Anúncio

Collapse
No announcement yet.

the ultimate topic: Gasóleo VS Gasolina Perspectiva Económica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
    Se um 3.0 tiver médias de 13L, que me parece adequado para percursos citadinos, quer dizer que equivale a 7.5 num 2.0 Diesel já que GPL anda a metade do Diesel.

    Portanto, sim é muito provável que um 3.0 a GPL fica a gastar tanto como um 2.0 Diesel, sem grandes problemas. Mesmo que gaste 1 ou 2€ a mais por cada 100km, tens de longe mais motor e potência para usar. E quem sabe um carro de segmento acima. Portanto nem tudo se pode resumir a combustível, neste caso o 3.0 acaba por compensar.

    Sim, no Diesel andas a fundo e não gastas nada... Caramelos caiem do quando chove.
    Espera lá ? um 3.0 a gasolina a fazer 13L em cidade ? onde ? Eu não falo de Portimão ( exemplo ) sem trânsito a deslizar a 50 km/h nas avenidas planas....falo em cidades com trânsito complexo, muitos semáforos, etc....e aí queria ver esses 13L

    Mas atenção que isso não invalida as vantagens do GPL.

    Comentário


      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      LOL, onde a scenic gasta 8 litros achas mesmo que um Volvo de 250cv a gasolina ia gastar 11 Litros ??? Nem que o volvo fosse a diesel, muito menos a gasolina, e menos ainda a GPL.....

      Pelo menos e o que anda a fazer de media a secnic looool

      No caso do volvo apenas sei que na 850 t5 fazia a volta de 10 litros por isso o valor que mandei para o ar .

      Comentário


        Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
        Num percurso favorável como lhe chamas, um diesel normal faz 4l/100.
        So faltava virem agirá dizer que um gasolina consome o mesmo que um diesel.

        Como se fosse uma verdade absoluta loool eu espeto te aqui uma astra h 1.7 com medias de 7 litros looool.

        E mais como ja referi varias vezes aqui no forum um mero punto 1.3 multijet fazia menos 0.8 l aos 100 que o meu civic 1.5 ! .... Pela tua ordem de ideias se o civic faz 6.5 o punto tinha de fazer 4 litros looool

        Comentário


          Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
          Até te dou um caso de la de casa, que mesmo de segmentos diferentes, sofreria do mesmo "mal" (carro pesado, motor a gasolina): Uma Mitsubishi Spacestar com o 1.3 a gasolina de 80cv. um carro que mal se mexe se nao passares das 3000rpm, e os consumos nao andaram nem perto dos 10L/100KM. espectavelmente, essa C5 com um motor maior e sendo mais pesada iria gastar mais, mas lá estão voces com a mania que a gasolina gasta mais 30L/100KM!

          Queres outro exemplo? o mesmo que dei ali em cima, e especifico mais: o meu punto 1.2 80cv também anda em cidade nas mesmas condições que o teu Polo, e podes tirar facilmente 3L a esses teus 10 do polo, e nem preciso de me esforçar.

          Depende do pé, das acelerações, das condições. mas, lá está, um gasolinas não ia gastar mais 30L/100KM que um diesel equivalente! também existem motores mais ou menos económicos da gasolina. Mas também estas a comparar motores em que um teve uma evolução forçada devido às normas da poluição e outro teve pouca evolução. Pega em casos recentes e isso muda de conversa, e os resultados podem surpreender-te. ou achas que a Ford metia o 1.0EB no mondeo se aquilo não vendesse?
          Mas qual 30L.....bem eu ja dei o meu ponto de vista, agora teorias há muitas, mas carteiras, essas são de cada um. E é muito fácil num fórum dizer-se que se faz consumos disto e daquilo.

          Mas posso-te adiantar que duvido muito que o polo 1.2 seja mais económico que essa mitsubishi que só anda em altas RPM, o polo nem em baixas nem em altas, mas mesmo assim os percursos não são iguais e sabes bem que isso pode fazer a diferença toda. Mas temos que nos basear nas experiências que temos, podendo ou não ser casos isolados ou quase isolados.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
            Pelo menos e o que anda a fazer de media a secnic looool

            No caso do volvo apenas sei que na 850 t5 fazia a volta de 10 litros por isso o valor que mandei para o ar .
            homem mas 8 L é normal, quanto mais não seja em cidade, agora um T5 a fazer 10L.....só em nacionais, é lá que esse volvo anda?

            Comentário


              Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
              Não precisas, já os fiz aqui no tópico.
              O programa novas oportunidades ainda existe...penso eu de que

              Comentário


                Originalmente Colocado por joaobarbosajb Ver Post
                Doi a meter combustivel (gasolina), e a andar com ele. a melhor experiencia que tenho é com Gpl 20€ 400km num punto 16v.
                Passo a explicar, a minha 306 2.0hdi de 99 com 310000km, faço gato sapato dela, tanto ando devagar como depressa, consumos médios 6.6lt aos 100 (medias registadas no spritmonitor à 10anos...)
                Pego no a gasolina do meu pai, 308 1.4 16v 90cv ai mãe nunca faço menos de 9lt aos 100km, se puxo pior ainda.
                Quando a comprei era de serviço com 9000km, custou-me os olhos da cara, hoje vejo-a como um "bom investimento" ao longo dos anos, 16.
                Se hoje comprava a gasóleo, talvez não, tornaram-se menos fiaveis, fap's, blocos, correias, egr', electrónica, etc. Já para não falar nos downgrades das cilindradas com cavalagens mais altas, e aqui a fiabilidade a gente sabe. O meu bloco saiu com 90cv, "kiteia" para se tornar mais agradável, não problemas de embraiagem nem volantes de motor nem bimassas. Com o tipo de condução que faço não acredito que resistam muito, percursos em dias uteis, curtos e fds percursos longos, será dificil optar mas sempre com médias anuais de 18000 a 20000km ...

                jbarbosa
                Eu tive esse motor HDI num 206, curiosamente a média também era de 6,5 l/100, adorei o carro. Tive apenas um problema que também deves ter tido, avaria na polie da cambota, acho que era problema crónico nestes carros, p lo menos no 206

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                  Como se fosse uma verdade absoluta loool eu espeto te aqui uma astra h 1.7 com medias de 7 litros looool.

                  E mais como ja referi varias vezes aqui no forum um mero punto 1.3 multijet fazia menos 0.8 l aos 100 que o meu civic 1.5 ! .... Pela tua ordem de ideias se o civic faz 6.5 o punto tinha de fazer 4 litros looool
                  Factos:

                  1- Uma viatura a gasolina, consome muito mais (2 litros,no mínimo), que um diesel em cidade
                  2- Uma viatura a gasolina, consome muito mais (2 litros, no mínimo), que um diesel em AE, acima ~120kmh
                  3- Uma viatura a gasolina, consome mais (1 lt no mínimo), que um diesel em estrada a ritmos até 100/120kmh

                  Isto, em condições exactamente iguais...não é 1 estar a fazer percursos na serra e outro no Algarve.

                  Comentário


                    Factos irreais !

                    Fiz o teste durante 2 meses com os percursos iguais com estes 2 veículos e deixa esses factos em mau estado !

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      homem mas 8 L é normal, quanto mais não seja em cidade, agora um T5 a fazer 10L.....só em nacionais, é lá que esse volvo anda?

                      Sim e percursos curtos

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Mas qual 30L.....bem eu ja dei o meu ponto de vista, agora teorias há muitas, mas carteiras, essas são de cada um. E é muito fácil num fórum dizer-se que se faz consumos disto e daquilo.

                        Mas posso-te adiantar que duvido muito que o polo 1.2 seja mais económico que essa mitsubishi que só anda em altas RPM, o polo nem em baixas nem em altas, mas mesmo assim os percursos não são iguais e sabes bem que isso pode fazer a diferença toda. Mas temos que nos basear nas experiências que temos, podendo ou não ser casos isolados ou quase isolados.
                        os 30L que falei foi em exagero, obviamente. e sim, nos falamos do que sabemos e vemos e a palavra do próximo é sempre duvidável, acho que ai estamos todos no mesmo pé.

                        e sim, conheço quem tenha esse polo e queixa-se um bocado dos consumos.

                        Em parte é como te disse, há motores mais ou menos económicos a gasolina, tal como os há a gasóleo, a diferença é que o motor menos económico a diesel há de ter um consumo mais baixo que o mais económico a gasolina equivalente. o resto é o já aqui debatido. Mas uma coisa é certa: não se devia debater "Diesel Vs Gasolina" mas sim "Carro X a diesel vs a gasolina"

                        Comentário


                          Ó aalito, não precisas de postar com o molhopicante.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                            Factos irreais !

                            Fiz o teste durante 2 meses com os percursos iguais com estes 2 veículos e deixa esses factos em mau estado !
                            De certeza absoluta, que a condução não foi igual. Em 10 carros que façam o teste, os resultados são 10 vezes aquele.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                              os 30L que falei foi em exagero, obviamente. e sim, nos falamos do que sabemos e vemos e a palavra do próximo é sempre duvidável, acho que ai estamos todos no mesmo pé.

                              e sim, conheço quem tenha esse polo e queixa-se um bocado dos consumos.

                              Em parte é como te disse, há motores mais ou menos económicos a gasolina, tal como os há a gasóleo, a diferença é que o motor menos económico a diesel há de ter um consumo mais baixo que o mais económico a gasolina equivalente. o resto é o já aqui debatido. Mas uma coisa é certa: não se devia debater "Diesel Vs Gasolina" mas sim "Carro X a diesel vs a gasolina"
                              Pois, concordo, efectivamente há tantos factores que só comparando casos concretos é que se pode ter uma ideia. Englobar todos os diesel num só saco e fazer o mesmo com os gasolina acaba por ser errado.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por AfterEight Ver Post
                                De certeza absoluta, que a condução não foi igual. Em 10 carros que façam o teste, os resultados são 10 vezes aquele.

                                Tiveste ca para testar ? O que me interessa foi o teste que fiz e foi casa trabalho trabalho casa e o resultado foi mesmo 0.8 l aos 100 .

                                Para nao falar que o punto era pior em andamento

                                Comentário


                                  Na Holanda já se planeia o fim dos carros a gasolina e gasóleo

                                  Proposta do Partido Trabalhista prevê a venda apenas de veículos eléctricos dentro de nove anos.



                                  Kim Kyung-Hoon / Reuters
                                  Se, em termos europeus, o tema tem merecido análise e discussão, na Holanda uma proposta do Partido Trabalhista (PvdA) aponta já para a venda somente de carros eléctricos num prazo de nove anos, colocando-se fim aos carros movidos a gasolina e gasóleo, isto é, equipados com motores de combustão interna.
                                  Houve manifestações de agrado na câmara baixa do parlamento holandês, surgindo a iniciativa depois de o país ter aderido à ZEV Alliance (International Zero Emissions Alliance), cuja meta reside na venda exclusiva de carros eléctricos desde o ano de 2050. Segundo os registos, a Holanda representa um papel importante neste capítulo, uma vez que, em cada 10 vendidos, um dispõe de equipamento eléctrico.
                                  No plano europeu, Paris tem sido apontada como principal candidata a inovar, criando uma zona de emissões zero nos arredores, dando sequência às medidas do Executivo gaulês para que as aquisições de veículos a diesel não aumentassem.


                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                    Na Holanda já se planeia o fim dos carros a gasolina e gasóleo

                                    Proposta do Partido Trabalhista prevê a venda apenas de veículos eléctricos dentro de nove anos.



                                    Kim Kyung-Hoon / Reuters
                                    Se, em termos europeus, o tema tem merecido análise e discussão, na Holanda uma proposta do Partido Trabalhista (PvdA) aponta já para a venda somente de carros eléctricos num prazo de nove anos, colocando-se fim aos carros movidos a gasolina e gasóleo, isto é, equipados com motores de combustão interna.
                                    Houve manifestações de agrado na câmara baixa do parlamento holandês, surgindo a iniciativa depois de o país ter aderido à ZEV Alliance (International Zero Emissions Alliance), cuja meta reside na venda exclusiva de carros eléctricos desde o ano de 2050. Segundo os registos, a Holanda representa um papel importante neste capítulo, uma vez que, em cada 10 vendidos, um dispõe de equipamento eléctrico.
                                    No plano europeu, Paris tem sido apontada como principal candidata a inovar, criando uma zona de emissões zero nos arredores, dando sequência às medidas do Executivo gaulês para que as aquisições de veículos a diesel não aumentassem.


                                    estas previsões , quando lá chegarmos veremos se assim o será...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                      Ahhhhhhhhh
                                      Não é preciso ser muito esperto para perceber que o custo de um crédito não tem nada a ver com o custo de um carro.
                                      È preciso ser um bocado esperto para saber que se o carro é comprado com um credito como a maior parte das pessoas fazem, esse custo tem que ser adicionado, porque se não é ridículo contabilizar 200 euros de diferença de IUC em 6 anos e não contabilizar 2K que é pago em juros..

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                        Neste fórum é típico as guerras do Gasóleo VS Gasolina, onde depois de muitas discussões se começam a misturar argumentos que nada têm a ver com a Perspectiva Económica da coisa.

                                        Esqueçam qual o melhor de conduzir, qual o mais performante ou o menos poluidor.

                                        O comum cidadão quer o financeiramente mais vantajoso, no final das contas tudo se resume a €€€€.


                                        Nesta perspectiva, não consigo encontrar forma de um mesmo modelo ser financeiramente mais vantajoso a gasolina, a menos que o veiculo seja para estar parado eternamente e nunca seja revendido.

                                        Admito que o financeiro não seja tudo, mas quando esse argumento está no topo da lista, não consigo encontrar forma de justificar a compra do veiculo a gasolina.
                                        Conseguem?
                                        Para veres a perspetiva económica da coisa primeira tens de explicar o tipo de utilização que queres dar o motor!!!

                                        Para fazer passeios ao fim de semana?
                                        Para fazer 2500km por semana?
                                        Para fazer circuito urbano, extra cidade ou misto?
                                        É para vender ao fim de 5 anos, 10, 15 anos?
                                        Etc....
                                        Há muitas variaveis a analisar.

                                        Se é uma questão apenas económica compra-se elétrico, combustivel mais barato não há neste momento!!!!

                                        Comentário


                                          Estes tópicos do hiace1 são uma espécie de myth busters.
                                          Primeiro fiquei a saber que o clubman é o melhor carro do segmento C.
                                          Agora é desvendado que seja qual for o carro, a utilização dada, a forma de pagamento ou o tipo de condução os carros a gasóleo ficam sempre mais baratos no longo prazo!
                                          Neste tópico fico-me por aqui. O troll já vai bem alimentado.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por AfterEight Ver Post
                                            Factos:

                                            1- Uma viatura a gasolina, consome muito mais (2 litros,no mínimo), que um diesel em cidade
                                            2- Uma viatura a gasolina, consome muito mais (2 litros, no mínimo), que um diesel em AE, acima ~120kmh
                                            3- Uma viatura a gasolina, consome mais (1 lt no mínimo), que um diesel em estrada a ritmos até 100/120kmh

                                            Isto, em condições exactamente iguais...não é 1 estar a fazer percursos na serra e outro no Algarve.
                                            Isso são factos desde quando?

                                            1- o facto de tu dizeres que são factos não fazem desses factos, factos.

                                            2- Gasóleo consome menos que gasolina, não é um facto, é mais senso comum.

                                            3- menos 2L no mínimo? Onde estao os dados disso? Já foram metido médias de um site credível e não 31 de boca, que a diferença era 1L e qualquer coisa.

                                            Vamos deixar, sem ofensa, a conversa da treta para outros tópicos.

                                            Comentário


                                              Querem economia que nenhum Diesel bate?

                                              Qualquer híbrido da Toyota a GPL.

                                              Agora digo eu: qual o Diesel que é mais poupado, manutenção mais baixa e mais fiável.

                                              Ah pois é.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                                                Para veres a perspetiva económica da coisa primeira tens de explicar o tipo de utilização que queres dar o motor!!!

                                                Para fazer passeios ao fim de semana?
                                                Para fazer 2500km por semana?
                                                Para fazer circuito urbano, extra cidade ou misto?
                                                É para vender ao fim de 5 anos, 10, 15 anos?
                                                Etc....
                                                Há muitas variaveis a analisar.

                                                Se é uma questão apenas económica compra-se elétrico, combustivel mais barato não há neste momento!!!!
                                                Muito bem, acho que para muitos km não há sequer lugar a discussão.
                                                Eu já fiz as contas ao exemplo, mais exagerado que há no Seg. C, focus 1.0eb vs 1.5d, para 10000km ano, saindo em vantagem económica o diesel. O que eu gostava de ver era uma demonstração (com números) do inverso.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
                                                  Querem economia que nenhum Diesel bate?

                                                  Qualquer híbrido da Toyota a GPL.

                                                  Agora digo eu: qual o Diesel que é mais poupado, manutenção mais baixa e mais fiável.

                                                  Ah pois é.
                                                  Prius

                                                  2222
                                                  Benzin 3,19 5,18 10,48
                                                  33 Autogas (LPG) 4,74 6,28 7,98

                                                  O Prius a gasolina pode ser uma alternativa a outros carros a gasolina.
                                                  O prius a GPL pode ser uma alternativa aos diesel, será necessário fazer as contas ao custo de aquisição do prius + instalação do GPL VS um diesel equivalente.

                                                  Comentário


                                                    E eis como se escrevem 6 páginas de frases e argumentos repetidos 30 vezes neste fórum...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                      Muito bem, acho que para muitos km não há sequer lugar a discussão.
                                                      Eu já fiz as contas ao exemplo, mais exagerado que há no Seg. C, focus 1.0eb vs 1.5d, para 10000km ano, saindo em vantagem económica o diesel. O que eu gostava de ver era uma demonstração (com números) do inverso.

                                                      Queres ficar só pelo segmento C?

                                                      Astra 1.0Turbo 105
                                                      Preço base: 20970€
                                                      Consumo médio: 4.3 l/100km
                                                      Custo combustível anual com 10.000km ano: 1.48€/l x 4.3 x 100 = 636€/ano
                                                      IUC = 98€/ano

                                                      Astra 1.6 CDTI 110
                                                      Preço base: 24720€
                                                      Consumo médio: 3.4 l/100km
                                                      Custo combustível anual com 10.000km ano: 1.19€/l x 3.4 x 100 = 405€/ano
                                                      IUC = 130€/ano

                                                      Ou seja demoras 19 anos a compensar a diferença de preço. Ooops, lá se vai a vantagem universal.

                                                      Queres entrar com mais factores? OK
                                                      1 - Custo de retoma. Vamos acreditar na especulação que ao fim de 6 anos o diesel vale 50% (12.400) e o gasolina 40% (8.400) o que me parece uma diferença manifestamente exagerada mas ok.
                                                      2 - Custo de financiamento. Aplica-se quer compres a pronto porque é dinheiro "empatado" ou quer te financies com crédito (embora as taxas possam ser diferentes). Se assumires uma taxa de juro de 8% então a diferença à cabeça de preço significa mais 300 euros ano no diesel.

                                                      ou seja no final dos tais 6 anos de utilização gastaste ainda assim mais 400€ no carro diesel. E sim, deliberadamente estou a deixar de fora o tema de manutenção e custo de seguro que intuitivamente serão um pouco mais caros no diesel.


                                                      Enfim, é o que dá tentar dizer que algo é SEMPRE verdade... raramente o sempre se aplica.



                                                      Nota: dados de consumos e preços retirados do site AutoHoje

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        E eis como se escrevem 6 páginas de frases e argumentos repetidos 30 vezes neste fórum...
                                                        estás enganado não são 6 páginas, mas 7... e vai continuar...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
                                                          Isso são factos desde quando?

                                                          1- o facto de tu dizeres que são factos não fazem desses factos, factos.

                                                          2- Gasóleo consome menos que gasolina, não é um facto, é mais senso comum.

                                                          3- menos 2L no mínimo? Onde estao os dados disso? Já foram metido médias de um site credível e não 31 de boca, que a diferença era 1L e qualquer coisa.

                                                          Vamos deixar, sem ofensa, a conversa da treta para outros tópicos.
                                                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                          Queres ficar só pelo segmento C?

                                                          Astra 1.0Turbo 105
                                                          Preço base: 20970€
                                                          Consumo médio: 4.3 l/100km
                                                          Custo combustível anual com 10.000km ano: 1.48€/l x 4.3 x 100 = 636€/ano
                                                          IUC = 98€/ano

                                                          Astra 1.6 CDTI 110
                                                          Preço base: 24720€
                                                          Consumo médio: 3.4 l/100km
                                                          Custo combustível anual com 10.000km ano: 1.19€/l x 3.4 x 100 = 405€/ano
                                                          IUC = 130€/ano

                                                          Ou seja demoras 19 anos a compensar a diferença de preço. Ooops, lá se vai a vantagem universal.

                                                          Queres entrar com mais factores? OK
                                                          1 - Custo de retoma. Vamos acreditar na especulação que ao fim de 6 anos o diesel vale 50% (12.400) e o gasolina 40% (8.400) o que me parece uma diferença manifestamente exagerada mas ok.
                                                          2 - Custo de financiamento. Aplica-se quer compres a pronto porque é dinheiro "empatado" ou quer te financies com crédito (embora as taxas possam ser diferentes). Se assumires uma taxa de juro de 8% então a diferença à cabeça de preço significa mais 300 euros ano no diesel.

                                                          ou seja no final dos tais 6 anos de utilização gastaste ainda assim mais 400€ no carro diesel. E sim, deliberadamente estou a deixar de fora o tema de manutenção e custo de seguro que intuitivamente serão um pouco mais caros no diesel.


                                                          Enfim, é o que dá tentar dizer que algo é SEMPRE verdade... raramente o sempre se aplica.



                                                          Nota: dados de consumos e preços retirados do site AutoHoje
                                                          2 bons posts

                                                          o preconceito quanto aos gasolina é grande. Muita gente só vê diesel à frente e nem perde 5 segundos para reparar que os gasolina evoluíram muito nos últimos anos, e vão evoluir ainda mais diminuindo a diferença para os diesel.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por fjp335i Ver Post
                                                            2 bons posts

                                                            o preconceito quanto aos gasolina é grande. Muita gente só vê diesel à frente e nem perde 5 segundos para reparar que os gasolina evoluíram muito nos últimos anos, e vão evoluir ainda mais diminuindo a diferença para os diesel.
                                                            é verdade a esmagadora maioria a 1º equação que vem logo a cabeça é o preço do combustível, o resto já não interessa, provavelmente a tendência mudava se os combustíveis tivessem ao mesmo preço...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                              é verdade a esmagadora maioria a 1º equação que vem logo a cabeça é o preço do combustível, o resto já não interessa, provavelmente a tendência mudava se os combustíveis tivessem ao mesmo preço...
                                                              de cada vez que compro um carro a gasolina, e digo que o carro é isto é aquilo. Tudo bem.

                                                              depois digo, " ah e é a gasolina "

                                                              Reaccao " A gasolina !!!!!!!!!!!!??????????????!!!!!!!!!??????????"

                                                              Parece um pecado mortal...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X