Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro tornou-se ‘bem obsoleto’ para portugueses...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
    No meu caso , imagino que em muitos , é o seguinte :

    vou para a universidade de segunda a sexta , saio de casa caminho 10 min. estou na paragem de autocarro , entro no autocarro relaxo , escuto musica ou ate leio qualquer coisa , sem stress , em 35 min. estou a 5min. a pe da universidade , sem ter de me preocupar onde vou estacionar , não preciso seguro , carta , selo , inspecções, reparações dispendiosas , etc , no retorno autocarro igualmente , agora se substituirmos a universidade pelo emprego/trabalho , o que muita gente deveria fazer não haveria tanta contaminação , transito nas ruas , etc , e ate acho que na vida pessoal melhoraria , as pessoas andariam com menos strese não percebo qual é a paranóia de ter carro e/ou levar para o trabalho / universidade ?

    Recentemente tirei a carta , sim é verdade , mas é para sair os sábados e/ou domingos a passear com a namorada , cinema , etc , acho que o carro deveria ser usado esporadicamente .

    Para mim é a mesma coisa um fiat punto do 96 ( carro que vou adquirir recentemente ) ou um mercedes CLK , ambos me levam igual do ponto A ate o ponto B.
    Mas depende, para cada lado perdes cerca de 50 min em transporte ( autocarro + o tempo a pé ) , e se de carro demorasses apenas 15 min, seria um ganho em termos de tempo assinalável, que na minha opinião se justificava, desde que o estacionamento não fosse um problema.

    Claro que isso se paga ( manutenções , etc ).

    O que eu considero um desperdício é ter ordenados modestos e gastar por ex metade do ordenado numa prestação automovel. Prefiro algo antigo, modesto, em minimamente bom estado e assim acaba por não sair demasiado caro ao fim do mês.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
      No meu caso , imagino que em muitos , é o seguinte :

      vou para a universidade de segunda a sexta , saio de casa caminho 10 min. estou na paragem de autocarro , entro no autocarro relaxo , escuto musica ou ate leio qualquer coisa , sem stress , em 35 min. estou a 5min. a pe da universidade , sem ter de me preocupar onde vou estacionar , não preciso seguro , carta , selo , inspecções, reparações dispendiosas , etc , no retorno autocarro igualmente , agora se substituirmos a universidade pelo emprego/trabalho , o que muita gente deveria fazer não haveria tanta contaminação , transito nas ruas , etc , e ate acho que na vida pessoal melhoraria , as pessoas andariam com menos strese não percebo qual é a paranóia de ter carro e/ou levar para o trabalho / universidade ?

      Recentemente tirei a carta , sim é verdade , mas é para sair os sábados e/ou domingos a passear com a namorada , cinema , etc , acho que o carro deveria ser usado esporadicamente .

      Para mim é a mesma coisa um fiat punto do 96 ( carro que vou adquirir recentemente ) ou um mercedes CLK , ambos me levam igual do ponto A ate o ponto B.

      Mas isso é vida de estudante. E quando fores trabalhar a 50 ou 60 km de casa e sem um comboio por perto, como é que fazes?...

      Comentário


        #93
        Quando há greve , vou de moto , adoro quando ha transito , e eu a furar o transito na moto , chego num instante , mas também me ponho a pensar , praticamente sou o único aqui na IC- 19 neste transito infernal a andar de moto , será que as pessoas gostam de se massacrar e estar sentadas no carro a perder tempo a espera que o transito avance ?

        Acho que é uma questão de cultura , na Bélgica / França as pessoas optam pela bicicleta , na Indonésia / Taiwan por pequenas motos , Inglaterra transportes públicos , acho que em portugal optaram pelo automóvel mesmo que tenham que perder 1 hora no transito a cheirar gases poluente .

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por cjr Ver Post
          Mas isso é vida de estudante. E quando fores trabalhar a 50 ou 60 km de casa e sem um comboio por perto, como é que fazes?...
          Eu trabalho a 20 km de casa. Tenho 4 alternativas:
          5 min a pé + 1h10 autocarro + 5 min a pe
          5min a pe + 10 min autocarro + 20 min comboio + 10 min a pe ( mais tempos de espera pelos transportes)
          Ou
          20 min de carro, quando esta muito transito 45...

          Para muita gente ter filhos esta obsoleto...mas eu tenho 2... E tenho horários a cumprir.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por cjr Ver Post
            Mas isso é vida de estudante. E quando fores trabalhar a 50 ou 60 km de casa e sem um comboio por perto, como é que fazes?...

            Utilizo a minha fiel amiga , económica , pouco poluente , pratica , a bela da PCX.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
              Utilizo a minha fiel amiga , económica , pouco poluente , pratica , a bela da PCX.
              Prática até chegar o inverno...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
                Utilizo a minha fiel amiga , económica , pouco poluente , pratica , a bela da PCX.
                Depende do que tenhas de levar contigo em termos de material, e andar de mota no inverno, com por exemplo, um PC atrás, é tudo menos prático.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
                  Quando há greve , vou de moto , adoro quando ha transito , e eu a furar o transito na moto , chego num instante , mas também me ponho a pensar , praticamente sou o único aqui na IC- 19 neste transito infernal a andar de moto , será que as pessoas gostam de se massacrar e estar sentadas no carro a perder tempo a espera que o transito avance ?

                  Acho que é uma questão de cultura , na Bélgica / França as pessoas optam pela bicicleta , na Indonésia / Taiwan por pequenas motos , Inglaterra transportes públicos , acho que em portugal optaram pelo automóvel mesmo que tenham que perder 1 hora no transito a cheirar gases poluente .

                  Achas que as pessoas vão perder horas para andar nos transportes públicos? Quando fazem o mesmo percurso em menos de metade do tempo de carro? É que só estás a falar de quando há transito...
                  Para não falar que já assim os transportes públicos estão amontoados de gente até mais não

                  Comentário


                    #99
                    Existem no mercado de motos , muito e bom equipamento de protecção para o frio e chuva para motos.

                    Quando tirei a carta , a minha intenção era andar de moto e não carro ( sempre considerei o carro uma maquina obsoleta grande, dispendiosa........poluente etc )

                    So ultimamente nas saídas de fins de semana com a namorada e amigos é que senti falta de automóvel, que por certo vou adquirir o mais económico possível.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                      Depende do que tenhas de levar contigo em termos de material, e andar de mota no inverno, com por exemplo, um PC atrás, é tudo menos prático.
                      Tenho uma top case , de 42L

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
                        Existem no mercado de motos , muito e bom equipamento de protecção para o frio e chuva para motos.

                        Quando tirei a carta , a minha intenção era andar de moto e não carro ( sempre considerei o carro uma maquina obsoleta grande, dispendiosa........poluente etc )

                        So ultimamente nas saídas de fins de semana com a namorada e amigos é que senti falta de automóvel, que por certo vou adquirir o mais económico possível.
                        É o que muita gente faz, por necessidade. Não é expectável que alguém que tenha filhos, trabalhe longe, etc, ande de mota. Da mesma maneira, onde tirando questões reais de necessidade ou por avareza extrema, seja normal que alguém que tenha a "vida controlada", que tenha fazer diariamente muitos quilómetros, tenha filhos pequenos, etc, e compre o carro mais "rasco" e barato possível, sem pensar em consequências.

                        Eu quando tinha 20 e poucos anos entrava na A2 com um AX 1.0, punha o pé até ao fundo e só o tirava nas portagens de Setúbal. E também dizia que era igual fazê-lo num ax como num mercedes. Hoje só de pensar nisso até me arrepio. E posso-te garantir que nunca fui nem sou acelera, raramente ultrapasso os 120 km/h. Isto para dizer que a nossa visão das coisas se vai moldando com o desenrolar da vida e com a experiência, nada permanece alheio ao que acontece à nossa volta.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                          É um bom post mas há que situar a linha de pensamento.

                          Muitos daqueles que estão sozinhos no carro, acabaram de deixar os filhos nos colégios e nas escolas que só aceitam recebe los a partir de determinada hora e eu também tem hora limite para os recolher...

                          Há tantas variáveis para avaliar que haver posições de absolutismo...

                          Creio que a questão fundamental é econômica. Quem tem dinheiro (suficiente) prefere SEMPRE ter carro(s), barco (s), aviao(oes)... Não conheço ninguém que tenha desafogo claro financeiro que não tenha os seus próprios meios de locomoção.

                          Portanto, para mim está é a razão base.

                          No outro lado da "linha" tens Malta que não tem dinheiro e tem que se aguentar a andar de transportes seja com sol frio ou neve... Ou aqueles que moram atrás do sol posto onde os transportes não chegam e tem que se meter em 3 autocarros, dois comboios e metro...

                          E ainda aqueles "remediados" que tem a vidinha minimamente arranjada mas que se não andarem no seu carrinho a vida fica caótica.. (Outra vez o exemplo dos colégios... Etc).

                          Portanto, a história dos carros obsoletos para além de ser um micro fenômeno em zonas geográficas específicas... é, na minha opinião, uma bela tanga.
                          Concordo com o que dizes, mas .... ou isso é tudo muito bonito, mas .....

                          Há que distinguir a necessidade do desejo, muitos utilizam carro por necessidade, por falta de alternativa, quando o desejável era não terem que utilizar.

                          Mas num Mundo em que cada vez há mais mobilidade, em que as viagens grandes se fazem de avião, em que os filhos cada vez são mais adiados e até escassos, os carros cada vez mais são apenas um "mal necessário".

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
                            Tenho uma top case , de 42L
                            Pois tens, e agora chega para a faculdade. E quando tiveres um trabalho, podes garantir a ti mesmo que só vais precisar dessa top case de 42l? O "problema" é que tu estás a idealizar as tuas necessidades de agora para daqui a 10 anos e a pensares que tudo será igual. Amigo, espero bem que sim para a tua carteira, mas isso é a!go que não podemos controlar.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                              Concordo com o que dizes, mas .... ou isso é tudo muito bonito, mas .....

                              Há que distinguir a necessidade do desejo, muitos utilizam carro por necessidade, por falta de alternativa, quando o desejável era não terem que utilizar.

                              Mas num Mundo em que cada vez há mais mobilidade, em que as viagens grandes se fazem de avião, em que os filhos cada vez são mais adiados e até escassos, os carros cada vez mais são apenas um "mal necessário".
                              Este por acaso é um ponto interessante. Eu gostava de não ser obrigado a deslocar-me de carro, mas visto ser obrigado, prefiro fazê-lo com um pouco mais de segurança e conforto do que comprar o mais barato possível. Porque se sou obrigado, é porque não faço só 5 km por dia e passo algum tempo a conduzir. É como a história dos telemóveis, todos nós conseguimos enviar ou receber um email com um Android de 70€. Não é por aí. O problema é quando temos de lhe dar utilização intensiva...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
                                Para mim é a mesma coisa um fiat punto do 96 ( carro que vou adquirir recentemente ) ou um mercedes CLK , ambos me levam igual do ponto A ate o ponto B.
                                Eu dizia quase isso antes de tirar a carta.

                                Depois de uma pessoa ser exposta às coisas com maior qualidade a percepção muda irremediavelmente.

                                Não é uma questão de pseudo-status ou algo similar, é mesmo uma comparação de um carro que já era fraquinho quando era novo com um que (apesar de até já ter sido descontinuado há uns bons anos) sempre foi um automóvel com "A" grande, goste-se do estilo ou não!

                                Mas isto é algo que só a experiência nos mostra.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
                                  Quando há greve , vou de moto , adoro quando ha transito , e eu a furar o transito na moto , chego num instante , mas também me ponho a pensar , praticamente sou o único aqui na IC- 19 neste transito infernal a andar de moto , será que as pessoas gostam de se massacrar e estar sentadas no carro a perder tempo a espera que o transito avance ?

                                  Acho que é uma questão de cultura , na Bélgica / França as pessoas optam pela bicicleta , na Indonésia / Taiwan por pequenas motos , Inglaterra transportes públicos , acho que em portugal optaram pelo automóvel mesmo que tenham que perder 1 hora no transito a cheirar gases poluente .
                                  Na bélgica , frança, holanda, optam pela bicicleta porque os terrenos são bem mais planos. Na Indonésia e afins, muita gente não tem é dinheiro para um carro e só tem possibilidades de comprar mota, na Inglaterra existe um sistema de transportes públicos altamente eficaz, coisa que cá nem sempre existe.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
                                    Existem no mercado de motos , muito e bom equipamento de protecção para o frio e chuva para motos.

                                    Quando tirei a carta , a minha intenção era andar de moto e não carro ( sempre considerei o carro uma maquina obsoleta grande, dispendiosa........poluente etc )

                                    So ultimamente nas saídas de fins de semana com a namorada e amigos é que senti falta de automóvel, que por certo vou adquirir o mais económico possível.
                                    Oferta há muita, é escolheres o que mais te agrada seja em que capítulo for, na economia, conforto, etc.

                                    Mas para muitos, não existe possibilidade financeira de ter um carro e ainda ter 1 mota + restante equipamento.

                                    Comentário


                                      O facto de o carro ser um bem cada vez mais oneroso, contribui para o alegado desinteresse.

                                      As pessoas gostam de não depender de nada/ninguém, contudo com as limitações orçamentais, muitos não têm outro remédio que não se sujeitar (infelizmente)...

                                      Apenas a rede de metro se pode considerar eficaz e a rede de metro em Portugal só existe na capital e Porto.

                                      Acredito, no entanto, que se a rede de transportes públicos fosse melhor, muitos optariam por não utilizar o automóvel.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Oferta há muita, é escolheres o que mais te agrada seja em que capítulo for, na economia, conforto, etc.

                                        Mas para muitos, não existe possibilidade financeira de ter um carro e ainda ter 1 mota + restante equipamento.
                                        Uma mota é um investimento baixo. As pessoas aqui é que quando pensam em comprar uma mota para ir para o trabalho pensam numa CBR1000RR, assim não há milagres.

                                        Dito isto Portugal não é no global um país muito amigo de motas, há muitas estradas degradadas, muitas ruas ainda em paralelo, clima um bocado inconstante (metade do tempo ou está chuva ou calor demais), e sobretudo há o facto de uma garagem ainda ser vista como um luxo e a esmagadora maioria dos veículos terem que dormir na rua.

                                        Comentário


                                          acho que todos teem razão nas vossas opiniões, mas acho no futuro o jovens vão se virar para os papareformas como meio de transporte, não precisam de carta, facil aquicisão há n modelos para todos os gostos, económicos, e manutenção basica, e andam a uma velocidade considerável, para ir de A a B, é o que chega, e metem-se em qualquer buraco...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Uma mota é um investimento baixo. As pessoas aqui é que quando pensam em comprar uma mota para ir para o trabalho pensam numa CBR1000RR, assim não há milagres.

                                            Dito isto Portugal não é no global um país muito amigo de motas, há muitas estradas degradadas, muitas ruas ainda em paralelo, clima um bocado inconstante (metade do tempo ou está chuva ou calor demais), e sobretudo há o facto de uma garagem ainda ser vista como um luxo e a esmagadora maioria dos veículos terem que dormir na rua.
                                            Muitos nem conseguem ter dinheiro para gastar 1500 euros a meter o carro a GPL, quanto mais 2000 euros numa 125

                                            Claro que estou a falar de casos em que os 2 membros do casal ganham tipo 600 euros.

                                            Sim, é um investimento baixo, é verdade, mas ainda assim pode não ser fácil.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Muitos nem conseguem ter dinheiro para gastar 1500 euros a meter o carro a GPL, quanto mais 2000 euros numa 125

                                              Claro que estou a falar de casos em que os 2 membros do casal ganham tipo 600 euros.

                                              Sim, é um investimento baixo, é verdade, mas ainda assim pode não ser fácil.
                                              A 125 é alternativa ao carro e não à transformação a GPL

                                              Há 125 usadas.

                                              Comentário


                                                No meu caso continuo a precisar do carro para ir trabalhar apesar de morar a 8km´s do trabalho a alternativa, o autocarro demora bem mais tempo e mesmo financeiramente não compensa comparado ao carro

                                                Comentário


                                                  Eu de carro levo 2 miúdos a 2 escolas, e chego mais rápido que de autocarro.
                                                  Junto a isso o portátil, almoço e saco do ginásio e não me imagino a viver sem o carro.

                                                  No entanto, já foram relatados casos onde o carro é dispensável. Na faculdade também ia de transportes públicos, e só ia de carro se fosse direto para jantares ou assim, e indo de carro obrigava-me a ir 1h mais cedo, ou não arranjava onde estacionar o carro...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                    Eu de carro levo 2 miúdos a 2 escolas, e chego mais rápido que de autocarro.
                                                    Junto a isso o portátil, almoço e saco do ginásio
                                                    e não me imagino a viver sem o carro.

                                                    No entanto, já foram relatados casos onde o carro é dispensável. Na faculdade também ia de transportes públicos, e só ia de carro se fosse direto para jantares ou assim, e indo de carro obrigava-me a ir 1h mais cedo, ou não arranjava onde estacionar o carro...

                                                    Isto resume tudo, diferentes necessidades.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                      Isto resume tudo, diferentes necessidades.
                                                      Claro, mas parece que há quem queira imaginar que apenas há uma realidade..

                                                      Comentário


                                                        Obviamente cada caso é um caso , no meu caso vou de transporte para a universidade de segunda a sexta , só irei sair no sábados ou domingos feriados ou pontes , as vezes nem esses dias porque posso ir a boleia de alguém , ou mesmo não sair , neste caso o problema não é a degradação de andar muito , mas sim o ponto oposto ouseja andar muito pouco , só os FDS, acham que um carro muito dispendioso compensa ? para estar parado na garagem 5 dias a semana ? sensatez é algo que sempre tive na cabeça , um punto para sair os FDS esta mais que bom.

                                                        Ate porque meu meio de transporte pessoal exceptuando os transportes públicos , é a PCX e não o automóvel. acho muito mais eficaz , mesmo para estacionar , e o melhor ir a bomba e dizer : encha o deposito por favor , dar uma nota de 10 euros e ainda receber troco.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
                                                          So ultimamente nas saídas de fins de semana com a namorada e amigos é que senti falta de automóvel, que por certo vou adquirir o mais económico possível.
                                                          Felizmente existem uns 'papalvos' amigos que têm carro, para quando faz falta e a mota não serve...
                                                          Isto não é o Into the Wild. Há pessoal para o qual é impensável o uso de transportes.

                                                          Comentário


                                                            Sim , pelo mesmo motivo ( realmente o que um faz por uma namorada ) vou adquirir automóvel , praticamente para os fins de semana , porque de segunda a sexta não vou precisar dele , tenho garagem , a escolha é um punto do 96 , do meu tio que ja me propôs para lhe comprar a preço de sobrinho , , tem 90 000 kms. de garagem comprou novo no 96 , ainda tem os documentos antigos o livrete verde e o registo azul.

                                                            Comentário


                                                              Cada um tem as suas necessidade e principalmente gostos (coisa que não frisaram muito), será que toda a gente gosta de ir de transportes públicos para o trabalho? Raramente se vai sentado confortavelmente e a falta de civismo ainda impera muito nesta sociedade!!

                                                              Concordo com o Elvingador com a parte da PCX mas lá está nem todos gostam/podem

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X