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Nissan Leaf e Renaut Zoe... Baterias alugam-se desde 79€ / mês !?!?

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    #91
    Já estive a fazer contas e não dá.
    14000 (já com o incentivo ao abate) + 5 anos * 79€ ~ 18500 €.
    Com as campanhas que há, por 10000 já compro um segmento B novo. Em 5 anos não gasto 8500 € em manutenção e gasolina.
    E, embora por fora até esteja bem conseguido (tirando os farolins), por dentro, que desgraça. Parece que se esqueceram de algumas partes e foram acrescentando conforme se lembravam.

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      #92
      Isto é tudo muito bonito mas estou a imaginar as pessoas em fila de espera numa área de serviço, à espera que o freguês da frente carregue a bateria do seu carro em 15 minutos. E se tivessem 2 pessoas à vossa frente, tinham de esperar 30 minutos.

      Ou passam a existir 4 ou 5 carregadores rápidos por posto de abastecimento, e uns 10 em cada área de serviço de autoestrada, ou então isto dos carros eléctricos não tem pernas para andar. O que é pena porque eu adorava ter um, servia perfeitamente para as minhas necessidades.

      Agora é preciso também pensar noutra coisa: quem é que paga a electricidade necessária para carregar uma bateria, num posto de abastecimento? Obviamente que alguém tem de pagar e esse alguém terá de ser o cliente. Não pode ser só carregar e andar.
      Por isso, os custos de carregamento, seja em casa ou num posto de abastecimento, aliados ao aluguer/compra de uma bateria e a sua fraca autonomia, tornam a solução inviável a curto prazo. Por agora vai sendo grátis carregar na rua, porque só existem meia dúzia de carros, mas daqui a poucos anos a coisa muda de figura.

      Comentário


        #93
        O número de carros eléctricos ainda não justifica mais que 1 posto, mas à medida que vão aumentando, também se vai aumentando o número de postos de carregamento.

        De certeza que o custo kWh continuará a ser mais baixo que o custo da gasosa por cada 100km.

        O custo de carregamento em casa já permite fazer 100km muito mais baratos que usando qualquer veículo de combustão, por isso não vejo onde está o problema..

        Comentário


          #94
          Os custos não vão manter-se como estão actualmente. À medida que forem havendo mais carros eléctricos em circulação, maior vai ser a necessidade de fazer carregamentos das baterias, e por isso a disponibilidade de energia eléctrica vai ser menor. Por isso o custo da energia eléctrica vai ter que aumentar para colocar um travão no consumo.
          Mas é ver para crer.

          Se as baterias dos carros fossem standard ou se vir a existir poucos tipos de baterias, isto pode vir a criar novos modelos de negócio, como a troca de baterias vazias por baterias carregadas. Com isto evitam-se os tempos de carga e a criação de filas de espera. Claro que isto só seria viável se uma bateria fosse levezinha e fácil de mudar por qualquer pessoa, como quem troca de bilha de gás...

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post

            Agora é preciso também pensar noutra coisa: quem é que paga a electricidade necessária para carregar uma bateria, num posto de abastecimento? Obviamente que alguém tem de pagar e esse alguém terá de ser o cliente. Não pode ser só carregar e andar.
            Por isso, os custos de carregamento, seja em casa ou num posto de abastecimento, aliados ao aluguer/compra de uma bateria e a sua fraca autonomia, tornam a solução inviável a curto prazo. Por agora vai sendo grátis carregar na rua, porque só existem meia dúzia de carros, mas daqui a poucos anos a coisa muda de figura.

            Desconheço os custos, mas existe esta rede de carregamentos rápidos desde que apareceram os carros elétricos.

            http://www.mobie.pt/homepage

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
              Os custos não vão manter-se como estão actualmente. À medida que forem havendo mais carros eléctricos em circulação, maior vai ser a necessidade de fazer carregamentos das baterias, e por isso a disponibilidade de energia eléctrica vai ser menor. Por isso o custo da energia eléctrica vai ter que aumentar para colocar um travão no consumo.
              À medida que o número de veículos eléctricos cresce, diminui o consumo de combustíveis refinados. Com esta diminuição, diminuem os consumos de electricidade para refinação de combustíveis e diminui mais do que a energia necessária para carregar os veículos. Caso não saibas, a refinação de combustíveis gasta energia eléctrica a "rodos".

              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
              Desconheço os custos, mas existe esta rede de carregamentos rápidos desde que apareceram os carros elétricos.

              http://www.mobie.pt/homepage
              Essa rede não existe..não passa de publicidade enganosa e nunca foi instalada. A mobi-e é mais uma daquelas entidades criadas para arranjar mais uns tachos para os amigos

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                À medida que o número de veículos eléctricos cresce, diminui o consumo de combustíveis refinados. Com esta diminuição, diminuem os consumos de electricidade para refinação de combustíveis e diminui mais do que a energia necessária para carregar os veículos. Caso não saibas, a refinação de combustíveis gasta energia eléctrica a "rodos".
                Isso pode ser real, mas na práctica quem se lixa é o mexilhão. É como o preço do petróleo, assim que sobe disparam os combustíveis, depois pode estar meses em baixa que primeiro que se reflita no consumidor.

                A meu ver quando se começar a gastar mais electricidade com carros eléctricos a sério, esta vai subir, porque serão necessários reforços na rede etc.
                O facto de se gastar electricidade para a refinação é compensado com a quebra de consumo e os combustíveis vão descer para fomentar a procura.

                Essa rede não existe..não passa de publicidade enganosa e nunca foi instalada. A mobi-e é mais uma daquelas entidades criadas para arranjar mais uns tachos para os amigos
                Boa Info

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                  Com esta diminuição, diminuem os consumos de electricidade para refinação de combustíveis e diminui mais do que a energia necessária para carregar os veículos.
                  Só para ver se eu percebi bem esta frase:

                  o que estás a dizer é que a energia elétrica gasta para refinar um depósito de gasóleo para o meu carro, que dá para (supondo) 800Km, é mais do que a energia elétrica que eu vou gastar a fazer os mesmos 800Km com um carro elétrico?

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                    o que estás a dizer é que a energia elétrica gasta para refinar um depósito de gasóleo para o meu carro, que dá para (supondo) 800Km, é mais do que a energia elétrica que eu vou gastar a fazer os mesmos 800Km com um carro elétrico?

                    Comentário


                      Sim realmente o leaf é um carro muito bem concebido , ecológico , silencioso , rapido , economico , não paga iuc , nem manutenção onerosas , tem pouco por onde avariar ( por não ter motor de combustão interna ) o preço por kms face ao de combustão interna nem se diga a economia , então quem tiver a carregar no periodo bi-horario , ou quem tenha algum painel solar , ventoinha etc, é quase a " borla " andar nele , ate aqui tudo muito bonito e bom , mas tem um defeito, é que o leaf é um carro estupidamente caro ( comprando ja as baterias ) por quase metade do preço comprasse um semelhante a gasoleo.

                      Comentário


                        Compras um segmento C a gasóleo por 11000€ (metade do preço do Leaf, assumindo que existe um veículo para abate) ? Tens de me dizer onde...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                          Ao minuto 3:30 afirma que: 5.642.000.000kWh dão para 20Triliões de milhas ou seja 32 Triliões de km = 32.000.000.000.000Km
                          Dividindo os km pelos kWh dá: 32.000.000.000.000Km/5.642.000.000kWh=5672km/kwh
                          Segundo estas contas um leaf com 20kwh dá para fazer 20*5672=113.434km com uma única carga.
                          Devo ter-me enganado em alguma conta. Podem-me ajudar a descobrir onde errei?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                            Só para ver se eu percebi bem esta frase:

                            o que estás a dizer é que a energia elétrica gasta para refinar um depósito de gasóleo para o meu carro, que dá para (supondo) 800Km, é mais do que a energia elétrica que eu vou gastar a fazer os mesmos 800Km com um carro elétrico?
                            In 2005, US refineries processed 6,250,625,000 barrels of crude oil, and 48% of the output was gasoline (see http://www.npra.org/ourIndustry/refi...neryStatistics). They used 48,891,000,000 kWh of electricity to do so (see http://www.nationmaster.com/graph/en...eum-refineries), resulting in 89.4 Wh electricity consumed for every gallon of refined gasoline produced. - See more at: http://greentransportation.info/guid....YIOUGOVM.dpuf

                            Entre este valor:
                            89.4 Wh por galão e 4,5KWh/galão, usados em algumas contas, vai uma grande diferença (50 vezes mais).

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                              In 2005, US refineries processed 6,250,625,000 barrels of crude oil, and 48% of the output was gasoline (see http://www.npra.org/ourIndustry/refi...neryStatistics). They used 48,891,000,000 kWh of electricity to do so (see http://www.nationmaster.com/graph/en...eum-refineries), resulting in 89.4 Wh electricity consumed for every gallon of refined gasoline produced. - See more at: http://greentransportation.info/guid....YIOUGOVM.dpuf

                              Entre este valor:
                              89.4 Wh por galão e 4,5KWh/galão, usados em algumas contas, vai uma grande diferença (50 vezes mais).
                              Não me parece..esses valores devem ter algum erro..

                              http://gatewayev.org/how-much-electr...on-of-gasoline

                              http://greentransportation.info/guid...-gasoline.html

                              http://www.solarchargeddriving.com/n...-than-evs.html

                              E não esquecer que estamos só a falar dos gastos para refinar e não estamos a incluir os gastos de extracção e transporte!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                Não me parece..esses valores devem ter algum erro..

                                http://gatewayev.org/how-much-electr...on-of-gasoline

                                http://greentransportation.info/guid...-gasoline.html

                                http://www.solarchargeddriving.com/n...-than-evs.html

                                E não esquecer que estamos só a falar dos gastos para refinar e não estamos a incluir os gastos de extracção e transporte!
                                Também usam veiculos eletricos para transportar os combustiveis?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                  Também usam veiculos eletricos para transportar os combustiveis?
                                  São usados veículos de combustão que gastam combustível que custou electricidade a produzir... isto é apenas se quisermos incluir todos os gastos no sistema...

                                  Já para distribuição da electricidade, os cabos estão quietinhos no mesmo sitio, embora existam perdas nos cabos que podem ser sempre acrescentadas para cálculo da eficiência.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                    São usados veículos de combustão que gastam combustível que custou electricidade a produzir... isto é apenas se quisermos incluir todos os gastos no sistema...

                                    Já para distribuição da electricidade, os cabos estão quietinhos no mesmo sitio, embora existam perdas nos cabos que podem ser sempre acrescentadas para cálculo da eficiência.
                                    Se quiseres chegar a extremos, os cabos foram instalados com máquinas que gastaram combustivel, foram produzidos com máquinas que gastaram combustivel, foi usado combustivel para construir as barragens, as turbina. E até os carros electricos são transportados em camiões que gastam combustivel.
                                    Mesmo assim acho pouco sério dizer que um carro elétrico gasta combustivel embora tu não aches pouco séria a afirmação a negrito.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                      Se quiseres chegar a extremos, os cabos foram instalados com máquinas que gastaram combustivel, foram produzidos com máquinas que gastaram combustivel, foi usado combustivel para construir as barragens, as turbina. E até os carros electricos são transportados em camiões que gastam combustivel.
                                      Mesmo assim acho pouco sério dizer que um carro elétrico gasta combustivel embora tu não aches pouco séria a afirmação a negrito.
                                      A questão é que os cabos já lá estão e não vão a mais lado nenhum Houve um gasto inicial, mas este já foi diluído.

                                      Já o transporte do petróleo e do combustível refinado, mesmo com a existência de pipelines, continua a ter integrado no seu circulo um meio de transporte à base de combustível fóssil..

                                      É só isso

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                        Não me parece..esses valores devem ter algum erro..

                                        http://gatewayev.org/how-much-electr...on-of-gasoline

                                        http://greentransportation.info/guid...-gasoline.html

                                        http://www.solarchargeddriving.com/n...-than-evs.html

                                        E não esquecer que estamos só a falar dos gastos para refinar e não estamos a incluir os gastos de extracção e transporte!

                                        Não confies demasiado nos sites "verdes"... são conhecidos pela "dificuldade" em saber fazer contas e pela propensão em aldrabar números. Que o diga o IPCC.


                                        Pensa no seguinte:
                                        1 - A gasolina é vendida a um determinado preço que permite dar lucro. Já que estamos a falar em galões, vamos pensar em 3 dólares por galão (que é um preço possível nos estados unidos).
                                        2 - Descontando impostos, custos de distribuição e transportes, a gasolina se calhar sai da refinaria vendida por 2 dólares por galão. Mais uma vez este valor tem de dar lucro à refinaria
                                        3 - Em Portugal, o custo de energia industrial pode rondar algo em torno de 60-70€/MWh (já estou a fazer valores por baixo), ou seja 6 a 7 cêntimos por kWh. OK que nos estados unidos este custo é inferior mas ainda assim andará em torno de 5 cêntimos
                                        3 - Se fosse consumido 4,5kWh/galão isso significava um custo SÓ EM ELECTRICIDADE de algo como 22 cêntimos... ou seja 11% dos custos são electricidade.
                                        4 - Se conheceres um pouco da indústria petroquímica e de refinação saberás que 11% é um valor estupidamente elevado para custo eléctrico numa unidade petroquímica e ainda mais ridículo é na refinação onde a matéria prima (crude) vale imenso do custo variável, onde se trabalha com margens muito curtas e onde há uma componente fortíssima de custo de amortização e manutenção do equipamento.
                                        5 - Exclui outros factores ainda mais relevantes como cogeração e afins.

                                        Caso os meus argumentos (um pouco básicos e com fundamento em intuição, reconheço) não te consigam convencer então sugiro que leias isto:
                                        - http://doubtingisthinking.blogspot.p...imes-less.html (muito melhor justificado do que eu consegui - e está em linha com o que o M101 diz em termos de consumos reais)
                                        - http://www.eia.gov/dnav/pet/pet_pnp_..._dcu_nus_a.htm (mostra exactamente quanta electricidade se consome nas refinarias e como isso representa um factor menor no custo total da refinaria)

                                        Comentário


                                          quando os carros eletricos fizerem 400km - 500km com preços decentes, o mundo vai mudar..

                                          Comentário


                                            E uma coisa muito importante: não há nenhuma bateria que aguente cargas rápidas de 15 minutos no dia-a-dia, caso contrário as baterias têm uma morte prematura. Uma bateria para ser carregada com segurança e para garantir que o seu tempo de vida é longo, têm de ser carregadas em modo normal, isto é, entre 6 e 8 horas.
                                            Isto é bom para quem carrega o carro na garagem durante a noite, mas é inconcebível para quem faz viagens longas tipo Porto-Lisboa.

                                            Mas mesmo para quem quer carregar a bateria em casa, não é só ligar à tomada e já está:

                                            Recarga em casa: normalmente será efetuado durante o período noturno, fazendo uma recarga total (6 a 8 horas). Para isto existem equipamentos, carregadores, para a ligação entre a rede elétrica doméstica e a bateria do carro (a ligação direta a uma tomada não reúne condições de segurança). Este equipamento deverá ser adquirido e instalado por um eletricista credenciado.

                                            Em relação à durabilidade das baterias:

                                            A componente que é menos durável é a bateria. As baterias têm durações diferentes conforme a tecnologia usada (normalmente íão-lítio ou NiMH), o tipo de utilização e as condições de armazenamento. Os fatores que afetam mais a durabilidade das baterias são as temperaturas extremas, os excessos de carregamento e as descargas completas das baterias.

                                            Carregamentos nocturnos sempre são um risco para excessos de carregamento. Os fabricantes apontam para uma durabilidade de 5 anos ou 150000 km, mas já se sabe que o que os fabricantes dizem não corresponde à realidade. É como os valores de autonomia de combustível que costumam anunciar.

                                            Basicamente, aquilo que tem que ainda tem que mudar muito são as baterias e os respectivos carregadores.

                                            Comentário


                                              A minha opinião acerca dos carros eletricos é que eles poderão ser a resposta para alguns tipos de utilização, mas nunca para uma "utilização geral".
                                              Apesar de acenarem com recargas rápidas, isso é uma história mal contada.Dizer que é possível fazer recargas de 1/4 hora a 80% depois de uma descarga profunda, é ignorar que esse tipo de carga destrói rapidamente a bateria.

                                              Há 40 anos quando falava com outros miúdos acerca de carros, curiosamente, era o único que achava que devia haver carros elétricos. Talvez inspirado pelos carrinho de choque das feiras, imaginava que podia haver uma rede eletrificada por cima das ruas que permitisse o funcionamento de veiculos eletricos. Com 10 anos de idade já tinha resolvido o problema da autonomia. Há medida que fui adquirindo mais conhecimentos descobri a impossibilidade da minha solução, mas, sempre achei os carros eletricos muito interessantes, embora os atualmente existentes (e acessiveis) não se adequarem ao meu tipo de utilização.

                                              Para o futuro, acho que haverá alguns nichos de mercado para o carro electrico, mas para o "utilizador geral" - aquele que faz viagens longas intercaladas com viagens curtas- a solução poderá passar por dois caminhos
                                              1º Veiculos com célula de combustivel ou:
                                              2º veiculos que utilizarão combustivel produzido por microorganismos ou algas ou plantas ou uma mistura dos 3, utilizando terrenos improdutivos mas que recebem muita luz solar. Neste caso a palavra será dita pela engenharia genética que terá um grande papel a desempenhar.

                                              É preciso não esquecer que os combustiveis fosseis acabarão por se esgotar e terá de ser encontrada uma solução sem eles.

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                                                A Ford já tem na manga uma C-Max com painel solar no tejadilho. Deve dar energia suficiente para alimentar o auto-rádio Não sei porque é que se dão ao trabalho...

                                                Acho que a solução é energia nuclear Uma pedra de urânio e tinha autonomia para 1 mês.

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                                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                  A minha opinião acerca dos carros eletricos é que eles poderão ser a resposta para alguns tipos de utilização, mas nunca para uma "utilização geral".
                                                  Apesar de acenarem com recargas rápidas, isso é uma história mal contada.Dizer que é possível fazer recargas de 1/4 hora a 80% depois de uma descarga profunda, é ignorar que esse tipo de carga destrói rapidamente a bateria.

                                                  Há 40 anos quando falava com outros miúdos acerca de carros, curiosamente, era o único que achava que devia haver carros elétricos. Talvez inspirado pelos carrinho de choque das feiras, imaginava que podia haver uma rede eletrificada por cima das ruas que permitisse o funcionamento de veiculos eletricos. Com 10 anos de idade já tinha resolvido o problema da autonomia. Há medida que fui adquirindo mais conhecimentos descobri a impossibilidade da minha solução, mas, sempre achei os carros eletricos muito interessantes, embora os atualmente existentes (e acessiveis) não se adequarem ao meu tipo de utilização.

                                                  Para o futuro, acho que haverá alguns nichos de mercado para o carro electrico, mas para o "utilizador geral" - aquele que faz viagens longas intercaladas com viagens curtas- a solução poderá passar por dois caminhos
                                                  1º Veiculos com célula de combustivel ou:
                                                  2º veiculos que utilizarão combustivel produzido por microorganismos ou algas ou plantas ou uma mistura dos 3, utilizando terrenos improdutivos mas que recebem muita luz solar. Neste caso a palavra será dita pela engenharia genética que terá um grande papel a desempenhar.

                                                  É preciso não esquecer que os combustiveis fosseis acabarão por se esgotar e terá de ser encontrada uma solução sem eles.
                                                  Ou um híbrido plug-in, como as marcas claramente apostam.

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                                                    Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                    A questão é que os cabos já lá estão e não vão a mais lado nenhum Houve um gasto inicial, mas este já foi diluído.

                                                    Já o transporte do petróleo e do combustível refinado, mesmo com a existência de pipelines, continua a ter integrado no seu circulo um meio de transporte à base de combustível fóssil..

                                                    É só isso
                                                    Tens consciência que a maioria das refinarias têm centrais de produção de energia?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                      Tens consciência que a maioria das refinarias têm centrais de produção de energia?
                                                      A consumirem o quê? Acho que devias ver que é ao contrário..consomem e energia da rede

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                                                        E uma coisa muito importante: não há nenhuma bateria que aguente cargas rápidas de 15 minutos no dia-a-dia, caso contrário as baterias têm uma morte prematura. Uma bateria para ser carregada com segurança e para garantir que o seu tempo de vida é longo, têm de ser carregadas em modo normal, isto é, entre 6 e 8 horas.
                                                        Isso não é assim tão linear...tal como dizes, o seu principal inimigo são as temperaturas elevadas.. Por isso é que os Tesla tem um bom sistema de refrigeração das baterias..

                                                        Ou achas que o gajo Noruguês que já fez 100000km em apenas 1 ano com o tesla dele só fez cargas lentas? E olha que ele ainda não nota nenhuma degradação:

                                                        Editado pela última vez por sem2006; 02 July 2015, 21:36.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                          Ou um híbrido plug-in, como as marcas claramente apostam.
                                                          Os hibridos também usam combustiveis fosseis. Quando estes acabarem deixam de ser solução.

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                                                            Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                            Isso não é assim tão linear...tal como dizes, o seu principal inimigo são as temperaturas elevadas.. Por isso é que os Tesla tem um bom sistema de refrigeração das baterias..

                                                            Ou achas que o gajo Noruguês que já fez 100000km em apenas 1 ano com o tesla dele só fez cargas lentas? E olha que ele ainda não nota nenhuma degradação:

                                                            100.000km por ano representa menos de 300km por dia. Não vejo o porquê de não ter feitos só cargas lentas.

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                                                              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                              100.000km por ano representa menos de 300km por dia. Não vejo o porquê de não ter feitos só cargas lentas.
                                                              E achas que alguém com acesso à rede de super carregadores podendo fazer carregamentos de graça ia carregar em casa todos os dias 85KWh?

                                                              Comentário

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