Anúncio

Collapse
No announcement yet.

(Dúvida existencial) Porque é que os carros gastam mais nas subidas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
    Basicamente é isto.

    O consumo de combustível é exactamente o mesmo.
    Mas como perdeste velocidade, vais gastar mais combustível nesses 100kms (que é o cálculo do CB.. l/100km), simplesmente porque demoraste mais tempo a percorrê-los.

    O que nos leva à outra questão:
    - Porque é que os consumos do carro são mais baixos na "mudança" mais alta, se a quantidade de gasolina que injectamos é a mesma, seja em 1ª ou em 6ª?
    A resposta vai pelo mesmo caminho.
    Isto é falso. Nas velocidades nas baixas tens dois factores que incrementam os consumos. Tens de vencer o peso do carro e depois de o venceres queres atingir uma velocidade de 50-70 km/h rapidamente (e toda a gente o faz de forma imperceptível porque é normal).

    Nas velocidades mais elevadas acabas por gastar menos, porque simplesmente já atingiste a velocidade de cruzeiro e não precisas de acelerar muito. Faz uma autoestrada à velocidade máxima de acelerador sempre a fundo e depois diz-me quanto gastaste.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
      Não precisam de ligar o complicómetro.

      O consumo é o mesmo, mas a subir perdes velocidade.

      Logo das duas uma:
      - Compensas com mais acelerador e gastas mais;
      - Perdes velocidade e o CB calcula que para percorreres os mesmos 100kms vais demorar mais tempo. Mais tempo = mais combustível gasto.

      É só isto.
      Isso aplica-se em carros mais antigos. Nova geração de motores vai muito mais além desta simples explicação. Te garanto que a posição do acelerador não é o único elemento que a centralina tem em conta e digo-te que carga, velocidade do carro, acelerador, temperatura do motor, temperatura exterior são tudo variáveis que se tem em conta.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
        Isto é falso. Nas velocidades nas baixas tens dois factores que incrementam os consumos. Tens de vencer o peso do carro e depois de o venceres queres atingir uma velocidade de 50-70 km/h rapidamente (e toda a gente o faz de forma imperceptível porque é normal).

        Nas velocidades mais elevadas acabas por gastar menos, porque simplesmente já atingiste a velocidade de cruzeiro e não precisas de acelerar muito. Faz uma autoestrada à velocidade máxima de acelerador sempre a fundo e depois diz-me quanto gastaste.
        Andar de acelerador a fundo num carro dito "vulgar" 1.0, 1.2 atmosférico é mais para desperdiçar gasolina do que para andar bem.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
          Basicamente é isto.

          O consumo de combustível é exactamente o mesmo.
          Mas como perdeste velocidade, vais gastar mais combustível nesses 100kms (que é o cálculo do CB.. l/100km), simplesmente porque demoraste mais tempo a percorrê-los.

          O que nos leva à outra questão:
          - Porque é que os consumos do carro são mais baixos na "mudança" mais alta, se a quantidade de gasolina que injectamos é a mesma, seja em 1ª ou em 6ª?
          A resposta vai pelo mesmo caminho.
          Onde é que a variável tempo entra no calculo!!!!! É litros por cada 100km. O tempo não tem nada a ver.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
            Aplicando esse facto simples à escala de um carro a sério, facilmente percebes que o motor tem de gerar mais energia cinética para compensar a perda de energia potencial causada pelo facto de ir a subir. Se faz mais esforço = maior consumo de energia (combustível) para gerar o mesmo movimento.
            O motor não produz energia cinética e o facto de ir a subir não faz com que a energia potencial diminua.

            Antes de falarmos em energias devemos falar numa coisa essencial: Forças e Trabalho.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por blakke Ver Post
              Andar de acelerador a fundo num carro dito "vulgar" 1.0, 1.2 atmosférico é mais para desperdiçar gasolina do que para andar bem.
              Concordo. Mas fiz uma vez com um Saxo 1.5D LISBOA-PORTO sempre de acelerador a fundo (não era meu) e a média de 11L foi assustadora para aquilo que anda.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                Concordo. Mas fiz uma vez com um Saxo 1.5D LISBOA-PORTO sempre de acelerador a fundo (não era meu) e a média de 11L foi assustadora para aquilo que anda.
                O mesmo já fiz no jazz.
                Com meia aceleração e controlando o acelerador consigo fazer uma viagem a 140 em AE com consumos de 7.5 ou 8.
                Se for sempre a fundo faço consumos de 12 ou 13 e devido ás limitações dos 78cv acabo por ir na mesma a cerca de 140kmh

                Comentário


                  #38
                  Se não mexes o pé e ele gasta mais, então não é o acelerador que controla totalmente a injecção de combustivel. (chamada lógica da batata).

                  Portanto o meu palpite é que isso tenha a ver com intervenção da chamada "injecção electrónica" que altera a mistura para manter velocidade...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Se não mexes o pé e ele gasta mais, então não é o acelerador que controla totalmente a injecção de combustivel. (chamada lógica da batata).

                    Portanto o meu palpite é que isso tenha a ver com intervenção da chamada "injecção electrónica" que altera a mistura para manter velocidade...
                    Isso está explicado no meu post na pagina anterior. Julgo que não restam duvidas...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                      Onde é que a variável tempo entra no calculo!!!!! É litros por cada 100km. O tempo não tem nada a ver.
                      Respondo-te com outro quote, para não repetir.

                      Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                      É a explicação dele a melhor.

                      Pensa no acelerador como numa torneira. Se a abriste e deita 5 litros por hora, se fores a 100 gasta 5, se fores a 50 gastas o dobro, ou seja 10, porque precisas de 2 horas para percorrer 100 km

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                        Respondo-te com outro quote, para não repetir.
                        Continuo a perguntar o que é que o tempo tem a ver com a média de consumo??????
                        Se a média de consumo fosse medida em l/h como os tratores dava-te toda a razão em em L/km não se aplica.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                          Desculpa mas isso não faz sentido, pelo menos essa explicação tal como a deste.
                          O consumo que te aparece é em litros por 100km, certo?
                          Imagina que na posição do acelerador que tens para manter 120km/h o carro injeta 5litros/hora.
                          Começou a subir e, como mantiveste a mesma posição do acelerador, ele vai injetar os mesmos 5l/h, mas como a velocidade é menor, vais percorrer menos distância.
                          Na situação 1, vais demorar menos de 1h para percorrer 100km, por isso vai gastar menos que os 5l/h. Na 2ª situação vais gastar os 5l/h.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                            O consumo que te aparece é em litros por 100km, certo?
                            Imagina que na posição do acelerador que tens para manter 120km/h o carro injeta 5litros/hora.
                            Começou a subir e, como mantiveste a mesma posição do acelerador, ele vai injetar os mesmos 5l/h, mas como a velocidade é menor, vais percorrer menos distância.
                            Na situação 1, vais demorar menos de 1h para percorrer 100km, por isso vai gastar menos que os 5l/h. Na 2ª situação vais gastar os 5l/h.
                            Errado. O consumo de um automóvel mede-se em litros/100Km e não em litros por hora (essa a medida usada na capacidade dos injectores). Na média de um automóvel feita à mão apenas entram duas variáveis (litros consumidos e km's percorridos). Digo feita à mão, porque no CB o calculo é o anterior + uma conversão entre l/h para l/100km devido ao relanti do carro quando parado em filas de transito que não podem ser medidas de outra forma (e que não tem grande expressão no calculo da media pois o consumo são 0.9l/h).

                            O que dizes aplica-se apenas a máquinas de trabalho (escavadoras, tratores, etc.) em que o valor injectado pelos injectores é praticamente a media da máquina, essa sim medida em l/h, assim como Horas de trabalho e não km's.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                              Errado. O consumo de um automóvel mede-se em litros/100Km e não em litros por hora (essa a medida usada na capacidade dos injectores). Na média de um automóvel feita à mão apenas entram duas variáveis (litros consumidos e km's percorridos). Digo feita à mão, porque no CB o calculo é o anterior + uma conversão entre l/h para l/100km devido ao relanti do carro quando parado em filas de transito que não podem ser medidas de outra forma (e que não tem grande expressão no calculo da media pois o consumo são 0.9l/h).

                              O que dizes aplica-se apenas a máquinas de trabalho (escavadoras, tratores, etc.) em que o valor injectado pelos injectores é praticamente a media da máquina, essa sim medida em l/h, assim como Horas de trabalho e não km's.
                              Diz me então como é que o carro sabe quanto vai consumir em 100km?
                              O que a centralina lê São litros por hora, que deoois são convertidos em litros por 100km.

                              Edit: claro que a explicação que dei anteriormente é simplista, visto que a quantidsde de combustivel injetada é influenciada por outros fatores.

                              Edit 2: falava se em consumos instantâneos, não em media de consumo
                              Editado pela última vez por rcontra; 05 September 2016, 20:04.

                              Comentário


                                #45
                                Antigamente, os aceleradores controlavam diretamente a quantidade de combustível a queimar no motor.

                                Atualmente não existe uma relação direta entre a posição do acelerador e a quantidade de combustível injetado. A centralina lê a posição do acelerador, mas essa é apenas uma das variáveis que é usada para calcular a quantidade de combustível a injetar.

                                As outras variáveis incluem a quantidade de ar a entrar no motor, a sua temperatura, a sua pressão, a temperatura do motor, a carga do motor, o regime do motor, etc...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                  Basicamente é isto.

                                  O consumo de combustível é exactamente o mesmo.
                                  Mas como perdeste velocidade, vais gastar mais combustível nesses 100kms (que é o cálculo do CB.. l/100km), simplesmente porque demoraste mais tempo a percorrê-los.

                                  O que nos leva à outra questão:
                                  - Porque é que os consumos do carro são mais baixos na "mudança" mais alta, se a quantidade de gasolina que injectamos é a mesma, seja em 1ª ou em 6ª?
                                  A resposta vai pelo mesmo caminho.
                                  Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                  Não precisam de ligar o complicómetro.

                                  O consumo é o mesmo, mas a subir perdes velocidade.

                                  Logo das duas uma:
                                  - Compensas com mais acelerador e gastas mais;
                                  - Perdes velocidade e o CB calcula que para percorreres os mesmos 100kms vais demorar mais tempo. Mais tempo = mais combustível gasto.

                                  É só isto.
                                  Estás completamente errado...
                                  O motor de um carro injecta mais ou menos combustível conforme seja necessário para contrariar o esforço/condições em que se encontra.
                                  Tens o exemplo com o motor em frio é injectado mais gasolina/gasóleo e menos oxigénio, por este motivo o consumo é mais elevado em frio.
                                  O mesmo acontece quando aumenta o esforço e não aceleras para compensar, o carro adapta a mistura para a situação para evitar morrer, até ao momento que não aguenta mais e morre.
                                  Mas dizer que o consumo é sempre o mesmo é errado!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                    Continuo a perguntar o que é que o tempo tem a ver com a média de consumo??????
                                    Se a média de consumo fosse medida em l/h como os tratores dava-te toda a razão em em L/km não se aplica.
                                    Há que distinguir o consumo instantâneo real do carro do valor que o CB nos dá.

                                    O CB apenas calcula que naquele intervalo de tempo (muito próximo do zero), para aquela velocidade e aquela pressão no acelerador, o carro vai gastar X litros para percorrer 100kms.
                                    O tempo tem tudo a ver com o cálculo do consumo instantâneo e do consumo médio, uma vez que estes dependem da velocidade do carro.

                                    Imagina que dois carros fazem uma viagem de 100kms e estão a injectar exactamente a mesma quantidade de gasolina no motor.
                                    Mas um vai a 100km/h e o outro vai a 150km/h.
                                    O consumo instantâneo real dos dois carros é igual.
                                    No entanto, no final dos 100kms, o que ía a 150km/h gastou menos. Porquê?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                      Estás completamente errado...
                                      O motor de um carro injecta mais ou menos combustível conforme seja necessário para contrariar o esforço/condições em que se encontra.
                                      Tens o exemplo com o motor em frio é injectado mais gasolina/gasóleo e menos oxigénio, por este motivo o consumo é mais elevado em frio.
                                      O mesmo acontece quando aumenta o esforço e não aceleras para compensar, o carro adapta a mistura para a situação para evitar morrer, até ao momento que não aguenta mais e morre.
                                      Mas dizer que o consumo é sempre o mesmo é errado!
                                      Estás a falar em casos pontuais, eu estou a falar em 99% dos casos.
                                      No caso concreto que o autor do tópico fala, explica-me onde estou errado.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                        Estás a falar em casos pontuais, eu estou a falar em 99% dos casos.
                                        No caso concreto que o autor do tópico fala, explica-me onde estou errado.
                                        Numa subida em que o esforço do motor aumenta é um caso pontual...
                                        Estás errado no momento que dizes que o consumo é sempre o mesmo independentemente da situação, seja a subir ou a descer e que o consumo só aumenta porque perdes velocidade e como demoras mais tempo a chegar ao destino consome mais. Isto não faz sentido nenhum!
                                        Até porque sou capaz de ir A a B a 140km/h em 30min e gastar X, fazer o mesmo percurso a 100km/h em 1h e gastar menos combustível, não é porque demorei mais a chegar que gasto mais.
                                        Já vi que não fazes ideia do que acontece dentro dos cilindros do motor de um carro, nem que tipo de explosões ocorre para fazer o carro movimentar!

                                        Edit: Só para completar mais um pouco, quando vais a descer sem acelerar o consumo é zero, o carro adapta a mistura à situação, corta a injecção de combustível e só entra oxigénio, porque não necessita de explosão para provocar força.
                                        Editado pela última vez por SuiSSaS; 05 September 2016, 21:50.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Nem sei como é que isto deu 2 páginas..

                                          Comentário


                                            #51
                                            Bom meus caros, este senhor (não, não fazia parte dos Queen nos 70's..........) descobriu o porquê dos carros gastarem mais nas subidas, muito tempo antes de haver carros...

                                            Genius... haa?


                                            Apresento o Sr. Isaac Newton:





                                            Gravidade!

                                            O carro a subir terá de contrariar a aceleração da gravidade.

                                            Portanto, para manter a velocidade... tem que se acelerar e gastar mais.

                                            Se não se acelerar mais, a velocidade desce por acção da gravidade. Portanto com a mesma quantidade de "acelerador"... ele produz menos trabalho.

                                            Portanto em qualquer das situações há uma força extra a contrariar o movimento, para além das habituais: atrito nas rodas, resistência do ar...

                                            A parte boa é que se vierem no sentido oposto... é ao contrário

                                            Comentário


                                              #52
                                              Antes de Newton descobrir a gravidade é que era mel, porque a malta conseguia voar.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Pah, com isto tudo esqueci-me de acrescentar que a aceleração da gravidade permite na melhor as hipóteses 2,83 s dos 0 aos 100 km/h

                                                Mas isto era sem atritos...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Olá, só vim aqui dizer que os motores com turbo sobem melhor que os atmosféricos porque quando o pedal do acelerador está estável no turbo, este cria no acelerómetro interno uma variação negativa da injecção multifoco o que iguala a pressão atmosférica em condiçoes normais de pressão e temperatura. Convem não esquecer que numa subida, com angulo recto, o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos e é esse o consumo real que aparece no computador de bordo em L/100km em vez de L/hora, claro.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Marbosa Ver Post
                                                    Olá, só vim aqui dizer que os motores com turbo sobem melhor que os atmosféricos porque quando o pedal do acelerador está estável no turbo, este cria no acelerómetro interno uma variação negativa da injecção multifoco o que iguala a pressão atmosférica em condiçoes normais de pressão e temperatura. Convem não esquecer que numa subida, com angulo recto, o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos e é esse o consumo real que aparece no computador de bordo em L/100km em vez de L/hora, claro.
                                                    Exactamente! Como aliás podemos confirmar com a seguinte equação:

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Isso e a lei de Rubreico, que nos diz que quando um objecto está a descer pesa menos que quando está a subir, e se invertermos o mesmo é verdadeiro, ou seja, e vice versa, temos de multiplicar por 1,5 e dividir por 2 para obter o resultado.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                                                        Isso e a lei de Rubreico, que nos diz que quando um objecto está a descer pesa menos que quando está a subir, e se invertermos o mesmo é verdadeiro, ou seja, e vice versa, temos de multiplicar por 1,5 e dividir por 2 para obter o resultado.
                                                        Claro que sim mas nunca esquecendo que Pi é 3,14 vezes o diâmetro da circunferência.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                                          Numa subida em que o esforço do motor aumenta é um caso pontual...
                                                          Estás errado no momento que dizes que o consumo é sempre o mesmo independentemente da situação, seja a subir ou a descer e que o consumo só aumenta porque perdes velocidade e como demoras mais tempo a chegar ao destino consome mais. Isto não faz sentido nenhum! Leste bem o que eu escrevi? O consumo real (leia-se o débito de combustível nos cilindros) é sempre o mesmo se a pressão no acelerador for constante. O facto de estares numa subida vai fazer com que o carro perca velocidade (porque mantivemos o acelerador certo?). LOGO, vais demorar mais tempo a chegar ao destino. LOGO, o motor vai estar mais tempo em funcionamento. LOGO, vais gastar mais combustível no final da viagem. É assim tão complicado?
                                                          Até porque sou capaz de ir A a B a 140km/h em 30min e gastar X, fazer o mesmo percurso a 100km/h em 1h e gastar menos combustível, não é porque demorei mais a chegar que gasto mais. Certo, ninguém disse o contrário. Eu falei em diferentes velocidades com o MESMO débito de combustível.
                                                          Já vi que não fazes ideia do que acontece dentro dos cilindros do motor de um carro, nem que tipo de explosões ocorre para fazer o carro movimentar! Já vi que não sabes ler o que os outros escrevem.

                                                          Edit: Só para completar mais um pouco, quando vais a descer sem acelerar o consumo é zero (com o carro engatado, desde que a rotação não desça para valores perto do ralenti) o carro adapta a mistura à situação, corta a injecção de combustível e só entra oxigénio, porque não necessita de explosão para provocar força. Certíssimo.
                                                          Respondido a azul. Espero que desta vez fiques esclarecido

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                            Claro que sim mas nunca esquecendo que Pi é 3,14 vezes o diâmetro da circunferência.
                                                            Obviamente mas isso é o que explica que o tamanho do pneu não faz diferença na distância do consumo porque a borracha que toca no chão é igual quer o pneu seja grande ou pequeno, mas no entanto a medida da largura já interessa mais porque é mais borracha a roçar o chão logo aí aumenta o consumo porque quando mais borracha mais gasta porque o chão faz uma força de travagem e quanto maior o chão maior a travagem!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Estes últimos posts

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X