Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual é a relevância do binário (torque)?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Está errado porque o enunciado pede uma coisa e tu terpondes outra.
    Num exame seria zero, ainda que o calculo e esforço seja valorizavel.

    Tu é que escreveste o enunciado. Mais ng...

    Os cálculos para aceleração parecem estar bem.
    No fundo, são substituições de valores e há cuidado nas unidades.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      Os cálculos para aceleração parecem estar bem.
      Copiei abaixo os valores utilizados nos cálculos e o respectivo resultado:

      A:

      Valores utilizados:

      Vehicle Speed = 50 km/h = 833.3333 m/min
      Engine Torque = 200 N.m
      Engine Speed =
      4000 rev/min
      Wheels Radius = r m
      Vehicle Mass = M kg

      Resultado:
      Acceleration = 6032/M m/s^2


      B:

      Valores utilizados:
      Vehicle Speed = 50 km/h = 833.3333 m/min
      Engine Torque = 400 N.m
      Engine Speed =
      2000 rev/min
      Wheels Radius = r m
      Vehicle Mass = M kg

      Resultado:
      Acceleration = 6032/M m/s^2

      Diz-me por favor se as seguintes afirmações estão correctas:
      1) Velocidade, raio das rodas e massa idênticos para ambos os veículos.
      2) O binário no motor no veículo A é metade do binário no motor do veículo B.
      3) A aceleração do veículo A é igual à do veículo B.

      Comentário


        Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
        Para quem pediu contas:




        A:
        Vehicle Speed = 50 km/h = 833.3333 m/min
        Engine Torque = 200 N.m
        Engine Speed =
        4000 rev/min

        Wheels Radius = r m
        Vehicle Mass = M kg
        Wheels Circumference = 2π.r m

        Wheels Speed = Vehicle Speed / Wheels Circumference = (833.3333 m/min) / (2
        π.r m/rev) = 132.6291/r rev/min

        Gear Ratio = Engine Speed / Wheels Speed = 4000 / (132.6291/r) = 30.1593*r
        Wheels Torque = Engine Torque * Gear Ratio =
        200 * 30.1593*r = 6032*r N.m

        Force = Wheels Torque / Wheels Radius = (6032*r N.m) / (r m) = 6032 N = 6032 kg.m/s^2
        Acceleration = Force / Mass = (6032 kg.m/s^2) / (M kg) = 6032/M m/s^2

        B:
        Vehicle Speed = 50 km/h = 833.3333 m/min
        Engine Torque = 400 N.m
        Engine Speed =
        2000 rev/min

        Wheels Radius = r m
        Vehicle Mass = M kg
        Wheels Circumference = 2π.r m

        Wheels Speed = Vehicle Speed / Wheels Circumference = (833.3333 m/min) / (2π.r m/rev) = 132.6291/r rev/min

        Gear Ratio = Engine Speed / Wheels Speed =
        2000 / (132.6291/r) = 15.0796*r
        Wheels Torque = Engine Torque * Gear Ratio =
        400 * 15.0796*r = 6032*r N.m

        Force = Wheels Torque / Wheels Radius = (6032*r N.m) / (r m) = 6032 N = 6032 kg.m/s^2
        Acceleration = Force / Mass = (6032 kg.m/s^2) / (M kg) = 6032/M m/s^2

        --------------------------

        Podemos confirmar esta fórmula:





        A: Acceleration = 200/M * (30.1593*r)/r = 6032/M m/s^2
        B: Acceleration = 400/M * (15.0796*r)/r = 6032/M m/s^2


        --------------------------

        Outra forma mais simples é ir directamente a partir desta fórmula:




        A:
        Speed = 50 km/h = 13.889 m/s
        Power = Force * Distance * Time =
        200 N * (2π m/rev) * 4000 rev/min = 1600000π N.m/min = 83775 N.m/s = 83.78 kW

        Acceleration = 83775 N.m/s / (M kg * 13.89 m/s) = 6032/M N/kg = 6032/M m/s^2


        B:
        Speed = 50 km/h = 13.889 m/s
        Power = Force * Distance * Time =
        400 N * (2π m/rev) * 2000 rev/min = 1600000π N.m/min = 83775 N.m/s = 83.78 kW

        Acceleration = 83775 N.m/s / (M kg * 13.89 m/s) = 6032/M N/kg = 6032/M m/s^2
        Tanta volta...
        Mas ok.
        Só há uma coisa que não estou a entender.
        Definiste a aceleração em função da massa, tudo bem isso percebi. Mas não entendo como consegues definir a aceleração sem saber as relações de transmissão e de caixa.

        Comentário


          Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
          O "ele" sou eu ?

          Eu na teoria tento acompanhar mas sem grande sucesso o que voçês escrevem.

          Mas na prática parece-me que serei um bocadinho mais experiente, um carro como o 335i tinha a potência máxima às 5.800 e o binário máximo às 1.200 (na verdade era plano) e mesmo sendo um carro com umas baixas fortíssimas é mais forte perto dos regimes de potência máxima do que nas 1.000/2.000.

          Creio que voçês estão muito influenciados pela experiência de carros a diesel com potências médias/baixas.

          Os carros genericamente dispõe de mais aceleração em regimes altos.
          Estás como o rf ontem?
          É que eu primeiro preciso saber o que é que estás a considerar. A questão que eu coloquei falava sempre na mesma relação de caixa. Estás a comparar acelerações em 5a contra acelerações em 3a? Se é isso estás a cometer o mesmo erro que o rf cometeu. Se estás realmente a reportar-te ao exemplo que eu defini, então podes observar um gráfico que foi colocado antes onde podes verificar o desenvolvimento desse carro. Ou seja, em cada uma das relações de caixa, as maiores acelerações são no ponto de binário mais elevado.

          Voltando ao exemplo que citaste, do 335i e falando de cor, pois não sei se é verdadeiro, mas existem motores com faixas de binário planas, desde baixas rotações e indo em plano até ao regime de potência máxima. Olé! Melhor do que os elétricos. São muito raros, mas existem. Não sei se é o caso desse.

          Se assim for está explicado porque sentes isso no regime de potência máxima.

          Comentário


            Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
            A aceleração é máxima onde a potência é máxima dentro de cada mudança obviamente.

            É óbvio que á mesma rotação a 1ª acelera mais que a 5ª xD
            Dá-lhe falâncio, diga-se rrrfff.
            Este deixo para ti!

            Comentário


              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
              Tanta volta...
              Mas ok.
              Só há uma coisa que não estou a entender.
              Definiste a aceleração em função da massa, tudo bem isso percebi. Mas não entendo como consegues definir a aceleração sem saber as relações de transmissão e de caixa.
              Vê os cálculos. Os cálculos demonstram como cheguei à aceleração.

              De qualquer das formas está aqui:

              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
              Gear Ratio = Engine Speed / Wheels Speed = 4000 / (132.6291/r) = 30.1593*r

              Comentário


                Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                Vê os cálculos. Os cálculos demonstram como cheguei à aceleração.

                De qualquer das formas está aqui:
                OK, percebi, sacaste logo a relação de transmissão total entre o movimento do carro e a rotação do motor.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                  estás a cometer o mesmo erro que o rf cometeu
                  Eu não cometi erro nenhum. A seguinte frase está correcta, por mais que tu tentes criar restrições sem sentido:

                  Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                  Por exemplo se eu quero maximizar a aceleração, subir mais facilmente uma subida, ou transportar facilmente uma carga, eu vou querer manter-me nas faixas de rpm em que a potência é maior.
                  Se a conclusão a vermelho está errada, então só tens de apresentar uma versão com a conclusão correcta e depois explicar como se faz isso por exemplo quando queres maximizar a aceleração para fazer uma ultrapassagem.

                  É simples não é? Se dizes que a frase está errada então só tens de a corrigir e demonstrar que a tua frase faz sentido com um exemplo prático como o de uma ultrapassagem.
                  Editado pela última vez por rrrfff; 22 September 2016, 22:02. Razão: escolha de palavras

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                    Eu não cometi erro nenhum. A seguinte frase está correcta, por mais que tu tentes criar restrições sem sentido:



                    Se a conclusão a vermelho está errada, então só tens de apresentar uma versão com a conclusão correcta e depois explicar como se faz isso por exemplo quando queres maximizar a aceleração para fazer uma ultrapassagem.

                    É simples não é? Se dizes que a frase está errada então só tens de a corrigir e demonstrar que a tua frase faz sentido com um exemplo prático como o de uma ultrapassagem.
                    Está tão errado, porque não está ressalvada, ainda hoje foste tão prestável e rigoroso a ressalvar por aí um dado qualquer. Como não o fizeste com esse mesmo rigor que tiveste hoje, então mais uma vez se comprova que estavas errado.

                    Ah e é tão fácil de desmontar que eu até te pergunto como fazes para "maximizar a aceleração" se fores em 1ª velocidade, ou de marcha atrás.

                    Ou então esclarece aqui o nosso amigo:

                    Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                    A aceleração é máxima onde a potência é máxima dentro de cada mudança obviamente.

                    É óbvio que á mesma rotação a 1ª acelera mais que a 5ª xD

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                      Eu não cometi erro nenhum. A seguinte frase está correcta, por mais que tu tentes criar restrições sem sentido:



                      Se a conclusão a vermelho está errada, então só tens de apresentar uma versão com a conclusão correcta e depois explicar como se faz isso por exemplo quando queres maximizar a aceleração para fazer uma ultrapassagem.

                      É simples não é? Se dizes que a frase está errada então só tens de a corrigir e demonstrar que a tua frase faz sentido com um exemplo prático como o de uma ultrapassagem.
                      Ah e a frase que te citaste também está errada, porque ainda falta mais uma ressalva.
                      Aquela que diz que tens que saber as relações de transmissão e caixa de velocidades vs curva de binário.

                      Pode muito bem acontecer que colocas uma abaixo, para teres maior potência e o binário à roda ser inferior do que o que tinhas anteriormente quando estavas na relação acima!

                      Tem tantos erros e omissões essa frase que já nem dou mais para esse peditório.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                        Pode muito bem acontecer que colocas uma abaixo, para teres maior potência e o binário à roda ser inferior do que o que tinhas anteriormente quando estavas na relação acima!
                        Explica lá como é que se mete outra mudança em que se tem maior potência mas o binário à roda é menor. Podes dar um exemplo com cálculos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                          Explica lá como é que se mete outra mudança em que se tem maior potência mas o binário à roda é menor. Podes dar um exemplo com cálculos.
                          Condições:

                          1 - tens que admitir que para a tua afirmação estar correta, terias que ter ressalvado que estavas a considerar que havia alteração de relação de caixa. Ou seja, que havia recurso à caixa de velocidades. Como omitiste isso, então essa tua afirmação só estaria correta com essa menção.

                          2 - tens que admitir que a afirmação também não está correta, mas antes incompleta, porque em primeira velocidade e em marcha atrás, apenas consegues "maximizar a aceleração" no regime de binário máximo e não no regime de potência máxima.

                          3 - tens que admitir que existem casos em que reduzes para ter maior potência e ficas com menos binário disponível à roda e consequentemente menor capacidade de aceleração (o que faz parte da minha demonstração).

                          4 - tens que admitir que as maiores acelerações são obtidas no regime de binário máximo e não no regime de potência máxima, isto válido para cada uma das relações de caixa (já o fizeste ontem, mas é só para ficar registado novamente).

                          Vale?

                          Comentário


                            Vou buscar a tua intervenção inicial no tópico só para me ajudar a perceber como seria a forma correcta na tua visão:

                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                            Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                            Por exemplo se eu quero maximizar a aceleração, subir mais facilmente uma subida, ou transportar facilmente uma carga, eu vou querer manter-me nas faixas de rpm em que a potência é maior.
                            Isso tudo que referes acontece não no regime em que a potência é maior, mas sim nos regimes em que o binário é maior.
                            Respondendo:

                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                            1 - tens que admitir que para a tua afirmação estar correta, terias que ter ressalvado que estavas a considerar que havia alteração de relação de caixa. Ou seja, que havia recurso à caixa de velocidades. Como omitiste isso, então essa tua afirmação só estaria correta com essa menção.
                            Admito que para a frase estar correcta, tendo em conta o que tu disseste na tua primeira intervenção, teria de ser:

                            - Se eu quero maximizar a aceleração, sem recurso à caixa de velocidades, eu vou querer manter-me nas faixas de rpm em que o binário é maior.

                            Fica ao teu critério esclarecer como é que em aceleração eu iria manter-me em determinadas faixas de rpm sem recorrer à caixa de velocidades.

                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                            2 - tens que admitir que a afirmação também não está correta, mas antes incompleta, porque em primeira velocidade e em marcha atrás, apenas consegues "maximizar a aceleração" no regime de binário máximo e não no regime de potência máxima.
                            Na primeira velocidade a aceleração é maior no regime de binário máximo.

                            Fica ao teu critério esclarecer como é que em primeira maximizas a aceleração uma vez que passes do regime de binário máximo.
                            Levantas o pé para te manteres no regime de binário máximo ou continuas com o pé a fundo a querer chegar às faixas de rpm em que a potência é maior?

                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                            3 - tens que admitir que existem casos em que reduzes para ter maior potência e ficas com menos binário disponível à roda e consequentemente menor capacidade de aceleração (o que faz parte da minha demonstração).
                            Se dizes que vais fazer a demonstração então nessa altura não terei alternativa senão render-me às evidências.

                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                            4 - tens que admitir que as maiores acelerações são obtidas no regime de binário máximo e não no regime de potência máxima, isto válido para cada uma das relações de caixa (já o fizeste ontem, mas é só para ficar registado novamente).
                            A aceleração máxima obtida numa dada relação de caixa é obtida no regime de binário máximo.
                            Editado pela última vez por rrrfff; 22 September 2016, 23:58.

                            Comentário


                              As contas que fizeste até parecem estar bem. Mas volta à dúvida inicial. O que tu queres saber é qual é a relevância de fornecer os dados do binário. Ora vamos ponderar o seguinte caso. Tens uma carga para transportar numa colina e precisas de ir comprar um carro. Há dois modelos disponíveis.

                              Modelo 1:
                              100 cavalos
                              Modelo 2:
                              1000 cavalos

                              Com esta informação e sem olhares a mais nada aposto que ias comprar o modelo 2. O que não sabes é que:
                              Modelo 1:
                              1000 N.m
                              Modelo 2:
                              100 N.m

                              Eu neste caso escolheria o Modelo 1. Apesar de ser menos potente. Tu vais fazer umas contas e mostras-me que ambos vão cumprir o objectivo inicialmente proposto. Porque é que eu ainda assim escolheria o Modelo 1? Olha para as fórmulas que utilizaste. Para teres potência suficiente no motor mais potente já viste o regime de rpm's em que terias de estar? Achas que é bom um motor funcionar nesses regimes?

                              Primeiro que tudo vê a tua pergunta inicial. E pensa que teres só disponível a informação de potência de um motor não te diz grande coisa. A informação da potência + binário dá logo uma informação mais detalhada sobre o tipo de motor. Claro que depois podes ir mais a fundo na questão. Mas quando é publicidade tens 2 valores disponíveis em que tu sabes que quanto maiores forem, melhor.

                              Comentário


                                Eu não sei o porque e que a pessoas a fazer tanta confusão eu vou falar por mim.
                                Eu se for comprar um carro e o senhor me disser que o carro tem 600 N.m isso não me diz nada, a menos que eu esteja a querer comprar uma carrinha de carga.
                                E que tu podes ter um carro com poucos cavalos e muito binário mas o carro vai andar pouco, para teres um carro a andar bem tens que ver e a potencia"cavalos" do carro
                                Para que e que me serve ter um carro com 400 N.m se só tiver 70cv?! o carro vai ter força mas não vai andar nada, eu prefiro ter um carro com 200cv e 200 N.m e que faça umas 7000 rpm.
                                E a minha ideia por isso e que quando eu ando no meu Peugeot a gasolina e me pico com um colega meu que tem um Opel a Diesel, eu tenho 200N.m ele tem 350N.m e mesmo assim se eu for as 5000rpm e ele as 2500rpm que e onde temos o binário máximo e pisamos a fundo o meu carro tem o mesmo disparo que o dele e isso porque?? porque ele pode ter mais binário mas eu tenho mais rpm e isso equilibra a balança.

                                Comentário


                                  Então entre um autocarro da carris com 200cv e um Fiesta 1.4tdci de 75cv, o autocarro cilindra o fiesta em tudo o que é ligado à performance!

                                  E não é só o motor que ajuda a isto. Vi no google que a caixa também é mais curta e tem mais mudanças, aquilo avia o fiesta seja onde fôr!

                                  Aprende-se muito. Obrigado pessoal

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                    Vou buscar a tua intervenção inicial no tópico só para me ajudar a perceber como seria a forma correcta na tua visão:



                                    Respondendo:



                                    Admito que para a frase estar correcta, tendo em conta o que tu disseste na tua primeira intervenção, teria de ser:

                                    - Se eu quero maximizar a aceleração, sem recurso à caixa de velocidades, eu vou querer manter-me nas faixas de rpm em que o binário é maior.

                                    Fica ao teu critério esclarecer como é que em aceleração eu iria manter-me em determinadas faixas de rpm sem recorrer à caixa de velocidades.



                                    Na primeira velocidade a aceleração é maior no regime de binário máximo.

                                    Fica ao teu critério esclarecer como é que em primeira maximizas a aceleração uma vez que passes do regime de binário máximo.
                                    Levantas o pé para te manteres no regime de binário máximo ou continuas com o pé a fundo a querer chegar às faixas de rpm em que a potência é maior?



                                    Se dizes que vais fazer a demonstração então nessa altura não terei alternativa senão render-me às evidências.



                                    A aceleração máxima obtida numa dada relação de caixa é obtida no regime de binário máximo.
                                    Ui estás mesmo com vontade.
                                    Estou a gostar. Mas agora não tenho tempo.
                                    Mas tens a resposta mesmo praticamente à tua frente...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                      Então entre um autocarro da carris com 200cv e um Fiesta 1.4tdci de 75cv, o autocarro cilindra o fiesta em tudo o que é ligado à performance!

                                      E não é só o motor que ajuda a isto. Vi no google que a caixa também é mais curta e tem mais mudanças, aquilo avia o fiesta seja onde fôr!

                                      Aprende-se muito. Obrigado pessoal
                                      Não viste no google o peso de cada um?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                        Não viste no google o peso de cada um?
                                        O Autocarro pode ser em kriptonite: leve com uma pena, duro como um diamante e com um aileron Matias a cortar o vento

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                          Então entre um autocarro da carris com 200cv e um Fiesta 1.4tdci de 75cv, o autocarro cilindra o fiesta em tudo o que é ligado à performance!

                                          E não é só o motor que ajuda a isto. Vi no google que a caixa também é mais curta e tem mais mudanças, aquilo avia o fiesta seja onde fôr!

                                          Aprende-se muito. Obrigado pessoal
                                          Repara no que está no denominador:




                                          Originalmente Colocado por serial Ver Post
                                          As contas que fizeste até parecem estar bem. Mas volta à dúvida inicial. O que tu queres saber é qual é a relevância de fornecer os dados do binário. Ora vamos ponderar o seguinte caso. Tens uma carga para transportar numa colina e precisas de ir comprar um carro. Há dois modelos disponíveis.

                                          Modelo 1:
                                          100 cavalos
                                          Modelo 2:
                                          1000 cavalos

                                          Com esta informação e sem olhares a mais nada aposto que ias comprar o modelo 2. O que não sabes é que:
                                          Modelo 1:
                                          1000 N.m
                                          Modelo 2:
                                          100 N.m

                                          Eu neste caso escolheria o Modelo 1. Apesar de ser menos potente. Tu vais fazer umas contas e mostras-me que ambos vão cumprir o objectivo inicialmente proposto. Porque é que eu ainda assim escolheria o Modelo 1? Olha para as fórmulas que utilizaste. Para teres potência suficiente no motor mais potente já viste o regime de rpm's em que terias de estar? Achas que é bom um motor funcionar nesses regimes?

                                          Primeiro que tudo vê a tua pergunta inicial. E pensa que teres só disponível a informação de potência de um motor não te diz grande coisa. A informação da potência + binário dá logo uma informação mais detalhada sobre o tipo de motor. Claro que depois podes ir mais a fundo na questão. Mas quando é publicidade tens 2 valores disponíveis em que tu sabes que quanto maiores forem, melhor.
                                          Um motor para atingir 1000 hp com um binário máximo de 100 N.m teria de ir além das 70000 rpm.

                                          Vou dar-te um exemplo mais sóbrio:

                                          Modelo 1: 300 N.m & 150 hp
                                          Modelo 2: 150 N.m & 300 hp

                                          Neste caso ainda continuarias a escolher o modelo 1 para esse propósito?

                                          Isto é, achas que com estas informações podes concluir que o Modelo 1 é o que te garante que manténs sempre o andamento nas subidas sem ter de levar o motor a altas rpm comparativamente com o Modelo 2?

                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                          Ui estás mesmo com vontade.
                                          Estou a gostar. Mas agora não tenho tempo.
                                          Mas tens a resposta mesmo praticamente à tua frente...
                                          Eu quero ver isso. Mas por favor, uma demonstração sem malabarismos, que faça sentido com um exemplo prático.
                                          Editado pela última vez por rrrfff; 23 September 2016, 12:39.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                            Então entre um autocarro da carris com 200cv e um Fiesta 1.4tdci de 75cv, o autocarro cilindra o fiesta em tudo o que é ligado à performance!

                                            E não é só o motor que ajuda a isto. Vi no google que a caixa também é mais curta e tem mais mudanças, aquilo avia o fiesta seja onde fôr!

                                            Aprende-se muito. Obrigado pessoal

                                            Deixa os andar entretidos a escrever umas formulas e a dizer asneiras convencidos que são os melhores do Mundo!
                                            Ainda ontem subi ao cimo da Serra da Estrela e ia à minha frente um jovem petrolhead a dar gás, em nítido esforço para subir a serra, e eu a acompanhar na boa atrás, e recordei a tristeza que é num Fórum de Automóveis ler este Tópico, digno da revista Maria.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                              Deixa os andar entretidos a escrever umas formulas e a dizer asneiras convencidos que são os melhores do Mundo!
                                              Ainda ontem subi ao cimo da Serra da Estrela e ia à minha frente um jovem petrolhead a dar gás, em nítido esforço para subir a serra, e eu a acompanhar na boa atrás, e recordei a tristeza que é num Fórum de Automóveis ler este Tópico, digno da revista Maria.
                                              Comentários como este não trazem qualquer informação nova para o tópico visto que a única coisa que o teu comentário nos diz é que não percebes as implicações do binário e da potência.

                                              Tens uma longa discussão lá atrás que te pode ajudar a compreender melhor esses conceitos. Aliás, desafio-te a pensar sobre esta questão:

                                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                              Modelo 1: 300 N.m & 150 hp
                                              Modelo 2: 150 N.m & 300 hp

                                              Isto é, achas que com estas informações podes concluir que o Modelo 1 é o que te garante que manténs sempre o andamento nas subidas sem ter de levar o motor a altas rpm comparativamente com o Modelo 2?
                                              Se pensares sobre o assunto talvez acabes por entender que os valores de binário máximo no motor não têm necessariamente as implicações que julgas terem.

                                              Comentário


                                                Era 2 veículos com a mesma Potência de 90 CV, um 1.4 a gasolina, e um 1.3 a diesel, a única diferença é o valor do binário e as rotações a que o binário máximo é atingido, o 1.3 a diesel é conhecido por ser fraco abaixo das 1800rpm, no entanto a subir a Serra da Estrela, nas zonas mais sinuosas dá para empurrar o Opel Corsa 1.4 ! Espantem então e escrevam mais 11 páginas de tretas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                  Era 2 veículos com a mesma Potência de 90 CV, um 1.4 a gasolina, e um 1.3 a diesel, a única diferença é o valor do binário e as rotações a que o binário máximo é atingido, o 1.3 a diesel é conhecido por ser fraco abaixo das 1800rpm, no entanto a subir a Serra da Estrela, nas zonas mais sinuosas dá para empurrar o Opel Corsa 1.4 ! Espantem então e escrevam mais 11 páginas de tretas.
                                                  É curioso que se goste de falar tanto em binário mas a primeira coisa que fizeste foi referir que tinham a mesma potência.

                                                  Agora pergunto-te eu, já que tu só gostas de falar "por experiência", diz lá na tua experiência quando vais numa auto-estrada e apanhas uma subida mais puxadinha, normalmente em qual carro é que é mais comum conseguires manter-te em 5.ª, e qual é aquele que começa a perder velocidade e às vezes até tens de meter uma abaixo; é um carro com 90 hp ou um mais potente com 150 hp?

                                                  E não me digas casos particulares, porque casos particulares há sempre, eu quero saber, na tua experiência, nos carros que as pessoas conduzem no dia a dia, qual é o caso mais frequente?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post

                                                    Um motor para atingir 1000 hp com um binário máximo de 100 N.m teria de ir além das 70000 rpm.

                                                    Vou dar-te um exemplo mais sóbrio:

                                                    Modelo 1: 300 N.m & 150 hp
                                                    Modelo 2: 150 N.m & 300 hp

                                                    Neste caso ainda continuarias a escolher o modelo 1 para esse propósito?

                                                    Isto é, achas que com estas informações podes concluir que o Modelo 1 é o que te garante que manténs sempre o andamento nas subidas sem ter de levar o motor a altas rpm comparativamente com o Modelo 2?
                                                    O propósito do exemplo era mesmo ser absurdo para se perceber que do binário podes tirar algumas conclusões. Eu não disse que iria ser sempre útil. Sinceramente no caso que disseste ia ficar claramente em dúvida. Possivelmemte iria continuar a escolher o mesmo modelo se fosse transportar carga regularmente. Pois não ia sujeitar o motor a maiores regimes de rotações. Mas lá está ficava em dúvida. Mas se fossem dois modelos com a mesma potência mas binário diferente, escolheria o que tivesse maior binário porque assumia que ia ser mais fiável para o mesmo propósito. A informação do binário torna se útil quando comparas motores com potências semelhantes. Não concordas com isso? Para mim é sempre útil saber isto. Claro que não me permite saber tudo, mas é muito mais informação do que apenas saber a potência.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por serial Ver Post
                                                      O propósito do exemplo era mesmo ser absurdo para se perceber que do binário podes tirar algumas conclusões. Eu não disse que iria ser sempre útil. Sinceramente no caso que disseste ia ficar claramente em dúvida.
                                                      Ficarias em dúvida porquê?

                                                      Originalmente Colocado por serial Ver Post
                                                      Possivelmemte iria continuar a escolher o mesmo modelo se fosse transportar carga regularmente. Pois não ia sujeitar o motor a maiores regimes de rotações.
                                                      Então estás a dizer que no modelo 2 irias ter de sujeitar o motor a maiores regimes de rotações? Porquê?

                                                      Originalmente Colocado por serial Ver Post
                                                      Mas lá está ficava em dúvida. Mas se fossem dois modelos com a mesma potência mas binário diferente, escolheria o que tivesse maior binário porque assumia que ia ser mais fiável para o mesmo propósito. A informação do binário torna se útil quando comparas motores com potências semelhantes. Não concordas com isso? Para mim é sempre útil saber isto. Claro que não me permite saber tudo, mas é muito mais informação do que apenas saber a potência.
                                                      E se eu te der os seguintes modelos hipotéticos:

                                                      Modelo 1:
                                                      Binário máximo: 190 N.m @ 1500 rpm
                                                      Potência: 52 hp @ 2000 rpm
                                                      Potência: 76 hp @ 3000 rpm
                                                      Potência: 98 hp @ 4000 rpm
                                                      Potência máxima: 110 hp @ 4900 rpm

                                                      Modelo 2:
                                                      Binário máximo: 225 N.m @ 1800 rpm
                                                      Potência: 51 hp @ 2000 rpm
                                                      Potência: 72 hp @ 3000 rpm
                                                      Potência: 95 hp @ 4000 rpm
                                                      Potência máxima: 115 hp @ 5100 rpm

                                                      Qual achas vai ser melhor para transportar cargas em subidas mantendo o motor confortavelmente na faixa 2100~3100 rpm?

                                                      Que valores te indicam a resposta a esta questão?

                                                      Acho que é uma boa forma de começarmos a perceber o papel do binário e da potência, e especialmente, perceber como a curva de potência pode dar-nos informações relevantes.
                                                      Editado pela última vez por rrrfff; 23 September 2016, 18:58.

                                                      Comentário


                                                        Binàrio , estàs aqui ?

                                                        Comentário




                                                          Voltando a este gráfico, e analisando mais em particular as linhas da 4ª e 5 velocidades, verifica-se que há um ponto em que elas se intersectam.

                                                          Ou seja, se formos em 5ª, e entre as 100 e as 112 MPH, se por acaso metermos uma abaixo, vamos ficar com menos binário motor (e à roda) do que na mudança mais alta.

                                                          Nem sempre que se coloca uma mudança abaixo se obtém uma maior aceleração instantânea no movimento do carro.

                                                          Comentário


                                                            Caro nebuchadnezzar, estás por cá!

                                                            Tenho estado a aguardar a tua demonstração das várias frases que tens proferido:

                                                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                            Podem até existir casos, mesmo com a caixa de velocidades que tu meteste agora a cavalo, em que se meteres uma abaixo para teres maior potência, acabes com menos binário à roda e consequentemente menos capacidade de aceleração
                                                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                            Pode muito bem acontecer que colocas uma abaixo, para teres maior potência e o binário à roda ser inferior do que o que tinhas anteriormente quando estavas na relação acima!
                                                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                            3 - tens que admitir que existem casos em que reduzes para ter maior potência e ficas com menos binário disponível à roda e consequentemente menor capacidade de aceleração (o que faz parte da minha demonstração).
                                                            Atenção que eu não ponho em causa que com menos binário à roda terás menor aceleração.

                                                            A minha dúvida foi esta:

                                                            Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                            Explica lá como é que se mete outra mudança em que se tem maior potência mas o binário à roda é menor. Podes dar um exemplo com cálculos.
                                                            No gráfico que mostraste não mostra as potências, por isso não dá para verificar que da redução resultou um aumento de potência.
                                                            Editado pela última vez por rrrfff; 23 September 2016, 22:34.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                              Caro nebuchadnezzar, estás por cá!

                                                              Tenho estado a aguardar a tua demonstração das várias frases que tens proferido:







                                                              Atenção que eu não ponho em causa que com menos binário à roda terás menor aceleração.

                                                              A minha dúvida foi esta:



                                                              No gráfico que mostraste não mostra as potências, por isso não dá para verificar que da redução resultou um aumento de potência.
                                                              Uma coisa de cada vez.
                                                              Primeiro é ou não é válido aquilo que eu disse? Que naquelas circunstâncias se meteres uma abaixo o carro vai andar menos?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X