Ele não disse que era low cost globalmente. Disse que era a Low cost da VW... O que não invalida que a Low cost da VW não seja melhor que a Renault ou a Opel, por exemplo
A Opel ou era empurrada para o nivel da VW, ou para o da Skoda. Acredito que a VW conseguisse gerir a Opel, mas só a adquiririam se pressionados. É que a Opel traz a Vauxhall atraz e mais 35 mil funcionários.
Fazia mais sentido que a Opel fosse adquirida pela BMW ou Mercedes que não têm uma marca generalista. Mas também não tem jeito nenhum para gerir marcas fora da sua (exemplo Rover para a BMW ou Chrysler para a Mercedes).
A Opel ou era empurrada para o nivel da VW, ou para o da Skoda. Acredito que a VW conseguisse gerir a Opel, mas só a adquiririam se pressionados. É que a Opel traz a Vauxhall atraz e mais 35 mil funcionários.
O problema é que tanto o governo alemão como os representantes do trabalhadores em Rüsselsheim, já vieram demonstrar o receio que a aquisição por parte da PSA. O receio é que a PSA adquira a empresa e depois queira queira transferir tudo para França. Numa possível aquisição por parte da VW, não estou a ver como vão encaixar a empresa no grupo.
No entanto no caso de compra da Opel, vem associada a Vauxhall e a Holden, certo?
Fazia mais sentido que a Opel fosse adquirida pela BMW ou Mercedes que não têm uma marca generalista. Mas também não tem jeito nenhum para gerir marcas fora da sua (exemplo Rover para a BMW ou Chrysler para a Mercedes).
Mas a Mercedes e a BMW não precisam de uma marca generalista. O mercado generalista é pouco lucrativo, vive do volume. Não percebo porque é que elas se iriam meter nisso.
Além disso a Mercedes já tem uma parceria com a Renault-Nissan e a BMW com a Toyota.
O problema é que tanto o governo alemão como os representantes do trabalhadores em Rüsselsheim, já vieram demonstrar o receio que a aquisição por parte da PSA. O receio é que a PSA adquira a empresa e depois queira queira transferir tudo para França. Numa possível aquisição por parte da VW, não estou a ver como vão encaixar a empresa no grupo.
No entanto no caso de compra da Opel, vem associada a Vauxhall e a Holden, certo?
A Vauxhall sim. A Holden é Australiana, não faz parte da GM Europe.
O problema é que tanto o governo alemão como os representantes do trabalhadores em Rüsselsheim, já vieram demonstrar o receio que a aquisição por parte da PSA. O receio é que a PSA adquira a empresa e depois queira queira transferir tudo para França. Numa possível aquisição por parte da VW, não estou a ver como vão encaixar a empresa no grupo.
No entanto no caso de compra da Opel, vem associada a Vauxhall e a Holden, certo?
A VW AG encaixaria provavelmente acima da Skoda e SEAT, mas abaixo da VW. Mas é desnecessário, a VW tem marcas para todos os sectores e todos os nichos.
A VW AG encaixaria provavelmente acima da Skoda e SEAT, mas abaixo da VW. Mas é desnecessário, a VW tem marcas para todos os sectores e todos os nichos.
Ok, mas também poderia ser para apontar baterias a Mini ou mesmo DS.
Vamos ver o que isto dá, porque negócios com a GM são sempre um bocado complicados. Dizem que vendem, mas no fim voltam sempre com a palavra atrás....
A partilha de componentes é uma das formas mais eficazes de reduzir os custos de desenvolvimento e produção dos automóveis, ou seja, de aumentar a margem de lucro.
Eu muito sinceramente acho que esta questão hoje em dia é secundária. A partilha de componentes já existe há bastantes anos dentro de ambos os grupos e até ( sobretudo) por via dos fornecedores de primeira linha que fornecem tecnologias ( o exemplo das delphis da vida , faurecias etc - isto para citar fornecedores de ambos os grupos). Ambos fornecem Opel ou Peugeot ou até BMW... Já andam todos espremidos há muito tempo.
Podemos poupar num chassi igual?? Epá sim mas por exemplo o Astra não partilhava já o chassi com não sei qts carros? E vão poupar como? Recorrendo menos aos fornecedores de primeira e segunda linha, menos ferramentas, menos desenvolvimento, mas ora se os fornecedores pertencem tb aos mesmos fundos de investimento que possuem as marcas o que é que isso interessa no final para o detentor do capital?
O interesse das actuais fusões é apenas comercial para aguentar preços de venda dos carros de alguma forma mais ou menos violenta enquanto for possivel.
É a base da lei da concorrência: tens menos concorrente: mais ganhas.
E de notar uma outra coisa: - o sector automóvel está em queda. Menos procura, mais concorrência, comoditização do produto etc. O futuro do produto automóvel generalista vem nos livros. É como já foi escrito aqui: electrodoméstico. Marca X ou Y já só interessa às gerações mais envelhecidas...
Os putos nos 20 querem lá saber de electrodomésticos com rodas... Para eles o meio de transporte em que mais investirão ao longo da vida é o Airbus ou ou Boeing.
Editado pela última vez por ; 15 February 2017, 18:23.
O problema é que tanto o governo alemão como os representantes do trabalhadores em Rüsselsheim, já vieram demonstrar o receio que a aquisição por parte da PSA. O receio é que a PSA adquira a empresa e depois queira queira transferir tudo para França. Numa possível aquisição por parte da VW, não estou a ver como vão encaixar a empresa no grupo.
No entanto no caso de compra da Opel, vem associada a Vauxhall e a Holden, certo?
Fechar mais fábricas do que a GM tem fechado? Não acredito. Até acho que a PSA vai investir na Alemanha para produzir modelos seus no país de modo a aumentar as vendas no maior mercado Europeu porque os Alemães são muito nacionalistas e valorizam muito o que é fabricado no país.
Why GM Wants to Sell Opel After Nearly 90 Years - Bloomberg
1. Why would GM want to get out of Europe?
GM has struggled for years to turn around Opel, with losses totaling more than $20 billion since 1999. Future prospects remain challenging, given that Opel is a volume carmaker with low profit margins producing vehicles in countries with high labor costs, including Germany, Spain and the U.K. The market is also saturated with overcapacity. 2. Didn’t GM almost sell Opel during the financial crisis?
At the 11th hour, GM’s board backed out of a 2009 plan to sell most of Opel to Magna International Inc. and OAO Sberbank. The move infuriated German Chancellor Angela Merkel’s government, which had thrown its support behind the sale and was unaware of the about-face. GM figured at the time that it could turn the unit around. It first bought a stake in Opel in 1929, when the automaker was the biggest in Germany. 3. Don’t GM and Peugeot have a history here?
GM owned a 7 percent stake in PSA for a bit more than a year, dumping the holding at the end of 2013 when a strategic alliance the two had formed failed to materialize. The idea back then was for Opel and Peugeot to deeply integrate their operations but the plan never took off due to internal squabbles. The two did agree to share costs on three joint vehicle projects. 4. What’s GM’s strategy with Opel?
In recent years, GM has focused Opel solely on Europe, withdrawing the brand from the Russian and Chinese markets. At the same time, it pulled Chevrolet out of Europe in 2013, meaning that a sale of Opel would essentially spell the end of GM in the region and its ambition of being an automaker with operations in all regions of the world. GM also closed a factory in Bochum, Germany, a few years ago, the first shuttering of an auto assembly plant in the country since the end of World War II. The site had employed 3,200 people. 5. Why would Peugeot find Opel attractive?
Taking over Opel would give Peugeot more scale in Europe, giving the combined companies a 16 percent market share in the region. Getting bigger would help the French automaker spread development costs across a larger number of vehicles. Given that the two compete in similar segments of the market, one option for reducing costs would be to cut the total number of models they offer and reduce the size of the workforce.
6. Does this have anything to do with Brexit?
The U.K.’s planned exit from the European Union has thrown GM’s turnaround plans in Europe into question. After the U.K.’s Brexit vote, the company postponed a target to return Opel to break-even. The company cited costs associated with the exit, particularly at its Vauxhall unit in the U.K. GM’s European operations had a loss of $257 million in 2016, narrower than the $813 million shortfall the previous year.
Fechar mais fábricas do que a GM tem fechado? Não acredito. Até acho que a PSA vai investir na Alemanha para produzir modelos seus no país de modo a aumentar as vendas no maior mercado Europeu porque os Alemães são muito nacionalistas e valorizam muito o que é fabricado no país.
Antes de investir o mais certo é ir haver um plano para eliminar as redundâncias entre a Opel e a PSA (ou seja, cortes)
Antes de investir o mais certo é ir haver um plano para eliminar as redundâncias entre a Opel e a PSA (ou seja, cortes)
Sei que tem de haver cortes mas não na Alemanha nem na França porque são os mercados chave destas marcas. As fábricas que poderiam ser fechadas ou vendidas seriam provavelmente uma das fábricas da GM no Reino Unido (a de Luton que produz o Vauxhall Vivaro) e talvez outra em Espanha (a que produz o C4 Cactus em Madrid), e isso já seria o suficiente para poupar muitos milhões de Euros por ano.
A concorrência asiática não dá hipótese aos europeus, primeiro foi na área eletrónica e agora é na área dos automóveis, a solução é aliarem-se aos construtores asiáticos..
A concorrência asiática não dá hipótese aos europeus, primeiro foi na área eletrónica e agora é na área dos automóveis, a solução é aliarem-se aos construtores asiáticos..
isso era antigamente, eles primeiro copiam, depois aprendem e depois fazem melhor, quando os construtores chineses (que são às dezenas) invadirem o resto do Mundo, a vida vai ficar difícil para os pequenos construtores europeus
isso era antigamente, eles primeiro copiam, depois aprendem e depois fazem melhor, quando os construtores chineses (que são às dezenas) invadirem o resto do Mundo, a vida vai ficar difícil para os pequenos construtores europeus
Nao, nao - estou a falar da actualidade.
O chinês Evoque, o chinês Macan, etc .... que ganham em tribunal contra acusacao de copia
A concorrência asiática não dá hipótese aos europeus, primeiro foi na área eletrónica e agora é na área dos automóveis, a solução é aliarem-se aos construtores asiáticos..
A PSA já se precaveu para isso e por isso mesmo é que a PSA já tem uma aliança com a Dongfeng. O grupo PSA-Dongfeng acredito que vai ser um dos maiores grupos do Mundo no futuro. A Dongfeng Motor Corporation é um grande construtor Chinês de veículos.
O chinês Evoque, o chinês Macan, etc .... que ganham em tribunal contra acusacao de copia
Mas isso acontece lá, nunca na vida um desses vinha para a europa e ganhavam em tribunal, e america nem se fala. isso acontece la porque pode acontecer. o governo chines, na sua veia extremamente nacionalista, mete sempre esses construtores à frente. e o sector automovel nem é o unico onde isso acontece por la.
Na China copiar é uma questão cultural e é um sinal de respeito e admiração. Eles até têm uma cópia da Torre Eiffel. Como já disseram esses carros não vêm para a Europa.
O chinês Evoque, o chinês Macan, etc .... que ganham em tribunal contra acusacao de copia
isso é uma minoria a maioria dos construtores chineses não copiam, há um novo mundo de muitas novas marcas chinesas que um dia vão chegar também à europa
Comentário