Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tudo sobre o Documento Único Automóvel - DUA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Tambem recebi o meu ontem. Mas uma coisa que me intriga é: Eu ja tinha livretem, agora fico com 2? Devolvo o antigo, fico com ele ou mando para o lixo?

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

      Tipo cartão de crédito, com banda magnética é que era...
      Fui-me informar e a partir de Fevereiro de 2006 podemos pedir esse cartão, pagamos 30,00€ e depois vem ter a casa por correio como veio este.

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por Nhoco

        Tambem recebi o meu ontem. Mas uma coisa que me intriga é: Eu ja tinha livretem, agora fico com 2? Devolvo o antigo, fico com ele ou mando para o lixo?
        Eu tb fiquei com os 2.

        O livrete vou guardar em casa.

        Comentário


          #34
          Eu tb recebi ontem o novo docuemnto único em casa.
          No meu caso recebio depois de uma alteração de morada. O mais "bonito" é que recebi primeiro este documento que a carta de condução, tratei das duas coisas no mesmo dia na loja do cidadão de Coimbra (07-09) e o documento único chegou ontem (24-11) enquanto que a carta ainda não, quando fui renovar (07-11) a guia no mesmo local informaram-me que ainda nem tinha sido impressa.

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por GreenAtom

            Eu tb recebi ontem o novo docuemnto único em casa.
            No meu caso recebio depois de uma alteração de morada. O mais "bonito" é que recebi primeiro este documento que a carta de condução, tratei das duas coisas no mesmo dia na loja do cidadão de Coimbra (07-09) e o documento único chegou ontem (24-11) enquanto que a carta ainda não, quando fui renovar (07-11) a guia no mesmo local informaram-me que ainda nem tinha sido impressa.
            Andam rápido.

            Realmente, pelo que vejo ontem foi o dia de receber o DUA.

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

              em inglaterra os cartoes multibanco ja teem chip, embora inda tenham banda magnetica. sao mt raros os sitios onde ainda se usa a banda magnetica. está previsto deixar de se usar a banda magnetica por completo a partir de janeiro 2007.

              a policia ja anunciou uma grande diminuiçao na clonagem de cartoes desde que o sistema de chip foi implementado em grande escala (ja ha terminais com chip à quase 3 anos, mas so começaram a ser comuns o ano passado)

              o problema é que ainda vai demorar muito até o sistema de chip estar implementado pelo mundo fora. e como as pessoas viajam, os cartoes vao ter que ter os 2 sistemas e por isso nao vao ser tao seguros quanto poderiam ser. até isso acontecer, digo eu, ha-de aparecer outra tecnologia que sera aceite mais rapidamente por todos.

              os meus 2 cartoes tugas nao teem chip e sao recentes...
              Sempre a bater no ceguinho...
              Devem pensar que Portugal em termos tecnológicos está na cauda do mundo..só pode...

              Fiquem a saber que a nível de segurança bancária é dos melhores do mundo e a nível de caixas multibanco é bem capaz de ser o melhor do mundo!

              Só para que fiquem a saber...

              Comentário


                #37
                Recebi o meu ontem. Já não posso ratar o meu TDi, vem lá a potência...
                Mas também tenho o livrete antigo.

                Comentário


                  #38
                  Queria-vos ver a meter aquela informação toda num cartão de 55mm X 85mm ;)

                  Comentário


                    #39
                    palhaçada é eu ter comprado o meu carro em agosto e não ter recebido esse mas os 2 separados....
                    mas a maior palhaçada é o facto de nós ter-mos documentos do carro e só pq o governo ker ter-mos q pagar pai 30€ pa mandar fazer outro...
                    eu pergunto se para kem tem documentos este não deveria ser de graça...
                    se daki a 2 anos mudarem outra vez voltamos a pagar pa mudar de documentos?!?!....
                    palhaçada governamental.....
                    ld

                    Comentário


                      #40
                      ninguém te obriga a comprar nada.

                      Comentário


                        #41
                        Porra, realmente nunca estão bem; se não se muda é porque não se muda, se se muda é porque se muda....

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                          ninguém te obriga a comprar nada.

                          aí é q tu te enganas....
                          ou eu muito me engano ou segundo li vamos ter até junho paí do ano q vem pa alterar os documentos pa esse...
                          obrigatoriamente
                          ld

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por PDCouto

                            Porra, realmente nunca estão bem; se não se muda é porque não se muda, se se muda é porque se muda....
                            Eu que eu disse foi que devíamos ter mudado para um "cartão do Secúlo XXI".

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

                              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                              em inglaterra os cartoes multibanco ja teem chip, embora inda tenham banda magnetica. sao mt raros os sitios onde ainda se usa a banda magnetica. está previsto deixar de se usar a banda magnetica por completo a partir de janeiro 2007.

                              a policia ja anunciou uma grande diminuiçao na clonagem de cartoes desde que o sistema de chip foi implementado em grande escala (ja ha terminais com chip à quase 3 anos, mas so começaram a ser comuns o ano passado)

                              o problema é que ainda vai demorar muito até o sistema de chip estar implementado pelo mundo fora. e como as pessoas viajam, os cartoes vao ter que ter os 2 sistemas e por isso nao vao ser tao seguros quanto poderiam ser. até isso acontecer, digo eu, ha-de aparecer outra tecnologia que sera aceite mais rapidamente por todos.

                              os meus 2 cartoes tugas nao teem chip e sao recentes...
                              Sempre a bater no ceguinho...
                              Devem pensar que Portugal em termos tecnológicos está na cauda do mundo..só pode...

                              Fiquem a saber que a nível de segurança bancária é dos melhores do mundo e a nível de caixas multibanco é bem capaz de ser o melhor do mundo!

                              Só para que fiquem a saber...
                              E o que é que os bancos tem a ver? Se não fosse a iniciativa privada certamente que não era a CGD que ia implementar um sistema tipo MB... No sector publico estamos atrasados e não é pouco.

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por JGTB

                                citação:Originalmente colocada por joao

                                citação:Originalmente colocada por JGTB

                                citação:Originalmente colocada por joao

                                Querem saber porque é que o documento é assim?

                                É impresso pela Imprensa Nacional... rings a bell?
                                Para mim, isso não serve de justificação.
                                Se pensares que tinha que ser um cartão com características de segurança elevada, e que o documento único por uma questão de apoio da opinião pública tinha que ser mais barato... facilmente se percebe!

                                De resto o preço é a a maior das vantagens deste documento... porque sinceramente um papel em vez de dois, não me aquece nem arrefece! Se fosse mais pequeno, é que era muito bem vindo!
                                Não estou totalmente por dentro do assunto, mas acho que não deve ser dificil conceber um documento tipo cartão de crédito com uma segurança elevada.

                                Segundo ouvi dizer, alguns países já usam o BI no formato de "Cartão de crédito", conseguindo concentrar vários documentos num único cartão.
                                O problema é que seria uma coisa demorada e que é preciso é mostr "serviço" o mais rápido7 possível...

                                Na Suíça, o passaporte é tipo cartão MB ;)

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por Nhoco

                                  Tambem recebi o meu ontem. Mas uma coisa que me intriga é: Eu ja tinha livrete, agora fico com 2? Devolvo o antigo, fico com ele ou mando para o lixo?
                                  Já tinha livrete no teu nome ?? E pediste outro para quê ??

                                  Quanto tempo demorou ?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Também já tenho o meu...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Já agora, na cor diz "CINZENTO E OUTRAS". Isto significa que posso pintar de uma cor qualquer?

                                      Comentário


                                        #49
                                        duas perguntas

                                        a seguir à matricula tem um nº, num DU apareceu-me um 3, noutro um zero, o que será, o nº de registos?

                                        e nas anotações especiais existe um erro informático.

                                        Quen tiver mais que duas medidas de pneus, aparece só dois digitos da terceira, um problema que já alguém aqui falou (post bloqueado).

                                        Alguém reparou nisso?

                                        Comentário


                                          #50
                                          O nº a seguir à matrícula não é o nº de registos. No antigo Livrete tem as inciais D.C.

                                          Por falar em registos, este documento novo não tem o nº de registos anteriores.

                                          Comentário


                                            #51
                                            por não ter é que eu pensei que fosse esse numero.

                                            E o outro problema é este, pegando aqui na imagem do user Kako:


                                            Se virem nas anotações especiais onde diz 22, deveria ser 22...5/45R17, ora se for esses os pneus que o carro realmente tem, já come multa, porque vinha no livrete e agora com o DU já não vem...

                                            Sinceramente, o DU é uma *****, o papel não presta, as letras são pequeninas, a potência vem em Kw em vez de cv (uma medida que não é utilizada/conhecida pela maior parte de nós) e ainda vem com gaffes.

                                            Cada vez mais me convenço que quem "inventa" isto não percebe nada do assunto, mas encaixa uns bons cobres "pelas ideias".

                                            Comentário


                                              #52
                                              Esse 22 não sei se será uma medida. E a potência em kW do meu ponto de vista é assim que deve estar. Sistema internacional...

                                              P.S. O meu documento não tem erros.

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por Nafs

                                                Esse 22 não sei se será uma medida. E a potência em kW do meu ponto de vista é assim que deve estar. Sistema internacional...

                                                P.S. O meu documento não tem erros.
                                                esse 22 é a medida incompleta.
                                                Eu recebi já dois assim, num vem 24 (de 245/35R17) e noutro 16 de 165/65R14, agora o nº ao lado da matricula é que...[8)] não percebo.
                                                Nem a ausência de registos.

                                                Quanto aos kw, não custava vir Kw/cv, porque é o nosso sistema, não temos que nos preocupar com o sistema "internacional" antes do nosso, em vez de estarmos a multiplicar kw x 1.363 = cv

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por ohbaca

                                                  como e k sabemos k es tu????alto couro!
                                                  nao aparece nome nem nada? és preto? nao se ve a cara lol!
                                                  (a brincar);)

                                                  [8][8][8]

                                                  Porque é que deveria ter foto?
                                                  É um documento de identificação do veículo e não do dono. [}][}]
                                                  [}]

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por cloterico

                                                    citação:Originalmente colocada por ohbaca

                                                    como e k sabemos k es tu????alto couro!
                                                    nao aparece nome nem nada? és preto? nao se ve a cara lol!
                                                    (a brincar);)

                                                    [8][8][8]

                                                    Porque é que deveria ter foto?
                                                    É um documento de identificação do veículo e não do dono. [}][}]
                                                    [}]


                                                    Deveria ter uma foto do carro :D:D

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      epaaa

                                                      e eu a pensar que era uma cena toda hi-tech, digital, com banda magnetica e chip, com uma memoria de x megabytes e que ainda podia usar como aquelas usbzinhas...

                                                      Afinal saiu-me um lençol... eu até gosto do "retro" mas não assim - por favor implementem uma coisa decente pls.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        citação:Originalmente colocada por JGTB

                                                        Não estou totalmente por dentro do assunto, mas acho que não deve ser dificil conceber um documento tipo cartão de crédito com uma segurança elevada.

                                                        Segundo ouvi dizer, alguns países já usam o BI no formato de "Cartão de crédito", conseguindo concentrar vários documentos num único cartão.
                                                        O problema é que seria uma coisa demorada e que é preciso é mostr "serviço" o mais rápido7 possível...
                                                        Eu estou mais ou menos por dentro do processo que levou à criação do documento único!
                                                        A questão não é a complexidade, mas sim o custo...

                                                        E o problema de ter um cartão muito pequeno é que leva pouca informação... se queremos lá meter mais é preciso recorrer a meios digitais, e aí seria necessário que quem fosse olhar para o documento tivesse acesso a um aparelho para ler os dados (+ dinheiro), como o Capelo disse e muito bem.
                                                        Como podes ver conjugar a informação que antes estava em dois documentos num só não é trivial...

                                                        E se apenas tivesse a informação básica no cartão, como é que por exemplo tu depois podias conferir facilmente os dados de um carro que estavas a comprar em segunda-mão??


                                                        E estas são apenas as questões práticas do uso ou não de um smart-card! As questões burocráticas e financeiras foram claramente as mais complicadas de ultrapassar!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          É engraçado que ainda ninguém comentou que em breve (está previsto pelo menos) será possível pedir este documento pela Internet...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Já tive oportunidade de ver um cartão único e acho que está ridiculo.[8)][8)][xx(][xx(]

                                                            Estou mesmo a ver quando formos mandados parar pela policia à noite e eles a lerem aquelas letrinhas com as lanternas.
                                                            O papel é de muita fraca qualidade. Pode ter milhentos sistemas de segurança, mas é muito pouco resistente o papel. Era melhor como estava.

                                                            Não percebo o que se passa na cabeça dos tipos que desenvolveram este novo modelo ... mas não pensam nestas coisas ?? [8][8][8][8]

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por joao

                                                              citação:Originalmente colocada por JGTB

                                                              Não estou totalmente por dentro do assunto, mas acho que não deve ser dificil conceber um documento tipo cartão de crédito com uma segurança elevada.

                                                              Segundo ouvi dizer, alguns países já usam o BI no formato de "Cartão de crédito", conseguindo concentrar vários documentos num único cartão.
                                                              O problema é que seria uma coisa demorada e que é preciso é mostr "serviço" o mais rápido7 possível...
                                                              Eu estou mais ou menos por dentro do processo que levou à criação do documento único!
                                                              A questão não é a complexidade, mas sim o custo...

                                                              E o problema de ter um cartão muito pequeno é que leva pouca informação... se queremos lá meter mais é preciso recorrer a meios digitais, e aí seria necessário que quem fosse olhar para o documento tivesse acesso a um aparelho para ler os dados (+ dinheiro), como o Capelo disse e muito bem.
                                                              Como podes ver conjugar a informação que antes estava em dois documentos num só não é trivial...

                                                              E se apenas tivesse a informação básica no cartão, como é que por exemplo tu depois podias conferir facilmente os dados de um carro que estavas a comprar em segunda-mão??


                                                              E estas são apenas as questões práticas do uso ou não de um smart-card! As questões burocráticas e financeiras foram claramente as mais complicadas de ultrapassar!
                                                              Compreendo todas essas questões.
                                                              Mas responde-me só a uma pergunta: noutros países, não existe este documento no formato de "smartcard"?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X