Virei cá dar noticias.
De momento estou com uma carrinha emprestada pela oficina, uma cordoba a gasolina -.-" estou a espera que tenham um carro de substituição diesel. Espero que para breve. Quanto a reparação do carro irá demorar no mínimo 1 mês, sempre para cima nunca menos.
Mas cá em casa andamos com azar com os carros, o ibiza da minha mãe, a 1 mês descomandou as luzes, estávamos sem mínimos na fase esquerda do carro. Foi reprogramado na maquina. 3 dias depois uma coruja veio la dos céus " devia estara ouvir sky fall " e bateu no farol direito resultado " farol partido.
Há 4 dias, a bagageira decidiu que não quer abrir, abre no símbolo é um ibiza de 2010. Quando empurramos o símbolo faz apenas gréééééé e não abre.
Originalmente Colocado por jeremiasforaleiVer Post
Mudaste o óleo há pouco tempo? Isso costuma acontecer quando o nível do óleo está acima do normal e entra na combustão. O carro não desliga porque está a consumir o óleo do motor em vez do diesel. O FAP também pode provocar o aumento do nível do óleo no compartimento do motor com a adição de gasóleo não consumido nas regenerações.
É precisamente isto. O que se passou, provavelmente, foi que as regenerações foram muitas vezes interrompidas. Ora, o óleo ficou contaminado e o nível aumentou.
Quando me aconteceu isso não fiquei com danos nenhuns no motor nem caixa (pelo menos aparentemente), mas passado 1 mês vendi o carro. O sistema do FAP neste motor é deplorável...eu ainda tinha paciència para ele, mas como não era o único a conduzir o carro...era uma autêntica dor de cabeça.
Filtro de partículas. Aconteceu-me isso mas num astra.
Já que eles querem arder, que tal tirar o filtro a todos e fazer uma mega fogueira. Ao menos ardem todos juntos. Fico parvo com isto, os carros não deviam ter um mecanismo que nos disse-se quando devemos fazer uma regeneração?
Do género, mais acima neste tópico falei de uma iveco, algumas carrinhas de carga, carrinhas grandes descarbonizador, e quando é necessário fazer as regeneração aparece um alerta. Era tão mais fácil existir o dito aviso nos carros.
PS: se calhar até aparece, a coisa de um mês estava a aparecer no painel 5 NP ou qql coisa do genero. Ligava a ignição e aparecia logo esse 5NP em vez dos km. Quando engrenava a mudança desaparecia. Apareceu apenas 3 ou 4 x pelo que não cheguei a ver o que era.
É precisamente isto. O que se passou, provavelmente, foi que as regenerações foram muitas vezes interrompidas. Ora, o óleo ficou contaminado e o nível aumentou.
Quando me aconteceu isso não fiquei com danos nenhuns no motor nem caixa (pelo menos aparentemente), mas passado 1 mês vendi o carro. O sistema do FAP neste motor é deplorável...eu ainda tinha paciència para ele, mas como não era o único a conduzir o carro...era uma autêntica dor de cabeça.
É precisamente isto. O que se passou, provavelmente, foi que as regenerações foram muitas vezes interrompidas. Ora, o óleo ficou contaminado e o nível aumentou.
Quando me aconteceu isso não fiquei com danos nenhuns no motor nem caixa (pelo menos aparentemente), mas passado 1 mês vendi o carro. O sistema do FAP neste motor é deplorável...eu ainda tinha paciència para ele, mas como não era o único a conduzir o carro...era uma autêntica dor de cabeça.
Hum. Sim mas 50 km diários (25+25) e 20 mil kms em 7 meses não me parece uma utilização "pouco amiga" do FAP...
A menos que as sucessivas interrupções de regeneração tenham acontecido nos 70 mil kms em que o dono era outro..
Esse assunto da regeneração já foi muito falado neste forum! tens no tópico docarro ;) O que se passa é que o este FAP tem um modo de funcionar muito..próprio..enquanto que outros vão fazendo a regeneração de um modo continuo, o deste cdti não...simplesmente acumula e dá-lhe na telha, sem avisar sem nada. A única forma de perceberes que está em regeneração é vendo o ralenti e os consumos aumentam, bem como o barulho do motor.
E concordo contigo...é simplesmente ridículo. No meu caso, depois de umas regenerações interrompidas, o carro estava permanentemente em regeneração. Mesmo que cumprisse, quando voltasse a ligar o carro lá entrava ele.
Infelizmente a única solução que encontrei foi ver-me livre dele. Há quem tire o fap mas nem estive para trabalhos
A menos que as sucessivas interrupções de regeneração tenham acontecido nos 70 mil kms em que o dono era outro..
O que não me admirava nada... tenho 2 conhecidos que tinham exactamente o mesmo carro (corsa 1.3 cdtis com fap) que não faziam ideia que o carro tinha filtro e estavam completamente a leste do paraíso das regenerações...
Hum. Sim mas 50 km diários (25+25) e 20 mil kms em 7 meses não me parece uma utilização "pouco amiga" do FAP...
A menos que as sucessivas interrupções de regeneração tenham acontecido nos 70 mil kms em que o dono era outro..
O carro veio para as minhas mãos com 3 anos, e 58 mil km, desde o dia 2 de janeiro até hoje tinha feito +/- os 20 mil km que disseste. Média de 50 km diários. Sendo que não para o carro.
Trabalho por turnos, muitas vezes faço noite, ou fins de semana, nos dias de folga de semana a minha mãe leva o carro e faz 30 + 30. Há dias em que entro depois da hora a que ela chega a casa e ela faz 30 + 30 e eu 25 + 25 tudo no mesmo dia.
Disto das regenerações e do FAP não percebo nada, tenho de ir procurar pelo dito topico para ver.
Respeitava sempre...tantas vezes me atrasei, na altura andava na faculdade, porque chegava ao parque de estacionamento e o bicho ainda não tinha terminado a regeneração...toca a ir para a ae. O que é é que se por acaso não era eu que estava com o carro quando começavam as regenerações lá acontecia serem interrompidas. Às vezes pensava que era eu quem servia o carro e não o contrário, não deixa de ser caricato chegar ao ponto de me atrasar por causa do carro...
Acredito que poucas pessoas tenham esta paciência. E, pela minha experiência...basta 2 ou 3, se calhar 1, regenerações interrompidas para que o óleo vá à vida.
Outra alternativa que ainda me passou pela cabeça era a de aprender a trocar o óleo...
Respeitava sempre...tantas vezes me atrasei, na altura andava na faculdade, porque chegava ao parque de estacionamento e o bicho ainda não tinha terminado a regeneração...toca a ir para a ae. O que é é que se por acaso não era eu que estava com o carro quando começavam as regenerações lá acontecia serem interrompidas. Às vezes pensava que era eu quem servia o carro e não o contrário, não deixa de ser caricato chegar ao ponto de me atrasar por causa do carro...
Acredito que poucas pessoas tenham esta paciência. E, pela minha experiência...basta 2 ou 3, se calhar 1, regenerações interrompidas para que o óleo vá à vida.
Outra alternativa que ainda me passou pela cabeça era a de aprender a trocar o óleo...
Como sabias que estava na hora da regeneração?
Editado pela última vez por Billab0nGz; 06 August 2015, 18:00.
Eu vou passar a andar é de bicicleta, ainda me chamam louco quando digo que paguei 3k por uma bike, custou menos 5 que o carro e nunca me deixou a pé!!! Eu é que já a deixei a ela a pé xD
Estive a pesquisar um pouco sobre o FAP e de como fazer as ditas regenerações. Apercebi-me de que eu até cumpro um pouco o que se deve fazer.
Ora bem, faço apenas 50 km diários, 25 + 25, em nacional, mas as estradas são boas e o transito não é muito e da para puxar um bocado a corda. Como gosto de sentir o carro a puxar costumo aguentar um pouco mais a mudança, não mudo logo nas 2000 RPM como o motor pede outra mudança " aparece no painel ". Devo fazer os ditos 25 km a uma velocidade media de 90 km hora. E puxo bem por ele nas rectas e subidas porque ele até tem canetas!! Começo a duvidar que tenha sido o FAP a originar o problema, até pelo que disse, ontem fiz 150 km de AE, andou bastante tempo acima das 3 RPM.
Estive a pesquisar um pouco sobre o FAP e de como fazer as ditas regenerações. Apercebi-me de que eu até cumpro um pouco o que se deve fazer.
Ora bem, faço apenas 50 km diários, 25 + 25, em nacional, mas as estradas são boas e o transito não é muito e da para puxar um bocado a corda. Como gosto de sentir o carro a puxar costumo aguentar um pouco mais a mudança, não mudo logo nas 2000 RPM como o motor pede outra mudança " aparece no painel ". Devo fazer os ditos 25 km a uma velocidade media de 90 km hora. E puxo bem por ele nas rectas e subidas porque ele até tem canetas!! Começo a duvidar que tenha sido o FAP a originar o problema, até pelo que disse, ontem fiz 150 km de AE, andou bastante tempo acima das 3 RPM.
isso já não é novidade para mim, o teu filtro de particulas entupiu ao fazer uma regeneração e incendiou, a 2 anos a um colega meu aconteceu o mesmo e por falta de conhecimento fez a mesma coisa que tu, quando devia ter engrenado o carro e feito ele ir abaixo...
Mas como é que o FAP entupido faz um carro desalvorar?
Já me aconteceu de o motor de arranque não parar... começou a cheirar a queimado e tudo, entrei em panico, mas consegui desligar um cabo passados uns 3 minutos...
Tirei a chave da ignicao, fechei o carro etc etc e não parava
Mas como é que o FAP entupido faz um carro desalvorar?
quando se dá o processo de regeneração o fap atinge temperaturas acima dos 600º para queimar o acumulado, se por qualquer motivo de regenerações abortadas anteiormente o oleo ficar contaminado, uma vez que temos turbo e afins tudo interligado o motor a uma temperatura acima do normal, a fap entupida é uma bomba que por si estoira o motor logo todo, e unica maneira de digamos evitar muito estragos, é assim que se começar a ver o carro a fumegar por tras encostar rápidamente, engrenar uma mudança alta e faze-lo engasgar e parar, nunca usar a ignição, pois o sistema electrico não corta a corrente ao motor nessa situação, continua a funcionar até estoirar tudo...
há n situações destas relatadas pela net em varios modelos de carros...
o meu colega tambem tinha o carro há uma semana o gajo do stand teve de se chegar a frente com a garantia 3000€ de arranjo...
isto são coisas que podem acontecer a qualquer um, pois o maior problema é que a maioria dos carros não teem sinalização de quando está a regenerar, e muitos nem sabem como funciona o sistema nem como actuar em casos como este quando se dá...
não como é que algo que existe há tantos anos, não desenvolveram um sistema sinalização de quando a fap está a regenerar...
depois não admira que muitos optem por remover a dita para evitar dissabores...
A primeira coisa que me passou pela cabeça quando disseste que não conseguiste desligar o carro foi meter uma mudança para obrigá-lo a ir abaixo...
Isso é como aquela situação em que o carro vai abaixo numa passagem de nível e não pega... Fugir e deixar o carro ali? Claro que não, é dar à chave em primeira.
Há muitas situações que se resolvem com um bocadinho de imaginação!
Será mesmo da FAP ? Que eu saiba acontece em motores none FAP também.
Vê lá se não vao pegar pelos poucos kms que fazes e depois pagas tu a reparação.
O carro do meu familiar nem FAP tinha e aconteceu isto. Não tem necessariamente a ver com o FAP mas com o óleo do motor entrar na câmara de combustão o que pode acontecer por vários motivos.
A primeira coisa que me passou pela cabeça quando disseste que não conseguiste desligar o carro foi meter uma mudança para obrigá-lo a ir abaixo...
Isso é como aquela situação em que o carro vai abaixo numa passagem de nível e não pega... Fugir e deixar o carro ali? Claro que não, é dar à chave em primeira.
Há muitas situações que se resolvem com um bocadinho de imaginação!
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