Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tudo sobre o Documento Único Automóvel - DUA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    citação:Originalmente colocada por smithico

    Já tive oportunidade de ver um cartão único e acho que está ridiculo.[8)][8)][xx(][xx(]

    Estou mesmo a ver quando formos mandados parar pela policia à noite e eles a lerem aquelas letrinhas com as lanternas.
    O papel é de muita fraca qualidade. Pode ter milhentos sistemas de segurança, mas é muito pouco resistente o papel. Era melhor como estava.

    Não percebo o que se passa na cabeça dos tipos que desenvolveram este novo modelo ... mas não pensam nestas coisas ?? [8][8][8][8]

    O que viste quase de certeza que foi este que aqui coloquei em scan.

    Comentário


      #62
      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

      citação:Originalmente colocada por smithico

      Já tive oportunidade de ver um cartão único e acho que está ridiculo.[8)][8)][xx(][xx(]

      Estou mesmo a ver quando formos mandados parar pela policia à noite e eles a lerem aquelas letrinhas com as lanternas.
      O papel é de muita fraca qualidade. Pode ter milhentos sistemas de segurança, mas é muito pouco resistente o papel. Era melhor como estava.

      Não percebo o que se passa na cabeça dos tipos que desenvolveram este novo modelo ... mas não pensam nestas coisas ?? [8][8][8][8]

      O que viste quase de certeza que foi este que aqui coloquei em scan.
      Desculpa não percebi o que disseste

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por JGTB

        citação:Originalmente colocada por joao

        citação:Originalmente colocada por JGTB

        Não estou totalmente por dentro do assunto, mas acho que não deve ser dificil conceber um documento tipo cartão de crédito com uma segurança elevada.

        Segundo ouvi dizer, alguns países já usam o BI no formato de "Cartão de crédito", conseguindo concentrar vários documentos num único cartão.
        O problema é que seria uma coisa demorada e que é preciso é mostr "serviço" o mais rápido7 possível...
        Eu estou mais ou menos por dentro do processo que levou à criação do documento único!
        A questão não é a complexidade, mas sim o custo...

        E o problema de ter um cartão muito pequeno é que leva pouca informação... se queremos lá meter mais é preciso recorrer a meios digitais, e aí seria necessário que quem fosse olhar para o documento tivesse acesso a um aparelho para ler os dados (+ dinheiro), como o Capelo disse e muito bem.
        Como podes ver conjugar a informação que antes estava em dois documentos num só não é trivial...

        E se apenas tivesse a informação básica no cartão, como é que por exemplo tu depois podias conferir facilmente os dados de um carro que estavas a comprar em segunda-mão??


        E estas são apenas as questões práticas do uso ou não de um smart-card! As questões burocráticas e financeiras foram claramente as mais complicadas de ultrapassar!
        Compreendo todas essas questões.
        Mas responde-me só a uma pergunta: noutros países, não existe este documento no formato de "smartcard"?
        O unico pais que conheço alem de Portugal é a suiça, e o documento é mais pequeno que este, mas dobrado ficam do mesmo tamanho, ou seja, é dois terços deste e dobra-se a meio. Ah, e tb é documento unico pa registo de propriedade e caracteristicas do veiculo...

        Comentário


          #64
          Já tinha tb à uns tempos...

          Quem pensou nesta pseudo-inovação nunca o tentou enviar por fax de certeza...experimentem e vejam o resultado...

          Comentário


            #65
            Mas já agora, as diferenças nas medidas e anotações especiais que aconteceram ao KAKo aconteceram iguaizinhas no meu caso!...Não é que os gajos da conservatória cortaram as restantes medidas exactamente no mm sítio! (cheira-me a bug informático)...

            é óbvio q foi p trás...e estou à espera do novo já corrigido!

            Comentário


              #66
              citação:Originalmente colocada por smithico

              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

              citação:Originalmente colocada por smithico

              Já tive oportunidade de ver um cartão único e acho que está ridiculo.[8)][8)][xx(][xx(]

              Estou mesmo a ver quando formos mandados parar pela policia à noite e eles a lerem aquelas letrinhas com as lanternas.
              O papel é de muita fraca qualidade. Pode ter milhentos sistemas de segurança, mas é muito pouco resistente o papel. Era melhor como estava.

              Não percebo o que se passa na cabeça dos tipos que desenvolveram este novo modelo ... mas não pensam nestas coisas ?? [8][8][8][8]

              O que viste quase de certeza que foi este que aqui coloquei em scan.
              Desculpa não percebi o que disseste
              Ontem estiveste a ver um não foi? Quase de certeza que esse que viste era o mesmo que eu scanei. Era o do meu irmão, que trabalha ctgo. LOL

              Comentário


                #67

                Nunca tinha visto o DU... mas repararam bem:
                Categoria do Veiculo: XXXX
                Ou serei eu que ando a pensar muito em XXX?

                Comentário


                  #68
                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow
                  Ontem estiveste a ver um não foi? Quase de certeza que esse que viste era o mesmo que eu scanei. Era o do meu irmão, que trabalha ctgo. LOL
                  Logo vi que havia aqui gato ... e o malandro nunca me disse que o irmão dele eras tu [8D] O mundo é mesmo pequeno ;) Abraço

                  Comentário


                    #69
                    rcebi hoje o meu, demorou cerca de 3 meses a chegar
                    Já agora tenha a reserva de propriedade, quando acabar de pagar o carro eles enviam-me um comprovativo, se eu for com esse comprovativo os serviços de notariado emitem-me outro documento unico de borla, ou terei de pagar outro documento?
                    Alguem sabe quanto custa? Ou será melhor ficar com o comprovativo e só retirar a reserva quando vender o carro?

                    Comentário


                      #70
                      Também recebi o meu agora.. Coisa mais linda! Lol.. O que é que se faz agora ao livrete? :D

                      Comentário


                        #71
                        citação:Originalmente colocada por Fox_Adrenaline

                        Também recebi o meu agora.. Coisa mais linda! Lol.. O que é que se faz agora ao livrete? :D
                        Guarda-o em casa. Pode vir a ser preciso. ;)

                        Comentário


                          #72
                          isto é uma treta... afinal parece que é +/- do mesmo tamanho do antigo livrete... ora... onde guardo o livrete tb meto lá + o registo de propriedade! ou seja... isto vai dar ao mesmo, com uma vantagem de poucos milimetros de espessura! lol

                          se queriam fazer alguma coisa faziam uma coisa em condiçoes... agora tar a gastar $ para ter um papel em vez de dois? enfim... qdo quiserem gastar dinheiro a serio, introduzam memorias flash em cartoes tipo MB que dá para levar toda a informação sobre o veiculo, sobre o condutor, a mulher, os filhos a amante... apenas num cartaozinho! depois é arranjar terminais que os leiam!

                          Gastam $ em estadios, querem gastar milhoes em tgv's e ottas... e dao-nos um papelinho para a mao em vezs de dois! rotfl Portugal no seculo XXI...

                          Comentário


                            #73
                            citação:Originalmente colocada por eL niNo

                            isto é uma treta... afinal parece que é +/- do mesmo tamanho do antigo livrete... ora... onde guardo o livrete tb meto lá + o registo de propriedade! ou seja... isto vai dar ao mesmo, com uma vantagem de poucos milimetros de espessura! lol

                            se queriam fazer alguma coisa faziam uma coisa em condiçoes... agora tar a gastar $ para ter um papel em vez de dois? enfim... qdo quiserem gastar dinheiro a serio, introduzam memorias flash em cartoes tipo MB que dá para levar toda a informação sobre o veiculo, sobre o condutor, a mulher, os filhos a amante... apenas num cartaozinho! depois é arranjar terminais que os leiam!

                            Gastam $ em estadios, querem gastar milhoes em tgv's e ottas... e dao-nos um papelinho para a mao em vezs de dois! rotfl Portugal no seculo XXI...
                            :D

                            Comentário


                              #74
                              Realemente um cartão tipo MB deve ser extremamente util, mas só se ele projectar as informações nele contidas....

                              Já imaginaram necessitar do numero do chassis etc e tal, mas não estão ao pé do carro, nem têm nenhum equipamento para ler o cartão...mandam parar um bófia?

                              Comentário


                                #75
                                citação:Originalmente colocada por Janado

                                Realemente um cartão tipo MB deve ser extremamente util, mas só se ele projectar as informações nele contidas....

                                Já imaginaram necessitar do numero do chassis etc e tal, mas não estão ao pé do carro, nem têm nenhum equipamento para ler o cartão...mandam parar um bófia?
                                um cartao tipo MB tb pode ser impresso com algumas informaçoes essenciais... a carta de conduçao é um bom exemplo! e podiam fazer parcerias com os bancos por exemplo e passar a ler as informações do dito cartao em qq caixa MB por exemplo... mas há mais alternativas!

                                Comentário


                                  #76
                                  No meio desta conversa,acabei por não saber o que fazer c/os docs.
                                  O que fazer com o livrete?
                                  Qual o que vale? O livrete,este agora novo,os 2...Qual? o prazo de validade,já,daqui a 2,3,4,5...meses? Estou mal informado, não fizeram divulgação nenhuma a não ser que o Socrático fora o primeiro a receber tão importante doc. Não sei se estão como eu.Divulguem!

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por caita

                                    No meio desta conversa,acabei por não saber o que fazer c/os docs.
                                    O que fazer com o livrete?
                                    Qual o que vale? O livrete,este agora novo,os 2...Qual? o prazo de validade,já,daqui a 2,3,4,5...meses? Estou mal informado, não fizeram divulgação nenhuma a não ser que o Socrático fora o primeiro a receber tão importante doc. Não sei se estão como eu.Divulguem!
                                    Também estou à espera do meu mas acho que o melhor que tens de fazer é guardar tudo por uns tempos até teres informação suficiente.

                                    cmps

                                    Comentário


                                      #78
                                      Só trago o livrete.O outro está a aguardar melhores dias...Que digam mais qualquer coisa.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Bom dia,

                                        Adquiri uma viatura e fui hoje à DGV solicitar o Documento Único. Paguei os 30€, apresentei a documentação necessária e agora dizem-me que já não enviam para casa.
                                        Daqui por 1 mês tenho que ir a uma qualquer conservatória e pedir o referido documento.
                                        Aquilo é impresso na hora e em qualquer conservatória ????? Se alguém souber, que me diga s.f.f. para eu perceber.

                                        Estranho. Se for assim não é muito mau pois ir para a DGV novamente é que era MUITO MAU (aquilo é um caos logo a partir das 07H45m - só abrem às 08H30m).


                                        Um abraço,

                                        Nelson M.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Por acaso não sei.

                                          Eles falavam no tal cartão "de crédito"... Mas acho que não vai ser para já.

                                          Comentário


                                            #81
                                            citação:Originalmente colocada por NMendes

                                            Bom dia,

                                            Adquiri uma viatura e fui hoje à DGV solicitar o Documento Único. Paguei os 30€, apresentei a documentação necessária e agora dizem-me que já não enviam para casa.
                                            Daqui por 1 mês tenho que ir a uma qualquer conservatória e pedir o referido documento.
                                            Aquilo é impresso na hora e em qualquer conservatória ????? Se alguém souber, que me diga s.f.f. para eu perceber.

                                            Estranho. Se for assim não é muito mau pois ir para a DGV novamente é que era MUITO MAU (aquilo é um caos logo a partir das 07H45m - só abrem às 08H30m).


                                            Um abraço,

                                            Nelson M.
                                            Fui à loja do cidadão alterar a titularidade do meu Discovery, e demorou pouco mais de 1 semana, e veio por correio... anteriormente o carro ja tinha o documento único, não sei se foi por isso a rapidez...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Documento Unico - A eficacia que nunca esperei ver

                                              Carissimos..

                                              no dia 19 dirigi-me á loja do cidadao das laranjeiras em Lisboa a fim de registar o meu Panda 4x4

                                              O carro ja tinha documento unico do anterior proprietario..

                                              Foi emitido no dia 21

                                              Recebi-o hoje pelo correio.. dia 27

                                              Foram meros 8 dias e ja ca canta o documento..

                                              o processo ao que parece esta muito mais agilizado, eles ja tem a info toda dos proprietarios..

                                              fiquei agradavelmente espantado..

                                              agora vou entregar o dito á DGV para averbamento e novas medidas de pneus...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Eu ainda tou à espera dos documentos do nazi....e já o adquiri em Dezembro de 05...

                                                [)][)][)][)][)][)][)][)][)][)][)]

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  é o chamado "Documento na Hora" :D

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    citação:Originalmente colocada por raioxpantera

                                                    é o chamado "Documento na Hora" :D
                                                    Só não se sabe a hora.....nem o dia a que essa hora é referente...[)]

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Do carro novo que comprei em janeiro, o documento demorou 2 meses a chegar. Até foi bem rápido, pois o vendedor disse que ia demorar 6 meses. Por isso parece que alguma coisa adiantou fazer este tipo de documento, espero que se tranfira esta eficácia para outro tipo de documentos.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        a minha guia já expirou o prazo e já a tive de renovar mais 60 dias....

                                                        [xx(]

                                                        a mulher disse que a DGV do porto está atrasada em relação ás outras do resto do país!

                                                        e o meu está registado no porto........grrrr

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          epa.. quando comprei o Volvo, ainda nos " moldes antigos " disseram-me que o registo podia demorar mais de 6 meses.. veio do porto num mes..

                                                          outros carros que tive, de Lisboa, demoraram bem mais..

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Como já disse noutro topico o DUA tambem veio muito rapido (sou de lisboa) e foi na altura do natal. Parece que eles estão mesmo a andar rapido

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

                                                              Eu ainda tou à espera dos documentos do nazi....e já o adquiri em Dezembro de 05...

                                                              [)][)][)][)][)][)][)][)][)][)][)]
                                                              Eu adquiri o carro em Janeiro e recebi o DUA há dias [8)]

                                                              Já estava farto de pedir declarações...



                                                              Cpts e Viagens Seguras;).

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X