Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por DMA Ver Post
    No UK, a Renault já começa a fazer parcerias com produtores/distribuidores para tirar partido do V2G:

    ​​​​​​https://bnnbreaking.com/tech/renault...tional-service
    Excelente.

    Espero que chegue cá rápido de modo mais massificado.

    Acredito que cá já haja algumas ofertas mas num nicho mto reduzido.

    Comentário


      Originalmente Colocado por WildChild Ver Post

      Isso já se sabia, é mais que óbvio, o governo chinês tornou público que subsidiava as marcas chinesas, sinceramente não entendi porque criaram uma comissão para investigar isso mas ok...

      Alguns fabricantes europeus já tinham falado disso, as marcas europeias simplesmente não conseguem competir, embora haja desinformação a dizer que as marcas europeias querem ganhar muito dinheiro, que agora as marcas chinesas é que iam surgir no mercado e as outras marcas iam ver etc etc.

      Soube à pouco tempo, uma empresa que tem como seu principal cliente o setor automóvel europeu, que andou a distribuir uma frota de BYD para alguns funcionários (vendedores, chefes, etc, não sei) vai parar para a semana por falta de trabalho. Ironia.

      Cada produto chinês que compramos é mais uma cavadela na cova, e as pessoas não vêm isso.
      Pode ser mais que óbvio, mas a UE tem que seguir os trâmites todos de fazer uma investigação e seguir os procedimentos adequados.

      Comentário


        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post

        Quando se compara em emisões comete-se sempre o mesmo erro, nos VE vamos olhar para as emissões da produção de eletricidade, e nos ICE apenas olhamos para as emissões á saída do escape, a parte de todas as emissões desde a exploração do petróleo até chegar ao deposito do automóvel é esquecida, para um pais como Portugal em que todos o petróleo vem de barco (se não estou em erro), não olhamos para a poluição dos barcos, que em aguas internacionais consumem a porcaria mais barata que encontrarem independentemente das emisões*.
        Tens toda a razão em levantar essa questão.

        É um assunto complexo, porque há muito mais para ser avaliado, para além do CO2: deixar de ter emissões - principalmente nos centros da cidades - de outras moléculas como NOx; deixar de ter emissões de partículas (com cada vez mais evidências a ligar essas partículas a várias patologias), menor ruído, etc.

        Eu apenas quiz trazer mais uma camada de complexidade para a discussão, nomeadamente ressalvando que ter um BEV na Polónia, não é o mesmo quer ter um BEV na França ou Suécia.

        O tema pode ser ainda mais complexo se pensarmos no seguinte: um utilizador com consciência ecológica, pode tirar partido de apps de meteorologia e apps que indicam o mix do seu país e tentar carregar o máximo de vezes possível em alturas em que o mix energético seja mais ecológico; pode também tentar carregar o máximo de vezes possível em alturas em que sabe que o consumo está longe do pico nacional de consumo.

        Podemos ainda pensar que uma pessoa pode ter paineis FV em casa e assim ainda melhorar a sua pegada vs utilizar apenas energia da rede.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Celsius Ver Post

          Excelente.

          Espero que chegue cá rápido de modo mais massificado.

          Acredito que cá já haja algumas ofertas mas num nicho mto reduzido.
          Cá já tens marcas que suportam isso... Mas a nossa lei é complicada para tal.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post

            Excelente.

            Espero que chegue cá rápido de modo mais massificado.

            Acredito que cá já haja algumas ofertas mas num nicho mto reduzido.
            Aqui há sempre alguma tendência para "complicar"; vamos ver ...

            (mas espero estar enganado e que a coisa avance)

            Em termos globais ou macro, acho que vai avançar.

            A capacidade instalada de eólica e FV não para de aumentar e há muitos projectos em pipeline para os próximos anos.
            Em 2030, a Europa vai ter muitos GWh de capacidade instalada FV e eólica, e gerir uma rede com essas características vai exigir muitas "ferramentas", onde - imho - a capacidade de utilizar as centenas de GWh de capacidade do colectivo de baterias dos BEVs terá relevância.

            Chegaremos aos TWh ??? ... 3 M de veículos com 60kWh de capacidade daria 1,8 TWh. Mas nem todos terão fornecedores de energia com este tipo de serviço, carros com V2G, carregadores bi-direccionais em casa, etc

            Comentário


              Originalmente Colocado por DMA Ver Post

              Aqui há sempre alguma tendência para "complicar"; vamos ver ...

              (mas espero estar enganado e que a coisa avance)

              Em termos globais ou macro, acho que vai avançar.

              A capacidade instalada de eólica e FV não para de aumentar e há muitos projectos em pipeline para os próximos anos.
              Em 2030, a Europa vai ter muitos GWh de capacidade instalada FV e eólica, e gerir uma rede com essas características vai exigir muitas "ferramentas", onde - imho - a capacidade de utilizar as centenas de GWh de capacidade do colectivo de baterias dos BEVs terá relevância.

              Chegaremos aos TWh ??? ... 3 M de veículos com 60kWh de capacidade daria 1,8 TWh. Mas nem todos terão fornecedores de energia com este tipo de serviço, carros com V2G, carregadores bi-direccionais em casa, etc
              Pergunta simples:
              Qual o incentivo para o dono do VE estar a aumentar o número de ciclos da sua bateria e acelerar a sua degradação com V2G, quando o custo de substituição de baterias não é baixo?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                Fico estupefacto.
                Independentemente do post ter levado a situação demasiado ao extremo a meu ver…

                De forma pragmática, é perfeitamente legítimo alguém querer suprir as suas necessidades ao preço mais baixo possível (O preço de reserva das pessoas não é igual para o mesmo bem).


                O que é que a indústria automóvel europeia tem a mais que as outras indústrias?

                Onde estavam todas estas preocupações com:
                deslocalização de têxteis para china
                deslocalização da industria nacional para o leste da Europa (e da Europa para a China)
                destruição de frota pesqueira…

                A globalização trouxe perda de empregos, nos “perdedores”

                A nível local, também tivemos o setor da construção a rebentar há 2 décadas atrás, o comércio de rua sofrer com shoppings etc..

                Voltando à indústria automóvel:
                Quem quiser e puder que vote com a carteira, que é o único voto que conta.

                Os construtores europeus também moveram produção, empregos e know-how para a China.

                Os construtores europeus também aproveitaram vários anos de preços subsidiados pelos estados Europeus nos seus VE para vender corsas e 208s a 40000€.


                disclaimer: compraria um carro chinês MG4 se tivesse orçamento mais limitado. E o que é ridículo é que mesmo com uma tarifa de 20% no preço atual de 28k continuaria com um preço competitivo face aos EVs atuais.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
                  Não percebo porque, ele vive em Portugal que pouco ou nada produz.
                  Não vê mal em toda a Europa ser pobre como Portugal, a questão é depois quem é que nos vai dar subsídios?
                  Eu sei que tu percebes o problema. Ignorar o big picture mais cedo ou mais tarde torna-se o nosso problema.

                  Comentário


                    https://youtu.be/WgMc3MlL6ds?si=yzs8KKg6tdShqpXC

                    Será que irá fazer frente ao Model Y?

                    Cumps

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                      https://youtu.be/WgMc3MlL6ds?si=yzs8KKg6tdShqpXC

                      Será que irá fazer frente ao Model Y?

                      Cumps
                      O que tu foste dizer! 😂

                      Comentário




                        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                        Comprar a ação sobrevalorizada que existe? Quanto muito dava short.

                        Em relação ao 'perito', não escolho porque não conheço, mas os grupos tesla chegam perfeitamente para perceber o nível de durabilidade REAL de alguns componentes destes carros.
                        Pois, pq não compraste a tempo.
                        É o que dá achar é nos fóruns que se aprende alguma coisa sobre engenharia.

                        Não é por acaso que as acções da Tesla valem tanto que quase todos os OEM juntos.
                        Não é por acaso que é a única que consegue obter uma boa % de lucro com EV.

                        Uma dica, a Tesla é o início OEM com silício, único com tech. 4nano, único full design and manuf. Circuit boards etc

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                          Comprar a ação sobrevalorizada que existe? Quanto muito dava short.

                          Em relação ao 'perito', não escolho porque não conheço, mas os grupos tesla chegam perfeitamente para perceber o nível de durabilidade REAL de alguns componentes destes carros.
                          Tou a espera de BMW's i4 com 300/400/500mil km e já agora do tempo no ring?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                            Fico estupefacto.
                            Tu és bom a ficar estupefacto, já a dizer alguma coisa de jeito ficas muito aquém ... Estou a espera que o deus do ring diga o tempo do i4, já que se for eu a dizer vens para aqui cantar de galo, ao menos responde. Ou és só corretor?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post

                              Tu és bom a ficar estupefacto, já a dizer alguma coisa de jeito ficas muito aquém ... Estou a espera que o deus do ring diga o tempo do i4, já que se for eu a dizer vens para aqui cantar de galo, ao menos responde. Ou és só corretor?
                              Nao percebe e continua a martelar.

                              Por favor continua 🙏

                              Comentário


                                WW-S3-12-2023.png

                                Eu sei que esta imagem já passou aqui duas vezes.

                                Mas da imagem dá para tirar várias ilações.

                                Que o carro elétrico parece o futuro.

                                Que a revolução acontece devagar e está a perder velocidade sem mais produto a outras preços.

                                Que existem muitos novos players grandes na área, maioria chineses.

                                Que existem grupos europeus a não vender tão mal como se apregoa por aqui.

                                Os japoneses ainda estão à espera de algo.




                                A Tesla é a mais bem posicionada.

                                Arriscou primeiro, foi levada ao colo durante muitos anos até chegar a ter um bom produto para massas e para ser rentável.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Prelude Ver Post



                                  Pois, pq não compraste a tempo.
                                  É o que dá achar é nos fóruns que se aprende alguma coisa sobre engenharia.

                                  Não é por acaso que as acções da Tesla valem tanto que quase todos os OEM juntos.
                                  Não é por acaso que é a única que consegue obter uma boa % de lucro com EV.

                                  Uma dica, a Tesla é o início OEM com silício, único com tech. 4nano, único full design and manuf. Circuit boards etc

                                  Eu não quero nem preciso aprender de engenharia, não é a minha área, e também não quero ouvir empregados do musk a dizer quão melhor é a tesla em relação a tudo o resto.

                                  Como já disse, eu só falo do que vou lendo. Na teoria é tudo muito bom, na prática não é bem assim, basta ir aos grupos de utilizadores TESLA.

                                  Em relação ao resto que escreveste, estás com isso a desmentir que as ações da tesla são das mais overvalued que existem?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post

                                    Nao percebe e continua a martelar.

                                    Por favor continua 🙏
                                    Ya, és bom Ratcher, mas se não és bom a dar informação nenhuma, escusas de vir corrigir, vai pra casa de banho rir... Ao menos os mortos um gajo faz lhes uma estátua ficam todos contentes... A ti tenho de te gramar.

                                    O i4 é tão bom que tem de ir em modo domingo para chegar ao fim da pista.
                                    Não faz porque os travões não aguentam, nem com upgrade, porque o carro pesa 2ton e tal e é um mono.

                                    ​​​​​

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post

                                      Tou a espera de BMW's i4 com 300/400/500mil km e já agora do tempo no ring?
                                      i4 começou a ser vendido em 12/2021, será difícil alguém ter conseguido fazer essa quantidade de kms.

                                      Em relação aos tempos no ring de sedans familaires elétricos, acredita que esses só interessam a quem nunca vai andar com um sedan familiar elétrico no ring...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post

                                        Ya, és bom Ratcher, mas se não és bom a dar informação nenhuma, escusas de vir corrigir, vai pra casa de banho rir... Ao menos os mortos um gajo faz lhes uma estátua ficam todos contentes... A ti tenho de te gramar.

                                        O i4 é tão bom que tem de ir em modo domingo para chegar ao fim da pista.
                                        Não faz porque os travões não aguentam, nem com upgrade, porque o carro pesa 2ton e tal e é um mono.

                                        ​​​​​
                                        Finalmente concordamos, é um mono. Mas no genero de carro, dos monos melhorzinhos.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post

                                          Ya, és bom Ratcher, mas se não és bom a dar informação nenhuma, escusas de vir corrigir, vai pra casa de banho rir... Ao menos os mortos um gajo faz lhes uma estátua ficam todos contentes... A ti tenho de te gramar.

                                          O i4 é tão bom que tem de ir em modo domingo para chegar ao fim da pista.
                                          Não faz porque os travões não aguentam, nem com upgrade, porque o carro pesa 2ton e tal e é um mono.

                                          ​​​​​
                                          Toma, faz alguma coisa útil:
                                          https://www.tesla.com/ownersmanual/m...2E7E00A40.html

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                            i4 começou a ser vendido em 12/2021, será difícil alguém ter conseguido fazer essa quantidade de kms.

                                            Em relação aos tempos no ring de sedans familaires elétricos, acredita que esses só interessam a quem nunca vai andar com um sedan familiar elétrico no ring...
                                            ... Estás aí a mandar te aos arames pelo saudosismo europeu e depois vais dizer que queres um Volvo ex30... Tão a Volvo é chinesa e esse modelo é uma plataforma dos chinos... Admiro a tua coerência

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por GT_racing Ver Post

                                              ... Estás aí a mandar te aos arames pelo saudosismo europeu e depois vais dizer que queres um Volvo ex30... Tão a Volvo é chinesa e esse modelo é uma plataforma dos chinos... Admiro a tua coerência

                                              Até me dava ao trabalho de explicar mas cansei

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
                                                Independentemente do post ter levado a situação demasiado ao extremo a meu ver…

                                                De forma pragmática, é perfeitamente legítimo alguém querer suprir as suas necessidades ao preço mais baixo possível (O preço de reserva das pessoas não é igual para o mesmo bem).


                                                O que é que a indústria automóvel europeia tem a mais que as outras indústrias?

                                                Onde estavam todas estas preocupações com:
                                                deslocalização de têxteis para china
                                                deslocalização da industria nacional para o leste da Europa (e da Europa para a China)
                                                destruição de frota pesqueira…

                                                A globalização trouxe perda de empregos, nos “perdedores”

                                                A nível local, também tivemos o setor da construção a rebentar há 2 décadas atrás, o comércio de rua sofrer com shoppings etc..

                                                Voltando à indústria automóvel:
                                                Quem quiser e puder que vote com a carteira, que é o único voto que conta.

                                                Os construtores europeus também moveram produção, empregos e know-how para a China.

                                                Os construtores europeus também aproveitaram vários anos de preços subsidiados pelos estados Europeus nos seus VE para vender corsas e 208s a 40000€.


                                                disclaimer: compraria um carro chinês MG4 se tivesse orçamento mais limitado. E o que é ridículo é que mesmo com uma tarifa de 20% no preço atual de 28k continuaria com um preço competitivo face aos EVs atuais.
                                                É isto mesmo.

                                                Eu também tentava sempre comprar marcas de roupa nacionais, depois começaram a ser feitas no Bangladesh ou Vietname ou a terem etiquetas Made in P.R.C, Designed in Portugal.

                                                Equipamentos electrónicos de marcas japonesas, Made in China. Caixa do computador, fabricante sueco, diz em letras garrafais por baixo Made in China. Portátil Made in China.

                                                Telemóvel, uns ainda diziam Assembled in Korea, Made in China.

                                                Passou tudo para a China mas a preços europeus, colocaram know-how e mostraram-lhes como fazer a preços baixos enquanto continuaram a vender ao consumidor ao mesmo preço. Agora eles têm o know-how de fabrico, têm a matéria prima, vêm buscar alguns experts a outros locais e lançam os seus produtos com a mesma qualidade (ou até melhor) a um preço mais acessível.

                                                O portátil já é de marca chinesa, o telemóvel também e o próximo carro provavelmente também o vai ser.

                                                Já deviam ter aprendido quando foi o COVID. Parece-me que a Renault é a única marca que tem esta preocupação actualmente, pelo menos fizeram questão na apresentação do R5 de indicar que quase todos os componentes do carro eram produzidos localmente. Mas os chineses também já cá andam a abrir fábricas...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                                  É isto mesmo.

                                                  Eu também tentava sempre comprar marcas de roupa nacionais, depois começaram a ser feitas no Bangladesh ou Vietname ou a terem etiquetas Made in P.R.C, Designed in Portugal.

                                                  Equipamentos electrónicos de marcas japonesas, Made in China. Caixa do computador, fabricante sueco, diz em letras garrafais por baixo Made in China. Portátil Made in China.

                                                  Telemóvel, uns ainda diziam Assembled in Korea, Made in China.

                                                  Passou tudo para a China mas a preços europeus, colocaram know-how e mostraram-lhes como fazer a preços baixos enquanto continuaram a vender ao consumidor ao mesmo preço. Agora eles têm o know-how de fabrico, têm a matéria prima, vêm buscar alguns experts a outros locais e lançam os seus produtos com a mesma qualidade (ou até melhor) a um preço mais acessível.

                                                  O portátil já é de marca chinesa, o telemóvel também e o próximo carro provavelmente também o vai ser.

                                                  Já deviam ter aprendido quando foi o COVID. Parece-me que a Renault é a única marca que tem esta preocupação actualmente, pelo menos fizeram questão na apresentação do R5 de indicar que quase todos os componentes do carro eram produzidos localmente. Mas os chineses também já cá andam a abrir fábricas...
                                                  Sim o ganancia pegou e deu um ajeito floral a uma coisa simples que é... O que representa a tua escolha no meio do globais de vendas? Pouco mais de nada... és apenas menos um Tesla nos 500 que eles venderam este mês... Vais comprar carro e influenciar a tua decisão por fatores de economia de países e empresas privadas, grande aspiração a mudar o mundo!!!
                                                  Muito antes de comprar Tesla também já tinha gasto o dinheiro num Ford, bem vistas as coisas já é a segunda vez que o lucro vai para os EUA, e nunca me senti culpado.

                                                  A Europa vai copiar dos estados unidos, acaba por restringir a venda a produtos montados em fábricas europeias. Com uma grande abertura a peças que venham da China ainda, porque não há alternativa... São essas políticas que influenciam a competitividade dos outros produtos na nossa economia. As nossas escolhas, são o que são...

                                                  ​​​​​​

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                                    É isto mesmo.

                                                    Eu também tentava sempre comprar marcas de roupa nacionais, depois começaram a ser feitas no Bangladesh ou Vietname ou a terem etiquetas Made in P.R.C, Designed in Portugal.

                                                    Equipamentos electrónicos de marcas japonesas, Made in China. Caixa do computador, fabricante sueco, diz em letras garrafais por baixo Made in China. Portátil Made in China.

                                                    Telemóvel, uns ainda diziam Assembled in Korea, Made in China.

                                                    Passou tudo para a China mas a preços europeus, colocaram know-how e mostraram-lhes como fazer a preços baixos enquanto continuaram a vender ao consumidor ao mesmo preço. Agora eles têm o know-how de fabrico, têm a matéria prima, vêm buscar alguns experts a outros locais e lançam os seus produtos com a mesma qualidade (ou até melhor) a um preço mais acessível.

                                                    O portátil já é de marca chinesa, o telemóvel também e o próximo carro provavelmente também o vai ser.

                                                    Já deviam ter aprendido quando foi o COVID. Parece-me que a Renault é a única marca que tem esta preocupação actualmente, pelo menos fizeram questão na apresentação do R5 de indicar que quase todos os componentes do carro eram produzidos localmente. Mas os chineses também já cá andam a abrir fábricas...
                                                    Não vamos comparar, se houver um boicote à China por algum motivo e colocarem sanções às importações. Telemóvel, portátil, etc continuo a usar, quando avariar e não houver peças paciência, compro outro. Agora um carro?

                                                    Basta ver o que aconteceu na Rússia, imensos carros de marcas europeias sem peças, eventualmente conseguem encomendar de outros países aliados mas com custos e tempos de entrega maiores.

                                                    Marcas europeias com fabrico na China facilmente realocam as fábricas para outro país, tal como fizeram na Rússia.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post

                                                      Esse ciclo de vida tem por base quantos anos de utilização? Levou em linha de conta o desmantelamento/reciclagem do veículo?
                                                      Não considerámos anos, mas sim vida útil da bateria, para vários tipos de químicas.

                                                      O desmantelamento e reciclagem foram considerados. Senão não era análise de ciclo de vida

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                        Não vamos comparar, se houver um boicote à China por algum motivo e colocarem sanções às importações. Telemóvel, portátil, etc continuo a usar, quando avariar e não houver peças paciência, compro outro. Agora um carro?

                                                        Basta ver o que aconteceu na Rússia, imensos carros de marcas europeias sem peças, eventualmente conseguem encomendar de outros países aliados mas com custos e tempos de entrega maiores.

                                                        Marcas europeias com fabrico na China facilmente realocam as fábricas para outro país, tal como fizeram na Rússia.
                                                        Carro é igual, quando avariar compro outro. Num cenário desses teria de ser a carburador porque com um boicote desses à China não estou a ver onde ias buscar componentes eletrônicos para fazer o que quer que fosse...

                                                        Mas alguem se chateia com a China? Umas ameaças aqui e ali... Mas precisamos muito deles!

                                                        Comentário


                                                          Carrinha do ID.7 é mais barata que o carro.

                                                          Comentário


                                                            https://abertoatedemadrugada.com/202...ial-com-2.html

                                                            Aqui na república das bananas não sei até que ponto iria ter sucesso

                                                            Cumps

                                                            Comentário


                                                              Primeiro ensaio da Largus ao Scénic de 87 kWh de bateria. Sem teste padronizado de autonomia mas registaram um consumo de 20.2kWh/100km. Considerando a capacidade de bateria dá uma autonomia real de 430km. Quase mais 50km do que tenho no iX3 (também ando por volta desses consumos nos 35000km que já fizemos com o carro).

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X