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Dacia Sandero Stepway (2017) Opiniões?

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    Originalmente Colocado por Kilosamais Ver Post
    Boas
    Tenho (a minha esposa) Sandero Stepway bi fuel desde início de Agosto de 2017, actualmente com 3700 kms dos quais 1200 foram feitos logo no início em viagem de férias de Barcelos ao Algarve e volta.
    Como é guardado em garagem vira facilmente para gás (mesmo agora com frio saio de casa com temperaturas de mais de 10 graus) e sempre a rolar na posição Eco a fazer cerca de 10 kms diários com uma ou outra viagem a Braga (50 kms ida e volta) e a Guimarães (90 kms ida e volta), viagens estas sem ser na posição Eco, tenho consumos na linha de para cima de 11 litros de gás de média (tendo atingido 11,8 de média)
    Continua a ser económico mas confesso que estava a espera de um consumo mais baixo.
    O outro problema prende-se com a direcção. Já foi por 2 vezes ao concessionário da zona e veio exactamente igual. Pura e simplesmente é desagradável de utilizar. "Foge" para a esquerda e quando travo tenho que segurar no volante com o risco de seguir para a parede como já me aconteceu (evitado a tempo de não bater). E não segue uma trajectória certa e em frente oscilando muito dependendo das acelerações efectuadas.
    A pergunta é: Outros utilizadores sentiram os mesmos problemas?
    E a pergunta de base: É característica ou defeito?

    Já li varias pessoas com esse relato da direção descair para a esquerda tem solução mas nao sei dizer o que :/

    Comentário


      Originalmente Colocado por Kilosamais Ver Post
      Boas
      Tenho (a minha esposa) Sandero Stepway bi fuel desde início de Agosto de 2017, actualmente com 3700 kms dos quais 1200 foram feitos logo no início em viagem de férias de Barcelos ao Algarve e volta.
      Como é guardado em garagem vira facilmente para gás (mesmo agora com frio saio de casa com temperaturas de mais de 10 graus) e sempre a rolar na posição Eco a fazer cerca de 10 kms diários com uma ou outra viagem a Braga (50 kms ida e volta) e a Guimarães (90 kms ida e volta), viagens estas sem ser na posição Eco, tenho consumos na linha de para cima de 11 litros de gás de média (tendo atingido 11,8 de média)
      Continua a ser económico mas confesso que estava a espera de um consumo mais baixo.
      O outro problema prende-se com a direcção. Já foi por 2 vezes ao concessionário da zona e veio exactamente igual. Pura e simplesmente é desagradável de utilizar. "Foge" para a esquerda e quando travo tenho que segurar no volante com o risco de seguir para a parede como já me aconteceu (evitado a tempo de não bater). E não segue uma trajectória certa e em frente oscilando muito dependendo das acelerações efectuadas.
      A pergunta é: Outros utilizadores sentiram os mesmos problemas?
      E a pergunta de base: É característica ou defeito?
      Creio que como referiram é porque ainda está na rodagem.

      A minha está com 700 Kms e fez para cima de 11 litros de média numa viagem este fds. Velocidades bem moderadas, AE e nacional.

      Já agora, a rodagem é +- até que Km?

      Na direção não noto nada.

      Comentário


        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Essa nuvem é normal e não causa qualquer problema.

        Aproveito para dizer que já meti gás pela primeira vez e na 1ª nao correu muito bem por azelhice minha que puxei o gatilho mas não travei com a patilha mas não houve grande stress, simplesmente a pistola descaiu . Mas depois já aprendi.

        Das 2 vezes seguintes correu a 100 % mas como ainda faço com algum cuidado, estava eu com o focinho relativamente perto para destravar aquilo e a tal nuvem de gás aterrou perto da cara Ainda provei o sabor do propano...hmmmmm..... Obviamente não faz mal nenhum a nuvem final, mas sabe mal lol
        A mim, correram bem as 3 primeiras vezes nas bombas do Jumbo (onde encontro o gás mais barato).

        No fds em Portalegre não estava a conseguir prender a mangueira e veio logo o funcionário muito simpático e ajudou.

        Ele disse-me a mesma coisa que o vendedor: quando acabas de colocar gás tenta virar a cara para o lado enquanto tiras a pistola

        Comentário


          Dacia Sandero Stepway (2017) Opiniões?

          Originalmente Colocado por Motora Ver Post
          Creio que como referiram é porque ainda está na rodagem.

          A minha está com 700 Kms e fez para cima de 11 litros de média numa viagem este fds. Velocidades bem moderadas, AE e nacional.

          Já agora, a rodagem é +- até que Km?

          Na direção não noto nada.
          Convém ler o manual do carro.

          “Até aos 1000kms, não ultrapasse os 130km/h na relação de caixa mais elevada, ou as 3000 a 3500rpm.
          No entanto, só depois dos 3000km aproximadamente, poderá tirar todo o benefíco das potencialidades do seu veículo.”

          Comentário


            Originalmente Colocado por now Ver Post
            Convém ler o manual do carro.
            Obrigada pela simpatia.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Kilosamais Ver Post
              Boas
              Tenho (a minha esposa) Sandero Stepway bi fuel desde início de Agosto de 2017, actualmente com 3700 kms dos quais 1200 foram feitos logo no início em viagem de férias de Barcelos ao Algarve e volta.
              Como é guardado em garagem vira facilmente para gás (mesmo agora com frio saio de casa com temperaturas de mais de 10 graus) e sempre a rolar na posição Eco a fazer cerca de 10 kms diários com uma ou outra viagem a Braga (50 kms ida e volta) e a Guimarães (90 kms ida e volta), viagens estas sem ser na posição Eco, tenho consumos na linha de para cima de 11 litros de gás de média (tendo atingido 11,8 de média)
              Continua a ser económico mas confesso que estava a espera de um consumo mais baixo.
              O outro problema prende-se com a direcção. Já foi por 2 vezes ao concessionário da zona e veio exactamente igual. Pura e simplesmente é desagradável de utilizar. "Foge" para a esquerda e quando travo tenho que segurar no volante com o risco de seguir para a parede como já me aconteceu (evitado a tempo de não bater). E não segue uma trajectória certa e em frente oscilando muito dependendo das acelerações efectuadas.
              A pergunta é: Outros utilizadores sentiram os mesmos problemas?
              E a pergunta de base: É característica ou defeito?
              Ora aqui está o que senti no que fiz o test-drive! Muito instavel, o que me fez desistir do negocio

              Comentário


                Ás vezes basta um mau alinhamento ou pressão exagerada nos pneus para causar essas impressões...


                Cump.

                Comentário


                  Desculpem a ignorancia... Num bifuel a rodagem nao deveria ser feita a otto em vez de a gas?

                  Comentário


                    Não faz diferença.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por now Ver Post
                      Se o carro ainda está na rodagem querias o que? Que o motor já consumisse como um já rodado?
                      Boa noite.
                      Então é assim:
                      Estive nas vendas de automóveis entre 1997 e 2007 sendo que 6 dos últimos anos fui coordenador de vendas de um concessionário oficial da Renault.
                      Isso permitia-me escolher como viatura de serviço aquilo que muito bem entendesse desde um Twingo até a um Laguna. Trocava de carro de 3 em 3 meses. Eram todos vendidos a rondar os 3000 kms. E experimentei vários modelos e motores fossem a gasolina ou a diesel. Até com um Clio RS 2000 de 200 cavalos circulei.
                      Pura e simplesmente nenhum desses carros consumia dentro dos valores (11,8L) que referi com o Sandero stepway bi-fuel e quer-me parecer que estavam todos em rodagem quando comecei a utilizar dado que eram novos...?????!!!!
                      Cai por terra esse critério.
                      Aceitando que os consumos a gás são mais elevados continua a parecer-me um exagero.
                      Até porque em comentários anteriores deste post alguns referem 380 kms com os 32 l de gás que o depósito permite.

                      O da minha mulher faz 280....

                      Comentário


                        @kilosamais:

                        E como foi aferida essa média?

                        CB? Feita à mão? Com depósito cheio a deposito cheio?

                        Vamos tentar perceber onde está o gato. Tem de haver...

                        Comentário


                          Sempre com depósito cheio e voltar a encher quando acaba. Ronda os 32 litros. E 280 Kms.
                          Ok, na última chegou aos 298 kms...
                          Está com cerca de 3700 kms no total.
                          Editado pela última vez por Kilosamais; 04 December 2017, 22:22.

                          Comentário


                            Se de facto deixas o depósito acabar (e não fazes atestos a meio), não tens como te enganar. Porque com GPL atestar a meio em bombas diferentes pode implicar algum erro de contagem de litros, por pressões diferentes.

                            Algo se passa aí. São consumos exagerados.

                            Comentário


                              É claro que com o GPL a metade do preço do gasóleo continua a ter um custo de utilização baixo. É equivalente a um Diesel a gastar 5,5-6 litros em cidade. E com um valor de aquisição muito mais baixo.
                              Mas pela forma como vejo o GPL a encarecer nos últimos dias !!!!!! tenho receio que essa equiparação se mantenha no futuro.
                              Mas vamos aguardar por mais alguns kms.
                              Agora rola na posição normal e não Eco para tentar perceber a diferença de consumo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por now Ver Post
                                @EscapeLivre, o que é que estás a achar do carro? Autonomia?
                                A autonomia ainda está baixa, penso eu que devido á rodagem anda-me agora pelos 9 / 10 L contas feitas por alto e até acabar o depósito GPL.

                                Vamos ver se agora vai melhorando porque tambem me estou a habituar ao carro.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Motora Ver Post
                                  Creio que como referiram é porque ainda está na rodagem.

                                  A minha está com 700 Kms e fez para cima de 11 litros de média numa viagem este fds. Velocidades bem moderadas, AE e nacional.

                                  Já agora, a rodagem é +- até que Km?

                                  Na direção não noto nada.
                                  Ok então não sou o único a notar valores relativamente elevados de consumo na rodagem mas achei estranho porque noto o motor tão solto e cheio de energia...

                                  Comentário


                                    Já agora que utilização das ao carro? Muita auto-estrada? Qual é a média anual?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Kilosamais Ver Post
                                      Boa noite.
                                      Então é assim:
                                      Estive nas vendas de automóveis entre 1997 e 2007 sendo que 6 dos últimos anos fui coordenador de vendas de um concessionário oficial da Renault.
                                      Isso permitia-me escolher como viatura de serviço aquilo que muito bem entendesse desde um Twingo até a um Laguna. Trocava de carro de 3 em 3 meses. Eram todos vendidos a rondar os 3000 kms. E experimentei vários modelos e motores fossem a gasolina ou a diesel. Até com um Clio RS 2000 de 200 cavalos circulei.
                                      Pura e simplesmente nenhum desses carros consumia dentro dos valores (11,8L) que referi com o Sandero stepway bi-fuel e quer-me parecer que estavam todos em rodagem quando comecei a utilizar dado que eram novos...?????!!!!
                                      Cai por terra esse critério.
                                      Aceitando que os consumos a gás são mais elevados continua a parecer-me um exagero.
                                      Até porque em comentários anteriores deste post alguns referem 380 kms com os 32 l de gás que o depósito permite.

                                      O da minha mulher faz 280....
                                      Um carro a GPL gasta sempre 2 litros a mais que a gasolina. Ora quer dizer que a gasolina gastaria 9,8.

                                      Pelo feedback que tenho tido com este modelo, todos se queixas dos consumos elevados. Mas o que é facto é que com os quilómetros o consumo tem tendência a baixar bastante.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Kilosamais Ver Post
                                        É claro que com o GPL a metade do preço do gasóleo continua a ter um custo de utilização baixo. É equivalente a um Diesel a gastar 5,5-6 litros em cidade. E com um valor de aquisição muito mais baixo.
                                        Mas pela forma como vejo o GPL a encarecer nos últimos dias !!!!!! tenho receio que essa equiparação se mantenha no futuro.
                                        Mas vamos aguardar por mais alguns kms.
                                        Agora rola na posição normal e não Eco para tentar perceber a diferença de consumo.
                                        Não tenhas medo.

                                        Basta ver os gráficos ao longo dos anos para perceber que o GPL, pelo menos em PT praticamente só varia de acordo com o preço do petróleo.

                                        Em 1995 o GPL custava 79 $ o litro ou seja, praticamente 40cêntimos , hoje custa 60 / 65 cêntimos.

                                        Bom saldo diria eu.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por now Ver Post
                                          Já agora que utilização das ao carro? Muita auto-estrada? Qual é a média anual?
                                          Ele tem menos de 1 semana e cerca de 900 km feitos

                                          Tem feito percursos urbanos e agora neste fds prolongado fez viagens de nacionais a 90/120 km/h.

                                          Conto fazer 25 mil km/ano ou mais. Adoro passear e já o meu C5 andava com esses km/ano.

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                                            Só um aparte, esses consumos elevados nao poderao ser devido as temperaturas estarem a baixar e estarmos no inverno? digo isto porque o meu diesel ha uns meses atras n passaa dos 4.9 e desde que desceu as temperaturas nao consigo baixar dos 5.6l, sempre mesmos percursos e tipo de condução

                                            Comentário


                                              Fazendo um update.

                                              Já tenho o carro desde 14/07, e vai já com mais de 5000KM's. Para já não tive nenhum problema com o mesmo.

                                              Já me fizeram um risco pequeno numa das portas, mas já o arranjei.

                                              O carro neste momento em termos de consumos são o que esperava, um depósito costuma me dar para uma semana de utilização. A utilização dele é apenas na terriola, subidas e descidas e distâncias curtas (Min: 5km - Max: 15km) mas várias ao dia.

                                              É pena não ter um posto de abastecimento mais perto de casa, o mais perto é da BP e está a preço absurdo, 0,659 por litro, portanto costumo abastecer no Jumbo a 0,599. Já utilizei do Jumbo, BP, Galp e Repsol e não notei diferenças nem no andamento do carro nem em consumos.

                                              Sabem quando se faz a primeira revisão da máquina?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Kilosamais Ver Post
                                                É claro que com o GPL a metade do preço do gasóleo continua a ter um custo de utilização baixo. É equivalente a um Diesel a gastar 5,5-6 litros em cidade. E com um valor de aquisição muito mais baixo.
                                                Mas pela forma como vejo o GPL a encarecer nos últimos dias !!!!!! tenho receio que essa equiparação se mantenha no futuro.
                                                Mas vamos aguardar por mais alguns kms.
                                                Agora rola na posição normal e não Eco para tentar perceber a diferença de consumo.
                                                O GPL aumenta sempre no inverno, por razões óbvias.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Kilosamais Ver Post
                                                  É claro que com o GPL a metade do preço do gasóleo continua a ter um custo de utilização baixo. É equivalente a um Diesel a gastar 5,5-6 litros em cidade. E com um valor de aquisição muito mais baixo.
                                                  Mas pela forma como vejo o GPL a encarecer nos últimos dias !!!!!! tenho receio que essa equiparação se mantenha no futuro.
                                                  Mas vamos aguardar por mais alguns kms.
                                                  Agora rola na posição normal e não Eco para tentar perceber a diferença de consumo.
                                                  Dúvido muito que o GPL dispare o preço, aliás... até quando o governo taxou em mais €0,05 por litro o preço se manteve estável.

                                                  Em 2013, ficava contente quando metia GPL a €0,78... atualmente meto a €0,599... e nessa altura o preço era mais de metade do preço do diesel.

                                                  Vê este gráfico:

                                                  https://www.maisgasolina.com/estatis...-combustiveis/




                                                  O meu Panda foi convertido com 3 meses... já percorri 71000km em 4 anos e 4 meses a GPL, e poupei efetivamente €2100. €2100 + €1750 = €3850 no total

                                                  Poupei quase €4000 em combustível, mas tive que descontar €1750 da conversão e manutenção do sistema.

                                                  No teu caso, a diferença é para o Sandero normal, e ao fim de seis meses no máximo, já poupaste os €700 que gastaste a mais na aquisição.



                                                  O meu Panda quando só faz cidade, anda com consumos entre os 9,5 - 10,5 a GPL... mas o CB a gasolina também não mostra valores simpáticos... em estrada aí sim baixa para 5L a Gasolina e 6,5L a GPL.

                                                  Mas, quanto consumirá um diesel equivalente a fazer só cidade??? O meu gasta o equivalente a 4,7L de Diesel (média de 8,5L a GPL mais 0,7L de Gasolina)... que é exatamente o valor que o Panda 4X4 1.3 Multijet apresenta de consumo oficial combinado... quanto será que este faz em cidade?



                                                  Quanto gastará o Sandero 1.5 dCi 90cv?

                                                  Os 58 inscritos no Spritmonitor têm consumos entre 4,3L e 6,5L... com uma média de 5,1L... em cidade aposto mais para os 6L do que para os 4L.


                                                  Já agora, os 12 Sandero Stepway Bi-Fuel inscritos no spritmonitor têm consumos entre 6,7L e 9,8L... com uma média de 7,9L.
                                                  Editado pela última vez por Panda4x4; 05 December 2017, 10:24.

                                                  Comentário


                                                    Malta, uma dúvida acerca do GPL :

                                                    Apesar de ter procurado no manual não vi nenhuma refeência a tal, sendo que a questão é :

                                                    A cada X KM convém fazer Y KM a gasolina para lubrificar as válvulas ?

                                                    Tinha ouvido a cada 1000 KM fazer 10 a gasolina e depois voltar ao GPL será verdade?

                                                    Comentário


                                                      Eu tenho um Sandero bi fuel e a minha média é de 7,9 litros. Nunca gastei 11, nem em rodagem. Estou com 6000 km. Havia uns Sandero que precisaram de ajustes na centralina programação, na marca. Li isto num fórum.
                                                      Ja editei post. Estou com 6000 km e não 4500. Deixo os dados da App fuelio.

                                                      Editado pela última vez por fhff; 07 December 2017, 06:45.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Malta, uma dúvida acerca do GPL :

                                                        Apesar de ter procurado no manual não vi nenhuma refeência a tal, sendo que a questão é :

                                                        A cada X KM convém fazer Y KM a gasolina para lubrificar as válvulas ?

                                                        Tinha ouvido a cada 1000 KM fazer 10 a gasolina e depois voltar ao GPL será verdade?
                                                        Não precisas nada disso, nem faz sentido nenhum.

                                                        Usa o carro normalmente.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Malta, uma dúvida acerca do GPL :

                                                          Apesar de ter procurado no manual não vi nenhuma refeência a tal, sendo que a questão é :

                                                          A cada X KM convém fazer Y KM a gasolina para lubrificar as válvulas ?

                                                          Tinha ouvido a cada 1000 KM fazer 10 a gasolina e depois voltar ao GPL será verdade?
                                                          Não lubrificas válvulas com isso... esquece. A problemática das válvulas nalguns modelos é um pouco mais complexa que isso e passa-se apenas durante o uso do GPL.

                                                          No máximo dás uso aos injectores de gasolina. Mas também, nunca ouvi falar que um injector avariasse por falta de uso... se não avariavam os carros parados.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Malta, uma dúvida acerca do GPL :

                                                            Apesar de ter procurado no manual não vi nenhuma refeência a tal, sendo que a questão é :

                                                            A cada X KM convém fazer Y KM a gasolina para lubrificar as válvulas ?

                                                            Tinha ouvido a cada 1000 KM fazer 10 a gasolina e depois voltar ao GPL será verdade?
                                                            Um GPL de fábrica já vem preparado para usar normalmente. Por aqui tenho um com 70000km e sempre em modo automático.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por RYZON Ver Post
                                                              Só um aparte, esses consumos elevados nao poderao ser devido as temperaturas estarem a baixar e estarmos no inverno? digo isto porque o meu diesel ha uns meses atras n passaa dos 4.9 e desde que desceu as temperaturas nao consigo baixar dos 5.6l, sempre mesmos percursos e tipo de condução
                                                              Sim as temperaturas baixas não ajudam muito.

                                                              Comentário

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