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(Dúvida existencial) Porque é que os carros gastam mais nas subidas?

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    #91
    Originalmente Colocado por blakke Ver Post
    Custa-te perceber que uma torneira com um caudal de 5 litros/hora em 1 hora enche um balde com 5 litros e em 1:30 horas enche o balde com 7.5L ?

    Tanto as afirmações do 33stradale e do vocsa estão certas.
    Importas-te de ir ao cerne da questão por favor?
    O que quero saber é o que é que está a aumentar esse caudal. Como disse, não sou eu porque não estou a acelerar mais na subida.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
      Importas-te de ir ao cerne da questão por favor?
      O que quero saber é o que é que está a aumentar esse caudal. Como disse, não sou eu porque não estou a acelerar mais na subida.
      Não há qualquer aumento de caudal. Mas o consumo aumenta! E esta, hem!?

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
        Importas-te de ir ao cerne da questão por favor?
        O que quero saber é o que é que está a aumentar esse caudal. Como disse, não sou eu porque não estou a acelerar mais na subida.

        Vou repetir:

        A centralina está-se pouco a borrifar para se o carro vai a subir ou a descer isso não interessa para nada. Se mantiveres uma determinada aceleração em plano e apanhares uma descida a velocidade vai aumentar até levantares o pé, ou numa subida vai diminuir até acelerares mais. Se estás a andar mais com a mesma aceleração estás a fazer menos litros por quilómetro porque estás a andar mais depressa com o mesmo caudal em litros/hora, e vice versa nas subidas.

        Tanto as afirmações do 33stradale e do vocsa estão certas.

        Comentário


          #94
          jplacebo:

          1 - caudal é fixo (é o acelerador).

          2- Caudal é em l/h

          3- velocidade diminui: km/h

          Agora joga com essas variaveis:

          se mantens l/h então a variavel h é fixa: constante

          Se fixares h constante em Km/h e esse valor diminui é porque km diminuem.

          Comentário


            #95
            Esqueci-me do obvio:

            menos km para o mesmo caudal....

            l/km sobem....

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
              Certamente, mas tu também estás.
              Refaz o teu raciocínio desde o início. Pensa antes de mais na definição de consumo de combustível. O que é isso? O consumo é a quantidade de combustível gasto (em litros, vá) por uma unidade de distância percorrido (costuma usar-se os 100km).

              Assim, mantendo o fluxo ou caudal de combustível estável, a velocidade instantânea vai influenciar decisivamente a quantidade total de combustível gasto para percorrer uma distância de 100km.
              Ora a velocidade instantânea é dada por uma ratio de Xkm por hora. Portanto se a velocidade instantânea desce (e aui temos que velocidade instantânea = velocidade média, ou seja, admitimos que o carro vai sempre a uma velocidade estável e constante), se a velocidade desce -dizia- então o consumo sobe porque o fluxo de combustível vai estar mais tempo a deitar combustível do que se fosse mais depressa.

              A contrário do que dizes, a variável tempo faz sempre parte da equação. Tempo e espaço são indissociáveis.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                O binário de um motor é constante para uma determinada rotação. Por isso existe um gráfico de binario e outro de potencia.

                Às rotações X ele desenvolve Y de binário.... isso é constante.
                Não, o binário não é constante, depende da posição do acelerador. Os gráficos mostram apenas os valores máximos.

                Se o binário fosse constante para uma determinada rotação, a aceleração do carro seria sempre a mesma a esse regime de rotações, e como sabemos, a força do motor (binário) depende da posição do acelerador.
                Editado pela última vez por eu; 06 September 2016, 10:57.

                Comentário


                  #98
                  Já se falou aqui em hidráulica, fisca, eletrónica e matemática.
                  Queria pedir aos moderadores que fizessem o favor de mudar o nome do tópico para "Duvidas existenciais e noções básicas de física termonuclear" e lançar mais um debate aos restantes membros sobre fusão plasma nuclear.

                  Deixo a seguine equação para deixar o debate no ar:

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Não, o binário não é constante, depende da posição do acelerador. Os gráficos mostram apenas os valores máximos.

                    Se o binário fosse constante para uma determinada rotação, a aceleração do carro seria sempre a mesma a esse regime de rotações, e como sabemos, a força do motor (binário) depende da posição do acelerador.
                    Já reparaste que os gráficos são linhas e não áreas?

                    O binário e potencia de um motor só dependem da rotação.

                    Agora para chegar a essa rotação.... já entra o acelerador, a tal carga necessária e que depende do peso do veiculo, se é a subir, a descer, etc...
                    Editado pela última vez por Vocsa; 06 September 2016, 11:00.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                      O que quero saber é o que é que está a aumentar esse caudal.
                      Não é necessário que exista um aumento do caudal para o consumo subir. Vou dar-te um exemplo concreto de duas viagens de 100 Km de distância, feitas com o mesmo caudal de combustível (10 litros por hora):

                      A viagem A, feita toda a subir a 100 Km/h;
                      A viagem B, feita toda a descer a 200 Km/h; (estes valores são exagerados, mas é para facilitar as contas)

                      A viagem A demorou 1 hora, logo o consumo foi de 10 litros.
                      A viagem B demorou apenas meia hora, logo, o consumo foi de 5 litros.

                      Portanto, como vês, com o mesmo caudal, a viagem a subir gasta muito mais combustível.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                        Importas-te de ir ao cerne da questão por favor?
                        O que quero saber é o que é que está a aumentar esse caudal. Como disse, não sou eu porque não estou a acelerar mais na subida.
                        Não há aumento de caudal.

                        Só que a "torneira" em vez de estar 1 hora a correr, está 1h30.

                        Se precisares de ter a torneira aberta mais tempo para percorreres os mesmos 100 km vais gastar mais.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                          Já reparaste que os gráficos são linhas e não áreas?

                          O binário e potencia de um motor só dependem da rotação.
                          No teu carro, quando vais às 4000 rpm, a força que o motor está a exercer nas rodas (binário) é sempre a mesma, quer estejas com o acelerador a fundo, a meia carga, ou levantado?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Não é necessário que exista um aumento do caudal para o consumo subir. Vou dar-te um exemplo concreto de duas viagens de 100 Km de distância, feitas com o mesmo caudal de combustível (10 litros por hora):

                            A viagem A, feita toda a subir a 100 Km/h;
                            A viagem B, feita toda a descer a 200 Km/h; (estes valores são exagerados, mas é para facilitar as contas)

                            A viagem A demorou 1 hora, logo o consumo foi de 10 litros.
                            A viagem B demorou apenas meia hora, logo, o consumo foi de 5 litros.

                            Portanto, como vês, com o mesmo caudal, a viagem a subir gasta muito mais combustível.
                            Bem explicado !

                            O problema dele é que deu crédito às explicações pseudo meta fisicas que fazem da centralina uma entidade cheia de personalidade e capaz de tomar decisões

                            Comentário


                              jplacebo, eu compreendo a tua confusão, que tem a ver com os números de consumo instantâneo que aparecem nos computadores de bordo.

                              Os número aparecem em litros aos 100 e não em litros por hora. Se aparecessem em litros por hora, provavelmente pouca diferença existiria na subida... (mantendo o acelerador na mesma posição).

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                O problema dele é que deu crédito às explicações pseudo meta fisicas que fazem da centralina uma entidade cheia de personalidade e capaz de tomar decisões
                                Atenção que a centralina também pode tomar decisões... eu já dei o exemplo da minha Espace 1.9 dCi: no meu carro, é bastante óbvio que quando o regime de rotações cai, a centralina manda injetar mais combustível.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                  Bem explicado !

                                  O problema dele é que deu crédito às explicações pseudo meta fisicas que fazem da centralina uma entidade cheia de personalidade e capaz de tomar decisões
                                  Toda a gente sabe que dentro da centralina está um pequeno chinês a tomar decisões e a ligar fiozinhos para dar comandos ao carro.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                    Toda a gente sabe que dentro da centralina está um pequeno chinês a tomar decisões e a ligar fiozinhos para dar comandos ao carro.
                                    Mas vocês sabem o que é uma centralina?

                                    A centralina lê inúmeros parâmetros sobre o funcionamento do motor e toma realmente decisões.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                      Toda a gente sabe que dentro da centralina está um pequeno chinês a tomar decisões e a ligar fiozinhos para dar comandos ao carro.
                                      E mais: dentro das centralinas VW está um pequeno chinês ensinado pela Bosch que detecta se o carro está ou não em banco de ensaio!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Mas vocês sabem o que é uma centralina?

                                        A centralina lê inúmeros parâmetros sobre o funcionamento do motor e toma realmente decisões.
                                        A centralina é apenas uma unidade de processamento de dados como qualquer computador normal, não tem vida nem vontade própria para tomar decisões.

                                        A centralina processa dados recolhidos através de sensores e dá retorno através das saidas de informações e actuadores.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          E mais: dentro das centralinas VW está um pequeno chinês ensinado pela Bosch que detecta se o carro está ou não em banco de ensaio!
                                          Nem mais!

                                          Comentário


                                            Vocsa, é óbvio que o caudal não é fixo. Alguma coisa fez aumentar o caudal na subida, e não fui eu.
                                            Senão vejamos:

                                            No plano)
                                            consumo = L/100 km = 4.5 => L/km = 4.5/100
                                            velocidade=120 km/h

                                            Ora:
                                            km = 120 h, logo: L/(120 h) = 4.5/100
                                            Caudal = 4.5*120/100 = 5.4 L/h

                                            Na subida)
                                            consumo = L/100 km = 6 => L/km = 6/100
                                            velocidade=100 km/h

                                            Ora:
                                            km = 100 h, logo: L/(100 h) = 6/100
                                            Caudal = 6*100/100 = 6.0 L/h

                                            Agora explica-me porque é que o caudal aumentou sem eu ter acelerado mais.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                              Custa-te perceber que uma torneira com um caudal de 5 litros/hora em 1 hora enche um balde com 5 litros e em 1:30 horas enche o balde com 7.5L ?
                                              A centralina está-se pouco a borrifar para se o carro vai a subir ou a descer isso não interessa para nada. Se mantiveres uma determinada aceleração em plano e apanhares uma descida a velocidade vai aumentar até levantares o pé, ou numa subida vai diminuir até acelerares mais. Se estás a andar mais com a mesma aceleração estás a fazer menos litros por quilómetro porque estás a andar mais depressa com o mesmo caudal em litros/hora, e vice versa nas subidas.

                                              Tanto as afirmações do 33stradale e do vocsa estão certas.
                                              Obviamente.

                                              É tão simples e claro como água.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                                                Vocsa, é óbvio que o caudal não é fixo. Alguma coisa fez aumentar o caudal na subida, e não fui eu.
                                                Senão vejamos:

                                                No plano)
                                                consumo = L/100 km = 4.5 => L/km = 4.5/100
                                                velocidade=120 km/h

                                                Ora:
                                                km = 120 h, logo: L/(120 h) = 4.5/100
                                                Caudal = 4.5*120/100 = 5.4 L/h

                                                Na subida)
                                                consumo = L/100 km = 6 => L/km = 6/100
                                                velocidade=100 km/h

                                                Ora:
                                                km = 100 h, logo: L/(100 h) = 6/100
                                                Caudal = 6*100/100 = 6.0 L/h

                                                Agora explica-me porque é que o caudal aumentou sem eu ter acelerado mais.
                                                Não aumentou nada.
                                                Não compliques.

                                                Comentário


                                                  Tu dizes que o tempo não entra na equação, então a velocidade de 100 kilometros/HORA é o qué? Se aumentas as HORAS que vais demorar a percorrer 100 km, vais aumentar o combustivel, com o mesmo nível de acelerador.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                    Vou repetir:

                                                    A centralina está-se pouco a borrifar para se o carro vai a subir ou a descer isso não interessa para nada. Se mantiveres uma determinada aceleração em plano e apanhares uma descida a velocidade vai aumentar até levantares o pé, ou numa subida vai diminuir até acelerares mais. Se estás a andar mais com a mesma aceleração estás a fazer menos litros por quilómetro porque estás a andar mais depressa com o mesmo caudal em litros/hora, e vice versa nas subidas.

                                                    Tanto as afirmações do 33stradale e do vocsa estão certas.
                                                    E já agora as minhas também..! Tanto trabalho sem reconhecimento

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                      Não aumentou nada.
                                                      Não compliques.
                                                      Obviamente não viste as contas.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por clioii Ver Post
                                                        e mais: Dentro das centralinas vw está um pequeno chinês ensinado pela bosch que detecta se o carro está ou não em banco de ensaio!
                                                        lol... [:d]

                                                        Comentário


                                                          jplacebo, esta é a minha ultima intervenção neste tópico... tens de colaborar e assumir que eu tenho razão e estou a tentar provar uma ideia.

                                                          Vamos lá:

                                                          1-

                                                          Vais a 100 km/h

                                                          o carro gasta 5l aos 100 km nessa velocidade logo, numa hora gasta 5 litros (100 km = 1 hora). Portanto:

                                                          Caudal = 5l/h

                                                          2-

                                                          começaste a subir e o carro desceu para os 80 km/h

                                                          supondo o caudal fixo de 5l/h:

                                                          1 h = 5 l

                                                          1 h = 80 km (80km/h)

                                                          logo com 5 litros fazes 80 km.

                                                          Fazendo a media, dá 6,25 l/100 km

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                                                            Vocsa, é óbvio que o caudal não é fixo. Alguma coisa fez aumentar o caudal na subida, e não fui eu.
                                                            Senão vejamos:

                                                            No plano)
                                                            consumo = L/100 km = 4.5 => L/km = 4.5/100
                                                            velocidade=120 km/h

                                                            Ora:
                                                            km = 120 h, logo: L/(120 h) = 4.5/100
                                                            Caudal = 4.5*120/100 = 5.4 L/h

                                                            Na subida)
                                                            consumo = L/100 km = 6 => L/km = 6/100
                                                            velocidade=100 km/h

                                                            Ora:
                                                            km = 100 h, logo: L/(100 h) = 6/100
                                                            Caudal = 6*100/100 = 6.0 L/h

                                                            Agora explica-me porque é que o caudal aumentou sem eu ter acelerado mais.
                                                            Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                                                            Esta questão sempre me intrigou
                                                            Imaginando que vou tranquilamente numa recta em plano a 120 km/h na AE e o consumo instantâneo no CB marca 4.5 L/100 km. Aproxima-se uma subida ligeira, o carro passa a circular a 100 km/h, e o consumo instantâneo salta para 6 L/100 km. !


                                                            Anda tudo à porrada por causa de valores que nem sequer são reais....

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                                                              Obviamente não viste as contas.
                                                              Vi.
                                                              Não fazem sentido.

                                                              Imagina que vais no teu carro em plano com uma determinada carga de acelerador e este está a gastar 6 litros/hora. Já agora a velocidade é de 120 km/h.
                                                              Para percorreres 100kms vai demorar 50 min. Logo o teu consumo em litros aos 100 kms é de 6*(50/60) = 5l/100.

                                                              Aparece uma subida e vais com a mesma carga (e logo o mesmo gasto de 6l por hora) mas a velocidade baixa para 100 kms/h. Para fazer os mesmos 100 kms de distancia já demoras 1h. Logo o teu consumo em l/100 passa a 6.

                                                              Simples! Certo?

                                                              Comentário

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