Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dacia Sandero Stepway (2017) Opiniões?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Viva:
    Após vários meses de reticências e de ter testado várias carros (e marcas) optei por um Sandero Explorer Bi-fuel Pintura metalizada - Cinza Islande (com todos os extras). Tenho-o há perto de 2 semanas e vai com 1.000km.
    Aqui vai o relato da experiência até agora, que espero possa ser útil para os indecisos (como eu ): (algumas coisas já foram ditas aqui e muito bem, mas nunca é demais reforçar, que a malta indecisa é tramada )

    Valor: 14.800 (com 2 anos de manutenção incluída. Foi bastante negociado). Era possível descer bastante este preço fazendo crédito através da financeira do stand. Mas no final sai muito mais caro, comparado com leasing ou crédito automóvel do banco. Isto para quem precisa de crédito é claro.
    Quando me entregaram o carro, o depósito de GPL vinha cheio e o de gasolina com um traço. O processo de compra foi demorado (Quase 4 meses) pois optei por não comprar enquanto não pude experimentar um veículo igual ao que ia comprar, o que demorou dois meses. Não é fácil encontrar bi-fuel's de serviço, pelo menos na zona centro.

    Info + objectiva:
    Consumos: 1º Depósito (27Lt) - 340km - 7,9Lt/100km | 2º Depósito: (30Lt) - 392 Km 7,6Lt/100km | 3º Depósito - 27Lt (ainda não acabou). Deixei acabar até comutar com gasolina. De referir que depois de acender a luz vermelha (reserva) ainda dá para mais 60/70km.
    Todos os abastecimentos feitos na BP (uso cartão PoupaMais). Fiz também 110 km em gasolina, só para testar e ver se havia diferenças de andamento (Não há. Pelo menos de forma perceptível). Estes consumos são sem Eco ligado. Só o experimentei durante 2/3 kms e não gostei pois prende demasiado o carro. Foi-me recomendado na Dacia a usar somente nas situações de "Pára-arranca" como cidade.

    Foi-me dito no stand que o veículo não precisa de rodagem, mas o manual recomenda a não ultrapassar 130km/hora durante 3.000 km, o que, por prudência, estou a cumprir.

    A comutação para GPL tem demorado cerca de 1km depois de arrancar de manhã. O carro fica em garagem aberta. Tenho notado que durante o dia, a comutação é quase instantânea. Pode-se mudar de compustível em andamento sem qualquer problema, embora não veja nenhuma razão específica para isso.

    O carro não tem materiais nobres no interior. Muitos plásticos duros, e acessórios de interior sem grandes luxos, embora o painel onde está o MediaNAV é feito num plástico de toque mais suave. O Computador de bordo nesta versão GPL só tem odómetro total e parcial e temperatura, portanto sem informação dos consumos. Podem usar uma app para isso. Não sei se existe algum componente compatível para ligar na ficha OBD que ultrapasse esta questão.

    O Media NAV funciona como esperado, embora o toque não seja tão responsivo como num smartphone, o que por vezes obrique a carregar duas vezes num botão para o activar.
    Os mapas estão um pouco desactualizados. Ainda não vi como se faz para actualizar, mas em breve trato do assunto.
    O meu smartphone (BQ Aquaris) emparelhou rapidamente e sem problemas. O leitor de multimédia funciona lindamente.

    Info + subjectiva:
    Ruído: Abaixo das 2.000 rotações e sem acelerações bruscas, o ruído é normal, até bastante aceitável. Mas em AE a 2.500/3.000 rotações nota-se que a insonorização não foi a maior preocupação. Ai já se nota mais o "roncar" do motor. Contudo, nada de preocupante. Os diesel são mais barulhentos.

    Segurança: Airbags de condutor/passageiro à frente, laterias e de cortina (bom, não estava à espera). O ABS e sistemas de estabilidade vêm predefinidos e sem lugar a configurações. Trouxe uns pneus GOODYEAR Efficient Grip Performance.

    Comodidade: Os estofos são uma mistura de micro-fibra (bom) e pele sintética (mau), estando esta sobretudo nos bancos traseiros.
    Em termos de conforto, é bastante aceitável. Como esta versão é mais alta, a condução é diferente do que estava habituado (para melhor) e não cansa.
    O Espaço interior é bastante razoável. Na traseira são 320Lt e, se necessário, sempre se podem rebater os bancos. As principais funções, são já normais em outras marcas: Cruise control, Star&Stop (que fica ligado por predefinição. Para quem não gosta de usar, é necessário desligar cada vez que se liga o carro), sensores de estacionamento, câmara traseira, luzes dianteiras em led, detecção automática de pressão dos pneus e ajuda ao arranque em subida. Também tem limitador de velocidade (caso queira prender a fera que há em si ). Não tem pneu suplente, pois no seu lugar está o depósito de GPL. Traz um kit de enchimento. Não espero usar pois é sabido que danifica o pneu com o tempo. O seguro não agrava com pneus rebentados…

    De qualquer forma, para quem está habituado a determinadas comodidades — das quais não consegue abdicar — como por exemplo luzes automáticas, limpa-vidros automáticos, posição de condutor/espelhos automática, estofos aquecidos, ou os mais recentes sistemas de ajuda à condução, este talvez não seja o carro indicado.

    Andamento: O motor 3 cilindros está bem equilibrado, mas o turbo entra um pouco tarde, na minha opinião.

    Abastecimento de GPL: Para quem nunca fez, não é nada de complicado. Há muitos vídeos a mostrar para quem possa ter dúvidas, ou então sempre se pode pedir ajuda na bomba. É útil ter umas luvas, pois quando se retira a pistola do bocal, esta "cospe" uma pequena núvem de gás residual. É mais uma questão de segurança.

    Problemas notados: As mudanças são algo "duras", diferente do que estava habituado, o que me desagrada. A luz de aviso de motor acendeu durante alguns quilómetros e tem um curto-circuito quando se acende a luz de nevoeiro (isto é, ouve-se um estalido característico de má ligação eléctrica). Também se esquecerem de retirar os autocolantes "stepway" que tinha pedido para tirar. Problemas já relatados à marca. Estou à espera que marquem um dia para ir lá resolver.
    O apoio de braço atrapalha um pouco o travão de mão e não tem espaço para arrumo, como aparece no site.

    Resta dizer que venho de um Ford Focus 1.6 TDCI e, fora o poder de aceleração que a "Foca" tinha, não tenho nenhumas saudades. Para já, considero um preço justo pelo que recebi. Por isso, por enquanto, estou satisfeito. Quando tiver mais uns kms em cima, volto aqui com mais info.

    Abraço e bons kms!

    Comentário


      dacia sandero cinza islande.jpg

      Comentário


        Danisan no geral concordo mas apenas um aparte, as luvas ao usar GPL penso que nem é tanto pela nuvem final de gás mas sim caso haja algum stress com o adaptador ou a pistola, se houver projecção de gás, serve para o mesmo não congelar as mãos já que sai a dezenas de graus negativos.

        Tambem fui buscar o meu em novembro e tem agora 1200 km salvo erro.

        Estou a gostar muito. O turbo entra talvez um pouco tarde mas acho que não prejudica porque a caixa está bem escalonada.

        Por exemplo em 2ª mesmo antes das 2000 RPm ele mexe-se muito bem.

        Comentário


          danisan mete umas fotos reais do teu carro era excelente ver essa cor, há poucos por ai

          EDIT:

          alguem sabe se podemos usar isto em portugal ou é necessário legalizar alguma coisa?
          Editado pela última vez por RYZON; 17 December 2017, 19:17.

          Comentário


            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Danisan no geral concordo mas apenas um aparte, as luvas ao usar GPL penso que nem é tanto pela nuvem final de gás mas sim caso haja algum stress com o adaptador ou a pistola, se houver projecção de gás, serve para o mesmo não congelar as mãos já que sai a dezenas de graus negativos.
            Yep... é por isso mesmo, não é pela bufa do final.

            O GPL está em estado líquido no depósito, a temperaturas entre os -40ºC e os -50ºC, e quando encontra a temperatura ambiente este torna-se gasoso... a bufa no final é o líquido que ficou no bocal e vaporiza-se em contacto com a temperatura ambiente. Verão que por vezes fica uma gota de líquido a fervilhar no bocal que rapidamente evapora.

            Em casos de má ligação pistola/bocal pode dar-se uma projeção de líquido que se for em maiores quantidades o tempo de evaporação será maior e em contacto com a pele e roupa pode queimar... devido ao extremo frio.

            As luvas é apenas e só uma proteção para esses casos raros mas que já aconteceram até mesmo cá em Portugal.

            Esse pormenor da temperatura do líquido é que faz com que os depósitos não possam sem enchidos até ao máximo, devido aos aumentos de pressão que o aquecimento do mesmo possam originar.

            Também é devido ao líquido só passar a gasoso quando aquecido que os motores demoram alguns segundos a comutar para GPL que é quando o vaporizador já pode aquecer o líquido.

            PS: Não tenham a ideia estúpida de tocar na gotita que fica a fervilhar no bocal...

            Comentário


              Originalmente Colocado por RYZON Ver Post
              danisan mete umas fotos reais do teu carro era excelente ver essa cor, há poucos por ai

              EDIT:

              alguem sabe se podemos usar isto em portugal ou é necessário legalizar alguma coisa?
              Ok Ryzon. No FDS já tiro umas fotos à máquina e coloco aqui.
              Não dá para perceber o que é o "isto" que perguntas se se pode usar em Portugal. Parece que falta ali um link

              Comentário


                Originalmente Colocado por danisan Ver Post
                Ok Ryzon. No FDS já tiro umas fotos à máquina e coloco aqui.
                Não dá para perceber o que é o "isto" que perguntas se se pode usar em Portugal. Parece que falta ali um link
                exatamente faltou este link:

                h**p://www.solarplexius.pt/Protecao-solar-Solarfilm/dacia/sandero-stepway/2017

                Comentário


                  Talvez dê para utilizar de forma legal, visto que não é colado ao vidro... mas não me convence.

                  Primeiro, ao não aderir ao vidro, como abres as janelas?

                  Segundo, eu que tenho vidros fumados, estou a achar o tonalidade demasiada escura... e em castanho?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por RYZON Ver Post
                    exatamente faltou este link:

                    h**p://www.solarplexius.pt/Protecao-solar-Solarfilm/dacia/sandero-stepway/2017
                    Tenho isso na minha Golf variant. A película solar em si é de boa qualidade, o único problema que aponto é a maneira que arranjaram para que a película fique segura na janela. Isto além de fazer pequenos ruídos parasitas. Outra coisa, com isso não podem depois abrir os vidros.

                    Por esse motivo, para o ano vou tirar fora e colocar películas definitivas nas janelas.

                    Comentário


                      Uma duvida provavelmente de um nabo a meter GPL

                      Tenho metido sem problemas mas há uma duvida : depois de abastecer, ao retirar a mangueira, basta puxar mais o gatilho ou alem de puxar tem que se mexer mesmo com outra mão na patilha que trava ? Tenho feito os 2 em simultaneo e nao sei qual deles destrava

                      Comentário


                        O que destrava é a patilha de segurança.

                        Comentário


                          Atè que enfim fizeram o Carro para o Pobre (preferia andar a pè)agora so falta vir os Carros Chineses e mesmo os SDF podem comprar (O Rico e o Pobre )eis a Politica tudo o contrario da Democracia e Igualdade ,daqui a pouco so à Ferraris ou Dacias o resto nao à dinheiro para Novo .
                          Cumps

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por lukiluke Ver Post
                            Atè que enfim fizeram o Carro para o Pobre (preferia andar a pè)agora so falta vir os Carros Chineses e mesmo os SDF podem comprar (O Rico e o Pobre )eis a Politica tudo o contrario da Democracia e Igualdade ,daqui a pouco so à Ferraris ou Dacias o resto nao à dinheiro para Novo .
                            Cumps

                            Dude wtf ?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                              O que destrava é a patilha de segurança.
                              Ok bem me parecia.

                              E para travar ? basta puxar o gatilho todo ? eu já tive que puxar e depois " accionar " a patilha.

                              Mas já vi vídeos da Galp em que as pistolas têm um botão na parte de cima para desprender.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por lukiluke Ver Post
                                Atè que enfim fizeram o Carro para o Pobre (preferia andar a pè)agora so falta vir os Carros Chineses e mesmo os SDF podem comprar (O Rico e o Pobre )eis a Politica tudo o contrario da Democracia e Igualdade ,daqui a pouco so à Ferraris ou Dacias o resto nao à dinheiro para Novo .
                                Cumps
                                Tens de começar a meter mais tabaco nisso!

                                Comentário


                                  É mais por aí

                                  Comentário


                                    Já estão de férias...

                                    Amigo a IURD precisa de ti....

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por lukiluke Ver Post
                                      Atè que enfim fizeram o Carro para o Pobre (preferia andar a pè)agora so falta vir os Carros Chineses e mesmo os SDF podem comprar (O Rico e o Pobre )eis a Politica tudo o contrario da Democracia e Igualdade ,daqui a pouco so à Ferraris ou Dacias o resto nao à dinheiro para Novo .
                                      Cumps
                                      Um cérebro típico de Bimer, por mais que procuremos só vamos encontrar areia...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Ok bem me parecia.

                                        E para travar ? basta puxar o gatilho todo ? eu já tive que puxar e depois " accionar " a patilha.

                                        Mas já vi vídeos da Galp em que as pistolas têm um botão na parte de cima para desprender.
                                        Nas do JUMBO basta puxar o gatilho para travar e, no fim, fazer o mesmo para destravar. A patilha solta logo.

                                        Comentário


                                          Depende muito da pistola em si. Já andei aos papéis com uma pistola da BP... Não conseguia travar aquilo...

                                          Comentário


                                            Pois e o mais incrível é que até hoje todas as bombas onde fui, que tambem não foram muitas, nenhuma tem instruções . Fantástico

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por laglemos Ver Post
                                              Tens de começar a meter mais tabaco nisso!
                                              Com este só rehab mesmo!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Uma duvida provavelmente de um nabo a meter GPL

                                                Tenho metido sem problemas mas há uma duvida : depois de abastecer, ao retirar a mangueira, basta puxar mais o gatilho ou alem de puxar tem que se mexer mesmo com outra mão na patilha que trava ? Tenho feito os 2 em simultaneo e nao sei qual deles destrava
                                                Só tenho colocado na BP, e lá basta destrancar a patilha de segurança que a pistola solta-se.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                                  Depende muito da pistola em si. Já andei aos papéis com uma pistola da BP... Não conseguia travar aquilo...
                                                  Às vezes tens de rodar um pouco a pistola pro encaixe funcionar.

                                                  Comentário


                                                    Eu só meto gás na prio ou em bombas " low cost " ou no limite na Repsol devido aos 6 centimos de desconto do cartao montepio.

                                                    Quer dizer, em média a diferença do GPL do jumbo/prio para uma BP, Galp, Repsol, etc é de 12 centimos e às vezes de quase 20 centimos.

                                                    Tendo em conta que o GPL e todo igual e não tem aditivos ( excepto repsol que leva tambem gás butano mas na mesma sem aditivos ) é um abuso !

                                                    Comentário


                                                      Amigos
                                                      Tenho um Sandero Stepway bi-fuel desde abril/17 e tenho notado que a comutação para GPL tem estado a demorar francamente mais agora que o carro tem 12000Km. Até Setembro/Outubro , tirava o carro da garagem, ia fechar o portão (manual) e quando voltava ao carro já estava a GPL (1, 1.5 minutos no máximo). Agora, comuta entre os 2 e os 3 Km. Será que isto tem só a ver com a temperatura exterior ou poderá haver qualquer outro problema ?
                                                      Cumprimentos e obrigado.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por goshfwack Ver Post
                                                        Amigos
                                                        Tenho um Sandero Stepway bi-fuel desde abril/17 e tenho notado que a comutação para GPL tem estado a demorar francamente mais agora que o carro tem 12000Km. Até Setembro/Outubro , tirava o carro da garagem, ia fechar o portão (manual) e quando voltava ao carro já estava a GPL (1, 1.5 minutos no máximo). Agora, comuta entre os 2 e os 3 Km. Será que isto tem só a ver com a temperatura exterior ou poderá haver qualquer outro problema ?
                                                        Cumprimentos e obrigado.
                                                        Não é problema nenhum. Tem mesmo a ver com a temperatura do exterior que condiciona a temperatura do motor.

                                                        Tanto mais que depois de comutar, encostas o carro e desligas e após ligar ele comuta de imediato.

                                                        O meu tambem demora uns 2 KM a comutar em virtude da temperatura.

                                                        E dizem aqui no tópico que no verão é tipo 300metros o que faz sentido.

                                                        Comentário


                                                          Bem eu comprei hoje umas luvas de Nitrilo no Leroy Merlin, da cor das luvas dos cirurgiões hehe.

                                                          Vamos lá ver é se são adequadas ao GPL, parecem-me tão fininhas , protegerá de queimaduras de frio ?

                                                          Se não forem adequadas lá vao € 2.50 pró lixo

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Bem eu comprei hoje umas luvas de Nitrilo no Leroy Merlin, da cor das luvas dos cirurgiões hehe.

                                                            Vamos lá ver é se são adequadas ao GPL, parecem-me tão fininhas , protegerá de queimaduras de frio ?

                                                            Se não forem adequadas lá vao € 2.50 pró lixo
                                                            Que consumos está a fazer a máquina, e para que tipo de percursos? Teoricamento o teu gastará menos que os stepway.

                                                            Estou tentado a ir buscar um igual ao teu no fim de 2018, mas convinham consumos que não ultrpassem os 7 litros em estrada nacional para velocidades entre os 70 e os 110. Será possíveis estes consumos?

                                                            Comentário


                                                              O meu tem andado assim, e só tem ainda 2500 KM :

                                                              Cidade de Lisboa com algum pára-arranca e arredores : 7.5 de GPL ( no modo gasolina seriam 6 / 6.5 )

                                                              Em nacionais a 80 / 120 anda pelos 6 de GPL ou seja uns 5 L a gasolina.

                                                              Nada mau diria eu

                                                              Mas acho que só gastará menos que os stepway aí a partir dos 100 km/h a menos que a caixa de velocidades seja diferente.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X