Olha...vamos esquecer os ensaios ou só alguns...Faz um favor á malta...coloca aí o que achas correcto de média para o leaf e para o ioniq...
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostPortanto, como achas "estranho" o ioniq fazer 12.2, aqueles quase 50% que fazem entre 10.8 e 12.8 considera-los o quê?...falsos?....
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostOlha...vamos esquecer os ensaios ou só alguns...Faz um favor á malta...coloca aí o que achas correcto de média para o leaf e para o ioniq...
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostDiria que nas mesmas situações onde o LEAF fará 14 o ioniq fará uns 12, é o que tenho visto ao longo dos últimos meses que esperei pelo LEAF, as diferenças em termos de eficiência andará nos 2 kWh.
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Todos têm razão. A diferença de consumo entre os 2 carros varia consoante as condições dos comparativos. Em AE pode mesmo superar os 4kwh/100km a favor do Ioniq.
Só que o Ioniq é mais caro, menos potente e a Hyundai com menor experiência em elétricos que a Nissan. Não é necessário ponderar muito quando se está indeciso entre os 2. Leaf é a melhor opção qualidade/preço/ autonomia do mercado. O Ioniq pode ser uma boa compra quando descer para os 25 000€.Editado pela última vez por marcopns; 22 July 2018, 00:54.
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Sim Marco, já comprei. Comprei o Acenta que tem as rodas idênticas ao ioniq, o que o aproxima em termos de eficiência, mas fica atrás, obviamente, aquele formato à la Insight ou Prius é o melhor no aspeto aerodinâmico, mas para mim não.
E era isso mesmo que estava a dizer, em AE é onde se nota mais essa diferença entre o ioniq e o LEAF, mas tendo em conta a generalidade dos resultados desse teste, o SOUL por exemplo, não me parece que tenha sido tanto em velocidades altas, por isso alguma confusão em relação aos resultados.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostSim Marco, já comprei. Comprei o Acenta que tem as rodas idênticas ao ioniq, o que o aproxima em termos de eficiência, mas fica atrás, obviamente, aquele formato à la Insight ou Prius é o melhor no aspeto aerodinâmico, mas para mim não.
E era isso mesmo que estava a dizer, em AE é onde se nota mais essa diferença entre o ioniq e o LEAF, mas tendo em conta a generalidade dos resultados desse teste, o SOUL por exemplo, não me parece que tenha sido tanto em velocidades altas, por isso alguma confusão em relação aos resultados.
Já o tens? Se tiveres algum db algures envia-me por PM sff.
Vais manter o HCH?
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostObrigado.
Sim, vou manter o HCH o LEAF vem substituir o JAzz que não será totalmente substituido pois vai manter-se por cá, mais um encartado na familia.
O LEAF só devo receber 3ª ou 4ª feira, já está no concessionário mas não tem matriculas, ainda.
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É sabido e o ioniq é mais eficiente que o leaf, seja pela aerodinâmica, pelo motor, ou mesmo pela química das baterias. Mas por 10.000€ a mais, escolher um Ioniq não é fácil... Sou dos que também não entende a autonomia do leaf, que acho muito pouca no ensaio. Eu tenho uma média geral, em 1700km, de 13.9kWh/100 com uma condução normalissima. Costumo andar sempre com a bateria entre os 20 e os 80%, mas já fiz 200km e ainda tinha 20 e tal % de bateria (ainda vim a acelerar um bocadinho para ver se chegava a casa com cerca de 20%.
Um dos problemas do leaf é quando não está no modo ECO: o pedal é muito sensível e facilmente somos levados a carregar mais no acelerador, até porque é engraçado sentir a resposta imediata do motor.Editado pela última vez por Whisperdancer; 22 July 2018, 21:37.
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostÉ sabido e o ioniq é mais eficiente que o leaf, seja pela aerodinâmica, pelo motor, ou mesmo pela química das baterias. Mas por 10.000€ a mais, escolher um Ioniq não é fácil... Sou dos que também não entende a autonomia do leaf, que acho muito pouca no ensaio. Eu tenho uma média geral, em 1700km, de 13.9kWh/100 com uma condução normalissima. Costumo andar sempre com a bateria entre os 20 e os 80%, mas já fiz 200km e ainda tinha 20 e tal % de bateria (ainda vim a acelerar um bocadinho para ver se chegava a casa com cerca de 20%.
Um dos problemas do leaf é quando não está no modo ECO: o pedal é muito sensível e facilmente somos levados a carregar mais no acelerador, até porque é engraçado sentir a resposta imediata do motor.
No meu Leaf faço a volta dos 13. É quase impossivel baixar os 11.
Fiquei surpreendido com os resultados do Soul e do I3 que são tijolos aerodinâmicos...Editado pela última vez por marcopns; 23 July 2018, 00:57.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostEsperemos que não seja um presente envenenado, pois no LEAF temos acesso a tudo, nos Hyundai nem por isso, não sei se essa eficiência não será a custo de utilizarem a bateria completamente, coisa que no LEAF tem um factor cagaço considerado por alguns demasiado grande. Esses 16,3kWh para o LEAF dizem que o carro utiliza apenas cerca de 33 kWh do pack, o que, na minha opinião, o torna o mais protector das bateria do conjunto, para mim uma mais valia para esse carro.
O item que mais aprecio num carro é a sua fiabilidade, neste caso optei pelo LEAF que alem de não ter grandes problemas relatados, também é o que tem maior experiência nestas coisas, por isso foi a minha opção.
Leaf:
Capacidade"bruta" - 30kwh
Capacidade "útil" - 28kwh
Ioniq:
Capacidade"bruta" - ~31,5kwh
Capacidade "útil" - 28kwh
A hyundai protege um pouco mais as baterias, tendo em conta a sua capacidade, se a isso aliares o truque de utilizarem o ar refrigerado pelo AC que sai do habitáculo, ajuda a manter a temperatura das baterias mais baixa o que ajuda a proteger a bateria já fiz Algaver/Leira com duas cargas rápidas e a temperatura das baterias estava a chegar ao vermelho isto com o Leaf 30kwh, o grande problema é a diferença de preço, se a Hyundai mete-se o Ioniq ao preço do Leaf e tivesse a mesma capacidade de produção acredito que a maioria das pessoas ia optar pelo Ioniq.
Parabéns pela compra do Leaf, o novo esta muito mais bonito que a versão antiga e penso que não te vai desiludir.
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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostO mesmo para o Ioniq, um amigo tem um na zona de Coimbra e faz medias abaixo dos 10kwh/100km na condução normal.
No meu Leaf faço a volta dos 13. É quase impossivel baixar os 11.
Fiquei surpreendido com os resultados do Soul e do I3 que são tijolos aerodinâmicos...
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Originalmente Colocado por ImHoTep Ver PostPelo que tenho lido a realidade das baterias é a seguinte:
Leaf:
Capacidade"bruta" - 30kwh
Capacidade "útil" - 28kwh
Ioniq:
Capacidade"bruta" - ~31,5kwh
Capacidade "útil" - 28kwh
A hyundai protege um pouco mais as baterias, tendo em conta a sua capacidade, se a isso aliares o truque de utilizarem o ar refrigerado pelo AC que sai do habitáculo, ajuda a manter a temperatura das baterias mais baixa o que ajuda a proteger a bateria já fiz Algaver/Leira com duas cargas rápidas e a temperatura das baterias estava a chegar ao vermelho isto com o Leaf 30kwh, o grande problema é a diferença de preço, se a Hyundai mete-se o Ioniq ao preço do Leaf e tivesse a mesma capacidade de produção acredito que a maioria das pessoas ia optar pelo Ioniq.
Parabéns pela compra do Leaf, o novo esta muito mais bonito que a versão antiga e penso que não te vai desiludir.
Tens aí um erro nas capacidades do LEAF, tenho falado do 2.
Quanto ao facto de terem as baterias refrigeradas, posso dizer que na minha opinião essa ventilação não as protege, antes pelo contrário, dada a sua disposição isso irá fazer com que a temperatura do pack não seja muito homogeneo, tenho visto isso nos hibridos e os packs morrem sempre pelas baterias que são menos arrefecidas, mas vamos dar tempo para ver se será assim.
No meu caso teria logo um ioniq na altura em que encomendei o meu LEAF, um de serviço em Aveiro, por 37 000€ e dado a minha experiência com packs de baterias, prefiro sem esse arrefecimento do que um arrefecimento precoce, mas claro, posso estar enganado o sistema ainda é muito jovem, mas se fosse como o da Tesla, por exemplo, nem olhava para trás. Alem disso a maior experiência da Nissan nestas coisas influenciou-me.
Quanto à Hyundai proteger mais as baterias ... Fico na minha, uma coisa é certa, não disponibiliza as mesmas ferramentas que a Nissan para o cliente ver mesmo o que está a acontecer, por isso... O Hyundai parece-me que está um passo À frente do LEAF em termos de tecnologias, por isso não o escolhi, prefiro a fiabilidade comprovada.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostTens aí um erro nas capacidades do LEAF, tenho falado do 2.
Quanto ao facto de terem as baterias refrigeradas, posso dizer que na minha opinião essa ventilação não as protege, antes pelo contrário, dada a sua disposição isso irá fazer com que a temperatura do pack não seja muito homogeneo, tenho visto isso nos hibridos e os packs morrem sempre pelas baterias que são menos arrefecidas, mas vamos dar tempo para ver se será assim.
No meu caso teria logo um ioniq na altura em que encomendei o meu LEAF, um de serviço em Aveiro, por 37 000€ e dado a minha experiência com packs de baterias, prefiro sem esse arrefecimento do que um arrefecimento precoce, mas claro, posso estar enganado o sistema ainda é muito jovem, mas se fosse como o da Tesla, por exemplo, nem olhava para trás. Alem disso a maior experiência da Nissan nestas coisas influenciou-me.
Quanto à Hyundai proteger mais as baterias ... Fico na minha, uma coisa é certa, não disponibiliza as mesmas ferramentas que a Nissan para o cliente ver mesmo o que está a acontecer, por isso... O Hyundai parece-me que está um passo À frente do LEAF em termos de tecnologias, por isso não o escolhi, prefiro a fiabilidade comprovada.
Em relação a refrigeração, penso que a ideia da Hyundai, foi , já que temos isto disponível... pelo que li já houve pessoas a alterar os Leaf para utilizar a mesma coisa, o problema do pack morrer pelas células menos protegidas depende de como foi montado o sistema de monitorização das temperaturas, se não me engano o ioniq tem 16 sensores de temperatura nas baterias, se o sistema estiver bem desenvolvido protegendo o pack considerando a parte do pack mais quente, que pode evitar os esse problema.
Não se esqueçam que o Ioniq não é o primeiro elétrico da Hyundai, o mesmo já foi desenvolvido com a experiência obtida com o Soul, dai o carro ter um desempenho bastante bom.
Concordo a 100% que a Nissan é a marca que mais informação disponibiliza, sobre as baterias/carro, sem andarmos com aplicações e companhia.
O opção foi tua, e tendo em conta a diferença de preço é a mais racional.
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O arrefecimento das baterias do Ioniq foi o que mais me afastou dele, embora a amior parte do pessoal ache isso uma vantagem eu não vejo dessa forma, prefiro um pack completamente isolado e protegido por temperatura.
Tenho um carro com pack de baterias arrefecido a ar e tenho noção que a temperatura dos sensores não mostra nem de perto o geral do pack, no caso do ioniq 16 sensores para 120 baterias ....
Basta ver esse video que coloquei que dá para ter uma ideia.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostO arrefecimento das baterias do Ioniq foi o que mais me afastou dele, embora a amior parte do pessoal ache isso uma vantagem eu não vejo dessa forma, prefiro um pack completamente isolado e protegido por temperatura.
Tenho um carro com pack de baterias arrefecido a ar e tenho noção que a temperatura dos sensores não mostra nem de perto o geral do pack, no caso do ioniq 16 sensores para 120 baterias ....
Basta ver esse video que coloquei que dá para ter uma ideia.
O problema não esta no numero de sensores vs numero de células, mas sim onde colocar os sensores.
Acima de tudo fizeste uma escolha após pesquiza de informação, a maior parte das pessoas e mais pelo símbolo que tem no capot/ design, nem que para isso andem todos contentes com um Mercedes com motor Dacia...
A cor branca tambem é capaz de ajudar a manter a temperatura baixa quando passar o dia ao sol.
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A questão dos sensores é secundária, mesmo que coloques um por célula terás sempre diferentes temperaturas entre elas e entre o nucleo e o exterior, alem disso num sistema ventilado aquilo apenas funciona da forma ligado ou desligado, não tem qualquer controlo de temperatura, é o mesmo que falar de motores CI arrefecidos a água ou a ar.
Fiz alguma pesquisa, mas como costumo mexer em packs de híbridos, tenho uma opinião formada quanto ao tipo de arrefecimento. Por isso acho sempre melhor ter um pack grande do que ter um mais pequeno com ventilação forçada.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostO arrefecimento das baterias do Ioniq foi o que mais me afastou dele, embora a amior parte do pessoal ache isso uma vantagem eu não vejo dessa forma, prefiro um pack completamente isolado e protegido por temperatura.
Tenho um carro com pack de baterias arrefecido a ar e tenho noção que a temperatura dos sensores não mostra nem de perto o geral do pack, no caso do ioniq 16 sensores para 120 baterias ....
Basta ver esse video que coloquei que dá para ter uma ideia.
Escolher um carro sem TMS face a um que tem um TMS melhor ou pior? Desculpa mas não faz sentido, e o histórico de degradação acelerada no Leaf (e restrições à velocidade de carregamento no Leaf II) é mais do que conhecido, sem paralelo em qualquer outra marca dotada de TMS.
Por mim passou um Leaf que com 3 anos e 12.000 km, apenas meia dúzia de cargas rápidas e sempre abrigado do sol em garagem já ia com SOH de 83% e apenas a acrregar 18 kWh úteis.
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Se achas que o que o Ioniq tem é um TMS tudo bem, mas não acho nada disso, nem de longe.
Quanto ao LEAF 2, e o facto de estar tão limitado em termos de temperatura só o torna mais apetecivel, eu por outro lado conheço um LEAF que perdeu a primeira barra depois dos 80 000 kms, se este novo está mais limitado ainda por proteção das baterias, melhor, pois com as suas limitações serve perfeitamente para o uso que lhe quero dar.
Não conheço nenhum histórico de degradação do Ioniq ou de outros porque simplesmente não tens essa informação conforme tens no Nissan, são opções diferentes de vender um produto, eu prefiro o que me disponibiliza mais informação e tem maior histórico, mas se calhar sou eu.
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O arrefecimento a ar praticamente não altera nada em relação à bateria, acho que afeta mais os sensores de temperatura do que propriamente arrefecer a celula, alem disso também cria desigualdades no pack pois o ar não chega sempre da mesma forma a todo o pack.
Não tendo nada fica-se limitado, se essa limitação der para o uso que se lhe dá... Siga, se não dá, siga para outro.
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