Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro tornou-se ‘bem obsoleto’ para portugueses...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Elvingador Ver Post
    Sim , pelo mesmo motivo ( realmente o que um faz por uma namorada ) vou adquirir automóvel , praticamente para os fins de semana , porque de segunda a sexta não vou precisar dele , tenho garagem , a escolha é um punto do 96 , do meu tio que ja me propôs para lhe comprar a preço de sobrinho , , tem 90 000 kms. de garagem comprou novo no 96 , ainda tem os documentos antigos o livrete verde e o registo azul.
    Vais comprar um bem obsoleto? Não faz sentido... Está obsoleto por isso deve existir outro meio de transporte que te leve do ponto a ao b que nao seja obsoleto.

    De facto no caso concreto é um carro obsoleto...

    Já agora se tivesses ganho o euromilhoes compravas na mesma o punto pelo que referes certo?

    Comentário


      Tenho 19 anos, e eu quero um carro para dar-me o gosto de mexer nele, brincar etc... que se **** o telemovel xD e no meu grupo de amigos somos todos assim.. seremos assim tao diferentes da nossa geração ?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
        edit: Numa nota pessoal deve acrescentar que, quanto à liberdade, sempre me senti mais livre de moto do que de carro, já mesmo no início da década de 80 circular de carro e encontrar estacionamento na grande lisboa não era lá muito fácil estando de carro. Isso já era verdade há 30 anos...
        Eu acho que o carro dá mesmo liberdade, em certas condições. Uma das férias mais emblemáticas e memoráveis que tive foi um verão no Alentejo de carro, as quais sozinho, percorri a grande maioria do baixo Alentejo pernoitando cada noite num local diferente. Jamais o conseguiria sem automóvel. Foi uma liberdade incomparável. A questão é que a publicidade automóvel faz-nos crer, erradamente, que cada dia para o trabalho, é uma experiência aventureira inesquecível.


        Comentário


          Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
          Também me parece que isto está a acontecer mas ao contrário do que se fala aqui não me parece que afete o mercado automóvel pela negativa, muito pelo contrário.

          Antigamente havia muito mais o culto do automóvel, daí que de uma forma geral as pessoas compravam um carro do qual gostavam nem que para isso tivessem de fazer um esforço financeiro grande. Mas isso tinha um problema para o mercado, nestas condições dificilmente se troca de carro, porque ou se gosta muito do carro e não se quer trocar, ou então o esforço financeiro foi tão grande que o carro tem que aguentar largos anos.

          Era isto que se via até há uns anos atrás, agora está muito mais na moda um ALD/renting, porque como o estudo indica, as pessoas deixaram de ter o culto do carro. Vendem-se muito mais carros a diesel porque o que interessa é que ande bem e gaste pouco, passado 3/4 anos venha outro novo.

          Não há grandes cuidados com o carro, e o mercado automóvel só agradece!
          Mas eu acho que na Holanda é exatamente ao contrário nesse aspeto, do que em Portugal. As pessoas aqui continuam com a paixão automóvel, não imaginam a quantidade de exposições ao ar livre de clássicos e desportivos que se veem por aqui. Há muitas pessoas que ainda continuam, como eu, com a paixão automóvel, de manter um clássico ou desportivo na garagem para dar umas voltas ao fim-de-semana; tenho um colega que após muitas poupanças comprou um M6, mas jamais o traz no dia-a-dia.

          Eu pessoalmente não concordo com o estudo, porque acho que um carro nas cidades é uma péssima ferramenta de mobilidade, pois é caro e pouco prático. E já que gastamos dinheiro, ao menos que gastemos naquilo que é a nossa paixão. Preferiria mil vezes ter um M6 e usá-lo uma vez por mês, a ter um Twingo que precisasse de usar todos os dias.

          Comentário


            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Muitos nem conseguem ter dinheiro para gastar 1500 euros a meter o carro a GPL, quanto mais 2000 euros numa 125

            Claro que estou a falar de casos em que os 2 membros do casal ganham tipo 600 euros.

            Sim, é um investimento baixo, é verdade, mas ainda assim pode não ser fácil.
            Neste ponto discordo porque há muitos casais em que cada um ganha 600 euros e cada um tem um carro, quando bem coordenado, podiam perfeitamente partilhá-lo! Ou seja, um dos membros, levava o outro até ao local de trabalho e depois seguia. A média de ocupação de carros em Portugal casa-trabalho-casa ronda 1,2 pessoas por carro, num número que podia ir de 1 a 5. Dá que pensar!

            Comentário


              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
              Eu de carro levo 2 miúdos a 2 escolas, e chego mais rápido que de autocarro.
              Junto a isso o portátil, almoço e saco do ginásio e não me imagino a viver sem o carro.

              No entanto, já foram relatados casos onde o carro é dispensável. Na faculdade também ia de transportes públicos, e só ia de carro se fosse direto para jantares ou assim, e indo de carro obrigava-me a ir 1h mais cedo, ou não arranjava onde estacionar o carro...
              Isso também é um sofisma! Em 1974 Portugal tinha 600 mil carros, hoje tem mais de 4,5 milhões (dados da ACAP) e por essa altura tinha-se muitos mais filhos e as famílias eram muito maiores.

              Comentário


                Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                Neste ponto discordo porque há muitos casais em que cada um ganha 600 euros e cada um tem um carro, quando bem coordenado, podiam perfeitamente partilhá-lo! Ou seja, um dos membros, levava o outro até ao local de trabalho e depois seguia. A média de ocupação de carros em Portugal casa-trabalho-casa ronda 1,2 pessoas por carro, num número que podia ir de 1 a 5. Dá que pensar!
                Completamente de acordo.
                Atualmente fazemos dessa forma, onde fico é a caminho do trabalho dela.
                Podia bem ter outro carro, mas para quê?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                  Isso também é um sofisma! Em 1974 Portugal tinha 600 mil carros, hoje tem mais de 4,5 milhões (dados da ACAP) e por essa altura tinha-se muitos mais filhos e as famílias eram muito maiores.
                  Tempos diferentes realidades diferentes... Era tudo muito mais localizado e não se tinha o estilo de vida que se tem agora

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                    Neste ponto discordo porque há muitos casais em que cada um ganha 600 euros e cada um tem um carro, quando bem coordenado, podiam perfeitamente partilhá-lo! Ou seja, um dos membros, levava o outro até ao local de trabalho e depois seguia. A média de ocupação de carros em Portugal casa-trabalho-casa ronda 1,2 pessoas por carro, num número que podia ir de 1 a 5. Dá que pensar!
                    Há muitos casais que partilham, mas por exemplo em muitos outros não dá, seja pelos horários diferentes seja pelas localizações distantes entre cada emprego.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                      Tempos diferentes realidades diferentes... Era tudo muito mais localizado e não se tinha o estilo de vida que se tem agora
                      Nem é só por isso...em 1974 não era qualquer um que podia comprar um carro, muito pelo contrário.....mesmo um carocha não era fácil. Já para não falar do acesso ao crédito ( ou a falta disso nessas alturas )

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                        Isso também é um sofisma! Em 1974 Portugal tinha 600 mil carros, hoje tem mais de 4,5 milhões (dados da ACAP) e por essa altura tinha-se muitos mais filhos e as famílias eram muito maiores.
                        Em 74 nas famílias com muitos filhos as mulheres ficavam em casa a tomar conta deles. Para ajudar a economia familiar faziam bolos para fora, arranjos de costura, etc.

                        Comentário


                          Relevante para o tema:

                          http://www.noticiasaominuto.com/pais...0-e-os-50-anos

                          Comentário


                            O jovens são cada vez mais cidadãos Europeus em vez de apenas Portugueses. Quando tirei a carta a ambição de qualquer jovem era ter um carro que pudesse proporcionar a liberdade de deslocação para a praia, para a discoteca, etc.
                            Hoje o que observo é que muitos jovens juntam uns cobres e vão passar uns dias a Madrid, Londres Paris e Roma. Com os bilhetes de avião cada vez mais baratos é aliciante. Também noto a utilização das redes sociais para criar sinergias na utilização e racionalização das viaturas por quem partilha origem e destino, o que dantes era muito mais difícil.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                              O jovens são cada vez mais cidadãos Europeus em vez de apenas Portugueses. Quando tirei a carta a ambição de qualquer jovem era ter um carro que pudesse proporcionar a liberdade de deslocação para a praia, para a discoteca, etc.
                              Hoje o que observo é que muitos jovens juntam uns cobres e vão passar uns dias a Madrid, Londres Paris e Roma. Com os bilhetes de avião cada vez mais baratos é aliciante. Também noto a utilização das redes sociais para criar sinergias na utilização e racionalização das viaturas por quem partilha origem e destino, o que dantes era muito mais difícil.
                              É muito bem visto.

                              A "mobilidade" ganhou outros contextos.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                Isso também é um sofisma! Em 1974 Portugal tinha 600 mil carros, hoje tem mais de 4,5 milhões (dados da ACAP) e por essa altura tinha-se muitos mais filhos e as famílias eram muito maiores.
                                O sofisma aqui é da tua parte.

                                Não são realidades comparáveis nem a nível de natalidade nem de mobilidade das pessoas. E não existe correlação entre os dois.

                                Comentário


                                  Também devem pensar que Portugal é só Lisboa e o Porto não.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                    O jovens são cada vez mais cidadãos Europeus em vez de apenas Portugueses. Quando tirei a carta a ambição de qualquer jovem era ter um carro que pudesse proporcionar a liberdade de deslocação para a praia, para a discoteca, etc.
                                    Hoje o que observo é que muitos jovens juntam uns cobres e vão passar uns dias a Madrid, Londres Paris e Roma. Com os bilhetes de avião cada vez mais baratos é aliciante. Também noto a utilização das redes sociais para criar sinergias na utilização e racionalização das viaturas por quem partilha origem e destino, o que dantes era muito mais difícil.
                                    Até porque é mais chique.. Muitas vezes não conhecem o que está ao lado do nariz deles, mas fica melhor meter no facebook outras cidades.
                                    Vejo muitos casos que poupam em bens essenciais, mas depois estourar esse dinheiro numas ferias? Tudo bom...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Nem é só por isso...em 1974 não era qualquer um que podia comprar um carro, muito pelo contrário.....mesmo um carocha não era fácil. Já para não falar do acesso ao crédito ( ou a falta disso nessas alturas )
                                      Em 1974 eu não era nascido, mas na minha família já toda a gente tinha carro desde avós tios etc. Já começava a haver mais que um carro por casa a grande diferença é que quem comprava o carro pagava o mesmo e não eram tão descartáveis como atualmente.
                                      10 anitos depois, o carro de minha casa era apenas usado para passeios de fim de semana e curtas deslocações (Levar e trazer os meninos à escola "Eu").
                                      Portanto de acordo com as ideologias de algumas pessoas deste topico, em 1974 o carro era obsoleto.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                        Neste ponto discordo porque há muitos casais em que cada um ganha 600 euros e cada um tem um carro, quando bem coordenado, podiam perfeitamente partilhá-lo! Ou seja, um dos membros, levava o outro até ao local de trabalho e depois seguia. A média de ocupação de carros em Portugal casa-trabalho-casa ronda 1,2 pessoas por carro, num número que podia ir de 1 a 5. Dá que pensar!
                                        Felizmente tanto eu como a minha mulher ganhamos mais de 600 euros, mas sim... temos 2 carros (Já tivemos 3). Temos que ter 2 carros dada a nossa atividade profissional.
                                        Ja chegamos a conseguir ter um dos carros a andar poucas vezes por mes para deslocacoes ao trabalho, pois sempre que vamos para a mesma zona nos mesmos horarios levamos 1 carro. Até mesmo quando um de nos fica a meia distancia.
                                        Quando era solteiro e todo o dinheiro que ganhava era para mim (Vivia nos pais e tinha até gasoleo pago), combinava com outros colegas e levavamos carro à vez. Combinavamos um local que não provocasse desvios a ninguem e lá iamos.
                                        Ainda assim, partilhar carros, ter um carro por familia etc etc não torna o carro mais nem menos obsoleto.

                                        Comentário


                                          Nestes últimos 30 o carro perdeu muito do seu encanto e também muita da sua utilidade e funcionalidade, isso parece-me óbvio.

                                          Em 83 um gajo tinha onde estacionar à frente de casa, no cinema, no restaurante, na faculdade, etc... Portanto a sua utilização citadina estava facilitada em relação ao que ocorre hoje.

                                          Nas viagens longas os aviões eram caros e portanto os carros eram a solução.

                                          A utilização pela diversão estava também facilitada nas décadas de 80 e 90 do século passado (mais estradas divertidas e sem carros / menos polícia).

                                          Pelo contrário no interior no país não tenho a menor dúvida de que o carro permaneça imensamente útil.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                            Nestes últimos 30 o carro perdeu muito do seu encanto e também muita da sua utilidade e funcionalidade, isso parece-me óbvio.

                                            Em 83 um gajo tinha onde estacionar à frente de casa, no cinema, no restaurante, na faculdade, etc... Portanto a sua utilização citadina estava facilitada em relação ao que ocorre hoje.

                                            Nas viagens longas os aviões eram caros e portanto os carros eram a solução.

                                            A utilização pela diversão estava também facilitada nas décadas de 80 e 90 do século passado (mais estradas divertidas e sem carros / menos polícia).

                                            Pelo contrário no interior no país não tenho a menor dúvida de que o carro permaneça imensamente útil.
                                            É mesmo isso !

                                            Acrescentaria que o crescente fantasma das multas também não ajuda, quem é que quer pegar no seu ferrari F12 para fazer uma viagem pela Europa e cruzar AEs a 120 ?

                                            Comentário


                                              Já agora acrescento um dado que pode parecer fazer pouco sentido à maioria das pessoas.

                                              Gosto de automóveis mas não me considero um aficionado. No entanto deixei de me interessar tanto por automóveis numa determinada altura do campeonato industrial... quando a globalização se fez sentir.

                                              Hoje o mesmo 2.0 diesel de um segmento C pode estar num Ford, Peugeot; Citroen; Volvo; Mazda.... então um 1.5dci vai da Dacia à Mercedes, com estes ultimos a dizerem que a tampa do motor lhe dá muito mais resistencia e performace. Um 1.4 hdi vai da citro à Ford, Suzuki... etc, etc

                                              Quando a industria se parecia mais com a relojoaria, conduzir um Alfa era toda uma experiência à parte de conduzir um Citroen.

                                              Hoje se me colocassem de olhos vendados atrás de um volante de um carro novo por sair, se me destapassem a venda e me pedissem para o experimentar, não saberia apontar a marca.

                                              A globalização banalizou o automóvel. Perdeu-se alguma da individualidade, foi cilindrada pela máquina de fazer dinheiro.

                                              Onde param os SAAB turbo? E os Boxer italianos? E os DS são o quê hoje se não iguais aos demais?

                                              Comentário


                                                É verdade sim senhor. Até mesmo um motor italiano de baixa cilindrada tinha características que permitiam a identificação da sua origem. Dou como exemplo o 1.3 do Alfasud Sprint.

                                                Comentário


                                                  Esse Sud, probemas à parte, era um carro cheio de personalidade.

                                                  Comentário


                                                    Este fds passou por mim um daqueles célebres buggys que se faziam com base no carocha...grande sonoro que aquilo mandava.
                                                    Não fosse o aspeto ridículo aquele barulho bastante audível sem se saber de onde vinha, fazia querer que tínhamos ali um "american muscle"

                                                    Comentário


                                                      Há outra coisa que também contribui para isto, pelo menos na minha ótica.

                                                      Se antigamente gostar de carros e ser entusiasta era cool, hoje é "uncool".

                                                      É socialmente mal visto comprar determinado tipo de carros, pelo menos nas camadas mais baixas. Eu quando digo que ando a querer um Type-R raramente ouço boas críticas, só ouço boas críticas de quem gosta de carros, de resto amigos meus só apontam o dedo e gozam, com bocas do género "Vais passar a morar nas bombas".

                                                      Hoje gostar de carros não é fixe, mas gostar de iPhones, iPads e Macbooks já é "cool". Ir a Londres em regime Low-Cost é "cool", viajar de carro é "uncool". Eu farto-me de ouvir bocas, mas entram-me a 100 saem-me a 200.

                                                      Comentário


                                                        quem tem gosto por automóveis ainda tem algo de que aprecia, seja ele barato ou caro. agora quem não liga puto, desde que seja baratinho e poupadinho, pequeno para estacionar e tenha 5 portas, quer lá saber se é um pug, um seat ou um dacia. desde que seja apelativo...

                                                        a malta hoje em dia das duas uma: ou poupa e anda com um carrito barato, seja ele novo ou velho ou então tem um bom carro e abdica de ouros prazeres. viagens, férias, jantares, etc.

                                                        carros já passou à história...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                          É socialmente mal visto comprar determinado tipo de carros, pelo menos nas camadas mais baixas. Eu quando digo que ando a querer um Type-R raramente ouço boas críticas, só ouço boas críticas de quem gosta de carros, de resto amigos meus só apontam o dedo e gozam, com bocas do género "Vais passar a morar nas bombas".
                                                          Mas como conheces a realidade de Lx e Alentejo concordarás que a percepção é completamente diferente.

                                                          Eu que agora vivo fora das grandes metrópoles só levo com criticas por ter um carro a gasolina. É uma perseguição tremenda. Em especial sendo um 1.8, parece uma aberração, a maioria das pessoas nem quer acreditar

                                                          Mas não se critica o carro em si.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                            quem tem gosto por automóveis ainda tem algo de que aprecia, seja ele barato ou caro. agora quem não liga puto, desde que seja baratinho e poupadinho, pequeno para estacionar e tenha 5 portas, quer lá saber se é um pug, um seat ou um dacia. desde que seja apelativo...

                                                            a malta hoje em dia das duas uma: ou poupa e anda com um carrito barato, seja ele novo ou velho ou então tem um bom carro e abdica de ouros prazeres. viagens, férias, jantares, etc.

                                                            carros já passou à história...
                                                            Basicamente existe mais onde gastar os euros disponíveis

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                              Basicamente existe mais onde gastar os euros disponíveis
                                                              É mesmo verdade, quando eu tinha 18 anos não existiam metade das opções de hoje. Algumas porque vivia no interior, outras porque simplesmente ainda não tinham sido inventadas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X