Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tudo sobre o Documento Único Automóvel - DUA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    citação:Originalmente colocada por eduardomaio

    SilverArrow, lolol! É o Simplex! :D

    Eu por acaso preciso dum DUA novo, o que me deram veio com erros mas aqui num posto da PSP disseram que não existia problema. O maior problema agora é que as letras estão a passar dum lado para o outro do DUA e existem campos que já não se percebem, e anda ele numa capa plástica, fora se não andasse! Já a minha carta de condução nesse formato estranho que é semelhante a um cartão MB continua visivel e com as letras todas. Porque será? :D
    Compraste essa capa ou arranjaste para ai uma de outra cena qualquer??

    Comentário



      É possível fazer o pedido de 2ª via do dua através da internet?

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por PauloFVF

        a minha guia já expirou o prazo e já a tive de renovar mais 60 dias....

        [xx(]

        a mulher disse que a DGV do porto está atrasada em relação ás outras do resto do país!

        e o meu está registado no porto........grrrr
        leva isso pelo lado positivo,assim nunca te tiram os documentos
        [}][}][}][}][}][}][}]

        n me importava de andar sempre com guias

        Comentário


          documento unico automovel...onde será mais rápido?

          viva.

          sei que já muito se falou em DUA's, mas a minha questão é quanto tempo esperaram e qual foi a agencia da DGV que tratou?

          isto porque vou comprar viatura e necessito de viajar para o estrangeiro e como as guias provisórias não são validas fora do pais, queria ter tudo em ordem o mais rapido possivel.


          obrigado

          Comentário


            Eu fiz ao pé do marques de pombal. Foi na altura do natal e passado semana e meia já o tinha.

            Comentário


              peço desculpa, mas não referi... convinha que fosse na zona norte!

              Comentário


                alguém poderá ajudar?

                Comentário


                  Alteração de livrete (DUA) - medida dos pneus

                  Boas.

                  Preciso de comprar pneus para o meu carro por várias razões (gastos, ovalizados, desactualizados e ilegais). Ora as únicas medidas que tenho no livrete são 175/70R14 e 195/65R14. Como quero mais borracha, estou inclinado para os 195, mas esta é uma medida muito difícil de arranjar e, consequentemente, CARA. Só há meia-dúzia de modelos nesta medida, e ao preço do ouro, ou então são de marcas chinesas que desconheço.

                  Perante estas dificuldades que não me deixavam satisfeito, decidi telefonar à BMW para saber se podia alterar o livrete para uma medida que fosse produzida em grande série. Telefonei para uma oficina (creio que em Benfica, que me deu um outro telefone, onde me atendeu um senhor que de forma célere me despachou com um "não, para esse modelo só essas medidas, boa tarde".

                  E assim volto à estaca zero, preso a meia-dúzia de pneus fraquitos e caros, tudo porque quero cumprir a lei e colocar a medida de pneus que o fabricante me impõe e não me deixa mudar.

                  A questão é: há outra maneira de resolver o problema? Tem sempre de ser o fabricante a dizer se podem ser alterados os pneumáticos, ou eu posso tratar disto directamente com a DGV?

                  Comentário


                    É sempre preciso autorização da marca. E tem mesmo de ser o importador, não pode ser um stand.
                    Se fosse a ti, dirigia-me ao Lagos Park, sede do importador, e colocava essa questão pessoalmente.

                    Comentário


                      Exactamente. Se o importador não te resolver, ninguem consegue em portugal, penso eu! penso que será necessário alguma insistencia! Assim que estiver resolvido agradecemos o feedback!

                      Comentário


                        É preciso uma declaração do importador da marca em como o veículo pode usar determinada medida de pneus, para ser entregue na dgv.

                        Comentário


                          Tanto quanto sei, o importador tem que homolgar o carro com essas medidas de pneus.
                          Aconteceu-me com a Focus que comprei nova num Stand oficial que tinha como extra umas jantes 15, mas que nada dizia no livrete. Só 4 anos mais tarde (na inspecção) é que me aprecebi da pior maneira do engano. Mas o concessionário resolveu-me a situação, mas colocou-se em dúvida se aquelas jantes estavam homolgadas para aquele carro e para aquela motorização.

                          Comentário


                            Tenta ver se saíu o teu modelo, com outras medidas!

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por JGTB

                              É sempre preciso autorização da marca. E tem mesmo de ser o importador, não pode ser um stand.
                              Se fosse a ti, dirigia-me ao Lagos Park, sede do importador, e colocava essa questão pessoalmente.
                              Se forem tão simpáticos como os da Opel na Quinta da Fonte que me disseram exactamente o mesmo
                              "o que está no livrete é o que o que essa versão leva, não legalizamos nada", não adiantou dizer que a versão GSI tinha 185/60R14, que no passado até os 195/50R15 legalizavam.
                              Isto depois que começou a caça às bruxas devido ao street-racing, muitas marcas meteram-se dentro da casca com os caracois e nada.

                              Nisso só tenho que declarar todo o meu respeito pela Mercedes, se estiver present em qualquer versão desse modelo passam, senão estiver existe um valor que não me recordo que se paga a medida é testada e se não interferir com a mecanica passam a declaração.

                              Seja como for, boa sorte, eu já desisti, se a multa tiver de vir que venha, só a qualidade dos pneus e a muito menor custo já deu para compensar.

                              Abraço

                              Comentário


                                Basicamente, estou entalado.

                                Estou quase como o Elios, para pagar um balúrdio por uns pneus de fraca qualidade prefiro comprar uns pneus melhores e numa medida mais barata e se aparecer a polícia... rezar.

                                Comentário


                                  Nitro, tenta arranjar o certificado de conformidade EU.
                                  Em principio o Certificado contêm todas as medidas de pneus homologadas para o teu carro ;)
                                  Se a medida que queres estiver no certificado, a DVG tem que aceitar.

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                    Basicamente, estou entalado.

                                    Estou quase como o Elios, para pagar um balúrdio por uns pneus de fraca qualidade prefiro comprar uns pneus melhores e numa medida mais barata e se aparecer a polícia... rezar.
                                    carg@ nisso, eu não ando com a medida que vem no livrete não tenho problemas com isso. Nem na IPO

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por 3com

                                      Nitro, tenta arranjar o certificado de conformidade EU.
                                      Em principio o Certificado contêm todas as medidas de pneus homologadas para o teu carro ;)
                                      Se a medida que queres estiver no certificado, a DVG tem que aceitar.
                                      Mas o meu carro é anterior ao certificado, 1988.

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                        citação:Originalmente colocada por 3com

                                        Nitro, tenta arranjar o certificado de conformidade EU.
                                        Em principio o Certificado contêm todas as medidas de pneus homologadas para o teu carro ;)
                                        Se a medida que queres estiver no certificado, a DVG tem que aceitar.
                                        Mas o meu carro é anterior ao certificado, 1988.
                                        Já tentaste saber junto da marca ?
                                        Quem sabe, devido às importações podem ter emitido um certificado.... tenta saber, não perdes nada ;)


                                        PS: deixa as oficinas BMW de parte, contacta o apoio ao cliente da casa mãe;)

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por 3com

                                          citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                          citação:Originalmente colocada por 3com

                                          Nitro, tenta arranjar o certificado de conformidade EU.
                                          Em principio o Certificado contêm todas as medidas de pneus homologadas para o teu carro ;)
                                          Se a medida que queres estiver no certificado, a DVG tem que aceitar.
                                          Mas o meu carro é anterior ao certificado, 1988.
                                          Já tentaste saber junto da marca ?
                                          Quem sabe, devido às importações podem ter emitido um certificado.... tenta saber, não perdes nada ;)


                                          PS: deixa as oficinas BMW de parte, contacta o apoio ao cliente da casa mãe;)
                                          Been there. Done that!

                                          De facto, as oficinas são uma pura perda de tempo. Telefona à Baviera. Pergunta que documentos necessitam (cópias, naturalmente) e dá exemplos, pois caso contrário, dão-te apenas o que tiverem à mão. Obriga-os a contactar a "casa-mãe". Nem que para isso tenhas que desembolsar uns cobres.;)

                                          E mesmo assim, não esperes "milagres"!

                                          Comentário


                                            A Baviera não é o importador nacional. A BMW está representada em Portugal através do BMW group Portugal.

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                              Tem sempre de ser o fabricante a dizer se podem ser alterados os pneumáticos, ou eu posso tratar disto directamente com a DGV?
                                              Nem sempre será precisa a declaração da marca. Basta que te dirijas à DGV e peças informação sobre as medidas de pneumáticos já homologadas pela DGV para esse veículo em concreto (marca, modelo, motorização e ano).

                                              Comentário


                                                Pessoal, parece que me safei. Contactei a www.autoinforma.pt e de lá informaram-me de que efectivamente posso colocar a medida nova que quero, e outras. São cerca de 30 euros para me passarem uma declaração, que suponho que terei depois de ser eu levar à DGV para fazer um novo livrete.

                                                Mas claro, já podia ter o assunto resolvido não fosse a má vontade da BMW. Nota negativa ao atendimento da BMW. O cliente não gosta e isso pode-se repercutir no futuro...

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                                  Pessoal, parece que me safei. Contactei a www.autoinforma.pt e de lá informaram-me de que efectivamente posso colocar a medida nova que quero, e outras. São cerca de 30 euros para me passarem uma declaração, que suponho que terei depois de ser eu levar à DGV para fazer um novo livrete.

                                                  Mas claro, já podia ter o assunto resolvido não fosse a má vontade da BMW. Nota negativa ao atendimento da BMW. O cliente não gosta e isso pode-se repercutir no futuro...
                                                  Por vezes, o que acontece é que pura e simplesmente não se querem chatear com algo que não lhes dá dinheiro e apenas trabalho. Se fizesses questões no sentido de adquirir um 535D logo vias se não recebias outro tratamento VIP.
                                                  Cá em casa, há uns anos, tb penamos com uma situação semelhante. Um Peugeot 205 comercial vinha com pneus de origem 155, e no livrete apenas referia 145. Após termos apanhado uma "pincelada" na primeira inspecção, a marca pura e simplesmente recusou-se a resolver a situação. Felizmente num outro centro de inspecções começaram a averbar no certificado de inspecção que o carro podia circular com os pneus daquelas dimensões.
                                                  Mas enfim eles é que perderam pois, foi o último carro comercial que a firma do meu pai adquiriu à peugeot!
                                                  Um cliente satisfeito volta sempre à casa! É pena nem sempre que está do outro lado pensa na perspectiva do cliente.

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                                    recebi o meu ontem,será que se pode plastificar,é que aquilo é mesmo frágil,sei que antigamente não se podia ás cartas decondução antigas,será que se pode?se ninguem souber,voutelf mais tarde (9h e tal) para a dgv...[:I]

                                                    Comentário


                                                      Já agora, a potência não vêm em cv mas sim em KM. Não sei se já era assim no livrete....

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por pvox

                                                        Já agora, a potência não vêm em cv mas sim em KM. Não sei se já era assim no livrete....
                                                        queres dizer kW.

                                                        Comentário


                                                          Antes romperes o DUA que o DIO....

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por bralmeidapt

                                                            Antes romperes o DUA que o DIO....

                                                            queres tu dizer o "DIU" :D

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por Karbono

                                                              citação:Originalmente colocada por bralmeidapt

                                                              Antes romperes o DUA que o DIO....

                                                              queres tu dizer o "DIU" :D
                                                              pois... [}][}]


                                                              O meu DUA tambem já nao está nas melhores condições.. e só o tenho de desde Novembro...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X