Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bom dia, alguém me pode ajudar por favor com esta dúvida:
    Um carro com bateria LFP que faz poucos kms,
    também deve ser carregado até aos 100% todas as semanas, para calibrar a bateria?
    mesmo que isso implique que fica grande parte do tempo com uma percentagem de bateria alta?
    Obrigado

    Comentário


      Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
      Bom dia, alguém me pode ajudar por favor com esta dúvida:
      Um carro com bateria LFP que faz poucos kms,
      também deve ser carregado até aos 100% todas as semanas, para calibrar a bateria?
      mesmo que isso implique que fica grande parte do tempo com uma percentagem de bateria alta?
      Obrigado
      Tema controverso.
      Já li de tudo. Mas parece ser consensual que um carro parado não deve ter a bateria carregada.

      Outro dia li que carregar de 40/50 a 80 não conta como ciclo, alguém tem info sobre isto?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
        Dava pois, a 11kW carregas praticamente qualquer EV numa noite.
        O meu com 58kWh deve demorar umas 3 ou 4 horas de zero a 100 a essa velocidade de carga.
        Há várias questões relacionadas com isso.
        Como disse, obriga a teres a certeza que estão a funcionar, e que estão a dar 11Kw. Ainda há pouco tempo fui a Évora e um tipo levou o iX dele e quando lá chegamos os dois postos de 7.4 do Hotel, um não funcionava, e o outro estava a carregar a 1.7... o iX ligado ia demorar mais de 24h a carregar.

        Depois mesmo assumindo que que carrega em 4/5h, voltar do jantar pelas 23h ir meter o carro a carregar, termina ás 4/5 da manhã e depois a taxa de tempo e inatividade que poderá ser implementada?

        Comentário




          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

          Há várias questões relacionadas com isso.
          Como disse, obriga a teres a certeza que estão a funcionar, e que estão a dar 11Kw. Ainda há pouco tempo fui a Évora e um tipo levou o iX dele e quando lá chegamos os dois postos de 7.4 do Hotel, um não funcionava, e o outro estava a carregar a 1.7... o iX ligado ia demorar mais de 24h a carregar.

          Depois mesmo assumindo que que carrega em 4/5h, voltar do jantar pelas 23h ir meter o carro a carregar, termina ás 4/5 da manhã e depois a taxa de tempo e inatividade que poderá ser implementada?
          Depende se o hotel cobra tal coisa, mas posso sempre reduzir a velocidade de carga para metade(neste caso 5 ou 6kW) ou até programar a carga para quando estivesse de saída estar carregado e assim já não havia taxas.

          Quanto aos postos deficientes é reclamar na recepção que assim não compensa e da próxima não vão para lá.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Neruson Ver Post



            Depende se o hotel cobra tal coisa, mas posso sempre reduzir a velocidade de carga para metade(neste caso 5 ou 6kW) ou até programar a carga para quando estivesse de saída estar carregado e assim já não havia taxas.

            Quanto aos postos deficientes é reclamar na recepção que assim não compensa e da próxima não vão para lá.
            Mas ao reduzires a carga, fazes com que mais ninguém possa usar o posto. O que significa que outros podem fazer o mesmo e quando chegares as 23h estar tudo ocupado até de manhã.

            A falha do equipamento só sabes quando o usas...

            Atenção, eu já disse e admiti que tudo se faz e tudo tem solução e não é o cenário negro que se pinta. Até pq a gasolina ou gasóleo tb é preciso ver se há autonomia, e onde há posto e se está aberto e etc etc. Agora em casos excecionais (que são poucas vezes por ano) é preciso um pouco mais de gestão das viagens.
            Já fiz uma viagem de VE que tivemos de estar quase 1h num café a fazer tempo para o carro carregar. Foi chato? talvez um pouco, mas tb foi só uma vez... Tb já derramei gasolina no carro e nos sapatos e tb foi chato .

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post



              Tiro na água.... Porque assumes que os nossos hábitos são os mesmos. 😉


              Portanto, nada de novo... é só mais uma discussão que leva o mesmo tratamento das anteriores...

              Tarde, cedo ou por força das circunstâncias, o teu escudo protector a que chamas de "hábitos", começará a desvanecer-se.

              Chegará o dia em que conseguirás ver a floresta, em vez de permaneceres a olhar só para a árvore.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

                quanto gastou nesses carregamentos em € ?
                (mera curiosidade, não é para aliementar off-topic)
                Paguei 17.95€ no Ionity e depois 2.51€ no posto da Galp e 5.95€ no hotel.
                Saiu caro no Ionity porque é um posto super-rápido e o contrato que tenho do BMW Charging não os tem inclúidos.

                Depois para fechar as contas paguei 6.91€ em Lisboa para voltar a carregar até aos 100% o que dá um total de 33.32€ para 600km de viagem.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por TheProphecy Ver Post

                  Paguei 17.95€ no Ionity e depois 2.51€ no posto da Galp e 5.95€ no hotel.
                  Saiu caro no Ionity porque é um posto super-rápido e o contrato que tenho do BMW Charging não os tem inclúidos.

                  Depois para fechar as contas paguei 6.91€ em Lisboa para voltar a carregar até aos 100% o que dá um total de 33.32€ para 600km de viagem.
                  600 Km a 6,5 L/100 *1,70 Euros = 66 Euros ICE vs.33 Euros EV
                  Editado pela última vez por lelo1520; 05 April 2024, 14:43.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por lelo1520 Ver Post

                    600 Km a 6,5 L/100 *1,70 Euros = 66 Euros ICE vs.33 Euros EV
                    E assumindo que carrega em casa antes de sair, e também tem casa no Algarve, para um consumo total de 120 Kwh, no percurso de 600 Kms, gastaria cerca de 18€.
                    Adicionalmente, não perdeu qualquer tempo para fazer carregamentos porque o carro ficou a carregar enquanto estava parado em casa.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por lelo1520 Ver Post

                      600 Km a 6,5 L/100 *1,70 Euros = 66 Euros ICE vs.33 Euros EV
                      Essas contas são relativas, falta o consumo de lisboa a almodôvar.

                      Fiz média de 5l/100 a 120km/h no 1º ano que fui, abasteço a 1.5€/l, dá 45€ para 600km.
                      Editado pela última vez por LuisPedro; 05 April 2024, 15:15.

                      Comentário


                        DACIA a rebentar com os preços
                        novos Spring a custar menos de 17K em PT !!!!
                        com 200kms de autonomia... já dá para muitas pessoas pensarem 2x ...
                        e se calhar a Citroen tem de repensar o seu eC3 ...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
                          Bom dia, alguém me pode ajudar por favor com esta dúvida:
                          Um carro com bateria LFP que faz poucos kms,
                          também deve ser carregado até aos 100% todas as semanas, para calibrar a bateria?
                          mesmo que isso implique que fica grande parte do tempo com uma percentagem de bateria alta?
                          Obrigado
                          O que pode acontecer eventualmente é numa viagem maior a percentagem apresentada da bateria descer abruptamente dos 20% para 5% ou semelhante. A bateria em si não sofre com isso, é apenas o valor de autonomia apresentado que é mais difícil de calcular, daí essa recomendação de se carregar a 100% "regularmente".

                          As LFP trabalham num intervalo de voltagens reduzido, ao contrário das NMC. E do que tenho lido o grande problema de uma bateria totalmente carregada são as reacções químicas principalmente em dias de maior calor que aceleram a degradação da bateria. Numa LFP esta acção é reduzida.

                          O que consideras uma percentagem de bateria alta? 95%? 90%?
                          Como é feito o carregamento? Todos os dias para repor o gasto? Deixar descarregar e depois carregar?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                            Bom relato.

                            Resumindo, e independentemente da praticidade / facilidade da coisa, nesses 600-650km percorridos, independentemente de ter sido necessário ou não, o carro foi abastecido 4 vezes. Num carro diesel bastaria sair de casa com 75% do tanque.
                            Na realidade foi 3x. Uma no Ionity depois uma na Galp e uma no hotel.
                            Mas por tentativa de optimização da situação, na realidade podia ter deixado no hotel a carregar quando cheguei a Lagos.

                            O "problema" é que teria de carregar cerca de 60-65kWh o que no hotel que tinha um posto de 11kWh iria demorar 6 horas. Como chegava do jantar ai as 22h com 6h o carro terminaria às 04h da manhã.

                            Podia claro, fazer à tuga e deixá-lo lá até me levantar. Que foi o que fizeram 4 tugas que lá estavam quando acordei (2 ligados mas já mais que carregados e dois hibridos que nem sequer estavam a carregar). Preferi não fazer isso e tentei gerir a coisa da forma que me deixou mais confortável em termos de cidadania e facilidade.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                              Essas contas são relativas, falta o consumo de lisboa a almodôvar.

                              Fiz média de 5l/100 a 120km/h no 1º ano que fui, abasteço a 1.5€/l, dá 45€ para 600km.
                              Não faltam.
                              Saí de Lisboa com 100% de bateria, e qdo cheguei a Lisboa depois dos 600km voltei a carregar até 100% para fazer a conta total.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                Essas contas são relativas, falta o consumo de lisboa a almodôvar.

                                Fiz média de 5l/100 a 120km/h no 1º ano que fui, abasteço a 1.5€/l, dá 45€ para 600km.
                                Qual era o que carro que tinhas que conseguias fazer 5l/100 a uma média de 120km/h? Já tive vários carros e nunca consegui tal coisa, nem com o mais económico que tive, clio 1.5dci.
                                E as filas intermináveis que falaram acima, não agravam drasticamente a média?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                  O que pode acontecer eventualmente é numa viagem maior a percentagem apresentada da bateria descer abruptamente dos 20% para 5% ou semelhante. A bateria em si não sofre com isso, é apenas o valor de autonomia apresentado que é mais difícil de calcular, daí essa recomendação de se carregar a 100% "regularmente".

                                  As LFP trabalham num intervalo de voltagens reduzido, ao contrário das NMC. E do que tenho lido o grande problema de uma bateria totalmente carregada são as reacções químicas principalmente em dias de maior calor que aceleram a degradação da bateria. Numa LFP esta acção é reduzida.

                                  O que consideras uma percentagem de bateria alta? 95%? 90%?
                                  Como é feito o carregamento? Todos os dias para repor o gasto? Deixar descarregar e depois carregar?

                                  O objetivo será carregar quando o carro se aproximar dos 20%, mas:
                                  I) Chegar perto dos 20% pode levar 2 a 3 semanas (a menos que se preveja ir necessitar de andar mais com o carro). O carro tem pouco uso.
                                  II) com grande probabilidade o carro termina a primeira dessas semanas acima dos 70%. Passando vários dias acima dos 80-90%. É isto que considero uma percentagem alta.
                                  III) o carregamento é lento a 3kw. Como o carregamento levaria ~20h 0-100%, nem sei se vale a pena carregar tudo de uma vez ou se mais vale carregar ao chegar aos 50% para levar uma “noite” a atestar.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ganancia Ver Post


                                    O objetivo será carregar quando o carro se aproximar dos 20%, mas:
                                    I) Chegar perto dos 20% pode levar 2 a 3 semanas (a menos que se preveja ir necessitar de andar mais com o carro). O carro tem pouco uso.
                                    II) com grande probabilidade o carro termina a primeira dessas semanas acima dos 70%. Passando vários dias acima dos 80-90%. É isto que considero uma percentagem alta.
                                    III) o carregamento é lento a 3kw. Como o carregamento levaria ~20h 0-100%, nem sei se vale a pena carregar tudo de uma vez ou se mais vale carregar ao chegar aos 50% para levar uma “noite” a atestar.
                                    Essa é uma pergunta interessantíssima que tenho procurado resposta. Há respostas para todos os gostos, quem diga que é melhor carregar menos vezes de 20 a 80 e quem diga que é melhor carregar mais vezes e menos carga de cada vez.

                                    Comentário


                                      Exclusive: Tesla scraps low-cost car plans amid fierce Chinese EV

                                      https://www.reuters.com/business/aut...on-2024-04-05/

                                      a se confirmar:
                                      - Model 2 cancelado.
                                      - prioridade para robô táxi e afins.

                                      Não acreditava no model 2 no próximo ano, mas pensei que ainda iam fingir que ia mesmo acontecer.

                                      a prioridade vai para algo que se está a revelar muito complicado por todas as marcas, mas que deixa os investidores de água na boca e torna as ações na tesla num óptimo negócio. Em 2024 acredita quem quer. Estou curioso para ver se isto vai ter sucesso em inflacionár as ações, que é a única coisa que lhe interessa.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                        DACIA a rebentar com os preços
                                        novos Spring a custar menos de 17K em PT !!!!
                                        com 200kms de autonomia... já dá para muitas pessoas pensarem 2x ...
                                        e se calhar a Citroen tem de repensar o seu eC3 ...
                                        Não me parece que vá fazer mossa ao eC3.
                                        Esse preço é para a versão Essential de 45cvs, que pouco se vende e que por exemplo nem sequer vai estar disponível em França.
                                        A diferença entre as versões 65 e o eC3 não vai ser assim tão considerável (~3k€) e são modelos completamente diferentes.
                                        O Spring é um sub-A com 65cvs e bateria de 27,4 enquanto o eC3 é um B com 113cvs e bateria de 44! Visto assim o Spring nem devia custar mais de 15...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                          Exclusive: Tesla scraps low-cost car plans amid fierce Chinese EV

                                          https://www.reuters.com/business/aut...on-2024-04-05/

                                          a se confirmar:
                                          - Model 2 cancelado.
                                          - prioridade para robô táxi e afins.

                                          Não acreditava no model 2 no próximo ano, mas pensei que ainda iam fingir que ia mesmo acontecer.

                                          a prioridade vai para algo que se está a revelar muito complicado por todas as marcas, mas que deixa os investidores de água na boca e torna as ações na tesla num óptimo negócio. Em 2024 acredita quem quer. Estou curioso para ver se isto vai ter sucesso em inflacionár as ações, que é a única coisa que lhe interessa.
                                          pode ser que o TM3 baixe mais 5.000€ em breve

                                          e o Musk, o que disse ?
                                          nessa noticia ...By Hyunjoo Jin, Norihiko Shirouzu and Ben Klayman

                                          ... wo sources said they learned of Tesla's decision to scrap the Model 2 in a meeting attended by scores of employees, with one of them saying the gathering happened in late February.
                                          ...“Elon’s directive is to go all in on robotaxi,” that person said.

                                          ... A fourth person with knowledge of Tesla’s plans expressed optimism about the decision to pivot away from the cheap-car strategy in favor of robotaxis, a segment Musk has envisioned as the future of mobility. The source cautioned that Tesla’s product plans could change again based on economic conditions.

                                          ... Plans for the affordable Tesla have been seen as key to delivering on Musk’s stratospheric ambitions for sales growth. Musk said in 2020 that Tesla aspired by 2030 to sell 20 million vehicles – twice as many as the world’s largest automaker, Toyota, sells today. With the death of the Model 2, it’s unclear how he’ll get there.
                                          Expectations for a $25,000 vehicle have underpinned Wall Street analysts’ more modest, but still ambitious, forecasts for Tesla sales. Those forecasts, according to a Tesla investor-relations document, call for vehicle sales rising to 4.2 million by 2028 from 1.8 million last year​
                                          Editado pela última vez por Ccorreia; 05 April 2024, 16:00.

                                          Comentário


                                            É extremamente interessante o momento no mercado EV.

                                            Quanto ao AIA que falaram aí atrás é realmente surreal nos dias de GP.

                                            Em 2020 para sair da F1 foi brutal, idem em 23 quanto ao Motogp.

                                            Em 22 foi impecável pois a Moto2 foi depois da corrida principal e eu fiquei lá.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por wetlook Ver Post

                                              É um bocado de parte a parte. Eu percebo ambos os lados, mas não da forma como expõem a questão aqui.

                                              Percebo os que dizem que não se importam de demorar mais 1 hora numa viagem e poupam 25€ em combustível, é o mesmo perfil que vai a Espanha e fica 15 minutos na fila a abastecer para poupar 10€ de gasóleo.

                                              Também percebo os que dizem que um EV não serve porque fazem viagens grandes regularmente e ter que parar ou não ter onde carregar é um transtorno. Fazem parte daqueles 1% a que o EV não se aplica.

                                              E também percebo os que vão a 100km/h e com o ar condicionado desligado para não terem de parar tantas vezes para carregar ou conseguirem ir de Lisboa ao Algarve sem carregar. É o mesmo perfil que iria pelas nacionais para poupar nas portagens e combustível.

                                              Eu estou ali no meio termo. Tenho um EV que para fazer Lisboa Porto tenho que parar 25 minutos para carregar, às vezes 35 porque existe fila em Leiria ou Pombal. É a vida. Não me incomoda, porque é uma viagem que faço talvez de 3 em 3 meses, se tanto. Mas vou a 121km/h para o Waze não estar sempre a mudar o ícone do limite de velocidade e com o ar condicionado ligado. Na nossa viagem anual pela Europa fora demora-se mais tempo se estiver numa de fazer 10 horas de condução num só dia porque quero atravessar Espanha de uma ponta a outra e tenho que planear as paragens. Já fazia esse planeamento quando as fazia num carro "convencional", agora não é diferente.

                                              E ao contrário do carro "convencional" que tenho que ficar a segurar na mangueira, posso deixar o carro a "abastecer" enquanto faço outras coisas.

                                              Por causa disso vou dizer que os EVs não servem? Não. Para mim um roadster não serve como carro de família, não é por isso que vou dizer que os roadsters não fazem sentido. Mas também não vou dizer a alguém que vai todos os fins de semana de Lisboa ao Porto para comprar um Ioniq porque farto-me de poupar dinheiro com ele e parar 25 minutos não custa nada. A um colega que o faz e não tem onde carregar no destino porque é casa de família disse-lhe que o melhor era um plug-in para poupar no dia-a-dia e na viagem semanal não tem constrangimentos.

                                              Se o meu próximo EV vai ter uma bateria maior para fazer Lisboa Porto sem paragens? Claro, mas da altura do meu só um Model S 85D para cima é que o fazia.

                                              Existe muito ruído neste tópico, alguns que mais ruído faziam desapareceram após comprarem um EV, outros compraram um EV e começaram a fazer ruído que é a 8ª maravilha do mundo contemporâneo e quem não tem um é burro que nem uma porta, depois temos aqueles que se convencem que um EV não é para eles porque num evento anual na cabeça deles vão demorar mais 4 horas ou porque decidiram ser um carro de transporte de órgãos e a qualquer momento podem ser chamados para fazer 400 km de urgência e podem não ter bateria para isso.

                                              Pelo caminho infelizmente ficam testemunhos reais com utilizações normais que mostram a versatilidade do carro eléctrico.

                                              TL;DR
                                              - EV's servem para 99% dos casos

                                              - Quem faz viagens longas regularmente ou opta por carros com autonomia grande, ou compra um plug-in

                                              - Um EV não se "abastece" como um carro a gasóleo. Estaciona-se, liga-se o cabo, passa-se o cartão e vamos à nossa vida. É preciso mudar o chip e ter isso em consideração. Se vão comprar um EV sem sitio para carregar e querem usar apenas carregadores rápidos, esqueçam, continuem a andar a gasóleo.
                                              Arranja aí um 7 lugares com autonomia de 400 Km. O ideal seria os 900-1000 mas estou a simplificar-te a vida.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por jfangio Ver Post

                                                Qual era o que carro que tinhas que conseguias fazer 5l/100 a uma média de 120km/h? Já tive vários carros e nunca consegui tal coisa, nem com o mais económico que tive, clio 1.5dci.
                                                E as filas intermináveis que falaram acima, não agravam drasticamente a média?
                                                Um clio não me parece indicado para consumos em ae

                                                O carro é um vectra hatchback 1.9, 120km/h roda abaixo das 2000rpm, faz abaixo de 5 litros com facilidade nesse ritmo. Não estou a exagerar, aliás, nunca conduzi carro mais económico em AE, e foi o único carro com o qual consegui ir ao algarve e vir com um tanque de 60l (quase 1200km). Com um 1.5 diesel 120cv de 2019 faço acima de 6l para o mesmo percurso.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jhermen Ver Post

                                                  Portanto, nada de novo... é só mais uma discussão que leva o mesmo tratamento das anteriores...

                                                  Tarde, cedo ou por força das circunstâncias, o teu escudo protector a que chamas de "hábitos", começará a desvanecer-se.

                                                  Chegará o dia em que conseguirás ver a floresta, em vez de permaneceres a olhar só para a árvore.
                                                  E que seja uma floresta de carregadores e carros com autonomia decente. Dado que ainda é mais deserto que floresta.

                                                  As discussões, como as viagens nestes carros, esbarram sempre no mesmo. As limitações da tecnologia face a quem utiliza os carros de forma mais intensa, seja em lazer ou trabalho.



                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    As discussões, como as viagens nestes carros, esbarram sempre no mesmo. As limitações da tecnologia face a quem utiliza os carros de forma mais intensa, seja em lazer ou trabalho.


                                                    O tal 1%...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post

                                                      Um clio não me parece indicado para consumos em ae

                                                      O carro é um vectra hatchback 1.9, 120km/h roda abaixo das 2000rpm, faz abaixo de 5 litros com facilidade nesse ritmo. Não estou a exagerar, aliás, nunca conduzi carro mais económico em AE, e foi o único carro com o qual consegui ir ao algarve e vir com um tanque de 60l (quase 1200km). Com um 1.5 diesel 120cv de 2019 faço acima de 6l para o mesmo percurso.
                                                      O meu fez 6,1 reais, que dá 5,7 no CB, no dia do MotoGP.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                                                        As discussões, como as viagens nestes carros, esbarram sempre no mesmo. As limitações da tecnologia face a quem utiliza os carros de forma mais intensa, seja em lazer ou trabalho.


                                                        Os TVDE´s riram-se...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por TheProphecy Ver Post

                                                          Paguei 17.95€ no Ionity e depois 2.51€ no posto da Galp e 5.95€ no hotel.
                                                          Saiu caro no Ionity porque é um posto super-rápido e o contrato que tenho do BMW Charging não os tem inclúidos.

                                                          Depois para fechar as contas paguei 6.91€ em Lisboa para voltar a carregar até aos 100% o que dá um total de 33.32€ para 600km de viagem.
                                                          Mudando um pouco o tema.

                                                          Eu apanhei a campanha de 1 ano de carregamentos gratuitos na Ionity e destaco o seguinte:
                                                          O valor por kWh médio (varia porque se paga por tempo e não por kWh, mas tambem carreguei sempre aos 80% por ser grátis e o carregamento fica mais lento) é de 0,30€.
                                                          A fatura vem da alemanha, ou seja, sem taxas e taxinhas como em Portugal e no meu caso, sem IVA, portanto o kWh ficou a 0,24€ (vai dar ao mesmo porque se fosse aplicado IVA ia deduzir).
                                                          Quanto mais rápido for o posto de carregamento menos pago, fica mais barato carregar na Ionity que nos postos de 100Kw por exemplo.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por jhermen Ver Post

                                                            Os TVDE´s riram-se...
                                                            Sim sim... Andar em meio urbano quase em exclusivo, com postos a cada esquina e com várias paragens ao longo do dia é um exemplo real e que copia os hábitos da maioria dos condutores, ó se é!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                                                              Sim sim... Andar em meio urbano quase em exclusivo, com postos a cada esquina e com várias paragens ao longo do dia é um exemplo real e que copia os hábitos da maioria dos condutores, ó se é!
                                                              Ja nem vale a pena a resposta...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X