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18 anos e comprar o 1º carro
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Editado pela última vez por tyson46; 30 July 2015, 20:06.
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Originalmente Colocado por SmashingCars Ver PostHá mais acidentes por parte de condutores já com alguma experiência e confiança, logo cai por terra a teoria de mais período nos recém-encartados.
O caso do camionista foi um mero exemplo, mas como é óbvio a maioria dos camionistas fazem mais AE que outro tipo de percursos por razões mais que óbvias.
Porque é que 200cv é para andar a abrir e 100cv para andar a pastar? Será que um condutor de um Cup vai andar mais devagar e ser mais consciente por ter 120cv que o condutor de um Type-R?
Novamente, nada haver com potências, com 100cv já tens potência suficiente para teres um acidente grave, até 45 chegam, o problema não está na potência porque o que não falta é pessoal com carros com 100cv a andar feitos animais. O problema está na mentalidade, e como não conhecem o rapaz, qualquer argumento que usem caiem rapidamente por terra por serem conjecturas e suposições.
E lógico que um condutor com mais experiência e confiança vai arriscar mais mesmo num carro menos potente, que um recém-encartado com falta de experiência que não está habituado a andar a mais de 80km/h, logo o condutor com mais idade será um maior perigo como é facilmente verificado, tendo em conta que a maioria dos acidentes são com pessoas já experimentes e a causa é manobras perigosas levadas por excesso de confiança.
E não fiz nenhum estereótipos, tudo o que disse é verificado aqui quando todos nós já arriscamos e quando aparece um recém-encartado é logo disparado avisos que nos não cumprimos porque achamos que os outros é que conduzem mal. Típico.
E outra coisa, explica-me uma coisa. O que é melhor, uma pessoa que já conduz a 10 anos ir depressa a mais numa curva, ou uma pessoa recém-encartada? Achas que a pessoa recém encartada consegue manter o carro na estrada tão facilmente que um com 10 anos de experiência? É que até agora é isso que tens defendido.Editado pela última vez por vttsokalo; 30 July 2015, 20:37.
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Originalmente Colocado por balao Ver PostAssim é que falar segue para frente com a compra, apesar que para começos um Vtec 1xx ficarias bem servido, e lá depois com a tua efectividade(tás seguro) compras o FN2.
PS: Só espero não me cruzar contigo na rua.
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Speedy
Originalmente Colocado por balao Ver PostEntão o user pega nos seus 200CVs e tem carro para ultrapassar, um dia tem infelicidade de ir para os seus modestos 70CVs e não se lembra que tem apenas 70CVs, o user não pode comportar-se da mesma maneira quando tem 200CVs ? Carros com baixa potencia nessas situações tens de saber jogar com a caixa, o meu tem apenas 60CVs mas é muito leve, o que faz ter algum disparo, mas em certas situações jogo com a caixa.
[...]
Voltando ao que disse e tu rebateste, naturalmente que temos de adaptar a condução ao carro que temos entre mãos. Qual a tua visão do assunto? E eu tenho alguns kms tem cima feitos a guiar quer carros ou carrinhas já com alguma idade e fraca potência e tive que me adaptar a cada um. Assim a pior viagem que já fiz foi de mais de 200 kms ao volante de uma carrinha Mercedes de 93 que dava 80, e tinha verdeiros abrandadores para os quase 3500 kg.
Podemos todos trabalhar com a caixa, mas nunca consegues fazer milagres com isso. Iniciares uma ultrapassagem numa estrada a 70/80 km/h num carro de 60 cv a trabalhares com a caixa não é igual a um de 200 cvs a trabalhares com a caixa. É muito mais seguro fazeres a mesma ultrapassagem com o carro de 200 cvs, porque simplesmente é mais rápido a fazer a manobra. Aliás podes ir a dar tudo o que tens no carro de 60 cvs, que o tipo em 6a no de 200cv faz tudo muito mais em segurança.
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Originalmente Colocado por Speedy Ver PostEu não estou aqui a tomar partido de ninguém. Ele compra o carro que entender, eu só referi que pode ficar sem carta num ápice, pois 3 anos de carta provisória é muito tempo e com 200 cvs debaixo do pé, facilmente é "agarrado" num radar.
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Originalmente Colocado por SmashingCars Ver PostHá mais acidentes por parte de condutores já com alguma experiência e confiança, logo cai por terra a teoria de mais período nos recém-encartados.
O caso do camionista foi um mero exemplo, mas como é óbvio a maioria dos camionistas fazem mais AE que outro tipo de percursos por razões mais que óbvias.
Porque é que 200cv é para andar a abrir e 100cv para andar a pastar? Será que um condutor de um Cup vai andar mais devagar e ser mais consciente por ter 120cv que o condutor de um Type-R?
Novamente, nada haver com potências, com 100cv já tens potência suficiente para teres um acidente grave, até 45 chegam, o problema não está na potência porque o que não falta é pessoal com carros com 100cv a andar feitos animais. O problema está na mentalidade, e como não conhecem o rapaz, qualquer argumento que usem caiem rapidamente por terra por serem conjecturas e suposições.
E lógico que um condutor com mais experiência e confiança vai arriscar mais mesmo num carro menos potente, que um recém-encartado com falta de experiência que não está habituado a andar a mais de 80km/h, logo o condutor com mais idade será um maior perigo como é facilmente verificado, tendo em conta que a maioria dos acidentes são com pessoas já experimentes e a causa é manobras perigosas levadas por excesso de confiança.
E não fiz nenhum estereótipos, tudo o que disse é verificado aqui quando todos nós já arriscamos e quando aparece um recém-encartado é logo disparado avisos que nos não cumprimos porque achamos que os outros é que conduzem mal. Típico.
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Originalmente Colocado por vttsokalo Ver PostDesculpa lá, mas pelo que parece tu nunca conduziste carros potentes. Não fazes meramente ideia de como é. Se tu consegues conduzir um carro de 200cv de igual maneira de como conduzes um de 50cv, AINDA BEM PARA TI, agora não me digas que um puto de 18 vai conduzir um carro de 200cv da mesma maneira que o de 50cv. E já agora, a maioria das estradas que os camionistas fazem são nacionais, não são AE's como tu afirmaste.
E outra coisa, explica-me uma coisa. O que é melhor, uma pessoa que já conduz a 10 anos ir depressa a mais numa curva, ou uma pessoa recém-encartada? Achas que a pessoa recém encartada consegue manter o carro na estrada tão facilmente que um com 10 anos de experiência? É que até agora é isso que tens defendido.
A maioria dos recém-encartados não é Street racer nem tem gosto por carros, isso é uma minoria, logo a maioria conduz mais conscientemente um carro com 200cv que um condutor com 10 anos com maus hábitos e demasiada confiança que se vê entre mãos um carro potente logo vai tirar o sumo todo dele... O problema é que saber controlar um carro no limite sabe o mesmo que o recém-encartado e... Assim é que se dão acidente.
A tua pergunta é fácil: não é seguro, nem inteligente, entrar numa curva depressa de mais, por isso não é um adulto ou recém-encartado que faz a diferença porque se o carro entrar em despiste... Nenhum dos 2 irá saber controlar. Esqueceste é de uma coisa... A probabilidade de um recém-encartado entrar rápido de mais numa curva, que como já disse, é uma minoria os que gostam e andam rápidos com carros, é bem menor que um condutor com 10 anos de carta, logo será o com mais experiência que é uma maior ameaça porque o recém-encartado irá ter uma condução mais calma e terá mais medo de abusar, não tem o factor confiança excessiva.
E sim, já conduzi carros rápidos, e não andei por aí constantemente a abrir, nem isso é possível.
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Originalmente Colocado por thedragon Ver PostMas tens de concordar que ele diz logo no início que é street racer .. Isso não te revela um pouco da pessoa ? Mesmo concordando com tudo o que dizes ! O problema destas 11 páginas de batalha ( ) é ele admitir que vai andar depressa e bem depressa !
Como disse, basta começar a ver médias altas, para acalmar os ânimos e puxar de vez em quando se isso.
Já agora, andar depressa não significa só por si muito, se andar a 150 numa AE deserta de noite estou a andar depressa mas não meto ninguém em risco.
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Originalmente Colocado por SmashingCars Ver PostSe tiver cabeca, qual o mal? Andar depressa não significa nada, não sabemos como o rapaz conduz logo é conjecturas.
Como disse, basta começar a ver médias altas, para acalmar os ânimos e puxar de vez em quando se isso.
Já agora, andar depressa não significa só por si muito, se andar a 150 numa AE deserta de noite estou a andar depressa mas não meto ninguém em risco.
De vez em quando lá se leva uma ou outra velha mas isso é na boa... elas não se vêm queixar.
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Originalmente Colocado por paulo14 Ver PostNão ó inconsciente, andar depressa é ir ali para o centro da cidade e fazer corridas entre semáforos, estes putos de 18 anos só querem é disso.
De vez em quando lá se leva uma ou outra velha mas isso é na boa... elas não se vêm queixar.
Se o homem quer comprar um carro com 200 cvs ou mais, isso é lá com ele.. Se é um desperdício e algo completamente desajustado face às suas necessidades, talvez.. Mas não é por ele ter 18 anos ou pouco mais, que vai constituir um perigo ter um carro desta ordem de potência.. A idade representa muito e por outro lado não representa nada.. Vale o que vale.. Todos os santos dias vejo na estrada grandes senhores de idade madura e supostamente responsável, usarem e abusarem da velocidade.. É cada estulto na estrada que por amor da santa.. Por isso.. Idade? Não é sinónimo de nada na estrada..
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Originalmente Colocado por jindungo2024 Ver PostHá muito tempo que deixei de participar no fórum, mas não podia deixar de comentar este tópico..
Se o homem quer comprar um carro com 200 cvs ou mais, isso é lá com ele.. Se é um desperdício e algo completamente desajustado face às suas necessidades, talvez.. Mas não é por ele ter 18 anos ou pouco mais, que vai constituir um perigo ter um carro desta ordem de potência.. A idade representa muito e por outro lado não representa nada.. Vale o que vale.. Todos os santos dias vejo na estrada grandes senhores de idade madura e supostamente responsável, usarem e abusarem da velocidade.. É cada estulto na estrada que por amor da santa.. Por isso.. Idade? Não é sinónimo de nada na estrada..
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Originalmente Colocado por jindungo2024 Ver PostHá muito tempo que deixei de participar no fórum, mas não podia deixar de comentar este tópico..
Se o homem quer comprar um carro com 200 cvs ou mais, isso é lá com ele.. Se é um desperdício e algo completamente desajustado face às suas necessidades, talvez.. Mas não é por ele ter 18 anos ou pouco mais, que vai constituir um perigo ter um carro desta ordem de potência.. A idade representa muito e por outro lado não representa nada.. Vale o que vale.. Todos os santos dias vejo na estrada grandes senhores de idade madura e supostamente responsável, usarem e abusarem da velocidade.. É cada estulto na estrada que por amor da santa.. Por isso.. Idade? Não é sinónimo de nada na estrada..
Eu já disse o mesmo, deixei foi de responder com seriedade porque não vale a pena, conseguiram pegar com o salário do rapaz quando ninguém tem nada a ver com isso e pelos vistos ele até tem algum junto, não é aconselhável de todo, mas o que já escreveram e inventaram também ultrapassa o ridículo.
A parte da seriedade não estava presente nesse "poste".Editado pela última vez por paulo14; 31 July 2015, 01:14.
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Já o disse no tópico a volto a dizer, a minha opinião vale o que vale, mas...passei de um carro com 130cv para um com 163 e a minha condução tornou-se muito mais calma, por norma cumpro os limites e num ano de carta nunca tive problemas. Em AE não tenho por hábito cumprir o limite de velocidade, mas também não pratico uma condução perigosa. O que considero perigoso é acontecer situações como há uns dias, em que ia na A1 a 150 e sou ultrapassado por um AX comercial todo lançado, aquilo sim devia ser proibido.
Mas há cuidados que todos deveriam ter e na prática...ninguém tem. Se for a ultrapassar em AE sinalizo com máximos a manobra (de dia e de noite) para não correr o risco de alguém se meter à frente...e mesmo assim pode acontecer.
O carro que tenho neste momento é tração traseira e também não fui parar a nenhuma valeta...e em relação ao treino que fiz, foi impecável e o meu instrutor colocou-me todo o tipo de situações, incluindo ultrapassagens, travagens, guinadas...mas não o fez com todos. Só em quem confiava, naquela altura eu e mais dois colegas.
Posso de facto estar mal habituado, mas não me imagino a andar com um 106, AX, Saxo...tenho pavor a esses carros pequenos. Claro que temos que andar com o que podemos, mas de facto eu não me imagino e se um dia puder, prefiro que o meu filho ande de série 5 aos 19 anos como eu ando, do que no equivalente a um 106 ou ax de agora! Mesmo sendo mais potente. Mas isso são pontos de vista.Editado pela última vez por thrustset; 31 July 2015, 01:31.
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Na minha humilde opinião, qualquer carro que cumpra com os requisitos mínimos de segurança, desde que conduzido com sentido de responsabilidade, é seguro.. Não é por uma pessoa andar de série 5 ou num charuto antigo que o zelo na condução vai mudar.. Qualquer carro é uma verdadeira arma quando usado indevidamente..
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Originalmente Colocado por thrustset Ver PostPosso de facto estar mal habituado, mas não me imagino a andar com um 106, AX, Saxo...tenho pavor a esses carros pequenos. Claro que temos que andar com o que podemos, mas de facto eu não me imagino e se um dia puder, prefiro que o meu filho ande de série 5 aos 19 anos como eu ando, do que no equivalente a um 106 ou ax de agora! Mesmo sendo mais potente. Mas isso são pontos de vista.
E por muitos que custe ler, muitos filhos são mimados, porque sempre tiveram tudo á custa dos papás. O que vale é que a minha educação não foi assim, e tudo que tenho posso dar graças ao meu suor(carro embora seja um 106, nem todos são ricos ou ganham bom "tacho", telemóvel, PS3, LCD de quarto, Portátil e ainda compro algumas coisas) e no fim junto dinheiro.
Embora a minha mãe também tenha um bocado a mania das grandezas(ficou com pena quando despachei o megane) mas são escolhas racionais, como disse antes nem todos ganham acima de 1000€ de mão beijada(é preciso suar) como ela não tem carta o unico carro que pode andar em casa é o meu(106)
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Já foste buscar o carro sequer ao menos? anda lá com isso..
Olha aqui :
http://www.standvirtual.com/carros/a...Plus/P8397949/
Já disseste que não gostas do ep3 mas deixei me levar pelos "numeros"
http://www.standvirtual.com/carros/a...30th/P8310103/Editado pela última vez por thedragon; 01 August 2015, 11:57.
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Originalmente Colocado por thedragon Ver PostJá foste buscar o carro sequer ao menos? anda lá com isso..
Olha aqui :
http://www.standvirtual.com/carros/a...Plus/P8397949/
Já disseste que não gostas do ep3 mas deixei me levar pelos "numeros"
http://www.standvirtual.com/carros/a...30th/P8310103/
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Speedy
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Originalmente Colocado por Speedy Ver PostA grande mais valia de um carro muito potente num recém encartado para mim são só em duas situações. E eu senti muito isso na pele.
- Entradas de auto-estradas, porque em Portugal as vias de aceleração são uma vergonha, não dá para ganhar muita velocidade em carros lentos;
- Ultrapassagens.
Isto porque não existe experiência em calcular as distâncias, digam o que disserem (salvo raras excepções).
O meu primeiro carro tinha 67 cvs e muitas vezes perdia a calma atrás de pessoal que ia a conduzir muito devagar, mas não o devagar suficiente para eu fazer uma ultrapassagem em segurança. Quem andou ou tem sabe que tem de pensar "Será que dá, será que não dá? Arrisco agora?". Mas eu como tinha receio acabava por ter juízo e gramava a pastilha. Agora há outros que arriscam e dão-se mal (e desgraçam a vida de outros).
E nas entradas das AE que ainda apanhei um susto ou outro.
Quando passei para um carro de 115 cvs, e foi troca directa, estes problemas acabaram. Ok, eu já tinha experiência de 5 anos, mas estas duas situações passaram a não meter stress nenhum e antes não era assim.
Na altura isto eram as minhas queixas do meu carro ser lento que nem um caracol. Agora cada um teve ou terá as suas.
Se não tivermos a falar de carros super pesados um carro a partir de 120/130 cvs já é muito bom para o deserrasque.
Se é chato por vezes ir atrás dos camiões ? É, mas é a vida....da mesma maneira que é chato não ter AC em dias de verão
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver PostMudou ao DZ 07/07 já paga imposto atual.
esc
apelivre, fazes como eu: tenho ar condicionado, mas antes quero abrir os vidros...
Quanto ao AC, adoro E até ando mais descansado porque não preciso da janela aberta e não há tanto barulho.
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Originalmente Colocado por thrustset Ver PostPois mas eu prefiro levar com um carro de frente a conduzir um série 5, do que a conduzir um 106 ou um ax...
Relativamente ao tópico.. Isto já quase parece uma fantochada.. Ainda hoje ia calmamente na estrada, e ao circular numa rotunda quase sou trucidado por um mentecapto pai de família montado num C3 que entrou a uma velocidade alucinante na dita rotunda pois a mesma permite ir sempre em frente no sentido em que aquele animal seguia.. Por isso.. Teorias de treta de que quem tem 18 anos é um perigo declarado na estrada.. Só cola com quem andar no mundo da fantasia..
Como já disse e volto a referir.. Há gente com 18 anos de idade com dotes de condução e noção de civismo na condução, que embrulha muito boa gente muitíssimo mais velha.. Não me admira nada que muita gente que está a dar lições de moral neste tópico, sejam bem mais imaturos e insensatos do que um recém encartado..
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