Originalmente Colocado por PedroF
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostNão, os factos que apresentei são testes de universidades acerca do comportamento de baterias de litio, os que tu apresentaste foi uma noticia da Nissan a dizer que coloca ventiladores em alguns packs, achas que é a mesma coisa?
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostTens noção que dizer...Avaria principalmente após a garantia...é diferente de dizer...avaria após a garantia......
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostAs universidades não dizem ,mostram.
Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post...pois no caso de veículos comerciais a importância da durabilidade é menosprezada a favor da utilização, ou achas que a Nissan foi esperta na EV200 e burra no LEAF? São utilizações completamente diferentes.
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É para que o sistema dure pelo menos o tempo da garantia, eu acho que o sistema da Nissan é mais protetor das baterias, é isso que tenho dito. Por isso falei de que para quem quer ter o carro até ele acabar o sistema da Nissan seja melhor, ou seja, consigo visualizar melhor o trato que dou às baterias do LEAF do que no Ioniq.
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostEntão as Universidades mostram que a Nissan no Note e-power e no Serena e-power (que duplicaram a ventilação ) está a ser burra...é isso?...
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostÉ para que o sistema dure pelo menos o tempo da garantia, eu acho que o sistema da Nissan é mais protetor das baterias, é isso que tenho dito. Por isso falei de que para quem quer ter o carro até ele acabar o sistema da Nissan seja melhor, ou seja, consigo visualizar melhor o trato que dou às baterias do LEAF do que no Ioniq.
Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post...mas o que interessa a uma marca é que aguente o tempo de garantia, e assim fazem as contas de como fazer o sistema...
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostO que estás a dizer é o oposto do que disses-te antes...
A nissan faz melhor as contas...
Onde é que falei o oposto?
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostNop, a Nissan tem o maior factor cagaço...
Mas contigo não adianta...só parte das fontes te interessa...
Tu colocas links do SM com 2.5 a 3kws a separar os carros e bates o pé a dizer que são só 2...
Eu coloco links da própria Nissan onde noticiam reforçar a ventilação de alguns modelos...e tu...ah e tal aqui não é burrice...as universidades mostram...
Tenho de rir...para não chorar...
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Bem, há muitas variáveis nestes posts anteriores:
- os packs do note e do serena são minúsculos comparados com os do leaf e ioniq
- um pack pequeno ou com pouca carga é mais solicitado e aquece mais do que um pack com mais carga ou maior
- um pack maior normalmente têm maior possibilidade de fornecer correntes de descarga mais elevadas ou fornecer a mesma potência de descarga do que um pack pequeno sem aquecer tanto
- a refrigeração ventilada, para mim, é uma vantagem, mas tem que ser muito bem feita para que exista um arrefecimento uniforme
- mais do que um ventilador, o interessante era arrefecer o interior da caixa blindada onde se encontram as baterias para que a troca de calor fosse mais eficiente, como o AC arrefece o habitáculo
- a verdadeira perda de capacidade de carga da bateria vê-se na perda de autonomia, para o mesmo consumo, algo que não sei se existem dados relativamente ao ioniq
- considero o ioniq um produto muito bem feito e tecnicamente um nadinha acima do leaf no que respeita à parte de veículo eléctrico (potencia de carga rápida, eficiência energética), mas o preço deita tudo a perder, juntamente com a estética (algo pessoal).
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostSegundo a tua fonte lá atrás o leaf usa 38.4 de 40kw...e já li aí atrás alguém que colocou que a do ioniq é de 30 e picos e 28kw uteis...
Mas contigo não adianta...só parte das fontes te interessa...
Tu colocas links do SM com 2.5 a 3kws a separar os carros e bates o pé a dizer que são só 2...
Eu coloco links da própria Nissan onde noticiam reforçar a ventilação de alguns modelos...e tu...ah e tal aqui não é burrice...as universidades mostram...
Tenho de rir...para não chorar...
Não bati o pé a dizer que são 2, apenas bati o pé a dizer que não são 4 como o comparativo mostra.
E a Nissan reforça os ventiladores, então até aí eram burros? Como já disse, e a própria Nissan diz que com ventilação consegues atingir mais rapidamente as temperaturas de trabalho, apenas os usa na carga. Pelo menos na Evalia é assim.
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A Nissan nesses modelos que referes nem sequer conseguia tirar partido das baterias sem ventilação, os packs são muito pequenos, como já disse lá para trás, já me aconteceu no verão tapar a grelha de ventilação das baterias do meu HCH, fez uns 10 kms e desligou logo o sistema IMA. Ao concordares com o Wisperdancer, também concordas comigo quando refiro isto.
O facto do LEAF poder andar sempre sem a temperatura subir desmesuradamente é uma mais valia. A temperatura interna das baterias nunca atinge temperaturas tão altas como acontece com ventilação forçada.
Ainda por cima e olhando para a disposição das baterias do Ioniq nota-se bem na preocupação de as dispor de forma a todas receberem a mesma quantidade de ar, nem sequer se preocuparam em ter a mesma superfície exposta de todas elas.
E achar que as marcas não fazem burradas, então mesmo nos diesel ou gasolina, (com décadas de evolução) fartam-se de meter calinadas, porque poderá ser diferente nos eléctricos? Esta é a opinião que tenho acerca deste assunto, não porque a Nissan o diz, mas pela experiência que tenho acerca de alguns packs ventilados, das baterias e do que vejo e leio.
Posso dar o exemplo da minha scooter, que quando lhe meti baterias de litio, com a ventilação do deslocamento ficava sempre com as duas baterias da frente com valores de tensão diferentes das restante, tive que tapar a entrada de ar e dessa forma o pack ficou todo homogeneo, já vai com 28 000 kms.
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostDando a nissan no leaf e a hyundai no ioniq a mesma garantia, ambas teram feito as contas a que o sistema dure o mesmo...certo?...é que lá para trás não disses-te isso...
A Nissan cobre a degradação da bateria até um determinado nível ou falha completa, no mesmo período de tempo.Editado pela última vez por Whisperdancer; 24 July 2018, 09:23.
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Não sei mais detalhes. Retirado do site da Hyundai Portugal.
"Baterias de Alta Voltagem - 8 anos ou 200.000 quilómetros"
https://www.hyundai.pt/automoveis/ioniq-electric/
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Originalmente Colocado por nferrari Ver PostNão sei mais detalhes. Retirado do site da Hyundai Portugal.
"Baterias de Alta Voltagem - 8 anos ou 200.000 quilómetros"
https://www.hyundai.pt/automoveis/ioniq-electric/
Não cobre a degradação. Somente a falha.
Nos EUA, a garantia de falha nem é de 8 anos, é vitalícia... Mas até ser substituído o carro deve andar com a mesma bateria até esta morrer...
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostAqui há um senão, pelo que percebi: a Hyundai garante o quê na bateria? O que garante é a completa falha da bateria, o que não cobre a degradação progressiva. Ou seja, a bateria pode ter uma saúde de 30% ao fim de 7 anos, que a Hyund o ai nunca a vai substituir porquecarro continua a andar e a bateria a funcionar, apesar de fazer menos quilómetros.
A Nissan cobre a degradação da bateria até um determinado nível ou falha completa, no mesmo período de tempo.
Eu não sei pormenores nem dados oficiais, mas numa visita à kia foi me dito que estava definido tb a degradação em garantia...
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostPois, não dizem mais nada...
Não cobre a degradação. Somente a falha.
Nos EUA, a garantia de falha nem é de 8 anos, é vitalícia... Mas até ser substituído o carro deve andar com a mesma bateria até esta morrer...
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostMas é usual dizerem esses pormenores nos sites?...
No site da Nissan está bem explícito.
Nos fóruns dos ioniq dizem o mesmo: não dão garantia à degradação.
Mas quando fores à kia, pergunta as condições de garantia da degradação e a partir de quanta degradação é que a garantia é accionada.
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostTêm que dizer, senão era uma festa.
No site da Nissan está bem explícito.
Nos fóruns dos ioniq dizem o mesmo: não dão garantia à degradação.
Mas quando fores à kia, pergunta as condições de garantia da degradação e a partir de quanta degradação é que a garantia é accionada.
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