Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Amarok- Diz que é uma especie de 4x4

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    É importante salientar que este sistema (4x4 "temporário") sem os necessários diferenciais, quando usado em alcatrão introduz desgaste do material... logo deve ser evitado.
    A questão não é produzir desgaste a questão é que pura e simplesmente não se consegue conduzir assim.
    Tentas fazer inversão de marcha com este sistema 4x4 de 2 diferenciais em alcatrão com a tração dianteira engatada e pura e simplesmente fazes uma tentativa e a transmissão fica trancada. Podes muito bem ir a 150 km/h em auto estrada debaixo de chuva que não existe desgaste algum, o problema está sempre na descompensação do eixo dianteiro e traseiro que não existe e é sempre igual para diâmetro de rodagem diferentes que cada eixo percorre.

    Comentário


      Originalmente Colocado por angel99 Ver Post
      Eu disse "Dois diferenciais e um viscoso"

      Sorry, não considero o acoplamento viscoso um diferencial...

      E opinaste sobre o meu post a luz de transmissões mais evoluídas e mais básicas também...

      Misturada ...

      E o Toyota rav4 por exemplo?
      Ok podes ter querido dizer isso mas não é isso que está no teu post. Se faltou o pormenor do "e um" ok mas a ideia inicial que passou não era essa.
      Agora se tu consideras ou não um diferencial viscoso como não sendo um diferencial isso é problema teu.Considera-se isso um diferencial central seja ele de que tipo for.
      O RAV4 tem vários tipos de soluções conforme as versões e anos. Torsen, viscoso, etc.
      Não sei qual o teu conhecimento e utilização de 4x4 mas podemos ficar aqui o dia todo nisto.
      A mim importa-me é fazer entender a quem não sabe como funcionam estes sistemas e não a teimar com isto ou com aquilo pois neste aspeto já está tudo inventado. Se já percebes do assunto não tens então com que te preocupar e percebes perfeitamente o que quero dizer com a minha explicação.

      Comentário


        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
        Ok podes ter querido dizer isso mas não é isso que está no teu post. Se faltou o pormenor do "e um" ok mas a ideia inicial que passou não era essa.
        Agora se tu consideras ou não um diferencial viscoso como não sendo um diferencial isso é problema teu.Considera-se isso um diferencial central seja ele de que tipo for.
        O RAV4 tem vários tipos de soluções conforme as versões e anos. Torsen, viscoso, etc.
        Não sei qual o teu conhecimento e utilização de 4x4 mas podemos ficar aqui o dia todo nisto.
        A mim importa-me é fazer entender a quem não sabe como funcionam estes sistemas e não a teimar com isto ou com aquilo pois neste aspeto já está tudo inventado. Se já percebes do assunto não tens então com que te preocupar e percebes perfeitamente o que quero dizer com a minha explicação.
        Eu percebi...

        Acho que ideia aqui a passar é que há dois tipos de 4x4, os full time e os part time...



        Sent from my cave using smoke signs

        Comentário


          Originalmente Colocado por angel99 Ver Post
          Eu percebi...
          Acho que ideia aqui a passar é que há dois tipos de 4x4, os full time e os part time...
          Sent from my cave using smoke signs
          Correto

          Comentário


            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
            Não é uma questão de ser "considerado", existem diferenças construtivas entre ambos os sistemas.

            Num 4x4 permanente tens sempre as 4 rodas ligadas à transmissão e um diferencial central para distribuir a tracção entre eixos e um diferencial por eixo (como sabes para compensar as diferentes velocidades de rotação entre eixos e no próprio eixo e não castigar pneus e transmissões).

            Num 4x4 não permanente tens a posição da caixa de transferências que transmite apenas às rodas traseiras (2H - high/altas), a todas as rodas (4H - high/altas ou 4L - low/baixas), sendo que usas as baixas quando precisas de mais "força" , como por exemplo numa pendente!

            O Super select permite meter tracção às 4 em movimento até uma certa velocidade e com rodas a direito.

            O bloqueio de diferencial permite uniformizar a velocidade de rotação por eixo ou entre eixos. Podes ter bloqueio frontal, central e/ou traseiro (o Mercedes G traz estes todos de série).
            Um bom exemplo de uso de um bloqueio é quando tens uma roda no ar num cruzamento de eixos. Se bloqueares o diferencial correspondente a potência não "foge" pela roda que está no ar e o eixo gira uniformemente.

            Depois entras nos tipos de diferenciais, "abertos", com autoblocante tipo Ferguson (viscosos), podes montar bloqueáveis à posteriori (ARB, por exemplo), etc.
            Ou como no meu GV que tem diferencial LSD (não é o ácido, é mesmo Limited Slip Differencial).

            Comentário


              Perguntem à Vicki

              Comentário


                Originalmente Colocado por Rui318tds Ver Post
                Ora então vou ser um querido e vou-te explicar dentro dos meus conhecimentos e experiência de 6 anos de Super Select II.

                O sistema Super Select II é bastante avançado e é uma das mais valias dos Pajeros e funciona assim:

                A caixa de transferências tem 4 modos:

                2H- Apenas tracção traseira e adequada a bom piso e AE.

                4H- Tracção às 4 rodas com distribuição de 33% frente e 67% atrás. A percentagem de tracção nos eixos é variável conforme as condições do piso. É bom para quando chove ou pisos escorregadios, tipo estradões. Mas pode se usar perfeitamente em piso seco ou AE.

                4HLC- Neste modo o diferencial central fica bloqueado e a distribuição de tracção é 50% para cada eixo. É o adequado para fazer TT em pisos mais exigentes, como pedra, areia, neve e lama. Neste modo é possível usar o bloqueio do diferencial traseiro. Não se deve usar em piso seco.

                4LLC- É o modo das redutoras, usa-se em TT mais exigente e com bastante inclinação. Eu uso bastante pois a meu ver poupa muito a mecânica.

                Acho que é tudo, podia ser mais técnico mas pro caso acho que não interessa.

                Cumps
                mas isso tambem se pode fazer com qualquer um que tenha bloqueio de diferencial numa tecla ao inves de ser por uma alavancana caixa de tranferencias!!ñ é exclusivo do sistema super select II pois tambem sei do que falo tive um pajero V6 a GPL e a unica coisa que distinguia de facto o super select das outras opcoes do mercado tambem com 4X4 inserivel era a opcao de se passar de 4X2 para 4X4 em andamento pois nos restantes a mesma operação não era possivel apenas com o veiculo estacionario

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ZeBicho Ver Post
                  Perguntem à Vicki

                  desconhecia este video. à maneira

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                    mas isso tambem se pode fazer com qualquer um que tenha bloqueio de diferencial numa tecla ao inves de ser por uma alavancana caixa de tranferencias!!ñ é exclusivo do sistema super select II pois tambem sei do que falo tive um pajero V6 a GPL e a unica coisa que distinguia de facto o super select das outras opcoes do mercado tambem com 4X4 inserivel era a opcao de se passar de 4X2 para 4X4 em andamento pois nos restantes a mesma operação não era possivel apenas com o veiculo estacionario
                    Não, não é isso que distingue a super select das outras.
                    O que distingue é poderes andar em 4x2, 4x4 permanente, ou 4x4 com bloqueio de diferencial central.
                    A possibilidade de teres estes 3 modos de operação no mesmo carro é o que distinguia a transmissão do Pajero.
                    O problema começa quando não se sabe o que é 4x4 permanente ou parcial...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                      Não, não é isso que distingue a super select das outras.
                      O que distingue é poderes andar em 4x2, 4x4 permanente, ou 4x4 com bloqueio de diferencial central.
                      A possibilidade de teres estes 3 modos de operação no mesmo carro é o que distinguia a transmissão do Pajero.
                      O problema começa quando não se sabe o que é 4x4 permanente ou parcial...
                      é o unico sistema que o permite fazer???atenção que se esta a falar de principios dos anos 90 isso de haldex e afins ainda era embrionario\inicio de desemviolvimento!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                        é o unico sistema que o permite fazer???atenção que se esta a falar de principios dos anos 90 isso de haldex e afins ainda era embrionario\inicio de desemviolvimento!
                        Honestamente, e sem pesquisar nada por falta de paciência, na época era o único todo o terreno que fazia algo do género.
                        Haldex e afins não te permitem andar em exclusivo em 4x2. Mal perdem tração passam para 4x4.
                        Mas gostaria de saber se ah algum actual que faz o mesmo.
                        No pajero, és tu quem escolhe o que faz. Muitas atravessados dei (e dou) com o pajero, e à chuva, a sensação de insegurança diminui em 4x4 permanente. Recordo-me que quando era mais novo, há 22 anos atrás, o carro parecia-me mais seguro... ou eu é que era mais inconsciente...

                        Comentário


                          sim em chuva e tambem devido aos pneus que o meu tinha uns all-terrain era mais seguro andar com 4X4 inserida,actuais sim os chamados "puros" deixam escolher se queres 4 ou 2 a puxar (land cruiser por exemplo)

                          a questão é que ainda ninguem me explicou o que faz a super select que uma normal caixa de transferencias não faça!!!ou então para os que me tentaram "esclarecer" sobre a coisa provavelmente foram pesquisar e no final eu ate tinha razão ao dizer que a principal vantagem era inserir as 4X4 até aos 100Km\h o resto qualquer 4X4 da altura tambem fazia, a mais valia era permitir o mesmo em andamento

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                            sim em chuva e tambem devido aos pneus que o meu tinha uns all-terrain era mais seguro andar com 4X4 inserida,actuais sim os chamados "puros" deixam escolher se queres 4 ou 2 a puxar (land cruiser por exemplo)

                            a questão é que ainda ninguem me explicou o que faz a super select que uma normal caixa de transferencias não faça!!!ou então para os que me tentaram "esclarecer" sobre a coisa provavelmente foram pesquisar e no final eu ate tinha razão ao dizer que a principal vantagem era inserir as 4X4 até aos 100Km\h o resto qualquer 4X4 da altura tambem fazia, a mais valia era permitir o mesmo em andamento
                            O land cruiser tem tração integral permanente? Ou somente parcial?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                              O land cruiser tem tração integral permanente? Ou somente parcial?
                              permanente os europeus e americanos o resto do mundo inserivel!
                              eu andei em marrocos dai ter dito o land cruiser mil desculpas!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Bloodhound Ver Post
                                permanente os europeus e americanos o resto do mundo inserivel!
                                eu andei em marrocos dai ter dito o land cruiser mil desculpas!
                                Se excluirmos os hdj, só a partir de 96 é que o land cruiser (com a série 90) passou a ter tração permanente. O pajero a partir de 91 que a tinha.
                                E mesmo assim, nenhum land cruiser a partir desse ano da para andar com tração somente às rodas traseiras, ao contrario do sistema do pajero.

                                Comentário


                                  Já o Range Rover à anos que utilizava a tração permanente 4x4 com os 3 diferenciais.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    Já o Range Rover à anos que utilizava a tração permanente 4x4 com os 3 diferenciais.
                                    E permitia andar só com a tração às 2 (o equivalente a desacoplar o diferencial central). Acho que não...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                      E permitia andar só com a tração às 2 (o equivalente a desacoplar o diferencial central). Acho que não...
                                      Não me referia a essa questão mas sim ao FullTime 4wd, que já era utilizado muito antes no Range que nos Land Cruiser.
                                      O engraçado destas questões do 4wd é que alegam alguns entendidos que é uma forma que estas marcas tinham de evitar derreter transmissões com os motores aplicados. Por norma os Land Cruisers só são Fulltime nas versões mais potentes e as menos potentes parcialmente 4x4.
                                      Faz algum sentido até certo ponto pois os eixos mais robustos são os originários dos Patrol Y60/Y61, bem mais que os Toyota sejam eles quais forem. Mas este é apenas um comentário de alguns mecânicos mais entendidos na àrea. Pode não ser real mas dá que pensar.
                                      Seja como for isto já é offtopic em relação à Amarok

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X