga muito a comprar o típico carro do segmento C a gasolina 1.3-1.5 como se comprava nas década de 90.
                                            Mas por exemplo a minha irmã no fim de 2010 queria um carro bem equipado, espaçoso, grande mala e a gasolina, visto que faz apenas cerca de 9000km/ano e faz muita cidade e percursos curtos. Ainda pensou num Hibrido que para o tipo de utilização seria o que gastaria menos. Mas custando um Prius os tais mais de 32000€ e pagando um IUC de quase 200€ por ano, ela optou por um gasolina simples 1.4 100cv um Honda Civic Special Edition que custou 19900€ na altura e foi 12 mil e tal euros mais barato que um Prius.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                              Fui ali espreitar os preços, e vejo uma Skoda Octavia Elegance (penso ser a versão mais alta da gama) a 25682€ preço chave na mão com pintura metalizada e despesas já incluidas:
                                              http://www.skoda-auto.pt/campanhas/campanhas/

                                              O Prius, mesmo indo para a versão intermédia a 3ª de 5, fica em 33315€ com pintura metalizada. (não sei se as despesa já estão incluidas).

                                              http://www.toyota.pt/new-cars/prius/...7-7dc4d50491d6

                                              7633€ de diferença.
                                              Boas,

                                              Acho que devemos comparar o comparavel. Tive a ver o equipamento
                                              e a versao elegance do Octavia, que é a intermedia, consegue ter menos
                                              equipamento que a versao base do Prius, coisas como camara traseira
                                              de estacionamento, key less go, farois diurnos em led, banco com controlo electrico,
                                              nao existem no Octavia.

                                              Por isso, a diferença sera os 29.682€ para versao Break para os 29.785€ do Pruis com pintura
                                              metalizada.
                                              Com descontos, a diferença fica 4000€ a menos, o que nao quer dizer que a Toyota
                                              nao aplique tambem algum tipo de desconto, que pode reduzir a diferença.

                                              A diferença grande, existe, devido à politica agressiva de descontos da Skoda.

                                              E nao podemos, ignorar o facto do Prius ter um motor 1.8 e nao um 1.6, o que é
                                              penalizado no ISV ja que tem mais cilindrada, se nao, o preço ate seria menor que
                                              a Octavia, diria eu.

                                              Mas o Prius neste momento ja é um carro datado, projecto de 2010 enquanto a maioria
                                              da concorrencia, incluindo o proprio Auris, sao mais recentes, e isso nota-se claro na qualidade
                                              de construçao da viatura, que o Prius ja se torna pobrezinho. Nao sei se ira sair um novo,
                                              ainda nao li nada em relaçao a isso.


                                              Cumps a todos

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                Fui ali espreitar os preços, e vejo uma Skoda Octavia Elegance (penso ser a versão mais alta da gama) a 25682€ preço chave na mão com pintura metalizada e despesas já incluidas:
                                                http://www.skoda-auto.pt/campanhas/campanhas/

                                                O Prius, mesmo indo para a versão intermédia a 3ª de 5, fica em 33315€ com pintura metalizada. (não sei se as despesa já estão incluidas).

                                                http://www.toyota.pt/new-cars/prius/...7-7dc4d50491d6

                                                7633€ de diferença.
                                                Pois, estás a falar de uma promoção, algo temporário, não do preço de tabela... Faz lá isso com o Golf...

                                                Eu também compro uma Dacia Logan MCV a gasolina com start stop por 9990€, e pronto, afinal ganhei, a gasolina é que é mais barato. Ou compro um Skoda Rapid 1.2 tsi 105 cv Elegance em vez de um Audi A3 1.6 tdi por quase 32 000€. Mas não vale a pena entrarmos por aí, estamos a falar de coisas diferentes...

                                                Depois cuidado com os equipamentos. Não sei se o Prius será assim, mas o Lexus ct 200 mais barato é tão ou mais equipado do que um Golf Highline ou Octavia Elegance. Não lhe falta praticamente nada. Tem desde câmera traseira, espelhos rebatíveis, a/c automático, comandos no volante, bluetooth, hold hill, 8 airbags, etc. Até o banco do condutor é ajustável eletricamente...

                                                Aliás, os carros japoneses têm fama de ter um equipamento bastante completo e muitas vezes têm 4 e 5 níveis de equipamento separados por pequenos detalhes como jantes de 17" e vidros escurecidos. É um pouco idiota, mas costuma acontecer.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                  HighTorque: agora que falas na 508, tenho a impressão que a minha Octavia também levou uma válvula de circulação de gases aos 50 000 km, mas nem o mencionei como gasto porque foi na garantia (foi a 3 dias da garantia acabar). E também acabei por nem saber o que foi visto o carro estar com a mulher na altura e foi ela que o foi buscar e nem soube bem o que era. Mas disse que na Skoda lhe disseram na altura que era uma válvula qualquer do escape ou que fazia a circulação de gases.
                                                  Boas,


                                                  Penso que essa valvula se chame de EGR, pelo que tive a pesquisar.
                                                  No meu carro, mudei uma EGR pelo que me disse o mecanico, mas o carro
                                                  ja conta com quase 300.000km, tem se mostrado fiavel.

                                                  O que noto é que estes novos Diesel, sao cada vez mais complexos, so de
                                                  abrir o capot uma pessoa fica perdida no meio de tanta coisa, so plastico e fios.
                                                  A sua resistencia nao é muito grande, e os problemas sao frequentes.

                                                  Neste momento ando com um Qashqai 1.5 dCi de 2010 que me foi cedido, o carro tem
                                                  110.000km, andou pouco, so em cidade, e ja foi varias vezes à marca por falhar em baixas
                                                  rotaçoes. O problema: filtro de particulas. Aconselham a andar com o carro em AE para
                                                  passar, e realmente resolve, mas é temporario. Tenho algum receio de fazer viagens
                                                  mais longas em tal carro sou sincero.

                                                  Diesel para mim sao os mais antigos como o meu carro pessoa, os novos nao consigo
                                                  ter-lhes confiança.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    A Skoda Octavia tem os niveis de equipamento, Active, Ambition e Elegance, sendo este último o mais elevado e não o intermédio.

                                                    E o Prius base de entrada de gama, custa logo 30315€ com pintura metalizada.

                                                    Comentário


                                                      Boas,


                                                      Sendo assim, a versão base do Prius, corresponde ao mais
                                                      equipado Octavia. La esta, o Prius de origem, tem já bastante
                                                      equipamento, dai o seu preço. 30.000€ um carro com o nível de
                                                      equipamento do Prius, diria que é ja bastante bom.

                                                      A diferença entre o Octavia mais equipamento e o Prius,
                                                      sem descontos, nao chega a 1000€, diria que é bastante
                                                      aceitavel e dentro do normal.

                                                      Mas la esta, convém comparar sem descontos, ja que a
                                                      Toyota pode aplicar descontos depois na altura da compra,
                                                      e não como promoção.


                                                      Cumps

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por HighTorque Ver Post
                                                        Boas,


                                                        Sendo assim, a versão base do Prius, corresponde ao mais
                                                        equipado Octavia. La esta, o Prius de origem, tem já bastante
                                                        equipamento, dai o seu preço. 30.000€ um carro com o nível de
                                                        equipamento do Prius, diria que é ja bastante bom.

                                                        A diferença entre o Octavia mais equipamento e o Prius,
                                                        sem descontos, nao chega a 1000€, diria que é bastante
                                                        aceitavel e dentro do normal.

                                                        Mas la esta, convém comparar sem descontos, ja que a
                                                        Toyota pode aplicar descontos depois na altura da compra,
                                                        e não como promoção.


                                                        Cumps
                                                        Não vou estar a rebater, porque não conheço a fundo o equipamento, mas custa-me a crer que a versão base/entrada de um seja correspondente à mais alta de outro!
                                                        O Prius base trás umas jantes de 15" e nem um volante em pele tem...

                                                        Comentário


                                                          Boas,

                                                          De facto o que dizes é verdade, contudo, tem outros equipamentos que o Skoda pelo que vi não tem de série, como bancos eléctricos, câmara traseira, key less go...

                                                          De resto, de origem as diferenças são menos que as semelhanças, o Prius de origem já é bem equipado.

                                                          As jantes de 15, sou sincero, é algo que não me importa, conduzi o Prius com essas jantes e tendo em conta o preços dos pneus, menos consumo e estabilidade mais que aceitável... O look é mau, sem dúvida, é mais uma poupança.

                                                          Mas atenção, se calhar na concorrência há versões Diesel com equipamento semelhante a preços bem mais baixos que o Prius. Não digo que ele seja barato, mas já foi mais caro. Ou então a concorrência já foi mais barata.

                                                          Por outro lado, o Auris já tem preços mais honestos, a versão carrinha pelo que vi, começa nos 23.000€ e falo da versão Híbrida. Neste momento o Auris parece-me melhor proposta que o Prius no que toca a preço e equipamento, principalmente a versão carrinha do Auris.

                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por HighTorque Ver Post
                                                            Boas,

                                                            De facto o que dizes é verdade, contudo, tem outros equipamentos que o Skoda pelo que vi não tem de série, como bancos eléctricos, câmara traseira, key less go...

                                                            De resto, de origem as diferenças são menos que as semelhanças, o Prius de origem já é bem equipado.

                                                            As jantes de 15, sou sincero, é algo que não me importa, conduzi o Prius com essas jantes e tendo em conta o preços dos pneus, menos consumo e estabilidade mais que aceitável... O look é mau, sem dúvida, é mais uma poupança.

                                                            Mas atenção, se calhar na concorrência há versões Diesel com equipamento semelhante a preços bem mais baixos que o Prius. Não digo que ele seja barato, mas já foi mais caro. Ou então a concorrência já foi mais barata.

                                                            Por outro lado, o Auris já tem preços mais honestos, a versão carrinha pelo que vi, começa nos 23.000€ e falo da versão Híbrida. Neste momento o Auris parece-me melhor proposta que o Prius no que toca a preço e equipamento, principalmente a versão carrinha do Auris.

                                                            Cumps
                                                            Sim, é o que dizes neste post.

                                                            Pessoalmente não daria 30 e tal mil euros pelo Prius. Se estamos a falar de argumentos mais económicos e racionais dar 33 ou 34 mil já entra naquele campo do fetiche pessoal... por isso acredito que a grande percentagem das vendas do Prius será mesmo a versão de entrada abaixo dos 30 000€ (já muito bem recheada), tal como no Octavia é o 1.6 tdi.

                                                            Em relação às jantes de 15" penso exactamente como tu. Pelo preço e menor consumo não quereria outras, até porque a minha condução muito raramente ultrapassa os 120 km/h.

                                                            Em relação a outros modelos, podemos sempre dar muitos exemplos, uns a favor, outros contra. Por exemplo, temos um Octavia 1.2 tsi 105 cv Elegance por pouco mais de 23 000€ e um Audi A3 1.6 Tdi Sport por quase 32 000€. São 8500€ de diferença para carros que até sabemos partilharem plataformas...
                                                            Editado pela última vez por cjr; 27 June 2015, 06:44.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por HighTorque Ver Post
                                                              Nao sei se ira sair um novo,
                                                              ainda nao li nada em relaçao a isso.


                                                              Cumps a todos
                                                              O Prius de 4ª geração era para sair este ano, mas entretanto foi adiado, porque o "head master" da Toyota quer um design mais desportivo. Mas eles já andam por aí camuflados

                                                              Já agora, em 2009 deram-te um preço para as baterias, mas neste momento o preço é bem mais baixo: 1300€

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X