Anúncio

Collapse
No announcement yet.

the ultimate topic: Gasóleo VS Gasolina Perspectiva Económica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ppais Ver Post
    Queres ficar só pelo segmento C?

    Astra 1.0Turbo 105
    Preço base: 20970€
    Consumo médio: 4.3 l/100km
    Custo combustível anual com 10.000km ano: 1.48€/l x 4.3 x 100 = 636€/ano
    IUC = 98€/ano

    Astra 1.6 CDTI 110
    Preço base: 24720€
    Consumo médio: 3.4 l/100km
    Custo combustível anual com 10.000km ano: 1.19€/l x 3.4 x 100 = 405€/ano
    IUC = 130€/ano

    Ou seja demoras 19 anos a compensar a diferença de preço.
    Estes consumos são totalmente irrealistas.

    Considera pelo menos mais 50% e é para alguém poupadinho e que anda em bons percursos.

    Estou convencido que eu normalmente gastaria o dobro ou próximo.

    Depois isto é assim, alguém que gaste o dobro pasa de 19 anos para 9,5.

    Se além de gastar o dobro andar o dobro (20 mil ano) em 5 anos equilibram-se

    E por aí fora.

    Comentário


      Outra questão é que resumem isto a racionalidade económica.

      Quem realmente tem essa preocupação em mente, também faz sentido comprar um carro tentando gastar os mínimos, com o mínimo de equipamento, pneus fininhos, etc.

      O que me leva a achar que a racionalidade pura quase não existe. Existem tentativas de um lado e de outro de tentar justificar a sua como a melhor opção.

      Comentário


        Originalmente Colocado por fjp335i Ver Post
        de cada vez que compro um carro a gasolina, e digo que o carro é isto é aquilo. Tudo bem.

        depois digo, " ah e é a gasolina "

        Reaccao " A gasolina !!!!!!!!!!!!??????????????!!!!!!!!!??????????"

        Parece um pecado mortal...
        Tal é qual.

        Comentário


          Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
          Estes consumos são totalmente irrealistas.

          Considera pelo menos mais 50% e é para alguém poupadinho e que anda em bons percursos.

          Estou convencido que eu normalmente gastaria o dobro ou próximo.

          Depois isto é assim, alguém que gaste o dobro pasa de 19 anos para 9,5.

          Se além de gastar o dobro andar o dobro (20 mil ano) em 5 anos equilibram-se

          E por aí fora.
          Sao irrealistas para os dois 2 lados e se gastar mais 50% num (exagero) gastas 50% a mais noutro, logo as contas ficam na mesma, Diesel a demorar mais a compensar.

          Mas estas a dar a volta a coisa, se gastar o dobro e andar o dobro o equilíbrio vai encurtando, mas isso é óbvio, para que entrarmos por aí?

          Comentário


            Ao fim de tantos anos de discussões iguais, ainda ninguém concluiu que o que é preciso é olhar para o próprio umbigo, reconhecer a situação em que está, a area em que vive, como vai utilizar o carro, ter 1 dedo de testa para analisar desgastes e possíveis problemas do carro, ter outro dedo de testa para analisar os consumos anunciados vs reais, e usar a porra duma calculadora!!!

            Um gajo que faça 20km por dia em hora de ponta por ruas e avenidas, não gasta o mesmo que um gajo que faz os mesmos 20km de via rápida "fora de horas", ou até o mesmo caminho por ruas e avenidas sem transito.

            se o autor do tópico não consegue ver uma solução a gasolina, partindo do principio que fez as continhas bem, é porque não precisa. bom para si, e para quem chegou à mesma conclusão.
            Para outros tantos, a solução gasolina é mesmo mesmo muito válida e mesmo mesmo muito económica. bom para eles.
            Não sabem usar a calculadora e assumem como suas as opiniões de quem tem uma vida totalmente diferente? vai correr mal, e a culpa é sempre do carro..

            Comentário


              Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
              Sao irrealistas para os dois 2 lados e se gastar mais 50% num (exagero) gastas 50% a mais noutro, logo as contas ficam na mesma, Diesel a demorar mais a compensar.

              Mas estas a dar a volta a coisa, se gastar o dobro e andar o dobro o equilíbrio vai encurtando, mas isso é óbvio, para que entrarmos por aí?
              Completamente errado e por aqui se vê bem o quão mal vai a matemática neste canto do mundo! Isso só seria verdade caso os combustíveis fossem ao mesmo preço

              Comentário


                Claro que fica na mesma, em vez de demorar 19 anos a compensar demora metade, continua na mesma, Diesel demorar longos anos a compensar. Onde está a dúvida?

                Comentário


                  "Queres ficar só pelo segmento C?"

                  Astra 1.0Turbo 105 Preço base: 20970€
                  Consumo médio: 7.5 l/100km
                  Custo combustível anual com 10.000km ano: 1.48€/l x 7.5 x 100 = 1110€/ano
                  IUC = 98€/ano


                  Astra 1.6 CDTI 110 Preço base: 24720€
                  Consumo médio: 6.5 l/100km
                  Custo combustível anual com 10.000km ano: 1.19€/l x 6.5 x 100 = 773.5€/ano
                  IUC = 130€/ano


                  a mim dá-me compensação ao fim de 10 anos... tempo mais que razoavel para manter uma viatura, na minha opinião
                  gpl teremos:

                  Consumo médio: 9 l/100km
                  Custo combustível anual com 10.000km ano: .5€/l x 9 x 100 = 450€/ano
                  IUC = 98€/ano

                  aiiiiiii

                  p.s. alterei para valores de consumos mais realistas
                  Editado pela última vez por joaobarbosajb; 21 April 2016, 13:27.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por fjp335i Ver Post
                    de cada vez que compro um carro a gasolina, e digo que o carro é isto é aquilo. Tudo bem.

                    depois digo, " ah e é a gasolina "

                    Reaccao " A gasolina !!!!!!!!!!!!??????????????!!!!!!!!!??????????"

                    Parece um pecado mortal...
                    Idem comigo

                    Confesso que o mais chato é ter de lidar com o meu mecânico de confiança.

                    O resto da malta é como o outro.

                    Comentário


                      Se pensarmos em juntar o que se paga a mais do crédito que é um valor associado à compra do carro, facilmente dos 10 passa para os 12-15 anos para compensar. E sem entrarmos na manutenção.

                      Portanto, realmente para quem faz 10.000km ano, Diesel compensa. Se a ideia for levar o carro para a cova.

                      Comentário


                        Eu vou ver quem vai primeiro se eu ou o carro....

                        jbarbosa

                        Comentário


                          As contas com esses carros aplicadas ao meu caso

                          Astra 1.0Turbo 105 Preço base: 20970€
                          Consumo médio: 8 l/100km
                          Custo combustível anual com 15.000km ano: 1.48€/l x 8 x 150 = 1776 €/ano
                          IUC = 98€/ano


                          Astra 1.6 CDTI 110 Preço base: 24720€
                          Consumo médio: 6.5 l/100km
                          Custo combustível anual com 15.000km ano: 1.19€/l x 6.5 x 150 = 1.160.25€/ano
                          IUC = 130€/ano

                          Ou seja em combustivel 616 euros por ano de diferença a que acresce 32 Euros de IUC. Ou seja 648 Euros/ano, amortizaria em 7 anos.

                          Por qual optava ? por nenhum !

                          Se tivesse que ser um Astra optava pelo 1,4 a gasolina de 150 cv que deve custar o mesmo que este 1,6 diesel e gastar mais do que o 1,0 a gasolina. Não que seja grande bisnaga, mas melhor deve ser.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
                            Se pensarmos em juntar o que se paga a mais do crédito que é um valor associado à compra do carro, facilmente dos 10 passa para os 12-15 anos para compensar. E sem entrarmos na manutenção.

                            Portanto, realmente para quem faz 10.000km ano, Diesel compensa. Se a ideia for levar o carro para a cova.
                            cada caso é um caso, não podes englobar tudo no mesmo saco, eu por exemplo já deixei de pensar em créditos, simplesmente aguento em média mais de 10 anos os carros, logo pago o carro a pronto, aprendi a lição logo com o meu 2º carro que fiz um empréstimo ao banco, e ai vai de encontro ao que referes, logo estando pago na totalidade, prestação não existe, em curto espaço de tempo recupera-se o dinheiro investido, apartir dai as restantes despesas manutenção\reparação é naquela logo seja diesel ou gasolina se for para manter para muitos e bons anos uma pessoa nem se chateia com eventuais despesas, agora para quem anda sempre a trocar de carro e com a corda ao pescoço isso já é outra história...

                            Comentário


                              Muita rara a pessoa que hoje em dia compra a pronto, tirando carros de baixo valor usados.

                              Novos, a grande maioria, é comprado a crédito. Logo é mais uma despesa que não é nem tão curta quanto isso nem a pouco tempo quanto isso.

                              Eu nunca comprei nada a crédito mas não é essa a realidade nacional nem devemos a ignorar.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                É económico para aquilo que anda, mesmo que gaste uns 20 L de GPL aos 100. Não é isso que está em causa. Referia-me a casos que são algo comuns pelo forum de gente a achar que mete-se GPL nem que seja num 3.0 e fica económico tipo um diesel 2.0, é isso....
                                A verdade é que é mais ou menos isso.

                                Os mais comuns diesel 2.0 da BMW fazem entre 7-8 litros nas mãos de amigos, o que significa cerca de 15 litros de GPL.

                                Vais ao spritmonitor e vês médias de 12,17 litros de GPL em 96 carros 330i, por exemplo.
                                Tens 25 exemplos do motor V8 4.2 da Audi com médias de 15.56 litros de GPL.
                                E há muitos mais exemplos...

                                E as médias superiores a 15 litros, são genericamente de motores V8 para cima e associados a carros pesados, como SUV de grande dimensão e pickups.

                                Comentário


                                  Obtuso, uma correcção/sugestão:

                                  Não uses o spritmonitor para consumos de GPL.

                                  O GPL no resto da europa está legislado na sua composição (% de butano/propano). Cá não.

                                  Isso significa que no resto da europa o consumo de um carro a GPL aproxima-se muito do seu consumo a gasolina (em litros). Cá não.

                                  É uma directiva comunitária que falta transpor para a nossa legislação e que tem estado em "discussão" no "meio" GPL porque está a dar raia nalguns sistemas mais modernos.

                                  Comentário


                                    Então por isso o meu Punto faz médias de 9.5lt...lolloolll

                                    jbarbosa

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por fjp335i Ver Post
                                      de cada vez que compro um carro a gasolina, e digo que o carro é isto é aquilo. Tudo bem.

                                      depois digo, " ah e é a gasolina "

                                      Reaccao " A gasolina !!!!!!!!!!!!??????????????!!!!!!!!!??????????"

                                      Parece um pecado mortal...
                                      O mais lindo é eles se gabaram somente dos super consumos e depois vai se a ver ... diferenças de 1 litro ou pouco mais e nao andam um cangalho , e passam a vida a ouvir aquele motor limitado e ainda tem de mudar FAPS ou ir ao mecanico desentupir a egr de tanta porcaria que lá anda ....

                                      Mas diesel é que é bom

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        Obtuso, uma correcção/sugestão:

                                        Não uses o spritmonitor para consumos de GPL.

                                        O GPL no resto da europa está legislado na sua composição (% de butano/propano). Cá não.

                                        Isso significa que no resto da europa o consumo de um carro a GPL aproxima-se muito do seu consumo a gasolina (em litros). Cá não.

                                        É uma directiva comunitária que falta transpor para a nossa legislação e que tem estado em "discussão" no "meio" GPL porque está a dar raia nalguns sistemas mais modernos.
                                        É indicativo e não altera em nada a essência do post. Repara que o 330i tem média de 12l a GPL, e a "margem" que dei para o cálculo foram 15 litros.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                          Queres ficar só pelo segmento C?

                                          Astra 1.0Turbo 105
                                          Preço base: 20970€
                                          Consumo médio: 4.3 l/100km
                                          Custo combustível anual com 10.000km ano: 1.48€/l x 4.3 x 100 = 636€/ano
                                          IUC = 98€/ano

                                          Astra 1.6 CDTI 110
                                          Preço base: 24720€
                                          Consumo médio: 3.4 l/100km
                                          Custo combustível anual com 10.000km ano: 1.19€/l x 3.4 x 100 = 405€/ano
                                          IUC = 130€/ano

                                          Ou seja demoras 19 anos a compensar a diferença de preço. Ooops, lá se vai a vantagem universal.

                                          Queres entrar com mais factores? OK
                                          1 - Custo de retoma. Vamos acreditar na especulação que ao fim de 6 anos o diesel vale 50% (12.400) e o gasolina 40% (8.400) o que me parece uma diferença manifestamente exagerada mas ok.
                                          2 - Custo de financiamento. Aplica-se quer compres a pronto porque é dinheiro "empatado" ou quer te financies com crédito (embora as taxas possam ser diferentes). Se assumires uma taxa de juro de 8% então a diferença à cabeça de preço significa mais 300 euros ano no diesel.

                                          ou seja no final dos tais 6 anos de utilização gastaste ainda assim mais 400€ no carro diesel. E sim, deliberadamente estou a deixar de fora o tema de manutenção e custo de seguro que intuitivamente serão um pouco mais caros no diesel.


                                          Enfim, é o que dá tentar dizer que algo é SEMPRE verdade... raramente o sempre se aplica.



                                          Nota: dados de consumos e preços retirados do site AutoHoje


                                          Mesmo com estes dados completamente errados dos consumos, nem que desça o menino jesus cá baixo para conduzir os carros o conseguirás fazer, no final de 6 anos há uma vantagem económica clara para o diesel.

                                          Diferença - 3750€ (compra)

                                          Combustível e IUC - 1206€
                                          Retoma - 4000€

                                          Saldo a favor do diesel - 5206€ - 3750€ =

                                          1456€ de poupança em 6 anos e 60000km.

                                          Os números são os teus.
                                          Nota: compras a pronto é um custo de financiamento porque é dinheiro empatado é simplesmente parvo demais para ser levado em consideração para esta discussão.
                                          edit: imagina a parvoíce - o dinheiro empatado em gasolina (o que se paga a mais) é um custo, tem de se lhe aplicar uma x% de estar empatado.... please.
                                          Editado pela última vez por hiace1; 21 April 2016, 15:49.

                                          Comentário


                                            Tens toda a razão amigo Hiace1. O tópico é teu, tu é que decides o que se pode ter em conta, bem como, aquilo que vai ser a retoma futura, que é sempre 4000 paus, nem que chovam picaretas. Assim sendo, não quero brincar mais contigo, tu és mau! Lol...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Accord2015 Ver Post
                                              Tens toda a razão amigo Hiace1. O tópico é teu, tu é que decides o que se pode ter em conta, bem como, aquilo que vai ser a retoma futura, que é sempre 4000 paus, nem que chovam picaretas. Assim sendo, não quero brincar mais contigo, tu és mau! Lol...
                                              Amigo accord não fui eu que decidi o valor da retoma, foi o outro user, só fiz as contas ao que ele postou, apenas matemática.
                                              Agora, se achas que temos de levar em conta que o dinheiro pago a pronto tem um custo, também tens de levar em conta que o dinheiro pago a pronto em gasolina superior ao diesel tem o mesmo custo... É só parvo demais.

                                              Comentário


                                                A realidade é uma, para quem faz 10.000km só ao final de 10 anos ou mais dependendo de ver crédito e manutenção, o que pode facilmente elevar para 15 a recuperação do investimento.

                                                Ora, fica aqui claramente provado que Diesel só para quem quer ficar o carro muitos anos, mais que a média que são em torno de 9 anos.

                                                Resumindo, para muita gente Diesel nunca ira compensar, logo economica e factualmente Gasolina para quem faz poucos km é sem margem de dúvida uma melhor opção.

                                                Quanto ao crédito, é algo muito mais facil de considerar que a retoma, lanças número sem carros acabados de sair simplesmente irrealistas e sem ponta de fundo logo valem zero.

                                                Ou seja, provas que gasolina para quem faz poucos km é sem dúvida o melhor negócio. Contra factos nem há argumentos.

                                                Comentário


                                                  Vejo muita conversa e pouca condução.....se é que me entendem

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
                                                    A realidade é uma, para quem faz 10.000km só ao final de 10 anos ou mais dependendo de ver crédito e manutenção, o que pode facilmente elevar para 15 a recuperação do investimento.

                                                    Ora, fica aqui claramente provado que Diesel só para quem quer ficar o carro muitos anos, mais que a média que são em torno de 9 anos.

                                                    Resumindo, para muita gente Diesel nunca ira compensar, logo economica e factualmente Gasolina para quem faz poucos km é sem margem de dúvida uma melhor opção.

                                                    Quanto ao crédito, é algo muito mais facil de considerar que a retoma, lanças número sem carros acabados de sair simplesmente irrealistas e sem ponta de fundo logo valem zero.

                                                    Ou seja, provas que gasolina para quem faz poucos km é sem dúvida o melhor negócio. Contra factos nem há argumentos.
                                                    Falta só aí uma coisinha... Nada de mais... Esta provado que ao fim de 10 anos a fazer 10k km que começa a compensar o diesel SE um grande SE, não vender o carro antes, porque se vender compensa passado 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos, 5 anos, 6 anos 7 anos, 8 anos 9 anos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por GermanManiac Ver Post
                                                      Isso são factos desde quando?

                                                      1- o facto de tu dizeres que são factos não fazem desses factos, factos.

                                                      2- Gasóleo consome menos que gasolina, não é um facto, é mais senso comum.

                                                      3- menos 2L no mínimo? Onde estao os dados disso? Já foram metido médias de um site credível e não 31 de boca, que a diferença era 1L e qualquer coisa.

                                                      Vamos deixar, sem ofensa, a conversa da treta para outros tópicos.
                                                      Mas qual site credível? O Spritmonitor, em que aparecem médias em terrenos diferentes????? deste-te ao trabalho de ler o que escrevi?

                                                      Eu falei em condições iguais, não um a andar na montanha e outro no Alentejo ou Algarve. Reafirmo o que disse, 2 carros iguais lado a lado a fazerem os mesmos circuitos, dá aquilo 10 vezes em 10.

                                                      Comentário


                                                        Digo aqui o que já escrevi noutro tópico....se compram a gasolina porque andam poucos kms, façam 1 favor a todos, não comprem e deixem as estradas livres para quem faça muitos kms.

                                                        Comentário


                                                          eu acho que vou pensar melhor e vou comprar um helicóptero , a vista de cima até é melhor que ir na estrada de carro...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por AfterEight Ver Post
                                                            Digo aqui o que já escrevi noutro tópico....se compram a gasolina porque andam poucos kms, façam 1 favor a todos, não comprem e deixem as estradas livres para quem faça muitos kms.
                                                            O post mais inteligente deste tópico

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                              O post mais inteligente deste tópico
                                                              Não batas tanto com a cabeça pah, se não sabes reconhecer uma piada.....

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X