É sim, não é todos os dias que se vêem nas notícias que a PJ fez buscas em centro de inspecções .
Agora o que eu acho que não é novidade nenhuma, é saber-se na gíria como é que se faz para passar .
O dinheiro compra tudo. Se o IMT é corrupto imagino os centros de inspeções. Conheço um gajo que levou lá o seu Corsa de 98 com o vidro todo rachado, direção desalinhada, a perder gasolina e sem buzina e aqueles 50€ de gorjeta fizeram milagres! Isto em Gondomar.
Se tens conhecimento, porque não denunciar esse caso às autoridades competentes?
Tens razão, mas para além de não ter qualquer prova concreta e não me querer envolver sem necessidade tudo que sei é por terceiros que me contaram estas peripécias e realmente apareceram com o selo verde mesmo o carro tendo tantas anomalias. Para além do Corsa conheço também uma Kangoo que lá foi toda defeituosa e passou... sempre no centro de Gondomar.
Eu acho que a solução para este problema passa por as autoridades competentes enviarem 'clientes fantasma' a estes centros com carros cheios de anomalias e tentarem oferecer um suborno para ver se pega... isto tudo filmado.
Tens razão, mas para além de não ter qualquer prova concreta e não me querer envolver sem necessidade tudo que sei é por terceiros que me contaram estas peripécias e realmente apareceram com o selo verde mesmo o carro tendo tantas anomalias. Para além do Corsa conheço também uma Kangoo que lá foi toda defeituosa e passou... sempre no centro de Gondomar.
Não custa nada enviar um e-mail para o IMT a denunciar essas situações e nem precisas de fornecer dados concretos.
Podes até estar equivocado, mas também podes estar a evidenciar uma ou mais ilegalidades.
Eu acho que a solução para este problema passa por as autoridades competentes enviarem 'clientes fantasma' a estes centros com carros cheios de anomalias e tentarem oferecer um suborno para ver se pega... isto tudo filmado.
Tanto quanto sei, trata-se de uma prática corrente, exceptuando tudo o que envolva forçar uma situação ilícita que, por razões óbvias, é ilegal.
A culpa é de todos nós. Pois sim companheiros.
Inclusivamente alguns dos que aqui escrevem que "souberam", "que já se passou comigo" dar 50 euros e "haver milagres.
Mas já cumpriram o dever cívico de denunciar??
Isto de estar no sofá, de tlm na mão a interpretar juízes é pouco cívico e inteligente... mas sim, fica bem e é "de intelectual"...
A culpa é de todos nós. Pois sim companheiros.
Inclusivamente alguns dos que aqui escrevem que "souberam", "que já se passou comigo" dar 50 euros e "haver milagres.
Mas já cumpriram o dever cívico de denunciar??
Isto de estar no sofá, de tlm na mão a interpretar juízes é pouco cívico e inteligente... mas sim, fica bem e é "de intelectual"...
A culpa é de todos nós. Pois sim companheiros.
Inclusivamente alguns dos que aqui escrevem que "souberam", "que já se passou comigo" dar 50 euros e "haver milagres.
Mas já cumpriram o dever cívico de denunciar??
Isto de estar no sofá, de tlm na mão a interpretar juízes é pouco cívico e inteligente... mas sim, fica bem e é "de intelectual"...
Nunca gostei muito das atitudes de mesquinhice de denunciar só porque sim, mas a verdade é que nestes casos a meu ver, justifica-se , até porque um carro inseguro torna a estrada insegura para os restantes condutores, peões, etc etc.
Espanta-me como é que alguém aceita ser subornado e dormir de consciência tranquila sabendo que aprovou um automóvel com deficiências por exemplo nos travões.
Infelizmente cada vez me convenço mais que as IPO em Portugal foram criadas apenas para permitir o rápido enriquecimento de alguns.
Então, mas tinhas dúvidas
Desde o dia 1 que há situações ilícitas... Já para não falar da real utilidade dos testes desempenhados.
Cheguei a levar carros (do trabalho) a bater por todo o lado, com folgas na direcção, amortecedores nas últimas (grande courier que se fartou de carregar quase o dobro do permitido...) e sempre passou. E melhor sem gorjas
A culpa é de todos nós. Pois sim companheiros.
Inclusivamente alguns dos que aqui escrevem que "souberam", "que já se passou comigo" dar 50 euros e "haver milagres.
Mas já cumpriram o dever cívico de denunciar??
Isto de estar no sofá, de tlm na mão a interpretar juízes é pouco cívico e inteligente... mas sim, fica bem e é "de intelectual"...
Só te citei porque já não há likes!
De qualquer forma, este tipo de coisas, ditas duas ou mais vezes não faz mal nenhum.
A ver se a malta começa a comportar-se como a sociedade evoluída que todos queremos mas pela qual pouco ou nada fazemos.
Ainda no outro dia estava um gajo a falar no café para toda a gente ouvir que tinha comprado um punto por 100 euros e que foi fazer a IPO com a nota de 20 no cinzeiro e que o inspector era um parvalhão porque chumbou-lhe o carro e nem tocou na nota.
Se o Punto era o que ele tinha parado à porta do café que era um punto de 95 com a lateral direita toda amassada, sem espelho direito e com a roda suplente (vermelha) montada à frente nem imagino quais foram os carros que ele já conseguiu passar para ficar todo indignado com o chumbo deste.
Ainda à dias estava eu a fazer a minha ipo e ao lado tava um bmw velho com uma linha toda alterada e a fazer o teste das emissoes ao relantim... e o meu disel a ser puxado às 4000rpm pelo inpector
ainda na semana passada, quando fui levar o meu a inspeção a 2º vez, depois de ter chumbado por causa dos faróis, tava la um ctr todo rebaixado, vidros escurecidos, linha trabalhada.. sei la.
o inspetor diz ao tipo "o carro tá rebaixado, muito rebaiaxado". impressionante como o carro passou na inspeção. é o pão nosso de cada dia
Eu já vi passar um transit bem velha e toda janada.
Denunciar? Tenho mais que fazer com o meu tempo para além de dois filhos para sustentar. As situações são fáceis de detetar porque feitas a vista de todos, quem é pago para isso que fiscalize.
Enquanto os carros vão lá menos mal, o pior é quando só vão os documentos. Isto á uns anos atrás comprei um fiesta 1.1 de 94 (bem tinha carta á pouco tempo, era para aprender (o dinheiro em casa não abunda), e andei por aí ver uns carritos para desenrascar para o trabalho a as minhas coisas) vi o ford 600€. Mas com o correr do tempo fui detectando coisas assim não conformes, aos poucos fui concertando as coisas básicas (amortecedores á frente, direção, uma mudanças de oleo, umas ponteiras de direção, e uma bateria.
Quando chegou a dia da inspeção (passado 1 ano) pedi a um senhor amigo para ir comigo, foi aprovado com 3 anotações (fuga de oleo ou motor sujo, ponteira direcção pouco desapertada e mais outra coisa). Ao fim de ano e meio nunca me deixou apeado, tanque de guerra, ao fim de 1 ano e meio troquei por outro melhor 10 anos mais novo que para me deixar apeado era com ele.
Conclusão o stand onde comprei o ford tinha ou tem a fama de levar os documentos em alturas de inspeção.
Eu já vi passar um transit bem velha e toda janada.
Denunciar? Tenho mais que fazer com o meu tempo para além de dois filhos para sustentar. As situações são fáceis de detetar porque feitas a vista de todos, quem é pago para isso que fiscalize.
Bem, também é verdade......não temos que ser fiscais em part time.
No entanto há que ver que nestes casos a segurança fica comprometida com todos nós que andamos na estrada ou mesmo quando estamos como peões.
Faz-me lembrar a questão das facturas........os comerciantes é que têm de a fornecer, e não tem de ser o cliente a fazer de fiscal.
Se há situações destas com ligeiros particulares, então com pesados de mercadorias é mato! Não falo de empresas de transportes, mas de empresas normais que possuem pesados.
E mesmo que eu queira denunciar, como o faço?
É que se for uma coisa simples, ainda alinho.
No sábado, ia a casa de um amigo ver o jogo da seleção e ia um polo de 2010 à minha frente a uns 15km/h, porque tinha os pneus mais largos que a calha da roda e nem um fio de cabelo passava por lá, tal era o rebaixamento. Não tou para aturar esses "caracóis".
E mesmo que eu queira denunciar, como o faço?
É que se for uma coisa simples, ainda alinho.
No sábado, ia a casa de um amigo ver o jogo da seleção e ia um polo de 2010 à minha frente a uns 15km/h, porque tinha os pneus mais largos que a calha da roda e nem um fio de cabelo passava por lá, tal era o rebaixamento. Não tou para aturar esses "caracóis".
Podes denunciar junto da força de segurança que actua na localidade onde presenciaste essa situação, por telefone, e-mail ou presencialmente.
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