Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Honda Jazz 2003 - Descontentamento

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Vou seguir as dicas

    Vou pedir orçamentos e seguir para a revisão.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
      Afinar válvulas num carro moderno?
      E aos 60000 kms!
      Os manuais da Honda falam nesse procedimento, mas tenho sérias dúvidas que os concessionários o façam, a menos que algo esteja muito mal.

      O Civic que tive fez 170.000 km e 18 anos sem nunca afinar válvulas (nem qualquer outra coisa, para além do travão de mão uma vez...), e isso é o normal (mesmo nas motas).

      Normalmente só em motores muito abusados (ou a trabalhar a GPL sem lubrificação adicional bem feita) é que isso poderá realmente vir a ser necessário, mas será uma situação bastante anormal.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Os manuais da Honda falam nesse procedimento, mas tenho sérias dúvidas que os concessionários o façam, a menos que algo esteja muito mal.

        O Civic que tive fez 170.000 km e 18 anos sem nunca afinar válvulas (nem qualquer outra coisa, para além do travão de mão uma vez...), e isso é o normal (mesmo nas motas).

        Normalmente só em motores muito abusados (ou a trabalhar a GPL sem lubrificação adicional bem feita) é que isso poderá realmente vir a ser necessário, mas será uma situação bastante anormal.
        Depois da experiência que tive com o Jazz 1.2, não consigo concordar com isto. Este Jazz que refiro foi comprado novo, foram feitas religiosamente as revisões a tempo e horas, a grande maioria na própria marca, zero de abusos por parte da condutora, e na revisão anual dos 10 anos, o mecânico (que nunca tinha pegado naquele carro até então) perguntou-lhe por esta intervenção. A resposta foi que nem sabia que era preciso fazer isso. Foi feito nessa altura, por volta dos 90 mil kms, e a diferença foi notória, isto dito por parte da habitual condutora do carro (eu próprio levei o carro ao mecânico e trouxe-o de volta e vinha diferente, para melhor, mas também fez uma revisão mais profunda que o habitual, portanto o termo de comparação não é fácil).

        Faz lembrar a situação dos amortecedores, em que nos vamos habituando à falta de eficácia e nem damos por tal. Só quando colocamos novos é que nos apercebemos da mesma. Aqui parece-me o mesmo. Aliás, o próprio fabricante recomenda tal situação, ou, se preferirem, a verificação das folgas de X em X kms (não teimo se é 40 ou 60 mil kms). Obviamente que tem casos em que nem tudo o que o fabricante diz é para ser levado à letra, no sentido de podermos fazer melhor do que o recomendado, mas neste particular, se eu tivesse um carro com esta indicação, seguiria com a verificação e afinação das válvulas, no intervalo que achasse melhor tendo em conta os kms/idade/utilização.
        Editado pela última vez por Ecoflex; 19 January 2016, 22:08.

        Comentário


          #64
          Acho que a situação das válvulas nada tem a ver com essa da suspensão, o bater de válvulas é notório, não há como habituar a isso. Ainda por cima num motor tão silencioso como o i-dsi.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
            Acho que a situação das válvulas nada tem a ver com essa da suspensão, o bater de válvulas é notório, não há como habituar a isso. Ainda por cima num motor tão silencioso como o i-dsi.
            Um termo comparativo apenas, e que se adequa, na minha opinião. A folga das válvulas não passa de estar dentro das tolerâncias para se ouvir o bater das válvulas. Assim como um amortecedor não passa da eficácia 90% para 50%. É gradual em ambos os casos e é esse o efeito escamoteador para o condutor.

            O caso que relatei, o Jazz tinha 90 mil kms e eu nem sabia que havia esta intervenção. Fui levar o carro, pareceu-me bem, silencioso, tranquilo. Quando o levo de volta é que notei a diferença, mas mais importante que eu, é mesmo o relato da condutora habitual do carro, que aponto no mesmo sentido.

            Comentário


              #66
              Mas o bater de válvulas é notório até fora do carro, mesmo quem não anda com ele, tendo em conta que mesmo afinando a folga das válvulas tem um erro enorme (o processo é feito com um apalpa folgas em que dificilmente se consegue o mesmo valor para todas), falando de unidades mecânicas (microns), os mecânicos dizem que quando não se nota nada é melhor nem mexer, pois até pode ficar pior do que estava. Falamos de tolerâncias de cerca de 2 décimas, em que na maioria dos casos o mecânico nem mexe por estar dentro dessa tolerância, na revisão passada falei nisso ao mecânico (concessionário Honda) e ele disse logo que não valia a pena abrir a tampa das válvulas, pois de certeza que não ia mexer na folga e teria que pagar uma pipa de massa em mão de obra para retirar toda a admissão e também em juntas, pois o trabalhar sereno do motor dava provas suficientes de que a coisa estava bem. O meu jazz tem 150 000 kms, usa 0w20 não gasta óleo nenhum em revisões espaçadas por 15 000 kms, ou seja, não vejo porque haveria de mexer nas válvulas, tanto em termos de folga como em termos de retentores.
              Esta cenas das válvulas foi sempre uma coisa que me meteu impressão, e no VTi que tive, cheguei a pagar uma dessas intervenções (aos 120 000 kms) e não tocaram em nenhuma válvula, por isso...
              Quanto a notares diferenças pela folga das válvulas... é no mínimo discutível, até podes notar no trabalhar em termos de ruído, agora em termos de funcionamento/andamento,... duvido mesmo muito disso.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                Mas o bater de válvulas é notório até fora do carro, mesmo quem não anda com ele, tendo em conta que mesmo afinando a folga das válvulas tem um erro enorme (o processo é feito com um apalpa folgas em que dificilmente se consegue o mesmo valor para todas), falando de unidades mecânicas (microns), os mecânicos dizem que quando não se nota nada é melhor nem mexer, pois até pode ficar pior do que estava. Falamos de tolerâncias de cerca de 2 décimas, em que na maioria dos casos o mecânico nem mexe por estar dentro dessa tolerância, na revisão passada falei nisso ao mecânico (concessionário Honda) e ele disse logo que não valia a pena abrir a tampa das válvulas, pois de certeza que não ia mexer na folga e teria que pagar uma pipa de massa em mão de obra para retirar toda a admissão e também em juntas, pois o trabalhar sereno do motor dava provas suficientes de que a coisa estava bem. O meu jazz tem 150 000 kms, usa 0w20 não gasta óleo nenhum em revisões espaçadas por 15 000 kms, ou seja, não vejo porque haveria de mexer nas válvulas, tanto em termos de folga como em termos de retentores.
                Esta cenas das válvulas foi sempre uma coisa que me meteu impressão, e no VTi que tive, cheguei a pagar uma dessas intervenções (aos 120 000 kms) e não tocaram em nenhuma válvula, por isso...
                Quanto a notares diferenças pela folga das válvulas... é no mínimo discutível, até podes notar no trabalhar em termos de ruído, agora em termos de funcionamento/andamento,... duvido mesmo muito disso.
                Cada cabeça (de mecânicos ou donos) terá a sua sentença e isso não há volta a dar. Eu quando falei de diferenças notórias, era mesmo de ruído de funcionamento e consumo. Mas, mais uma vez, o carro fez uma revisão grande, pelo que tanto a sonoridade como os consumos podem, e devem, ter mais que uma explicação. Fica a nota, para o user com as dúvidas, que a marca recomenda uma intervenção deste tipo de X em X kms.

                Comentário


                  #68
                  Olha Afcivic, idem... tenho um Accord com 134 000km. Mecânico da Honda: está ótimo, não vale pena, está a trabalhar bem, se quer gastar os euros para ficar mais descansado é consigo...

                  Comentário


                    #69
                    Falando em bater de válvulas, o trabalhar da viatura presente neste vídeo pode considerar-se normal?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Os manuais da Honda falam nesse procedimento, mas tenho sérias dúvidas que os concessionários o façam, a menos que algo esteja muito mal.

                      O Civic que tive fez 170.000 km e 18 anos sem nunca afinar válvulas (nem qualquer outra coisa, para além do travão de mão uma vez...), e isso é o normal (mesmo nas motas).

                      Normalmente só em motores muito abusados (ou a trabalhar a GPL sem lubrificação adicional bem feita) é que isso poderá realmente vir a ser necessário, mas será uma situação bastante anormal.
                      Não sei se o fazem, mas tenho a certeza que o cobram, porque já paguei!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
                        Falando em bater de válvulas, o trabalhar da viatura presente neste vídeo pode considerar-se normal?
                        Sim. É feitio. Tenho um primo que quando ouviu o carro pela primeira vez dizia que estava a bater válvulas.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                          Não sei se o fazem, mas tenho a certeza que o cobram, porque já paguei!
                          Deve ser a intervenção favorita dos concessionários Honda a seguir à substituição das velas.

                          Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                          Sim. É feitio. Tenho um primo que quando ouviu o carro pela primeira vez dizia que estava a bater válvulas.
                          Sempre considerei normal, mas por momentos fiquei na dúvida. Obrigado.

                          Comentário


                            #73
                            Sabia que os motores Honda que faziam as famosas 8000 rpm não tinham touches hidráulicas de afinação automática (exactamente para conseguir aberturas e fechos de válvulas muito rápidos para fazer elevadas rotações). Mas sempre pensei que estes motores mais "banais" (estamos a falar de um citadino sem pretensões desportivas) tivessem afinação automática.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
                              Falando em bater de válvulas, o trabalhar da viatura presente neste vídeo pode considerar-se normal?
                              Afcivic, o teu carro tem este trabalhar?
                              Eu não sei se é da qualidade do som do video, mas isso quase parece um diesel. A ideia gravada na memória, transmitida pelos canais auditivos, não é nada semelhante a tal sonoridade. A ver se um dia destes confirmo in loco.

                              Comentário


                                #75
                                Tambem acho isso a matraquear demais, vou ver Se consigo fazer um video.

                                Comentário


                                  #76
                                  Aqui está, acho que nada tem a ver com esse, de capot em baixo nem se nota a trabalhar.
                                  Uma das coisas que notei logo assim que levou o 10w40 foi o trabalhar ao ralenti, então no silencio da garagem..., com o 0w20 fica muito mais silencioso.
                                  De referir que este foi filmado no silencio da garagem e o acima foi na rua, está mesmo muito mau esse trabalhar.
                                  Editado pela última vez por Afcivic; 20 January 2016, 19:09.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Realmente tem um trabalhar completamente diferente.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Tem metade dos kms do meu e faz um cagaçal desses Deve ter sido bem tratado....

                                      Comentário


                                        #79
                                        Curiosamente já apanhei mais do que um Jazz com aquele trabalhar e aparentemente sem qualquer tipo de problema em termos de performance.

                                        Passará apenas pela utilização de óleo incorrecto, necessidade de regulação da folga das válvulas ou será algo completamente diferente?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Pelo que me lembro, de quando na primeira revisão lhe foi colocado o 10w40, sei que dei conta pelo trabalhar quando meti o carro na garagem, o trabalhar era completamente diferente, fui ver na fatura e estava lá descriminado o tipo de óleo, andou lá cerca de 10 kms e umas horas. Mas acho que o ruído não era tanto assim.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
                                            Curiosamente já apanhei mais do que um Jazz com aquele trabalhar e aparentemente sem qualquer tipo de problema em termos de performance.

                                            Passará apenas pela utilização de óleo incorrecto, necessidade de regulação da folga das válvulas ou será algo completamente diferente?
                                            Isso agora só mesmo um mecânico para avaliar, mas é possível que não tenha o óleo correcto, e que precise de ajustar a folga das válvulas.

                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                            Tambem acho isso a matraquear demais, vou ver Se consigo fazer um video.
                                            Pois, também achei...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Trago novidades!

                                              Afcivic esse motor está
                                              impec ;) bem silencioso.

                                              Fui à honda para substituir o filtro de gasolina + perguntar a folga nas válvulas.

                                              O carro não parece outro...mas ganhou mais alma.

                                              As ditas válvulas disseram que só quando ouvir um bater assim para o forte é que têm de se ajustar.

                                              Fiz umas voltas e em vez de 7.0 está com 6.1/6.3

                                              Caso encerrado!

                                              Mais uma vez obrigado a todos o forum têm me ajudado muito em diversas áreas/partes do carro.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Pode ser apenas efeito placebo, mas não perdeste nada com essa operação, antes pelo contrário, já estava mais do que na altura.

                                                Já agora, se não for indiscrição, qual foi o concessionário que assistiu o carro e em quanto é que ficou a brincadeira?

                                                Vai dando novidades do "pequenote".

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Ahah pode ser mesmo efeito placebo mas ficou melhor do que estava e assim fico mais descansado e o carro agradece

                                                  Ficou pelos 55 € como tinha dito à pouco na Ondacar em Sintra

                                                  Gosto bastante do carro pelo espaço que tem por ter "pouca" electronica e gastar q.b

                                                  Na altura gostaria de comprar um honda civic 1.5 ils 115 cv mas como não fui eu a dar entrada do dinheiro aceitei qualquer um. E até não fiquei nada mal servido a meu ver.

                                                  Quando fizer a mudança do óleo irei postar aqui os resultados, ainda faltam 3000 km...

                                                  Só um à parte:

                                                  A tal velha conversa ( gasta mais em ponto morto ou engatado numa descida )
                                                  Pelo que percebi como o carro é injecção electronica deve estar sempre engatado e também pela segurança e não gastar travões...
                                                  Fiz o test com a aplicação torque pro e deu o oposto quando descia em 3ª ou 4ª ou mesmo 5ª dava 2.4 / 3.3 ml por minuto e em ponto morto dava 0, estranho não? como em todo lado dissem o contrário...

                                                  Mas foi só um teste pela curiosidade, mas é claro que vou sempre engatar o carro.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    De uma coisa podes ter a certeza esse 0 em ponto morto é impossível.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Greetings!

                                                      Óleo 0w20 num carro já com 13 anos e com o calor de Portugal, não recomendo.
                                                      Usa 5w30 (o GM de 21€ é impec) ou 5w40.

                                                      http://olx.pt/anuncio/gm-opel-origin...tml#93ba4f3dff

                                                      Quanto muito 0w40.

                                                      O 10w40 que tens serve para uns 8.000km.

                                                      Troca o filtro de combustivel. Manda vir da Movonparts ou da Autopartslogistics.

                                                      Depois vais a uma oficina barata e dá 10€-20€ para trocarem o filtro.

                                                      Parece que esse carro leva 8 velas.
                                                      Duram 30.000km. Isso alguma vez foi visto?
                                                      Manda ver.

                                                      Cumprimentos

                                                      ps. Já li que resolveste a coisa... sorry
                                                      Editado pela última vez por pgainf; 23 January 2016, 17:46.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        E não recomendas porquê?
                                                        O que tem a ver a idade do carro e o facto de ser Portugal?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Depois da experiência que tive com o Jazz 1.2, não consigo concordar com isto. Este Jazz que refiro foi comprado novo, foram feitas religiosamente as revisões a tempo e horas, a grande maioria na própria marca, zero de abusos por parte da condutora, e na revisão anual dos 10 anos, o mecânico (que nunca tinha pegado naquele carro até então) perguntou-lhe por esta intervenção. A resposta foi que nem sabia que era preciso fazer isso. Foi feito nessa altura, por volta dos 90 mil kms, e a diferença foi notória, (...)
                                                          Não tens de concordar (de modo algum), mas para além de ser importante perceber se foi feito só isso, reforço literalmente os pontos que o Afcivic aqui deixou, e saliento:

                                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                          Mas o bater de válvulas é notório até fora do carro, mesmo quem não anda com ele, tendo em conta que mesmo afinando a folga das válvulas tem um erro enorme (o processo é feito com um apalpa folgas em que dificilmente se consegue o mesmo valor para todas), falando de unidades mecânicas (microns), os mecânicos dizem que quando não se nota nada é melhor nem mexer, pois até pode ficar pior do que estava. Falamos de tolerâncias de cerca de 2 décimas, em que na maioria dos casos o mecânico nem mexe por estar dentro dessa tolerância, na revisão passada falei nisso ao mecânico (concessionário Honda) e ele disse logo que não valia a pena abrir a tampa das válvulas, pois de certeza que não ia mexer na folga e teria que pagar uma pipa de massa em mão de obra para retirar toda a admissão e também em juntas, pois o trabalhar sereno do motor dava provas suficientes de que a coisa estava bem. O meu jazz tem 150 000 kms, usa 0w20 não gasta óleo nenhum em revisões espaçadas por 15 000 kms, ou seja, não vejo porque haveria de mexer nas válvulas, tanto em termos de folga como em termos de retentores.
                                                          Esta cenas das válvulas foi sempre uma coisa que me meteu impressão, e no VTi que tive, cheguei a pagar uma dessas intervenções (aos 120 000 kms) e não tocaram em nenhuma válvula, por isso...
                                                          Quanto a notares diferenças pela folga das válvulas... é no mínimo discutível, até podes notar no trabalhar em termos de ruído, agora em termos de funcionamento/andamento,... duvido mesmo muito disso
                                                          .
                                                          Na década de 90, eu fartei-me de andar a "chatear" mecânicos (pagando, claro) para me afinarem as válvulas do meu (então novo) Clio 1.2, pois ouvia-se bem a bater, e esses desafinavam realmente (e facilmente válvulas), notando-se mais ao ouvido.

                                                          Mas mesmo assim, e recorrendo sempre à oficina ou mecânicos Renault, aquilo que notei foi que após a primeira afinação o ralenti passou a ser menos certinho, e nunca consegui que ele ficasse rigorosamente igual ao que estava.
                                                          Eu mandava afinar com alguma frequência por causa do barulho que faziam, mas ainda assim era uma luta inglória, porque no fundo eu eu queria que o meu Clio com 30.000 km tivesse um bater de válvulas tão silencioso como um motor Honda com 100.000 km (já na altura), mas isso nunca iria acontecer!

                                                          E eis aqui outra confirmação do que estamos a dizer:

                                                          Originalmente Colocado por Accord2015 Ver Post
                                                          Olha Afcivic, idem... tenho um Accord com 134 000km. Mecânico da Honda: está ótimo, não vale pena, está a trabalhar bem, se quer gastar os euros para ficar mais descansado é consigo...
                                                          E aproveito para realçar com este relato que a menos que a Honda tenha mudado os manuais nos últimos anos (o que é possível), o que era previsto não era afinar aos km "x", mas sim "inspeccionar e afinar se necessário", ao contrário do preconizado para um jogo de velas, em que é previsto a sua substituição a quilometragens definidas.
                                                          Também cheguei a trocar velas nesses intervalos preconizados num estado excelente, mas essa é outra história.

                                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                          Tem metade dos kms do meu e faz um cagaçal desses Deve ter sido bem tratado....
                                                          Pois...

                                                          Embora seja algo melindroso mencionar estas coisas num fórum público, a utilização tem a sua inevitável influência e o andar devagar não é por si só indicador de coisa nenhuma.

                                                          Mesmo ignorando situações hipotéticas como abuso de baixas rpm ou outros erros do utilizador, existem condições de utilização específica mais agressivas que não há utilizador que consiga evitar.
                                                          Um carro que tenha de sair todos os dias a frio de um parque de estacionamento muito apertado e sempre a subir (num simples exemplo concreto) tem imensas probabilidades de mandar embraiagens ao ar com facilidade, e nem o motor gostará muito de ser tão solicitado numa fase de arranque em que o óleo ainda nem estará na plenitude das suas funções.

                                                          Como esta, existem diversas outras situações específicas de utilização que são particularmente agressivas para os automóveis (algumas até menos óbvias), mas que são inevitáveis pelo utilizador.

                                                          Mas foram aqui colocadas evidências de dois motores cujo trabalhar sugere uma saúde aparente totalmente oposta ao que os km de cada unidade indicam.

                                                          E isso não dá para contrariar!

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            rca33, a minha discordância é apenas acerca desta frase:

                                                            Normalmente só em motores muito abusados (ou a trabalhar a GPL sem lubrificação adicional bem feita) é que isso poderá realmente vir a ser necessário, mas será uma situação bastante anormal.

                                                            E claro que podemos discordar, não vejo problema aí. Eu também sei que o caso que apresento é apenas 1, mas é o que conheço e, portanto, é o que falo. E este não teve abusos, nem está a GPL e no entanto precisou de afinar as válvulas. Conheço o mecânico (é o que assiste os meus carros) e sei que se o fez, era porque precisava. É só isto. O que me espanta é que, apesar de até à data eu nem ter conhecimento desta intervenção, eu não diria que o motor estava a precisar de afinação. Agora, se estava muito desafinado ou não, isso não sei, mas calculo que não estivesse, digo eu, sei lá.

                                                            O que eu acabo por concluir que faria, se tivesse um carro com esta situação, é o que eu já disse:

                                                            seguiria com a verificação e afinação das válvulas, no intervalo que achasse melhor tendo em conta os kms/idade/utilização.


                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Mas tu proprio disseste que essa manutenção não se tratou apenas de afinar a folga das válvulas, outra coisa podia estar a ter mais influencia no trabalhar do motor.
                                                              O CRX cá de casa foi a verificar a folga das válvulas aos 260 000 kms, já andava por cá há mais de 100 000 kms e não se mexeu em nenhuma, estavam ok, alem disso mudou velas e ai se notou muita diferença no trabalhar, havia algumas com 2 mm de folga no polo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X