Viva:
Após vários meses de reticências e de ter testado várias carros (e marcas) optei por um Sandero Explorer Bi-fuel Pintura metalizada - Cinza Islande (com todos os extras). Tenho-o há perto de 2 semanas e vai com 1.000km.
Aqui vai o relato da experiência até agora, que espero possa ser útil para os indecisos (como eu ): (algumas coisas já foram ditas aqui e muito bem, mas nunca é demais reforçar, que a malta indecisa é tramada )
Valor: 14.800 (com 2 anos de manutenção incluída. Foi bastante negociado). Era possível descer bastante este preço fazendo crédito através da financeira do stand. Mas no final sai muito mais caro, comparado com leasing ou crédito automóvel do banco. Isto para quem precisa de crédito é claro.
Quando me entregaram o carro, o depósito de GPL vinha cheio e o de gasolina com um traço. O processo de compra foi demorado (Quase 4 meses) pois optei por não comprar enquanto não pude experimentar um veículo igual ao que ia comprar, o que demorou dois meses. Não é fácil encontrar bi-fuel's de serviço, pelo menos na zona centro.
Info + objectiva:
Consumos: 1º Depósito (27Lt) - 340km - 7,9Lt/100km | 2º Depósito: (30Lt) - 392 Km 7,6Lt/100km | 3º Depósito - 27Lt (ainda não acabou). Deixei acabar até comutar com gasolina. De referir que depois de acender a luz vermelha (reserva) ainda dá para mais 60/70km.
Todos os abastecimentos feitos na BP (uso cartão PoupaMais). Fiz também 110 km em gasolina, só para testar e ver se havia diferenças de andamento (Não há. Pelo menos de forma perceptível). Estes consumos são sem Eco ligado. Só o experimentei durante 2/3 kms e não gostei pois prende demasiado o carro. Foi-me recomendado na Dacia a usar somente nas situações de "Pára-arranca" como cidade.
Foi-me dito no stand que o veículo não precisa de rodagem, mas o manual recomenda a não ultrapassar 130km/hora durante 3.000 km, o que, por prudência, estou a cumprir.
A comutação para GPL tem demorado cerca de 1km depois de arrancar de manhã. O carro fica em garagem aberta. Tenho notado que durante o dia, a comutação é quase instantânea. Pode-se mudar de compustível em andamento sem qualquer problema, embora não veja nenhuma razão específica para isso.
O carro não tem materiais nobres no interior. Muitos plásticos duros, e acessórios de interior sem grandes luxos, embora o painel onde está o MediaNAV é feito num plástico de toque mais suave. O Computador de bordo nesta versão GPL só tem odómetro total e parcial e temperatura, portanto sem informação dos consumos. Podem usar uma app para isso. Não sei se existe algum componente compatível para ligar na ficha OBD que ultrapasse esta questão.
O Media NAV funciona como esperado, embora o toque não seja tão responsivo como num smartphone, o que por vezes obrique a carregar duas vezes num botão para o activar.
Os mapas estão um pouco desactualizados. Ainda não vi como se faz para actualizar, mas em breve trato do assunto.
O meu smartphone (BQ Aquaris) emparelhou rapidamente e sem problemas. O leitor de multimédia funciona lindamente.
Info + subjectiva:
Ruído: Abaixo das 2.000 rotações e sem acelerações bruscas, o ruído é normal, até bastante aceitável. Mas em AE a 2.500/3.000 rotações nota-se que a insonorização não foi a maior preocupação. Ai já se nota mais o "roncar" do motor. Contudo, nada de preocupante. Os diesel são mais barulhentos.
Segurança: Airbags de condutor/passageiro à frente, laterias e de cortina (bom, não estava à espera). O ABS e sistemas de estabilidade vêm predefinidos e sem lugar a configurações. Trouxe uns pneus GOODYEAR Efficient Grip Performance.
Comodidade: Os estofos são uma mistura de micro-fibra (bom) e pele sintética (mau), estando esta sobretudo nos bancos traseiros.
Em termos de conforto, é bastante aceitável. Como esta versão é mais alta, a condução é diferente do que estava habituado (para melhor) e não cansa.
O Espaço interior é bastante razoável. Na traseira são 320Lt e, se necessário, sempre se podem rebater os bancos. As principais funções, são já normais em outras marcas: Cruise control, Star&Stop (que fica ligado por predefinição. Para quem não gosta de usar, é necessário desligar cada vez que se liga o carro), sensores de estacionamento, câmara traseira, luzes dianteiras em led, detecção automática de pressão dos pneus e ajuda ao arranque em subida. Também tem limitador de velocidade (caso queira prender a fera que há em si ). Não tem pneu suplente, pois no seu lugar está o depósito de GPL. Traz um kit de enchimento. Não espero usar pois é sabido que danifica o pneu com o tempo. O seguro não agrava com pneus rebentados…
De qualquer forma, para quem está habituado a determinadas comodidades — das quais não consegue abdicar — como por exemplo luzes automáticas, limpa-vidros automáticos, posição de condutor/espelhos automática, estofos aquecidos, ou os mais recentes sistemas de ajuda à condução, este talvez não seja o carro indicado.
Andamento: O motor 3 cilindros está bem equilibrado, mas o turbo entra um pouco tarde, na minha opinião.
Abastecimento de GPL: Para quem nunca fez, não é nada de complicado. Há muitos vídeos a mostrar para quem possa ter dúvidas, ou então sempre se pode pedir ajuda na bomba. É útil ter umas luvas, pois quando se retira a pistola do bocal, esta "cospe" uma pequena núvem de gás residual. É mais uma questão de segurança.
Problemas notados: As mudanças são algo "duras", diferente do que estava habituado, o que me desagrada. A luz de aviso de motor acendeu durante alguns quilómetros e tem um curto-circuito quando se acende a luz de nevoeiro (isto é, ouve-se um estalido característico de má ligação eléctrica). Também se esquecerem de retirar os autocolantes "stepway" que tinha pedido para tirar. Problemas já relatados à marca. Estou à espera que marquem um dia para ir lá resolver.
O apoio de braço atrapalha um pouco o travão de mão e não tem espaço para arrumo, como aparece no site.
Resta dizer que venho de um Ford Focus 1.6 TDCI e, fora o poder de aceleração que a "Foca" tinha, não tenho nenhumas saudades. Para já, considero um preço justo pelo que recebi. Por isso, por enquanto, estou satisfeito. Quando tiver mais uns kms em cima, volto aqui com mais info.
Abraço e bons kms!
Após vários meses de reticências e de ter testado várias carros (e marcas) optei por um Sandero Explorer Bi-fuel Pintura metalizada - Cinza Islande (com todos os extras). Tenho-o há perto de 2 semanas e vai com 1.000km.
Aqui vai o relato da experiência até agora, que espero possa ser útil para os indecisos (como eu ): (algumas coisas já foram ditas aqui e muito bem, mas nunca é demais reforçar, que a malta indecisa é tramada )
Valor: 14.800 (com 2 anos de manutenção incluída. Foi bastante negociado). Era possível descer bastante este preço fazendo crédito através da financeira do stand. Mas no final sai muito mais caro, comparado com leasing ou crédito automóvel do banco. Isto para quem precisa de crédito é claro.
Quando me entregaram o carro, o depósito de GPL vinha cheio e o de gasolina com um traço. O processo de compra foi demorado (Quase 4 meses) pois optei por não comprar enquanto não pude experimentar um veículo igual ao que ia comprar, o que demorou dois meses. Não é fácil encontrar bi-fuel's de serviço, pelo menos na zona centro.
Info + objectiva:
Consumos: 1º Depósito (27Lt) - 340km - 7,9Lt/100km | 2º Depósito: (30Lt) - 392 Km 7,6Lt/100km | 3º Depósito - 27Lt (ainda não acabou). Deixei acabar até comutar com gasolina. De referir que depois de acender a luz vermelha (reserva) ainda dá para mais 60/70km.
Todos os abastecimentos feitos na BP (uso cartão PoupaMais). Fiz também 110 km em gasolina, só para testar e ver se havia diferenças de andamento (Não há. Pelo menos de forma perceptível). Estes consumos são sem Eco ligado. Só o experimentei durante 2/3 kms e não gostei pois prende demasiado o carro. Foi-me recomendado na Dacia a usar somente nas situações de "Pára-arranca" como cidade.
Foi-me dito no stand que o veículo não precisa de rodagem, mas o manual recomenda a não ultrapassar 130km/hora durante 3.000 km, o que, por prudência, estou a cumprir.
A comutação para GPL tem demorado cerca de 1km depois de arrancar de manhã. O carro fica em garagem aberta. Tenho notado que durante o dia, a comutação é quase instantânea. Pode-se mudar de compustível em andamento sem qualquer problema, embora não veja nenhuma razão específica para isso.
O carro não tem materiais nobres no interior. Muitos plásticos duros, e acessórios de interior sem grandes luxos, embora o painel onde está o MediaNAV é feito num plástico de toque mais suave. O Computador de bordo nesta versão GPL só tem odómetro total e parcial e temperatura, portanto sem informação dos consumos. Podem usar uma app para isso. Não sei se existe algum componente compatível para ligar na ficha OBD que ultrapasse esta questão.
O Media NAV funciona como esperado, embora o toque não seja tão responsivo como num smartphone, o que por vezes obrique a carregar duas vezes num botão para o activar.
Os mapas estão um pouco desactualizados. Ainda não vi como se faz para actualizar, mas em breve trato do assunto.
O meu smartphone (BQ Aquaris) emparelhou rapidamente e sem problemas. O leitor de multimédia funciona lindamente.
Info + subjectiva:
Ruído: Abaixo das 2.000 rotações e sem acelerações bruscas, o ruído é normal, até bastante aceitável. Mas em AE a 2.500/3.000 rotações nota-se que a insonorização não foi a maior preocupação. Ai já se nota mais o "roncar" do motor. Contudo, nada de preocupante. Os diesel são mais barulhentos.
Segurança: Airbags de condutor/passageiro à frente, laterias e de cortina (bom, não estava à espera). O ABS e sistemas de estabilidade vêm predefinidos e sem lugar a configurações. Trouxe uns pneus GOODYEAR Efficient Grip Performance.
Comodidade: Os estofos são uma mistura de micro-fibra (bom) e pele sintética (mau), estando esta sobretudo nos bancos traseiros.
Em termos de conforto, é bastante aceitável. Como esta versão é mais alta, a condução é diferente do que estava habituado (para melhor) e não cansa.
O Espaço interior é bastante razoável. Na traseira são 320Lt e, se necessário, sempre se podem rebater os bancos. As principais funções, são já normais em outras marcas: Cruise control, Star&Stop (que fica ligado por predefinição. Para quem não gosta de usar, é necessário desligar cada vez que se liga o carro), sensores de estacionamento, câmara traseira, luzes dianteiras em led, detecção automática de pressão dos pneus e ajuda ao arranque em subida. Também tem limitador de velocidade (caso queira prender a fera que há em si ). Não tem pneu suplente, pois no seu lugar está o depósito de GPL. Traz um kit de enchimento. Não espero usar pois é sabido que danifica o pneu com o tempo. O seguro não agrava com pneus rebentados…
De qualquer forma, para quem está habituado a determinadas comodidades — das quais não consegue abdicar — como por exemplo luzes automáticas, limpa-vidros automáticos, posição de condutor/espelhos automática, estofos aquecidos, ou os mais recentes sistemas de ajuda à condução, este talvez não seja o carro indicado.
Andamento: O motor 3 cilindros está bem equilibrado, mas o turbo entra um pouco tarde, na minha opinião.
Abastecimento de GPL: Para quem nunca fez, não é nada de complicado. Há muitos vídeos a mostrar para quem possa ter dúvidas, ou então sempre se pode pedir ajuda na bomba. É útil ter umas luvas, pois quando se retira a pistola do bocal, esta "cospe" uma pequena núvem de gás residual. É mais uma questão de segurança.
Problemas notados: As mudanças são algo "duras", diferente do que estava habituado, o que me desagrada. A luz de aviso de motor acendeu durante alguns quilómetros e tem um curto-circuito quando se acende a luz de nevoeiro (isto é, ouve-se um estalido característico de má ligação eléctrica). Também se esquecerem de retirar os autocolantes "stepway" que tinha pedido para tirar. Problemas já relatados à marca. Estou à espera que marquem um dia para ir lá resolver.
O apoio de braço atrapalha um pouco o travão de mão e não tem espaço para arrumo, como aparece no site.
Resta dizer que venho de um Ford Focus 1.6 TDCI e, fora o poder de aceleração que a "Foca" tinha, não tenho nenhumas saudades. Para já, considero um preço justo pelo que recebi. Por isso, por enquanto, estou satisfeito. Quando tiver mais uns kms em cima, volto aqui com mais info.
Abraço e bons kms!
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